emitidos na DIA (Declaração de Impacte Ambiental) ou atrasos nos processos de concurso, nomeadamente reclamações dos respetivos concorrentes.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "emitidos na DIA (Declaração de Impacte Ambiental) ou atrasos nos processos de concurso, nomeadamente reclamações dos respetivos concorrentes."

Transcrição

1 12/13/2018 Estratégia para o Aumento da Competitividade nos Portos Concurso para Terminal Vasco da Gama lançado ainda este ano. Barreiro avança?no 1.º trimestre de 2019 Em exclusivo para a Transportes em Revista, o Ministério do Mar faz um ponto da situação porto a porto, sobre a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente Horizonte A Tutela revela que a maioria dos projetos estão dentro dos timings previstos e que o concurso para o novo Terminal Vasco da Gama (Porto de Sines) será lançado ainda este ano. No dia 24 de novembro de 2017, a Resolução de Conselho de Ministros n.º 175/2017 dava luz verde ao Plano de Ação da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente Horizonte Em causa está um investimento de 2,5 mil milhões de euros (sendo 83% desse investimento privado, 11% público nacional e 6% europeu), com vista a dotar o sistema portuário nacional de capacidade para dar resposta à crescente procura pelo transporte marítimo, à escala global e com particular incidência nos portos comerciais do continente os quais têm registado crescimentos significativos nos últimos anos, chegando a um momento de necessária expansão e modernização. O plano apresentado pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, já definia também os timings e as velocidades que cada projeto deveria ter, contemplando os prazos habituais das etapas necessárias à concretização dos vários investimentos em causa, tendo em conta que se têm de respeitar os diversos passos, nomeadamente no que diz respeito aos processos de concurso para projetos, Estudos de Impacte Ambiental (EIA) e empreitadas, que inclui o lançamento do concurso, adjudicação, visto do Tribunal de Contas e consignação. Mas também os processos de renegociação de concessões e processos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), que inclui a Consulta Pública, a Audiência Prévia e a emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) e respetivas condicionantes. Sensivelmente um ano após a aprovação da Estratégia em Conselho de Ministros, os projetos avançam a bom ritmo e, na sua grande maioria, dentro dos timings previstos. E são poucos os casos em que existe algum desfasamento relativamente ao inicialmente previsto, os quais se devem, essencialmente, a atrasos nos processos de Avaliação de Impacte Ambiental em causa estiveram pedidos de esclarecimentos adicionais e condicionamentos

2 emitidos na DIA (Declaração de Impacte Ambiental) ou atrasos nos processos de concurso, nomeadamente reclamações dos respetivos concorrentes. Façamos então o ponto de situação da Estratégia, projeto a projeto: Porto de Viana do Castelo No Porto de Viana do Castelo, a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente identifica dois grandes projetos, num investimento total de 35,5 milhões de euros, com vista ao aumento da sua competitividade: o aprofundamento do canal de navegação (26 milhões de euros), que inclui investimento privado de 11 milhões de euros numa nova doca seca e a melhoria dos acessos rodoviários ao porto (9,5 milhões de euros). No que respeita ao projeto de Aprofundamento do Canal de Navegação, está já a ser preparado para este ano o lançamento do concurso para a respetiva empreitada, o que vai ao encontro do cronograma previsto. Contudo, mesmo com as condicionantes impostas pela DIA a previsão de conclusão da obra mantém-se em Já em relação ao projeto de melhoria dos acessos rodoviários ao Porto de Viana do Castelo, o mesmo está adiantado face ao cronograma previsto. Neste momento, o projeto encontrase em fase de adjudicação das propostas apresentadas em sede de concurso, prevendo-se a consignação da empreitada até final do presente ano. Via Navegável do Douro Como previsto, o projeto da Via Navegável do Douro 2020 (avaliado em 76,3 milhões de euros) tem a Fase 1 concluída e a Fase 2 praticamente concluída.

3 Já a Fase 3 que estava dependente da obtenção de financiamento europeu por parte do CEF (Connecting Europe Facility) Coesão, ficará a aguardar pelo próximo quadro comunitário uma vez que a última call do CEF Coesão deste quadro comunitário teve como foco os projetos ferroviários. Porto de Leixões Na Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente, o Porto de Leixões é identificado como um dos portos do sistema portuário nacional com maior necessidade de investimento para dar resposta à procura atual e futura. Como tal, a Estratégia conta com um conjunto de seis importantes projetos para a próxima década, nos quais serão aplicados cerca de 429,5 milhões de euros. Um dos projetos mais importantes para o Porto de Leixões, devido ao aumento de competitividade que concederá ao porto nortenho, é o projeto do Novo Terminal de Contentores. Um projeto que, como já se sabia de antemão, está dependente de outros, como são os casos do projeto para o Prolongamento do Quebra-Mar em mais 300 metros (avaliado em 60 milhões de euros) e o projeto da Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Leixões, com o aumento da profundidade dos fundos do anteporto para -15,5 metros (87 milhões). Tanto o projeto de Prolongamento do Quebra-Mar como o da Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Leixões registaram algum atraso no processo de AIA, originados pela solicitação, por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), de mais elementos,

4 obrigando à realização de estudos adicionais. Além disso, a DIA favorável emitida tem como condicionantes a realização de uma nova campanha geofísica de todas as áreas de incidência direta e indireta do projeto para verificação e monitorização arqueológica e garantia de preservação in situ dos Titãs, o que condicionou o lançamento dos respetivos concursos. No entanto, estas condicionantes não impedirão o lançamento destes concursos até final do ano. Paralelamente a estes projetos, está a ser estudado o layout do novo terminal, juntamente com a reformulação do porto de pesca. Os avanços neste projeto, espera-se, permitirão recuperar os atrasos nos outros acima referidos, pelo que se antecipou a conclusão da construção do novo terminal para Por fim, no que respeita aos projetos de Reconversão do Terminal de Contentores Sul (avaliado em 43,4 milhões de euros e Plataforma Multimodal Logística (neste momento em infraestruturação do polo 2, avaliado em 54,1 milhões de euros), ambos estão já em fase de obra e, por tal, de acordo o cronograma previsto. Já em relação ao projeto que visa aumentar a eficiência do Terminal de Granéis Sólidos e Alimentares (investimento de 12 milhões de euros), iniciar-se-á em 2019, conforme previsto inicialmente. Porto de Aveiro A Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente Horizonte 2026 tem previstos três grandes investimentos no Porto de Aveiro que, no conjunto, conduzirão a um investimento total de 57,2 milhões de euros.

5 Dois desses projetos a Infraestruturação da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (investimento de 49 milhões de euros), que inclui o investimento privado no valor de 25 milhões de euros para a construção de uma unidade para a fabricação de torres eólicas, e a Implementação da Operacionalidade do Terminal de Granéis Líquidos (2,6 milhões de euros) estão já em fase de obra. Já o projeto da Construção de Terminal Intermodal na Zona de Atividades Logísticas e Industriais, onde serão aplicados 5,6 milhões de euros, encontra-se em fase de revisão do projeto técnico, uma vez que o existente tinha sido elaborado em Porto da Figueira da Foz De acordo com a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente Horizonte 2026, o Porto da Figueira da Foz será alvo de um investimento de 20,09 milhões de euros, aplicados em dois projetos fundamentais: o projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e Infraestruturas, avaliado em 15,99 milhões de euros; e o projeto de Melhoria de Segurança e Operacionalidade na entrada do porto (2,6 milhões de euros). Em relação ao projeto da melhoria da segurança e operacionalidade na entrada do porto, o mesmo está em curso e a ser coordenado pela APA que está a realizar uma candidatura ao POSEUR.

