Educação do Trabalhador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Educação do Trabalhador"

Transcrição

1 Educação do Trabalhador da Escolaridade Tardia à Educação Necessária

2 Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil Fone (42)

3 Márcio Luiz Bernardim Educação do Trabalhador da Escolaridade Tardia à Educação Necessária

4 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO Reitor: Vitor Hugo Zanette Vice-Reitor: Aldo Nelson Bona Editora UNICENTRO Direção: Beatriz Anselmo Olinto Assessoria Técnica: Carlos de Bortoli, Oséias de Oliveira e Waldemar Feller Divisão de Editoração: Renata Daletese Diagramadores: Anna Júlia Peccinelli Minieri, Andréa do Rio Alvares, Bruna Silva e Eduardo Alexandre Santos de Oliveira Diagramação: Eduardo Alexandre Santos de Oliveira Capa: Lucas Gomes Thimóteo Correção: Rosana Gonçalves Impressão: Gráfica UNICENTRO Conselho Editorial Presidente: Marco Aurélio Romano Beatriz Anselmo Olinto Carlos Alberto Kühl Hélio Sochodolak Luciano Farinha Watzlawick Luiz Antonio Penteado de Carvalho Marcos Antonio Quinaia Maria Regiane Trincaus Osmar Ambrosio de Souza Paulo Costa de Oliveira Filho Poliana Fabíula Cardozo Rosanna Rita Silva Ruth Rieth Leonhardt Ficha Catalográfica Catalogação na Publicação Janete Miti Chihaya CRB 9/1324 Biblioteca Central Campus Guarapuava Bernardim, Márcio Luiz B523 Educação do trabalhador: da escolaridade tardia à educação necessária. / Márcio Luiz Bernardim. Guarapuava : Unicentro, p. ISBN Educação de Adultos. 2. Educação de Jovens e Adultos Paraná. I. Título. CDD 374 Copyright 2007 Editora UNICENTRO Nota: O conteúdo desta obra é de exclusiva responsabilidade de seu autor.

5 Aos trabalhadores e trabalhadoras deste e de todos os tempos que, mesmo marginalizados, continuam a garantir a produção da vida da sociedade inteira. Aos educadores e educadoras que, dentro ou fora da escola, promovem a construção de um horizonte melhor para todos, aí incluídos os trabalhadores e trabalhadoras. À minha mãe, que sofreu a dor e as agruras de não ter freqüentado escola, mas que criou os nove filhos educando-os pelo trabalho.

6

7 Agradecimentos Quero agradecer a todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que as idéias e o conhecimento, inicialmente organizados em forma de dissertação, fossem condensados e disseminados neste livro. Minha deferência especial aos Professores Nilson M. D. Garcia, Naura S. C. Ferreira e Acácia Z. Kuenzer, que criticaram e apresentaram sugestões durante as bancas de qualificação e defesa de dissertação. Minha gratidão ao Professor Gracialino da Silva Dias, cuja admiração surgiu no convívio acadêmico e se fortaleceu na práxis das atividades conjuntas realizadas com os trabalhadores do campo. À Direção, alunos, professores e funcionários do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos de Guarapuava CEEBJA, pela colaboração, acolhimento e pela atenção dispensada durante a pesquisa realizada na Escola. À Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Nominando os professores Darlan Faccin Weide e Adnilson José da Silva, estendo o meu agradecimento a todos os colegas, funcionários, estagiários, professores e gestores da Instituição. O fruto do meu trabalho decorre da capacidade e do jeito de ser que forjei na convivência diária com meus amigos e familiares. A todos, o meu sincero agradecimento. A Adriane, Malena e Pedro, todo o meu amor e a minha gratidão.

8

9 Na sociedade atual, que é uma feira, que é um carrossel, todos individualmente podem vir a ser ricos (livres), mas, necessariamente, só poucos o virão a ser; a procura da propriedade, da herança individual, tem um vencedor contra dez mil vencidos. Os dez mil não falirão, pelo contrário, na procura da herança social; associem-se, de elemento de desordem tornem-se elemento de ordem e farão com que o próprio fim se aproxime das dez mil probabilidades. Entretanto, faz o teu dever, contribui com a tua parte de atividade, de espiritualidade para o comum patrimônio social do momento: trabalha para que venha transmitido, melhorado e ampliado aos teus descendentes; trata da tua herança, trata da única herança que tens a certeza de poder transmitir. Antônio Gramsci

10

11 Apresentação Este material decorre dos meus estudos e pesquisas vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Sua organização, agora em livro, contribui para a disseminação do que originalmente constituiu a minha dissertação de mestrado. Resultado de uma revisão teórica sobre o marco regulatório educacional, mais especificamente sobre a educação de jovens e adultos, traz como contribuição adicional o estudo de uma escola dedicada a alunos-trabalhadores, a saber, o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Guarapuava CEEBJA. O estudo na escola permitiu estabelecer relações entre a legislação educacional e a forma de internalização das normativas nos documentos da escola, mediante análise das Diretrizes Curriculares para a EJA do Paraná, do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar. O que de mais original este livro contempla é o resultado de ampla pesquisa realizada diretamente com os professores e alunostrabalhadores da escola pesquisada. Tal investigação permitiu caracterizar esses grupos e, principalmente, no caso dos alunos, conhecer a percepção que os mesmos têm a respeito da relação entre os mundos da educação e do trabalho, proporcionando uma interessante discussão sobre as condições em que se dá a sua inserção e permanência no meio profissional.

