EFEITO DA LASERTERAPIA DE BAIXA INTENSIDADE NA OSSEOINTEGRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EFEITO DA LASERTERAPIA DE BAIXA INTENSIDADE NA OSSEOINTEGRAÇÃO"

Transcrição

1 1 Faculdade PROMOVE Gabriela Queiroz Oliveira Borges EFEITO DA LASERTERAPIA DE BAIXA INTENSIDADE NA OSSEOINTEGRAÇÃO Uberlândia MG 2013

2 2 Gabriela Queiroz Oliveira Borges EFEITO DA LASERTERAPIA DE BAIXA INTENSIDADE NA OSSEOINTEGRAÇÃO Trabalho de conclusão de curso de Especialização em Implantodontia da Faculdade PROMOVE Unidade Uberlândia. Orientador: Sérgio Pacheco Oliveira Jr. Uberlândia MG 2013

3 3 Gabriela Queiroz Oliveira Borges EFEITO DA LASERTERAPIA DE BAIXA INTENSIDADE NA OSSEOINTEGRAÇÃO Trabalho de conclusão de curso de Especialização em Implantodontia da Faculdade PROMOVE Unidade Uberlândia. Banca Examinadora Prof. Dr. Jose Carlos Kiyoshi Kurashige Prof. Dr. Noroel Rosa da Silva Júnior Prof. Dr. Sergio Pacheco Oliveira Júnior Uberlândia, 02 de março de 2013.

4 4 DEDICATÓRIA Dedico esta monografia a Deus que ilumina sempre o meu caminho. O que seria de mim sem a fé que eu tenho nele! Aos meus pais e irmãos que me deram muito apoio em todos os momentos da minha vida. Ao meu marido que esteve sempre ao meu lado e nunca mediu esforços para o meu crescimento. Ao meu filho que veio completar a minha vida durante este curso de especialização e me dar mais vontade de seguir em frente por um futuro melhor. Aos meus professores que me ensinaram que por mais que achamos que o nosso conhecimento já está bem profundo, estamos enganados, pois o conhecimento é algo que está sempre se renovando. Obrigada a todos por tudo!

5 5 EPÍGRAFE "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." [ Albert Einstein ]

6 6 RESUMO A Implantodontia vem assumindo cada vez mais uma posição de destaque no âmbito da Odontologia e sua interação com outras especialidades é uma realidade. Desde o surgimento da terapia a laser de baixa potência, centrada principalmente na cicatrização de feridas tanto em tecidos moles como em duros, muitos trabalhos vêm sendo realizados visando estudar o efeito bioestimulante que esta luz exerce sobre os tecidos. Na Implantodontia, a energia a laser é empregada com a finalidade de se obter reparação mais rápida, contribuindo para o fenômeno de osseointegração em menor espaço de tempo e um pós-operatório praticamente isento de dor e com resposta inflamatória não prejudicial ao processo de cicatrização. Terapias com laser de baixa potência vêm sendo utilizadas como coadjuvantes na prática odontológica, inclusive na implantodontia, tendo em vista o seu potencial de acelerar a reparação de tecido ósseo peri-implantar além de biomodular os processos inflamatórios. Entretanto, é necessário que os parâmetros de irradiação do laser sejam esclarecidos a fim de se obter os melhores resultados desta terapia. O objetivo desde estudo é avaliar as diferentes aplicações da laserterapia na Implantodontia, através de uma revisão bibliográfica. PALAVRAS-CHAVE: Implantodontia. Laserterapia. Osseointegração.

7 7 ABSTRACT The Implant is assuming an increasingly prominent position within the Dentistry and its interaction with other specialties is a reality. Since the advent of laser therapy low power focused mainly on wound healing in both soft tissues such as in hard, many studies have been conducted to study the biostimulating effect that light has on tissues. In Implantology, the laser energy is used in order to obtain faster repair, contributing to the phenomenon of osseointegration in the shortest time and postoperative virtually free of pain and inflammatory response not detrimental to the healing process. Therapies with low power laser have been used as adjuvants in dental practice, including in implantology, in view of its potential to accelerate the repair of periimplant bone tissue beyond biomodular inflammatory processes. However, it is necessary that the laser irradiation parameters are clarified in order to obtain the best results of this therapy. The objective of this study is to evaluate the different applications of laser therapy in implantology, through a literature review. KEYWORDS: Implantology. Laser therapy. Osseointegration.

8 8 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA Reparo ósseo Implantes osseointegráveis Interação do laser com os tecidos biológicos Mecanismos de ação do laser Laser de baixa intensidade Terapia à Laser em baixa intensidade em implantes PROPOSIÇÃO DISCUSSÃO CONCLUSÃO REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS... 25

9 9 1. INTRODUÇÃO Os implantes osseointegráveis tem sido uma alternativa para reabilitação da função mastigatória, fonação e estética em casos de perda dentária. O sucesso desses implantes depende de uma adequada osseointegração que se caracteriza por aposição íntima de osso neoformado na superfície do implante observada ao microscópio e que é mantida quando esse implante é submetido a cargas funcionais. O processo de osseointegraçao requer um período variável de tempo antes da instalação da prótese e colocação desta em função. Com objetivo de diminuir o tempo de espera para osseointegração vêm sendo propostas várias alternativas de tratamento, que vão desde o emprego de implantes com superfícies modificadas até a utilização da terapia com laser de baixa potência. A fotobiomodulação, promovida pelo laser de baixa intensidade, apresenta efeitos significativos na cicatrização de tecido ósseo sugerindo maior formação óssea em espaço menor de tempo. Acredita-se que o laser é capaz de acelerar o processo de integração do titâneo devido a uma biomodulação positiva do processo de reparação do tecido ósseo periimplantar. Na odontologia os lasers produzem diversos efeitos positivos como redução de edema, alívio da dor, redução da hiperemia nos processos inflamatórios, ativação da microcirculação, produção de novos capilares, estímulo ao crescimento e à regeneração celular, redução de tempo cirúrgico e principalmente redução no tempo de recuperação nas complicações pós-operatórias. Este trabalho teve como objetivo estudar os efeitos do laser em baixa intensidade sobre os processos biológicos que se seguem à instalação de implantes osteointegráveis.

