Segurança em Eletricidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Segurança em Eletricidade"

Transcrição

1

2 Segurança em Eletricidade Os serviços que envolvem eletricidade podem provocar acidentes que, na maioria das vezes, são de natureza grave. Essas atividades são responsáveis por um número elevado de mortes por acidentes de trabalho. Veremos os principais riscos decorrentes de eletricidade e as medidas preventivas que poderão ser aplicadas com a finalidade de conter esses riscos e, consequentemente, evitar acidentes.

3

4 Riscos em Eletricidade O principal risco que envolve a eletricidade é o choque elétrico. Esse risco será detalhado em: A Conceito de choque elétrico; B Efeitos no organismo; C Percurso da corrente elétrica no corpo; D Resistência do corpo humano (R); E Tempo de duração.

5 Riscos em Eletricidade A Conceito de Choque Elétrico: O choque elétrico ocorre quando uma corrente elétrica (I) passa pelo corpo humano e a diferença de potencial tensão (V) é capaz de vencer a resistência elétrica desse corpo.

6 Riscos em Eletricidade B Efeito no Organismo Intensidade da Corrente Elétrica: A gravidade dos efeitos (danos) causados pela passagem dessa corrente elétrica no corpo humano dependerá da intensidade dessa corrente (I) e do seu percurso. O quadro a seguir mostra os danos provocados pela passagem da corrente no corpo.

7 Riscos em Eletricidade Intensidade da Corrente ma Efeitos no Organismo 0,4 Não perceptíveis ao corpo humano. 0,5 1,0 Leves sensações e formigamentos. 2,0 9,0 Choques dolorosos sem causas de perda de contração muscular Aumento da tensão sanguínea e de contrações musculares Perturbações no ritmo cardíaco, contrações, parada temporária do coração e asfixia Possível fibrilação ventricular, conforme o tempo de exposição Maior 250 Atuação no sistema nervoso, gerando perturbações no ritmo cardíaco, com possibilidade de paralisação respiratória. Morte imediata, se o acidentado ficar exposto à corrente po, pelo menos, 3 segundos

8 Riscos em Eletricidade Fator importante que influencia na gravidade do choque é o tipo de corrente. Se for uma corrente contínua, por exemplo, sua intensidade deverá ser mais elevada para ser capaz de causar os efeitos citados no quadro anterior. Além disso, outro fator que deve ser considerado é o tempo de duração da circulação da corrente pelo corpo, pois a gravidade do choque poderá ser menor se a passagem da corrente elétrica pelo corpo for interrompida.

9 Riscos em Eletricidade C Percurso da Corrente Elétrica no Corpo: O percurso da corrente elétrica no corpo também constitui importante fator para determinar a gravidade do choque. Assim, uma corrente de intensidade elevada que circule apenas de uma perna a outra pode causar queimaduras, mas não acarreta lesões mais sérias. No entanto, se a mesma intensidade circular de uma braço ao outro da vítima, poderá ocorrer parada cardíaca ou paralisação dos músculos do coração. As figuras a seguir ilustram os diversos percurso da corrente elétrica no corpo.

10 Riscos em Eletricidade Percurso I: Neste percurso, a corrente elétrica circula pelo coração e pelos órgãos responsáveis pela respiração, podendo ser fatal ou provocar lesão grave:

11

12 Riscos em Eletricidade Percurso II: Neste percurso, a corrente circula de uma perna a outra, podendo provocar apenas queimaduras locais, sem outras lesões mais sérias. No entanto, pode provocar perturbações dos órgãos abdominais e dos músculos.

13

14 Riscos em Eletricidade Percurso III: Neste percurso, a corrente entra por uma das mãos e sai pela outra, percorrendo o tórax. É um dos mais perigosos, podendo ser fatal ou causar lesão grave, dependendo da intensidade da corrente elétrica.

15

16 Riscos em Eletricidade D - Resistência do Corpo Humano: A intensidade de corrente que circulará pelo corpo depende muito da resistência deste. O corpo humano possui duas resistências à passagem da corrente elétrica, sendo que a principal delas é a pele. A pele apresenta uma resistência que varia de a ohms quando está seca e não apresenta cortes, sendo que essa variação de valor é em função da sua espessura.

17 Riscos em Eletricidade Entretanto, se a pele estiver úmida (molhada), a resistência pode reduzir drasticamente a 500 ohms. Além da umidade, a espessura da pele, a presença de cortes, o contato com partes mais sensíveis da pele, entre outros fatores, podem contribuir no valor da resistência de contato.

18 Riscos em Eletricidade A segunda resistência oferecida pelo corpo humano é a sua parte interna, constituída de sangue, músculos e demais tecidos. Essa resistência é muito baixa em relação àquela oferecida pela pele ou de contato, medindo normalmente 300 ohms e apresentando um valor máximo de 500 ohms, dependendo do seu percurso no corpo.

