A interiorização da capital brasileira: mudanças demográficas e socioespaciais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A interiorização da capital brasileira: mudanças demográficas e socioespaciais."

Transcrição

1 A interiorização da capital brasileira: mudanças demográficas e socioespaciais. Eduardo de Araujo da Silva¹; Alexandre Carvalho de Andrade² ¹Graduando em Geografia - IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas, E- mail: eduardosilva081295@gmail.com ²Professor do IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas, alexandre.andrade@ifsuldeminas.edu.br RESUMO O presente trabalho aborda sobre as mudanças demográficas que impactaram a região Centro-Oeste após a mudança da capital brasileira para o Distrito Federal. Desde os meados da década de 1950, houve grandes deslocamentos populacionais para a região Centro-Oeste que geraram grandes mudanças socioespaciais. Dos espaços construídos, as regiões administrativas próximas ao plano piloto ficaram destinadas para as populações de maior renda, e outras regiões administrativas do DF ficaram para os mais pobres. Neste contexto, no período estudado ( ), o crescimento populacional inicialmente muito intenso no Distrito Federal, incidiu posteriormente também no Entorno de Brasília, região pertencente ao estado de Goiás, que apresenta diversos municípios conturbados com o Distrito Federal, tais como Luziânia, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Águas Lindas de Goiás, dentre outros. Tal situação elucida todo um processo de metropolização e dinâmicas socioespaciais que ocorreu nesta região.

2 INTRODUÇÃO A ideia de interiorização da capital brasileira já era antiga, com diversos interesses envolvidos. No Governo JK, os interesses na materialização da nova capital condiziam com as ideologias desenvolvimentistas do governo, dando um impulso ainda maior para a necessidade da implantação da cidade. Então a capital foi erguida em poucos anos (1957 a 1960, data da sua inauguração) onde o fluxo migratório para a região foi alto. Hoje pode se observar como que a implantação da capital no interior brasileiro foi relevante para o desenvolvimento da região Centro-Oeste. No que antes da implantação eram pequenas sedes municipais e fazendas, hoje pode afirmar que Brasília é uma das cidades mais populosas do país (IBGE, 2010). Os objetivos do presente trabalho são o de elucidar o processo de crescimento populacional no Distrito Federal, no período de 1956 até os dias atuais. E observar como a mudança da capital gerou mudanças socioespaciais na região. MÉTODOS A pesquisa tem como foco a análise demográfica de Brasília desde o ano de 1956 até os dias atuais, e avaliando como foi ritmo de crescimento populacional do Distrito Federal. Os métodos utilizados nessa pesquisa foram leituras relacionadas com o tema implantação de Brasília, demografia da região e impactos socioespaciais da capital. Também foram utilizadas a coleta e a interpretação de indicadores demográficos a partir do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal - CODEPLAN. IMPLANTAÇÃO DE BRASÍLIA E AS DINÂMICAS POPULACIONAIS REGIONAIS Gouvêa (1995) argumenta que o governo de Juscelino Kubitschek (JK) teve três grandes intenções para a implantação de Brasília: econômica, geopolítica e ideológica. A primeira das intenções deu ênfase ao desenvolvimento econômico do Brasil central; JK justificava que a interiorização da capital possibilitava a criação de novas estradas, dessa forma, poderia interiorizar a economia do Brasil central. A segunda ordem é a geopolítica, onde os argumentos eram para a proteção da capital, pois a interiorização da capital seria melhor para a segurança da sede. Em terceira e não menos importante das intenções fica a questão ideológica, pois a ideia de mudar a capital tinha também a ideia de modernização do interior.

3 O Distrito Federal se compôs do desmembramento de áreas de três municípios goianos: Planaltina, Luziânia e Formosa. Coube ao governo de Goiás escolher o quadrilátero do Distrito Federal e atuar na desapropriação da área, ou seja, acontecia com duas frentes, com a Comissão de Cooperação para a Mudança da Nova Capital vinculada ao estado de Goiás, juntamente com a Comissão de Mudança da Nova Capital com membros do governo federal. As desapropriações começaram a ser feitas em outubro de 1955 sendo parte delas indenizada pelo governo (OLIVEIRA, 2008). Em 1956, os órgãos públicos começaram a construir loteamentos destinados aos trabalhadores que, posteriormente, passaram a trabalhar na construção das quadras principais do plano piloto, núcleo central de Brasília. As quadras desenhadas e projetadas no plano piloto ficaram destinadas para os funcionários do governo, financiados pelas empreiteiras (GOUVÊA, 1995). Flávio Villaça (1998) argumenta que nas metrópoles brasileiras é mais marcante a segregação espacial, podendo ser visto nos bairros residenciais das diferentes classes sociais. Para o referido autor, a segregação é um processo necessário à dominação social, econômica e política por meio do espaço (VILLAÇA, 1998, p. 150). E tal situação, inclusive por intermédio da própria forma em que foi planejada e implantada, se reproduziu em Brasília, já que, enquanto no Plano Piloto e nas áreas ao redor do Lago Paranoá predominam moradores com alto poder aquisitivo, as cidades satélites e a região do Entorno de Brasília foram progressivamente ocupadas por populações com menores rendimentos e posses financeiras. A chegada de milhares de trabalhadores na região impactou suas dinâmicas socioespaciais, pois não havia meios de atender tantas famílias ao mesmo tempo, o que resultou na formação de aglomerados sem padronização urbana por todos os cantos do Distrito Federal. Alguns núcleos foram organizados durante o período, como: Candangolândia (1956), Taguatinga (1957), Cruzeiro (1959), e a Cidade Livre que posteriormente passa a se chamar núcleo Bandeirante (OLIVEIRA, 2008). Os chamados candangos, os que trabalhadores que foram para a cidade construir a capital, chegavam de todos os lugares, especialmente da região Nordeste e de algumas partes dos estados de Minas Gerais e Goiás (GOUVÊA, 1995). Até os dias atuais, a maior parte dos migrantes são provenientes destas áreas (IBGE, 2010).