6 Já no que diz respeito ao projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e Infraestruturas, a campanha de reconhecimento geotécnico da zona prolongou-se mais do que o previsto. Contudo, o prolongamento beneficiou o projeto, uma vez que os resultados obtidos permitiram concluir que existe muito menos volume de rocha calcária a dragar do que o inicialmente previsto, o que tem impacto não só no montante necessário para o investimento como no tempo da empreitada permitindo antecipar a sua conclusão para início do segundo semestre de Porto de Lisboa No Porto de Lisboa, terá que ser dado destaque ao facto do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa ser já uma realidade, naquela que era uma ambição de muitos anos. O Terminal, no qual foram investidos 22,7 milhões de euros, está operacional e em funcionamento desde novembro do ano passado, com resultados já visíveis no crescimento acentuado na movimentação de passageiros no porto da capital, permitindo agora serviços de turnaround de grande valor acrescentado para a economia local e nacional. Um dos projetos de maior importância nesta Estratégia, está localizado no Porto de Lisboa. Trata-se do projeto para o novo Terminal do Barreiro, onde se perspetiva um investimento de 500 milhões de euros, o qual teve o seu layout redefinido mais para montante e com uma ligeira rotação de forma a não ser impactante do ponto de vista da área urbana do Barreiro. Com esta alteração, foi necessário um novo processo de AIA, que está atualmente em curso, cujo respetivo procedimento de consulta pública deverá iniciar-se muito em breve entre o final de outubro e a primeira semana de dezembro. As previsões apontam para que o lançamento do respetivo concurso ocorra já no primeiro trimestre de 2019.

7 Também para o Porto de Lisboa está previsto um projeto que visa aumentar exponencialmente a navegabilidade do rio Tejo para mercadorias. O projeto em causa, onde serão investidos cerca de 20 milhões de euros, visa impulsionar o transporte fluvial de mercadorias entre os terminais existentes e Castanheira do Ribatejo. O projeto está já bastante avançado e encontra-se neste momento em fase de preparação do procedimento de concurso para o Projeto de Execução e Estudo de Impacte Ambiental. No que diz respeito ao projeto de Aumento da Eficiência do Terminal de Alcântara, onde serão aplicados 103,3 milhões de euros, a necessidade de substituir a presidente da comissão de negociação prolongou os trabalhos para lá do que era expectável. Contudo, a renegociação da concessão deste terminal está já em fase final de acordo com o concessionário, prevendo-se a execução da primeira fase do projeto durante o próximo ano. Porto de Setúbal No Porto de Setúbal, a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente Horizonte 2026 identificou um grande projeto, prioritário para o desenvolvimento e aumento de competitividade do porto sadino: o projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas, onde serão investidos 25,2 milhões de euros.

8 A empreitada do projeto já se iniciou, depois de alguns atrasos provocados por uma reclamação de um concorrente na fase de adjudicação do concurso da empreitada, o que levou a um atraso na consignação, e pelo facto de o período para a realização das dragagens, por restrições ambientais, só poder ocorrer entre os meses de outubro e maio de cada ano. Porto de Sines Responsável por movimentar mais de 50% do total de carga em todo o sistema portuário nacional, o Porto de Sines é peça-chave da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente. Não é por isso de estranhar que uma grande fatia do investimento previsto na Estratégia venha a ser aplicado no porto alentejano. Por um lado, temos o projeto do novo terminal de contentores (Terminal Vasco da Gama), onde deverão ser investidos cerca de 872 milhões de euros. Contudo, a data prevista para o lançamento do concurso do novo Terminal Vasco da Gama teve de ser adiada, devido ao prolongamento do processo de AIA, em que a APA solicitou elementos complementares em sede de conformidade do EIA, tendo havido a necessidade de prolongar o respetivo processo de audiência prévia em virtude da necessidade de mais elementos adicionais. Prevê-se assim que a emissão da DIA (Declaração de Impacte Ambiental) ocorra nos próximos meses e que seja possível lançar o concurso público internacional ainda durante este ano.

9 Avanços significativos foram dados recentemente no processo de expansão do terminal existente (Terminal XXI, concessionado à PSA Sines). Neste caso, a adjudicação do projeto de Ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines, onde serão investidos 88 milhões de euros pela concedente (a APS Administração dos Portos de Sines e do Algarve), está dependente da conclusão da renegociação da concessão do Terminal XXI com o respetivo concessionário, assim como a execução do projeto de expansão do mesmo terminal (onde a PSA Sines deverá investir cerca de 270 milhões de euros). Contudo, os trabalhos da muito recentemente nomeada Comissão de Renegociação da concessão já se iniciaram, prevendo-se que os mesmos estejam concluídos até final do ano. Porto de Portimão A Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente Horizonte 2026 contempla ainda o projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e Infraestruturas Marítimas do Porto de Portimão, onde serão investidos 17,5 milhões de euros.

10 O projeto encontra-se em fase final de elaboração do Estudo de Impacte Ambiental, que se prolongou por mais tempo do que o previsto devido aos procedimentos inerentes à identificação dos locais de depósito dos produtos das dragagens e aos procedimentos relacionados com o Pedido de Autorização de Trabalhos Arqueológicos (PATA). Contudo, o prazo para a conclusão da obra em 2020 não será afetado. Ponto de situação dos projetos transversais aos portos nacionais A Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente Horizonte 2026 identifica ainda quatro projetos, transversais a todo o sistema portuário nacional, e que contribuirão de forma significativa para o aumento de competitividade dos portos nacionais. Entre esses projetos encontra-se a JUL Janela Única Logística, onde está previsto um investimento de 5,1 milhões de euros. Este projeto está a ser implementado de forma rigorosa e de acordo com o cronograma previsto, pelo que o arranque do primeiro piloto nos portos da Madeira acontecerá já no final do ano. Já o segundo piloto, no Porto de Sines, está previsto para março de 2019, enquanto que o terceiro piloto, em Leixões, arrancará em junho de Associado ao projeto JUL, está também a ser desenvolvido o Conceito Legal de Porto Seco. Este projeto encontra-se em análise do Relatório Final do Grupo de Trabalho que determina os procedimentos necessários para a implementação do conceito de Porto Seco e, por tal, dentro do cronograma previsto. Outro projeto transversal a vários portos do sistema portuário nacional é o que visa a Modernização do VTS (investimento de 6,1 milhões de euros), o qual está também a cumprir com os timings inicialmente previstos. A modernização do VTS de Leixões e Douro está já concluída, e em Sines deverá estar concluído no primeiro trimestre de O projeto da