19 Riscos em Eletricidade A passagem de corrente elétrica pelo corpo pode ser expresa pela lei de Ohm, conforme equação que se segue: onde: I = Intensidade da corrente em ampère (A) V = Tensão em volts (V) R = Resistência em ohms

20 Riscos em Eletricidade Assim, o contato acidental de um trabalhador em um círculo energizado por uma tensão de 110 volts resultará em: 1) Pele Seca R = ohms = 0,0011 A ou 1,1mA A Circulação dessa intensidade de corrente pelo corpo é imperceptível conforme pode ser visto no quadro a seguir

21 Riscos em Eletricidade Intensidade da Corrente ma Efeitos no Organismo 0,4 Não perceptíveis ao corpo humano. 0,5 1,0 Leves sensações e formigamentos. 2,0 9,0 Choques dolorosos sem causas de perda de contração muscular Aumento da tensão sanguínea e de contrações musculares Perturbações no ritmo cardíaco, contrações, parada temporária do coração e asfixia Possível fibrilação ventricular, conforme o tempo de exposição Maior 250 Atuação no sistema nervoso, gerando perturbações no ritmo cardíaco, com possibilidade de paralisação respiratória. Morte imediata, se o acidentado ficar exposto à corrente po, pelo menos, 3 segundos

22 Riscos em Eletricidade 2) Pele molhada R = ohms = 0,11 A ou 110 ma Conforme pode ser visto no quadro, essa corrente provoca perturbações no ritmo cardíaco com possibilidade de parada respiratória, podendo, portanto ser fatal.

23 Riscos em Eletricidade Intensidade da Corrente ma Efeitos no Organismo 0,4 Não perceptíveis ao corpo humano. 0,5 1,0 Leves sensações e formigamentos. 2,0 9,0 Choques dolorosos sem causas de perda de contração muscular Aumento da tensão sanguínea e de contrações musculares Perturbações no ritmo cardíaco, contrações, parada temporária do coração e asfixia Possível fibrilação ventricular, conforme o tempo de exposição Maior 250 Atuação no sistema nervoso, gerando perturbações no ritmo cardíaco, com possibilidade de paralisação respiratória. Morte imediata, se o acidentado ficar exposto à corrente po, pelo menos, 3 segundos

24 Riscos em Eletricidade E - Tempo de Duração da Passagem da Corrente: Quanto maior for o tempo de exposição à corrente, maior será seu efeito no organismo e maiores serão as consequências do choque. Assim o acidente de maior gravidade normalmente ocorre quando o trabalhador fica preso ao circuito elétrico.

25 Bloqueio de Fontes Energizadas Objetivo: Salvaguardar pessoas da liberação de energia enquanto executam serviços de manutenção em máquinas, equipamentos ou componentes do processo.

26 Bloqueio de Fontes Energizadas. Embasamento Legal: NR 10 em seu item (Procedimento de Entrada) diz: Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para serviço mediante os procedimentos apropriados obedecida a sequência abaixo:

27 Bloqueio de Fontes Energizadas E1. Seccionamento; E2. Impedimento de reenergização; E3. Constatação de ausência de tensão; E4. Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; E5. Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada; E6. Instalação da sinalização de impedimento de energização.

28 Bloqueio de Fontes Energizadas Item (Procedimento de Saída): O estado de instalação desenergizado deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a sequência dos procedimentos abaixo:

29 Bloqueio de Fontes Energizadas S1.Retirada de todas as ferramentas, equipamentos e utensílios; S2.Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de energização; S3.Remoção do aterramento temporário da equipotencialização e das proteções adicionais; S4.Remoção da sinalização de impedimento de energização; S5.Destravamento, se houver, e religação dos dispositivos de seccionamento.

30 Bloqueio de Fontes Energizadas Preparação: Identifique a energia envolvida (tipos, fontes e perigos) Identifique os tipos de dispositivos de controle existentes (válvulas, chaves comutadoras, botoeiras, etc)

31 Bloqueio de Fontes Energizadas Comunicação Inicial: Comunicar ao pessoal afetado que o serviço ou manutenção será realizado; Que a máquina ou equipamento será desligado e bloqueado.

32 Bloqueio de Fontes Energizadas Desligamento: Desligue a máquina ou equipamento através de todos os dispositivos existentes, tais como: botoeira de parada, chave liga-desliga, válvula, etc.

33 Bloqueio de Fontes Energizadas Isolamento: Isole todas as fontes de energia da máquina ou equipamento desativando os dispositivos normalmente utilizados: chaves gerais, válvulas mestras, etc

34 Bloqueio de Fontes Energizadas Bloqueio e Identificação: Bloqueie as fontes de energia com dispositivos adequados e afixe a etiqueta devidamente preenchida.

35 Bloqueio de Fontes Energizadas Descarga de Energia Residual ou Re-Acumulada: Carga estática de capacitores; Trechos de tubulações ainda pressurizados; Partes mecânicas móveis; Calor em partes aquecidas.

36 Bloqueio de Fontes Energizadas Verificar o Isolamento: Assegure-se que ninguém esteja exposto ou em contato com o equipamento; ŒVerifique o isolamento do equipamento, operando a botoeira (na posição LIGA) ou outro dispositivo de controle. Utilize instrumentos de medição se necessário.

37 Bloqueio de Fontes Energizadas Restabelecendo Energia: Certifique-se que todas as proteções foram desinstaladas e o equipamento está seguro para voltar a operar; Assegure-se que ninguém esteja em contato com o mesmo; Confirme que os controles ou botoeira estejam na posição DESLIGA ou neutra; Cada autorizado deve retirar seus dispositivos de bloqueio e etiquetas de campo; (Deve ser removido pelo mesmo que o aplicou ) Proceda ao acionamento e efetue testes para garantir que tudo está em perfeito funcionamento.