4 Em novembro de 1956 data de inauguração do Distrito Federal, a população da região não superava os seis mil habitantes. Em julho de 1957 o IBGE contabiliza habitantes. Neste período a população da região cresceu em torno de 104,71%. O ritmo de crescimento acelerado foi pelo afluxo de migrantes na região em busca de empregos na construção civil. Em março de 1958, o IBGE contabilizou habitantes e em maio de 1959 a região recebeu uma contagem experimental, contabilizando habitantes. O IBGE realizou o primeiro Censo Oficial do Distrito Federal em setembro de Foram contabilizadas pessoas, distribuída em: 62,2% homens e 37,8% mulheres (CODEPLAN, 2013). Na década de 1970 a economia da região desenvolveu conforme o perfil dos imigrantes. Houve diminuição do ritmo de crescimento para 14,4% ao ano, alcançando mais de 540 mil habitantes em Na década de 80, houve mais uma desaceleração no ritmo de crescimento relativo, que foi de 8,15% ao ano, sendo que a população superou os 1.2 milhões de habitantes em 1991 (CODEPLAN, 2013). É neste período que começa, também, um rápido crescimento populacional nos municípios goianos do Entorno de Brasília, sendo este processo consequência do processo de expansão urbana e segregação socioespacial do Distrito Federal e áreas vizinhas. Nos anos 2010, 30 anos depois, o Distrito Federal atinge a casa habitantes. Desses, 45,8% são migrantes brasileiros em especial provenientes de Minas Gerais, Goiás e estados do Nordeste, e 0,4% são estrangeiros naturalizados ou não (IBGE, 2010). Se somado o Entorno de Brasília, a população regional atinge 3,7 milhões de habitantes, consolidando a formação da Região Integrada de Desenvolvimento de Brasília - RIDE Brasília, que também abrange municípios mineiros, mas que não apresentam processos de conurbação com a capital federal, como ocorrem com as cidades goianas de Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, dentre outras. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES De acordo com Oliveira (2008), a força econômica da região Centro-Oeste hoje não prescinde da capital, mas ela é um componente elementar para explicar o aumento da participação econômica da região e de seu aumento populacional. A materialização de Brasília no centro do país mudou a dinâmica econômica, social e

5 política da região, sendo que houve grandes deslocamentos populacionais para a região, em especial para o Distrito Federal e o Entorno de Brasília. A fase de construção da capital foi o período onde mais cresceu a população em números relativos, atingindo mais de 100% ao ano, passando de 6 mil habitantes em 1956 para aproximadamente 140 mil em Essa fase foi impulsionada pela grande migração de trabalhadores para a área em busca de emprego na construção civil. E, mesmo que houvesse uma contínua redução do ritmo de crescimento populacional, que apresenta significativa relação com a diminuição da taxa de fecundidade que ocorreu no território nacional, mas também com a certa estabilização dos processos migratórios, Brasília e seu entorno constituiu uma das áreas com maior crescimento populacional na segunda metade do século XX. Neste contexto, no período estudado ( ), o crescimento populacional inicialmente muito intenso no Distrito Federal, incidiu posteriormente também no Entorno de Brasília, região pertencente ao estado de Goiás, que apresenta diversos municípios conturbados com o Distrito Federal, tais como Luziânia, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Águas Lindas de Goiás, dentre outros. Tal situação elucida todo um processo de metropolização e dinâmicas socioespaciais que ocorreu nesta região. REFERÊNCIAS CODEPLAN. Demografia em Foco 7, Evolução dos Movimentos Migratórios para o Distrito Federal: GOUVÊA, L. A. C. Brasília: a capital da segregação e do controle social: uma avaliação da ação governamental na área da habitação. São Paulo: Annablume, IBGE. Censo demográfico de Disponível em: < ibge. gov. br>. Acesso em: 2 jan OLIVEIRA, R. A. Brasília e o paradigma modernista: planejamento urbano do moderno atraso f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Universidade de São Paulo, São Paulo. VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 1998.