12 Para analisar e propor uma discussão crítica a respeito da realidade em que se efetiva o trabalho pedagógico destinado aos alunos-trabalhadores, entendeu-se necessária uma retomada do condicionamento sócio-histórico da Região de Guarapuava, o que está contemplado no primeiro capítulo desde livro. Embora os elementos ali consignados apresentem similaridade com fenômenos ocorridos em outras regiões brasileiras, tendo em vista o modo de produção e o sistema econômico predominante, cabe ao leitor avaliar a pertinência ou não de dedicar-se ao estudo desse capítulo. Entende-se que a passagem direta ao capítulo seguinte não prejudica a compreensão da proposta principal do livro, que é discutir a efetividade da educação destinada aos trabalhadores por intermédio da modalidade Educação de Jovens e Adultos EJA. Este livro não tem outra pretensão senão a de proporcionar uma discussão introdutória da educação do trabalhador, à luz dos documentos oficiais e do posicionamento dos principais autores e comentadores do tema. Enriquecida com o trabalho realizado na realidade concreta de uma escola, terá cumprido o seu papel se despertar o interesse de tantos quantos a ele tiverem acesso para a inquietante realidade da educação de adultos no Brasil.

13 Prefácio Este livro traduz parte dos esforços empreendidos pelo Professor Márcio Luiz Bernardim na pesquisa em torno da compreensão e análise das formas de organização da educação e do ensino para os trabalhadores brasileiros, na modalidade Educação de Jovens e Adultos EJA, definida pela Lei 9394/96. Os estudos foram realizados durante os anos 2005 e 2006, tendo como campo de investigação empírica o Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos de Guarapuava, que contava, no período, com mais de alunos matriculados na modalidade EJA. A pesquisa caracterizou-se pela coleta de dados sobre a percepção dos educandos junto a um universo de alunos matriculados no Ensino Médio. Além da compreensão dos alunos sobre a relação entre a educação, o mercado de trabalho e o mundo do trabalho, a pesquisa desenvolveu análise documental sobre as diretrizes curriculares para a EJA, da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, e sobre o regimento escolar da instituição onde a pesquisa foi realizada, percorrendo desde o discurso oficial até a avaliação do ensino pelos alunos trabalhadores. Desenvolveu, desse modo, um conjunto de categoriais teóricas sobre os aspectos políticos, educacionais, econômicos e sociais que envolvem a educação dos trabalhadores no Brasil. Esses aspectos teóricos da educação são precedidos no livro por uma importante síntese histórica sobre as formas de

14 Márcio Luiz Bernardim desenvolvimento das forças produtivas e das relações sociais de produção em Guarapuava, oferecendo ao leitor uma compreensão da realidade histórica e social da região, sem a qual a educação fica sem sentido. O livro privilegia, portanto, a análise sobre a percepção da educação e da escola pública pelos alunos trabalhadores, bem como as suas visões sobre o mundo do trabalho no qual estão inseridos e desenvolvem a labuta diária para se manterem vivos. A tese da EJA como uma educação tardia desenvolvida pelo Professor Bernardim constitui um libelo cuja leitura elevará a um campo de reflexão sobre a constituição da educação em nosso país, historicamente dualista: uma educação para formar dirigentes e uma educação para formar trabalhadores. Essa dualidade que atravessa os sistemas de ensino está organicamente articulada com as necessidades das classes dominantes de reprodução da realidade social. Os estudos demonstraram que a EJA expressa uma nova conformação da escola supletiva, que foi assim constituída a partir de um esforço dos governos, sob pressão dos organismos internacionais, para enfrentar dois problemas da sociedade dita globalizada: a baixa produtividade e o desemprego estrutural. Essa brilhante síntese só foi possível após a exatidão da análise empreendida sobre o caráter da reestruturação produtiva capitalista no cenário da mundialização do capital. Esse fenômeno caracteriza a partilha do mundo entre as potências capitalistas, como foi acentuado por Lênin, no Livro O imperialismo, fase superior do capitalismo, publicado no início do Século XX, sobre o fenômeno do imperialismo compreendido como a fase monopolista do capitalismo, lograda pela passagem do regime da livre concorrência à fase dos monopólios. 14

15 O Brasil, no contexto da mundialização do capital, mantém-se numa categoria de subordinação ao processo de partilha do mundo, ou seja, de um país dominado pelo imperialismo. Isso traz implicações para as políticas governamentais brasileiras, em geral, e para as políticas educacionais, e, dentro dessas, para as políticas da Educação de Jovens e Adultos, em particular. São políticas historicamente concebidas e anunciadas de acordo com a lógica de manutenção da categoria que conjuga dominação e subordinação do país pelo imperialismo. Dominação de fora para dentro por meio dos instrumentos criados pela ordem imperialista, tais como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional etc., e subordinação de dentro para fora a partir das políticas traçadas e dos programas e projetos desenvolvidos pelos governos que se sucedem no papel de gerenciamento do velho Estado-burguês, latifundiário e a serviço dos imperialistas. A pressão dos organismos internacionais da qual emerge a conformação da educação básica para os trabalhadores adultos no Brasil se constitui numa expressão material das formas de dominação da nação e do povo brasileiro pelo imperialismo e da classe trabalhadora brasileira pelo capital. A educação, como bem pode constatar a pesquisa, é concebida segundo uma razão instrumental à lógica da produção de mais-valia e, no cenário da crise do sistema em escala mundial, de garantia de maior competitividade para os detentores do capital. A partir de uma consistente sustentação teórica no materialismo histórico e dialético e o seu aporte do princípio educativo do trabalho, a análise de Bernardim recupera a Educação de Jovens e Adultos para além da reprodução social, concebendo-a como um fenômeno social, histórico, político e, portanto, atravessado pela contradição como lei geral da compreensão científica da realidade. Educação do Trabalhador 15

