Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso"

Transcrição

1 Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso

2 Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil Fone (42) Rua Geraldo Pinhata, 32 sl Vinhedo SP (19)

3 Luciana Panke Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso

4 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO Reitor: Vitor Hugo Zanette Vice-Reitor: Aldo Nelson Bona Editora UNICENTRO Conselho Editorial Direção: Beatriz Anselmo Olinto Presidente: Mário Takao Inoue Assessoria Técnica: Carlos de Bortoli, Beatriz Anselmo Olinto Cláudio César de Andrade, Oséias Carlos Alberto Marçal Gonzaga de Oliveira, Eduardo Alexandre S. Cristina Ide Fujinaga de Oliveira, Ruth Rieth Leonhardt e Waldemar Feller Hélio Sochodolak Divulgação e Distribuição: Thiago Ivan de Souza Dutra Cancelier Dias Jeanette Beber de Souza Divisão de Editoração: Renata Daletese Luiz Gilberto Bertotti Diagramadores: Anna Júlia Peccinelli Maria José de P. Castanho Minieri, Eduardo Alexandre Santos Márcio R. Santos Fernandes de Oliveira, Josiane Ferreira, Lucas Marquiana de F. V. B. Gomes Casarini e Marcio Fraga de Oliveira Mauricio Rigo Diagramação: Eduardo Alexandre Santos de Oliveira Rosanna Rita Silva Capa: Anna Júlia Peccinelli Minieri Ruth Rieth Leonhardt Correção: Luciana Dias Sidnei Osmar Jadoski Impressão: Editora e Gráfica Horizonte Waldemar Feller Ficha Catalográfica Catalogação na Publicação Regiane de Souza Martins -CRB9/1372 P193l Panke, Luciana Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso/luciana Panke. Guarapuava: Unicentro; São Paulo: Horizonte, p. Bibliografia. ISBN Discursos Políticos. 2. Comunicação Política. 3. Análise do Discurso Político. 4. Campanha Política. 5. Luiz Inácio Lula da Silva, Sindicalistas. I. Autor. II. Título. CDD Copyright 2010 Editora UNICENTRO Nota: O conteúdo desta obra é de exclusiva responsabilidade de seus autores. É permitida a reprodução desde que indicada a autoria.

5 A minha filha, Gabriela, que é minha vida, amor e inspiração. Aos meus pais e a todos que creem na possibilidade do impossível.

6

7 Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso Agradecimentos

8

9 Se eu fosse agradecer nominalmente a todos que acreditaram no meu trabalho, precisaria de muitas páginas! E me sinto realmente privilegiada por pessoas tão especiais cruzarem meu caminho. Como é bom quando se tem mais a agradecer do que pedir... A Deus que me concedeu o dom da vida. Aos meus pais, Arlindo e Noemia, que depositaram em mim confiança e amor incondicional. A minha filha, Gabriela, que, na inocência da sua infância, compreendeu coisas que um adulto não entenderia... Aos meus irmãos, Raquel e Rafael, pela força e conversas sem fim. Ao prof. Dr. Adolpho Queiroz, ao prof. Ms. Márcio Fernandes e ao prof. Dr. Luiz Alberto de Farias, pelo incentivo. À prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Nóbrega, ao prof. Dr. José Coelho Sobrinho, a profª. Rosicler Hauagge do Prado, Fábio Prado e Paulo César Bontempi. Aos meus amigos, Neiva, Ismael, Andréa, Yussi, Valéria, Tina e Ludovico. Vocês sabem a importância que têm na minha vida. Ao Yassine Hizaji, um dos primeiros a acreditar nesse livro. Aos meus ex-orientandos de iniciação científica, Daniel e Thiago, aos meus alunos e colegas de trabalho. À Editora UNICENTRO, em especial a prof.ª Beatriz Olinto e ao Eduardo Oliveira; à Editora Horizonte e a Eliane Alves de Oliveira. A todos que, de uma forma ou de outra, fazem parte da história deste livro.

10

11 Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso Prefácio

12

13 O MOTO CONTÍNUO DA EMPREGABILIDADE Adolpho Queiroz 1 Numa sociedade ainda desigual, como a brasileira, a temática da empregabilidade ainda é tema preferencial nas agendas governamentais e, em especial, nos discursos políticos. Nas campanhas eleitorais, o tema emerge sempre em profusão e com a apresentação de propostas que vão do ridículo ao inconsequente, do ilógico ao imoral. Números estratosféricos aparecem sempre que a discussão entra em cena, para dar conta de oferecer pelo menos enquanto a mídia dá atenção aos candidatos! à sociedade novas promessas e compromissos. O primeiro emprego, disse um; 10 milhões de novos empregos, disse outro; Emprego para todos, prometeu outro; Emprego para os meus parentes..., disse irônico aquele outro. As marcas destas imagens, contudo, entre a promessa e a ironia, entre o factível e a ilusão, viram notícia velha de jornal que causa impacto num dia e se desmoraliza no dia seguinte por falta de políticas pública e privada capazes de transformarem promessa em verdade. Um caminho intrigante e interessante, diferente e consequente, foi planejado pela professora Dra. Luciana Panke, da Universidade Federal do Paraná, para fugir da mesmice, da crítica rasa e do riso franco, para, amparada pelo referencial da semiologia, fazer uma 1 Adolpho Queiroz é pós-doutor em comunicação pela UFF/RJ; doutor em comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, onde atua no programa de pós-graduação em comunicação e professor do curso de publicidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É presidente da POLITICOM, Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político.