10 10 2. REVISÃO DE LITERATURA As primeiras pesquisas utilizando a laserterapia em baixa intensidade foram executadas em 1966 por Endre Mester, que realizou experimentos in vitro observando o comportamento celular após a irradiação com potências reduzidas (MORALES, 2006). O laser terapêutico, como agente acelerador do processo de reparação óssea, vem sendo estudado desde o século passado, mais precisamente a partir da década de 1980 (GENOVESE, 2007). Na Implantodontia, o laser apresentou grandes possibilidades terapêuticas, devido aos efeitos positivos demonstrados em pesquisas como: aceleração no reparo ósseo e conseqüente diminuição do tempo de espera para colocação da supra-estrutura; redução da dor e da inflamação, reduzindo o desconforto do paciente (GERBI; PINHEIRO, JUNIOR, 2007; GENOVESE, 2007). A busca constante do equilíbrio biopsicossocial pelo ser humano requer a inserção de novas e eficazes terapias que adentram no moderno e amplo campo da odontologia. Assim, novas pesquisas com a tecnologia laser indicam novas formas e técnicas do seu uso pelo cirurgião-dentista. Os fundamentos físicos e a interação dessa luz com os tecidos são conhecimentos que devem ser esclarecidos e dominados pelo cirurgião-dentista, possibilitando diferentes pesquisas e consolidando a laserterapia como opção terapêutica na clínica odontológica. (CAVALCANTI, TM et al., 2011) A radiação laser interage com a matéria viva por meio dos processos ópticos de reflexão, transmissão, espalhamento e absorção. A porção de luz que penetra no tecido é dividida em uma parte que será absorvida, outra parte que será espalhada e ainda outra que será transmitida. Quando a luz é absorvida, a energia entregue irá provocar efeitos fotoquímicos, fototérmicos, fotoablativos, ablação induzida por plasma e ainda fotodisrupção. Para que haja efeito clínico é necessário que a luz seja absorvida pelo tecido. A profundidade de penetração da energia do laser nos tecidos depende da absorção e da dispersão. (CAVALCANTI, TM et al., 2011)

11 11 Os efeitos e os mecanismos de ação da luz laser são complexos e alvos de inúmeras pesquisas com vistas a um melhor delineamento de suas formas de aplicação e indicações. Diversos fatores e variáveis modificam o efeito dos lasers nos tecidos. Esses fatores estão relacionados com as propriedades ópticas (coeficiente de reflexão, absorção e espalhamento) e com as propriedades térmicas (condutibilidade térmica e capacidade térmica) do tecido, além do comprimento de onda, da energia aplicada, da potência pico, da área focalizada e do tempo de exposição à luz laser. (CAVALCANTI, TM et al., 2011) O tratamento que utiliza laser de baixa intensidade é baseado em ações fotoquímicas, fotofísicas e/ou fotobiológicas nas células e nos tecidos. Quando administrado em dose adequada, pode estimular certas funções celulares (RIBEIRO; ZEZZEL, 2003). O laser de baixa potência pode ser utilizado, dentro dos parâmetros adequados, como auxiliar aos tratamentos convencionais na área de Implantodontia, como biomodulador (diminuição da dor e do edema, aceleração da reparação tecidual) ou na terapia fotodinâmica para redução bacteriana no tratamento das periimplantites. (MAROTTI, J; NETO, P.T.; WEINGART, D., 2008) O laser de baixa intensidade vem sendo utilizado como terapia coadjuvante em várias especialidades odontológicas. Suas principais indicações incluem redução da inflamação, analgesia e indução da reparação tecidual. (FRIGGI, et al., 2011 apud HENRIQUES et al., 2010) Apesar dos relatos contraditórios sobre o efeito da luz laser na proliferação celular, estudos demostram que doses e comprimentos de onda apropriados da luz laser são terapeuticamente benéficos na reparação tecidual. Vem sendo postulado por diversos autores que o efeito promovido pelo laser depende da dose aplicada, além disso, existe uma especificidade do tecido com relação ao comprimento de onda. Para que a laserterapia seja utilizada como modalidade terapêutica confiável, é necessário utilizar adequadamente: a dose, o comprimento de onda e a densidade de energia segundo os efeitos e objetivos propostos para cada caso a ser tratado. (FRIGGI, et al., 2011 apud HENRIQUES et al., 2010)

12 12 O processo de osseointegração de implantes colocados na tíbia de coelhos sofre alteração quando a região é irradiada com laser, em relação ao tempo necessário para que o fenômeno da osseoingração ocorra sem irradiação. Os resultados da análise estatística da freqüência de ressonância e os resultados obtidos para o torque de remoção mostraram diferenças estatisticamente significantes onde o torque nos implantes irradiados apresentaram valores de remoção bem maiores. Com os resultados obtidos concluiu que os implantes instalados que sofreram irradiação com lasers tiveram melhor grau de osseointegração. (BLAY, 2001) Para entendermos melhor o efeito da laserterapia de baixa intensidade na osseointegração faremos um estudo sobre reparo ósseo, implantes osseointegráveis, interação do laser com os tecidos biológicos, mecanismos de ação do laser, laser de baixa intensidade, e terapia à Laser em baixa intensidade em implantes. 2.1 Reparo ósseo O osso, a despeito de ser um dos tecidos mais duros do corpo humano, é biologicamente um tecido altamente plástico. Os processos de modelação e remodelação óssea são processos distintos na reparação óssea (PENHA, P.S 2009, apud GARG, 2004). O processo de remodelação óssea é uma ação seqüencial e conjugada realizada por odontoblastos e odontoclastos. É um processo cíclico que usualmente mantém a condição do osso, sem mudar o tamanho ou formato dos ossos, removendo a porção de osso velho e substituindo-o por novo osso (PENHA, P.S 2009, apud GARG, 2004). O processo de remodelação óssea pode ser definido como o processo central que ajuda a manter a matriz óssea e adapta a mesma às cargas funcionais, o que é necessário para atingir os estágios finais do processo de osseointegração (PENHA, P.S 2009, apud WATZEK, 2004).

13 13 Penha, P.S (2009) apud Sennerby (2001) caracterizou o processo de reparo ósseo, relacionando-o posteriormente ao processo de osseointegração dos implantes Implantes osseointegráveis Branemark et al. em 1969 acrescentou à clínica uma nova modalidade de tratamento para reabilitar regiões edêntulas quando descreveu, pela primeira vez, os implantes osseointegrados. A partir desse momento foi postulado que um implante osseointegrado é caracterizado pela aposição direta de osso sobre a superfície de titânio do implante, sem a evidência de uma camada de tecido conjuntivo entre o osso e o implante. Esse tecido ósseo, ao redor da superfície do implante, apresenta características normais de osso vivo, com osteócitos e canais (PENHA, P.S 2009, apud ALBREKTSSON, 1993). 2.3 Interação do laser com os tecidos biológicos A energia da luz laser interage de quatro modos quando atinge o tecido. O feixe laser sobre reflexão, transmissão, absorção e espalhamento, sendo a absorção o processo mais importante. Estas interações acontecem em conjunto, e a proporção em que cada uma delas se dá depende da composição dos sistemas biológicos no nível químico e molecular e das características da luz incidente (MORALES, 2006). A energia a laser de baixa intensidade estimula a produção de ATP mitocondrial aumentando a velocidade de reparação tecidual. O efeito analgésico provém do

14 14 aumento da β-endorfina e a diminuição da prostaglandina, que também irá provocar uma diminuição do processo inflamatório. A ação antiedematosa causada pelo feixe laser se manifesta pelo estimulo à microcirculação e pelo efeito fibrinolítico (GENOVESE, 2007). A interação entre o laser e os tecidos biológicos varia segundo as propriedades de absorção, reflexão, transmissão ou espalhamento. A absorção de energia depende das características físico-químicas do tecido alvo e do comprimento de onda do laser (PENHA, P.S 2009 apud MISERENDINO; PICK, 1995). Considerando o espectro eletromagnético, os comprimentos de onda mais empregados para realizar a laserterapia em baixa intensidade estão na faixa do vermelho (630 a 700 nm) que, por penetrar menos no tecido biológico, é indicado para lesões superficiais e do infravermelho (700 a 904 nm), que é mais penetrante, é o comprimento de onda de eleição quando se busca atingir profundidades maiores no tecido-alvo. (MORALES, 2006) Mecanismos de ação do laser A luz visível emitindo em 633 nm (vermelha) é absorvida pelos citocromosoxidase e flavoproteínas causando oxidação de NAD (difosfato de adenosina) e mudando o estado de oxirredução da mitocôndria e do citoplasma. Essa mudança de transporte de elétrons na cadeia respiratória gera aumento na força próton motora, no potencial elétrico da membrana mitocrondrial, na acidez do citoplasma e na quantidade de ATP endocelular (MORALES, 2006). Com relação a luz infravermelha, ocorrem mudanças fotofísicas na membrana celular gerando o mesmo efeito para aumento da permeablidade de íons Ca++, e o resultado final será o mesmo. Os íons Ca++ são mensageiros intracelulares em muitos sistemas de transdução sinalizadas (PENHA, P.S 2009 apud SMITH, T.A., 1991).