11 Fatura Única Portuária (FUP) está já implementado em todos os Portos Comerciais do Continente desde o início de Já foram emitidas FUP s em 2017 e FUP s até outubro de por Ministério do Mar Por: Fonte:

ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE PORTUÁRIA

ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE PORTUÁRIA ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE PORTUÁRIA 2017 2026 16 de janeiro de 2017 1. Objetivos estratégicos e metas 2. Plano de Ação 2017-2026 3. Visão Futura 2 1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS A B Adequar

Leia mais

ÍNDICE. 0. Sumário Executivo. 1. Enquadramento e metodologia. 2. Coerência estratégica. 3. Análise setorial e auscultação pública

ÍNDICE. 0. Sumário Executivo. 1. Enquadramento e metodologia. 2. Coerência estratégica. 3. Análise setorial e auscultação pública ÍNDICE 0. Sumário Executivo 1. Enquadramento e metodologia 2. Coerência estratégica 3. Análise setorial e auscultação pública 4. Programa de investimentos 2030 5. Resultados esperados 6. Estratégia de

Leia mais

Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária Portos recebem investimento de 2,5 mil milhões até 2026

Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária Portos recebem investimento de 2,5 mil milhões até 2026 2/15/2017 Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária Portos recebem investimento de 2,5 mil milhões até 2026 A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou publicamente a Estratégia para

Leia mais

12 de dezembro de 2018

12 de dezembro de 2018 12 de dezembro de 2018 AGENDA LISBOA: UM PORTO MULTIFUNCIONAL ATIVIDADE PORTUÁRIA - ESTATÍSTICAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PERSPETIVAS FUTURAS LISBOA: UM PORTO MULTI-FUNCIONAL ÁREA DE JURISDIÇÃO TERMINAIS

Leia mais

PORTO DE SINES Porta Atlântica da Europa. José Luís Cacho CEO

PORTO DE SINES Porta Atlântica da Europa. José Luís Cacho CEO PORTO DE SINES Porta Atlântica da Europa José Luís Cacho CEO AGENDA Infraestruturas Portuárias e movimentação de carga Ligações Marítimas e acessos ao hinterland Eficiência Portuária Expansão Portuária

Leia mais

O FUTURO DO PORTO DE LISBOA. Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária

O FUTURO DO PORTO DE LISBOA. Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária O FUTURO DO PORTO DE LISBOA Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária 17 de março de 2017 Alcântara Cruise Terminal - 15 Terminais Portuários - Porto Multifuncional com uma Oferta Multimodal

Leia mais

APP Associação dos Portos de Portugal Vítor Caldeirinha

APP Associação dos Portos de Portugal  Vítor Caldeirinha APP Associação dos Portos de Portugal www.portosdeportugal.pt Vítor Caldeirinha Portos Portugueses Portugal: No Centro do Mundo Portugal: localização geoestratégica Corredores das RTE-T Portos : Core

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DO NOVO TERMINAL DE CONTENTORES NO BARREIRO

LOCALIZAÇÃO DO NOVO TERMINAL DE CONTENTORES NO BARREIRO PROMAN, S.A. 1 UM NOVO TERMINAL DESTINADO À OPERAÇÃO DOS GRANDES NAVIOS PORTA CONTENTORES DE ÚLTIMA GERAÇÃO? Justifica-se a sua construção? Esse terminal, seria principalmente vocacionado para a exportação

Leia mais

Eduardo Bandeira Paulo Silva

Eduardo Bandeira Paulo Silva Eduardo Bandeira Paulo Silva Administração do Porto de Sines, S.A. Vendas Novas, 2 de julho de 2013 Painel 4 Mercados e oportunidades 1 Características físicas do porto HUB (Porta Atlântica da Europa)

Leia mais

Várias formas de olhar a APDL:

Várias formas de olhar a APDL: Várias formas de olhar a APDL: Uma autoridade interesse público Uma empresa interesse para a organização Uma infra-estrutura (gestão de ) interesse para a economia Comércio Externo Português Importações

Leia mais

Até 2020 Governo anuncia investimento de 2,7 mil milhões na ferrovia

Até 2020 Governo anuncia investimento de 2,7 mil milhões na ferrovia 3/28/2016 Até 2020 Governo anuncia investimento de 2,7 mil milhões na ferrovia O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou a implementação do Plano de Investimentos Ferroviários

Leia mais

PLANO DE DISCUSSÃO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA NO BARREIRO

PLANO DE DISCUSSÃO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA NO BARREIRO PLANO DE DISCUSSÃO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA NO BARREIRO TERMINAL MULTIMODAL DO BARREIRO Reunião com Eleitos Autárquicos Carlos Correia Barreiro 27/01/2017 ESTUDO PRÉVIO ESTUDO PRÉVIO - Antecedentes 1 PROGRAMA

Leia mais

Clusterdo Mar. O eterno desígnio? Ana Paula Vitorino PROJETAR PORTUGAL. Seminário Diplomático

Clusterdo Mar. O eterno desígnio? Ana Paula Vitorino PROJETAR PORTUGAL. Seminário Diplomático Seminário Diplomático PROJETAR PORTUGAL 6 e 7 de Janeiro de 2014 Sala do Senado Assembleia da República Clusterdo Mar O eterno desígnio? Ana Paula Vitorino Porquê o MAR? Portugal para ganhar vantagens

Leia mais

IX CONGRESSO DA AGEPOR 9 e 10 de Outubro/Douro

IX CONGRESSO DA AGEPOR 9 e 10 de Outubro/Douro IX CONGRESSO DA AGEPOR 9 e 10 de Outubro/Douro ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O SETOR MARÍTIMO-PORTUÁRIO (2006) VISÃO ESTRTÉGICA Reforçar a centralidade euro-atlântica de Portugal Aumentar fortemente a

Leia mais

PLANO DE DISCUSSÃO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA NO BARREIRO. TERMINAL MULTIMODAL DO BARREIRO Reunião com Eleitos Autárquicos

PLANO DE DISCUSSÃO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA NO BARREIRO. TERMINAL MULTIMODAL DO BARREIRO Reunião com Eleitos Autárquicos PLANO DE DISCUSSÃO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA NO BARREIRO TERMINAL MULTIMODAL DO BARREIRO Reunião com Eleitos Autárquicos Presidente da APL - Lidia Sequeira Barreiro 27/01/2017 TERMINAIS DE CARGA TERMINAIS

Leia mais

Orçamento 2009 MOPTC. Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. MOPTC - Lisboa - Outubro

Orçamento 2009 MOPTC. Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. MOPTC - Lisboa - Outubro Orçamento 2009 MOPTC Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações MOPTC - Lisboa - Outubro 2008 1 Despesa Total Consolidada - MOPTC (Milhões de euros) 2008 2009 Variação Estimativa Orçamento

Leia mais

Estudo Prévio e Estudo de Impacte Ambiental do Terminal do Barreiro

Estudo Prévio e Estudo de Impacte Ambiental do Terminal do Barreiro Estudo Prévio e Estudo de Impacte Ambiental do Terminal do Barreiro 21 de outubro de 2016 ANTECEDENTES PROGRAMA PRELIMINAR (PP) Concluído em dezembro de 2014 PROPOSTA DE DEFINIÇÃO DO ÂMBITO (PDA) Entrada