14 análise dos discursos da principal figura para quem trabalho virou bandeira, nome de partido, compromisso de vida e de luta política. As expressões trabalho e trabalhador foram apropriadas nos últimos 30 anos no Brasil pelo movimento sindical do qual emergiu o Partido dos Trabalhadores, o PT e suas lideranças políticas. E quem quisesse chegar perto delas teria que fazer muito mais do que discursos e promessas. Tinha que vir com argumentos, ideias novas, projetos consequentes para a confirmação da identidade nacional, da capacidade de produção do trabalhador brasileiro, de educação para a construção de uma nova identidade cidadã, entre outras. Mergulhada entre dezenas de discursos, a análise que se segue é fruto de um olhar criterioso, de uma grande sensibilidade e, especialmente, da determinação da pesquisadora em nos legar um volume onde promessas são rechaçadas, ironias não cabem e só os compromissos consequentes é que valem à pena. Do velho Lula de 30 anos atrás, que carregava o compromisso com o trabalhador brasileiro, ao novo Lula saído de dois mandatos presidenciais, mais do que um hiato de tempo,há um aperfeiçoamento na condição discursiva, sem, contudo se distanciar do compromisso que o originou e que originou um partido compromissado, em especial, com transformações na sociedade, marcadamente no campo do emprego e trabalho. Fica claro para quem ler que, mesmo que o compromisso histórico do ator e do partido tivesse um elemento fundador, a necessidade da governabilidade e com ela o diálogo com a classe dirigente ampliou a compreensão sobre a empregabilidade para os dois grandes campos do poder político: o trabalhador e o empregador. Ou de castigo a privilégio, como definiu Masi. Com opções metodológicas no campo da análise do discurso, a autora vai encontrando referências que, agora reunidas, dão ao discurso sobre trabalho uma visão contundente. Sem ele não há vida, cidadania, autoestima e, principalmente, futuro! Sobre Lula há os discursos da fase radical (romântica?), do início do processo, que vistas com olhos de 30 anos futuros transformam o discurso inicial em caricatura e o discurso contemporâneo realístico e pragmático - em roteiro necessário não só para a compreensão do novo país que emergiu, mas especialmente para os desafios que o futuro está dele a esperar. E a cobrar, certamente!

15 A expressão obsessão pela temática da empregabilidade que marcou de forma emocional os períodos das campanhas eleitorais e reeleitorais na mídia deixa como legado após oito anos de governo, a quitação da promessa da campanha eleitoral dos dez milhões de empregos efetivamente conseguidos e cumpridos. Só que agora precisamos de outros tantos milhões! A roda viva continua girando com maior velocidade. À história, este livro prestará uma contribuição inestimável. A sua leitura, feita entre sonhos e realidade, passado e futuro, aponta inevitavelmente para que os compromissos sobre emprego e trabalho para a sociedade continuem sendo permanentes e prioritários nas agendas dos nossos governantes.

16

17 Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso Apresentação

18

19 Não há como fazer política sem discurso. O espaço privilegiado da fala constitui uma das razões para a luta simbólica pelo poder. Elemento determinante, capaz de provocar reações infinitamente variadas, o discurso político é objeto de discussão neste livro, que visa oferecer reflexões sobre comunicação, discurso e política, tomando como exemplo a trajetória do atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A eleição de Lula, em 2002, foi o elemento motivador para o material apresentado nas próximas páginas. Parte do conteúdo é resultado da tese de doutoramento, apresentada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em Na época, pensava-se em observar como seriam os discursos de Lula após eleito, entretanto sentiu-se a necessidade de ampliar a pesquisa com o intuito de verificar quais foram as mudanças em seus argumentos e quando teriam ocorrido. Com isso, o trabalho retomou a vida pública dele, acompanhando os períodos em que foi: sindicalista, deputado federal, candidato à Presidência desde 1989 até o seu primeiro ano como Presidente. O livro, contudo, vai além. Aqui estão, também, os resultados da pesquisa desenvolvida depois da defesa da tese, chegando à análise dos discursos apresentados na campanha de Reeleito, naquele ano, para mais quatro anos de governo, Lula permaneceu no Palácio do Planalto resultado, entre outros fatores, de um efeito teflon. A expressão utilizada pelo jornal francês Le Monde, na véspera do primeiro turno, ilustra a situação da imagem do Presidente naquele período. Apesar das denúncias de corrupção envolvendo o Partido dos Trabalhadores e diversas esferas do Governo Federal, e de oponentes tentarem atrelar Lula aos escândalos, o resultado nas urnas demonstrou que a imagem do Presidente não foi desacreditada. Na campanha de 2002, Lula afirmara que não era resultado das eleições e sim, de uma história. Bastante utilizada nos momentos eleitorais como um recurso argumentativo, essa história aqui, serve como contextualização para a análise de suas falas no decorrer das três décadas de vida pública. Luiz Inácio consolidouse por ser líder sindical e presidente do Partido dos Trabalhadores. Parte de sua (re) eleição deve-se a essa suposta representatividade junto à classe trabalhadora.

20 A partir da primeira campanha presidencial vitoriosa, após três derrotas consecutivas, Lula recebeu a alcunha Lulinha paz e amor, devido à ponderação discursiva apresentada publicamente. Acredita-se que essa alteração tenha influenciado sensivelmente a escolha dos argumentos emitidos nos seus discursos. Para exemplificar as prováveis mudanças, escolheu-se a temática emprego tendo em vista o histórico político de Lula e sua legenda partidária. Além disso, segundo o IBGE, constatou-se que o Presidente, herdou, na primeira gestão, 7,9 milhões de desempregados. A pesquisa sobre os discursos de Luiz Inácio Lula da Silva demonstra o valor da palavra como uma manifestação políticoideológica por excelência, por ele ter passado por funções pertencentes a dois extremos, de sindicalista opositor a atual Presidente da República. As possíveis alterações nos argumentos, influenciadas pelo contexto, pelo status conquistado e por uma nova ideologia emergente podem ter se originado em sua história de vida: inicialmente, excluído da classe dominante, com parcos recursos financeiros, com pouca escolarização, retirante nordestino e operário e, atualmente, ocupando a posição de mandatário de uma das maiores economias de nações em desenvolvimento. O livro está organizado em cinco partes. No primeiro capítulo, são discutidas questões teóricas sobre discurso e argumentação. Nele, procurou-se um entrelaçamento entre a Análise do Discurso Francesa e a Teoria da Argumentação, enfatizando as ideias de Chaïm Perelman, principal autor da última corrente. O segundo capítulo apresenta a classificação dos discursos de Lula de acordo com questões históricas e políticas. Com isso, concluímos que o discurso político de Lula está dividido em três fases. Nesta parte, procuramos demonstrar que a mudança de Lula, comentada como resultado da campanha eleitoral de 2002, vinha acontecendo durante a década de 90. Aqui são analisados os períodos do sindicalismo até as campanhas da década de 90. O período corresponde às duas primeiras fases do discurso de Lula: a primeira Fase Extrema Esquerda - e a segunda Fase de Transição. A campanha vitoriosa de 2002 é analisada no terceiro capítulo. O primeiro sinal de que o governo petista seria de centro foi dado durante a publicação da Carta ao Povo Brasileiro, em junho Apesar de não analisarmos esse documento, podemos dizer