16 Márcio Luiz Bernardim Em lugar, portanto, de apenas descrever, contemplar e criticar as condições atuais de oferta da EJA no Brasil, no Paraná e, especificamente, na região de Guarapuava o que o faz muito bem com base nos dados da realidade, o livro coloca para essa modalidade educacional a necessidade da sua melhoria, da sua garantia como direito e da sua superação como dimensão adaptativa aos interesses do capital, ou seja, a EJA na esfera da apropriação científica da leitura de mundo e da compreensão da realidade objetiva. Nesse sentido, no campo da resistência: ao encantamento do mundo e ao fetichismo da realidade objetiva, como bem interessa a todos aqueles que pretendem manter o sistema de exploração. A concepção científica da educação a partir do trabalho como princípio educativo, ou seja, o trabalho como atividade vital pela qual o homem desenvolve o necessário intercâmbio com a natureza, produzindo os bens necessários à sua existência e, ao mesmo tempo, produzindo as suas experiências, a práxis, o seu conhecimento e a sua cultura, é perspectiva sob a qual o livro analisa a Educação de Jovens e Adultos. Aponta, portanto, para a necessidade da EJA possibilitar aos alunos trabalhadores o desvendamento da forma histórica do trabalho alienado no modo de produção capitalista. Prof. Dr. Gracialino da Silva Dias 16

17 Sumário Introdução...19 Capítulo I Constituição histórico-cultural de Guarapuava - Da domesticação dos bugres à escola supletiva...39 Co ivi oguerecô iára esta terra tem dono!...41 Impressões sobre o desenvolvimento socioeconômico...47 A demanda de EJA a partir dos dados da educação escolar...58 Capítulo II A educação de jovens e adultos no contexto das reformas educacionais dos anos Da educação escolar à educação de jovens e adultos...68 Educação de adultos: marcos históricos e aparato jurídico...81 As discussões no plano da produção teórica...96 O ensino médio e a educação de jovens e adultos Capítulo III Educação de jovens e adultos: do discurso oficial à realidade concreta no Paraná Das diretrizes curriculares ao regimento escolar A caracterização da escola pesquisada Da gestão e organização escolar Do corpo docente Alunos da EJA: do senso comum à escola necessária Origem e caracterização socioeconômica Da escola negada ao trabalho necessário Da certificação à emancipação Positividades e limitações da EJA...164

18 Considerações finais Referências Lista de gráficos Lista de quadros Lista de tabelas Lista de siglas e abreviaturas...201

percursos de leitura da relação entre Homem - Cultura

percursos de leitura da relação entre Homem - Cultura percursos de leitura da relação entre Homem - Cultura Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Ruth Rieth Leonhardt percursos de leitura da relação entre

Leia mais

Análise Política do Território: Poder e Desenvolvimento no Centro-Sul do Paraná

Análise Política do Território: Poder e Desenvolvimento no Centro-Sul do Paraná Análise Política do Território: Poder e Desenvolvimento no Centro-Sul do Paraná Rua Presidente Zacarias, 875 Fone: (0xx42) 3621-1019 Fax: (0xx42) 3621-1090 Cep 85015-430 Cx. postal 3010 Guarapuava - Paraná

Leia mais

ESTUDOS EM HISTÓRIA CULTURAL NA REGIÃO SUL DO PARANÁ

ESTUDOS EM HISTÓRIA CULTURAL NA REGIÃO SUL DO PARANÁ ESTUDOS EM HISTÓRIA CULTURAL NA REGIÃO SUL DO PARANÁ Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Hélio Sochodolak José Adilçon Campigoto ESTUDOS EM HISTÓRIA

Leia mais

ANAGLIFO DIGITAL E SUA APLICAÇÃO NA FOTOINTERPRETAÇÃO TEMÁTICA

ANAGLIFO DIGITAL E SUA APLICAÇÃO NA FOTOINTERPRETAÇÃO TEMÁTICA ANAGLIFO DIGITAL E SUA APLICAÇÃO NA FOTOINTERPRETAÇÃO TEMÁTICA Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br ANAGLIFO DIGITAL E SUA APLICAÇÃO NA FOTOINTERPRETAÇÃO

Leia mais

O DESPERTAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EXTENSIONISTA

O DESPERTAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EXTENSIONISTA O DESPERTAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EXTENSIONISTA Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br O DESPERTAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EXTENSIONISTA

Leia mais

SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações

SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações Organizadores Leandro Redin

Leia mais

TERRITORIALIDADES CORPORATIVAS NO RURAL PARANAENSE

TERRITORIALIDADES CORPORATIVAS NO RURAL PARANAENSE TERRITORIALIDADES CORPORATIVAS NO RURAL PARANAENSE Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br SERGIO FAJARDO TERRITORIALIDADES CORPORATIVAS NO RURAL PARANAENSE