Leia mais

Recorte nº 146. Índice 30 de Julho de 2010

Recorte nº 146. Índice 30 de Julho de 2010 Recorte nº 146 Índice 30 de Julho de 2010 Pires da Fonseca: Linha UIC deve ligar Poceirão a Bobadela, Setúbal e Sines Orey Antunes lucra quatro milhões no semestre APSS no 1º Encontro Port Management em

Leia mais

Nova Alcântara Novo Nó Ferroviário e Terminal de Contentores. Lisboa, 28 de Abril de

Nova Alcântara Novo Nó Ferroviário e Terminal de Contentores. Lisboa, 28 de Abril de Nova Alcântara Novo Nó Ferroviário e Terminal de Contentores Lisboa, 28 de Abril de 2008 1 O sector dos transportes é uma peça fundamental do desenvolvimento económico do país, contribuindo decisivamente

Leia mais

SEMINÁRIO T&N TRANSPORTES MARÍTIMOS

SEMINÁRIO T&N TRANSPORTES MARÍTIMOS INVESTIMENTOS NOS PORTOS NACIONAIS Porto, 15 de Março de 2007 I - POLÍTICA PORTUÁRIA EUROPEIA O investimento e financiamento das infra-estruturas e superestruturas portuárias têm revelado ser uma matéria

Leia mais

Recorte nº 143. Índice 27 de Julho de 2010

Recorte nº 143. Índice 27 de Julho de 2010 Recorte nº 143 Índice 27 de Julho de 2010 Porto de Setúbal cresce 26 por cento Técnicos estudam sedimentos nos canais de acesso Assinado contrato de financiamento da ponte-cais nº 3 do Porto de Sesimbra

Leia mais

Alargar a influência dos portos nacionais

Alargar a influência dos portos nacionais Lídia Sequeira Presidente do Conselho de Administração Administração do Porto de Sines, S.A. Alargar a influência dos portos nacionais 31 de Março de 2011 31 de Março de 2011 1 Comércio Mundial de Contentores

Leia mais

Recorte nº 081. Índice 27 de Abril de 2010

Recorte nº 081. Índice 27 de Abril de 2010 Recortenº081 Índice 27deAbrilde2010 PortodeSetúbal:mercadoriascrescem28%noprimeirotrimestre Setúbalrecupera350miltoneladasnoprimeirotrimestre PET:Acessibilidadesdosportosvãoserbeneficiadas Decisãosobreaprorrogaçãodocontratodoterminaldecontentoresde

Leia mais

Lançamento da Obra de Modernização Linha do Norte Troço Espinho Gaia

Lançamento da Obra de Modernização Linha do Norte Troço Espinho Gaia CORREDOR NORTE - SUL Lançamento da Obra de Modernização Linha do Norte Troço Espinho Gaia Estação de Espinho 11 de junho de 2018 CORREDOR NORTE - SUL LINHA DO NORTE Lançamento da Obra de Modernização Troço

Leia mais

049e77a82cf34facacab6fd3bbf34626

049e77a82cf34facacab6fd3bbf34626 DL 73/2019 2019.02.13 O Programa do XXI Governo Constitucional prevê a introdução do conceito legal de porto seco, visando potenciar a concentração e o desembaraço das mercadorias que circulam entre armazéns

Leia mais

REGIÃO DO OESTE & SISTEMA PORTUÁRIO NACIONAL. Lídia Sequeira

REGIÃO DO OESTE & SISTEMA PORTUÁRIO NACIONAL. Lídia Sequeira REGIÃO DO OESTE & SISTEMA PORTUÁRIO NACIONAL Lídia Sequeira REGIÃO OESTE NA ECONOMIA NACIONAL dgqehth População residente: 338 711 População empregada: 151 172 Empresas não financeiras: 40 866 Volume de

Leia mais

A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS REDES DE TRANSPORTE

A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS REDES DE TRANSPORTE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS REDES DE TRANSPORTE Rodoviária Ferroviária De Aeroportos De Portos De Energia Uma distribuição desigual Uma rede melhorada Segura e sustentável Coesão nacional MELHORAMENTOS

Leia mais

Recorte nº 064. Índice 1 de Abril de 2010

Recorte nº 064. Índice 1 de Abril de 2010 Recortenº064 Índice 1deAbrilde2010 LeixõeseLisboapromovem senobrasil TerminalXXIprepara2011comextensãodecaisatéaos730metros NoportodeAveiro Ramalferroviárioinaugurado Frotadeporta contentorescresceaoritmomaislentodadécada

Leia mais

Eletrificação da Linha do Minho, entre Nine e Valença

Eletrificação da Linha do Minho, entre Nine e Valença REUNIÃO COM O EIXO ATLÂNTICO António Laranjo Presidente do Conselho de Administração Lisboa, 22 de setembro de 2016 ÍNDICE Valença Valença 01 OBJETIVOS 02 PLANEAMENTO E INVESTMENTO GLOBAL 03 PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Plano de Investimentos em Infraestruturas Ferrovia 2020

Plano de Investimentos em Infraestruturas Ferrovia 2020 Plano de Investimentos em Infraestruturas Ferrovia 2020 Modernização da Linha do Minho Consignação do troço Nine Viana do Castelo Carlos Fernandes Vice Presidente do C.A. 30 de janeiro de 2017 FERROVIA

Leia mais

Orçamento 2008 MOPTC. Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações MOPTC

Orçamento 2008 MOPTC. Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações MOPTC Orçamento 2008 Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações 1 Despesa Total Consolidada - Milhões de Euros 2007 Orçamento (s/ep e ENIDH) 2008 Orçamento Variação 2008/2007 (Orçtº s/ep e ENIDH)

Leia mais

As perspectivas da infraestrutura logística no curto, médio e longo prazos. Priscila Santiago Coordenadora de Economia da CNT

As perspectivas da infraestrutura logística no curto, médio e longo prazos. Priscila Santiago Coordenadora de Economia da CNT As perspectivas da infraestrutura logística no curto, médio e longo prazos Priscila Santiago Coordenadora de Economia da CNT Brasília, setembro de 2013 Os efeitos do desenvolvimento do transporte Reduziram

Leia mais

Apostas na Colômbia, Uruguai e Moçambique Grupo ETE à conquista mercados internacionais

Apostas na Colômbia, Uruguai e Moçambique Grupo ETE à conquista mercados internacionais 1/31/2013 Apostas na Colômbia, Uruguai e Moçambique Grupo ETE à conquista mercados internacionais O Grupo ETE está a apostar em novos mercados para aumentar o negócio e contornar os efeitos da crise em

Leia mais

PORTO DE SINES. Uma história em números (a preços correntes ) José António Contradanças

PORTO DE SINES. Uma história em números (a preços correntes ) José António Contradanças PORTO DE SINES Uma história em números (a preços correntes ) Não estando formalmente aprovadas as contas de 213, os dados referentes a este ano devem ser considerados provisórios. José António Contradanças

