Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula / facebook: Rafael da Mota Mendonça

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula / facebook: Rafael da Mota Mendonça"

Transcrição

1 Turma e Ano: Flex B ( 2014 ) Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula 01 Professor: Rafael da Mota Mendonça rafaeldamota@gmail.com / facebook: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: Teoria Geral das Obrigações / Conceito / Classificação / Teoria Dualista. Bibliografia: Coleção do Nelson Rosenvald ( Obrigações), Cristiano Chaves ( contratos), Fabrício Carvalho( Obrigações) Ed. Impetus. (Livro objetivo de controvérsias e jurisprudências), Flávio Tartuce coleção de dir. civil de contratos ( É o melhor livro de todos em contratos). Início: Começaremos pelo Direito Obrigacional e depois o contratual Inicialmente, vamos dividir o estudo do direito obrigacional em 5 módulos sendo: 1º Módulo: Teoria geral do dir. obrigacional onde vamos estudar toda a parte conceitual e estrutural do dir. obrigacional. 2º Módulo: Teoria do adimplemento (como as obrigações são cumpridas (pelo pagamento ou sem pagamento). 3º Módulo: Teoria do inadimplemento (efeitos do inadimplemento e o que acontece quando no contrato uma das partes não cumpre o que foi acordado) Estudaremos a execução especifica, a mora, os juros, a cláusula penal, as arras, ou seja, a responsabilidade contratual. 4º Módulo: Modalidades de obrigações, a partir da ótica do adimplemento e inadimplemento. Obrigação de fazer, de não fazer, divisível, indivisível, etc... 5º Módulo: Transmissão das obrigações ( cessão de credito e assunção de dívidas ).

2 1º Módulo Teoria Geral do Direito Obrigacional Conceito de Obrigação: É um vinculo jurídico que une credor e devedor permitindo que o primeiro exija do segundo uma prestação economicamente apreciável. (Inspirado na doutrina de Caio Mário) Antigamente só eram prestações economicamente apreciáveis, hoje já não se vai pelo lado econômico. Art. 391, C.C e art. 591, CPC. Art Pelo inadimplemento das obrigações respondem todos os bens do devedor. ( Hoje não é mais dessa forma, antigamente, era corporal e passou a ser com o tempo patrimonial, Porém, hoje em dia, sabemos que não é mais assim na prática). Art O devedor responde, para o cumprimento de suas obrigações, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restrições estabelecidas em lei. A obrigação é um processo intersubjetivo que envolve direitos e deveres de natureza patrimonial e extrapatrimonial, permitindo que uma das partes (credor), exija a realização da prestação através da cooperação da outra parte (devedor). Ou seja, quer mostrar que a obrigação hoje tem caráter dinâmico, pois o credor pode exigir o cumprimento da prestação através da cooperação do devedor. A palavra da moda é processo intersubjetivo/obrigacional, pois exijo a realização da prestação através da cooperação do devedor. Os holofotes estão voltados para o devedor que deve cumprir a sua coobrigação. Esse processo intersubjetivo envolve direitos e deveres de natureza patrimonial e extrapatrimonial. Podem ser situações jurídicas existenciais que também são tuteladas( extrapatrimoniais). A obrigação que se dá pelo cumprimento de cooperação com o credor no processo, aparece na prática, senão vejamos alguns exemplos: Patrimônio mínimo do devedor que é preservado: - Bem de família - Responsabilidade subsidiaria do menor pelos danos causados. Art O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes. Parágrafo único. A indenização prevista neste artigo, que deverá ser eqüitativa, não terá lugar se privar do necessário o incapaz ou as pessoas que dele dependem.