PROREDES IPEA Projeto de Pesquisa Migrações Internas. A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMB ENTRE 1991 e 2010

PROREDES IPEA Projeto de Pesquisa Migrações Internas. A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMB ENTRE 1991 e 2010 PROREDES IPEA Projeto de Pesquisa Migrações Internas A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMB ENTRE 1991 e 2010 Lucilene Dias Cordeiro Mônica Oliveira Marques França CODEPLAN/DIEPS/NEP

Leia mais

planos regionais complexo geoeconômico

planos regionais complexo geoeconômico RIDE- DF O QUE É: REGIÃO INTEGRADA DO DESENVOLVIMENTO (conceito para áreas de conurbação metropolitana de municípios distintos que compartilham espaços em regiões de Estados da Federação diferentes). Lei

Leia mais

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2018. LISTA DE GEOGRAFIA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

Pirenópolis Goiás Brasil

Pirenópolis Goiás Brasil DA INTEGRAÇÃO NACIONAL À FRAGMENTAÇÃO REGIONAL: Valparaíso de Goiás (GO) e a segregação residencial produzida por um processo integrador/fragmentador Bruno Augusto de Souza¹, Marcelo de Mello² ¹ Mestrando

Leia mais

OTONIEL LINHARES ATUALIDADES

OTONIEL LINHARES ATUALIDADES OTONIEL LINHARES ATUALIDADES 18 - Há 20 anos tratando da construção injusta do espaço urbano em Brasília, referimos o uso extensivo da terra, que disseminou núcleos urbanos no território do Distrito Federal

Leia mais

A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMIB ENTRE 1991 e 2010 *

A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMIB ENTRE 1991 e 2010 * A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMIB ENTRE 1991 e 2010 * Lucilene Dias Cordeiro Mônica de Oliveira Marques França Resumo: O estudo pretende analisar o fluxo migratório na Área Metropolitana

Leia mais

Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias

Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias RESUMO Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias As transformações demográficas se intensificaram na segunda metade do século XX em todo o país e se encontram em curso nas

Leia mais

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas,

Leia mais

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO Tipos de urbanização: Países centrais x Países periféricos Aglomerados urbanos: Metrópoles, Áreas metropolitanas, Megalópoles, Megacidades e Cidades globais

Leia mais

Tendências demográficas de longo prazo no Brasil e no Mundo e o desafio do Censo Populacional de 2020

Tendências demográficas de longo prazo no Brasil e no Mundo e o desafio do Censo Populacional de 2020 Tendências demográficas de longo prazo no Brasil e no Mundo e o desafio do Censo Populacional de 2020 XXIII Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística ANIPES.

Leia mais

PERFIL DA DISTRIBUIÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO NO DISTRITO FEDERAL: CONCENTRAÇÃO NO PLANO PILOTO E DEFICITS NAS CIDADES-DORMITÓRIO

PERFIL DA DISTRIBUIÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO NO DISTRITO FEDERAL: CONCENTRAÇÃO NO PLANO PILOTO E DEFICITS NAS CIDADES-DORMITÓRIO COMPANHIA DE PLANEJAMENTO DO DISTRITO FEDERAL CODEPLAN PERFIL DA DISTRIBUIÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO NO DISTRITO FEDERAL: CONCENTRAÇÃO NO PLANO PILOTO E DEFICITS NAS CIDADES-DORMITÓRIO Júlio Miragaya Brasília,

Leia mais

Da utopia à realidade: uma análise dos fluxos migratórios para o Aglomerado Urbano de Brasília

Da utopia à realidade: uma análise dos fluxos migratórios para o Aglomerado Urbano de Brasília Da utopia à realidade: uma análise dos fluxos migratórios para o Aglomerado Urbano de Brasília Ana Maria Nogales Vasconcelos Ignez Costa Barbosa Ferreira Sonia Baena Maciel Marília Miranda Forte Gomes

Leia mais

População em Brasil ,33% Região Norte ,98% Região Nordeste ,18%

População em Brasil ,33% Região Norte ,98% Região Nordeste ,18% 1 O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, a população brasileira é de 190 732 694 pessoas. Veja os dados da população para cada região e responda: População

Leia mais

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização.

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização. DINÂMICA INDUSTRIAL E IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS EM HUMILDES, FEIRA DE SANTANA/BA: PROCESSOS E AÇÕES. Vanessa da Conceição Barbosa dos Anjos Graduanda em Geografia/UEFS. vanessa.124@hotmail.com Janio Santos

Leia mais

PRINCIPAIS CLUBES do FUTEBOL BRASILEIRO no DISTRITO FEDERAL e em sua Periferia Metropolitana

PRINCIPAIS CLUBES do FUTEBOL BRASILEIRO no DISTRITO FEDERAL e em sua Periferia Metropolitana COMPANHIA DE PLANEJAMENTO DO DISTRITO FEDERAL TAMANHO das TORCIDAS dos PRINCIPAIS CLUBES do FUTEBOL BRASILEIRO no DISTRITO FEDERAL e em sua Periferia Metropolitana FLAMENGO TEM A MAIOR TORCIDA VASCO FICA