15 Laser de baixa intensidade Os lasers de baixa intensidade são os mais empregados na Odontologia, e eles são divididos em vários grupos, tais como: Hélio-Neônio, Argônio, Arseneto de Gálio e Alumínio. O laser de Hélio-Neônio é emitido em vários comprimentos de onda, sendo o mais comum o de 632,8 nm, apresentando uma série de indicações nas áreas biomédicas devido ao seu efeito bioestimulante. O laser de Arseneto de Gálio e Alumínio é um tipo de semicondutor, seu comprimento de onda de emissão é na faixa de 830 nm, portanto, além de ter um efeito bioestimulante, pode atingir grande profundidade de penetração nos tecidos (MORALES, 2006). Segundo Penha, P.S (2009) apud Hode e Tuner (2006), alguns parâmetros técnicos devem ser levados em consideração para utilização dos lasers.. Parâmetros relacionados com o equipamento utilizado como: tipo de Laser, comprimento de onda, características do feixe laser, sistema de entrega, modo de emissão do feixe de luz e calibração do instrumento. Dentro dos parâmetros de tratamento estão: tecido alvo, área a ser tratada, modo de aplicação, dose aplicada, densidade de potência na área tratada, distância do feixe à superfície do tecido, número de sessões e freqüência destas. Os parâmetros médicos abrangem: descrição da amostra, critérios de inclusão e exclusão, medicação administrada pré, trans e pós-tratamento, combinação de outros métodos terapêuticos e período de acompanhamento. É importante conhecer a potência média do laser para calcular a dose a ser administrada. A densidade de potência ou intensidade ou taxa de fluência é a potência de saída de luz, por unidade de área, que é medida geralmente por W/cm². Já a densidade de energia, dose ou fluência são o parâmetro mais importante para observar os resultados obtidos com esta terapêutica, que é medida geralmente em J/cm². (RIBEIRO, M.S; ZEZELL, D.M 2004). Os efeitos estimulativos da luz laser em tecidos biológicos dependem, no mínimo, de quatro parâmetros além do comprimento de onda de luz: a intensidade limiar da luz, a secção transversal do feixe, o tempo total de irradiação e a densidade de energia (PENHA, P.S 2009 apud SOMER, A. P et al., 2001).

16 16 A terapia com laser de baixa intensidade tem muitas apliações, como por exemplo: aceleração dos processos de cicatrização, aceleração de remodelação e reparo ósseo, restabelecimento da função neural após injúria, normalização da função hormonal, estimulação da liberação de endorfina e regulação do sistema imunológico (PENHA, P.S 2009 apud WALSH, 1997). A maioria das respostas biológicas diante do laser de baixa potência ocorre entre as doses de 1,0 e 10 J/cm². (PENHA, P.S 2009 apud REDY G.K, 2004) Terapia à Laser em baixa intensidade em implantes BLAY, A. (2001) avaliou o processo de osseointegração de 120 implantes inseridos na tíbia de 30 coelhos através do torque de remoção e da análise da freqüência de ressonância. Os implantes foram instalados com torque de 40 Ncm2, tendo sua estabilidade inicial também monitorada através do analisador de freqüência de ressonância. Os coelhos foram então divididos em três grupos: um controle e dois de teste. Um dos grupos teste foi irradiado com um laser infravermelho (830nm) e o outro grupo com um laser na faixa do visível (680 nm). Foram realizadas 10 sessões de irradiação, com intervalos de 48 horas entre elas, sendo a primeira no pós-operatório imediato. A densidade de energia da irradiação foi de 4 J/cm² por ponto, sendo dois pontos de cada lado da tíbia. Os grupos, então, foram avaliados quanto ao torque de remoção e à freqüência de ressonância dos implantes, após os períodos de três e seis semanas. Os resultados da freqüência de ressonância indicaram que para os dois grupos de laser houve diferença significante entre os valores de freqüência no momento da instalação dos implantes e os valores obtidos para três e seis semanas. Por sua vez, os resultados obtidos para o torque de remoção entre os três grupos mostraram a diferença estatisticamente significante após o período de seis semanas, sendo que os grupos

17 17 irradiados apresentaram valores de torque de remoção bem maiores, em média, que o grupo controle. Os grupos irradiados com laser tiveram melhor grau de osseointegração. (BLAY, A., 2001) Penha, P.S 2009 apud Dortbudak, et al. (2002), examinaram efeito do laser em baixa potência nos osteócitos e na reabsorção óssea em lugares implantados de cinco camundongos machos. Foram feitas quatro perfurações em cada crista ilíaca. Os locais do lado esquerdo foram irradiados (690 nm) por um minuto com 6 J e 100 mw após a colocação de quatro implantes Frialit-2 Synchro. Cinco dias depois o osso foi removido em bloco e avaliado histomorfometricamente. O estudo mostrou que a viabilidade do osteócito foi significativamente maior no grupo irradiado do que no grupo controle, portanto, os autores concluiram que essa terapia pode trazer efeitos benéficos na osseointegração de implantes, porém observaram que a taxa de reabsorção óssea não foi afetada pela radiação laser. Castilho Filho (2003) avaliou biomecanicamente a influência da irradiação laser em baixa intensidade no processo de reparação óssea após cirurgia de colocação de 66 implantes de titânio em tíbias de 33 coelhos. Cada animal recebeu dois implantes, um em cada tíbia, e foram divididos em três grupos, de acordo com o período de remoção de implante (14, 21 e 42 dias). Uma das tíbias foi irradiada por 10 segundos com o laser GaAIAs (780 nm), emitindo uma densidade de energia de 7,5J/cm². As irradiações foram realizadas em quatro pontos a cada 48 horas, por um período de 14 dias. Foram registrados os valores para o torque de remoção dos implantes em cada grupo. Os grupos irradiados de 21 e 42 dias após o início da irradiação apresentaram médias de valores de torque de remoção superiores aos seus respectivos controles, sendo esta diferença estatisticamente significante. Carvalho (2007) realizou um estudo experimental colocando implantes dentais do sistema PPMM em cães com o objetivo de avaliar clínica e histologicamente, através de microscopia eletrônica de varredura, a eficácia do uso de laser diodo com comprimento de onda de 830 nm e dose de 3J/cm² na cicatrização óssea após a colocação de implantes dentais nas tíbias de cães. Dez cães de ambos os sexos, com peso médio de 14kg foram usados nesse estudo e divididos em dois grupos.