3 Logo, o credor não exije o cumprimento da obrigação a todo custo, mas sim pela cooperação. Pra quem fizer prova para a DPGE, tem um excelente livro (Estatuto do patrimônio mínimo). Classificação das obrigações: Pode ser classificada a partir do seu número de objetos. O objeto da obrigação é a nossa prestação, pode ser de dar, fazer, não fazer, pagar. No direito processual é chamado de bem da vida. A classificação da obrigação se dá a partir do numero de obrigações Obrigação - Simples (aquela com apenas 1 prestação) Ex: Obrigação facultativa - Composta (aquelas com 2 ou mais prestações) Ex: Obrigação Alternativa Obrigação facultativa: é uma obrigação simples em que o devedor pode substituir a prestação devida por outra. Não tem previsão legal e depende de convenção das partes. Ela tem base somente na autonomia da vontade. Depende de expressa previsão contratual. Ex: Na prova cai a diferença entre obrigação facultativa e dação em pagamento. A resposta é que a obrigação facultativa é modalidade de obrigação, já a dação em pagamento é modalidade de pagamento. A obrigação facultativa precisa ser previamente convencionada no momento da celebração do contrato e a dação em pagamento não precisa ser previamente convencionada e se dá somente após o vencimento. Na obrigação facultativa é o devedor que tem a faculdade de substituir a coisa por outra e na dação em pagamento é o credor que pode consentir receber coisa diversa. Isso cai direto em concurso e com essa resposta leva ponto cheio na questão. Obrigação Alternativa: Obrigação composta em que o devedor cumpre apenas uma das prestações. Ex: Te entrego um carro ou pagar 20 mil reais. O devedor vai escolher quais das prestações irá cumprir. Nesse caso, em regra o devedor escolhe quais bem deseja. Chamamos a escolha feita pelo devedor de concentração do débito. Pergunta de prova: Em até quanto tempo antes do vencimento o devedor tem que concentrar o débito nas obrigações alternativas? No dia do vencimento? R: Não, temos um período que está no art. 571, do CPC, no capítulo de execução das obrigações e é de 10 dias antes do prazo para o devedor concentrar.

4 Art Nas obrigações alternativas, quando a escolha couber ao devedor, este será citado para exercer a opção e realizar a prestação dentro em 10 (dez) dias, se outro prazo não Ihe foi determinado em lei, no contrato, ou na sentença. 1o Devolver-se-á ao credor a opção, se o devedor não a exercitou no prazo marcado. 2o Se a escolha couber ao credor, este a indicará na petição inicial da execução. Teoria dualista das obrigações O Brasil adotou esta teoria e dividiu a obrigação em 2 momentos que são: Débito/debitum É a obrigação propriamente dita. Responsabilidade/obrigatio É uma obrigação sucessiva que decorre do não cumprimento do débito. Se não cumpre o débito/obrigação surge a obrigação sucessiva. Ex: Uma obrigação que tem esses dois momentos é chamada de obrigação civil, ou seja, tenho que pagar um debito e se não pago, posso aplicar multa, penhorar bem para o pagamento, etc... Tem que respeitar os limites do patrimônio mínimo. É possível ter débito sem responsabilidade e é chamada de obrigação natural. Tenho o direito mas não tenho a exigibilidade. Os 2 exemplos de obrigação natural é a divida de jogo (art. 814, C.C) e a dívida prescrita nos arts. 882 e 883, C.C. São os jogos socialmente aceitos, lícitos, mas não regulamentados, tais como sueca, buraco, etc... A dívida prescrita ( art. 198, C.C) diz que a prescrição extingue a pretensão que é a exigibilidade do direito). A principal característica da obrigação natural é que são irrepetíveis, ou seja, que uma vez cumprida a obrigação natural, quem pagou não pode exigir de volta a quantia. Se eu pago uma divida prescrita não posso exigir de volta, pois o credor tinha o direito subjetivo de receber.