38 Bloqueio de Fontes Energizadas Bloqueadores para Disjuntores, Interruptores e Plugues:

39 Bloqueio de Fontes de Energias Bloqueio de Disjuntores Monofásicos:

40 Bloqueio de Fontes de Energias Bloqueio de Disjuntores Trifásicos

41 Bloqueio de Fontes de Energias Etiqueta de Identificação:

42

NR-10 CHOQUE ELÉTRICO

NR-10 CHOQUE ELÉTRICO NR-10 CHOQUE ELÉTRICO Prof. Pedro Armando da Silva Jr. Engenheiro Eletricista, Dr. pedroarmando@ifsc.edu.br Definição CHOQUE ELÉTRICO É a perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no

Leia mais

BLOQUEIO E IDENTIFICAÇÃO DE ENERGIA LOCK-OUT & TAG-OUT AGUINALDO

BLOQUEIO E IDENTIFICAÇÃO DE ENERGIA LOCK-OUT & TAG-OUT AGUINALDO BLOQUEIO E IDENTIFICAÇÃO DE ENERGIA LOCK-OUT & TAG-OUT ENERGIA Elétrica Mecânica Hidraúlica Pneumática Química Térmica Gravidade Radiação Os procedimentos de Bloqueio e Identificação de Energia são a maneira

Leia mais

Deve-se considerar que todo choque elétrico é perigoso. NÃO faz barulho NÃO tem cheiro NÃO tem cor NÃO se vê SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO

Deve-se considerar que todo choque elétrico é perigoso. NÃO faz barulho NÃO tem cheiro NÃO tem cor NÃO se vê SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO O seccionamento automático é composto por um conjunto de dispositivos de proteção que deverá seccionar automaticamente a

Leia mais

NR-10. Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Antônio Fábio Dantas da Nóbrega

NR-10. Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Antônio Fábio Dantas da Nóbrega NR-10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade Sumário Riscos em instalações e serviços elétricos Visão geral sobre a NR-10 Medidas de Proteção Coletiva Equipamentos de Proteção Coletiva Medidas

Leia mais

GLOSSÁRIO 1. Alta Tensão (AT): 2. Área Classificada: 3. Aterramento Elétrico Temporário: 4. Atmosfera Explosiva: 5. Baixa Tensão (BT):

GLOSSÁRIO 1. Alta Tensão (AT): 2. Área Classificada: 3. Aterramento Elétrico Temporário: 4. Atmosfera Explosiva: 5. Baixa Tensão (BT): GLOSSÁRIO 1. Alta Tensão (AT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra. 2. Área Classificada: local com potencialidade de

Leia mais

Eletricidade: fenômeno que escapa aos nossos sentidos, percepção apenas de suas manifestações exteriores. Conseqüência da invisibilidade : exposição

Eletricidade: fenômeno que escapa aos nossos sentidos, percepção apenas de suas manifestações exteriores. Conseqüência da invisibilidade : exposição Eletricidade: fenômeno que escapa aos nossos sentidos, percepção apenas de suas manifestações exteriores. Conseqüência da invisibilidade : exposição à situações de riscos ignoradas ou subestimadas. Objetivo

Leia mais

SEGURANÇA EM ELETRICIDADE

SEGURANÇA EM ELETRICIDADE 1 SEGURANÇA EM ELETRICIDADE Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO Segundo a legislação brasileira, acidente de trabalho é todo aquele decorrente do exercício do profissional e que provoca, direta ou

Leia mais

RISCOS EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE

RISCOS EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE RISCOS EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE Choque Elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por

Leia mais

DDS Efeitos do choque elétrico no organismo humano

DDS Efeitos do choque elétrico no organismo humano Choque Elétrico : É o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica. A condição básica para se

Leia mais

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Aula 02 Norma NR 10 Eletromecânica Módulo 1 Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Objetivo da aula Permitir ao aluno o conhecimento básico dos riscos a que

Leia mais

Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO

Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO Desenergização A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, seqüenciadas e controladas. Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas

Leia mais

NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 10.2 - MEDIDAS DE CONTROLE 10.3 - SEGURANÇA EM PROJETOS 10.4 - SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO

Leia mais

Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO. Desenergização. Desenergização

Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO. Desenergização. Desenergização Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO Desenergização A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, seqüenciadas e controladas. Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas

Leia mais

OS PERIGOS ELETRICIDADE OS PERIGOS DA ELETRICIDADE CHOQUE ELÉTRICO. Choque elétrico de cargas estáticas

OS PERIGOS ELETRICIDADE OS PERIGOS DA ELETRICIDADE CHOQUE ELÉTRICO. Choque elétrico de cargas estáticas OS PERIGOS DA OS PERIGOS DA Nós, em forma de corrente elétrica, acendemos lâmpada, aquecemos água nos chuveiros elétricos, movimentamos motores e produzimos som e luz na televisão. Mas nem sempre a nossa

Leia mais

BRAGA & BOUWMAN ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

BRAGA & BOUWMAN ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA BRAGA & BOUWMAN ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO - CLT TÍTULO II - DAS NORMAS GERAIS DE TUTELA DO TRABALHO CAPÍTULO V - DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO SEÇÃO XIII

Leia mais

SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO NBR 5410

SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO NBR 5410 SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO NBR 5410 Um dispositivo de proteção deve seccionar automaticamente a alimentação do circuito por ele protegido sempre que uma falta entre parte viva e massa der

Leia mais

Choque Elétrico PALESTRANTE: MARCOS AURÉLIO BARBOSA.