18 18 Os animais foram irradiados três vezes por semana durante duas semanas e sacrificados após 45 dias de implantados. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que acima de 45 dias não se é possível detectar macroscopicamente diferenças entre tecido ósseo perimplantar irradiado e não irradiado. Entretanto, a microscopia eletrônica de varredura mostrou que existiram diferenças em relação à estrutura e organização óssea e na vascularização da interface implante/osso, tendo os tecidos irradiados um osso mais desenvolvido no terço superior e médio e arranjo lamelar mais denso e compacto na interface titânio/osso e, portanto melhor qualidade de cicatrização óssea. (CARVALHO, 2007) Penha, P.S (2009) apud Guzardella et al. (2003) estudaram os efeitos da aplicação do laser em baixa potência GaAIAs (780 nm, 300 J/cm², 1 W, emissão pulsada) na osseointegração de implantes. Foram colocados implantes cilíndricos de hidroxiapatita no fêmur direito e esquerdo de doze coelhos. O fêmur esquerdo de todos os coelhos foi irradiado no pós-operatório imediato e após cinco dias consecutivos por 10 minutos e os fêmures direitos serviram como controle. Os autores observaram um maior índice de afinidade entre osso/implante, como também como uma diferença significativa na microdureza do osso no grupo irradiado quando comparado ao grupo controle. Penha, P.S (2009) apud Khadra, M. et al (2005) investigou se a laserterapia em baixa potência teria um potencial de melhorar a interação do implante de titânio. Verificou que a laserterapia em baixa potência estimulou a força mecânica na interface osso/implante após um período de 8 semanas de cicatrização. Análises minerais e histomorfométricas mostraram que o grupo irradiado apresentava maior contato osso/implante que o grupo controle. Penha, P.S (2009) apud Matsumoto, H et al. (2000), estudaram a irradiação eletromagnética pulsada em osso peri-implantar de 45 coelhos visando favorecer o crescimento ósseo. Os autores realizaram aplicações de 4 ou 8 horas por dia. Os animais foram sacrificados com uma, duas ou quatro semanas e foi realizada análise microscópica. Os resultados mostraram que a maior formação óssea peri-implantar ocorreu com duas semanas nos implantes irradiados.

19 19 As lesões da peri-implantite são caracterizadas por inflamação da gengiva, migração apical do epitélio juncional e exposição das roscas do implante ao ambiente oral, gerando bolsas periimplantares. Se não tratada apropriamente, a peri-implantite pode levar à reabsorção óssea e conseqüente perda do implante. Ainda não há indicação na literatura de um tratamento efetivo para a periimplantite. O laser de baixa potência surge como um coadjuvante objetivando acelerar o processo de reparação, diminuir os sinais da inflamação e viabilizar a neoformação óssea. (MAROTTI, J.; PIGOZZO, M.N.; NAKAMAE, A.E.M.; TORTAMANO, P.; LAGANÁ, D.C.; CAMPOS, T.N., 2008) A terapia fotodinâmica, por meio da associação da luz vermelha do laser com o corante azul de metileno, irá promover a redução bacteriana, sendo uma importante ferramenta, aliada a terapia convencional, no tratamento da periimplantite. (MAROTTI et al., 2008) A laserterapia em baixa potência apresenta grande eficiência terapêutica. Os principais efeitos desse tratamento se baseiam na capacidade antiinflamatória e antiálgica, resultando em um pós-operatório de melhor qualidade. Atuando principalmente na bioestimulação dos processos cicatriciais. O laser em baixa potência pode regular os primeiros passos do contato celular com a superfície do titânio. A utilização do laser em baixa potência com doses entre 1,5 e 3 J/cm² pode modular a atividade celular em interação com o implante, consequentemente melhorando a cicatrização tecidual. (PENHA, P.S 2009) Em estudo feito para avaliar a osseointegração de implantes cilíndricos lisos, colocados em tíbias de coelhos, submetidos ou não à irradiação com laser de baixa intensidade (AsGaAl), foi verificado que existe diferença significativa inter-grupos em relação ao fator isolado tempo. Os valores do torque de remoção dos implantes lisos no período de 30 dias são superiores ao período de 16 dias, independentemente da aplicação de laser. (PENHA, P.S 2009 apud MEYER, KRM et al 2011) O efeito da radiação do laser diodo de AsGaAl foi avaliado em culturas osteogênicas derivadas do osso alveolar humano cultivadas sobre discos de titânio. Os resultados indicaram que o laser estimula a expressão do fenótipo osteoblástico em células cultivadas sobre titânio, sugerindo possíveis benefícios no processo de

20 20 osseointegração. Apesar dos efeitos benéficos predominantes não se pode descartar que a radiação laser afetou negativamente as culturas, apontando a necessidade de mais estudos avaliando mais extensivamente seus efeitos antes de se estabelecer sua verdadeira contribuição à Implantadontia. (PETRI, A.D 2008) Ao analisar os protocolos de irradiação em implantodontia de diferentes empresas de laser a fim de esclarecer seus parâmetros, observa-se que os equipamentos emitem radiação com comprimento de onda de 780 a 980 nm. O laser mais utilizado em estudos de bioestimulação óssea é o laser de AsGaAl com comprimento de onda de 830 nm, porque tal comprimento de onda é mais eficaz em tecidos mineralizados e em regiões mais profundas, o que foi demonstrado em estudos que apresentaram resultados positivos. (PENHA, P.S 2009) Após análise e verificação dos protocolos de aplicação do laser na implantodontia foi possível concluir o seguinte: Os lasers mais utilizados em odontologia com finalidades terapêuticas apresentamse na região do espectro eletromagnético entre o vermelho e o infravermelho; Os comprimentos de onda variam entre 660 a 980 nm; Existe uma variação de emissão de potência entre 40 e 100 mw; As doses de energia variam de 2,6 a 12 J/ por ponto de aplicação, sendo que 4 pontos de 4 J são capazes de bioestimular o tecido ósseo peri-implantar; As aplicações de laser devem ser realizadas a cada 48 horas, iniciando-se no pósoperatório imediato, e estendendo-se por 2 a 4 semanas; A fim de se obter o efeito biomodulador da laserterapia na implantodontia, é imprescindível o conhecimento adequado das propriedades e características do laser. (FRIGGI, T.R et al 2011)

21 21 3. PROPOSIÇÃO Este trabalho teve por objetivo revisar a literatura referente ao emprego do laser de baixa intensidade na terapia com implantes osteointegráveis.

