HISTÓRIA PROF. SHAZAM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTÓRIA PROF. SHAZAM"

Transcrição

1 HISTÓRIA PROF. SHAZAM

2 // QUESTÃO 01 O primeiro meio pelo qual o ser humano registrou sua própria existência foi a pedra as pinturas rupestres mais antigas, encontradas em cavernas da Espanha, datam de cerca de quarenta mil anos atrás. Quando a escrita foi encontrada na Mesopotâmia, em a.c., foi preciso um suporte que a tornasse portátil. A solução foram as tabuletas de argila, pranchas do tamanho de uma folha de papel, gravadas com argila ainda úmida, usando uma ponta afiada de madeira. Se as tabuletas se destinavam a uso definitivo, eram cozidas em fornos, como vasos de cerâmica se não, eram apagadas. Um estilo de escrita desenvolvido foi chamado cuneiforme. (Revista Aventuras na História. Edição 114. Janeiro de p. 14.)

3 // QUESTÃO 01 A partir dessas formas de registro, outras foram surgindo e a escrita tornou-se um meio para a transmissão de tradições, transformando-se num veículo de expressão e organização social. Com base na relação entre o surgimento da escrita e a aceleração do desenvolvimento das civilizações, é correto afirmar que a) tanto nas primeiras civilizações, quanto nas civilizações vindouras, a escrita possui um papel fundamental na cultura. b) foi a escrita, à medida em que se transformava em um sistema informacional, a grande responsável pelo surgimento do Estado. c) não são consideradas civilizações as sociedades que não desenvolveram a escrita, já que não deixaram registro de sua cultura. d) comprovadamente, as civilizações que dominaram a escrita, tais como a Mesopotâmia e o Egito, tornaram-se superiores às demais, dominando-as.

4 // QUESTÃO 02 [Na Mesopotâmia,] todos os bens produzidos pelos próprios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento. Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados.tanto nas primeiras civilizações, quanto nas civilizações vindouras, a escrita possui um papel fundamental na cultura. (Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)

5 // QUESTÃO 02 Entre os trabalhos forçados a que o texto se refere, podemos mencionar a a) internação de doentes e loucos em áreas rurais, onde deviam cuidar das plantações de algodão, cevada e sésamo. b) utilização de prisioneiros de guerra como artesãos ou pastores de grandes rebanhos de gado bovino e caprino. c) escravidão definitiva dos filhos mais velhos das famílias de camponeses, o que caracterizava o sistema econômico mesopotâmico como escravista. d) servidão por dívidas, que provocava a submissão total, pelo resto da vida, dos devedores aos credores. e) obrigação de prestar serviços, devida por toda a população livre, nas obras realizadas pelo rei, como templos ou muralhas.

6 // QUESTÃO 03 O ser humano, no decorrer de seu processo histórico, desenvolveu noções de justiça em detrimento da prática da vingança. O primeiro código de leis, denominado de Código de Hamurabi, pouco rompia com a valorização da vingança, mantendo o princípio da Lei de Talião expresso na máxima Olho por olho, dente por dente. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o povo que elaborou na antiguidade o referido código e em que tipo de escrita ele foi impresso. a) Assírios escrita árabe. b) Babilônios escrita cuneiforme. c) Mesopotâmios escrita alfabética. d) Persas escrita farsi. e) Sumérios escrita hieroglífica.

7 // QUESTÃO 04 A maior parte das regiões vizinhas [da antiga Mesopotâmia] caracteriza-se pela aridez e pela falta de água, o que desestimulou o povoamento e fez com que fosse ocupada por populações organizadas em pequenos grupos que circulavam pelo deserto. Já a Mesopotâmia apresenta uma grande diferença: embora marcada pela paisagem desértica, possui uma planície cortada por dois grandes rios e diversos afluentes e córregos. (Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)

8 // QUESTÃO 04 A partir do texto, é correto afirmar que a) os povos mesopotâmicos dependiam apenas da caça e do extrativismo vegetal para a obtenção de alimentos. b) a ocupação da planície mesopotâmica e das áreas vizinhas a ela, durante a Antiguidade, teve caráter sedentário e ininterrupto. c) a ocupação das áreas vizinhas da Mesopotâmia tinha características nômades e os povos mesopotâmicos praticavam a agricultura irrigada. d) a ocupação sedentária das regiões desérticas representava uma ameaça militar aos habitantes da Mesopotâmia. e) os povos mesopotâmicos jamais puderam se sedentarizar, devido às dificuldades de obtenção de alimentos na região.