5 Perguntas de prova: Quais são as exceções à irrepetibilidade das obrigações naturais? R: São irrepetiveis, mas temos exceções, que são : 1ª exceção - Para proteger incapaz se um incapaz cumpre obrigação natural, poderá exigir de volta o que pagou pelo sistema de proteção e vulnerabilidade dado ao incapaz no C.C. 2ª exceção: Pode ser mitigada para a proteção a terceiro de boa fé. Pode se aplicar essa exceção na fraude contra credores. Vejamos: C1 Credor Credor devedor C2 Credor Logo, pelo exemplo acima, o cara deve para um credor e mais 3 pessoas. C3 Credor A pretensão de C1, C2 e C3, já prescreveu. Mesmo assim, o devedor voluntariamente cumpre a obrigação natural e paga as dívidas prescritas. Em regra, o cumprimento é irrepetivel e o devedor não pode exigir de volta o que pagou, porém, se esse pagamento de dívida prescrita o leva a insolvência e prejudica o pagamento/cumprimento ao terceiro de boa fé, esse terceiro de boa fé pode fazer uso da Ação Pauliana, fundamentada em uma fraude contra credores. Nesse caso, ele vai impugnar o pagamento, fazendo com que esse pagamento retorne ao patrimônio do devedor. Vai anular o pagamento ou tornar ineficaz. A fraude contra credores, ocorre com qualquer postura do devedor que obste o adimplemento e esse é um dos casos. É possível compensar obrigação natural? R: Art A compensação efetua-se entre dívidas líquidas, vencidas e de coisas fungíveis. Devemos observar os requisitos da compensação no art. 369, C.C A dívida vencida, é a divida exigível e a obrigação natural não é exigível. Logo, não é possível compensar obrigação natural.

6 É possível fazer novação de obrigação natural? R: Essa obrigação nova será uma obrigação civil, exigível. Para responder, devo dividir a divida de jogo e dívida prescrita. Em relação a divida de jogo, no art. 814, 1º proíbe a novação por divida de jogo, pois acabaria regulamentando os jogos que não foram regulamentados pelo Legislativo. Expressamente o C.C neste artigo proibiu. Em relação a divida prescrita, estou renunciando a divida e na novação, ocorre uma renuncia a prescrição. Logo, é possível renunciar à prescrição? Sim, de forma expressa e tácita. Exemplo de renúncia tácita : Novação de divida prescrita (vou extinguir uma divida prescrita por uma prestação exigível). Art A renúncia da prescrição pode ser expressa ou tácita, e só valerá, sendo feita, sem prejuízo de terceiro, depois que a prescrição se consumar; tácita é a renúncia quando se presume de fatos do interessado, incompatíveis com a prescrição. Art A interrupção da prescrição, que somente poderá ocorrer uma vez. É possível a Constituição de garantias pessoais ou reais para o cumprimento de obrigação natural? R: Em relação a dívida de jogo, o art. 814, 1º proíbe a constituição de fiança para garantia de pagamento de divida de jogo. Interpretamos uma norma proibitiva ( art. 814, 1º) de forma restrita. Logo, as outras garantias seriam possíveis. Posição Majoritária. Temos uma outra orientação que diz que toda e qualquer garantia é proibida pois a intenção do legislador era de proibir que jogos não regulamentáveis se tornassem exigíveis. Em uma prova de múltipla escolha segue a lei e se for discursiva, coloca as 2 correntes. Porém se na prova perguntar se é possível a constituição de uma hipoteca para assegurar um pagamento de dívida de jogo? R: Sim, pois a lei só proibiu a fiança. Mas se for discursiva falar nas duas correntes. É possível constituir fgarantia pessoal ou real para dívida prescrita? R: Sim, art. 191, CC. Posso renunciar a prescrição e contrair garantia. Art A renúncia da prescrição pode ser expressa ou tácita, e só valerá, sendo feita, sem prejuízo de terceiro, depois que a prescrição se consumar; tácita é a renúncia quando se presume de fatos do interessado, incompatíveis com a prescrição.

7 Concluimos nesta aula, que existe a responsabilidade sem débito, como por exemplo: Ex1: O contrato de fiança, pois quem tem o debito é o locatário e a responsabilidade é do fiador. Não tem nome pra isso. Ex2: Responsabilidade do cônjuge pelas dividas contraídas pelo outro que repsonde pela sua meação. É a responsabilidade sem débito. Ex3: art. 592, CPC Responsabilidades executiva secundárias ( responsabilidades sem débitos) Art Ficam sujeitos à execução os bens: I - do sucessor a título singular, tratando-se de execução fundada em direito real ou obrigação reipersecutória; II - do sócio, nos termos da lei; III - do devedor, quando em poder de terceiros; IV - do cônjuge, nos casos em que os seus bens próprios, reservados ou de sua meação respondem pela dívida; V - alienados ou gravados com ônus real em fraude de execução. Fim da 1ª aula!!!