Leia mais

TURISMO SUSTENTABILIDADE em comunidade quilombola

TURISMO SUSTENTABILIDADE em comunidade quilombola TURISMO SUSTENTABILIDADE em comunidade quilombola E Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Aparecido Ribeiro de Andrade Oseias de Oliveira Ronaldo Ferreira

Leia mais

Cidade, cultura e ambiente sob a. perspectiva geográfica

Cidade, cultura e ambiente sob a. perspectiva geográfica Cidade, cultura e ambiente sob a perspectiva geográfica Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes Cecilia Hauresko

Leia mais

Dos campos nativos ao agronegócio

Dos campos nativos ao agronegócio Dos campos nativos ao agronegócio A contribuição suábia em Guarapuava nos relatos de Anton Gora (1951-2009) Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Anton

Leia mais

Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon

Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO: Fernando Haddad SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DIRETORIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Tr a j e t ó r i a d e u m h o m e m d o século XIX

Tr a j e t ó r i a d e u m h o m e m d o século XIX Visconde de Guarapuava: personagem n a história d o Pa r a n á Tr a j e t ó r i a d e u m h o m e m d o século XIX Rua Presidente Zacarias, 875 Fone: (0xx42) 3621-1019 Fax: (0xx42) 3621-1090 Cep 85015-430

Leia mais

Lugares e Tradições AS COMUNIDADES FAXINALENSES DE ANTA GORDA E TAQUARI DOS RIBEIROS

Lugares e Tradições AS COMUNIDADES FAXINALENSES DE ANTA GORDA E TAQUARI DOS RIBEIROS Lugares e Tradições AS COMUNIDADES FAXINALENSES DE ANTA GORDA E TAQUARI DOS RIBEIROS CECILIA HAURESKO Lugares e Tradições AS COMUNIDADES FAXINALENSES DE ANTA GORDA E TAQUARI DOS RIBEIROS UNIVERSIDADE

Leia mais

Pluralismo metodológico nas. Diretrizes Curriculares do. Paraná

Pluralismo metodológico nas. Diretrizes Curriculares do. Paraná Pluralismo metodológico nas Diretrizes Curriculares do Paraná Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Angela Maria Hidalgo Claudio Mello Marlene Lucia

Leia mais

Civic Journalism há um modelo brasileiro?

Civic Journalism há um modelo brasileiro? Civic Journalism há um modelo brasileiro? Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Márcio Fernandes Civic Journalism há um modelo brasileiro? UNIVERSIDADE

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE EJA E O MUNDO DO TRABALHO

RELAÇÕES ENTRE EJA E O MUNDO DO TRABALHO RELAÇÕES ENTRE EJA E O MUNDO DO TRABALHO Eliesér Toretta Zen elieserzen@hotmail.com TÓPICOS Dia 29 de setembro de 2014: Estudo do texto: as implicações políticas e pedagógicas do currículo na educação

Leia mais

O CORPO DA DOCÊNCIA. A mulher e a construção do Ensino Normal em Guarapuava ( )

O CORPO DA DOCÊNCIA. A mulher e a construção do Ensino Normal em Guarapuava ( ) O CORPO DA DOCÊNCIA A mulher e a construção do Ensino Normal em Guarapuava (1930-1960) Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br O CORPO DA DOCÊNCIA A

Leia mais

Éverly Pegoraro. Dizeres em confronto. A Revolta dos Posseiros de 1957 na Imprensa Paranaense

Éverly Pegoraro. Dizeres em confronto. A Revolta dos Posseiros de 1957 na Imprensa Paranaense Éverly Pegoraro Dizeres em confronto A Revolta dos Posseiros de 1957 na Imprensa Paranaense Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Éverly Pegoraro Dizeres

Leia mais

Vol. 1, N 1 (março de 2007) pp

Vol. 1, N 1 (março de 2007) pp JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Vol. 1, N 1 (março de 2007) pp. 80-85 RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E TESES POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DO FORMADOR NO

Leia mais

Currículo Integrado: Os desafios do PROEJA Componentes curriculares do processo ensino aprendizagem

Currículo Integrado: Os desafios do PROEJA Componentes curriculares do processo ensino aprendizagem 1 Currículo Integrado: Os desafios do PROEJA Componentes curriculares do processo ensino aprendizagem Edaguimar O. Viriato - UNIOESTE Mônica Ribeiro da Silva UFPR O Programa Nacional de Integração da Educação

Leia mais

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília/DF, jun. 2015

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Reconhecida pelo decreto nº 3.444/97, de 8 de agosto de 1997.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Reconhecida pelo decreto nº 3.444/97, de 8 de agosto de 1997. RESOLUÇÃO Nº 120/2006 CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento do Programa de Apoio Pedagógico ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais, PAPE. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

GRACIALINO DA SILVA DIAS

GRACIALINO DA SILVA DIAS GRACIALINO DA SILVA DIAS 1 Defender as Ciências da Saúde e da Educação: superar os limites da formação tecnicista e garantir e formação científica e popular. Resumo Este trabalho discute algumas questões

Leia mais

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana 1. Semelhanças: 1a. classes são categorias historicamente determinadas (sociedades divididas em classe x sociedades de classe); 1b. propriedade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006.