9 // QUESTÃO 05 E a situação sempre mais ou menos / Sempre uns com mais e outros com menos / A cidade não para, a cidade só cresce / O de cima sobe e o de baixo desce / (...)" Este trecho da música do pernambucano Chico Science ( ) e grupo Nação Zumbi nos remete à vida em cidades, processo que passou a ser significativo na história, a partir do 40. milênio a.c., na Mesopotâmia.

10 // QUESTÃO 05 Sobre esse processo, é correto afirmar: a) Com o surgimento e crescimento das cidades, houve um progressivo aumento da especialização do trabalho e da igualdade social, enfraquecendo o poder político. b) A diminuição da produção agrícola assegurou excedentes para a manutenção de especialistas, desenvolvendo a urbanização em cidades-estado socialmente desiguais. c) Apesar da urbanização e das novas tecnologias de irrigação, mantém-se um Estado de caráter exclusivamente político e que não intervém na economia, conservando a ordem social hierarquizada.

11 // QUESTÃO 05 d) A sedentarização do homem, o desenvolvimento de cidades, a especialização do trabalho e uma sociedade socialmente desigual levaram à constituição de polos de poder como o Templo e o Palácio. e) Mesmo se legitimando através de conquistas militares ou como mediadores entre o mundo terreno e o mundo divino, os soberanos separaram a esfera política da religiosa no intuito de conservar uma sociedade desigual. GABARITO: D

12 // QUESTÃO 06 O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo.

13 // QUESTÃO 06 O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois a) significava, entre outros aspectos, o poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos. b) representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos. c) significava a solução para os problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos. d) representava a possibilidade de o faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que engrandeceram o próprio Egito. e) significava um peso para a população egípcia, que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições.

14 // QUESTÃO 07 Examine estas imagens produzidas no antigo Egito:

15 // QUESTÃO 07 As imagens revelam a) o caráter familiar do cultivo agrícola no Oriente Próximo, dada a escassez de mão de obra e a proibição, no antigo Egito, do trabalho compulsório. b) a inexistência de qualquer conhecimento tecnológico que permitisse o aprimoramento da produção de alimentos, o que provocava longas temporadas de fome. c) o prevalecimento da agricultura como única atividade econômica, dada a impossibilidade de caça ou pesca nas regiões ocupadas pelo antigo Egito. d) a dificuldade de acesso à água em todo o Egito, o que limitava as atividades de plantio e inviabilizava a criação de gado de maior porte. e) a importância das atividades agrícolas no antigo Egito, que ocupavam os trabalhadores durante aproximadamente metade do ano.

16 // QUESTÃO 08 Em relação à economia do Antigo Egito é correto afirmar que: a) por sua proximidade com o Mar Mediterrâneo era muito desenvolvido o comércio marítimo. b) o comércio de manufaturas egípcias abastecia outros povos do Mar Mediterrâneo. c) a agricultura dependia, em grande parte, das cheias do Rio Nilo. d) a criação de gado e a mineração eram os setores econômicos mais importantes. e) a agricultura, a mineração e o artesanato tinham a mesma importante econômica

17 // QUESTÃO 09 Em janeiro de 2011, os jornais noticiaram que os protestos contra o governo do Egito poderiam ter um efeito colateral muito sério: a destruição ou dano de várias relíquias, obras e sítios arqueológicos da antiga civilização egípcia. De acordo com as agências de notícias, houve várias tentativas de saquear o museu do Cairo. Numa delas, indivíduos quebraram pouco mais de uma dezena de estátuas e decapitaram duas múmias, recentemente identificadas como avós do faraó Tutankhamon. Alguns saqueadores pareciam procurar apenas por ouro.

18 // QUESTÃO 09

19 // QUESTÃO 09 Sobre o material arqueológico proveniente do Antigo Egito, é correto afirmar que a) sua destruição afetaria a economia do Egito, mas não traria consequências sérias para a ciência e para a história, que já estudaram esse material. b) grande parte dele foi destruído pelos próprios egípcios ainda na Antiguidade, como estratégia para proteger os segredos de sua cultura dos invasores. c) foi uma das causas dos protestos contra o governo, que pagou grandes somas para reaver objetos em poder de países europeus. d) permitiu compreender a importância dos rituais fúnebres, como atestam os sarcófagos do Vale dos Reis. e) tem grande valor artístico e confirmou o que já se sabia dos antigos egípcios por meio de documentos escritos.