Aula 01 BIBLIOGRAFIA. POLO CLASSICO Autores indicados

Aula 01 BIBLIOGRAFIA. POLO CLASSICO Autores indicados Turma e Ano: TRIBCAST Matéria / Aula: DIREITO CIVIL (OBRIGAÇÕES E CONTRATOS) AULA 01 Professor: RAFAEL DA MOTA MENDONÇA Monitor: MÁRIO ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA Aula 01 BIBLIOGRAFIA POLO CLASSICO

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 12ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 11ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO Sumário PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Capítulo Introdutório AS OBRIGAÇÕES EM LEITURA CIVIL - CONSTITUCIONAL... 23 Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES...

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23 Palavras Prévias 6ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil - Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações... 33 1. Noções

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 13ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina. Por Marcelo Câmara

Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina. Por Marcelo Câmara Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina Por Marcelo Câmara 1) Bibliografia Física: GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil - Obrigações.

Leia mais

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva SUMÁRIO Palavras Prévias I............................ Apresentação.............. xvii xxi Prefácio............. XXlll Capítulo Introdutório - As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional............

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações

Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações 0 Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO 5 PRESTAÇÕES ESPECIAIS 37. Prestações Especiais 38. Prestação Pecuniária 39. Dívidas de Valor

SUMÁRIO. CAPÍTULO 5 PRESTAÇÕES ESPECIAIS 37. Prestações Especiais 38. Prestação Pecuniária 39. Dívidas de Valor SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. Direito das Obrigações 2. Importância 3. Localização 4. Plano da Obra 5. Dever Jurídico. Sujeição. Ônus Jurídico 6. O Problema da Unificação CAPÍTULO 2 A OBRIGAÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 29/11/2017). Extinção Especial das Obrigações. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não Direito das obrigações Aula IV - 10/03/17 Novação Conceito Natureza Efeitos Novação consiste na extinção da obrigação primitiva, constituindo uma nova obrigação. Eu posso anular uma obrigação primitiva

Leia mais

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares.

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares. CURSO DE DIREITO PROGRAMA DE DIREITO CIVIL II 3º PERÍODO: 80H/A AULA: TEÓRICA EMENTA Direito das obrigações. Obrigação. Obrigações de dar. Obrigações de fazer. Obrigações de não fazer. Obrigações alternativas.

Leia mais

Fraude contra credores clássica = Transferência de bens realizada pelo devedor com o intuito de dificultar o adimplemento da obrigação:

Fraude contra credores clássica = Transferência de bens realizada pelo devedor com o intuito de dificultar o adimplemento da obrigação: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 14 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Fraude Contra Credores. Prescrição e Decadência. 6) FRAUDE CONTRA CREDORES (cont.):

Leia mais

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Extinção das Obrigações II Prof. Marcio Pereira Consignação em pagamento É o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da dívida. Tal depósito é feito ou porque há dúvida com relação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS TRT/4ª REGIÃO (RS) Magistratura Trabalhista COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (TRT/4ª Região/RS Magistratura do Trabalho 2016) Considere as assertivas

Leia mais

3º PERÍODO A, B e D. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor Me. Ricardo Alves de Lima

3º PERÍODO A, B e D. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor Me. Ricardo Alves de Lima Página 1 de 7 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 073 Período Turma (s) 3º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária

Leia mais

Direito Civil. Do Pagamento. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Do Pagamento. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Do Pagamento Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1 Sumário Apresentação, xv Parte I - Introdução, 1 1 Noções Gerais sobre a Idéia de Obrigação, 3 1.1 Conceito e características, 3 1.2 Posição no Direito Civil e relações com demais ramos jurídicos, 8 1.3

Leia mais

Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio

Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio devedor) 4) Legitimidade devedor, terceiro interessado

Leia mais

NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. RELAÇÃO JURíDICA OBRIGAClONAL

NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. RELAÇÃO JURíDICA OBRIGAClONAL Sumário PERfIL DA COLECÃO - GI5ELDA M. F NOVAE5 HIRONAKA....... 5 Sobre os autores. I NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Evolução do direito das obrigações Ãmbito do direito das obrigações....