22 22 4. DISCUSSÃO A osteogênese, durante a fase de reparo ósseo, pode ser estimulada nos seus estágios iniciais pela aplicação do laser de baixa potência, que promove uma bioestimulação tecidual, a qual resulta na abreviação de tempo do reparo ósseo (CARVALHO et al., 2002). As regiões adjacentes aos implantes que foram irradiadas pelos lasers de baixa potência apresentaram um reparo ósseo mais organizado e mais adiantado, no período inicial do reparo, do que aquelas que não receberam o estímulo do laser de baixa potência, sugerindo que o laser de baixa potência favorece o processo de reparo ósseo durante os seus estágios iniciais. (PENHA, P.S 2009 apud GUZZARDELLA, G.A et al., 2002). A pesquisa realizada por Blay, A. (2001), comparou no mesmo estudo dois diferentes comprimentos de onda do laser de diodo (690 e 830 nm). Os autores instalaram implantes em tíbias de coelhos e bioestimularam com os lasers de diodo, seus resultados mostraram que ambos os lasers proporcionaram um melhor grau de osseointegração quando comparados com o grupo que não recebeu a terapia de laser em baixa potência. Os lasers de baixa potência são absorvidos pelos tecidos e promovem efeitos bioquímicos, bioelétricos, bioenergéticos em nível celular (CARVALHO et al., 2002). Os lasers de baixa potência parecem atuar como bioestimuladores dos fatores de indução óssea, quimiotaxia, proliferação e trofismo celular e da microcirculação local. Apresentam também alguns benefícios para a modulação da reação inflamatória, tais como liberação de beta-endorfinas e controle da enzima prostaglandina (LOPES, L.A; BRUGNERA, A.J. 1998) A terapia a laser em baixa potência age em tecidos e células que sofreram algum tipo de injúria, especificamente nos fotorreceptores das mitocôndrias. Ocorre aumento da energia e metabolismo celular, através do aumento da síntese do ATP celular (KARU, T 1998).

23 23 O laser também estimula a proliferação celular a partir da ativação do DNA, da síntese de proteínas e de enzimas (PENHA, P.S 2009 apud ANDREU M.I.G.; ZALDÍVAR, C.V 1996) A terapia a laser em baixa potência, favorece a proliferação de fibroblastos e osteoblastos, produz aumento acentuado do depósito de tecido osteóide; aumento da síntese do colágeno; níveis aumentado de enzimas como fosfatase alcalina, quando aplicado durante as fases iniciais do reparo ósseo (PENHA, P.S 2009 apud DORTBUDAK, O. et al 2000). O laser de diodo no comprimento de onda de 830 nm tem um papel biomodulador na remodulação óssea, aumentando tanto o número de osteoblastos como dos osteoclastos (PENHA, P.S 2009 apud KAWASAKI; SHIMIZU, 2000). Relatos utilizando laser de baixa potência He-Ne mostraram ação positiva na osteogênese e na biomodulação de defeitos ósseos provocados em roedores, como, aumento significativo da vascularização local, aumento do número de osteoblastos e osteoclastos (PENHA, P.S 2009 apud TRELLES, et al 1987) O laser de baixa potência He-Ne promove proliferação e maturação de osteoblastos humanos, in vitro, com aumento dos níveis das enzimas fosfatase alcalina, osteopontina, sialoproteína óssea (PENHA, P.S 2009 apud STEIN et al., 2005). O laser de baixa potência parece agir melhor na reparação tecidual, durante as fases iniciais, través do estímulo da proliferação de células osteoprogenitoras, osteoblastos, osteoclastos, fibroblastos e células endoteliais e na liberação de fatores de crescimento. A neoformação óssea, por sua vez, depende da microcirculação local, da proliferação celular, e ainda, da liberação de fatores crescimento e indutores, para que ocorra dentro dos padrões de normalidade (PENHA, P.S 2009 apud SCHENK, 1996). Mais estudos na área de laserterapia de baixa potência são necessários para esclarecer qual o melhor comprimento de onda para bioestimulação do reparo do tecido ósseo, bem como, a melhor dose de aplicação e o intervalo de tempo das aplicações.

24 24 5. CONCLUSÃO A laserterapia em baixa potência apresenta grande eficiência terapêutica. Os principais efeitos desse tratamento estão na capacidade antiinflamatória, antiálgica, resultando em um pós-operatório de melhor qualidade. Atuando principalmente na bioestimulação dos processos cicatriciais. O laser de baixa potência é considerado uma opção de tratamento promissora, de fácil manejo e aceitação por parte dos profissionais e pacientes, além de ser um método de tratamento não invasivo, ao contrário de outros métodos bioestimuladores, que precisam ser cirurgicamente instalados na área receptora. A terapia a laser em baixa potência pode promover a reparação e a mineralização óssea, dessa maneira pode ser proveitoso clinicamente na formação óssea de defeitos esqueléticos, podendo também ser utilizado como um tratamento adicional na aceleração da osseointegração de implantes. O laser em baixa potência pode regular os primeiros passos do contato celular com a superfície do titânio. A utilização do laser em baixa potência com doses entre 1,5 e 3 J/cm² pode modular a atividade celular em interação com o implante, consequentemente melhorando a cicatrização tecidual e, finalmente,o sucesso do implante.

25 25 6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS BLAY, ALBERTO. Efeitos da radiação laser em baixa intensidade no mecanismo de ossointegração de implantes: estudo in vivo [dissertation]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia; CARVALHO, D.C.L et al. Tratamentos não farmacológicos na estimulação da osteogênese. Rev. Saúde Pública, v.36, n.5, p , 2002 CASTILHO, F. T.; ZEZELL, D.M.; GROTH, E.B. Avaliação biomecânica da ação da radiação laser em baixa intensidade no processo de osseointegração de implantes de titânio inseridos em tíbia de coelhos. Dissertação (Mestrado Profissionalizante Lasers em Odontologia) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares / Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 64f CAVALCANTI, TM; BARROS, RQA; CATÃO, MHCV; FEITOSA, APA; LINS, RDAU. Conhecimento das propriedades físicas e da interação do laser com os tecidos biológicos na odontologia. An, Bras. Dermatol. vol. 86 nº 5 Rio de Janeiro Sept/Oct FRIGGI, TR; RODRIGUES, RM; FEITOSA, PC; ROMEIRO, RL. Laserterapia aplicada à implantodontia: análise comparativa entre diferentes protocolos de irradiação. Laser therapy applied to dental implants: a comparative analysis of defferent irradiation protocols. Innov Implant J, Biomaster Esthet, São Paulo, v.6, n.1, p , jan./ abr GENOVESE, Walter João. Laser de Baixa Intensidade: Aplicações Terapêuticas em Odontologia. 1.ed. São Paulo: Santos, GERBI, M.E.M.M. et al. Benefícios do laser não cirúrgico na implantodontia. Rev Assoc. Paul. Cir. Dent., v.56, p.29, GERBI, M.E.M.M.; PINHEIRO, A.L.B., JÚNIOR, A.B. Laserterapia na Implantodontia: Benefícios, Mitos e Realidades. In: CARVALHO, P.S.P. Gerenciando os riscos e Complicações em Implantodontia. 1.ed. São Paulo: Santos, p