20 // QUESTÃO 10 Os escribas do Egito antigo ocupavam uma posição subalterna na hierarquia administrativa governamental frente à aristocracia burocrática. Sua posição social era inferior em relação aos conselheiros do Faraó, aos chefes da administração, à nobreza territorial, à elite militar e aos sacerdotes. Mas as características de seu ofício os afastavam de trabalhos forçados e das arbitrariedades das elites, que subjugavam e exploravam camponeses livres e escravos de origem estrangeira.sua destruição afetaria a economia do Egito, mas não traria consequências sérias para a ciência e para a história, que já estudaram esse material.

21 // QUESTÃO 10 Tal condição privilegiada se explicava: a) por serem provenientes do meio social dos felás, camponeses livres, que investiam na formação educacional de seus filhos mais inclinados ao serviço público. b) pelo domínio dos escribas dos segredos da escrita demótica e dos hieróglifos, do cálculo e, por conseguinte, da organização das atividades da administração pública. c) pelo domínio exclusivo dos escribas do idioma escrito, da matemática, da agrimensura e dos processos administrativos em geral. d) pela dependência direta de faraós e altos funcionários reais relativa aos conhecimentos dos escribas, que formavam uma corporação intelectual dotada de poder político.

22 // GABARITO 1. A 2. E 3. B 4. C 5. D 6. A 7. E 8. C 9. D 10. C

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL Aproximadamente 4000 a.c. até 476 d.c. MARCOS HISTÓRICOS: invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente. EGÍPCIOS MESOPOTÂMICOS PERSAS HEBREUS FENÍCIOS CHINESES

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE. Aula 3 Ellen e Natan

HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE. Aula 3 Ellen e Natan HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE Aula 3 Ellen e Natan Revisão Pré-História Paleolítico -Pedra lascada Nômades, Caça, pesca, domínio do fogo. Neolítico Pedra Polida. Revolução agrícola, Sedentarizarão.

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE ANTIGUIDADE ORIENTAL - MESOPOTÂMIA

EXERCÍCIOS SOBRE ANTIGUIDADE ORIENTAL - MESOPOTÂMIA EXERCÍCIOS SOBRE ANTIGUIDADE ORIENTAL - MESOPOTÂMIA 1. (Unesp 2016) 129. Se a esposa de alguém for surpreendida em flagrante com outro homem, ambos devem ser amarrados e jogados dentro d água, mas o marido

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL - LISTA DE EXERCÍCIOS

ANTIGUIDADE ORIENTAL - LISTA DE EXERCÍCIOS 1. (Ufg 2013) Leia o fragmento a seguir. Tinha o desejo de saber por que o Nilo começa a encher no solstício de Verão. De acordo com a primeira explicação, são os ventos estivais que, desviando com seu

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano PALEOLÍTICO Processo de hominização; Caça e coleta; Nômades; Controle do fogo; Pinturas rupestres. O CONTROLE DO FOGO POSSIBILITOU AO HOMEM... proteger-se dos animais;

Leia mais

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA HISTÓRIA DA ARTE Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Data: / /2016 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] ARTE EGÍPCIA EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA 01. Sobre a arte egípcia, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras

Leia mais

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner O Egito Antigo Aula I Professor Leopoldo Gollner O Egito Aspectos Físicos Cronologia Política A Sociedade Egípcia A Economia Egípcia A Geografia do Antigo Egito Localização geográfica O Alto e o Baixo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Viviane Silva Gonzaga e Júlia Melo História Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 /

Leia mais

Civilizações Hidráulicas

Civilizações Hidráulicas Civilizações Hidráulicas Mesopotâmia e Egito Prof. Thiago Modo de Produção Asiático Sociedades ditas Hidráulicas ou de Regadio; Ausência da propriedade privada; Base social aldeã; Intervenção estatal na

Leia mais

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES 04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Crescente Fértil: localização e importância Entre o nordeste da África e parte da Ásia ocupada por diversos povos desde tempos remotos destaque para os egípcios e mesopotâmicos

Leia mais

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia As principais civilizações As principais civilizações da Antigüidade oriental são a suméria, assíria, acadiana, egípcia, hebraica, fenícia, hitita e persa. Civilização

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 14/09/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Mesopotâmia Sumérios e Acádios (3.500a.C. aprox.) Organização em cidades-estado > Patesis. Agricultura irrigada por canais. Criação da escrita cuneiforme.