Choque Elétrico PALESTRANTE: MARCOS AURÉLIO BARBOSA. Choque Elétrico PALESTRANTE: MARCOS AURÉLIO BARBOSA. Choque Elétrico É o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este é percorrido

Leia mais

corrente elétrica d.d.p

corrente elétrica d.d.p Choque Elétrico Choque Elétrico É o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica. As manifestações,

Leia mais

NR-10 Segurança em Serviços em Eletricidade Reciclagem Prevenção de Riscos nos Trabalhos com Eletricidade (RAC 10)

NR-10 Segurança em Serviços em Eletricidade Reciclagem Prevenção de Riscos nos Trabalhos com Eletricidade (RAC 10) NR-10 Segurança em Serviços em Eletricidade Reciclagem Prevenção de Riscos nos Trabalhos com Eletricidade (RAC 10) Roberto Diniz, Eng. Módulo #001/6 Versão/ Data: V0 setembro/2016 1 Objetivos do Curso

Leia mais

Diretor Executivo da ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade

Diretor Executivo da ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade Engenheiro Eletricista Edson Martinho Diretor Executivo da ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade abracopel@abracopel.org.br 11-99688-1148 PROXIMIDADE COM A

Leia mais

NR 10. Prof. Felipe A. Camargo

NR 10. Prof. Felipe A. Camargo QMASS NR 10 Prof. Felipe A. Camargo NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 01 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 10.1.1 Esta NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando

Leia mais

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Somos pura energia

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Somos pura energia Somos pura energia Definição: É uma perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no corpo humano, quando por ele circula uma CORRENTE ELÉTRICA. Por que isso acontece? O corpo humano é ou

Leia mais

1. (Pucpr 2006) Observe o gráfico:

1. (Pucpr 2006) Observe o gráfico: 1. (Pucpr 2006) Observe o gráfico: O comportamento de R1 e R2 não se altera para valores de ddp até 100 V. Ao analisar este gráfico, um aluno concluiu que, para valores abaixo de 100 V: I. A resistência

Leia mais

APOIO AO PROFESSOR CHOQUE ELÉTRICO OS PERIGOS DA ELETRICIDADE

APOIO AO PROFESSOR CHOQUE ELÉTRICO OS PERIGOS DA ELETRICIDADE CHOQUE ELÉTRICO OS PERIGOS DA ELETRICIDADE 1 CHOQUE ELÉTRICO A energia elétrica pode acender uma lâmpada, aquecer água nos chuveiros elétricos, movimentar motores, produzir som e imagem na televisão, etc.

Leia mais

SEGURANÇA COM ELETRICIDADE

SEGURANÇA COM ELETRICIDADE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO SEGURANÇA COM ELETRICIDADE Curso de Especialização em Energias Renováveis Motivação e Treinamento Consciência de Segurança Conversação de Segurança Minuto de Segurança Manual

Leia mais

O que é choque elétrico. Efeitos das perturbações I. Efeitos das perturbações II. Manifestações. Corrente elétrica.

O que é choque elétrico. Efeitos das perturbações I. Efeitos das perturbações II. Manifestações. Corrente elétrica. O que é choque elétrico Corrente Elétrica Ícaro dos Santos É a perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no organismo humano quando este é percorrido por uma corrente elétrica Efeitos

Leia mais

NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Segurança e Saúde do Trabalho ao seu alcance! NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE PREVENÇÃO Esta é a palavra do dia. TODOS OS DIAS! PRECAUÇÃO: Ato ou efeito de prevenir ou de se prevenir;

Leia mais

Certificado de Registro (Averbação) Fundaçăo BIBLIOTECA NACIONAL MINISTÉRIO DA CULTURA

Certificado de Registro (Averbação) Fundaçăo BIBLIOTECA NACIONAL MINISTÉRIO DA CULTURA Certificado de Registro (Averbação) Fundaçăo BIBLIOTECA NACIONAL MINISTÉRIO DA CULTURA NORMA REGULAMENTADORA - NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS DE ELETRICIDADE, Educação de Inclusão Social Todos

Leia mais

Normas e Procedimentos de Segurança

Normas e Procedimentos de Segurança Normas e Procedimentos de Segurança (Roteiro No. 1) Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Energia Elétrica Juiz de Fora, MG 36036-900 Brasil 2018 (UFJF) Lab. Maq. CA 2018 1 / 12 Introdução

Leia mais

As diferenças entre LOTO e intertravamento. Qual a solução ideal?

As diferenças entre LOTO e intertravamento. Qual a solução ideal? As diferenças entre LOTO e intertravamento. Qual a solução ideal? O objetivo dos dois sistemas é garantir a saúde e segurança de cada trabalhador atuando no local onde o sistema está instalado. A sigla

Leia mais

Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade aprovada pela Portaria MTE n.º 598, de 07 de dezembro de 2004.

Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade aprovada pela Portaria MTE n.º 598, de 07 de dezembro de 2004. Eletrotécnica -1-78. Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade aprovada pela Portaria MTE n.º 598, de 07 de dezembro de 2004. Projeto Elétrico Industrial-NR10-1- 78. Eletrotécnica -2-78. Proteção

Leia mais

UMA VIAGEM PELAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

UMA VIAGEM PELAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS UMA VIAGEM PELAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS A SEGURANÇA NA VIAGEM FOTO DO PALESTRANTE JOÃO JOSÉ BARRICO DE SOUZA A SEGURANÇA NA VIAGEM - PARADA SÃO PAULO A NBR 5410 NO AMBIENTE DE TRABALHO. NR-10 10.1.1 Esta

Leia mais

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE BLOQUEIO ELÉTRICO

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE BLOQUEIO ELÉTRICO PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE BLOQUEIO ELÉTRICO Andrea Cristina Rosa 1 ; Thiago Limido 2 1, 2 Universidade de Uberaba andrearosaeng@gmail.com thiagolimido@amonet.com.br Resumo Atividades de manutenção,

