Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN"

Transcrição

1 Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN

2 Não cabe o MS Art. 5 o tratar: Não se concederá mandado de segurança quando se I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução; II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo; III - de decisão judicial transitada em julgado.

3 Não cabe o MS 2 o Não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.

4 Súmula 333. Cabe mandado de segurança contra ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou empresa pública

5 ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. MANDADO DE SEGURANÇA IMPETRADO CONTRA ATO EMANADO DE REPRESENTANTE DE CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA. CABIMENTO. FORNECIMENTO. INTERRUPÇÃO. FRAUDE NO MEDIDOR. 1. O ato impugnado, qual seja, corte do fornecimento de energia elétrica em virtude de inadimplemento de consumidor, traduz-se em ato de autoridade no exercício de função delegada pelo poder público, impugnável pela via do mandado de segurança (REsp /MT, Relator Ministro Castro Meira, DJ de 20/2/2006). 2. É ilegítimo o corte administrativo no fornecimento de energia elétrica quando o débito decorrer de suposta fraude no medidor de consumo de energia, apurada unilateralmente pela concessionária. Precedentes do STJ. 3. Recurso especial não provido (STJ, REsp /SP)

6 Honorários advocatícios Sum. 512, STF: Não cabe condenação em honorários de advogado na ação de mandado de segurança Sum 105, STJ: Na ação de mandado de segurança não se admite condenação em honorários advocatícios

7 Lei /01 Art. 3º Compete ao Juizado Especial Federal Cível processar, conciliar e julgar causas de competência da Justiça Federal até o valor de sessenta salários mínimos, bem como executar as suas sentenças. 1º Não se incluem na competência do Juizado Especial Cível as causas: I - referidas no art. 109, incisos II, III e XI, da Constituição Federal, as ações de mandado de segurança, de desapropriação, de divisão e demarcação, populares, execuções fiscais e por improbidade administrativa e as demandas sobre direitos ou interesses difusos, coletivos ou individuais homogêneos;

8 Sobre o Art. 3º da Lei /09 Art. 3º O titular de direito líquido e certo decorrente de direito, em condições idênticas, de terceiro poderá impetrar mandado de segurança a favor do direito originário, se o seu titular não o fizer, no prazo de 30 (trinta) dias, quando notificado judicialmente. Parágrafo único. O exercício do direito previsto no caput deste artigo submete-se ao prazo fixado no art. 23 desta Lei, contado da notificação.

9 (...) compete ao proprietário a obrigação de recolher o IPTU. De modo que, em princípio, a ele compete questionar exigência ilegal desse tributo. (...) Por isso, apenas se, apesar de regularmente notificado, o proprietário quedar-se inerte, é que terá legitimidade o locatário contribuinte de fato, para, em seu nome próprio, mas precisamente em favor do proprietário (e, em última análise, disso haurindo benefícios) a hipótese é de substituição processual impetrar mandado de segurança contra tal exigência tributária que esteja acoimado de ilegal ou inconstitucional (Arruda Alvim. Mandadode segurança no direito tributário)

10 Art. 6º A petição inicial, que deverá preencher os requisitos estabelecidos pela lei processual, será apresentada em 2 (duas) vias com os documentos que instruírem a primeira reproduzidos na segunda e indicará, além da autoridade coatora, a pessoa jurídica que esta integra, à qual se acha vinculada ou da qual exerce atribuições. 1º No caso em que o documento necessário à prova do alegado se ache em repartição ou estabelecimento público ou em poder de autoridade que se recuse a fornecê-lo por certidão ou de terceiro, o juiz ordenará, preliminarmente, por ofício, a exibição desse documento em original ou em cópia autêntica e marcará, para o cumprimento da ordem, o prazo de 10 (dez) dias. O escrivão extrairá cópias do documento para juntá-las à segunda via da petição.