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido.

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. EGITO Sociedade Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. Religião Elemento cultural mais forte; Sacerdotes monopolizavam

Leia mais

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 1ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Mesopotâmia (capítulo 3) e Egito (Capítulo 4) Data máxima de entrega:

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 2

HISTÓRIA GERAL AULA 2 HISTÓRIA GERAL AULA 2 REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO NEOLÍTICO IDADE DOS METAIS A HISTÓRIA IDADE ANTIGA HISTÓRIA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA I. CONTEMPORÂNEA REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO HISTÓRIA Um oásis no meio do grande deserto do Saara. Uma dádiva do rio Nilo. Assim é definido o antigo Egito, o país dos faraós, das múmias e dos Mistérios das pirâmides. João Francisco LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.:

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ===

Leia mais

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

As Civilizações Antigas e do Oriente

As Civilizações Antigas e do Oriente As Civilizações Antigas e do Oriente Egito e Mesopotâmia Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Características gerais das civilizações do Crescente Fértil Foram civilizações hidráulicas

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E FILOSOFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 07/04/2018 Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 40 Pontos Orientações

Leia mais

O NASCIMENTO DA CULTURA

O NASCIMENTO DA CULTURA HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O NASCIMENTO DA CULTURA PRÉ-HISTÓRIA:Período Paleolítico, Neolítico. PRÉ-HISTÓRIA NO BRASIL. ARTE MESOPOTÂMIA: Sumérios, Assirios, Babilônicos.

Leia mais

Capítulo 04 - Mesopotâmia

Capítulo 04 - Mesopotâmia COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT Escola de Educação Básica Aluno(a): 6ºAno Professora: Cláudia Teodoro e Vânia Pires. Data: / /2016 Caderno de Recuperação de História Capítulo 04 - Mesopotâmia 01)

Leia mais

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini HISTÓRIA Nas vias do tempo, a trajetória humana Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Antes de tudo, as origens do homem A origem ou o elo perdido ainda é incerta. Há +/- 195 mil anos, no

Leia mais

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA CAPÍTULO 4 A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA O Egito: formação n 7000 a.c.: populações ocuparam as margens férteis do Rio Nilo. Cheias periódicas Húmus Solo fértil Agricultura n A civilização egípcia

Leia mais

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo 05. ÁFRICA ANTIGA Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo cheias anuais e margens muito férteis

Leia mais

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente HISTÓRIA aula Civilizações do Antigo Oriente Primeiras Civilizações Revolução Neolítica Domesticação de plantas e animais Nova dieta alimentar e início do sedentarismo Uso de metais e início de disputas

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

Mesopotâmia, região entre rios

Mesopotâmia, região entre rios Mesopotâmia, região entre rios Rio Eufrates Rio Tigre Muito do que consideramos natural no mundo moderno tem suas origens nessa civilização: os alimentos, os tijolos para a construção, os veículos de rodas

Leia mais

4. Egito PÁGINAS 42 À 54.

4. Egito PÁGINAS 42 À 54. 4. Egito PÁGINAS 42 À 54. Organizando a História... Páginas 42 e 43. 1 2 3 Nilo Aprender a lidar com as cheias do Nilo; Sistemas de irrigação; Rio Nilo Ferramentas de ossos e pedras para arar a terra;

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: PRÉ-HISTÓRIA E ANTIGUIDADE ORIENTAL

LISTA DE EXERCÍCIOS: PRÉ-HISTÓRIA E ANTIGUIDADE ORIENTAL 1. (Unesp 2016) 129. Se a esposa de alguém for surpreendida em flagrante com outro homem, ambos devem ser amarrados e jogados dentro d água, mas o marido pode perdoar a sua esposa, assim como o rei perdoa

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br ANTIGUIDADE ORIENTAL Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04 M.P.A.: Modo de Produção Asiá9co M.P.E.: Modo de Produção Escravista M.P.F.: Modo de Produção Feudal M.P.K.:Modo de Produção Capitalista Pré- História

Leia mais

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C.