26 26 JUNQUEIRA, L.C; CARNEIRO, J. Histologia básica. 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. LOPES, L.A; BRUGNERA, A.J. Aplicações Clínicas do Laser não-cirúrgico. In: BRUGNERA, A J; PINHEIRO, A L.B. Lasers na Odontologia Moderna. São Paulo: Pancast. p , MAROTTI, J; NETO, P.T.; WEINGART, D. Aplicação da Terapia Fotodinâmica e Laserterapia em Implantodontia. Implant News 5: MAROTTI, Juliana; PIGOZZO, Mônica Nogueira; NAKAMAE, Atlas Edson Moleros; TORTAMANO, Pedro; LAGANÁ, Dalva Cruz; CAMPOS, Tomie Nakakuki de. Terapia fotodinâmica no tratamento da periimplantite / Photodynamic therapy on peri-implantitis treatment. ImplantNews;5(4): , jul/ago MELLO, J.B.; MELLO, G.P.S. Laser em odontologia. São Paulo: Ed.Santos, p MERLI, L.A.S.; FALOPPA, F.; SANTOS, M.T.N. Efeito da aplicação do laser de baixa.intensidade na reparação do tecido ósseo. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent., v.56, p.22,2002 MORALES, J.M.G. Avaliação do efeito da irradiação com laser de diodo de GaAIAs na estabilidade de implantes de titânio por meio da análise de freqüência de ressonância Tese (Doutorado em Odontologia) (Prótese dentária)- Universidade de São Paulo, São Paulo. PENHA, P.S. Laserterapia em implantodontia. Monografia de especialização em implantodontia do ICS, Vila Velha, PETRI, A.D Efeitos da radiação laser de baixa intesidade em células osteoblásticas humanas cultivadas sobre titânio [dissertation]. Ribeirão Preto (SP): Universidade São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, RIBEIRO, M.S.; ZEZZEL D.M. Laser de baixa intensidade. In GUTKNECHT, N.;EDUARDO, C.P. A odontologia e o laser: atuação na especialidade odontológica. São Paulo: Quintessence, p

27 27 SHAFER, W.G.; HINE, M.K.; LEVY, B.M. Cicatrização das feridas bucais. In. Tratado de patologia bucal. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p SIQUEIRA Jr., J,F.; DANTAS, C.J.S. Reparação tecidual: aspectos biodinâmicos. In:. Mecanismos celulares e moleculares da inflamação. Rio de Janeiro: Medsi, p

Aplicação da Terapia Fotodinâmica e Laserterapia em Implantodontia

Aplicação da Terapia Fotodinâmica e Laserterapia em Implantodontia Aplicação da Terapia Fotodinâmica e Laserterapia em Implantodontia Juliana Marotti 1, Pedro Tortamano Neto 2, Dieter Weingart 3 1 Doutoranda do Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia da USP,

Leia mais

Introdução. Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

Introdução. Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. L.A.S.E.R. Introdução Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Introdução Em 1900 o físico alemão Max Planck apresentou uma explanação

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

3. FORMAÇÃO DA IMAGEM

3. FORMAÇÃO DA IMAGEM 3. FORMAÇÃO DA IMAGEM 3.1 INTRODUÇÃO O sistema de geração da imagem de RM emprega muitos fatores técnicos que devem ser considerados, compreendidos e algumas vezes modificados no painel de controle durante

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

FMEA (Failure Model and Effect Analysis)

FMEA (Failure Model and Effect Analysis) Definição FMEA (Failure Model and Effect Analysis) Conceitos Básicos A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta

Leia mais

3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009

3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009 3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009 Alexandre A. Tombini Diretor de Normas e Organização do Sistema

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

2. Fundamentos Físicos: Laser e Luz Intensa Pulsada

2. Fundamentos Físicos: Laser e Luz Intensa Pulsada 2. Fundamentos Físicos: Laser e Luz Intensa Pulsada A luz está presente em praticamente todos os momentos de nossas vidas e tem fundamental importância para a sobrevivência da vida no planeta. Atualmente,

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

TERAPIA FOTODINÂMICA

TERAPIA FOTODINÂMICA TERAPIA FOTODINÂMICA Terapia Fotodinâmica Estudo e desenvolvimento de novas tecnologias. Seu uso por podólogos brasileiros é anterior a 1995. Usado por podólogos em outros países, desde a década de 80.

Leia mais

fibras musculares ou miócitos

fibras musculares ou miócitos Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. As células dos tecidos

Leia mais

Membranas Biológicas e Transporte

Membranas Biológicas e Transporte Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Disciplina de Introdução a Bioquímica Membranas Biológicas e Transporte 1. Introdução 2. Os Constituintes

Leia mais

Reconhecida como uma das maiores autoridades no campo da análise infantil na

Reconhecida como uma das maiores autoridades no campo da análise infantil na 48 1.5. Aberastury: o nascimento de um neo-kleinianismo Reconhecida como uma das maiores autoridades no campo da análise infantil na Argentina, Arminda Aberastury fazia parte do grupo de Angel Garma, que

Leia mais

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Reabilitação oral e estética Amamos reconstruir sorrisos Protocolo Branemark

Leia mais

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas CONSIDERAÇÕES INICIAIS AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas Quando planejamos construir uma subestação, o aspecto de maior importância está na escolha (e, conseqüentemente, da definição)

Leia mais

Vera Lúcia Castro Jaguariúna, novembro 2005.

Vera Lúcia Castro Jaguariúna, novembro 2005. HORIZONTES DA AVALIAÇÃO NEUROTOXICOLÓGICA DE AGROQUÍMICOS Vera Lúcia Castro Jaguariúna, novembro 2005. Uma vez que a neurotoxicidade contribui para vários distúrbios mentais e neurológicos é cada vez mais

Leia mais

Desde 1984 Certificação CE Pioneiro em laser de baixa intensidade Inovador e patenteado Vendas mundiais Mais de 30 países Mais de 40.

Desde 1984 Certificação CE Pioneiro em laser de baixa intensidade Inovador e patenteado Vendas mundiais Mais de 30 países Mais de 40. Desde 1984 Certificação CE Pioneiro em laser de baixa intensidade Inovador e patenteado Vendas mundiais Mais de 30 países Mais de 40.000 unidades vendidas Documentação completa Mais de 4 000 estudos de

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ESTUDO DE VIABILIDADE Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de Custo/Benefício

Leia mais

Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters. Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada.

Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters. Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada. Produto INCI Definição Propriedades SLIMBUSTER L Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada. - Diminui a gordura localizada

Leia mais

BASES MACROMOLECULARES DA CONSTITUIÇÃO CELULAR

BASES MACROMOLECULARES DA CONSTITUIÇÃO CELULAR BASES MACROMOLECULARES DA CONSTITUIÇÃO CELULAR As moléculas que constituem as células são formadas pelos mesmos átomos encontrados nos seres inanimados. Todavia, na origem e evolução das células, alguns

Leia mais

Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais

Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais PARTE 4 Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais A caracterização de raças e ambientes de produção precisa ser melhorada para fomentar políticas de decisão na gestão dos recursos

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1. Energia cinética das precipitações Na Figura 9 estão apresentadas as curvas de caracterização da energia cinética aplicada pelo simulador de chuvas e calculada para a chuva

Leia mais

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO relatório de contas 2 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS 3 4 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS POR NATUREZAS DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Leia mais

CONTROLE E INTEGRAÇÂO

CONTROLE E INTEGRAÇÂO CONTROLE E INTEGRAÇÂO A homeostase é atingida através de uma série de mecanismos reguladores que envolve todos os órgãos do corpo. Dois sistemas, entretanto, são destinados exclusivamente para a regulação

Leia mais

Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio

Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio Marcelo Firer Museu Exploratório de Ciências Unicamp Este texto apresenta o processo de formação básica de monitores do projeto Oficina Desafio,