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006. RESOLUÇÃO Nº 034/2006 - CEPE DE 23 de Agosto de 2006. APROVA A ALTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO CEPE N.º 003- A/2003 NORMAS DE ESTÁGIO. O Reitor da Universidade Castelo Branco, usando de suas atribuições legais

Leia mais

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E A REPRODUÇAO CULTURAL AFRODESCENDENTE Prof. Ms. NIEL ROCHA Editor Thiago Regina Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão Manuel Pinto da Rocha Ramos Copidesque Jade

Leia mais

Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso

Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil Fone (42) 3621 1019 www.unicentro.br Rua Geraldo

Leia mais

MATERIALISMO HISTÓRICO (Marx e Engels)

MATERIALISMO HISTÓRICO (Marx e Engels) MATERIALISMO HISTÓRICO (Marx e Engels) ...as mudanças sociais que se passam no decorrer da história de uma sociedade não são determinadas por ideias ou valores. Na verdade, essas mudanças são influenciadas

Leia mais

Uma geo-história do refino do petróleo no Brasil

Uma geo-história do refino do petróleo no Brasil Uma geo-história do refino do petróleo no Brasil Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br PIERRE ALVES COSTA Uma geo-história do refino do petróleo no

Leia mais

RESULTADO DO RECURSO IMPETRADO EM RELAÇÃO AO INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES EDITAL Nº TRANSFERÊNCIA EXTERNA

RESULTADO DO RECURSO IMPETRADO EM RELAÇÃO AO INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES EDITAL Nº TRANSFERÊNCIA EXTERNA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS IGUATU COMISSÃO PERMANENTE DE ADMISSÃO RESULTADO DO RECURSO

Leia mais

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS Rodolfo Dias Pinto 1 Maria de Lourdes dos Santos 2 1 Bolsista do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura

Leia mais

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio A introdução da Sociologia no ensino médio é de fundamental importância para a formação da juventude, que vive momento histórico de intensas transformações sociais, crescente incerteza quanto ao futuro

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 083 CONSUPER/2014 Dispõe sobre o Regulamento do NAPNE Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFC. O Presidente do do IFC, Professor Francisco José Montório Sobral,

Leia mais

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros JESUS, WLA., and ASSIS, MMA., orgs. Desafios do planejamento na construção do SUS [online].

Leia mais

Fatores associados ao desempenho escolar da escola pública na Bahia Bob Verhine

Fatores associados ao desempenho escolar da escola pública na Bahia Bob Verhine As Multideterminações da Qualidade Fatores associados ao desempenho escolar da escola pública na Bahia Bob Verhine verhine@ufba.br Determinação da qualidade O conceito qualidade não está delimitado. A

Leia mais

36ª Reunião Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO

36ª Reunião Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO O ENSINO DE HISTÓRIA NOS JORNAIS DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA Carlos Alberto Bertaiolli UNIPLAC Agência Financiadora: FAPESC No contexto do processo de redemocratização do Estado brasileiro

Leia mais

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Volume 05, número 01, fevereiro de 2018. EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Francisco Vieira Cipriano 1 Para iniciarmos nosso debate acerca do complexo da educação é necessário um debate acerca do ser social.

Leia mais

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO RIO GRANDE DO SUL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POTELICNIA E OS INSTITUTOS FEDERAIS

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO RIO GRANDE DO SUL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POTELICNIA E OS INSTITUTOS FEDERAIS ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO RIO GRANDE DO SUL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POTELICNIA E OS INSTITUTOS FEDERAIS Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão camila.gnogueira@yahoo.com.br

Leia mais

Reinouds Lima Silva IFMA Campus Açailândia Introdução

Reinouds Lima Silva IFMA Campus Açailândia Introdução O PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS AÇAILÂNDIA: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Reinouds Lima Silva IFMA

Leia mais

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Prof. Ms Márcia Terra Especialista em administração escolar, professora de educação básica

Leia mais

Economia e. Mutação Constitucional

Economia e. Mutação Constitucional Economia e Mutação Constitucional DANIEL FRANCISCO NAGAO MENEZES Doutor em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA: NORMAS GERAIS

METODOLOGIA DE PESQUISA: NORMAS GERAIS METODOLOGIA DE PESQUISA: NORMAS GERAIS PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO: Aloizio Mercadante SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DIRETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA COORDENAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS RESOLUÇÃO Nº 01/2007 Aprova o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Ciências Agrárias Habilitação: Licenciatura Plena e dá outras providencias. O Colegiado do Curso

Leia mais

PLANO DE ESTÁGIO DA DISCIPLINA CURRÍCULOS E PROGRAMAS EDM O SEMESTRE/2019 Docente responsável : Cláudia Valentina Galian

PLANO DE ESTÁGIO DA DISCIPLINA CURRÍCULOS E PROGRAMAS EDM O SEMESTRE/2019 Docente responsável : Cláudia Valentina Galian PLANO DE ESTÁGIO DA DISCIPLINA CURRÍCULOS E PROGRAMAS EDM 0333 1 O SEMESTRE/2019 Docente responsável : Cláudia Valentina Galian Estrutura O estágio obrigatório da disciplina, que deverá atingir 30 horas

Leia mais

Jose Ronaldo Silva dos Santos 1 INTRODUÇÃO

Jose Ronaldo Silva dos Santos 1 INTRODUÇÃO A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E CURRICULO NA ESCOLA DO MST LIMITES E POTENCIALIDADES DESTA RELAÇÃO NA PRÁTICA POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA MUNICIPAL FÁBIO HENRIQUE VITÓRIA DA CONQUISTA -BA Jose

