Programando na Unity 3D Engine (Parte 01)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programando na Unity 3D Engine (Parte 01)"

Transcrição

1 Programando na Unity 3D Engine (Parte 01) Salustiano Rodrigues de Oliveira

2 Sumário Programando na Unity 3D Engine (Parte 01)... 1 GameObject... 3 Script... 3 Criando Scripts na Unity 3D... 4 Analisando o Script... 5 Executando nosso primeiro Script... 6 A linguagem C#... 7 Variáveis... 7 Declarando uma variável... 7 Tipos primitivos... 8 Operadores... 9 Modificadores de acesso... 9 Estruturas de Controle IF/ELSE... 10` Tomando decisões complexas (ELSE-IF) Arrays Estruturas de repetição WHILE DO WHILE FOR FOREACH... 13

3 GameObject GameObject é a base de todos os objetos em uma Scene (Cena). De fato, todos os objetos de uma Scene são um GameObject. Entretanto, GameObjects não fazem nada sozinhos. Eles precisam de certas características para se tornarem um personagem, um cenário, uma arma, uma explosão, um veículo, um item, etc. Na verdade, GameObjects são apenas containers. Eles são caixas vazias onde você pode adicionar diversos Components (Componentes). Dependendo do objeto que você queira criar, você irá adicionar diferentes combinações de Components ao GameObject. Você poderá também criar seus próprios componentes via script. Todo GameObject possue um Component chamado Transform e não é possível remove-lo. Todos os Components de um GameObject podem ser visualizados dentro da aba Inspector. Alguns exemplos de Components: Transform: responsável por dimensionar, girar e posicionar o elemento na cena. Mesh Filter: selecionar a malha ou textura que ira renderizar o objeto na cena. Mesh Render: responsável por renderizar o componente na cena. Box Collider: propriedade de um GameObject de detectar colisões entre componentes de jogo. Figura 1 - Visualizando Components na aba Inspector Script O Script é um ingrediente essencial em qualquer tipo de jogo. Mesmo os jogos mais simples precisam de scripts, seja para responder à entrada do jogador ou organizar um evento. Além disso, Scripts podem ser usados para criar efeitos gráficos, controlar o comportamento físico de objetos ou até mesmo implementar um sistema de IA (Inteligência artificial) personalizado para personagens do jogo.

4 Na Unity o comportamento de um GameObject é controlado pelos componentes que estão anexados a eles. Embora os Componentes internos da Unity possam ser muito versáteis, em diversos cenários precisaremos ir além do que eles podem fornecer para implementarmos nossos próprios recursos de jogabilidade. A Unity permite que você crie seus próprios componentes usando scripts. Isso nos permite desencadear eventos, modificar propriedades e responder a entrada do usuário da maneira que acharmos mais conveniente. Criando Scripts na Unity 3D Existem diversas formas para criarmos arquivos de Scripts na Unity. Uma delas é clicar com o botão direito do mouse dentro da aba Project, depois selecionar Create à C# Script. Figura 2 - Criando um Script C# Um novo arquivo será criado dentro do projeto como mostra a figura abaixo: Figura 3 - Alterando o nome do Script Podemos renomeá-lo com o nome que quisermos, porém por convenção devemos utilizar o padrão Pascal Case, onde cada palavra é iniciada com uma letra maiúscula, não podendo conter espaços em branco entre as palavras assim como caracteres especiais. Para afins de organização é sempre bom armazenarmos nossos arquivos de Scripts em uma pasta, neste caso irei chamá-la de Scripts que ficará dentro do diretório Assets. Figura 4 - Organizando os arquivos na aba Project

5 Depois de um duplo clique em cima do arquivo, que deverá ser aberto no Visual Studio ou em algum outro software de edição de Scripts. Dica: No Windows podemos ir em Edit à Preferences à External Tools e trocar de software de edição. Figura 5 - Alterando o software de edição de scripts Por padrão o arquivo gerado pela a Unity sempre terá o formato a seguir: Figura 6 - Script padrão gerado pela Unity Analisando o Script A imagem abaixo mostra o modelo de Script padrão da Unity, onde podemos dividi-lo em 3 partes: Em vermelho, temos os namespaces que serão utilizadas em nosso Script; Em laranja temos a definição da nossa classe; E em azul temos dois métodos que são adicionados por padrão pela própria Unity; Um problema que surge com o desenvolvimento de aplicações grandes é a organização de todas as nossas classes. Para evitar que o sistema fique caótico, podemos agrupar classes por características comuns e dar um nome para cada um desses grupos e esse espaço definido por um nome é chamado de namespace.