11 2º Se a autoridade que tiver procedido dessa maneira for a própria coatora, a ordem far-se-á no próprio instrumento da notificação. 3º Considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática. 4º (Vetado.) 5º Denega-se o mandado de segurança nos casos previstos pelo art. 267 da Lei n , de 11 de janeiro de 1973 Código de Processo Civil. (julgamento sem mérito) 6º O pedido de mandado de segurança poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito.

12 1- O juiz pode aceitar ou negar a petição Aceitando 2 - Notificação da autoridade coatora. Prazo de 10 dias 3 - Cientificar a PJ interessada (Réu) Se quiser se manifesta em 10 dias. 4 - Juiz envia para manifestação do MP Prazo 10 dias 5 - Conclusos para decisão Prazo de 30 dias para dar a sentença

13 I - FATOS Trata-se de processo de arrolamento realizado pela Receita Federal do Brasil, em razão de auto de infração emanado pela autoridade indicada, por suposta divergências com relação à base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física do impetrante. A Receita Federal realizou procedimento administrativo prévio, e lavrou sem antes findar o julgamento de processo administrativo interposto pelo autoimpetranter, o mencionado auto de infração. Sem qualquer comunicação prévia ao impetrante, efetivou em seu conjunto patrimonial notação de arrolamento, para que todas as vendas de bens sejam comunicadas a autoridade fiscal para posterior efetivação da venda com a imediata substituição do bem arrolado. Tal medida perdura desde 2014, contudo, o autor da presente demanda só veio a tomar ciência dos fatos agora, pois recentemente através de requerimento de matrícula atualizada de um dos imóveis junto ao cartório de registro, identificou a notação de arrolamento. Inconformado com tal medida busca amparo através desse juízo para que seu direito líquido e certo possa ser garantido.

14 II DO CABIMENTO E TEMPESTIVIDADE DO MANDADO DE SEGURANÇA Conforme o artigo 5º, LXIX da Constituição Federal, é cabível o Mandado de Segurança para proteger direito líquido e certo, entendido aquele em que se pretende discutir violação a Direito garantido pelo ordenamento jurídico vigente, conforme interpretação da Sumula 625 do STF. A presente demanda visa garantir unicamente o exercício do direito do impetrante que foi violado pela Fazenda Pública pelo não respeito aos procedimentos formais definidos em lei como se demonstrará a seguir. O caso em tela se comprovará com a apresentação de documentos que se encontram anexos ao Mandado de Segurança, não sendo necessário qualquer outra dilação probatória. A lei /09 prevê em seu artigo 23 que o prazo decadencial de 120 dias contar-se-á a partir da data de ciência do ato coator, que no presente caso, ocorreu em em razão de pedido para expedição junto ao cartório de uma matrícula de imóvel atualizada, por isso, totalmente TEMPESTIVO, conforme preceitua a legislação.

15 II DO MÉRITO 1 DO ARROLAMENTO SEM CUMPRIR OS REQUISITOS FORMAIS OBRIGATÓRIOS. Determina a lei 9.532/97 no artigo 64 que o arrolamento de bens, será realizado, sempre que: Artigo 64: A autoridade fiscal competente procederá ao arrolamento de bens e direitos do sujeito passivo sempre que o valor dos créditos tributários de sua responsabilidade for superior a trinta por cento do seu patrimônio conhecido. (grifos nossos). Em seu parágrafo 3º do mesmo diploma legal a legislação determina um procedimento formal para consumação do ato, vejamos: 3º A partir da data da notificação do ato de arrolamento, mediante entrega de cópia do respectivo termo, o proprietário dos bens e direitos arrolados, ao transferi-los, aliená-los ou onerá-los, deve comunicar o fato à unidade do órgão fazendário que jurisdiciona o domicílio tributário do sujeito passivo. (grifos nossos).