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES 47 A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES Nathália Oliveira Silva Costa 1 ; Alexandre Carvalho de Andrade 2. 1 nathaliacosta40@hotmail.com;

Leia mais

28/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL

28/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL MIGRAÇÕES E O BRASIL 1. MIGRAÇÃO INTERNACIONAL ENVOLVENDO O BRASIL PRINCIPAIS FLUXOS IMIGRATÓRIOS PRINCIPAIS FLUXOS EMIGRATÓRIOS 2. MIGRAÇÕES INTERNAS

Leia mais

Arquiteta, Doutoranda em Demografia IFCH /Unicamp 2 Essa argumentação, assim como um estudo completo a esse respeito pode ser encontrada em Pacheco,

Arquiteta, Doutoranda em Demografia IFCH /Unicamp 2 Essa argumentação, assim como um estudo completo a esse respeito pode ser encontrada em Pacheco, Estruturação Urbana e Mobilidade intra-regional: A Região do Entorno de Brasília Maria Célia Silva Caiado I. Introdução As principais investigações sobre as transformações na economia brasileira mais recentes

Leia mais

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 População brasileira cresce quase 20 vezes desde 1872 A população do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do

Leia mais

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA Graduanda em Geografia, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus

Leia mais

DESEMPREGO DIMINUI NO DISTRITO FEDERAL

DESEMPREGO DIMINUI NO DISTRITO FEDERAL MERCADO DE TRABALHO DISTRITO FEDERAL Ano 23 Nº 12 Resultados de dezembro de 2014 DESEMPREGO DIMINUI NO DISTRITO FEDERAL 1. De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego PED, a taxa de desemprego total

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO CONJUNTO HABITACIONAL NA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG) Pedro Gabriel de Paiva FRANCISCO 1 ; Diego Cândido da SILVA 2

A IMPLANTAÇÃO DO CONJUNTO HABITACIONAL NA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG) Pedro Gabriel de Paiva FRANCISCO 1 ; Diego Cândido da SILVA 2 A IMPLANTAÇÃO DO CONJUNTO HABITACIONAL NA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG) Pedro Gabriel de Paiva FRANCISCO 1 ; Diego Cândido da SILVA 2 RESUMO O processo de desconcentração das grandes metrópoles, a partir

Leia mais

Breve História das Capitais Brasileiras

Breve História das Capitais Brasileiras Breve História das Capitais Brasileiras Episódio: Brasília Resumo O episódio Brasília faz parte da série Breve História das Capitais Brasileiras e dedica-se a narrar a história da capital do nosso país.

Leia mais

5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Páginas 04 à 33.

5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Páginas 04 à 33. 5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA Páginas 04 à 33. Diversidade... Demografia Estudo da população de uma localidade, em um país ou conjunto de países a partir de seus indicadores estatísticos relativos à nascimentos,

Leia mais

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Migração e Distribuição

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Migração e Distribuição Martin Handford, Where s Wally? CST 310: População, Espaço e Ambiente Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação Conceitos Básicos e Medidas em Demografia

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013.

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013. Estudo de Perfil do Consumidor Potencial Brasil - Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/ Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

OTONIEL LINHARES RIDE

OTONIEL LINHARES RIDE OTONIEL LINHARES RIDE (Geografia e História) Distrito Federal otoatualidades.blogspot.com.br www.anuariododf.com.br/novidades www.codeplan.df.gov.br/noticias/artigos www.brasilia.df.gov.br/category/sobre-brasilia

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA

A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA Jadna Téssia Oliveira 1 Márcio Toledo 2 891 INTRODUÇÃO Esta pesquisa analisa o crescimento urbano do município de São João del-rei levando em

Leia mais

CEPLAN Centro de Planejamento Oscar Niemeyer. Universidade de Brasília

CEPLAN Centro de Planejamento Oscar Niemeyer. Universidade de Brasília Universidade de Brasília Campus Universitário Ceilândia/Taguatinga. Gama agosto/2006 Fundação Universidade de Brasília Reitor Timothy Martin Mulholland Vice Reitor Edgar Nobuo Mamiya Decano de Administração

Leia mais

1 Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal//SUPLAV

1 Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal//SUPLAV O perfil das mulheres de 10 anos e mais de idade no Distrito Federal e na Periferia Metropolitana de Brasília - PMB segundo a ótica raça/cor 2010 Lucilene Dias Cordeiro 1 1 Secretaria de Estado de Educação

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS

CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS A proposta dessa formação básica é contribuir para a estruturação de vínculos sociais e institucionais de ação coletiva, formando redes de controle social sobre

Leia mais

Fluxos migratórios e estrutura da. população. IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016

Fluxos migratórios e estrutura da. população. IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016 Fluxos migratórios e estrutura da população IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016 O que leva uma pessoa a migrar? Todas as migrações ocorrem livremente?