6 As duas primeiras linhas do código acima fazem referência a namespaces básicas do C#, enquanto que a namespace UnityEngine nos dá acesso aos componentes básicos de jogo da própria Unity. Sempre que precisarmos utilizar algum componente em nosso jogo e este não estiver localizado dentro de UnityEngine devemos referenciá-lo de forma explicita, como veremos mais à frente. Figura 7 - Divindo o Script A seguir temos a definição da nossa classe MeuPrimeiroScript. Algo importante para ressaltarmos é que o nome de uma classe deve ser exatamente igual ao nome do seu arquivo (MeuPrimeiroScript.cs), caso contrário, teremos problemas na execução do nosso código. Em seguida temos o trecho MeuPrimeiroScript : MonoBehaviour, isto quer dizer que a classe MeuPrimeiroScript é herdeira da classe MonoBehaviour. Por ultimo temos os métodos Start() e Update(), que serão discutidos mais afundo adiante. Executando nosso primeiro Script Para executarmos o nosso primeiro script, o famoso Hello World!, primeiro devemos escrever o seguinte trecho de código como mostra a figura abaixo: Figura 8 - Hello World! Para executá-lo devemos voltar para a janela do Unity. Porém antes disso devemos associá-lo a um GameObject. Crie em nosso projeto um GameObject vazio (GameObject à Create Empty), depois arraste o arquivo de script para dentro da aba Inspector do GameObject recém criado.

7 Figura 9 - Adicionando um script a um GameObject Para podermos visualizarmos qualquer informação impressa pelo comando print, devemos habilitar (caso não esteja) a janela de console da Unity, acessando Window à Console. Agora é só clicar em Play e visualizar a aba console. Figura 10 - Visualização da aba console A linguagem C# C# é uma linguagem de programação, multiparadigma, de tipagem forte, desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma.net. A sua sintaxe orientada a objetos foi baseada no C++, mas inclui muitas influências de outras linguagens de programação, como Object Pascal e, principalmente, Java. A linguagem de programação C# pode parecer complicada no início, mas na realidade, existem duas partes básicas que formam sua base, que são: Variáveis Métodos Variáveis Tecnicamente é uma pequena seção da memória do seu computador, que irá armazenar qualquer informação que lhe for passada. Por exemplo, enquanto um jogo está sendo executado, seu computador fica monitorando as informações que deverão ser armazenadas, como seu tipo e valor. Declarando uma variável Na declaração de uma variável, devemos dizer seu tipo e, além disso, qual é o nome que usaremos para referenciá-la no texto do programa. Para declarar uma variável do tipo inteiro que representa o número de pontos de vida do jogador, utilizamos o seguinte código:

8 Figura 11 - Variável PontosDeVida Dica: Sempre que for nomear uma variável, um método ou um novo Script, sempre tente colocar um nome que melhor o represente. Evite colocar nomes como x ou b1. Prefira nomes como MovimentacaoDoJogador, velocidadedoinimigo ou RotacaoDaCamera. Tipos primitivos As variáveis guardam informações de um tipo específico. Podemos, por exemplo, guardar um número inteiro representando a quantidade de pontos de vida de um jogador, um texto para representar o nome de um personagem ou um número real para representar a velocidade atual de um veículo. Os tipos primitivos mais comuns no C# são: int armazena valores inteiros; float armazena valores decimais; string armazena caracteres; bool armazena os valores true ou false; Abaixo veremos uma lista com todos os tipos primitivos do C#.

9 Operadores O C# fornece muitos operadores, que são símbolos que especificam as operações (matemática, indexação, chamada de função, etc.) para executar em uma expressão. Segue abaixo alguns desses operadores: + (Adição) (Subtração) * (Multiplicação) / (Divisão) % (Resto/Módulo) = (Atribuição simples) += (Atribuição aditiva) -= (Atribuição Subtrativa) *= (Atribuição Multiplicativa) /= (Atribuição de divisão) %= (Atribuição de módulo) ++ (Incremento) -- (Decremento) == (Igualdade) > (Maior) < (Menor) <= (Menor igual) >= (Maior igual)!= (Diferente)! (Negação) Modificadores de acesso A palavra reservada public indica que essa variável pode ser vista e acessada dentro do painel Inspector da própria Unity (figura abaixo), como também pode ser acessada por outros scripts. Porém nem todas as variáveis necessitam ser públicas. Se não houver necessidade de alterar o valor de uma variável no painel Inspector ou de ser acessado a partir de outros scripts, não faz sentido colocarmos essa variável como publica, nesse caso utilizaremos o modificador de acesso private. Dica: Se você não indicar explicitamente se uma variável será pública ou privada, por padrão, a variável será, implicitamente, private em C#. É uma boa prática de codificação indicar explicitamente se uma variável será pública ou privada.