Leia mais

PORTUGAL A CRESCER ECONOMIA DO MAR. Roadshow Portugal Global Setúbal, 2 de março de May 2015

PORTUGAL A CRESCER ECONOMIA DO MAR. Roadshow Portugal Global Setúbal, 2 de março de May 2015 PORTUGAL A CRESCER ECONOMIA DO MAR Roadshow Portugal Global Setúbal, 2 de março de 2016 May 2015 Uma oportunidade económica Área: 92,152 Km 2 (108 º maior país do Mundo) Linha de Costa: 1,859 Km (incluindo

Leia mais

CORREDOR NORTE - SUL

CORREDOR NORTE - SUL CORREDOR NORTE - SUL Conclusão da Obra de Modernização Linha do Norte - Troço Alfarelos Pampilhosa Alfarelos Estação de Alfarelos 11 de junho de 2018 CORREDOR NORTE - SUL LINHA DO NORTE Conclusão da Obra

Leia mais

!"#$%&"'()'**+' ,(-.#"'/'*0'-"'1$2"34%$'-"'*565'

!#$%&'()'**+' ,(-.#'/'*0'-'1$234%$'-'*565' !"#$%&"()**+,(-.#"/*0-"1$2"34%$-"*565 o 7%"2"8"%9:;7%9(-"

Leia mais

JANELA ÚNICA PORTUÁRIA

JANELA ÚNICA PORTUÁRIA JANELA ÚNICA PORTUÁRIA No contexto de porto sem papel Catarina Henriques, 21 de novembro 2012 May 2010 INDICE 01 Indra Quem Somos 02 Indra Portfolio Portuário 03 Indra JUP// Evolução Interoperabilidade

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS 2014-2020 [RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ANUAL DE 2017 DO PO SEUR] RESUMO PARA OS CIDADÃOS ÍNDICE 1. Objetivos Estratégicos, Eixos Prioritários

Leia mais

Recorte nº 014. Índice 21 de Janeiro de 2010

Recorte nº 014. Índice 21 de Janeiro de 2010 Recorte nº 014 Índice 21 de Janeiro de 2010 Apresentado projecto de lei para o terminal de Alcântara Verdes querem gestão pública do terminal de Alcântara Cenário de falência na Alcoa pode cortar fornecimento

Leia mais

Hinterland Acessibilidades ao Terminal do Barreiro

Hinterland Acessibilidades ao Terminal do Barreiro Hinterland Acessibilidades ao Terminal do Barreiro O futuro faz-se hoje Gare Marítima de Alcântara, 21 de outubro de 2016 Mário Fernandes Diretor de Planeamento da IP Acessibilidades ao Terminal do Barreiro

Leia mais

Porto da Barra do Dande... Uma referência no Transporte Marítimo... Um Hub Portuário no West Africa. Francisco Venâncio Presidente do Porto de Luanda

Porto da Barra do Dande... Uma referência no Transporte Marítimo... Um Hub Portuário no West Africa. Francisco Venâncio Presidente do Porto de Luanda Porto da Barra do Dande...... Uma referência no Transporte Marítimo... Um Hub Portuário no West Africa Francisco Venâncio Presidente do Porto de Luanda Sumário 2 1 2 3 4 5 6 7 Principais dinâmicas no tráfego

Leia mais

III SEMINÁRIO DE PORTOS E VIAS NAVEGÁVEIS UM OLHAR SOBRE A INFRAESTRUTURA

III SEMINÁRIO DE PORTOS E VIAS NAVEGÁVEIS UM OLHAR SOBRE A INFRAESTRUTURA III SEMINÁRIO DE PORTOS E VIAS NAVEGÁVEIS UM OLHAR SOBRE A INFRAESTRUTURA Painel 2 EXPERIÊNCIAS DE PARTIPAÇÕES DO SETOR PRIVADO EXPERIÊNCIAS DE EMPRESAS EM TERMINAIS PRIVADOS 15/12/2015 (51%) (49%) 2 SOCIEDADE

Leia mais

Programas Operacionais

Programas Operacionais Factores de Competitividade id d Valorização do Território Programas Operacionais QREN Prioridades Estratégicas Promover a Qualificação dos Portugueses, estimulando o conhecimento, a ciência, a tecnologia

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DOS TRANSPORTES

PLANO ESTRATÉGICO DOS TRANSPORTES PLANO ESTRATÉGICO DOS TRANSPORTES E INFRAESTRUTURAS PETI 3+ BALANÇO DE EXECUÇÃO SETORIAL E GLOBAL 19 de junho de 2018 António Laranjo Presidente do Conselho de Administração Infraestruturas de Portugal

Leia mais

O Potencial de Setúbal como Hub Atlântico

O Potencial de Setúbal como Hub Atlântico O Potencial de Setúbal como Hub Atlântico Ricardo Félix Novembro de 2010 0 Situação Actual (ex. Sector automóvel) Uma economia global e de fluxos, com primado da especialização e com alta volatilidade

Leia mais

Recorte nº 080. Índice 26 de Abril de 2010

Recorte nº 080. Índice 26 de Abril de 2010 Recortenº080 Índice 26deAbrilde2010 NavioTerranna PortodeSetúbalrecebegigantero ro EntrevistaaoministrodasObrasPúblicas AntónioMendonça Portosvãoinvestircercade511milhõesdeeuros TrabalhadoresdaAtlanticFerriesemgreve

Leia mais

Dependente da aprovação da nova localização Concurso para o novo terminal do Barreiro será lançado nesta legislatura

Dependente da aprovação da nova localização Concurso para o novo terminal do Barreiro será lançado nesta legislatura 10/6/2017 Dependente da aprovação da nova localização Concurso para o novo terminal do Barreiro será lançado nesta legislatura Em entrevista à Transportes em Revista, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino,

Leia mais

CORREDOR INTERNACIONAL SUL ARRANQUE DA FASE DE CONSTRUÇÃO DO TROÇO ÉVORA / CAIA

CORREDOR INTERNACIONAL SUL ARRANQUE DA FASE DE CONSTRUÇÃO DO TROÇO ÉVORA / CAIA ARRANQUE DA FASE DE CONSTRUÇÃO DO TROÇO ÉVORA / CAIA Elvas Museu de Arte Contemporânea 5 de Março de 2018 ARRANQUE DA FASE DE CONSTRUÇÃO DO TROÇO ÉVORA / CAIA Carlos Fernandes Vice-Presidente da Infraestruturas

Leia mais

Recorte nº 162. Índice 24 de Agosto de 2009

Recorte nº 162. Índice 24 de Agosto de 2009 Recorte nº 162 Índice 24 de Agosto de 2009 Autoeuropa disputa produção do novo BlueSport Roadster Porto de Sines com melhores acessibilidades terrestres 190 quilos de lixo retirados do porto de Sines IPTM

Leia mais

Os contributos do financiamento comunitário no desenvolvimento do Porto de Aveiro

Os contributos do financiamento comunitário no desenvolvimento do Porto de Aveiro Os contributos do financiamento comunitário no desenvolvimento do Porto de Aveiro Sessão Pública de Apresentação dos Resultados do POVT 5 de Dezembro de 2011 Agenda 1. Os projetos apoiados: ponto de situação