Leia mais

Dispositivos que ajudam no controle e gerenciamento dos riscos elétricos

Dispositivos que ajudam no controle e gerenciamento dos riscos elétricos Dispositivos que ajudam no controle e gerenciamento dos riscos elétricos Lambda Consultoria www.lambdaconsultoria.com.br - Qualidade de Energia - Laudos de instalações elétricas - Implantação de medidas

Leia mais

Conceitos básicos sobre aterramentos

Conceitos básicos sobre aterramentos Conceitos básicos sobre aterramentos (Estudo Técnico 2: Aterramento de cercas e currais.) José Osvaldo S. Paulino 1 PROGRAMA: Conceitos básicos sobre aterramento. Segurança pessoal. Aterramento de torres

Leia mais

LISTA DE EXERCÌCIOS 1

LISTA DE EXERCÌCIOS 1 Faculdade Anhanguera de Guarulhos Rua do Rosário, 300, Centro - Guarulhos SP. Data: / / 2014 Nota: Nome RA Assinatura Ergonomia e Segurança do Trabalho José Jorge Alcoforado Curso/Turma Disciplina Professor

Leia mais

Segurança com a eletricidade

Segurança com a eletricidade Exper. 1 Segurança com a eletricidade Objetivo Levar o aluno a conhecer alguns riscos da eletricidade e a se preocupar com a prevenção de acidentes elétricos em seu ambiente de trabalho. Conscientizar

Leia mais

Choque Elétrico. Ocorre quando o corpo entra em contato com a corrente elétrica. Seus efeitos variam em função do tempo e da intensidade da corrente.

Choque Elétrico. Ocorre quando o corpo entra em contato com a corrente elétrica. Seus efeitos variam em função do tempo e da intensidade da corrente. Choque Elétrico 1 Ocorre quando o corpo entra em contato com a corrente elétrica. Seus efeitos variam em função do tempo e da intensidade da corrente. 2 1 Os choques elétricos causam danos, porque nosso

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO Nome da Obra: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO Endereço: RUA PADRE ANCHIETA, 126 Proteção Geral (A):400A Carga Instalada Total (kw):152,18kw Demanda declarada 125,02kW - 1.1 Introdução MEMORIAL DESCRITIVO

Leia mais

Aula 4:Aspectos de Segurança em Eletricidade

Aula 4:Aspectos de Segurança em Eletricidade MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

NR - 10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - NOÇÕES BÁSICAS - Jeferson Seidler

NR - 10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - NOÇÕES BÁSICAS - Jeferson Seidler NR - 10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - NOÇÕES BÁSICAS - NR 10 Inst. Elétricas Aplica se à: geração, transmissão, distribuição e consumo, De energia elétrica NR 10 Inst. Elétricas incluindo as etapas de projeto,

Leia mais

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Instalações e Dispositivos Elétricos Dispositivos de Partida, Acionamento e Parada Dispositivos de Parada de Emergência Clarice I. Lorenzi Eng.

Leia mais

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Evento Etil - - 9/2/18

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Evento Etil - - 9/2/18 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Evento Etil - 2018 @STECK - 9/2/18 Ministrada por: Raphael Vittorete Engenharia de Aplicação STECK INDUSTRIA ELÉTRICA +55 11 2248-7000 www.steck.com.br ASSUNTOS ABORDADOS

Leia mais

4 - CONDIÇÕES IMPEDITIVAS PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS NO SEP

4 - CONDIÇÕES IMPEDITIVAS PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS NO SEP 4 - CONDIÇÕES IMPEDITIVAS PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS NO SEP A nova NR 10 visando garantir uma maior proteção aos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços

Leia mais

PROPOSTA NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

PROPOSTA NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE PROPOSTA NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Texto base apresentado pelo MTE como proposta de atualização da Regulamentação Normativa atual em segurança e saúde no trabalho com atividades

Leia mais

#e-book 7 Como deixar a instalação elétrica mais segura!

#e-book 7 Como deixar a instalação elétrica mais segura! PREFÁCIO No momento em que um projeto elétrico é efetuado, é primordial que a segurança seja colocada em primeiro lugar, tanto para os instaladores quanto para os futuros moradores. Em qualquer tipo de

Leia mais

Eletroplessão (eletrocussão) David Ferez

Eletroplessão (eletrocussão) David Ferez (eletrocussão) David Ferez Acidentes com eletricidade São acidentes causados pela eletricidade, tanto natural (raios), como a artificial (fios, tomadas, etc ) quando atingem o corpo humano. Acidentes com

Leia mais

Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade PRINCÍPIOS DA NR 10 AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHOS PADRÕES DE PROCEDIMENTOS PROTEÇÃO DO AMBIENTE E DO TRABALHADOR INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Leia mais

CONCEITOS TEORICOS ESSENCIAIS

CONCEITOS TEORICOS ESSENCIAIS EXPERIÊNCIA CORRENTE ELÉTRICA OBJETIVOS: - Observar experimentalmente o fenômeno da corrente elétrica; - Analisar as características e limitações do multímetro nas escalas de corrente contínua e alternada;

Leia mais

CAT124 Eletrotécnica Geral Segurança em eletricidade

CAT124 Eletrotécnica Geral Segurança em eletricidade Prof. D. Tonidandel (UFOP) Segurança em Eletricidade 04/01/2015 CAT124 Eletrotécnica Geral Segurança em eletricidade Prof. Danny A. V. Tonidandel Noções de segurança 4 de Janeiro de 1903: Para tentar mostrar

Leia mais

EXIGÊNCIA PARA FUNCIONÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS!