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA Lista de Exercícios / 2º ano. Professor: Hudson de Paula Data: 09/fevereiro/2017 Um novo com a tradição de sempre! Aluno(a): Questão 01 - (Fac. Direito de Sorocaba SP/2015)

Leia mais

Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: Universidade Federal de Goiás Brasil

Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: Universidade Federal de Goiás Brasil Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: 1984-8501 boletimgoianogeo@yahoo.com.br Universidade Federal de Goiás Brasil Antunes, Marcelo; de Mello, Marcelo; Alencar Arrais, Tadeu Boletim Goiano de Geografia,

Leia mais

Fragmentação e segregação socioespacial na RMBH

Fragmentação e segregação socioespacial na RMBH SEMINÁRIO NACIONAL AS METRÓPOLES E AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS: 9, 10 e 11 DE DEZEMBRO DE 2015 Fragmentação e segregação socioespacial na RMBH Jupira Mendonça Luciana Andrade Alexandre Diniz História marcada

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO DF E RIDE EM EXERCÍCIOS

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO DF E RIDE EM EXERCÍCIOS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO DF E RIDE EM EXERCÍCIOS 1- A respeito da história demográfica e urbana do DF, marque a única alternativa correta: a) Na fase da implantação de Brasília ( 1957-1960), o crescimento

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO ANUAL DISTRITO FEDERAL E ENTORNO

RELATÓRIO ESTATÍSTICO ANUAL DISTRITO FEDERAL E ENTORNO CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL 11ª REGIÃO - CREFITO11 I - DILIGÊNCIAS REALIZADAS CIDADE QUANTIDADE ÁGUAS CLARAS 90 AGUAS LINDAS 9 ARNIQUEIRAS 2 BRASILIA 244 BRAZLANDIA 13 CANDANGOLANDIA

Leia mais

IMPACTOS DO PROCESSO MIGRATÓRIO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA DO TERRITÓRIO ESTRATÉGICO DE SUAPE

IMPACTOS DO PROCESSO MIGRATÓRIO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA DO TERRITÓRIO ESTRATÉGICO DE SUAPE IMPACTOS DO PROCESSO MIGRATÓRIO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA DO TERRITÓRIO ESTRATÉGICO DE SUAPE Giuliana Feitosa Fernandes Lobo Nogueira 1 ; Maria Angela de Almeida Souza 2 1 Estudante do Curso de Arquitetura

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON COMISSÃO DE POLÍTICA ECONÔMICA E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Série Estudo das Desigualdades Regionais

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON COMISSÃO DE POLÍTICA ECONÔMICA E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Série Estudo das Desigualdades Regionais CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON COMISSÃO DE POLÍTICA ECONÔMICA E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Série Estudo das Desigualdades Regionais EVOLUÇÃO E SITUAÇÃO ATUAL DO EMPREGO DOMÉSTICO NO DISTRITO FEDERAL

Leia mais

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL. Mercado de trabalho no Distrito Federal em 2011

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL. Mercado de trabalho no Distrito Federal em 2011 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL Mercado de trabalho no em 2011 Os resultados apresentados referem-se aos valores anuais médios dos principais indicadores da Pesquisa de Emprego e Desemprego

Leia mais

Para falar em Pentesiléia, eu deveria começar descrevendo

Para falar em Pentesiléia, eu deveria começar descrevendo Pentesiléia Para falar em Pentesiléia, eu deveria começar descrevendo o ingresso na cidade (...) Até alcançá-la, você permanece do lado de fora; depois de passar sob uma arcada, você se encontra dentro

Leia mais

O Brasil possui uma população de , com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²;

O Brasil possui uma população de , com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²; A POPULAÇÃO BRASILEIRA Características Gerais O Brasil possui uma população de 191.715.083, com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²; A população brasileira ocupa o território de modo bastante irregular.

Leia mais

8- Dentro do DF e no entorno imediato encontram-se os divisores de água das três mais importantes bacias hidrográficas do Brasil.

8- Dentro do DF e no entorno imediato encontram-se os divisores de água das três mais importantes bacias hidrográficas do Brasil. 8- Dentro do DF e no entorno imediato encontram-se os divisores de água das três mais importantes bacias hidrográficas do Brasil. Os rios Maranhão, Descoberto e Preto deságuam respectivamente nos rios.

Leia mais

MIGRAÇÃO PENDULAR NA REGIÃO DE BRASÍLIA: SUAS CONSEQUÊNCIAS E IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS CENTRALIDADES

MIGRAÇÃO PENDULAR NA REGIÃO DE BRASÍLIA: SUAS CONSEQUÊNCIAS E IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS CENTRALIDADES Autora: Jaqueline Perroud do Sacramento Universidade de Brasília. jaqueperroud@yahoo.com.br Co-autores: Octávio Augusto Schuenck Universidade de Brasília. oct.schue@gmail.com Rebeca Silva dos Reis Universidade

Leia mais

Urbanização brasileira

Urbanização brasileira Urbanização brasileira A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da população rural. O processo de urbanização no Brasil

Leia mais

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Demografia - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia DEMOGRAFIA - CE O povo cearense foi formado pela miscigenação de indígenas catequizados e aculturados após

Leia mais

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento 2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO 2.1 INSERÇÃO DE LONDRINA NO CONTEXTO REGIONAL Londrina está localizada na Macrorregião Sul do Brasil, na mesorregião Norte Central Paranaense em uma posição geoeconômica

Leia mais

Desenvolvimento urbano e revitalização urbana das Zonas Leste e Oeste de São Paulo a partir da construção da Linha 3 Vermelha.