Leia mais

PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO

PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Introdução ao Direito das Obrigações.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I 1. Teoria Geral das Obrigações. Direito das Obrigações: Conceito, evolução, objeto e divisão.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I 1. Teoria Geral das Obrigações. Direito das Obrigações: Conceito, evolução, objeto e divisão. C U R S O D E D I R E I T O Autorizado pela Portaria nº 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO CIVIL I OBRIGAÇÕES Código: DIR 262 Pré-Requisito: Período Letivo: 2013-1 Professor:

Leia mais

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 17 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 17 Continuação de Modalidades

Leia mais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Da Prescrição e da Decadência Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretensão, a qual se extingue, pela prescrição, nos prazos a que aludem os arts.

Leia mais

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Obrigação Solidária Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil (Obrigações) Aula: Teoria do Adimplemento: Compensação. Confusão. Remissão. Transação e compromisso 17 Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS Mayara Lima Farias de Souza RESUMO: O Direito das obrigações, também chamado de Direito Pessoal, é um conjunto de normas que regem as relações

Leia mais

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações Do Adimplemento e Extinção das Obrigações TÍTULO IV Do Inadimplemento das Obrigações CAPÍTULO V 1 2 Conforme afirma Orlando Gomes, a cláusula penal, também chamada pena convencional, é o pacto acessório

Leia mais

Sumário. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito, Importância e Função Social das Obrigações... 25 2. Relações Patrimoniais...

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 14 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 2.

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 14 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 2. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 14 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Introdução

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002 CONCEITOS INICIAIS 1.1 O conceito de obrigação e seus elementos constitutivos 1.1.1 Elementos subjetivos da obrigação

Leia mais

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito, Importância e Função Social das Obrigações... 25 2. Relações Patrimoniais... 29

Leia mais

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia DIREITO CIVIL Aula 11 Obrigações II Prof. Wander Garcia 5. Transmissão das obrigações (alteração subjetiva) 5.1. Cessão de crédito 5.1.1. Conceito: transferência da posição de credor - cedente: credor

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório

Leia mais

Aula 36. Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado de vício social: a fraude contra credores.

Aula 36. Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado de vício social: a fraude contra credores. Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Parte Geral. Aula: Fatos jurídicos. Professor (a): Rafael da Mota Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 36 Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado

Leia mais

Bibliografia Carlos Roberto Gonçalves, Caio Mario, Orlando Gomes.

Bibliografia Carlos Roberto Gonçalves, Caio Mario, Orlando Gomes. Direito Civil Direito das obrigações Professor: Paulo Henrique de Oliveira Conteúdo Adimplemento Inadimplemento Bibliografia Carlos Roberto Gonçalves, Caio Mario, Orlando Gomes. Teoria Geral das Obrigações

Leia mais

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO I 1. Introdução ao direito internacional privado: objeto, denominação e método; 2. Fontes do DIPRI; 3. História do DIPRI; 4. Regras de conexão;

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Conceito: obrigação é jurídico TRANSITÓRIO entre CREDOR e DEVEDOR pelo qual o segundo se submete a uma certa PRESTAÇÃO de CARÁTER ECONÔMICO, cujo cumprimento é garantido pelo PATRIMÔNIO

Leia mais

Obrigações. Líquidas e ilíquidas;

Obrigações. Líquidas e ilíquidas; Obrigações Líquidas e ilíquidas; CONCEITO Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Exemplos: é expressa por uma cifra, quando se trata de dívida

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres 1-) Extinção das Obrigações conti.: a) Especial: Dação em pagamento: Trata-se de flexibilização do objeto

Leia mais

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor.