EXIGÊNCIA PARA FUNCIONÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS! Treinamento: Obrigatoriedade prevista na NR-10: Todos devem ter Treinamento básico de 40 horas; Trabalhos em SEP e proximidades o Treinamento complementar, além do básico, mais 40 horas Conteúdo e carga

Leia mais

CE: Segurança em eletricidade. Edson Martinho Abracopel

CE: Segurança em eletricidade. Edson Martinho Abracopel CE: 03.064-12 Segurança em eletricidade Edson Martinho Abracopel A idéia Durante a 4. Edição do ESW em Blumenau 2009 Porque? Necessidade de criar requisitos mínimos de segurança para trabalho e utilização

Leia mais

VII IEEE ESW-Brasil 2015

VII IEEE ESW-Brasil 2015 VII IEEE ESW-Brasil 2015 Engenharia Elétrica na Segurança do Trabalho 2 a 3 de dezembro de 2015 Rio de Janeiro Brasil DESENERGIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA E ALTA TENSÃO João Gilberto Cunha

Leia mais

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS. Instalações desenergizadas COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP - 1

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS. Instalações desenergizadas COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP - 1 Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Objetivo Definir procedimentos básicos para execução de atividades/trabalhos em sistema e instalações elétricas desenergizadas. Âmbito de aplicação Aplica-se às áreas

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA NR-10 NAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS IMPACTOS E OPORTUNIDADES

IMPLANTAÇÃO DA NR-10 NAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS IMPACTOS E OPORTUNIDADES IMPLANTAÇÃO DA NR-10 NAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS IMPACTOS E OPORTUNIDADES Engº Wilmar Fratini Comissão Metroferroviária - GT de Gestão Integrada São Paulo - 29.08.07 Norma Regulamentadora nº 10 SEGURANÇA

Leia mais

2.2 Utilização dos circuitos elétricos em segurança

2.2 Utilização dos circuitos elétricos em segurança 2.2 Utilização dos circuitos elétricos em segurança 1 Fase e neutro nas instalações elétricas A corrente elétrica chega às nossas casas através de cabos elétricos que tem no seu interior três condutores

Leia mais

GRUPO XII GRUPO DE ESTUDO DE ASPECTOS TÉCNICOS E GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - GMI

GRUPO XII GRUPO DE ESTUDO DE ASPECTOS TÉCNICOS E GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - GMI SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GMI - 18 16 a 21 Outubro de 2005 Curitiba - Paraná GRUPO XII GRUPO DE ESTUDO DE ASPECTOS TÉCNICOS E GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO EM INSTALAÇÕES

Leia mais

Segurança em instalações e projetos, conforme a nova NR-10

Segurança em instalações e projetos, conforme a nova NR-10 Segurança em instalações e projetos, conforme a nova João Cunha Algumas questões iniciais 2 Norma x Regulamento Regulamento Técnico: Documento aprovado por órgãos governamentais em que se estabelecem as

Leia mais

Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica

Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica Instituto Federal Sul-rio-grandense Curso Técnico em Eletromecânica Disciplina de Eletricidade Básica Prof. Rodrigo Souza Conteúdos 2 Princípios da Eletrodinâmica 2.1

Leia mais

Plano de ensino. OFERECIDA PARA O CURSO DE: Engenharia Elétrica

Plano de ensino. OFERECIDA PARA O CURSO DE: Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE - CAIXA POSTAL 476 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA TEL. (048) 331-9731 - FAX.

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS SETOR ELÉTRICO AULA 3 Prof. Luiz Paulo Corrêa Vallandro Engenheiro Eletricista Engenheiro de Segurança do Trabalho

Leia mais

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE Elaborado por Ana Karolina Kalil Oliveira dos Santos Visto Aprovado por Márcio Flávio Ribeiro Pereira Visto Revisado por - CONTROLE DE REVISÃO Revisão Data Item Natureza das alterações 0 20/09/2006 - Emissão

Leia mais

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Objetivo Definir procedimentos básicos para execução de atividades/trabalhos em sistema e instalações elétricas desenergizadas. Âmbito de aplicação Aplica-se às áreas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

SERVIÇOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NR 10

SERVIÇOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NR 10 SERVIÇOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NR 10 7 1 Introdução à segurança com eletricidade Eletricidade Sistema Elétrico Trabalho em instalações elétricas Acidentes no trabalho setor elétrico 2 ELETRICIDADE Energia

Leia mais

ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12. Bruno Caruso Bilbao Adad

ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12. Bruno Caruso Bilbao Adad ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12 Bruno Caruso Bilbao Adad Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Atualizações D.O.U. Portaria SSST n.º 12, de 06 de junho de 1983 14/06/83 Portaria

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978.

LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978. ENG GLAUBER MAURIN LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978. Aprova as Normas Regulamentadoras NR do Capítulo V, título II, da CLT- Consolidação das Leis do

Leia mais

MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO. B) Aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário;

MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO. B) Aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário; MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO. A) Desenergização. B) Aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário; C) Equipotencialização; D) Seccionamento automático da alimentação; E) Dispositivos

Leia mais

COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP 17 Rediagramação prof. William Inácio, IFFluminense campus Campos

COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP 17 Rediagramação prof. William Inácio, IFFluminense campus Campos CHOQUE ELÉTRICO QUEIMADURAS CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS CHOQUE ELÉTRICO O choque elétrico é um estímulo rápido no corpo humano, ocasionado pela passagem da corrente elétrica. Essa corrente circulará pelo corpo

Leia mais

PR1 FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Corrente Elétrica e Leis de Ôhm

PR1 FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Corrente Elétrica e Leis de Ôhm PR1 FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Corrente Elétrica e Leis de Ôhm 1. (Uerj 2016) Aceleradores de partículas são ambientes onde partículas eletricamente

Leia mais

Prevenção de riscos elétricos em locais de trabalho

Prevenção de riscos elétricos em locais de trabalho Prevenção de riscos elétricos em locais de trabalho SEGURANÇA DE PESSOAS: TECNOLOGIAS E CONCEITOS 1 Sumário Acidentes com a eletricidade. Porque acontecem Proteção contra choques elétricos Prevenção de

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15:

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15: GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15: PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES TRANSITÓRIAS A NBR 5410 apresenta medidas de proteção contra sobretensões transitórias que devem ser consideradas

Leia mais

RISCOS ELÉTRICOS. Circuito independentes Caixa de passagem. Figura 1.1 Projeto elétrico de uma moradia.

RISCOS ELÉTRICOS. Circuito independentes Caixa de passagem. Figura 1.1 Projeto elétrico de uma moradia. UNIDADE I RISCOS ELÉTRICOS 1. INTRODUÇÃO Quando é construída uma moradia, deve-se prestar atenção no projeto e nos materiais utilizados para ter no futuro uma moradia durável, segura e com uma manutenção

Leia mais

Os acidentes de origem elétrica e as normas. Edson Martinho

Os acidentes de origem elétrica e as normas. Edson Martinho Os acidentes de origem elétrica e as normas Edson Martinho 607 Ambientes residenciais 218 mortes por choque elétrico em 2017 Em 2017: Pedreiros e pintores representam - 17% Eletricistas autônomos 15%

Leia mais

Isolamentos elétricos, eliminando a possibilidade de energização indesejada

Isolamentos elétricos, eliminando a possibilidade de energização indesejada CONCEITOS BÁSICOS Impedimento de equipamento Isolamentos elétricos, eliminando a possibilidade de energização indesejada Responsável pelo serviço Empregado ou empresa terceirizada que assume a coordenação

Leia mais

SEGURANÇA FRENTE A RISCOS ELÉTRICOS EM BAIXA TENSÃO NORMAS E RECOMENDAÇÕES

SEGURANÇA FRENTE A RISCOS ELÉTRICOS EM BAIXA TENSÃO NORMAS E RECOMENDAÇÕES SEGURANÇA FRENTE A RISCOS ELÉTRICOS EM BAIXA TENSÃO NORMAS E RECOMENDAÇÕES ACIDENTES PRODUZIDOS POR ELETRICIDADE CONTATOS DIRETOS Contatos com partes da instalação energizadas CONTATOS INDIRETOS Contatos

Leia mais

GUIA DE SEGURANÇA DE LABORATÓRIO

GUIA DE SEGURANÇA DE LABORATÓRIO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP GUIA DE SEGURANÇA DE LABORATÓRIO 2015 Introdução O objetivo deste documento é informar os

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 8 e NR-10. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 8 e NR-10. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR 8 e NR-10 Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira NR-8 Edificações Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações

Leia mais

Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara

Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara ELETRICIDADE Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Prof. Marcio Kimpara 2 Eletrodinâmica Na eletrodinâmica, estudaremos o movimento das cargas elétricas

Leia mais

Protecção Diferencial

Protecção Diferencial Protecção Diferencial electricidade faz parte do nosso dia-a-dia. Todos nós, todos os dias, manuseamos aparelhos que estão ligados à corrente eléctrica. Nas instalações eléctricas e para garantir a nossa

Leia mais

Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica

Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica Segurança Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), quase meio milhão de pessoas morre anualmente no Brasil por causa de doenças e acidentes

Leia mais

Risco não é rabisco: Acidentes domésticos com eletricidade. Acidentes domésticos com eletricidade

Risco não é rabisco: Acidentes domésticos com eletricidade. Acidentes domésticos com eletricidade Acidentes domésticos com eletricidade 1 Acidentes fatais devido à choque elétrico, provocaram em 2016, quase duas mortes por dia em todo Brasil, segundo dados da Abracopel. O que pouca gente sabe, é que

Leia mais

5) CEEE - Sobre a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade -, assinale a alternativa correta

5) CEEE - Sobre a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade -, assinale a alternativa correta 1) TRENSURB - Em serviços executados em instalações elétricas são previstas medidas de proteção coletiva, relacionadas a seguir. Assinale a alternativa que contém a medida coletiva prioritária: a) bloqueio

Leia mais

EFEITOS FISIOLÓGICOS DA CORRENTE ELÉTRICA

EFEITOS FISIOLÓGICOS DA CORRENTE ELÉTRICA ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DISCIPLINA: FÍSICA Educando para a Modernidade desde 1967 ASSUNTO:

Leia mais

A NORMA REGULAMENTADORA Nº10 E A SUA APLICAÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E SEUS ENTORNOS

A NORMA REGULAMENTADORA Nº10 E A SUA APLICAÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E SEUS ENTORNOS A NORMA REGULAMENTADORA Nº10 E A SUA APLICAÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E SEUS ENTORNOS SILVANE DE SOUZA E SILVA¹; ARIEL ORLEI MICHALOSKI² 1 Engenheira Eletricista(CESCAGE), Pós Graduanda Em Engenharia