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 1939/XIII/4.ª. Programa Nacional de Investimentos 2030 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Projeto de Resolução n.º 1939/XIII/4.ª. Programa Nacional de Investimentos 2030 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Projeto de Resolução n.º 1939/XIII/4.ª Programa Nacional de Investimentos 2030 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Considerando que a existência de uma certa dificuldade histórica em estabelecer consensos em torno dos

Leia mais

A Economia Azul na Região de Lisboa. Potencial Estratégia Instrumentos Visão

A Economia Azul na Região de Lisboa. Potencial Estratégia Instrumentos Visão A Economia Azul na Região de Lisboa Potencial Estratégia Instrumentos Visão Potencial Importante pilar no aumento da competitividade regional Prospeção e valorização de recursos marinhos com expressão

Leia mais

!"#$%&"'()'*+,' -(./#"'0'*'."'1$2"34%$'."'*,+,'

!#$%&'()'*+,' -(./#'0'*'.'1$234%$'.'*,+,' !"#$%&"()*+, -(./#"0*."1$2"34%$."*,+, 5677%".89&:;:

Leia mais

Parceria para a formação financeira na Região Norte

Parceria para a formação financeira na Região Norte Parceria para a formação financeira na Região Norte Objetivos da formação financeira Elevar os conhecimentos financeiros da população Contribuir para a melhoria dos comportamentos financeiros Promover

Leia mais

Recorte nº 144. Índice 28 de Julho de 2010

Recorte nº 144. Índice 28 de Julho de 2010 Recorte nº 144 Índice 28 de Julho de 2010 José Sócrates promete investimento público em infra-estruturas Sines quer mais dois terminais de contentores Portos carregam forte recuperação no 1.º semestre

Leia mais

Recorte nº 065. Índice 5 de Abril de 2010

Recorte nº 065. Índice 5 de Abril de 2010 Recortenº065 Índice 5deAbrilde2010 FaceOculta deixasoltascincopeçasdaengrenagemdegodinho Lisnavereparanaviodetransportedeiates ESPOconstataaesperadaquebradovolumenosportoseuropeusem 2009 CorreiadaFonsecaanunciacriaçãodaJanelaÚnicaLogística

Leia mais

TERMINAL CONTENTORES DO BARREIRO PARECER RELATIVO À PROPOSTA DE DEFINIÇÃO DO ÂMBITO DO ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO DOCUMENTO

TERMINAL CONTENTORES DO BARREIRO PARECER RELATIVO À PROPOSTA DE DEFINIÇÃO DO ÂMBITO DO ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO DOCUMENTO TEMINAL CONTENTOES DO BAEIO PAECE ELATIVO À POPOSTA DE DEFINIÇÃO DO ÂMBITO DO ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL ENTIDADE ESPONSÁVEL PELO DOCUMENTO QUECUS Associação Nacional de Conservação da Natureza 19 de

Leia mais

O FUTURO FAZ-SE HOJE SOLUÇÕES INOVADORAS NA RELAÇÃO PORTO CIDADE CICLO DE DEBATES 14 DE OUTUBRO DE 2016

O FUTURO FAZ-SE HOJE SOLUÇÕES INOVADORAS NA RELAÇÃO PORTO CIDADE CICLO DE DEBATES 14 DE OUTUBRO DE 2016 CICLO DE DEBATES O FUTURO FAZ-SE HOJE SOLUÇÕES INOVADORAS NA RELAÇÃO PORTO CIDADE 14 DE OUTUBRO DE 2016 Porto Fluvial de Castanheira do Ribatejo e O Transporte Fluvial no Rio Tejo 2 Agenda I. Apresentação

Leia mais

Grupo ANA Aeroportos de Portugal S.A.

Grupo ANA Aeroportos de Portugal S.A. Grupo ANA Aeroportos de Portugal S.A. _Objectivos e Fins Exploração do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, bem como no terminal civil de Beja,

Leia mais

Identificação da empresa

Identificação da empresa Identificação da empresa APDL Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. Missão A missão da empresa traduz a razão de ser da APDL, as suas motivações e destinatários internas e

Leia mais

!"#$%&"'()'*+,' -(./#"'0'*'."'1"2"34%$'."'*5,5'

!#$%&'()'*+,' -(./#'0'*'.'1234%$'.'*5,5' !"#$%&"()*+, -(./#"0*."1"2"34%$."*5,5 6$%&789:;"9:/9#$39=9%9#$(;&/&7/%;"#$3$?@74A:$8B;&/#$ /(&"%(9#/$(9: C(&D(/$E"(.$(F9("89/(&"(FG$."H7(./%=$%&$; 6$%&$."I/(";9.J7./#9$4%9.$3$:@":";&" I/(";9K9(F9#$33$:@"."=%$&"#FG$.$L"%3/(9:MMN

Leia mais

PLANO DE INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURAS FERROVIA 2020 CORREDOR INTERNACIONAL NORTE MODERNIZAÇÃO DA LINHA DA BEIRA ALTA

PLANO DE INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURAS FERROVIA 2020 CORREDOR INTERNACIONAL NORTE MODERNIZAÇÃO DA LINHA DA BEIRA ALTA PLANO DE INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURAS FERROVIA 2020 CORREDOR INTERNACIONAL NORTE MODERNIZAÇÃO DA LINHA DA BEIRA ALTA Carlos Fernandes Vice-Presidente do Conselho de Administração da IP, SA ÍNDICE 01

Leia mais

Gestão voluntária de carbono e de eficiência energética

Gestão voluntária de carbono e de eficiência energética Gestão voluntária de carbono e de eficiência energética Gestão voluntária de carbono e de eficiência energética A ANA Aeroportos de Portugal (ANA) reconhece que as alterações climáticas são um dos maiores

Leia mais

Recorte nº 136. Índice 17 de Julho de 2009

Recorte nº 136. Índice 17 de Julho de 2009 Recortenº136 Índice 17deJulhode2009 Adjudicadarepavimentaçãodoterminalro ro TribunaldeContasconsiderailegalnegóciocomMota Engil Eltráficomarítimomundialcaeráel1,4%esteaño,pêrovolveráacrescer en2010 Carros21%maiscarosemPortugal

Leia mais

Título: Relatório de Consulta Pública AIA 3002 Projeto Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões

Título: Relatório de Consulta Pública AIA 3002 Projeto Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões RELATÓRIO DE CONSULTA PÚBLICA Avaliação de Impacte Ambiental AIA 3002 Projeto Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões junho de 2018 Título: Relatório de Consulta Pública AIA 3002 Projeto Acessibilidades

Leia mais

Transporte Marítimo e Portos

Transporte Marítimo e Portos Transporte Marítimo e Portos Disposição de Terminais num Porto - 1 Disposição geral do porto de Leixões. 1 Disposição de Terminais num Porto - 2 Porto de Rotterdam (Holanda), o maior porto europeu. Disposição

Leia mais

Research Vitor Caldeirinha e J. Augusto Felício. Florianópolis Brasil 16 a 18 de Novembro de 2016