16 Conforme pode se destacar o direito ao arrolamento se presume, a plena ciência do autor, para que notificado do ato, possa inclusive opor medidas as quais pretendam discutir o feito. A legitimidade de tal ato, portanto, só pode ser garantida com o cumprimento rigoroso das formalidades exigidas em lei, caso contrário estaremos diante da nulidade dos atos administrativos. Não obstante o Supremo Tribunal Federal já ter se posicionado pela possibilidade da própria administração pública anular seus atos, através da edição da Sumula 473, o Poder Judiciário, se provocado, deve sim identificado o vício formal promover também sua imediata nulidade, com efeitos retroativos, vejamos:

17 III DA MEDIDA LIMINAR O Artigo 7º, III da Lei /09 determina os requisitos para concessão da medida liminar: fumus boni iuris e periculum in mora. O Fumus boni iuris está comprovado em razão da ilegalidade dos atos praticados pela autoridade Fazendária, pois apesar de constitucional o direito do arrolamento, é devido o cumprimento obrigatório das formalidades impostas pela lei e pela Instrução Normativa, qual seja o valor do Crédito Tributário ser superior ao mínimo fixado pela legislação, e que represente simultaneamente a 30% do valor dos bens conhecidos do devedor, bem como a cientificação do devedor para que possa exercer seus direitos constitucionais de contraditório e ampla defesa. Conforme se demonstrou na presente impetração do Mandado de Segurança, que o valor do débito ainda está em discussão administrativa desde 2014, sem qualquer outro procedimento administrativo que pudesse se justificar a tamanha demora, principalmente se tratando como objeto da lavratura, matéria exclusivamente de direito, que deveria, por senso lógico jurídico antecipar o julgamento do feito, pois não é necessário discussão de fato, nem tão pouco nenhum outro meio de prova. Mas a demora visa constranger o devedor, de ter seus bens notados com inscrição pública de Bloqueio por parte da Receita Federal do Brasil, fazendo com que seu direito de dispor sobre o imóvel sofra limitações além daquela que deseja a legislação de unicamente proteger a solvência, dentro de um devido processo legal. O que não aconteceu no presente caso.

18 Está ocorrendo no presente caso, na verdade, cerceamento de defesa, pois não se permitiu o exercício do contraditório e ampla defesa, em razão da ausência de notificação, seja, ela por correio, pessoal ou edital. Além disso, a demora na análise do processo administrativo somada ao arrolamento, caracteriza uma verdadeira caução, o que já reiteradas vezes os tribunais superiores deflagram a inconstitucionalidade do ato. O periculum in mora está caracterizado pela morosidade do fisco em finalizar a demanda administrativa, inviabilizando de fato o exercício de direito de alienação de propriedade, pois os possíveis compradores, acabam desistindo da compra, ao identificarem a notação na matrícula do imóvel, além do que a demora na concessão do mérito poderá fazer perdurar uma ilegalidade. A condição financeira do autor não pode ser prejudicada na possibilidade de futuras transmissões, por vontade e inércia do Poder Público. Além disso, qualquer matrícula atualizada que o devedor necessita para a continuidade de suas atividades, constará indevidamente a respectiva notação.

19 III DOS PEDIDOS Pelos argumentos de fato e de direito já esclarecidos, o impetrante requer a Vossa Excelência: A A Concessão da medida liminar, para a suspensão imediata dos efeitos do arrolamento dos bens em nome do impetrante, pelo preenchimento dos requisitos conforme o artigo 7º, inciso III da Lei /09. B Notificação da Autoridade Coatora para apresentar esclarecimentos no prazo de 10 dias. C Cientificação da União Federal, na pessoa do seu representante legal, para ingressar no feito, se assim desejar. D Procedência do pedido, garantindo a segurança em definitivo, para cancelar o arrolamento dos bens e a imediata notificação aos órgãos de registro de bens para exclusão das notações, em razão do descumprimento formal dos requisitos expostos pela legislação vigente, que seria a notificação do devedor, inviabilizando seu direito de exercer o contraditório e ampla defesa, bem como a ausência de um crédito tributário que represente a insolvência do devedor, em valor igual ou superior ao novo limite fixados pela legislação, sendo esses dois requisitos totalmente descumpridos pela autoridade fazendária, artigos 64 da Lei 9.532/97 e artigos 7º da Instrução Normativa 1565/2005, e também em razão da exigência de caução unilateral e abusiva da Receita Federal, pois não podemos assumir que a duração de 03 anos de um arrolamento, é uma mera medida preparatória, mas sim uma verdadeira caução. E Oitiva do Ministério Público para manifestar. F Condenação da União Federal em custas processuais. G O reconhecimento pelos patronos do impetrante que afirmam a veracidade dos documentos apresentados.