Leia mais

E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE CURSO BÁSICOB

E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE CURSO BÁSICOB SEGURANÇA A EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE CURSO BÁSICOB 1 INTRODUÇÃO A SEGURANÇA A DO TRABALHO SEGURANÇA DO TRABALHO - HISTÓRICO Através da história, o homem conseguiu criar tecnologia que

Leia mais

PLANO DE CURSO PARCERIA SENAI

PLANO DE CURSO PARCERIA SENAI PLANO DE CURSO PARCERIA SENAI 1 - NOME DO CURSO: Qualificação para instalador de equipe de serviços de Rede de Distribuição Aérea. (multifuncional) 2 - ÁREA: Energia Elétrica Sub área Sistema Elétrico

Leia mais

Falha de Medidores de Vazão Eletromagnéticos em Processo

Falha de Medidores de Vazão Eletromagnéticos em Processo GMGSERVICE RuaPirambóia,33CEP:90195410 JardimStellaSantoAndréSP Telefone:0xx1139695617/ 39695618 Falha de Medidores de Vazão Eletromagnéticos em Processo Temos observado um alto índice de troca de placas

Leia mais

PALESTRA MINISTRADA EM EMPRESAS CLIENTES AOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO ELÉTRICA ENG GLAUBER MAURIN

PALESTRA MINISTRADA EM EMPRESAS CLIENTES AOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO ELÉTRICA ENG GLAUBER MAURIN PALESTRA MINISTRADA EM EMPRESAS CLIENTES AOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO ELÉTRICA ENG GLAUBER MAURIN NORMA REGULAMENTADORA Nº 05 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NORMA REGULAMENTADORA

Leia mais

Indústria da Construção Foco NR-12. Engº Seg. Bruno C. Bilbao Adad

Indústria da Construção Foco NR-12. Engº Seg. Bruno C. Bilbao Adad Máquinas e Equipamentos na Indústria da Construção Foco NR-12 Engº Seg. Bruno C. Bilbao Adad CENÁRIO Estimativas indicam que Máquinas e equipamentos participam com aproximadamente 50% do total de

Leia mais

Entenda a nova Norma Regulamentadora NR-10

Entenda a nova Norma Regulamentadora NR-10 Entenda a nova Norma Regulamentadora NR-10 *Autor: Engº Jaques Sherique A nova NR-10 teve como base um texto técnico, elaborado por 53 empresas do setor energético. Esta norma que teve por base o tripartidarismo

Leia mais

01-NORMAS DE SEGURANÇA. 1.1 Equipamentos de proteção Equipamentos de proteção coletiva EPC

01-NORMAS DE SEGURANÇA. 1.1 Equipamentos de proteção Equipamentos de proteção coletiva EPC 01-NORMAS DE SEGURANÇA Toda norma de segurança é um princípio técnico e científico, baseado em experiências anteriores, que se propõe a nos orientar sobre como prevenir acidentes em determinada atividade.

Leia mais

Máquinas e Equipamentos NR - 12

Máquinas e Equipamentos NR - 12 Máquinas e Equipamentos NR - 12 Publicação - Portaria GM N. 3.214, de 08 de julho de 1978 06/07/78. Atualizações - Portaria SIT N. 197, de 17 de dezembro de 2010 24/12/10. Entra em vigor - 01 de julho

Leia mais

MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE

MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE Versão 2.0 Direitos Reservados PROCOBRE 2009 CONTEÚDO Capítulo 1: Fundamentos das instalações elétricas internas Capítulo 2: Parâmetros e relações básicas Capítulo

Leia mais

AVISO AVISO. Fascículo 10: Aterramento Elétrico O ATERRAMENTO E A PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS

AVISO AVISO. Fascículo 10: Aterramento Elétrico O ATERRAMENTO E A PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS Aterramento Elétrico PRODUÇÃO: POTÊNCIA EDUCAÇÃO AUTORES: HILTON MORENO E PAULO FERNANDES COSTA Fascículo 10: O ATERRAMENTO E A PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS 10. O ATERRAMENTO E OS DIVERSOS SISTEMAS

Leia mais

O que é Aterramento? É A LIGAÇÃO INTENCIONAL DE UM EQUIPAMENTO OU UM SISTEMA À TERRA DE MODO A CRIAR UM CAMINHO SEGURO E DE BAIXA RESISTÊNCIA.

O que é Aterramento? É A LIGAÇÃO INTENCIONAL DE UM EQUIPAMENTO OU UM SISTEMA À TERRA DE MODO A CRIAR UM CAMINHO SEGURO E DE BAIXA RESISTÊNCIA. ATERRAMENTO BT O que é Aterramento? É A LIGAÇÃO INTENCIONAL DE UM EQUIPAMENTO OU UM SISTEMA À TERRA DE MODO A CRIAR UM CAMINHO SEGURO E DE BAIXA RESISTÊNCIA. FUNÇÕES DO ATERRAMENTO Desligamento Automático

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA EM SITUAÇÕES DE RISCO QUE ENVOLVA ELETRICIDADE

NORMAS DE SEGURANÇA EM SITUAÇÕES DE RISCO QUE ENVOLVA ELETRICIDADE NORMAS DE SEGURANÇA EM SITUAÇÕES DE RISCO QUE ENVOLVA ELETRICIDADE Anderson Rocha Ramos¹, Bruna Neves de Andrade², Felipe Matos Lopes dos Santos 3, Phablo Cabral de Oliveira 4,Silvani Ramos de Oliveira

Leia mais