21 que, com ele se oficializou o começo da Fase Centro-Esquerda, publicizada durante a campanha eleitoral. Esse trecho do livro se destina à análise das estratégias de comunicação adotadas naquele período, enfatizando as alterações discursivas. No capítulo seguinte, analisamos o discurso de Lula sobre emprego durante o primeiro ano de governo. Procuramos exemplificar as principais características com alguns trechos mais emblemáticos. Por sua vez, o quinto capítulo traz a análise da campanha eleitoral que o reelegeu, em Nas considerações finais do livro, publicamos uma tabela com a síntese das três fases. Consideramos esse fechamento uma forma de visualização eficiente que contempla as mudanças do discurso político de Luiz Inácio Lula da Silva. Portanto, a leitura oferece uma amostragem significativa dessas décadas de vida pública do primeiro Presidente da República, eleito sob a legenda do Partido dos Trabalhadores. Ressalta-se que não há pretensão alguma de julgar ou analisar os feitos do governo, mas oferecer reflexões sobre discurso, comunicação e política, tendo como base a importância histórico-social que Luiz Inácio Lula da Silva representa para o Brasil e para o mundo.

22

23 Lula, do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso Sumário

24

25 CAPÍTULO I DISCURSO POLÍTICO E ARGUMENTAÇÃO...29 Conceito de discurso político...35 A nova retórica...37 O público...42 O acordo...43 As técnicas argumentativas...48 Argumentação fundada na razão...49 Argumentação fundada na emoção...51 Ligações de Sucessão...52 Ligações de Coexistência...53 Argumentação pelo caso particular...56 CAPÍTULO II O DISCURSO DE LULA ANTES DA PRESIDÊNCIA...61 Fase 1 - Extrema esquerda...63 Criação do Partido dos Trabalhadores...70 Lula Deputado Federal...81 Primeira candidatura à Presidência da República...86 Fase 2 - Transição...90 CAPÍTULO III CAMPANHA DA VITÓRIA NA FASE CENTRO-ESQUERDA Expectativas da população CAPÍTULO IV LULA PRESIDENTE - O PRIMEIRO ANO NO GOVERNO Em 20 anos, muita coisa pode mudar...122

26 Obsessão retórica De volta às origens: ataque e defesa Líder mundial Programa Primeiro Emprego O segundo semestre do governo petista Contato radiofônico Final do primeiro ano Partido dos Trabalhadores e governo dos trabalhadores? CAPÍTULO V É LULA DE NOVO Polarização e segmentação do público eleitor A campanha por emprego Final do primeiro turno Segundo turno E a campanha chegou ao fim Saldos e comparações Discurso da vitória CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS

percursos de leitura da relação entre Homem - Cultura

percursos de leitura da relação entre Homem - Cultura percursos de leitura da relação entre Homem - Cultura Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Ruth Rieth Leonhardt percursos de leitura da relação entre

Leia mais

ANAGLIFO DIGITAL E SUA APLICAÇÃO NA FOTOINTERPRETAÇÃO TEMÁTICA

ANAGLIFO DIGITAL E SUA APLICAÇÃO NA FOTOINTERPRETAÇÃO TEMÁTICA ANAGLIFO DIGITAL E SUA APLICAÇÃO NA FOTOINTERPRETAÇÃO TEMÁTICA Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br ANAGLIFO DIGITAL E SUA APLICAÇÃO NA FOTOINTERPRETAÇÃO

Leia mais

SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações

SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações Organizadores Leandro Redin

Leia mais

Análise Política do Território: Poder e Desenvolvimento no Centro-Sul do Paraná

Análise Política do Território: Poder e Desenvolvimento no Centro-Sul do Paraná Análise Política do Território: Poder e Desenvolvimento no Centro-Sul do Paraná Rua Presidente Zacarias, 875 Fone: (0xx42) 3621-1019 Fax: (0xx42) 3621-1090 Cep 85015-430 Cx. postal 3010 Guarapuava - Paraná

Leia mais

Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon

Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO: Fernando Haddad SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DIRETORIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

ESTUDOS EM HISTÓRIA CULTURAL NA REGIÃO SUL DO PARANÁ

ESTUDOS EM HISTÓRIA CULTURAL NA REGIÃO SUL DO PARANÁ ESTUDOS EM HISTÓRIA CULTURAL NA REGIÃO SUL DO PARANÁ Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Hélio Sochodolak José Adilçon Campigoto ESTUDOS EM HISTÓRIA

Leia mais

Dos campos nativos ao agronegócio

Dos campos nativos ao agronegócio Dos campos nativos ao agronegócio A contribuição suábia em Guarapuava nos relatos de Anton Gora (1951-2009) Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Anton

Leia mais

TURISMO SUSTENTABILIDADE em comunidade quilombola

TURISMO SUSTENTABILIDADE em comunidade quilombola TURISMO SUSTENTABILIDADE em comunidade quilombola E Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Aparecido Ribeiro de Andrade Oseias de Oliveira Ronaldo Ferreira