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C. PRÉ-HISTÓRIA Linha do tempo 500.000 ac 1789 d. C. 1453 d. C. Atualidade Arq. Pré-História identifica dividido em período Anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais 2 milhões

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio adoisimensosdesertos:odalíbiaeodaarábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas grandes

Leia mais

MESOPOTÂMIA. "terra entre rios"

MESOPOTÂMIA. terra entre rios Marcos Roberto MESOPOTÂMIA "terra entre rios" Trata-se de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a)

Leia mais

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O.

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Condições naturais e a capacidade racional da espécie humana. O Rio Nilo possuía um regime regular de cheias que irrigava o solo

Leia mais

Marco MESOPOTÂMIA MESOPOTÂMIA

Marco MESOPOTÂMIA MESOPOTÂMIA VEST Marco @vestmapamental H I S T Ó R I A MESOPOTÂMIA MESOPOTÂMIA A Mesopotâmia abrigou as primeiras sociedades conhecidas, por volta do IV milênio antes de Cristo. O nome Mesopotâmia, que significa terra

Leia mais

Conteúdo para recuperação do I Semestre 6º ANO

Conteúdo para recuperação do I Semestre 6º ANO Conteúdo para recuperação do I Semestre I Bimestre II Bimestre 6º ANO As primeiras sociedades; Mesopotâmia. Grécia: formação e consolidação; Grécia: Organização das cidades-estados. As primeiras sociedades;

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda História Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c.

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c. O ANTIGO EGITO c.3500 a.c. EGITO localização geográfica O Egito fica situado no nordeste do continente africano. O território é atravessado pelo rio Nilo e a estreita faixa fértil está limitada, de ambos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2017 Aluno(a): N o :

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 A A Aula 5.2 Conteúdo As Civilizações da Mesopotâmia II 3 A A Habilidade Analisar

Leia mais

Avaliação de Ciências, História e Geografia 5 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Ciências, História e Geografia 5 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Ciências, História e Geografia 5 o Ano - 1 o Bimestre Questões 1. A imagem a seguir mostra um vilarejo em Khuzestão, no Irã, antiga Mesopotâmia. PXHere Por que essa civilização

Leia mais

HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO. PARTE 1 Mesopotâmia CAPÍTULO MESOPOTÂMIA

HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO. PARTE 1 Mesopotâmia CAPÍTULO MESOPOTÂMIA CAPÍTULO 3 MESOPOTÂMIA Terra entre rios n A palavra tem origem grega e significa terra entre rios. Mesos: meio, entre. n A corresponde à região entre os rios Tigre e Eufrates, nos atuais territórios do

Leia mais

Mesopotâmia. Berço de grandes impérios Unidade 4

Mesopotâmia. Berço de grandes impérios Unidade 4 Mesopotâmia Berço de grandes impérios Unidade 4 Primeiras civilizações surgem entre os rios Tigre e Eufrates. Região era chamada pelo Gregos antigos de Mesopotâmia Terra entre rios Grupos humanos desenvolvem

Leia mais

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental O povoamento da América Quando ocorreu o povoamento da América? Não se sabe ao certo quando os primeiros povoadores chegaram a América, mas estudos baseados em vestígios

Leia mais

HISTÓRIA. Antiguidade Oriental Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Antiguidade Oriental Parte 2. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Parte 2 Profª. Eulália Ferreira Mesopotâmicos Mesopotâmia "terra entre rios A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades oriundos de diversas localidades. A terra fértil

Leia mais

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva AS DUAS EXPLICAÇÕES MAIS CONHECIDAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO CRIACIONISMO DEFENDE QUE A VIDA E TODA A MATÉRIA EXISTENTE SÃO RESULTADOS

Leia mais

Gabarito das Questões do Caderno de Estudante. História dos grandes personagens e das nações

Gabarito das Questões do Caderno de Estudante. História dos grandes personagens e das nações Gabarito das Questões do Caderno de Estudante Introdução A produção do conhecimento histórico Questão 4 Séculos XIX e XX Séculos XX e XXI Temas centrais pesquisados História dos grandes personagens e das

Leia mais

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito

Leia mais

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius Situada no nordeste da África, a Núbia era uma extensa faixa de terra localizada ao sul do Egito, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo. Nos tempos

Leia mais

O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente.

O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente. EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA O EXAME FINAL HISTÓRIA 5ª SÉRIE O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente. Existem muitas fontes através das

Leia mais

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar.