10 Estruturas de Controle O mecanismo fundamental da programação é tomar decisões. No cotidiano, fazemos centenas e possivelmente milhares de decisões por dia. Eles podem ser os resultados de perguntas simples, como "Preciso de um guarda-chuva hoje?" ou "Posso colocar mais açúcar no meu café?". Na programação esse tipo de decisão é representado pelo comando if/else. IF/ELSE O comando if/else funciona como uma maneira para descrevermos ao computador, como o código deve ser executado. Por exemplo, a pergunta "está chovendo?" é a uma condição. Ao planejar seu código, você deve sempre quebrar a tomada de decisões em perguntas simples que podem ser respondidas apenas por um simples "sim" ou "não". Caso esteja chovendo, levarei o meu guarda-chuva, se não o deixarei em casa. Figura 12 - IF/ELSE Tomando decisões complexas (ELSE-IF) A expressão else if é uma expressão que você pode adicionar após o bloco de código pertencente a primeira declaração if. Vamos analisar um outro exemplo. Imagine que você está monitorando uma rodovia e precisa verificar o limite de velocidade dos carros que a atravessam, baseado na velocidade atual do veículo você pode

11 multa-los caso estejam acima do limite de velocidade, apenas adverti-los caso estejam muito abaixo do limite ou parabeniza-los caso estejam na faixa adequada. Arrays Um array armazena uma coleção sequencial de valores do mesmo tipo, nos termos mais simples. Podemos usar arrays para armazenar listas de valores em uma única variável. O tamanho de um array é definido durante a sua criação e não poderá ser modificado. O primeiro valor de um array estará sempre armazenado na posição 0 e o seu último valor estará na posição equivalente ao seu tamanho total menos 1. Estruturas de repetição Estruturas de repetição permitem executar mais de uma vez um mesmo trecho de código. Trata-se de uma forma de executar blocos de comandos somente e sob determinadas condições, mas com a opção de repetir o mesmo bloco quantas vezes for necessário. As estruturas de repetição são úteis, por exemplo, para repetir uma série de operações semelhantes que são executadas para todos os elementos de uma lista ou de uma tabela de

12 dados, ou simplesmente para repetir um mesmo processamento até que uma certa condição seja satisfeita. WHILE O while é a estrutura de repetição mais simples. Ele repete a execução de um bloco de sentenças enquanto uma condição permanecer verdadeira. Na primeira vez que a condição se tornar falsa, o while não repetirá a execução do bloco, e a execução continuará com a sentença ou comando que vem logo após o bloco do while, na sequência do programa. DO WHILE Esta estrutura tem um comportamento muito semelhante ao while, com uma diferença crucial: a condição é verificada após executar o bloco de instruções correspondente. FOR Na maioria dos casos, algoritmos necessitam executar um bloco de sentenças por um número específico de vezes. Frequentemente, utiliza-se uma variável para controlar o número de repetições. Já aprendemos como fazer isso usando o while e o do...while. Estas situações sempre apresentam uma variável contadora e as quatro etapas seguintes: Inicialização: Atribui um valor inicial à variável contadora. Teste: Verifica uma condição antes de decidir se executará o bloco de sentenças. caso a condição seja falsa, interrompe as repetições.

13 Execução: Executa o bloco de sentenças. Atualização: Atualiza a variável contadora para o próximo valor. Um for sempre está acompanhado de uma variável contadora que armazena quantas vezes o bloco de sentenças do for deve ser executado. Em seguida avalia a expressão, que determina se o valor da variável contadora está dentro do limite desejado. Caso positivo, o bloco de sentenças é executado e, em seguida, é executada a atualização, que altera o valor da variável contadora. O processo se repete avaliando novamente a expressão. FOREACH O loop foreach é muito simples de usar. Ele também possui a sintaxe mais simples. Usamos a palavra-chave foreach seguida de parênteses neste loop. Dentro dos parênteses, você deve especificar o tipo de dados que você deseja iterar dentro do seu loop. Escolha um nome de variável de elemento único. Você pode nomeá-lo da forma que quiser. Esse nome é usado para acessar essa variável dentro do bloco de loop principal. Após o nome, escrevemos a palavra-chave in, e em seguida o nome da variável do array ou lista, conforme mostrado abaixo:

Algoritmos II prof. Daniel Oliveira

Algoritmos II prof. Daniel Oliveira Algoritmos II prof. Daniel Oliveira Revisar conceitos abordados na disciplina anterior Abordar conceitos vistos com a linguagem C# Variáveis e listas Expressões Estruturas de controle do tipo condicional

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Professor: Diego Oliveira Conteúdo 05: Linguagem Java Conteúdo da Aula Linguagem Java Tipos Primitivos Operadores Aritiméticos Operadores Lógicos Precedência de Operadores

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Introdução As estruturas de repetição, permitem executar mais de uma vez um mesmo trecho de código. Trata-se de uma forma de executar blocos de comandos somente sob determinadas

Leia mais

Laboratório de Programação II

Laboratório de Programação II Laboratório de Programação II Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... 01 Introdução à linguagem C;

Leia mais

4. Constantes. Constantes pré-definidas

4. Constantes. Constantes pré-definidas 4. Constantes Constantes pré-definidas O PHP possui algumas constantes pré-definidas, indicando a versão do PHP, o Sistema Operacional do servidor, o arquivo em execução, e diversas outras informações.