Leia mais

Cesar Miranda Mendes Lisandro Pezzi Schmidt (Organizadores) A DINÂMICA DO ESPAÇO URBANO- REGIONAL: pesquisas no norte-central paranaense

Cesar Miranda Mendes Lisandro Pezzi Schmidt (Organizadores) A DINÂMICA DO ESPAÇO URBANO- REGIONAL: pesquisas no norte-central paranaense Cesar Miranda Mendes Lisandro Pezzi Schmidt (Organizadores) A DINÂMICA DO ESPAÇO URBANO- REGIONAL: pesquisas no norte-central paranaense A DINÂMICA DO ESPAÇO URBANO-REGIONAL: pesquisas no norte-central

Leia mais

Tensões, perspectivas e desafios do ensino médio no brasil: entre a obrigatoriedade e a evasão escolar.

Tensões, perspectivas e desafios do ensino médio no brasil: entre a obrigatoriedade e a evasão escolar. Tensões, perspectivas e desafios do ensino médio no brasil: entre a obrigatoriedade e a evasão escolar. Andréia Melanda Chirinéa Universidade Sagrado Coração e-mail: andreia.melanda@gmail.com Mayara Cristina

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO Elaine Vieira Pinheiro 1 - UELPR Eixo Temático 2 Didática profissão docente, e políticas públicas. Subeixo 3 Políticas públicas, formação continuada/desenvolvimento

Leia mais

Educação ambiental marinha e costeira no Brasil

Educação ambiental marinha e costeira no Brasil Educação ambiental marinha e costeira no Brasil UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Reitor Ricardo Vieiralves de Castro Vice-reitora Maria Christina Paixão Maioli EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2008 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

MERENDA ESCOLA. Wilma Amâncio da Silva

MERENDA ESCOLA. Wilma Amâncio da Silva MERENDA ESCOLA Wilma Amâncio da Silva São Paulo 2014 Merenda escolar Wilma Amâncio da Silva Copyright 2012, Wellington Amancio Copyright desta edição 2014: Edições Parresia Rua Allan Kardec, 48 Centro

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROFESSOR: A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA VIVENCIADA NO ESTÁGIO CURRICULAR E EM PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

FORMAÇÃO DO PROFESSOR: A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA VIVENCIADA NO ESTÁGIO CURRICULAR E EM PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA VIVENCIADA NO ESTÁGIO CURRICULAR E EM PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Maria Zeloi M. Bini Daniele F. de Morais Ângela H. Bona Josefi Universidade Estadual

Leia mais

FILOSOFIA DO SÉCULO XIX

FILOSOFIA DO SÉCULO XIX FILOSOFIA DO SÉCULO XIX A contribuição intelectual de Marx. Sociedade compreendida como uma totalidade histórica. Sistema econômico-social, político e cultural ideológico num determinado momento histórico.

Leia mais

V. 4, n. 7, Jul./dez Revista. Direitos, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL. políticas sociais: temas contemporâneos, dilemas e perspectivas

V. 4, n. 7, Jul./dez Revista. Direitos, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL. políticas sociais: temas contemporâneos, dilemas e perspectivas Revista Direitos, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL V. 4, n. 7, Jul./dez. 2018 políticas sociais: temas contemporâneos, dilemas e perspectivas Revista Direitos, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL V. 4, n. 7, Jul./dez.

Leia mais

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA Kelma Tananda das Neves Ribeiro Colaço Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: kelmacolaco@gmail.com

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

Educação voltada a jovens empreendedores: A atuação do SEBRAE no Estado de Pernambuco a luz da metodologia de Filion

Educação voltada a jovens empreendedores: A atuação do SEBRAE no Estado de Pernambuco a luz da metodologia de Filion Educação voltada a jovens empreendedores: A atuação do SEBRAE no Estado de Pernambuco a luz da metodologia de Filion Juliana Clyde Fernandes Ferreira de Queirós Universidade Federal de Pernambuco morganamarquesufpe@yahoo.com.br

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS: fundamentos e aplicações

GESTÃO DE PESSOAS: fundamentos e aplicações GESTÃO DE PESSOAS: fundamentos e aplicações GESTÃO DE PESSOAS: fundamentos e aplicações Adriana Roseli Wünsch Takahashi Ana Cristina Limongi-França Andréia Aparecida Zanona Arnaldo Jose França Mazzei

Leia mais

Trabalho e Educação na trajetória histórica da Educação Profissional no Brasil

Trabalho e Educação na trajetória histórica da Educação Profissional no Brasil Trabalho e Educação na trajetória histórica da Educação Profissional no Brasil 1. O trabalho como (reduzido) força de trabalho 1.1 Mercadoria 1.2 Na sua relação com a educação: Interessada Opera por adestramento

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO E GESTÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO DIGITAL PARA O CURRÍCULO

GESTÃO DO CONHECIMENTO E GESTÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO DIGITAL PARA O CURRÍCULO Rosângela Aparecida Grande GESTÃO DO CONHECIMENTO E GESTÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO DIGITAL PARA O CURRÍCULO Primeira Edição E-book Editora Vivens O conhecimento a serviço da Vida! Maringá PR

Leia mais

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS O presente Regulamento das Práticas Pedagógicas tem por finalidade disciplinar os critérios e formas procedimentais que orientam