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor. Direito das obrigações Aula II 17/08/17 Despesas processuais Quem responde? O devedor. Exceções 1) Pacto contrário contrato 2) Exceção parcial pelo acréscimo responde o credor *Eu comprometo a comprar

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento e sua prova Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento O pagamento não poderá existir se não houver uma dívida; Art. 313. O pagamento deve ser efetuado conforme se

Leia mais

PONTO 1: PAGAMENTO. PONTO 3: b) CONSIGNATÓRIA

PONTO 1: PAGAMENTO. PONTO 3: b) CONSIGNATÓRIA 1 CONTRATOS PONTO 1: PAGAMENTO PONTO 2: a) ESTRUTURA DO PAGAMENTO PONTO 3: b) CONSIGNATÓRIA PAGAMENTO 1. QUEM PAGA? Devedor + 3º _ interessado e não interessado Aos 3ºs é facultada ação regressiva. Quitação

Leia mais

Prestações compostas - alternativas - é a obrigação que pode ser adimplida (paga) cumprindo-se quaisquer das prestações previstas.

Prestações compostas - alternativas - é a obrigação que pode ser adimplida (paga) cumprindo-se quaisquer das prestações previstas. 1 Direito Civil Sala 207 UNIP Professor: Glauco Direito Civil VII - 21 de outubro Teoria das Obrigações - Modalidade de prestações Prestações compostas - alternativas - é a obrigação que pode ser adimplida

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2009/02 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II (DIREITO DAS OBRIGAÇÕES) PROFESSORA: BRUNA LYRA DUQUE TURMAS:

Leia mais

Aula nº 84. Efeitos da falência sobre as obrigações do falido:

Aula nº 84. Efeitos da falência sobre as obrigações do falido: Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Fase Falimentar do Processo Professor: Priscilla Menezes Monitora: Vanessa Alves Aula nº 84 Efeitos da falência sobre as obrigações do falido: Alguns obrigadores

Leia mais

As obrigações deixaram de ser simples e passaram a ser complexas.

As obrigações deixaram de ser simples e passaram a ser complexas. 5 TEORIA DO INADIMPLEMENTO As obrigações deixaram de ser simples e passaram a ser complexas. Como obrigações simples entendíamos aquelas que tinham como objeto a simples prestação principal (de dar, fazer

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

Direito das Obrigações. IV - Modalidades Obrigacionais

Direito das Obrigações. IV - Modalidades Obrigacionais Turma e Ano: 2016/2017 Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 23 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 23 Direito das Obrigações IV - Modalidades Obrigacionais 5. Obrigações indivisíveis

Leia mais

A CLÁUSULA PENAL possui limites em lei, desta forma não pode superar a 2%, previsão no art. 52, 1º do C.D.C.

A CLÁUSULA PENAL possui limites em lei, desta forma não pode superar a 2%, previsão no art. 52, 1º do C.D.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Astreintes: Sistema processual = astreintes Multa Penalidade Sistema material = cláusula penal Moratória

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia Turma e Ano: 2016/2017 Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 46 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 46 Direito das Coisas VI - Direitos Reais em Coisa alheia 2.1. Direito Real em coisa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 23/10/2017). Contrato de Fiança. Contrato de fiança (Artigo 818 e seguintes, Código Civil). Conceito: é o contrato

Leia mais

Prescrição e Decadência Aula 01

Prescrição e Decadência Aula 01 Curso/Disciplina: Direito Civil (Parte Geral) Aula: e 01 Professor: Rafael da Mota Monitor: Ítalo Albanês Oliveira Bernardo e Aula 01 1. Introdução e O tema e gera bastantes discussões no meio acadêmico.