Leia mais

Introdução à Linguagem C++

Introdução à Linguagem C++ Introdução à Linguagem C++ C++: Definição C++ C A Linguagem de Programação C++ pode ser definida como uma extensão da Linguagem C; Todo código de programação em Linguagem C pode a priori ser compilado

Leia mais

Variáveis primitivas e Controle de fluxo

Variáveis primitivas e Controle de fluxo Variáveis primitivas e Controle de fluxo Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@gmail.com

Leia mais

CIT Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional. Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1

CIT Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional. Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1 CIT 2015.2 Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1 Variáveis Uma variável nada mais é que um nome que damos a uma determinada posição

Leia mais

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos:

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 Elementos Básicos Tipos de dados Dados e seus tipos: Computadores lidam com diversos tipos de dados: numéricos,

Leia mais

Apostila - Desenvolvimento web com PHP

Apostila - Desenvolvimento web com PHP José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Reginaldo Sacilotti Apostila - Desenvolvimento web com PHP Primeira Edição São Paulo 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO PHP... 1 1.1 PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Leia mais

LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D

LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D 1. Crie um novo projeto 2D. Parte-1 2. Criar as seguintes pastas na janela Project: _scenes, _scripts, _sprites e _animations. 3. Importe para o projeto, dentro da

Leia mais

CONCEITOS DE ALGORITMOS

CONCEITOS DE ALGORITMOS CONCEITOS DE ALGORITMOS Fundamentos da Programação de Computadores - 3ª Ed. 2012 Editora Prentice Hall ISBN 9788564574168 Ana Fernanda Gomes Ascênsio Edilene Aparecida Veneruchi de Campos Algoritmos são

Leia mais

Preparatório OBI. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida. Aula 01 Introdução a C++

Preparatório OBI. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida. Aula 01 Introdução a C++ Preparatório OBI Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Aula 01 Introdução a C++ Roteiro Introdução ao C++ Primeiro Programa Variáveis Operadores

Leia mais

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES Prof. André Backes LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Linguagem de Máquina Computador entende apenas pulsos elétricos Presença ou não de pulso 1 ou 0 Tudo no computador deve

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação Introdução a Programação Componente Linguagem de Programação I Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 2 A plataforma.net VB C++ C# Common Language Specification ASP.NET: Web Services e Web Forms Te JScript

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação Introdução a Programação Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Aula 02 Primeiro Programa Roteiro Primeiros Passos Variáveis Expressões Comandos

Leia mais

Fundamentos Programação

Fundamentos Programação Fundamentos Programação A programação de computadores não é difícil. Realmente só requer algo como: Aprender alguns conceitos gerais Ser cuidadoso, organizado e lógico Praticar até aprender a dominar a

Leia mais

Fundamentos de Programação em Python

Fundamentos de Programação em Python Fundamentos de Programação em Python Diego Silveira Costa Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte diego.nascimento@ifrn.edu.br 23 de junho de 2017 Ementa do

Leia mais

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões.

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. 1 Estruturas da linguagem C 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. Identificadores Os identificadores seguem a duas regras: 1. Devem ser começados por letras

Leia mais

Introdução à Programação em C. Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI

Introdução à Programação em C. Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI Introdução à Programação em C Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI Linguagem C Criada em 1972 para uso no LINUX; Sintaxe base para diversas outras (Java, JavaScript, PHP, C++,

Leia mais

Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues

Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL0433 Aplicação de Microprocessadores I Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues Estrutura de um programa C Diretivas de pré processamento Declaração de variáveis globais Declaração de protótipos

Leia mais

Working 03 : Conceitos Básicos I

Working 03 : Conceitos Básicos I Working 03 : Conceitos Básicos I Objetivos: Dominar os conceitos básicos da linguagem de programação C; Aprender a utilizar o compilador, identificando os erros de sintaxe do código fonte; Prazo de Envio:

Leia mais

Programação Aplicada à Engenharia

Programação Aplicada à Engenharia Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Programação Aplicada à Engenharia Aula 07: Aritmética e Tomada de decisão Silvio Fernandes 2009.1 1 Operadores Aritméticos Operadores