Leia mais

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA I Fórum da Educação de Jovens e Adultos Região das Águas Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA Professora: Dinorá de Castro Gomes gomes.diza@gmail.com Itumbiara Agosto de 2010

Leia mais

Organizadoras: Veronica Branco Marília Andrade Torales

Organizadoras: Veronica Branco Marília Andrade Torales Dossiê O valor do tempo em educação: Jornadas escolares ampliadas, Educação Integral e outras experiências sobre o uso e o significado do tempo educativo escolar Organizadoras: Veronica Branco Marília

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software  For evaluation only. Otávio GuimarãesTavares da Silva Aron de Oliveira Pereira Vilete Beatriz Péterle da Rocha Donaldson Rodrigues Thompson Eduardo Viganor Silva Juliana Canuto Lorete Lívia Carvalho de Assis Lorena Nascimento

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

Anais ISSN online:

Anais ISSN online: Anais ISSN online:2326-9435 XXIII SEMANA DE PEDAGOGIA-UEM XI Encontro de Pesquisa em Educação II Seminário de Integração Graduação e Pós-Graduação FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTEÚDOS DOS TEXTOS DISPONIBILIZADOS

Leia mais

O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS e

O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS e 1 O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS - 2001 e 2012. 1 Formação e Gestão em Processos Educativos Fernanda Zanette de Oliveira Introdução No ano de 2001 (BRASIL, 2001), o

Leia mais

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas Curso de Filosofia-Licenciatura / Campus de Toledo Ester Maria Dreher Heuser (Coordenadora Geral) Nelsi Kistemacher Welter (Coordenador Suplente) ========================================================================

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BLUMENAU (SC): PREPARANDO PARA O TRABALHO OU PARA A CIDADANIA?

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BLUMENAU (SC): PREPARANDO PARA O TRABALHO OU PARA A CIDADANIA? EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BLUMENAU (SC): PREPARANDO PARA O TRABALHO OU PARA A CIDADANIA? Andréa Acioli de Barros, Professora da Rede Pública Municipal de Blumenau/SC; Especialista em Orientação,

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroenergia Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Análise Química da Biomassa

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroenergia Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Análise Química da Biomassa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroenergia Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Análise Química da Biomassa Sílvio Vaz Júnior Embrapa Brasília, DF 2015 Exemplares desta

Leia mais

A EJA e o Trabalho como princípio educativo: eixo integrador entre conteúdos. Dante Henrique Moura Florianópolis,01/06/2012

A EJA e o Trabalho como princípio educativo: eixo integrador entre conteúdos. Dante Henrique Moura Florianópolis,01/06/2012 A EJA e o Trabalho como princípio educativo: eixo integrador entre conteúdos Dante Henrique Moura dante.moura@ifrn.edu.br Florianópolis,01/06/2012 Pressuposto: A aproximação entre a EP e a EJA como contribuição

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES Secretaria Nacional de Formação FUNDADA EM 28/08/1983 3.820 - Entidades Filiadas 7.890.353 - Sócios 24.062.754 Representados Porto Seguro, BA 16 de

Leia mais

POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ.

POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ. POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ. KNOPF, Jurema de Fatima (UNIOESTE) NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães

Leia mais

Dinâmica Curricular 2011 versão 8

Dinâmica Curricular 2011 versão 8 : Dinâmica Curricular 2011 versão 8 1º Período História da Educação DCH25 60 ----- ----- 60 ntrodução à Pedagogia DCH310 30 ----- ----- 30 Sociologia da Educação DCH55 60 ----- ----- 60 Filosofia da Educação

Leia mais

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55)

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55) Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x) Presencial

Leia mais

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli O pensamento sociológico no séc. XIX Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Avisos Horário de Bate Papo: sextas-feiras, 17hs às 17hs:30 Atenção com o prazo de envio das respostas das atividades eletrônicas.

Leia mais

Coleção UAB UFSCar. Sala de aula. espaço de encontro de culturas. Pedagogia

Coleção UAB UFSCar. Sala de aula. espaço de encontro de culturas. Pedagogia Coleção UAB UFSCar Pedagogia Elenice Maria Cammarosano Onofre Cristina Satiê de Oliveira Pátaro Márcia Regina Onofre Sala de aula espaço de encontro de culturas Sala de aula espaço de encontro de culturas

Leia mais

PROC. Nº 0018/11 PLL Nº 001/11. Conforme pesquisa, EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 0018/11 PLL Nº 001/11. Conforme pesquisa, EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Conforme pesquisa, entende-se por Qualidade de Vida com Amor Exigente, segundo o projeto, os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais de

Leia mais

SANTA CATARINA E A PROPOSTA CURRICULAR: em pauta os projetos educacionais populares

SANTA CATARINA E A PROPOSTA CURRICULAR: em pauta os projetos educacionais populares SANTA CATARINA E A PROPOSTA CURRICULAR: em pauta os projetos educacionais populares Nelita Bortolotto 1 Luciane Maria Schlindwein 2 HENTZ, Paulo. Projetos educacionais populares no contexto do Estado:

Leia mais

Sistema Nacional de Educação

Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação: organização e estrutura Sistema Nacional de Educação unidade dos vários aspectos ou serviços educacionais mobilizados por determinado país, intencionalmente reunidos de modo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS LICENCIATURA PLENA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS LICENCIATURA PLENA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS LICENCIATURA PLENA RESOLUÇÃO Nº 02/2012 Aprova o Regulamento do Estágio