Leia mais

O DESPERTAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EXTENSIONISTA

O DESPERTAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EXTENSIONISTA O DESPERTAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EXTENSIONISTA Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br O DESPERTAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EXTENSIONISTA

Leia mais

Pluralismo metodológico nas. Diretrizes Curriculares do. Paraná

Pluralismo metodológico nas. Diretrizes Curriculares do. Paraná Pluralismo metodológico nas Diretrizes Curriculares do Paraná Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Angela Maria Hidalgo Claudio Mello Marlene Lucia

Leia mais

Educação do Trabalhador

Educação do Trabalhador Educação do Trabalhador da Escolaridade Tardia à Educação Necessária Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil Fone (42) 3621 1019 www.unicentro.br Márcio Luiz Bernardim

Leia mais

TERRITORIALIDADES CORPORATIVAS NO RURAL PARANAENSE

TERRITORIALIDADES CORPORATIVAS NO RURAL PARANAENSE TERRITORIALIDADES CORPORATIVAS NO RURAL PARANAENSE Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br SERGIO FAJARDO TERRITORIALIDADES CORPORATIVAS NO RURAL PARANAENSE

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS: fundamentos e aplicações

GESTÃO DE PESSOAS: fundamentos e aplicações GESTÃO DE PESSOAS: fundamentos e aplicações GESTÃO DE PESSOAS: fundamentos e aplicações Adriana Roseli Wünsch Takahashi Ana Cristina Limongi-França Andréia Aparecida Zanona Arnaldo Jose França Mazzei

Leia mais

DIRETORIA DE ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

DIRETORIA DE ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Expediente FGV DAPP Diretoria de Análise de Políticas Públicas Fundação Getulio Vargas DIRETOR Marco Ruediger As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais

Leia mais

[ CIÊNCIA POLÍTICA HOJE ]

[ CIÊNCIA POLÍTICA HOJE ] [ CIÊNCIA POLÍTICA HOJE ] ~ 1 ~ ~ 2 ~ Carlos Artur Gallo Bruno Mello Souza Joyce Miranda Leão Martins [ Organizadores ] [ CIÊNCIA POLÍTICA HOJE ] Porto Alegre 2013 ~ 3 ~ dos autores Revisão: organizadores

Leia mais

Lugares e Tradições AS COMUNIDADES FAXINALENSES DE ANTA GORDA E TAQUARI DOS RIBEIROS

Lugares e Tradições AS COMUNIDADES FAXINALENSES DE ANTA GORDA E TAQUARI DOS RIBEIROS Lugares e Tradições AS COMUNIDADES FAXINALENSES DE ANTA GORDA E TAQUARI DOS RIBEIROS CECILIA HAURESKO Lugares e Tradições AS COMUNIDADES FAXINALENSES DE ANTA GORDA E TAQUARI DOS RIBEIROS UNIVERSIDADE

Leia mais

Civitas Revista de Ciências Sociais

Civitas Revista de Ciências Sociais ISSN 1519-6089 Civitas Revista de Ciências Sociais Volume 2, número 2, dezembro 2002 Democracia, mídia e cultura política Flavio E. Silveira Organizador Sumário Apresentação Democracia, mídia e cultura

Leia mais

Cidade, cultura e ambiente sob a. perspectiva geográfica

Cidade, cultura e ambiente sob a. perspectiva geográfica Cidade, cultura e ambiente sob a perspectiva geográfica Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes Cecilia Hauresko

Leia mais

A democracia brasileira marquetizada

A democracia brasileira marquetizada A democracia brasileira marquetizada QUEIROZ, Adolpho (coord.). Marketing político brasileiro: ensino, pesquisa e mídia. Piracicaba (SP): Edição do coordenador, 2005. 180 p. O Brasil completou, em 2005,

Leia mais

O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas eleições de 2018

O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas eleições de 2018 O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas eleições de 2018 Introdução ao programa: O PSDB é um dos maiores e mais influentes partidos políticos do Brasil. Possui cerca de um milhão

Leia mais

NOTA À IMPRENSA RESULTADOS DA 137ª PESQUISA CNT/MDA

NOTA À IMPRENSA RESULTADOS DA 137ª PESQUISA CNT/MDA NOTA À IMPRENSA RESULTADOS DA 137ª PESQUISA CNT/MDA A 137ª Pesquisa CNT/MDA, divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) nesta segunda-feira (20), aborda as eleições de 2018. O levantamento

Leia mais

O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas eleições de 2018

O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas eleições de 2018 O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas Introdução ao programa: O PSDB é um dos maiores e mais influentes partidos políticos do Brasil. Possui cerca de um milhão e meio de filiados

Leia mais

Seminário: Os desafios das eleições de 2018 e a importância do senso crítico e propositivo para a capacitação política

Seminário: Os desafios das eleições de 2018 e a importância do senso crítico e propositivo para a capacitação política Seminário: Os desafios das eleições de 2018 e a importância do senso crítico e propositivo para a capacitação política Introdução ao programa: O PSDB é um dos maiores e mais influentes partidos políticos

Leia mais

O PT E A POSIÇÃO DE SUJEITO RÉU NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO DO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF

O PT E A POSIÇÃO DE SUJEITO RÉU NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO DO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF Página 511 de 543 O PT E A POSIÇÃO DE SUJEITO RÉU NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO DO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF Thaiane Dutra Luz Costa (UESB/LAPADis/PPGLIN/CAPES) Maria da Conceição Fonseca-Silva

Leia mais

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega Atualidades Projeto de Reforma Política A Comissão Especial da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (15/08/2017) a votação das emendas da parte da reforma política que necessita de alterações

Leia mais

COMENTÁRIOS EQUIPE INSTITUTO ANÁLISE NOTÍCIAS ELEITORAIS

COMENTÁRIOS EQUIPE INSTITUTO ANÁLISE NOTÍCIAS ELEITORAIS COMENTÁRIOS EQUIPE INSTITUTO ANÁLISE NOTÍCIAS ELEITORAIS Eleições 2012: Partidos e Disputa pelas Prefeituras Como será o 2º Turno - Haverá 2º turno nas eleições de 2012 em 50 cidades do país, o que representa