Leia mais

Professor Jefferson Chaves Jefferson de Oliveira Chaves - IFC Araquari

Professor Jefferson Chaves Jefferson de Oliveira Chaves - IFC Araquari Professor Jefferson Chaves Jefferson.chaves@ifc-araquari.edu.br Tipos de dados; Operadores; Arrays; Por vezes, será importante saber o tipo de dados; Quando dissemos ao usuário, digite sua idade, por

Leia mais

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis Variável, na Matemática, é um termo utilizado em substituição de outro, normalmente, desconhecido. É utilizado para representar um número ou um conjunto. No contexto da programação de computadores, uma

Leia mais

Desenvolvido por: Juarez A. Muylaert Filho - Andréa T. Medeiros - Adriana S. Spallanzani -

Desenvolvido por: Juarez A. Muylaert Filho - Andréa T. Medeiros - Adriana S. Spallanzani - UAL é uma linguagem interpretada para descrição de algoritmos em Português. Tem por objetivo auxiliar o aprendizado do aluno iniciante em programação através da execução e visualização das etapas de um

Leia mais

Programação de Computadores II

Programação de Computadores II Programação de Computadores II 1. Programação Básica 2019.1 Slides adaptados do material de Karina Mochetti Problema, Algoritmo, Programa Um programa de computador é a implementação de um algoritmo para

Leia mais

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 03 Introdução à Java Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www3.ifrn.edu.br/~brunogomes Agenda da Aula Representação de Algoritmos em Pseudocódigo: Tipos de Dados;

Leia mais

Conceitos Básicos Linguagem C

Conceitos Básicos Linguagem C Conceitos Básicos Linguagem C PROF. MAURÍCIO A DIAS MACDIASPAE@GMAIL.COM 2 Método Método básico para construção de algoritmos 1. Compreender completamente o problema a ser resolvido, se possível dividindo

Leia mais

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo Usando o Eclipse - Fundamentos Professor Vicente Paulo de Camargo O Eclipse é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) É a ferramenta mais utilizada pelas empresas, visto que pode ser configurada

Leia mais

Questão 1 Analise o trecho do código abaixo, escrito na linguagem C#:

Questão 1 Analise o trecho do código abaixo, escrito na linguagem C#: Programação para Games I Questão 1 Analise o trecho do código abaixo, escrito na linguagem C#: String[] vetor= { E, A, Z, D, W }; for(int i=4; i

Leia mais

Linguagem de Programação

Linguagem de Programação Linguagem de Programação Laços de Repetição for() / while() / do{}while() Gil Eduardo de Andrade Introdução Laços de Repetição Um laço de repetição permite que um determinado trecho de código seja executado

Leia mais

Análise de Programação

Análise de Programação Análise de Programação Fundamentos da Linguagem de Programação Java Prof. Gilberto B. Oliveira Variáveis Atributos: Variáveis Declaradas fora de um método, sem o modificador static Variáveis membro ou

Leia mais

NESSES SLIDES, VOCÊ VAI APRENDER: Configuração de ambiente Variáveis Operadores Ambiguidade Condições e Laços

NESSES SLIDES, VOCÊ VAI APRENDER: Configuração de ambiente Variáveis Operadores Ambiguidade Condições e Laços MÓDULO II NESSES SLIDES, VOCÊ VAI APRENDER: Configuração de ambiente Variáveis Operadores Ambiguidade Condições e Laços SIGA OS PRÓXIMOS PASSOS: 1. INSTALAÇÃO PYTHON : ESCOLHA A VERSÃO MAIS ATUAL E ESTÁVEL

Leia mais

Programação Estruturada

Programação Estruturada Programação Estruturada Introdução à linguagem C Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 2018.Q3 Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC Programação estruturada

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Introdução ao FORTRAN Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.1/tcc-00.157

Leia mais

WORKSHOP FUNDAMENTOS DO UNITY 3D. WorkShop Fundamentos de UNITY 3D João Pires

WORKSHOP FUNDAMENTOS DO UNITY 3D. WorkShop Fundamentos de UNITY 3D João Pires WORKSHOP FUNDAMENTOS DO UNITY 3D WORKSHOP 25.03.13 BEM-VINDOS AGENDA Início Apresentação Indústria Interface e conhecimento básico do Unity 3D Unity Script (Javascript) Keyframing Animation Unity GUI Desenvolvimento

Leia mais

Programação: Vetores

Programação: Vetores Programação de Computadores I Aula 09 Programação: Vetores José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/62 Motivação Problema Faça um programa que leia

Leia mais

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa Computação Eletrônica Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões Prof: Luciano Barbosa Site da disciplina: www.cin.ufpe.br/~if165/ Recapitulando num cubo = n * n * n cubo Algoritmo

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Introdução ao FORTRAN Professor Hugo de Oliveira Barbalho hbarbalho@ic.uff.br Material produzido pelo professor: Leandro Augusto Frata Fernandes (laffernandes@ic.uff.br)