Research Vitor Caldeirinha e J. Augusto Felício. Florianópolis Brasil 16 a 18 de Novembro de 2016 Research Vitor Caldeirinha e J. Augusto Felício Florianópolis Brasil 16 a 18 de Novembro de 2016 Research Política governamental dos portos portugueses, no período 2005-2015 Vitor Caldeirinha e J. Augusto

Leia mais

Recorte nº 113. Índice 16 de Junho de 2009

Recorte nº 113. Índice 16 de Junho de 2009 Recorte nº 113 Índice 16 de Junho de 2009 Congelamento das taxas portuárias publicada em DR Portos Aumentos nas taxas suspensos Governo suspende aumentos das taxas praticadas pelos portos nacionais Grupo

Leia mais

Plano de Saneamento Financeiro 1º RELATÓRIO SEMESTRAL ABRIL DE 2018

Plano de Saneamento Financeiro 1º RELATÓRIO SEMESTRAL ABRIL DE 2018 2018 Plano de Saneamento Financeiro 1º RELATÓRIO SEMESTRAL ABRIL DE 2018 ÍNDICE ÍNDICE... 1 Introdução... 2 Enquadramento legal... 3 Os contratos de empréstimo... 4 Execução dos planos financeiros... 5

Leia mais

MARKET UPDATE ENQUADRAMENTO ECONÓMICO 6,4% 1,7% 6,4% 1,2% 7,6% 2,2%

MARKET UPDATE ENQUADRAMENTO ECONÓMICO 6,4% 1,7% 6,4% 1,2% 7,6% 2,2% MARKET UPDATE JULHO 2019 ENQUADRAMENTO ECONÓMICO A economia portuguesa começou o ano confirmando a evolução positiva que tem registado desde 2014, verificando no primeiro trimestre um crescimento do PIB

Leia mais

Recorte nº 229. Índice 30 de Novembro de 2009

Recorte nº 229. Índice 30 de Novembro de 2009 Recortenº229 Índice 30deNovembrode2009 As5administraçõesportuáriasnacionaisnoBrasil AestaçãodeLisboadoTGVdeveriasernoPinhalNovo CartadeRiscoalertaparaurgênciadeacessoalternativoàMitrena GigantedosmotoresconfianaunidadedeSetúbal

Leia mais

O COMPETE 2020 ANEXO I

O COMPETE 2020 ANEXO I O COMPETE 2020 O Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização, designado por COMPETE 2020, insere-se na prioridade temática Competitividade e Internacionalização do Portugal 2020

Leia mais

MEMORANDO. Assunto: PROPOSTA REFORMULADA DE ATUALIZAÇÃO DO REGULAMENTO DE TARIFAS DA ADMINISTRAÇÃO DOS 1. INTRODUÇÃO

MEMORANDO. Assunto: PROPOSTA REFORMULADA DE ATUALIZAÇÃO DO REGULAMENTO DE TARIFAS DA ADMINISTRAÇÃO DOS 1. INTRODUÇÃO MEMORANDO Assunto: PROPOSTA REFORMULADA DE ATUALIZAÇÃO DO REGULAMENTO DE TARIFAS DA ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO E DE LEIXÕES E VIANA DO CASTELO, S.A. PARA 2018 1. INTRODUÇÃO 1. Através de anterior

Leia mais

Burmester & Stüve Serviço Transitário

Burmester & Stüve Serviço Transitário www.burmester-stuve.pt Serviço Transitário 2019 Selo de Excelência pela Associação dos Transitários de Portugal (APAT) ÍNDICE SOBRE A BURMESTER & STÜVE SERVIÇO TRANSITÁRIO A NOSSA PROPOSTA DE VALOR A NOSSA

Leia mais

Efeitos Potenciadores das novas redes logísticas intercontinentais sobre o desenvolvimento sustentável da rede logística de Portugal e Espanha

Efeitos Potenciadores das novas redes logísticas intercontinentais sobre o desenvolvimento sustentável da rede logística de Portugal e Espanha Efeitos Potenciadores das novas redes logísticas intercontinentais sobre o desenvolvimento sustentável da rede logística de Portugal e Espanha Ruy Moreira Cravo 0 ÍNDICE I. Redes Logísticas de Portugal

Leia mais

Actividade dos Transportes Janeiro a Junho de 2005

Actividade dos Transportes Janeiro a Junho de 2005 Actividade dos Transportes Janeiro a Junho de 2005 26 de Agosto de 2005 Movimento de passageiros nos Aeroportos localizados em território nacional e mercadorias nos portos do Continente e Região Autónoma

Leia mais

Os portos na origem dos centros urbanos

Os portos na origem dos centros urbanos TRABALHOS DE ARQUEOLOGIA 28 M Â. 1 2 â L W í & 1 c Mo f BMF3M 1 E IS @ 1 31 T B/67655 Os portos na origem dos centros urbanos Contributo para a arqueologia das cidades marítimas e flúvio-marítimas em Portugal

Leia mais

Um porto de excelência, moderno e competitivo

Um porto de excelência, moderno e competitivo Um porto de excelência, moderno e competitivo Porto de Viana do Castelo O porto de Viana do Castelo tem uma longa história que radica na ocupação romana, se estende pela época dos Descobrimentos e se afirma

Leia mais

CORREDOR INTERNACIONAL NORTE MODERNIZAÇÃO DA SINALIZAÇÃO LINHA DA BEIRA ALTA. Lançamento da Obra de Modernização do Subtroço Guarda Cerdeira

CORREDOR INTERNACIONAL NORTE MODERNIZAÇÃO DA SINALIZAÇÃO LINHA DA BEIRA ALTA. Lançamento da Obra de Modernização do Subtroço Guarda Cerdeira CORREDOR INTERNACIONAL NORTE LINHA DA BEIRA ALTA Lançamento da Obra de Modernização do Subtroço Guarda Cerdeira MODERNIZAÇÃO DA SINALIZAÇÃO Lançamento da Obra de Sinalização e ETCS Carlos Fernandes Vice-Presidente

Leia mais

!"#$%&"'()'*+*' ,(-.#"'/'01'-"'23$4&$'-"'01*1'

!#$%&'()'*+*' ,(-.#'/'01'-'23$4&$'-'01*1' !"#$%&"()*+*,(-.#"/01-"23$4&$-"01*1 5"%%$6.7"89"&:;7?$&7-"8"%#7-$ @$%&$-"9"&:;7

Leia mais

Plano de Comunicação. Plano de Comunicação. Elaborado a 22 dezembro Revisto a 19 de fevereiro de 2016

Plano de Comunicação. Plano de Comunicação. Elaborado a 22 dezembro Revisto a 19 de fevereiro de 2016 Plano de Comunicação Elaborado a 22 dezembro 2015 Revisto a 19 de fevereiro de 2016 0 Índice 1. Enquadramento...- 1-2. Objetivos...- 2-3. Identidade Gráfica...- 2-3.1 Logótipo...- 2-3.2 Assinatura...-