Leia mais

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Da Transmissão e Extinção das Obrigações I Prof. Marcio Pereira Da Transmissão das Obrigações A transmissão das obrigações é o género que comporta duas espécies: cessão de crédito e assunção

Leia mais

Classificação das Obrigações

Classificação das Obrigações DN DireitoNet Resumos Classificação das Obrigações Quanto ao objeto, seus elementos, de meio e de resultado, civis e naturais, puras e simples, condicionais, a termo e modais, de execução instantânea,

Leia mais

(5) Quanto ao reconhecimento de ofício pelo magistrado:

(5) Quanto ao reconhecimento de ofício pelo magistrado: Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 14 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (continuação) (5) Quanto

Leia mais

SUMÁRIO 1 Introdução ao Direito das Obrigações 2 Estrutura da Relação Obrigacional 3 Obrigações Naturais 4 Obrigações Reais ( Propter Rem

SUMÁRIO 1 Introdução ao Direito das Obrigações 2 Estrutura da Relação Obrigacional 3 Obrigações Naturais 4 Obrigações Reais ( Propter Rem SUMÁRIO 1 Introdução ao Direito das Obrigações... 1 1.1 Posição da Obrigação no Campo Jurídico... 1 1.2 Definição... 4 1.3 Distinção entre Direitos Reais e Direitos Pessoais... 6 1.4 Importância do Direito

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 DATA 30/10/15 DISCIPLINA DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES (NOITE) PROFESSORA BÁRBARA BRASIL MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/04 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 24/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações.

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-21 PERÍODO: 4º PERÍODO CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Introdução

Leia mais

A alternativa "d" menciona a obrigação conjuntiva, que é sinônimo da obrigação cumulativa.

A alternativa d menciona a obrigação conjuntiva, que é sinônimo da obrigação cumulativa. 1) Reinaldo compromete-se com Joaquim a construir-lhe uma piscina ou a pagar-lhe quantia equivalente ao seu valor, liberando-se do vínculo obrigacional se realizar uma dessas prestações. Trata-se de obrigação:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 DIREITO CIVIL I: Parte geral e obrigações 01 Introdução ao direito civil; princípios. 02 Pessoas; direitos da personalidade. 03 Bens; penhora dos bens de família. 04 Negócio jurídico; defeitos

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO

FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO Prof. Dra. Liana Cirne Lins Faculdade de Direito do Recife Universidade Federal de Pernambuco Introdução Procedimento executivo é o conjunto de atos praticados para satisfazer

Leia mais

a) Liberatória (art. 299 CC) o devedor originário está exonerado do vínculo obrigacional.

a) Liberatória (art. 299 CC) o devedor originário está exonerado do vínculo obrigacional. Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Direito Civil / Aula 12 Professor: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: Obrigações: V - Transmissão das Obrigações: 2. Assunção de Dívida. Contratos: Teoria Geral

Leia mais

Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES

Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 8 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES

Leia mais

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade)

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Civil (Parte Geral) / Aula 03 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) 4. Direito

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 286733 Em relação ao recebimento das dívidas no caso de declaração de insolvência, assinale a opção correta. 1) A preferência proveniente de direito real de garantia incide sobre todo o patrimônio

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Disposições Gerais Prescrição Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil NOÇÕES GERAIS SOBRE PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA O decurso de tempo é fato natural capaz de criar

Leia mais

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 7 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teoria do Inadimplemento Daniel Victor * As obrigações se extinguem naturalmente pelo seu pagamento, porém pode acontecer a inexecução, ou seja, a não satisfação do direito de crédito

Leia mais

Direito das Obrigações I DOCENTE CARGA HORÁRIA

Direito das Obrigações I DOCENTE CARGA HORÁRIA CURSO DISCIPLINA DIREITO Direito das Obrigações I DOCENTE PERÍODO CARGA HORÁRIA EMENTA OBJETIVOS 2 P 80 h Conceitos gerais; Classificação das obrigações; Efeitos das obrigações; Extinção das obrigações

Leia mais

I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS

I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS NÃO PATRIMONIAIS DIREITO CIVI PATRIMONIAIS I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS NÃO PATRIMONIAIS DIREITO CIVI OBRIGAÇÕES PATRIMONIAIS REAIS O conteúdo

Leia mais

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 3. Introdução às Obrigações Solidárias: 3.1. Conceito: 3.2 Natureza jurídica: 3.3. Princípios Gerais: 3.4 Espécies de obrigações solidárias: texto Desenvolvimento:

Leia mais

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações Introdução Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações As obrigações são relações compostas por conteúdo e sujeitos. Dentro delas é possível que se faça a alteração do objeto, que acontece

Leia mais

Direito Civil - Obrigações. 31 Perguntas e Respostas para aquela revisão antes da prova!