Leia mais

UNIDADE 3 Serviço Social e Educação - Atuação profissional; - Serviço Social e os IF S (desafios, dilemas e perspectivas); - Legislações/normativas;

UNIDADE 3 Serviço Social e Educação - Atuação profissional; - Serviço Social e os IF S (desafios, dilemas e perspectivas); - Legislações/normativas; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

PARA QUE E PARA QUEM A ESCOLA CAPITALISTA SERVE? Um olhar sob à luz da teoria Marxiana do valor

PARA QUE E PARA QUEM A ESCOLA CAPITALISTA SERVE? Um olhar sob à luz da teoria Marxiana do valor 1 3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERGIPE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA QUE E PARA QUEM A ESCOLA CAPITALISTA SERVE? Um olhar sob à luz da teoria Marxiana do valor

Leia mais

Ficha de catalogação de monografia de graduação

Ficha de catalogação de monografia de graduação Ficha de catalogação de monografia de graduação Autor BORGES, Elisane Gossling, 1984 Título PROFESSORES DISFARÇADOS : ESTUDO SOBRE O TRABALHO DOS INSTRUTORES DE CURSOS LIVRES EM CURITIBA Publicação 2014

Leia mais

PAPA PILHAS. Gestão e educação ambiental escolar em Ilhéus

PAPA PILHAS. Gestão e educação ambiental escolar em Ilhéus PAPA PILHAS Gestão e educação ambiental escolar em Ilhéus Universidade Estadual de Santa Cruz GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Rui Costa - Governador SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Walter Pinheiro - Secretário UNIVERSIDADE

Leia mais

HIDROVIA TOCANTINS-ARAGUAIA: IMPORTÂNCIA E IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS AGENTES ECONÔMICOS LOCAIS

HIDROVIA TOCANTINS-ARAGUAIA: IMPORTÂNCIA E IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS AGENTES ECONÔMICOS LOCAIS HIDROVIA TOCANTINS-ARAGUAIA: IMPORTÂNCIA E IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS AGENTES ECONÔMICOS LOCAIS ALIVINIO DE ALMEIDA Tese apresentada à Escola Superior de Agricultura

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 957 CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Amanda Carlou Andrade Santos Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro Carla Fernanda

Leia mais

O PIBID E AS RELAÇÕES TEORICO/PRATICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE RESUMO. Palavras-chave: Instituições, Formação de docentes, Pibid.

O PIBID E AS RELAÇÕES TEORICO/PRATICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE RESUMO. Palavras-chave: Instituições, Formação de docentes, Pibid. 1 O PIBID E AS RELAÇÕES TEORICO/PRATICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE RESUMO Desire Luciane Dominschek Esta pesquisa apresenta o projeto Pibid Uninter Pedagogia vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio

Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio Coordenação Márcia Valéria G. C. Morosini (Lateps - coordenação geral)

Leia mais

Ficha de Avaliação QUÍMICA

Ficha de Avaliação QUÍMICA QUÍMICA Tipo de Avaliação: AVALIAÇÃO DE CURSOS NOVOS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) Programa: Química Número/Ano: 183/2016 Modalidade: ACADÊMICO Área de Avaliação:

Leia mais

A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA ACERCA DA EVASÃO ESCOLAR ABSOLUTA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UFT

A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA ACERCA DA EVASÃO ESCOLAR ABSOLUTA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UFT A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA ACERCA DA EVASÃO ESCOLAR ABSOLUTA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UFT Josely Lucélia Barros de Aquino Rocha 1 Roberto Francisco de Carvalho 2 Doracy Dias

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR Organizadora Ana Cristina Miranda da Costa Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora 1ª Edição

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 086/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 086/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 086/2005-CEPE/UNICENTRO Cria o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO e aprova o seu Regulamento. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE,

Leia mais

RESENHA: DUARTE, NEWTON. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO OU SOCIEDADE DAS ILUSÕES? CAMPINAS-SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2003.

RESENHA: DUARTE, NEWTON. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO OU SOCIEDADE DAS ILUSÕES? CAMPINAS-SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2003. RESENHA 267 268 RESENHA: DUARTE, NEWTON. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO OU SOCIEDADE DAS ILUSÕES? CAMPINAS-SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2003. Vol.10 nº 19 jan./jun.2015 Marcos Roberto Lima¹ Em um contexto marcado

Leia mais

Coleção UAB UFSCar. Políticas públicas, legislação e organização da escola. Pedagogia. Maria Cecília Luiz Flávio Caetano da Silva

Coleção UAB UFSCar. Políticas públicas, legislação e organização da escola. Pedagogia. Maria Cecília Luiz Flávio Caetano da Silva Coleção UAB UFSCar Pedagogia Políticas Públicas e o Sistema Nacional da Educação Maria Cecília Luiz Flávio Caetano da Silva Políticas públicas, legislação e organização da escola Políticas públicas, legislação

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE INTEGRADA DO 5º SEMESTRE

ROTEIRO DE ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE INTEGRADA DO 5º SEMESTRE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA E-book A SAÚDE NO CONTEXTO DO MOVIMENTO HUMANO Síndrome do Túnel do Carpo ORIENTAÇÃO: Prof.: Lorena Freire Prof.: Renata Amanajás Prof.: Iranete

Leia mais