Leia mais

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A fase da redemocratização teve como característica o resgate da democracia e de seu pleno funcionamento e da cidadania para os brasileiros. Presidentes

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Sergipe - vagas 1 Governador 2 8 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Reeleição Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO (1990-94) Fixação 1) (PUC) As eleições presidenciais brasileiras, ocorridas neste ano, envolveram oito candidatos, concorrendo por partidos

Leia mais

Candidato - Partido (por ordem de exibição) Começa hoje a propaganda eleitoral no rádio e na TV

Candidato - Partido (por ordem de exibição) Começa hoje a propaganda eleitoral no rádio e na TV Começa nesta terça-feira (19) e segue até 2 de outubro a propaganda eleitoral na televisão e no rádio de candidatos às eleições. O PSB de Eduardo Campos, morto na última quarta-feira (18) em acidente aéreo,

Leia mais

Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno

Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno Apresentação Dando continuidade ao estudo realizado após o fim do 1º turno, o Sistema OCB apresenta esta análise com a intenção de subsidiar as lideranças

Leia mais

Tema da semana. Pedro Passos Coelho vence Eleições Legislativas. Vitória laranja e o fim de um ciclo rosa marcam noite eleitoral

Tema da semana. Pedro Passos Coelho vence Eleições Legislativas. Vitória laranja e o fim de um ciclo rosa marcam noite eleitoral Universidade do Algarve Curso Ciências da Comunicação Projeto Multimédia 2ºano 2ºsemestre Ano Letivo 2010-2011 Tema da semana Pedro Passos Coelho vence Eleições Legislativas Vitória laranja e o fim de

Leia mais

RefoRma Política KA 2017 Cadernos4.indd 3 18/12/17 23:22

RefoRma Política KA 2017 Cadernos4.indd 3 18/12/17 23:22 Reforma Política editor responsável Jan Woischnik conselho editorial Estevão de Rezende Martins Fátima Anastasia Humberto Dantas José Álvaro Moisés José Mario Brasiliense Carneiro Lúcia Avelar Silvana

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

O CORPO DA DOCÊNCIA. A mulher e a construção do Ensino Normal em Guarapuava ( )

O CORPO DA DOCÊNCIA. A mulher e a construção do Ensino Normal em Guarapuava ( ) O CORPO DA DOCÊNCIA A mulher e a construção do Ensino Normal em Guarapuava (1930-1960) Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br O CORPO DA DOCÊNCIA A

Leia mais

Entrevista: Heitor Purger, vereador líder do governo na Câmara Municipal

Entrevista: Heitor Purger, vereador líder do governo na Câmara Municipal Entrevista: Heitor Purger, vereador líder do governo na Câmara Municipal Em entrevista ao JORNAL DA REGIÃO (JR), o vereador Heitor Purger (HP), líder do governo na Câmara Municipal, destaca um pouco do

Leia mais

Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro

Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro Calendário 2018 Janeiro VOTO Fevereiro Março Abril Junho 24/01 - Julgamento do Lula Eleições dos Presidentes das Comissões na CD; Início da discussão e votação

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 25 de julho de 2016. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar à população sobre Perfil dos Candidatos à Presidente,

Leia mais

Voto e Estratégias de Comunicação Política na América Latina

Voto e Estratégias de Comunicação Política na América Latina 92 Voto e Estratégias de Comunicação Política na América Latina Bruna Cavalcanti Universidad de Salamanca gabicavalcanti18@hotmail.com Voto e Estratégias de Comunicação Política na América Latina é uma

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE RODADA 132 13 a 16 de outubro de 2016 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 04 3 EXPECTATIVA... 09 4 CONJUNTURAIS... 12 4.1 ELEIÇÕES 2018... 12 4.2

Leia mais

Votos aos Presidentes da República: de Collor a Bolsonaro

Votos aos Presidentes da República: de Collor a Bolsonaro aos Presidentes da República: de Collor a Bolsonaro Neste texto, quero destacar os votos válidos e os votos recebidos pelos presidentes da chamada Nova República: Collor, FHC, Lula, Dilma e Bolsonaro,

Leia mais

Confira 30 nomes cogitados para ministros no governo Dilma Rousseff

Confira 30 nomes cogitados para ministros no governo Dilma Rousseff G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 13/11/2010-14:28 Confira 30 nomes cogitados para ministros no governo Dilma Rousseff Governo Lula tem 34 ministérios e secretarias com status ministerial. Diante da

Leia mais

ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE A REFORMA POLÍTICA

ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE A REFORMA POLÍTICA 11 ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE A REFORMA POLÍTICA A Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o objetivo de subsidiar os debates que ocorrerão na XVIII Marcha em Defesa dos Municípios nos

Leia mais

Marcas QUE Quero Deixar NA História

Marcas QUE Quero Deixar NA História Marcas QUE Quero Deixar NA História 3º ano F/2012 Textos, ilustrações e imagens: Ana Julia A. Gasparini, Anna Clara A. Ismael, Beatriz C. Hernandez, Bianca C. P. D água, Clara K. Faria, Eduarda B. Gervázio,

Leia mais

Política: Onde estamos e para onde vamos. Fábio Pannunzio

Política: Onde estamos e para onde vamos. Fábio Pannunzio Política: Onde estamos e para onde vamos Fábio Pannunzio Dinâmica social X Dinâmica política Porto de Galinhas, 1990 Porto de Galinhas, 2018 Dinâmica social X Dinâmica política 1990 Jarbas Vasconcelos

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos Turma : A 1342 1 Ana Laura Surrador Ribeiro 14 S 1343 2 Ana Margarida Barbosa da Silva 14 S 1344 3 Ana Sofia Ferreira Coelho 14 S 1440 4 André Filipe Alves Duarte 14 S 1460 5 Diogo Filipe Quintas Rodrigues