Direito Civil - Obrigações. 31 Perguntas e Respostas para aquela revisão antes da prova! Direito Civil - Obrigações 31 Perguntas e Respostas para aquela revisão antes da prova! DIREITO DAS OBRIGAÇÕES O presente material abordará exclusivamente as considerações iniciais do direito das obrigações.

Leia mais

Art Não havendo fato ou omissão imputável ao devedor, não incorre este em mora.

Art Não havendo fato ou omissão imputável ao devedor, não incorre este em mora. O inadimplemento obrigacional é tratado nos artigos 389 a 420, do CC e se trata do não cumprimento de uma prestação por culpa do devedor. É necessário que haja uma conduta imputável ao devedor para que

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRDUÇÃO EM DIREITO CIVIL. ula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (ula 14/11/2017). NOVÇÃO. Novação extingue uma obrigação criando outra. É necessário ter animus novandi, não pode presumir,

Leia mais

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida.

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida. PROCESSO CIVIL V AULA 8 EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO Tipos de Processo: processo de conhecimento e processo

Leia mais

Professor Leandro Eustaquio Direito das obrigações Capítulo I Introdução ao Direito das obrigações

Professor Leandro Eustaquio  Direito das obrigações Capítulo I Introdução ao Direito das obrigações Professor Leandro Eustaquio www.leandroeustaquio.com.br Direito das obrigações 17-02 Capítulo I Introdução ao Direito das obrigações 1. Considerações iniciais 2. Conceito e importância das obrigações Trata-se

Leia mais

Sumário. Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência

Sumário. Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência Sumário Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência Capítulo II Da Prescrição 3. A prescrição como extinção da pretensão

Leia mais

Evolução do Direito das Obrigações

Evolução do Direito das Obrigações Evolução do Direito das Obrigações Até o apare i e to de Ro a como potência: Não havia entre os grupos tribais entendimento de direitos obrigacionais e individuais. Co o passar do te po, tor ou-se necessária

Leia mais

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Direito Civil Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Parte Geral do Direito Civil Código Civil Lei nº. 10.406/2002 Elementos acidentais do negócio jurídico: -

Leia mais

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito)

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito) AULA 02 CESSÃO DE CRÉDITO CESSÃO DE CRÉDITO 1. Conceito Negócio jurídico bilateral ou sinalagmático, gratuito ou oneroso, pelo qual o credor, sujeito ativo de uma obrigação, transfere a outrem, no todo

Leia mais

Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade

Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Cidade Acadêmica Personalidade jurídica das pessoas jurídicas de direito privado Art. 45 do C. Civil: Começa

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO - 2010/01 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II (DIREITO DAS OBRIGAÇÕES) PROFESSORA: BRUNA LYRA DUQUE TURMAS:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 31/10/2017). Continuação da obrigação de fazer e não fazer. Obrigação de Fazer. Obrigação de fazer personalíssima

Leia mais

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA (FCC TRT/20ª Região/SE

Leia mais

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO

Leia mais

BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa Cruz Ramos. Juspodivm. 1. DIREITO DE EMPRESA ART. 966 do CC

BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa Cruz Ramos. Juspodivm. 1. DIREITO DE EMPRESA ART. 966 do CC 1 DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL PONTO 1: Direito de Empresa PONTO 2: Conceito de Empresário PONTO 3: Estabelecimento PONTO 4: Registro BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 11/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/09/2017). Obrigação de Fazer Obrigações. Tomar cuidado para não confundir as relações do Código de Defesa

Leia mais

DIREITO CIVIL III. Teoria Geral das Obrigações AULA 01

DIREITO CIVIL III. Teoria Geral das Obrigações AULA 01 DIREITO CIVIL III Teoria Geral das Obrigações AULA 01 CONCEITO O direito das obrigações consiste num complexo de normas que regem relações jurídicas de ordem patrimonial, que têm por objeto prestações

Leia mais