Leia mais

Técnicas de Programação

Técnicas de Programação Técnicas de Programação Algoritmos Anderson Gomes Eleutério Lógica A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

Prof. A. G. Silva. 28 de agosto de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de / 1

Prof. A. G. Silva. 28 de agosto de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de / 1 INE5603 Introdução à POO Prof. A. G. Silva 28 de agosto de 2017 Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de 2017 1 / 1 Comandos de decisão simples e compostas Objetivos: Utilização de controles

Leia mais

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador;

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador; 1 Microprocessador Um microprocessador é um circuito eletrônico capaz de realizar diversas tarefas conforme os comandos específicos. Para isso ele deve ler esses comandos da memória de programa (ROM) e

Leia mais

Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados

Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados Disciplina de Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Condicionais e de Repetição

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Condicionais e de Repetição Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Condicionais e de Repetição 1 Comando while Deseja-se calcular o valor de: 1 + 2 + 3 +... + N. Observação: não sabemos, a priori, quantos termos

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1 Estruturas Básicas Aula Tópico 4 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para

Leia mais

Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini

Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini Apresentação do Professor Professor: José Carlos Perini E-mail: jose.perini@metrocamp.edu.br Blog: http://profperini.com Formação

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java Linguagem Java Objetivos Compreender como desenvolver algoritmos básicos em JAVA Aprender como escrever programas na Linguagem JAVA baseando-se na Linguagem Portugol aprender as sintaxes equivalentes entre

Leia mais

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS 782 - Programação em C/C++ - estrutura básica e conceitos fundamentais Linguagens de programação Linguagem de programação são conjuntos de palavras formais, utilizadas na escrita de programas, para enunciar

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Introdução ao FORTRAN Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Introdução ao FORTRAN Cinco aspectos

Leia mais

I1, I2 e In são instruções simples ou estruturadas da linguagem Pascal.

I1, I2 e In são instruções simples ou estruturadas da linguagem Pascal. Capítulo 4 TESTES, ESCOLHAS E MALHAS DE REPETIÇÃO 1. INTRODUÇÃO Em muitos exemplos e exercícios realizados nos capítulos anteriores, não foram raras as vezes em que fizemos uso de elementos disponíveis

Leia mais

Algoritmo e Programação Matemática

Algoritmo e Programação Matemática Algoritmo e Programação Matemática Fundamentos de Algoritmos Parte 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Dados A funcionalidade principal de um computador

Leia mais

Unidade 2: Estruturas de Controle Parte 1 - Scanner e Estrutura IF Prof. Daniel Caetano

Unidade 2: Estruturas de Controle Parte 1 - Scanner e Estrutura IF Prof. Daniel Caetano Linguagem de Programação 1 Unidade 2: Estruturas de Controle Parte 1 - Scanner e Estrutura IF Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar a classe Scanner e as principais estruturas de controle da linguagem

Leia mais

Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini

Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini Prof. José Carlos Perini Formação em Análise de Sistemas Univ. S. Francisco Pós em Administração Universidade S. Francisco Mestrado em Ciência da Computação

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas Aula Tópico 2 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para o compilador

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I. Prof. Me. Hélio Esperidião

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I. Prof. Me. Hélio Esperidião PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I Prof. Me. Hélio Esperidião AVALIAÇÃO 2 avaliações + Lista de Exercícios 1 Prova + 1 Projeto Prova (0-8) + 2 pontos para lista de exercícios entregue no dia da prova. Projeto(0-10)

Leia mais

Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini

Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini Prof. José Carlos Perini Formação em Análise de Sistemas Univ. S. Francisco Pós em Administração Universidade S. Francisco Mestrado em Ciência da Computação

Leia mais

Estruturas de Controle em c#

Estruturas de Controle em c# Estruturas de Controle em c# Fábio Moura Governo de Pernambuco Agenda Tipos de estruturas de controle; if; if-else; if-else-if; switch-case; while; do-while; for; foreach; Exercício. Tipos de Estruturas

Leia mais

Introdução ao C# com o Microsoft Visual Studio Community 2015

Introdução ao C# com o Microsoft Visual Studio Community 2015 José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Adriana Rodrigues Reginaldo Sacilotti Introdução ao C# com o Microsoft Visual Studio Community 2015 Primeira Edição São Paulo 2016 Sumário 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Introdução a Programação. Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin

Introdução a Programação. Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin Introdução a Programação Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin Programas Programas são instruções para o computador executar uma tarefa Estas instruções seguem uma lógica Lógica: modo

Leia mais

Aula 3 Conceitos de memória, variáveis e constantes Cleverton Hentz

Aula 3 Conceitos de memória, variáveis e constantes Cleverton Hentz Aula 3 Conceitos de memória, variáveis e constantes Cleverton Hentz Sumário de Aula } Conceito de Memória } Variáveis e Tipos de Dados } Constantes 2 Conceito de Memória } A memória de um computador é