Desenvolvimento urbano e revitalização urbana das Zonas Leste e Oeste de São Paulo a partir da construção da Linha 3 Vermelha. Desenvolvimento urbano e revitalização urbana das Zonas Leste e Oeste de São Paulo a partir da construção da Linha 3 Vermelha. Diamantino Augusto Sardinha Neto Doutor em Ciências Sociais PUC/SP Guilherme

Leia mais

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL MARÇO DE Em comportamento típico para o período, taxa de desemprego assinala aumento

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL MARÇO DE Em comportamento típico para o período, taxa de desemprego assinala aumento PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL MARÇO DE 2011 Em comportamento típico para o período, taxa de desemprego assinala aumento Em março, a Pesquisa de Emprego e Desemprego captou crescimento

Leia mais

AUMENTA TAXA DE DESEMPREGO

AUMENTA TAXA DE DESEMPREGO MERCADO DE TRABALHO DISTRITO FEDERAL Ano 24 Nº 04 Resultados de abril de 2015 AUMENTA TAXA DE DESEMPREGO 1. As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego no PED-DF, realizada pela Secretaria de Estado

Leia mais

Estudos. População e Demografia

Estudos. População e Demografia População e Demografia Prof. Dr. Rudinei Toneto Jr. Guilherme Byrro Lopes Rafael Lima O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 1991, divulga anualmente uma base com a população dos

Leia mais

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL ABRIL DE Ocupação cresce ligeiramente e taxa de desemprego permanece praticamente estável

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL ABRIL DE Ocupação cresce ligeiramente e taxa de desemprego permanece praticamente estável PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL ABRIL DE 2011 Ocupação cresce ligeiramente e taxa de desemprego permanece praticamente estável De acordo com as informações captadas pela Pesquisa de

Leia mais

Posicionamento Consultoria de Segmentos Cidades satélites código adotado conforme tabela do IBGE

Posicionamento Consultoria de Segmentos Cidades satélites código adotado conforme tabela do IBGE Cidades satélites código adotado conforme tabela do IBGE 17/02/2014 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1. Códigos de Municípios

Leia mais

Relatório sobre os gastos com o Poder Legislativo nos municípios do Entorno do Distrito Federal

Relatório sobre os gastos com o Poder Legislativo nos municípios do Entorno do Distrito Federal Relatório sobre os gastos com o Poder Legislativo nos municípios do Entorno do Distrito Federal Recorte da Pesquisa A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) é uma região

Leia mais

Taxa de desemprego aumenta no DF

Taxa de desemprego aumenta no DF MERCADO DE TRABALHO DISTRITO FEDERAL Ano 25 Nº 01 Resultados de janeiro de 2016 Taxa de desemprego aumenta no DF 1. As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego no PED-DF, realizada pela Secretaria

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO:

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO CONCEITO: É a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente à transferência em larga escala da população do campo para a cidade êxodo rural em razão de diversos

Leia mais

A ordem urbana na Região Metropolitana de Maringá: planejamento que produz segregação. Ana Lúcia Rodrigues RIO DE JANEIRO Dezembro de 2015

A ordem urbana na Região Metropolitana de Maringá: planejamento que produz segregação. Ana Lúcia Rodrigues RIO DE JANEIRO Dezembro de 2015 A ordem urbana na Região Metropolitana de Maringá: planejamento que produz segregação Ana Lúcia Rodrigues RIO DE JANEIRO Dezembro de 2015 CONTEÚDO DO CAPÍTULO INTRODUÇÃO I. A configuração da Região Metropolitana

Leia mais

População do Brasil. Professora Thamires Geografia

População do Brasil. Professora Thamires Geografia População do Brasil Professora Thamires Geografia A população brasileira resulta de um intenso processo de miscigenação. Inicialmente três grandes grupos formaram o povo brasileiro:os indígenas, os portugueses

Leia mais

O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS

O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS Laene Bueno Santos Luiz Batista Alves* Graduanda do curso de ciências Econômicas do Campus Anápolis de CSEH/UEG. Orientador,

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE Eduardo.nunes@ibge.gov.br Data 9/12/2010 A DPA do Brasil e sua Dinâmica 70 anos

Leia mais

Capítulo III. Demografia. SBC Detroit Brasileira Pierino Massenzi 1996, óleo sobre tela 100 x 100 cm 69

Capítulo III. Demografia. SBC Detroit Brasileira Pierino Massenzi 1996, óleo sobre tela 100 x 100 cm 69 demografia História Capítulo III Demografia SBC Detroit Brasileira Pierino Massenzi 1996, óleo sobre tela 100 x 100 cm 69 sumário de dados 2012 São Bernardo do campo Características gerais da população