Leia mais

MOVIMENTO DE CARGA E DE NAVIOS NOS PORTOS DO CONTINENTE

MOVIMENTO DE CARGA E DE NAVIOS NOS PORTOS DO CONTINENTE MOVIMENTO DE CARGA E DE NAVIOS NOS PORTOS DO CONTINENTE DEZEMBRO DE 2013 ANO DE 2013 Pá i 1 d 34 ÍNDICE Factos mais relevantes do movimento portuário no Mês 0. Movimento Acumulado por Tipo de Carga e Porto

Leia mais

RESUMO PARA OS CIDADÃOS

RESUMO PARA OS CIDADÃOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS Relatório Anual de Execução 2017 INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA Para o Programa Operacional de Assistência Técnica 2014-2020 (POAT2020) foi determinante a aprovação do Acordo

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL DO ESTABELECIMENTO DO CANAL DE ACESSO AO TERMINAL MULTIMODAL DE XABREGAS

ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL DO ESTABELECIMENTO DO CANAL DE ACESSO AO TERMINAL MULTIMODAL DE XABREGAS APL ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE LISBOA, S.A. ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL DO ESTABELECIMENTO DO CANAL DE ACESSO AO TERMINAL MULTIMODAL DE XABREGAS RESUMO NÃO TÉCNICO Nº DO CONTRATO: MF2564 Nº DO DOCUMENTO:

Leia mais

MOVIMENTO DE PASSAGEIROS NOS AEROPORTOS AUMENTA NOS PRIMEIROS NOVE MESES DE 2007

MOVIMENTO DE PASSAGEIROS NOS AEROPORTOS AUMENTA NOS PRIMEIROS NOVE MESES DE 2007 ACTIVIDADE DOS TRANSPORTES Janeiro a Setembro 2007 03 de Dezembro de 2007 MOVIMENTO DE PASSAGEIROS NOS AEROPORTOS AUMENTA NOS PRIMEIROS NOVE MESES DE 2007 De Janeiro a Setembro de 2007, movimentaram-se

Leia mais

Recorte nº 061. Índice 30 de Março de 2009

Recorte nº 061. Índice 30 de Março de 2009 Recorte nº 061 Índice 30 de Março de 2009 Terminal de Cacilhas motiva muitas queixas Adfer reúne congresso dias 1 e 2 de Abril em Lisboa GEFCO aguentou os dois choques de 2008 Dia do porto de Aveiro comemorado

Leia mais

2º CICLO DE PALESTRAS SOBRE MOBILIDADE Tendências Desafios Realidades

2º CICLO DE PALESTRAS SOBRE MOBILIDADE Tendências Desafios Realidades 2.º CICLO DE PALESTRAS SOBRE MOBILIDADE: Tendências Desafios Realidades A Regulação Económica Independente no Ecossistema da Mobilidade 2º CICLO DE PALESTRAS SOBRE MOBILIDADE Tendências Desafios Realidades

Leia mais

Estudo da AdC sobre a Concorrência no Setor Portuário. António Ferreira Gomes 12 de novembro de 2015

Estudo da AdC sobre a Concorrência no Setor Portuário. António Ferreira Gomes 12 de novembro de 2015 Estudo da AdC sobre a Concorrência no Setor Portuário António Ferreira Gomes 12 de novembro de 2015 Estrutura da apresentação 1. A relevância do estudo 2. As principais conclusões concorrenciais 3. Recomendações

Leia mais

Recorte nº 145. Índice 29 de Julho de 2010

Recorte nº 145. Índice 29 de Julho de 2010 Recorte nº 145 Índice 29 de Julho de 2010 APSS patrocina SATA Rallye Açores 2010 Primeiro troço da linha UIC avança em Setembro CP Carga reclama liderança do mercado e exclusividade nos portos Empreitada

Leia mais

Gargalos dos portos do Rio de Janeiro. Sistema FIRJAN

Gargalos dos portos do Rio de Janeiro. Sistema FIRJAN Gargalos dos portos do Rio de Janeiro Sistema FIRJAN 14 de fevereiro de 2014 Principais portos do Rio de Janeiro (incluindo novas unidades em estágio avançado) Açu (São João da Barra) Angra dos Reis Itaguaí

Leia mais

Projeto de Resolução n.º

Projeto de Resolução n.º Projeto de Resolução n.º /XIII/2ª Recomendação ao Governo relativamente ao Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas [PETI 3+] O despacho do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes

Leia mais

SOMINCOR-SOCIEDADE MINEIRA DE NEVES-CORVO, S.A. RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJETO DE EXECUÇÃO Resumo Não Técnico

SOMINCOR-SOCIEDADE MINEIRA DE NEVES-CORVO, S.A. RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJETO DE EXECUÇÃO Resumo Não Técnico SOMINCOR-SOCIEDADE MINEIRA DE NEVES-CORVO, S.A. PROJETO DE EXECUÇÃO DA EXPANSÃO DO ZINCO - LOMBADOR RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJETO DE EXECUÇÃO Resumo Não Técnico Lisboa, 10 de outubro de

Leia mais

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva Projeto n.º POCI-02-0853-FEDER-012051 POCI-03-3560-FSE-012051 Entidade Beneficiária: A. Silva Matos, Energia, S.A. Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva Designação do projeto: TowerPlus

Leia mais

Abrandamento na tendência decrescente da atividade de construção

Abrandamento na tendência decrescente da atividade de construção Estatísticas da Construção e Habitação 214 17 de julho de 215 Abrandamento na tendência decrescente da atividade de construção Em 214 o número de edifícios licenciados em Portugal diminuiu 5,5 face ao

Leia mais

Recorte nº 171. Índice 4 de Setembro de 2009

Recorte nº 171. Índice 4 de Setembro de 2009 Recorte nº 171 Índice 4 de Setembro de 2009 Melhor Agosto de sempre para o TCL Porto de Aveiro ligado à rede ferroviária ainda este ano Serviço Marítimo de Apoio já funciona a partir de Lisboa Aprovada

Leia mais

Sinergias da Plataforma Logística do Poceirão

Sinergias da Plataforma Logística do Poceirão Sinergias da Plataforma Logística do Poceirão Carlos Dias, 10 Novembro 2009 1 Enquadramento Sinergia: Acção conjunta de coisas, pessoas ou organizações, especialmente quando o efeito é superior ao que

Leia mais

Conjuntura da Construção n.º 76 junho / 2014 CONSTRUÇÃO CAI 6% NO 1.º TRIMESTRE COM PERSPETIVAS MAIS FAVORÁVEIS PARA O 2.

Conjuntura da Construção n.º 76 junho / 2014 CONSTRUÇÃO CAI 6% NO 1.º TRIMESTRE COM PERSPETIVAS MAIS FAVORÁVEIS PARA O 2. Associações Filiadas: AECOPS Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços AICCOPN Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas Conjuntura da Construção n.º 76 junho

Leia mais

O Mar no próximo QFP

O Mar no próximo QFP O Mar no próximo QFP 2014-2020 Fórum do Mar José Manuel Fernandes Deputado ao Parlamento Europeu Estratégia Europa 2020 A guia das próximas perspectivas financeiras Estratégia Europa 2020 2020 Crescimento

Leia mais