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas de Repetição Aula Tópico 4 (while, for) 1 Problema 10 Suponha que soma (+) e subtração (-) são as únicas operações disponíveis em C. Dados dois números

Leia mais

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C #include Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C ANTES DO C ERA A LINGUAGEM B B foi essencialmente uma simplificação da linguagem BCPL. B só tinha um tipo de dado, que

Leia mais

INSTRUÇÕES DE REPETIÇÃO

INSTRUÇÕES DE REPETIÇÃO Cursos: Análise, Ciência da Computação e Sistemas de Informação Programação I - Prof. Aníbal Notas de aula 6 INSTRUÇÕES DE REPETIÇÃO As instruções de repetição permitem fazer com que a execução de uma

Leia mais

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior ALGORITMOS E APLICAÇÕES FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior Formato Básico do Pseudocódigo Tipos de dados O VisuAlg prevê quatro tipos de dados: inteiro, real,

Leia mais

exatasfepi.com.br Informática C/C++ André Luís Duarte Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; Provérbios 3:13

exatasfepi.com.br Informática C/C++ André Luís Duarte Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; Provérbios 3:13 exatasfepi.com.br Informática C/C++ André Luís Duarte Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; Provérbios 3:13 Conceitos Fundamentos Estrutura sequencial Estruturas de seleção

Leia mais

Unidade 11: Programando Swing com o NetBeans Prof. Daniel Caetano

Unidade 11: Programando Swing com o NetBeans Prof. Daniel Caetano Linguagem de Programação 1 Unidade 11: Programando Swing com o NetBeans Prof. Daniel Caetano Objetivo: Construir uma aplicação baseada na classe Jdialog do Java Swing. INTRODUÇÃO Na aula passada vimos

Leia mais

Material III-Bimestre Introdução e conceitos fundamentais da Linguagem C#

Material III-Bimestre Introdução e conceitos fundamentais da Linguagem C# Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina POO -2017 Material III-Bimestre Introdução e conceitos fundamentais da Linguagem C# http://www1.univap.br/~wagner Prof.

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java Linguagem Java Objetivos????? ADAPTAR O TEXTO ABAIXO????? Aprender a sintaxe da Estrutura de Repetição ENQUANTO-FAÇA na linguagem PORTUGOL Aprender a resolver problemas que requeiram o uso de ESTRUTURAS

Leia mais

Semana 2 Estruturas de Condição, Seleção e Repetição. Prof. Tiago Jesus de Souza

Semana 2 Estruturas de Condição, Seleção e Repetição. Prof. Tiago Jesus de Souza Atualização Técnica e Pedagógica de Professores no componente de Lógica de Programação com C# (console) Semana 2 Estruturas de Condição, Seleção e Repetição Prof. Tiago Jesus de Souza Introdução Nesta

Leia mais

Programação Computacional C/C++

Programação Computacional C/C++ exatasfepi.com.br Programação Computacional C/C++ André Luís Duarte Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; Provérbios 3:13 Conceitos Fundamentos Estrutura sequencial Estruturas

Leia mais

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1)

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Objetivos O principal objetivo deste artigo é explicar alguns conceitos fundamentais de programação em C. No final será implementado um programa envolvendo todos

Leia mais

Programação de Redes de Computadores

Programação de Redes de Computadores 1: Introdução 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ SANTA CATARINA Programação de Redes de Computadores

Leia mais

Programação para Games I

Programação para Games I Programação para Games I Introdução Apresentação Professor Professor Ariel Dias Apresentação Disciplina O que veremos? www.arieldias.com BlackBoard Apresentação Turma Tarde Continuada I 20/03 Continuada

Leia mais

EXPRESSÕES BOOLEANAS. Ex: boolean b = false; // declara uma variável do tipo boolean e atribui false

EXPRESSÕES BOOLEANAS. Ex: boolean b = false; // declara uma variável do tipo boolean e atribui false Cursos: Análise, Ciência da Computação e Sistemas de Informação Programação I - Prof. Aníbal Notas de aula 4 EXPRESSÕES BOOLEANAS O tipo primitivo boolean É um tipo de dados primitivo em Java que possui

Leia mais

Introdução à programação de jogos em C# Aula 01 Variáveis e Métodos

Introdução à programação de jogos em C# Aula 01 Variáveis e Métodos Introdução à programação de jogos em C# Aula 01 Variáveis e Métodos de diversos tipos de diversos tipos VidaPersonagem = 10; de diversos tipos int VidaPersonagem = 10; de diversos tipos int VidaPersonagem