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

Do neurônio biológico ao neurônio das redes neurais artificiais

Do neurônio biológico ao neurônio das redes neurais artificiais Do neurônio biológico ao neurônio das redes neurais artificiais O objetivo desta aula é procurar justificar o modelo de neurônio usado pelas redes neurais artificiais em termos das propriedades essenciais

Leia mais

ESTUDO DOS TECIDOS ANIMAIS

ESTUDO DOS TECIDOS ANIMAIS TECIDO CONJUNTIVO células pouco numerosas e bastante espaçadas Substância intercelular composição varia de acordo com o tipo de tecido, ex: derme: há uma substância gelatinosa que dá resistência e elasticidade

Leia mais

Uma globalização consciente

Uma globalização consciente Uma globalização consciente O apelo a uma globalização mais ética tornou se uma necessidade. Actores da globalização como as escolas, devem inspirar por estes valores às responsabilidades que lhes são

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

A Propaganda de Medicamentos no Brasil

A Propaganda de Medicamentos no Brasil A Propaganda de Medicamentos no Brasil As principais propagandas de medicamentos no Brasil tiveram início ainda na década de 80 do século XIX. Desde então, o que se constatou foi um crescimento contínuo

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

Figura 5.1.Modelo não linear de um neurônio j da camada k+1. Fonte: HAYKIN, 2001

Figura 5.1.Modelo não linear de um neurônio j da camada k+1. Fonte: HAYKIN, 2001 47 5 Redes Neurais O trabalho em redes neurais artificiais, usualmente denominadas redes neurais ou RNA, tem sido motivado desde o começo pelo reconhecimento de que o cérebro humano processa informações

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

VALIDAÇÃO DO MODELO DE ELETROCOAGULAÇÃO FLOTAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL VISANDO À REMOÇÃO DE DQO, UTILIZANDO REATOR EM BATELADA.

VALIDAÇÃO DO MODELO DE ELETROCOAGULAÇÃO FLOTAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL VISANDO À REMOÇÃO DE DQO, UTILIZANDO REATOR EM BATELADA. VALIDAÇÃO DO MODELO DE ELETROCOAGULAÇÃO FLOTAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL VISANDO À REMOÇÃO DE DQO, UTILIZANDO REATOR EM BATELADA. T. C. PARENTE 1, R.V.SAWAKI 1, J.E.C. ALEXANDRE 2, A.C. LIMA 3,

Leia mais

Histórico. Controle Estatístico de Processo

Histórico. Controle Estatístico de Processo Histórico O CEP se destacou como ferramenta poderosa após ter sido intensamente utilizada pelo Japão após a Segunda Guerra Mundial. Após a recuperação deste país, através da obtenção de processos produtivos

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável

Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável Anexo III da Resolução n o 1 da CIMGC Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável I Introdução A atividade de projeto do Projeto de MDL Santa Carolina (denominado Projeto Santa

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

DIRETORIA COMERCIAL PLANO DE OCUPAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA COELCE

DIRETORIA COMERCIAL PLANO DE OCUPAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA COELCE DIRETORIA COMERCIAL PLANO DE OCUPAÇÃO DIRETORIA COMERCIAL JUN/21 S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS, DE CONDIÇÕES TÉCNICAS E DE SEGURANÇA...1 3 CLASSES DE INFRAESTRUTURAS DISPONIBILIZADAS...2

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

1 Introdução. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

1 Introdução. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 11 1 Introdução No contexto da reforma da administração do Estado, ocorrida com o fim da ditadura militar, a educação sofreu ajustamentos que se refletiram nas mudanças ocorridas na legislação durante

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

TEC OLOGIA JOH DEERE: MAIOR PRODUTIVIDADE COM ME OR CUSTO DE MA UTE ÇÃO. nº 1

TEC OLOGIA JOH DEERE: MAIOR PRODUTIVIDADE COM ME OR CUSTO DE MA UTE ÇÃO. nº 1 TEC OLOGIA JOH DEERE: MAIOR PRODUTIVIDADE COM ME OR CUSTO DE MA UTE ÇÃO nº 1 Treviso x John Deere Uma parceria de futuro Bom Dia! A Treviso, é um grupo composto por 10 concessionárias que representam a

Leia mais

FONTES E FORMAS DE ENERGIA

FONTES E FORMAS DE ENERGIA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: DAVID SOUZA DE MELO COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 9º ANO 3º BIMESTRE / 2012 FONTES E FORMAS

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

6 Efeito do Tratamento Térmico nas Propriedades Supercondutoras e Microestruturas de Multicamadas Nb/Co

6 Efeito do Tratamento Térmico nas Propriedades Supercondutoras e Microestruturas de Multicamadas Nb/Co 6 Efeito do Tratamento Térmico nas Propriedades Supercondutoras e Microestruturas de Multicamadas Nb/Co Com objetivo de observar a possibilidade da formação de nanopartículas de Co por tratamento térmico,

Leia mais

BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES DANOS RADIOINDUZIDOS NA MOLÉCULA DE DNA Por ser responsável pela codificação da estrutura molecular de todas as enzimas da células, o DNA passa a ser a molécula chave

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

CONSIDERAÇÕES DE QC PARA TESTES POINT-OF-CARE Tradução literal *Sarah Kee

CONSIDERAÇÕES DE QC PARA TESTES POINT-OF-CARE Tradução literal *Sarah Kee CONSIDERAÇÕES DE QC PARA TESTES POINT-OF-CARE Tradução literal *Sarah Kee O teste para o paciente está cada vez mais sendo realizado no de cabeceira. Na verdade, a disponibilidade de testes point-of-care

Leia mais

PARECER CRM/MS N 06/2011 PROCESSO CONSULTA CRM-MS 01/2011 CÂMARA TÉCNICA DE DERMATOLOGIA. Interessado: Dr. M.A.L

PARECER CRM/MS N 06/2011 PROCESSO CONSULTA CRM-MS 01/2011 CÂMARA TÉCNICA DE DERMATOLOGIA. Interessado: Dr. M.A.L PARECER CRM/MS N 06/2011 PROCESSO CONSULTA CRM-MS 01/2011 CÂMARA TÉCNICA DE DERMATOLOGIA Interessado: Dr. M.A.L Parecerista: Câmara Técnica de Dermatologia EMENTA: Uso de sistema a LASER para epilação

Leia mais

Diagnóstico Microbiológico

Diagnóstico Microbiológico Diagnóstico Microbiológico Identificação e Tipagem Bacteriana Prof. Vânia Lúcia Diagnóstico clínico Sinais (mensuráveis) e sintomas (subjetivos) Origem Etiologia Natureza Diagnóstico laboratorial Identificação

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 1.549, DE 2003 (Apensos os Projetos de Lei nº 2.284, de 2003, e nº 2.626, de 2003) Disciplina o exercício profissional de Acupuntura

Leia mais

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA Marcelo da S. VIEIRA 1, Elder Eldervitch C. de OLIVEIRA 2, Pedro Carlos de Assis JÚNIOR 3,Christianne Vitor da SILVA 4, Félix Miguel de Oliveira

Leia mais

PSICODIAGNÓSTICO: FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA¹

PSICODIAGNÓSTICO: FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA¹ PSICODIAGNÓSTICO: FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA¹ OLIVEIRA, Micheli Viera de 2 ; MELLO, Lauren Machado 2 ; OLIVEIRA, Vânia Fortes³. 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Psicólogas graduadas pelo Centro

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot Sistemas de produção e Índices zootécnicos Profª.: Valdirene Zabot O que é uma CADEIA? É um conjunto de elos onde cada um depende dos demais. Na cadeia de produção da carne e do couro, o bovino é ó elo

Leia mais

(2) converter as moléculas dos nutrientes em unidades fundamentais precursoras das macromoléculas celulares;

(2) converter as moléculas dos nutrientes em unidades fundamentais precursoras das macromoléculas celulares; INTRODUÇÃO AO METABOLISMO Metabolismo é o conjunto das reações químicas que ocorrem num organismo vivo com o fim de promover a satisfação de necessidades estruturais e energéticas. O metabolismo tem quatro

Leia mais

Influência do Espaçamento de Plantio de Milho na Produtividade de Silagem.