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência 14348127 ADRIANA ISABEL PEREIRA RIBEIRO Não -------- 053 05 05 (cinco) 14832779 ANA CARINA FERREIRA LOPES Sim 16 078 08 14 (catorze) Aprovado 14296519 ANA CATARINA CARVALHO CUNHA Sim 13 085 09 12 (doze)

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE RODADA 137 15 a 18 de agosto de 2018 Registro TSE: BR-09086/2018 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 ELEIÇÕES 2018... 04 3 LIMITE DE VOTO... 14 4 AVALIAÇÃO DO GOVERNO MICHEL

Leia mais

Lula lidera, e 2º lugar tem empate de Bolsonaro e Marina, diz Datafolha

Lula lidera, e 2º lugar tem empate de Bolsonaro e Marina, diz Datafolha Lula lidera, e 2º lugar tem empate de Bolsonaro e Marina, diz Datafolha Marcelo Gonçalves/Sigmapress/ O ex-presidente Lula em evento do PT em São Bernardo do Campo THAIS BILENKY JOSÉ MARQUES DE SÃO PAULO

Leia mais

MEMÓRIA E LEITURA ALZHEIMER, MEMÓRIA E LEITURA PRISCILLA CHANTAL PRISCILLA CHANTAL. Priscilla Chantal

MEMÓRIA E LEITURA ALZHEIMER, MEMÓRIA E LEITURA PRISCILLA CHANTAL PRISCILLA CHANTAL. Priscilla Chantal Priscilla Chantal EIXOS TEMÁTICOS: Memória como Processamento da Linguagem // Funções Cognitivas, seus aspectos correlacionais com a memória e a doença de Alzheimer // Tipos de memória e interfaces com

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos Turma : A 1342 1 Ana Laura Surrador Ribeiro 13 S 1343 2 Ana Margarida Barbosa da Silva 13 S 1344 3 Ana Sofia Ferreira Coelho 13 S 1440 4 André Filipe Alves Duarte 13 S 1350 5 Cláudia Lourenço Costa 12

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS RIO GRANDE DO SUL OUTUBRO DE 2018 JOB0809-8

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS RIO GRANDE DO SUL OUTUBRO DE 2018 JOB0809-8 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2018 JOB0809-8 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O projeto tem por objetivo geral levantar um conjunto

Leia mais

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RUBENS RAMIRO Todo exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

Garantias legais de equilíbrio do exercício do direito de antena durante o processo eleitoral

Garantias legais de equilíbrio do exercício do direito de antena durante o processo eleitoral Garantias legais de equilíbrio do exercício do direito de antena durante o processo eleitoral Por: Cremildo Paca Falar sobre as garantias legais de equilíbrio do direito de antena é um exercício desafiante.

Leia mais

A IMPRENSA DO PARANÁ E A ELEIÇÃO

A IMPRENSA DO PARANÁ E A ELEIÇÃO A IMPRENSA DO PARANÁ E A ELEIÇÃO A mídia ficou devendo nesta eleição. Os veículos de comunicação do Paraná perderam uma ótima oportunidade para consolidar posições no mercado editorial, inclusive na concorrência

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE RODADA 134 13 a 16 de setembro de 2017 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 04 3 EXPECTATIVA... 09 4 CONJUNTURAIS... 12 4.1 ELEIÇÕES 2018... 12 4.2

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Data realização: segunda, 18 de junho às 14:00 h Sala: 4 14348127 ADRIANA ISABEL PEREIRA RIBEIRO 1 14581488 ADRIANA RAQUEL BARBOSA SOUSA 2 14172404 ADRIANA SILVA DE CARVALHO 3 14557115 ALDA DANIELA SILVA

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS DEZEMBRO DE 2017 JOB0114 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento da opinião pública

Leia mais

Quem reforma o sistema eleitoral?

Quem reforma o sistema eleitoral? Quem reforma o sistema eleitoral? O nó que amarra a reforma política no Brasil nunca foi desatado. O motivo é simples. Não há interesse. Historicamente, parlamentares só mudam as regras em benefício próprio.

Leia mais

O PT de Floriano, presidido pelo Celso Vieira (imagem), definiu os prazos para tomar as decisões sobre as Eleições Municipais de 2016.

O PT de Floriano, presidido pelo Celso Vieira (imagem), definiu os prazos para tomar as decisões sobre as Eleições Municipais de 2016. O PT de Floriano, presidido pelo Celso Vieira (imagem), definiu os prazos para tomar as decisões sobre as Eleições Municipais de 2016. Num comunicado enviado ao piauinoticias o presidente Celso informou

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 30 de maio de 2017. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar à população sobre a situação eleitoral para Presidente

Leia mais

Por ocasião das eleições municipais, o Ministério Fé e Política da RCCBRASIL preparou uma carta pra te ajudar ainda mais nessa escolha, confira:

Por ocasião das eleições municipais, o Ministério Fé e Política da RCCBRASIL preparou uma carta pra te ajudar ainda mais nessa escolha, confira: Por ocasião das eleições municipais, o Ministério Fé e Política da RCCBRASIL preparou uma carta pra te ajudar ainda mais nessa escolha, confira: Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, A Paz de Jesus! A

Leia mais

DA ADMISSIBILIDADE AO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF: CAPAS DE PERIÓDICOS E EFEITOS DE MEMÓRIA

DA ADMISSIBILIDADE AO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF: CAPAS DE PERIÓDICOS E EFEITOS DE MEMÓRIA Página 501 de 542 DA ADMISSIBILIDADE AO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF: CAPAS DE PERIÓDICOS E EFEITOS DE MEMÓRIA Maisa Regina Luz Abreu (UESB/LAPADis/FAPESB) Maria da Conceição Fonseca-Silva

Leia mais

PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1

PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1 PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1 Para produzir a dissertação relativa ao Texto 1, que vale trinta pontos, faça o que se pede, usando as páginas correspondentes do presente caderno para rascunho. Em

Leia mais

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor)