Leia mais

Lição 4 Fundamentos da programação

Lição 4 Fundamentos da programação Lição 4 Fundamentos da programação Introdução à Programação I 1 Objetivos Ao final desta lição, o estudante será capaz de: Identificar as partes básicas de um programa em Java Reconhecer as diferenças

Leia mais

Aula 11: Desvios e Laços

Aula 11: Desvios e Laços Aula 11: Desvios e Laços Nesta aula explicaremos alguns comandos que podem alterar o fluxo dos seus programas em JavaScript. Você aprenderá a estrutura dos comandos de desvios e laços. Entenderá como funcionam

Leia mais

Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Criada em 1972, por Dennis Ritchie; Centro de Pesquisas da Bell Laboratories; Para utilização no S.O. UNIX; C é uma linguagem

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 7 Vetores Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 19/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Motivação Problema: Leia as notas de uma turma de cinco estudantes

Leia mais

Programação Estruturada e Orientada a Objetos

Programação Estruturada e Orientada a Objetos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Programação Estruturada e Orientada a Objetos Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL

PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL LINGUAGEM C/C++ REVISÃO 1 ANDRÉ LUÍS DUARTE Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.(ef

Leia mais

Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação. Algoritmos e Programação

Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação. Algoritmos e Programação Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação Algoritmos e Programação Linguagem de programação Linguagem de Programação Linguagem de máquina http://www.assemblyprogressivo.net/p/curso.html Linguagem de

Leia mais

LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO

LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO Prof. André Backes ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Uma estrutura de repetição permite que uma sequência de comandos seja executada repetidamente, enquanto determinadas condições

Leia mais

Resolução De Problemas Em Informática. Docente: Ana Paula Afonso Resolução de Problemas. 1. Analisar o problema

Resolução De Problemas Em Informática. Docente: Ana Paula Afonso Resolução de Problemas. 1. Analisar o problema ALGORITMIA Resolução De Problemas Em Informática Docente: Ana Paula Afonso 2000-2001 Resolução de Problemas 1. Analisar o problema Conhecer o bem o problema Descrever o problema: subdividir, detalhar 2.

Leia mais

Exercitando a Programação com PHP

Exercitando a Programação com PHP José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Adriana Rodrigues Reginaldo Sacilotti Exercitando a Programação com PHP Primeira Edição São Paulo 2016 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO PHP... 1 1.1 PREPARAÇÃO

Leia mais

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Algoritmos Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Conceitos Linhas de Código de um Algoritmo ou Programa escrita do programa linha a linha, ou seja, a sintaxe do programa, podendo-se

Leia mais

Revisão. Profa Marina Gomes

Revisão. Profa Marina Gomes Revisão Profa Marina Gomes Algoritmos Na construção de um programa, o problema que o algoritmo representa é composto por três fases. Entrada: dados de entrada do algoritmo. Processamento: ações sobre os

Leia mais

Java Variáveis e Controle Fluxo

Java Variáveis e Controle Fluxo Java Variáveis e Controle Fluxo 1 Variáveis primitivas p Todo bloco em java é delimitado por chaves ({ } ); p Dentro de um bloco, podemos declarar variáveis e usa las; p Em Java, toda variável tem um tipo

Leia mais

C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P

C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P SINTAXE BÁSICA Neste capítulo vamos apresentar a estrutura básica do PHP. Para iniciar a construção de um

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java Linguagem Java Objetivos Compreender como desenvolver algoritmos básicos em JAVA Aprender como escrever programas na Linguagem JAVA baseando-se na Linguagem Portugol aprender as sintaxes equivalentes entre

Leia mais

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados 3. Introdução Segundo alguns especialistas, qualquer programa de computador pode ser escrito utilizando apenas três estruturas básicas: Seqüência, Condição e Repetição. Isto significa que, na construção

Leia mais

JavaScript (Elementos de Programação e Programação Básica)

JavaScript (Elementos de Programação e Programação Básica) Linguagem de Programação para Web JavaScript (Elementos de Programação e Programação Básica) Prof. Mauro Lopes 1 Objetivos Iniciaremos aqui o nosso estudo sobre a Linguagem de Programação JavaScript. Apresentaremos

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora: Luciana Faria

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora: Luciana Faria Algoritmos e Técnicas de Programação Professora: Luciana Faria Estrutura de Repetição condicional Estrutura de repetição Nas aulas anteriores verificamos que a execução sequencial dos comandos da função

Leia mais

ALGORITMOS. Professor: Diego Oliveira. Aula 06 - Tipos Primitivos de Dados

ALGORITMOS. Professor: Diego Oliveira. Aula 06 - Tipos Primitivos de Dados ALGORITMOS Professor: Diego Oliveira Aula 06 - Tipos Primitivos de Dados Netbeans Para testar nossos exemplos criaremos uma classe no Netbeans Nesta disciplina não será visto nada de orientação a objetos,

Leia mais