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. HISTÓRIA DA ARTE A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. Consideramos como arte pré-histórica todas

Leia mais

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius Situada no nordeste da África, a Núbia era uma extensa faixa de terra localizada ao sul do Egito, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo. Nilo.

Leia mais

1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap /3/4 Cap Roberson de Oliveira

1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap /3/4 Cap Roberson de Oliveira 1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap. 1-1.2/3/4 Cap. 3-3.1 Roberson de Oliveira Civilizações da Antiguidade Oriental Astecas Índia Incas Roberson de Oliveira 2 Civilização

Leia mais

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula:

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula: Conteúdo: Civilizações Antigas Mesopotâmia. Compreender as civilizações antigas como berço do modelo das sociedades atuais; Caracterizar os diferentes povos que formaram as civilizações mesopotâmicas;

Leia mais

1ª SÉRIE Ensino Médio

1ª SÉRIE Ensino Médio E n s in o F o r t e e d e R e s u l t a do s Estudante: Centro Educacio nal Juscelino K ub itschek G u a r á / V a l p a r a í s o Exercícios Rec. Semestral 2º Bimestre A R T E 1ª SÉRIE Ensino Médio Data:

Leia mais

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança:

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança: Lição 01: Língua hebraica Professor: João Marcos Brandet 1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança: a) o monoteísmo b) o patriarquismo c) a monarquia d) a arquitetura

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira *Observação: Esta folha deverá ser impressa e anexada aos exercícios em folha timbrada e entregues no dia

Leia mais

R.: b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: 02- Por que através da mumificação os egípcios desenvolveram a medicina?

R.: b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: 02- Por que através da mumificação os egípcios desenvolveram a medicina? PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Heródoto, o principal historiador

Leia mais

Gestão Desportiva e do Lazer. Lazer e Urbanismo. Aula 03 Surgimento e formação das cidades. Texto base: SPOSITO, Maria Encarnação E.

Gestão Desportiva e do Lazer. Lazer e Urbanismo. Aula 03 Surgimento e formação das cidades. Texto base: SPOSITO, Maria Encarnação E. Gestão Desportiva e do Lazer Lazer e Urbanismo Aula 03 Surgimento e formação das cidades Texto base: SPOSITO, Maria Encarnação E. Capitalismo e urbanização CAPÍTULOS 01 E 02 Professora: Andréa Costa Como

Leia mais

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus OS PERSAS Profa. Schirley Pimentel Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização:

Leia mais

História MARCOS ROBERTO

História MARCOS ROBERTO História MARCOS ROBERTO Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização: planalto do

Leia mais

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis.

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Estados TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus ou representante dele;

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

Aula 2 Egito e Mesopotâmia

Aula 2 Egito e Mesopotâmia ARTE VISUAL SÉRIE: 3º ano Aula 2 Egito e Mesopotâmia Profª Andréia Leite Egito - Por volta de 3.000 a.c. - Politeísta. - Região do Egito Cairo. - Escrita - hieróglifos Egito e Mesopotâmia 3º ano - Tudo

Leia mais

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR I DATA PARA ENTREGA / /2017 DISCIPLINA: HISTÓRIA ALUNO(A): SÉRIE: 6 ANO Conteúdo: * Os primeiros povoadores da Terra * A Pré-História brasileira

Leia mais

HISTÓRIA PROFESSOR ERALDO RAFAEL ANTIGUIDADE ORIENTAL

HISTÓRIA PROFESSOR ERALDO RAFAEL ANTIGUIDADE ORIENTAL ANTIGUIDADE ORIENTAL As mais antigas civilizações da história surgiram na Antiguidade Oriental entre os anos 4.000 a.c. e 2.000 a.c. Foram as chamadas civilizações hidráulicas. As Principais civilizações

Leia mais

HISTÓRIA: EGITO. 1. (G1 - ifsp 2016) Considere a imagem e o texto a seguir:

HISTÓRIA: EGITO. 1. (G1 - ifsp 2016) Considere a imagem e o texto a seguir: HISTÓRIA: EGITO 1. (G1 - ifsp 2016) Considere a imagem e o texto a seguir: A imagem demonstra um julgamento. Nele o objetivo era pesar o coração do morto que deveria ser mais leve que a pluma para provar

Leia mais

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares Fenícios, Persas e Hebreus Prof. Junior Soares Civilização fenícia Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade 1. Aspectos geográficos: > Localização da Fenícia em relação ao Mar Mediterrâneo Principais

Leia mais

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis.