20 Contatos Professor Rubens

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Mandado de Segurança Prof. Gisela Esposel - Natureza jurídica: ação autônoma de impugnação - Destina-se a proteger os interesses do indivíduo contra

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO 1. Qual é a ação judicial cabível? Se o medicamento estiver aprovado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 08/05/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 08/05/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 08/05/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 51 MANDADO DE SEGURANÇA Continuação aula 50... Observação:

Leia mais

LEI N o , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências.

LEI N o , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências. c Publicada no DOU de 10-8-2009. LEI N o 12.016, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências. c Arts. 5 o, LXIX e LXX, 102, I, d, e II, a, 105,

Leia mais

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II) Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA REPRESSIVO COM PEDIDO DE MEDIDA LIMINAR

MANDADO DE SEGURANÇA REPRESSIVO COM PEDIDO DE MEDIDA LIMINAR EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ(ÍZA) FEDERAL DA JUSTIÇA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO. QUALIFICAÇÃO AUTOR + ADVOGADOS, impetrar MANDADO DE SEGURANÇA REPRESSIVO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN

Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN Constituição Federal Art. 5º. LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA

MANDADO DE SEGURANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 59 18/10/2017 Direito Tributário MANDADO DE SEGURANÇA PERGUNTAS: É tributo? Vigência da lei? Princípio da Irretroatividade Eficácia

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Mandado de Segurança Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Mandado de Segurança Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Parte 2 Prof. Marcello Leal Tipos de Mandados de Segurança Coletivo Individual Preventivo Repressivo Hipóteses de cabimento O que é direito líquido

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Parte 2 Profª. Tatiana Constancio -Procedimento: art. 6 o A petição inicial, que deverá preencher os requisitos estabelecidos pela lei processual,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO MANDADO DE SEGURANÇA Caso... Fernando Santos, realizou em 29.04.2009 sua DIRPF com relação aos rendimentos auferidos em 2008, sendo devidamente declarados: Vencimentos

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA

MANDADO DE SEGURANÇA MANDADO DE SEGURANÇA Previsão constitucional Art. 5º, LXIX da CF LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO MANDADO DE SEGURANÇA Cliente: Fernando Santos Caso: Arrolamento de Bens Motivo: Omissão de Receita IRPF Status atual: Processo Administrativo pendente Jurisprudência...

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA.

MANDADO DE SEGURANÇA. MANDADO DE SEGURANÇA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. MANDADO DE SEGURANÇA... 4 Fundamentação...4 Previsão legislativa...4 Natureza Civil... 5 Requisitos do Mandado de Segurança... 5 Legitimidade Ativa...6

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A atividade de cobrança dos tributos é plenamente vinculada à lei. A atuação do Fisco ou seus representantes que

Leia mais

Processo Tributário Rubens Kindlmann

Processo Tributário Rubens Kindlmann Processo Tributário Rubens Kindlmann Ementa Iniciação ao Processo Tributário. Ação declaratória e Ação Anulatória. Competência tributária. Nascimento do interesse processual para propositura da ação declaratória.

Leia mais

Aula 12. No MS, ainda que o autor seja derrotado, ele não será condenado em honorários advocatícios.