Leia mais

A COMPOSIÇÃO ESPACIAL DO PIB NAS METRÓPOLES BRASILEIRAS: 2009

A COMPOSIÇÃO ESPACIAL DO PIB NAS METRÓPOLES BRASILEIRAS: 2009 A COMPOSIÇÃO ESPACIAL DO PIB NAS METRÓPOLES BRASILEIRAS: 2009 O FOSSO ENTRE O PIB DO DF E DO ENTORNO METROPOLITANO EVOLUÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DAS REGIÕES METROPOLITANAS NO PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) BRASILEIRO

Leia mais

URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA

URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA Aula 8 URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA EXERCÍCIO - FGV As funções urbanas possuem uma forma espacial conhecida como rede urbana. São muitos os tipos de rede urbana segundo as suas formas, simples ou

Leia mais

Migrações Brasileiras

Migrações Brasileiras Migrações Brasileiras 1. O enredo do filme Faroeste caboclo, inspirado na letra da canção de Renato Russo, foi contado muitas vezes na literatura brasileira: o retirante que abandona o sertão em busca

Leia mais

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. 9º Salão WImóveis movimenta R$50 milhões no DF. 53ª Edição Comercial Novembro de 2014

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. 9º Salão WImóveis movimenta R$50 milhões no DF. 53ª Edição Comercial Novembro de 2014 + Boletim de Conjuntura Imobiliária 53ª Edição Comercial Secovi-DF, Setor de Diversões Sul, Bloco A, nº44, Centro Comercial Boulevard,Salas422/424, (61)3321-4444, www.secovidf.com.br Econsult Consultoria

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON. Aluno(a): 7º Ano. 1. (Upe-ssa ) Analise o gráfico a seguir:

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON. Aluno(a): 7º Ano. 1. (Upe-ssa ) Analise o gráfico a seguir: COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON Data da Realização: / /2018. Aluno(a): 7º Ano 1. (Upe-ssa 2 2018) Analise o gráfico a seguir: Sobre a estrutura e a dinâmica da população

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira Paulo Tumasz Junior Urbanização Mundial e Brasileira - Urbanização Mundial: processo lento até 1950; - Urbanização: maior quantidade de pessoas nas cidades do que no campo; - Êxodo rural (fatores repulsivos

Leia mais

Censo Demográfico de Primeiros resultados. População e Domicílios recenseados

Censo Demográfico de Primeiros resultados. População e Domicílios recenseados Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE eduardo.nunes@ibge.gov.br Aracaju, 22 de Março de 2011 A DPA do Brasil e sua Dinâmica

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE ALUNO (A): nº CIANORTE, MARÇO DE 2011 1. (UFMT) Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo. (MENDES,

Leia mais

2) Analise o gráfico abaixo a respeito da evolução da urbanização brasileira:

2) Analise o gráfico abaixo a respeito da evolução da urbanização brasileira: Roteiro de recuperação 2 º ano Ensino Médio Geografia 1) A urbanização trouxe um desafio crescente ao poder público. Como trazer diariamente pessoas de bairros distantes para o centro da cidade e levá-los

Leia mais

UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Breno A. T. D. de Pinho Fausto Brito Alane Siqueira Rocha RESUMO O objetivo deste artigo é analisar os fluxos migratórios

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo 2º Bimestre

Programa de Retomada de Conteúdo 2º Bimestre Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador)

Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador) Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador) Palavras-chave: Migração; Intrametropolitana; Região Metropolitana de Fortaleza;

Leia mais

O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL

O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL P á g i n a 15 O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL Larissa da Silva Ferreira Professora Me do CGE/CAMEAM/UERN larissaferreira@uern.br

Leia mais

Tabela População segundo a existência de plano de saúde - Ceilândia - Distrito Federal Plano de Saúde Nº %

Tabela População segundo a existência de plano de saúde - Ceilândia - Distrito Federal Plano de Saúde Nº % Quanto à existência de Plano de Saúde observa-se em Ceilândia que 80,9% não contam com este serviço, enquanto 11,0% possui plano empresarial, o que é previsível dado o expressivo percentual de domicílios

Leia mais

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS 112 Eixo Temático ET-01-012 - Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS Danillo Felix de Santana, Charles Roberto Santos de Abreu, Dangela Maria Fernandes Universidade Tecnológica

Leia mais

Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014

Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014 2014 Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014 Indicadores Sociais Construção baseada em observações geralmente

Leia mais

Boletim da Conjuntura Imobiliária

Boletim da Conjuntura Imobiliária Boletim da Conjuntura Imobiliária 84ª Edição Comercial - agosto de 2017 (amostra: junho de 2017) Secovi-DF, Setor de Diversões Sul, Bloco A, nº44, Centro Comercial Boulevard, 'Salas422/424, (61)3321-4444,

Leia mais

UNIDADE DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

UNIDADE DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 05 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO.