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis. COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: DATA: / / 2014 EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA Organize uma rotina de estudos. Comece o quanto antes. Organize seu tempo para o estudo da

Leia mais

Civilizações do Oriente Médio Antigo. O Egito antigo

Civilizações do Oriente Médio Antigo. O Egito antigo Civilizações do Oriente Médio Antigo O Egito antigo Geografia do Egito antigo Seria impossível imaginar o Egito sem o rio Nilo. Esse país é um verdadeiro oásis em em meio a uma região desértica. A área

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.)

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: NOME PERÍODO CRÂNIO LOCAL CARACTERÍSTICA Australopithecus 4,2 1,4 milhões

Leia mais

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29.

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. 10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. ESPANHÓIS Maior parte da América Central. - Grande espaço na América do Sul. PORTUGUESES Grande extensão territorial na América do Sul. INGLESES América do

Leia mais

AS ORIGENS DA PRÁTICA DO CUIDAR

AS ORIGENS DA PRÁTICA DO CUIDAR AS ORIGENS DA PRÁTICA DO CUIDAR ORIGENS DA AÇÃO DE CUIDAR Gênero Homo surgiu na superfície terrestre há aproximadamente 2 milhões de anos Homo sapiens existe há cerca de 100 mil anos Processo civilizatório

Leia mais

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões.

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. 2 1. Sobre a conhecida Idade dos Metais, na transição entre a Pré-História e a História, é possível afirmar que a. foi

Leia mais

2) (Professor Haroldo Trazíbulo Jr.) (C1, H1)

2) (Professor Haroldo Trazíbulo Jr.) (C1, H1) 1(UNIFESP- adaptada) (C1, H1,) A arte do Egito Antigo, além de estar inteiramente ligada às crenças religiosas, apresenta muitas informações sobre a sociedade da época. A representação de cenas da vida

Leia mais

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de 1 2 01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos

Leia mais

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 Texto e atividades de Arte 1ª etapa/2018 1ª Série do Ensino Médio Professor (a): Nélia Armond Lopes Nome: N : Turma: Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 A Mesopotâmia é considerada um dos

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

TD História Geral I. HISTÓRIA ANTIGA Professora: Caroline Moreira

TD História Geral I. HISTÓRIA ANTIGA Professora: Caroline Moreira TD História Geral I HISTÓRIA ANTIGA Professora: Caroline Moreira 1). (Udesc 2015) A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja menos vão esgotar-se em compreender

Leia mais

a) ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza.

a) ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza. 1 (Ufsm 2015) No período Neolítico, os caçadores e coletores já haviam adquirido razoável experiência cultural a fim de identificar animais para a caça e plantas para usos diversos. Nesse tempo, por volta

Leia mais

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat AS CIDADES ANTIGAS EGITO Kaled Ahmad Barakat TIMELINE AS CIDADES ANTIGAS EGITO As origens da cidade no Oriente Médio Fatores que contribuíram para a origem das cidades no Oriente Médio: A SITUAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

Trabalho de Regulação 2 bimestre. 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural?

Trabalho de Regulação 2 bimestre. 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural? Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Trabalho de Regulação 2 bimestre Professor: Eder Nº: 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural? 2 - Identifique as afirmativas

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. Prof. Bruno Pedroso

PRÉ-HISTÓRIA. Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA Prof. Bruno Pedroso PERÍODOS DA HISTÓRIA A VIDA NA TERRA Cerca de 3,5 bilhões de anos atrás. Surgimento da vida na terra Cerca de 65 milhões de anos atrás. Extinção dos dinossauros Cerca de

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2016 2 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 06/08/2016 Nota: Professor(a): Ivana cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL Capítulo 10 BRASIL ocupação entre 15 a 40 mil anos Número de habitantes quando os portugueses aqui chegaram 4 a 5 milhões de nativos Sítios

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA Etapas da Pré-História: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): de 2.5 Milhões (M) de anos antes do presente (a.p.) até 100 mil (K)

Leia mais

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga Antiguidade Clássica Grécia Antiga Características gerais Economia: comércio marítimo, agricultura e pastoreio. Religião: politeísmo. Política: cidades-estados independentes e com diferentes organizções

Leia mais