Aula 12. No MS, ainda que o autor seja derrotado, ele não será condenado em honorários advocatícios. Turma e Ano: Processo Judicial Tributário (2015) Matéria / Aula: MS em Matéria Tributária Parte I / 12 Professor: Mauro Lopes Monitora: Laryssa Marques Aula 12 Peculiaridades do Mandado de Segurança em

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A atividade de cobrança dos tributos é plenamente vinculada à lei. A atuação do Fisco ou seus representantes que

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA. Fernando Santos, realizou em sua DIRPF com relação aos rendimentos auferidos em 2008, sendo devidamente declarados:

MANDADO DE SEGURANÇA. Fernando Santos, realizou em sua DIRPF com relação aos rendimentos auferidos em 2008, sendo devidamente declarados: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 58 16/10/2017 Direito Tributário MANDADO DE SEGURANÇA CASO... Fernando Santos, realizou em 29.04.2009 sua DIRPF com relação aos

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO INICIAÇÃO PROCESSUAL MANDADO DE SEGURANÇA Cliente: Fernando Santos Caso: Arrolamento de Bens Motivo: Omissão de Receita IRPF Status atual: Processo Administrativo

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO MANDADO DE SEGURANÇA L C.T. D.A C.D.A E.F. Ação Anulatória MS Repressivo No presente caso a prova documental (A.R.) está em posse da Fazenda, como apresentar

Leia mais

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 8 Cristiano Lopes

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 8 Cristiano Lopes OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 8 Cristiano Lopes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. META 8 LEITURA OBRIGATÓRIA Legislação: CF, art. 5 o, LXIX e LXX;

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL. EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO

ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL. EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO Enunciados Respostas 1 Considerando o cabimento, indique a diferença entre as ações: A. Mandado de segurança Art.

Leia mais

COMARCA DE PORTO ALEGRE 6ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA 1º JUIZADO PROCESSO Nº 001/ NATUREZA: IMPETRANTE: IMPETRADO:

COMARCA DE PORTO ALEGRE 6ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA 1º JUIZADO PROCESSO Nº 001/ NATUREZA: IMPETRANTE: IMPETRADO: COMARCA DE PORTO ALEGRE 6ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA 1º JUIZADO PROCESSO Nº 001/1.10.0126539-5 NATUREZA: IMPETRANTE: IMPETRADO: MANDADO DE SEGURANÇA NOVA PACK EMBALAGENS LTDA. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DA

Leia mais

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 LEI Nº 12.016, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências. O PRESIDENTE DE REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências.

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências. LEI Nº 12.016, DE 7 DE AGOSTO DE 2009. Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Revisão ao Vivo 2ª Fase. Professora Roberta Boldrin Direto Tributário

Revisão ao Vivo 2ª Fase. Professora Roberta Boldrin Direto Tributário Revisão ao Vivo 2ª Fase Professora Roberta Boldrin Direto Tributário Lei Federal 15.1300/2015 (fictícia) foi editada para instituir a isenção de IPI aos portadores de deficiência física, prevendo, expressamente,

Leia mais

Michel Gouveia (não respondo no messenger)

Michel Gouveia (não respondo no messenger) Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia (não respondo direct) Para não levar uma carência de ação, faça o requerimento administrativo.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. Conceito: a ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com

Leia mais

Kappajur Cursos Jurídicos.

Kappajur Cursos Jurídicos. MANDADO DE SEGURANÇA Legislação Anotada Kappajur Cursos Jurídicos @kappajur A Legislação Anotada foi elaborada pensando em duas realidades vivenciadas pelos nossos alunos: a dificuldade de se estudar o

Leia mais

LEI Nº 1533/51 LEI Nº 12016/09

LEI Nº 1533/51 LEI Nº 12016/09 LEI Nº 1533/51 LEI Nº 12016/09 Art. 1º - Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas-corpus, sempre que, ilegalmente ou com abuso do poder, alguém

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL MÍNIMA MANDADO DE SEGURANÇA.