A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO. A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO. Helen Caroline Cunha BARBOSA Universidade Federal

Leia mais

O que é migração? migrações internas nacionais migrações externas internacionais

O que é migração? migrações internas nacionais migrações externas internacionais O que é migração? É o deslocamento de pessoas de uma região para outra ou de um país para outro. Quando ocorrem no interior do país, são as migrações internas ou nacionais. Quando ocorrem entre países,

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Caderno de Atividades 016 Os exercícios deverão ser feitos no caderno. Resgatando conteúdos

Leia mais

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA Nome: Nº: Série: 2º ANO Turma: Profª JÉSSICA CECIM Data: JULHO 2016 1. ROTEIRO a) Industrialização Brasileira e Urbanização 2. EXERCÍCIOS 1. A respeito do processo da industrialização

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO NO DISTRITO FEDERAL EM 2015

MERCADO DE TRABALHO NO DISTRITO FEDERAL EM 2015 MERCADO DE TRABALHO DISTRITO FEDERAL Ano 24 - Número Especial MERCADO DE TRABALHO NO DISTRITO FEDERAL EM 2015 Os valores aqui apresentados referem-se aos valores anuais médios dos principais indicadores

Leia mais

4ºano. 3º período 1.4 HISTÓRIA. 28 de setembro de Leia o texto abaixo. a) Justifique o título do texto. (0,3)

4ºano. 3º período 1.4 HISTÓRIA. 28 de setembro de Leia o texto abaixo. a) Justifique o título do texto. (0,3) 4ºano 1.4 HISTÓRIA 3º período 28 de setembro de 2012 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DA DEMOGRAFIA CATARINENSE NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI

ASPECTOS GERAIS DA DEMOGRAFIA CATARINENSE NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI ASPECTOS GERAIS DA DEMOGRAFIA CATARINENSE NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI INTRODUÇÃO Beatriz Tamaso Mioto 1 A dinâmica demográfica brasileira apresentou mudanças significativas nos últimos trinta anos.

Leia mais

Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 1

Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 1 Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 1 Questão 1 Em todos os países da América Latina, a partir de meados da década de 70 do século passado, retoma-se a tendência de queda da mortalidade,

Leia mais

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão;

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão; PROCESSO MIGRATÓRIO BRASILEIRO E URBANIZAÇÃO 1 Processo Migratório Brasileiro Processo migratório no Brasil O processo migratório no Brasil teve início em 1530; A migração forçada dos negros; Com a abertura

Leia mais

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DO SANEAMENTO BÁSICO DA REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO (RIDE) DF E ENTORNO

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DO SANEAMENTO BÁSICO DA REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO (RIDE) DF E ENTORNO DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DO SANEAMENTO BÁSICO DA REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO (RIDE) DF E ENTORNO Conferência Regional CORSAP Brasília, 22 de outubro de 2015 Antecedentes LEI Nº 11.445, DE 5 DE JANEIRO

Leia mais

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL:

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: 2015-2050 Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais Porto Alegre, 08 de Novembro de 2012 - Evoluções Populacionais

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 9 Urbanização I redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária O processo de urbanização apresenta diferentes dimensões,

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO Como pode cair no enem (ENEM) As afirmativas a seguir relacionam-se ao tema as cidades e a produção do espaço. Analise-as. I) A delimitação

Leia mais

INDICADORES DO RS POPULAÇÃO. Gráfico 1 População do RS,

INDICADORES DO RS POPULAÇÃO. Gráfico 1 População do RS, INDICADORES DO RS Esta seção tem a nalidade mostrar uma série de indicadores macroeconômicos e índices de desenvolvimento social, com o objetivo de situar o Rio Grande do Sul no contexto nacional, como

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL Concurso Nacional de Projetos - Parques Central e Sul de Águas Claras 2º Lugar Arquiteto responsável: Roberto Zocchio Torresan A área proposta para a implantação do parque Águas Claras apresenta, de forma

Leia mais

Workshop Internazionale Equinox 2016 Atelier de Criação Urbana- Wellbeing and Creative City Ascoli Piceno, Itália settembre 2016

Workshop Internazionale Equinox 2016 Atelier de Criação Urbana- Wellbeing and Creative City Ascoli Piceno, Itália settembre 2016 Workshop Internazionale Equinox 2016 Atelier de Criação Urbana- Wellbeing and Creative City Ascoli Piceno, Itália 12-24 settembre 2016 Apresentação POLÍTICA HABITACIONAL E PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NA

Leia mais

Expansão metropolitana de Brasília: um estudo da polarização dos municípios da Área Metropolitana de Brasília (AMB)

Expansão metropolitana de Brasília: um estudo da polarização dos municípios da Área Metropolitana de Brasília (AMB) Expansão metropolitana de Brasília: um estudo da polarização dos municípios da Área Metropolitana de Brasília (AMB) Metropolitan expansion in Brasilia: study of municipalities polarization in Metropolitan

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 5 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. FLUXOS MIGRATÓRIOS

Leia mais