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor) A representação e sua mitologia v. 1, n. 1 (2012) 278 2771 Espécies de partidos políticos: uma nova tipologia v. 4, n. 1 (2015) 5095 1130 A reforma no México: uma análise crítica dos avanços e retrocessos

Leia mais

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor)

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor) A representação e sua mitologia v. 1, n. 1 (2012) 260 2755 Espécies de partidos políticos: uma nova tipologia v. 4, n. 1 (2015) 4750 1099 A reforma no México: uma análise crítica dos avanços e retrocessos

Leia mais

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor)

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor) A representação e sua mitologia v. 1, n. 1 (2012) 417 2872 Espécies de partidos políticos: uma nova tipologia v. 4, n. 1 (2015) 6253 1498 A reforma no México: uma análise crítica dos avanços e retrocessos

Leia mais

ESTA PESQUISA ESTÁ REGISTRADA NA JUSTIÇA ELEITORAL COM OS CÓDIGOS: BR /2018 E RN-01096/2018. Informações Técnicas da Pesquisa Dados

ESTA PESQUISA ESTÁ REGISTRADA NA JUSTIÇA ELEITORAL COM OS CÓDIGOS: BR /2018 E RN-01096/2018. Informações Técnicas da Pesquisa Dados ESTA PESQUISA ESTÁ REGISTRADA NA JUSTIÇA ELEITORAL COM OS CÓDIGOS: BR- 08786/2018 E RN-01096/2018 Informações Técnicas da Pesquisa Dados Gerais Público investigado: eleitores maiores de 16 anos do estado

Leia mais

Bem-vindo ao.

Bem-vindo ao. Bem-vindo ao indignação Altos impostos Péssimos serviços objetivo Melhorar a vida de todos Deixar um país melhor para as futuras gerações diagnóstico propostas FUNCIONAMENTO do Estado Intervencionista,

Leia mais

Brasil 2006: A política externa brasileira na campanha presidencial. Análise Desenvolvimento / Integração Regional

Brasil 2006: A política externa brasileira na campanha presidencial. Análise Desenvolvimento / Integração Regional Brasil 2006: A política externa brasileira na campanha presidencial Análise Desenvolvimento / Integração Regional Andre Lemos Klausing 10 de novembro de 2006 Brasil 2006: A política externa brasileira

Leia mais

Coleção UAB UFSCar. Alfabetização e letramento na fase inicial da escolarização. Pedagogia. Maria Iolanda Monteiro

Coleção UAB UFSCar. Alfabetização e letramento na fase inicial da escolarização. Pedagogia. Maria Iolanda Monteiro Coleção UAB UFSCar Pedagogia Maria Iolanda Monteiro Alfabetização e letramento na fase inicial da escolarização Alfabetização e letramento na fase inicial da escolarização Reitor Targino de Araújo Filho

Leia mais

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Modelo foi aprovado após votação do texto-base da reforma. Distritão divide estados e municípios em distritos e põe

Leia mais

Palavras-chave: eleições para governo do estado de Goiás em 2010, HGPE, marketing político-eleitoral, mídia televisiva, comportamento eleitoral.

Palavras-chave: eleições para governo do estado de Goiás em 2010, HGPE, marketing político-eleitoral, mídia televisiva, comportamento eleitoral. ESTRATÉGIAS ELEITORAIS: ANÁLISE DOS RECURSOS PERSUASIVOS UTILIZADOS NA CAMPANHA ELEITORAL DO ESTADO DE GOIÁS EM 2010 Lehninger Thiago Mota 1 Resumo 2 A intenção é discutir as estratégias de maximização

Leia mais

Conceito Politico Tempo Difícil

Conceito Politico Tempo Difícil Tempo de Inovação Conceito Politico Tempo Difícil Sabará - MG Fazer a diferença nos dias atuais não é fácil, mais precisamos fazer diferente. Boas ideias que geram desenvolvimento e transformam e ação.

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PB4/4B

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PB4/4B COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Credenc. e autorização de funcionamento do Ens. Fundamental. 2002 Deliberação CEE/MS Nº 10.278, de 19 de dezembro de 2013. Educ. Infantil Aut. Del. CEE/MS Nº 1872 de 04 de fevereiro

Leia mais

Uma geo-história do refino do petróleo no Brasil

Uma geo-história do refino do petróleo no Brasil Uma geo-história do refino do petróleo no Brasil Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br PIERRE ALVES COSTA Uma geo-história do refino do petróleo no

Leia mais

Cala a boca já morreu. Quem manda aqui sou eu? Uma reflexão sobre a produção cultural da juventude contemporânea no universo das novas mídias

Cala a boca já morreu. Quem manda aqui sou eu? Uma reflexão sobre a produção cultural da juventude contemporânea no universo das novas mídias Renata Barreto Lacombe Cala a boca já morreu. Quem manda aqui sou eu? Uma reflexão sobre a produção cultural da juventude contemporânea no universo das novas mídias Tese de Doutorado Tese apresentada ao

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Tocantins - vagas 1 Governador 2 8 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Reeleição Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda

Leia mais

ELEIÇÕES E MÍDIA LOCAL

ELEIÇÕES E MÍDIA LOCAL ELEIÇÕES E MÍDIA LOCAL Emerson Urizzi Cervi O R G A N I Z A D O R Desvendando a democracia de massa em disputas municipais 2010 Todapalavra Editora Revisão e projeto gráfico Cláudia Gomes Fonseca Supervisão

Leia mais

V. 3, n. 5, Jul./dez Revista. Direitos, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL. desregulamentação do mercado de trabalho, saúde e acessibilidade

V. 3, n. 5, Jul./dez Revista. Direitos, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL. desregulamentação do mercado de trabalho, saúde e acessibilidade Revista Direitos, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL V. 3, n. 5, Jul./dez. 2017 desregulamentação do mercado de trabalho, saúde e acessibilidade Revista Direitos, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL V. 3, n. 4, Jan./jun.