PETIÇÃO INICIAL MÍNIMA MANDADO DE SEGURANÇA. PETIÇÃO INICIAL MÍNIMA MANDADO DE SEGURANÇA prof.luisalberto@gmail.com MANDADO DE SEGURANÇA COMPETÊNCIA ENDEREÇAMEN TO LEGITIMIDADE ATIVA STF, Tribunais Superiores, TJ dos Estados e DF, TRF, Juízes Federais,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES E FORNECEDORES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES E FORNECEDORES BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES E FORNECEDORES Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Aula 26 Artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor O consumidor, sem prejuízo do disposto no

Leia mais

Prof. Darlan Barroso. Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018

Prof. Darlan Barroso. Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018 Prof. Darlan Barroso Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018 Antoninho, menor, propôs ação de alimentos em face de Antonio, que tramitou perante a 2ª Vara de Família de Campo Grande/MS. Na ação, foi preferida

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Mandado de Segurança Parte 3 Prof. Marcelo Barbi Art. 5 º : Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo,

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MANDADO DE SEGURANÇA: REQUISITOS 3) Ato coator comissivo ou omissivo: exige-se um

Leia mais

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO Editora OAB/SC Florianópolis, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE J332d Janczeski, Célio Armando Direito Processual Tributário/Célio Armando

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Habeas Corpus Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Habeas Corpus contra ato de particular. Controvérsia: Habeas Corpus - Exemplo: sujeito é internado em

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL O tema envolve, de início, o exame da competência para julgamento da causa que envolve a União Federal e Universidade particular havendo fatos encadeados

Leia mais

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor...

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor... SUMÁRIO Agradecimentos......... 7 Nota do autor............. 9 Abreviaturas...... 11 Prefácio da jq edição...... 31 1. Introdução...... 33 2. Estado e Direito...... 41 2.1. Estado... 41 2.2. As Declarações

Leia mais

Treino nº 01 PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

Treino nº 01 PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL . 4.1 Treino nº 01 PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL A empresa Aquatrans é concessionária de transporte público aquaviário no Estado X há sete anos e foi surpreendida com a edição do Decreto 1.234, da Chefia do

Leia mais

Mandado de Segurança

Mandado de Segurança Mandado de Segurança Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Mandado de Segurança.

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO PARTE I NOÇÕES GERAIS. Capítulo I HISTÓRICO DO MANDADO DE SEGURANÇA

ÍNDICE SISTEMÁTICO PARTE I NOÇÕES GERAIS. Capítulo I HISTÓRICO DO MANDADO DE SEGURANÇA ÍNDICE SISTEMÁTICO 1. Antecedentes PARTE I NOÇÕES GERAIS Capítulo I HISTÓRICO DO MANDADO DE SEGURANÇA 2. O mandado de segurança no regime constitucional 3. Direitos e garantias fundamentais 4. Tutela jurisdicional

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Sumário. 1. Autoridade coatora federal Substituição processual em Mandado de Segurança Abreviaturas... 15

Sumário. 1. Autoridade coatora federal Substituição processual em Mandado de Segurança Abreviaturas... 15 Sumário Abreviaturas... 15 Lei do Mandado de Segurança Lei 12.016, de 7 de Agosto de 2009... 17 Art. 1º... 17 1. Âmbito temático da norma... 17 2. Antecedentes históricos... 18 3. Direito líquido e certo.

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo Objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Mandado de Segurança Bernardo Santana Alves Nascimento* Conceito e modalidades do Mandado de Segurança, sem deixar de lado o direito liquido e certo e a possibilidade de pedido liminar

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 50 MANDADO DE SEGURANÇA Requisitos Art. 202 e 203 CTN. H.I

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Art. 994 São cabíveis os seguintes recursos: I - apelação; II - agravo de instrumento; III - agravo interno; IV - embargos de declaração;

Leia mais

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS São também chamadas e conhecidas por remédios jurídicos. As sete providências jurídicas a seguir enumeradas, são asseguradas a toda e qualquer pessoa dentro do território nacional

Leia mais

Habeas Corpus (HC): REMÉDIOS JURÍDICOS PARA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Habeas Corpus (HC): REMÉDIOS JURÍDICOS PARA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS REMÉDIOS JURÍDICOS PARA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Habeas Corpus (HC):. Histórico - o habeas corpus pode ser reportado à Magna Carta (1215). Contudo, sua formalização se deu pelo Habeas Corpus

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 5ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 5ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 5ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais Aplicação dos direitos fundamentais 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Rol exemplificativo 2º

Leia mais

RECURSOS PROCESSUAIS

RECURSOS PROCESSUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 70 04/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS Só possível interpor um recurso por vez, para cada ato do juiz. Art. 994 CPC.