Influência do Espaçamento de Plantio de Milho na Produtividade de Silagem. Influência do Espaçamento de Plantio de Milho na Produtividade de Silagem. DAMASCENO, T. M. 1, WINDER, A. R. da S. 2, NOGUEIRA, J. C. M. 3, DAMASCENO, M. M. 2, MENDES, J. C. da F. 2, e DALLAPORTA, L. N.

Leia mais

TIJOLOS CRUS COM SOLO ESTABILIZADO

TIJOLOS CRUS COM SOLO ESTABILIZADO TIJOLOS CRUS COM SOLO ESTABILIZADO João Maurício Fernandes Souza¹; José Dafico Alves² ¹ Bolsista PIBIC/CNPq, Engenheiro Agrícola, UnUCET - UEG 2 Orientador, docente do Curso de Engenharia Agrícola, UnUCET

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 ANÁLISE DE DISTORÇÕES HARMÔNICAS Michelle Borges de Oliveira¹; Márcio Aparecido Arruda² ¹Universidade de Uberaba, Uberaba Minas Gerais ²Universidade de Uberaba, Uberaba Minas Gerais oliveiraborges.michelle@gmail.com;

Leia mais

Poluição atmosférica decorrente das emissões de material particulado na atividade de coprocessamento de resíduos industriais em fornos de cimento.

Poluição atmosférica decorrente das emissões de material particulado na atividade de coprocessamento de resíduos industriais em fornos de cimento. Poluição atmosférica decorrente das emissões de material particulado na atividade de coprocessamento de resíduos industriais em fornos de cimento. Benedito Costa Santos Neto

Leia mais

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Variável: Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Participantes do Aprofundamento da Variável: Coordenador: Mário Vinícius Bueno Cerâmica Betel - Uruaçu-Go Colaboradores: Juarez Rodrigues dos

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO ANO LECTIVO 2015 2016 CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL MÉTODOS OPTICOS ESPECTROFOTOMETRIA MOLECULAR (UV

Leia mais

Célula ACTIVIDADE EXPERIMENTAL. Observação de Células Eucarióticas ao MOC. Objectivos

Célula ACTIVIDADE EXPERIMENTAL. Observação de Células Eucarióticas ao MOC. Objectivos ACTIVIDADE EXPERIMENTAL Observação de Células Eucarióticas ao MOC Objectivos Identificar estruturas celulares das células vegetais e animais ao MOC. Verificar que os diferentes corantes actuam de modo

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

O que é coleta de dados?

O que é coleta de dados? O que é coleta de dados? Segundo Bandeira (2004) no projeto de pesquisa, o pesquisador deverá descrever detalhadamente o método que usará para coletar seus dados. Basicamente ele pode adotar como método

Leia mais

3ºano-lista de exercícios-introdução à fisiologia animal

3ºano-lista de exercícios-introdução à fisiologia animal 1. (Udesc) Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam sobre órgãos-alvo à distância. A ação hormonal pode provocar o estímulo ou a inibição das funções orgânicas.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Período/ Fase: 1ª. Semestre: 1º Ano: 2011

PLANO DE ENSINO. Período/ Fase: 1ª. Semestre: 1º Ano: 2011 PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Engenharia Ambiental Professora: Andréa Tozzo Marafon andreamarafon@uniarp.edu.br Período/ Fase: 1ª.

Leia mais

Resultados da Pesquisa Perfil dos Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres

Resultados da Pesquisa Perfil dos Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres Resultados da Pesquisa Perfil dos Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres Encontros Regionais abril/maio de 2014 Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas SAIAT/SPM PR Objetivos

Leia mais

Uma conceituação estratégica de "Terceiro Setor"

Uma conceituação estratégica de Terceiro Setor Uma conceituação estratégica de "Terceiro Setor" Antonio Luiz de Paula e Silva Qual é a tarefa das organizações do chamado "Terceiro Setor"? O "Terceiro Setor" está cumprindo seu papel? Que tipo de perguntas

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Teoria geral dos sistemas Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Necessário entender inicialmente os conceitos básicos e base filosófica que norteiam sistemas

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina

Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina Resumo O propósito deste trabalho é testar a resistência de bactérias (Escherichia

Leia mais

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA As atividades de Estágio Supervisionado constantes da Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da FAAST deverão ser

Leia mais

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Deficiência de Desempenho Muscular. Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa

Deficiência de Desempenho Muscular. Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Deficiência de Desempenho Muscular Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Desempenho Muscular Refere-se à capacidade do músculo de produzir trabalho (força X distância). (KISNER & COLBI, 2009) Fatores que afetam

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO TÍTULO: AGRICULTURA ORGÂNICA: ALTERNATIVA DE RENDA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA AUTORES: Gabriel José Barbosa, Murilo M. O. de Souza e David G. Francis e-mail: jbarbosa@bol.com.br,

Leia mais

A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders

A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders REVISÃO META-ANALÍTICA DO USO DE INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS NO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA Publicado: Am J Psychiattry

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA CURSO DE ELETRÔNICA E MECÂNICA

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA CURSO DE ELETRÔNICA E MECÂNICA FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA CURSO DE ELETRÔNICA E MECÂNICA Wind Charger Felipe Cezimbra Rubo Guilherme Vier Lucas Dagostin Roveda Muriel Müller Becker Introdução Nosso projeto

Leia mais

Seleção de comprimento de onda com espectrômetro de rede

Seleção de comprimento de onda com espectrômetro de rede Seleção de comprimento de onda com espectrômetro de rede Fig. 1: Arranjo do experimento P2510502 O que você vai necessitar: Fotocélula sem caixa 06779.00 1 Rede de difração, 600 linhas/mm 08546.00 1 Filtro

Leia mais

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170 4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído Objetivo: Método: Ao final desta Tarefa você: Estará familiarizado com o conceito de ruído. Será capaz de descrever o efeito do Ruído em um sistema de comunicações digitais.

Leia mais

Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física?

Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física? Fisiologia Humana QUESTÕES INICIAIS 1 2 3 Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física? Qual a importância dos conhecimentos

Leia mais

Plano de Continuidade de Negócios

Plano de Continuidade de Negócios Plano de Continuidade de Negócios Objetivo Contingenciar situações e incidentes de segurança que não puderam ser evitados. Deve ser eficaz como um pára-quedas reserva o é em um momento de falha do principal,

Leia mais