Leia mais

30 anos de discursos de Lula: coerências e contradições de um projeto político

30 anos de discursos de Lula: coerências e contradições de um projeto político 30 anos de discursos de Lula: coerências e contradições de um projeto político 30 años de discursos de Lula: consistencias y contradicciones de un proyecto político 30 years of Lula s speeches: consistencies

Leia mais

CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO

CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO SENHOR CANDIDATO, Sabemos que o momento é extremamente conturbado para os candidatos ao governo do estado e para a presidência da república. Temos um país

Leia mais

Monitoramento eleitoral. Candidatos a Presidência da República

Monitoramento eleitoral. Candidatos a Presidência da República Monitoramento eleitoral Candidatos a Presidência da República 2018 Considerações gerais Calendário Eleitoral Tempo de TV O tempo de cada partido no horário eleitoral de rádio e TV varia de acordo com o

Leia mais

Educação ambiental marinha e costeira no Brasil

Educação ambiental marinha e costeira no Brasil Educação ambiental marinha e costeira no Brasil UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Reitor Ricardo Vieiralves de Castro Vice-reitora Maria Christina Paixão Maioli EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Histórico e conceituação da Comunicação Organizacional. Técnicas de Comunicação Organizacional Veículos impressos e veículos

Leia mais

Cenário Político e Eleitoral Perspectivas para o novo governo e novo Congresso Nacional

Cenário Político e Eleitoral Perspectivas para o novo governo e novo Congresso Nacional Cenário Político e Eleitoral 2018-2019 Perspectivas para o novo governo e novo Congresso Nacional Enrico Ribeiro Coordenador Legislativo da Queiroz Assessoria Parlamentar e Sindical São Paulo, Outubro

Leia mais

PERISCOPIO SINDICAL Nº de Janeiro de 2016

PERISCOPIO SINDICAL Nº de Janeiro de 2016 PERISCOPIO SINDICAL Nº 1648 06 de Janeiro de 2016 Diário Oficial Pág. 3 Clipping Pág. 5 Artigos/ Notícias Pág. 7 Agenda Pág. Sumário SEÇÃO 1 DOU: MTE/SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO... 3 SEÇÃO 3 INEDITORIAIS...

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 03 de março de 2016. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar a população sobre a Operação Lava Jato e as denúncias

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 115 31 de agosto a 04 de setembro de 2013 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS 03 2 ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 04 3 AVALIAÇÃO DO GOVERNO 13 4 EXPECTATIVA 21 5 CONJUNTURAIS 24 5.1

Leia mais

MEMÓRIA E ARGUMENTAÇÃO NA PROPAGANDA ELEITORAL 68

MEMÓRIA E ARGUMENTAÇÃO NA PROPAGANDA ELEITORAL 68 Página 449 de 658 MEMÓRIA E ARGUMENTAÇÃO NA PROPAGANDA ELEITORAL 68 Luana Aparecida Matos Leal (UESB) Edvania Gomes da Silva ** (UESB) RESUMO: O presente trabalho analisa algumas formulações que compõem

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL PRÉ-CONTRATUAL PELA RUPTURA INJUSTIFICADA DAS NEGOCIAÇÕES PRELIMINARES

RESPONSABILIDADE CIVIL PRÉ-CONTRATUAL PELA RUPTURA INJUSTIFICADA DAS NEGOCIAÇÕES PRELIMINARES RESPONSABILIDADE CIVIL PRÉ-CONTRATUAL PELA RUPTURA INJUSTIFICADA DAS NEGOCIAÇÕES PRELIMINARES GABRIEL MACHADO MARINELLI RESPONSABILIDADE CIVIL PRÉ-CONTRATUAL PELA RUPTURA INJUSTIFICADA DAS NEGOCIAÇÕES

Leia mais

Lula, do sindicalismo à reeleição

Lula, do sindicalismo à reeleição REVISTA RESENHA - PANKE, Luciana. Lula, do sindicalismo à reeleição um caso de comunicação política e discurso. Guarapuava: Unicentro; São Paulo: Horizonte, 2010; 216 p. Lucas Gandin 1 Taiana L. Bubniak

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA: NORMAS GERAIS

METODOLOGIA DE PESQUISA: NORMAS GERAIS METODOLOGIA DE PESQUISA: NORMAS GERAIS PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO: Aloizio Mercadante SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DIRETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA COORDENAÇÃO

Leia mais

Maria José Ferreira da Silva. Investigando saberes de professores do ensino fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série

Maria José Ferreira da Silva. Investigando saberes de professores do ensino fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série Maria José Ferreira da Silva Investigando saberes de professores do ensino fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série Investigando saberes de professores do ensino fundamental

Leia mais

EDITAL N 001/2017-PPGG/UNICENTRO TORNA PÚBLICO:

EDITAL N 001/2017-PPGG/UNICENTRO TORNA PÚBLICO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO CEDETEG SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS SEAA/G PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PPGG EDITAL N 001/2017-PPGG/UNICENTRO TORNA PÚBLICO:

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Paraná - vagas 1 Governador 2 30 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para as votações

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Piauí - Vagas 1 Governador 2 10 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para as votações

Leia mais

ROTA 66 EM REVISTA AS RESISTÊNCIAS NO DISCURSO DO LIVRO-REPORTAGEM

ROTA 66 EM REVISTA AS RESISTÊNCIAS NO DISCURSO DO LIVRO-REPORTAGEM ROTA 66 EM REVISTA AS RESISTÊNCIAS NO DISCURSO DO LIVRO-REPORTAGEM Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br Ariane Carla Pereira ROTA 66 EM REVISTA AS

Leia mais

Num Congresso Nacional cada vez mais conservador, Jean Wyllys (PSOL/RJ) é o único

Num Congresso Nacional cada vez mais conservador, Jean Wyllys (PSOL/RJ) é o único \"Congresso conservador não significa derrota política\", diz Jean Wyllys Sétimo mais votado no Rio, deputado federal afirma que sua luta pelos direitos das minorias vai além do Legislativo. Segundo ele,

Leia mais