Leia mais

Capítulo 3. REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS

Capítulo 3. REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS Capítulo 3. REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS ADMINISTRATIVOS (art. 5º, XXXIV, da CRFB/88): O Direito de petição e o Direito de obtenção de certidões são garantias constitucionais para

Leia mais

A nossa missão é aprovar você!

A nossa missão é aprovar você! MODELO DA PEÇA: ENUNCIADO: Na cidade de Belo Horizonte, existe um grande bairro chamado Venda Nova. O bairro é afastado do centro urbano e mesmo não obtendo nenhum investimento por parte do governo municipal

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII TB OFFICE Data-base: Jun/2016 PROCESSO Nº: 0008465-38.2014.4.02.5101 ORIGEM: 6ª Vara Cível do Fórum Cível de Rio de Janeiro

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO INICIAÇÃO PROCESSUAL Art. 183 A enumeração das garantias atribuídas neste Capítulo ao crédito tributário não exclui outras que sejam expressamente previstas

Leia mais

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO... 4 Apontamentos Iniciais...4 Legitimidade... 5 Competência... 5 Procedimento...6

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Mandado de Injunção Direito Constitucional Prof. André Vieira Direito Constitucional MANDADO DE INJUNÇÃO LEI Nº 13.300, DE 23 DE JUNHO DE 2016 Queridos alunos. O

Leia mais

Aula 01 MANDADO DE SEGURANÇA 1

Aula 01 MANDADO DE SEGURANÇA 1 Turma e Ano: Práxis Como impetrar um MS (2016) Matéria/Data: Petição Inicial Mínima (18/01/16) Professor: Luis Alberto Souza Andrade Monitora: Márcia Beatriz Aula 01 MANDADO DE SEGURANÇA 1 O mandado de

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Parte 2 Competência Ação anulatória e a ação de embargos A ação anulatória, para o STJ, poderá ser utilizada antes, durante a execução fiscal e

Leia mais

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro HABEAS CORPUS LXVIII - Conceder-se-á habeas corpus sempre

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado da Comarca de Belo Horizonte

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado da Comarca de Belo Horizonte PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado da Comarca de Belo Horizonte Avenida Raja Gabaglia, 1753, Conjunto Santa Maria, BELO HORIZONTE

Leia mais

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. APONTAMENTOS INICIAIS... 4 Hipóteses de Cabimento...4 Legitimidade Ativa e Passiva...6 Competência...6 Medida Cautelar...6 Procedimento...7

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR AGRAVANTE S AGRAVADO : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA : MEIRE APARECIDA DE AMORIM ROGERIO ALTOBELLI ANTUNES E OUTRO(S) EMENTA AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA.

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MANDADO DE SEGURANÇA: PROCEDIMENTO (art. 5º, LXIX, CRFB c/c Lei nº 12.016/2009) -

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS PELO NOVO CPC Prof. Juliano Colombo A Busca da Conciliação Art. 3º - 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento. Processamento do agravo no Tribunal. O Agravo de Instrumento uma vez distribuído

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL - C006061 Zeta é uma sociedade empresária cujo objeto social é a compra, venda e montagem de peças metálicas utilizadas em estruturas de shows e demais eventos. Para

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recurso especial

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recurso especial CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (12/11/2018) Recurso especial Conceito: espécie de recurso com gênese constitucional, considerado

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) Art. 10. As partes poderão designar,

Leia mais

Trata-se de recurso de agravo de instrumento com pedido de efeito suspensivo interposto por Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná

Trata-se de recurso de agravo de instrumento com pedido de efeito suspensivo interposto por Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 1506259-8, DA 4ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA-PR Agravante: AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO PARANÁ ADAPAR/PR Agravado: RUDMAR

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

23/09/2016 PEÇA 1) DIREITO MATERIAL

23/09/2016 PEÇA 1) DIREITO MATERIAL PEÇA João e José são pessoas com deficiência física, tendo concluído curso de nível superior. Diante da abertura de vagas para preenchimento de cargos vinculados ao Ministério da Agricultura, postularam

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais PJe - Processo Judicial Eletrônico 09/04/2019 Número: 5030518-12.2019.8.13.0024 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 2ª Vara de Feitos Tributários

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO...

SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO... SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO... 17 APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO... 19 APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO... 21 APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO... 23 APRESENTAÇÃO... 25 CAPÍTULO I DIREITO PROCESSUAL PÚBLICO...

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Conceito É um fenômeno que acarreta a perda do direito subjetivo do Fisco em constituir o crédito tributário pelo lançamento, em decorrência do decurso do prazo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais e Garantias Processuais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular Parte 7 Profª. Liz Rodrigues Art. 5º, LXXI: conceder-se-á

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Juizado Especial Parte 9 Prof(a). Bethania Senra - Após o preparo, intima-se o recorrido para oferecer resposta escrita ao recurso no prazo de 10 dias (art. 42, 2º, Lei 9.099/95).

Leia mais

Tribunal de Justiça de Pernambuco Poder Judiciário 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital

Tribunal de Justiça de Pernambuco Poder Judiciário 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital de 6 07/01/2016 17:51 Tribunal de Justiça de Pernambuco Poder Judiciário 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital AV DESEMBARGADOR GUERRA BARRETO, S/N, FORUM RODOLFO AURELIANO, ILHA JOANA BEZERRA, RECIFE

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Em janeiro de 2007, a Fazenda Nacional lavrou auto de infração em face da pessoa jurídica ABC, visando à cobrança de contribuições previdenciárias dos anos de 2005

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Zeta é uma sociedade empresária cujo objeto social é a compra, venda e montagem de peças metálicas utilizadas em estruturas de shows e demais eventos. Para o regular

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL TRIBUTÁRIA

PETIÇÃO INICIAL TRIBUTÁRIA PETIÇÃO INICIAL TRIBUTÁRIA ÍNDICE 1. ESTRUTURA BÁSICA E ENDEREÇAMENTO...4 Petição Inicial...4 Endereçamento...4 2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES...11 3. DOS FATOS, DOS DIREITOS E DOS PEDIDOS... 13 I - Síntese

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA - QUADRO COMPARATIVO LEGISLAÇÃO VIGENTE / LEGISLAÇÃO REVOGADA

MANDADO DE SEGURANÇA - QUADRO COMPARATIVO LEGISLAÇÃO VIGENTE / LEGISLAÇÃO REVOGADA MANDADO DE SEGURANÇA - QUADRO COMPARATIVO LEGISLAÇÃO VIGENTE / LEGISLAÇÃO REVOGADA e SÚMULAS CORRELATAS Paulo Osternack Amaral 1 e Rafael Knorr Lippmann 2 LEGISLAÇÃO VIGENTE LEI 12.016/2009 Art. 1º. Conceder-se-á

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral;

Leia mais

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL 1 2 O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Indaga-se: havendo o trânsito em julgado administrativo ou sendo interposto recurso fora do prazo, recebe-se, conhece-se e analisa-se o referido

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Regional Federal da 3ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 14/05/2019 Número: 5010524-82.2019.4.03.0000 Classe: AGRAVO DE INSTRUMENTO Órgão julgador colegiado: 6ª Turma Órgão julgador: Gab.

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27 SUMÁRIO SUMÁRIO..................... 1. A evolução do MS no sistema constitucional... 25 2. Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27... 1. MS como tutela jurisdicional diferenciada com cognição

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 9 Prof(a). Bethania Senra Recurso Especial: - Não se admite o REsp que só tem cabimento de decisões de única ou última instância de Tribunais, não sendo cabível em face de

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) - Previsão constitucional (art. 98,

Leia mais