ANÁLISE DA REDUÇÃO DE RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO APÓS TRATAMENTO COM MICROAGULHAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DA REDUÇÃO DE RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO APÓS TRATAMENTO COM MICROAGULHAMENTO"

Transcrição

1 1 ANÁLISE DA REDUÇÃO DE RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO APÓS TRATAMENTO COM MICROAGULHAMENTO Francisca Rejane C Almeida Rachel de Faria Abreu Maria Cristina Salimena Aurea Aurélia Gioia Carrozzino Resumo Introdução: As rugas são características do processo de envelhecimento, mas de acordo com sua apresentação são consideradas inestéticas. O microagulhamento, também conhecido como terapia de indução de colágeno (TIC) onde um cilindro contendo múltiplas agulhas faz perfurações na pele é amparado na cascata de eventos fisiológicos do processo de reparo tecidual após uma injúria. Objetivo: Confirmar a eficácia deste tratamento na redução visível de rugas e linhas de expressão. Materiais e métodos: Foram submetidos ao tratamento quatro pacientes com idades entre 45 e 56 anos e sinais de envelhecimento maior do que o normal para a idade de acordo com a tabela de Glogau. Foram feitos registros fotográficos através de câmera digital respeitando ângulos e iluminação para posterior comparação de resultados. O tratamento decorreu-se em 6 sessões quinzenais totalizando 3 meses. Foram utilizados aparelhos individuais e descartáveis que em rolamento sobre a pele da face, provocaram micro lesões rompendo a barreira córnea, estimulando a produção de colágeno e facilitando a permeação de ativos regeneradores da pele. Resultados: Comparação entre as imagens de antes e depois do tratamento mostraram que linhas, micro relevos e graus de irregularidades da superfície da pele diminuíram consideravelmente de acordo com a Escala de Melhora da Estética Global (GAIS). Conclusão: O estudo provou que a TIC é uma técnica adequada para o tratamento de rugas e linhas de expressão. Palavras chaves: Colágeno. Cicatrização. Rejuvenescimento. Rugas.

2 2 I Introdução Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a expectativa de vida dos brasileiros que era de 50 anos em 1950, passou para 74.8 anos em 2013 (1). Diante do aumento desta expectativa de vida, nota-se o incentivo da mídia por um período maior de aparência jovial, o que tem estimulado constantes pesquisas na área da estética numa tentativa de conter a aparência de envelhecimento que inclui muitas mudanças físicas, bioquímicas e psicológicas que se manifesta principalmente na pele. Parte deste envelhecimento está ligado à genética e outra parte aos cuidados que o indivíduo teve ou não com fotoproteção, hidratações, alimentação, uso contínuo de medicamentos ao longo dos anos, fumo, enfim, muitos fatores estão ligados ao envelhecimento classificando-o de intrínseco ou extrínseco. (2) Sabe-se que as rugas são características do processo de envelhecimento, a pele se apresenta mais delgada, a integridade da camada córnea diminui e as células basais adquirem alterações que interferem no seu processo de divisão. Assim, a pele se torna mais frágil, apresenta frouxidão por contar com menos fibras elásticas e colágenas. As glândulas sebáceas se tornam hipertróficas e menos ativas deixando a pele mais seca. Todas essas alterações relacionadas ao envelhecimento cronológico quando associadas aos fatores extrínsecos ficam mais evidenciadas deixam a pele mais suscetível a forças gravitacionais, ou seja, ao enrugamento. (3) Microscopicamente, todas as rugas aparecem como falhas na derme, porém, características específicas distinguem os diferentes tipos de rugas. Rugas finas referem-se a mudanças mais superficiais em nível epidérmico, rugas da mímica ou dinâmicas, podem aprofundar-se até os níveis médios da derme (linhas) ou por sua espessura total (sulcos). As rugas dinâmicas ocorrem pela repetição do dobramento da pele contrário a disposição das fibras musculares e se apresentam perpendiculares à disposição dos músculos, ocorrem principalmente na testa, orbicular dos olhos, orbicular da boca e glabela. As rugas dinâmicas podem se tornar estáticas, quando estas são visíveis mesmo sem a contração muscular. (3)

3 3 A fisioterapia dematofuncional nas suas atribuições, contribui para resgatar a aparência e saúde da pele. Dentre os métodos para regressão de rugas estáticas ou dinâmicas, encontramos o microagulhamento, também conhecido como terapia de indução de colágeno (TIC). O método é realizado com múltiplas perfurações na pele através de um cilindro contendo de 180 a 540 micro agulhas para induzir a produção de colágeno e facilitar a permeação de ativos regeneradores da epiderme através dos micros canais criados ao atravessar a barreira córnea. (2) Desde 1995, Orentreich e orentreich descreveram o termo subsisão como um meio de estimular o crescimento de tecido conectivo sob rugas e cicatrizes, assim como Desmond Fernandes usou técnica semelhante introduzindo uma agulha de 15G sob rugas em várias direções para estímulo de colágeno. (2) O processo de perfuração do estrato córneo sem danificar a epiderme permite uma melhor recuperação do paciente e um incremento na produção de colágeno e elastina na derme papilar através da liberação de fatores de crescimento num processo inflamatório controlado a fim de restaurar a integridade do tecido. Os fatores de crescimento são proteínas reguladoras e mediadores biológicos naturais que atuam sobre os processos de reparo e regeneração celular, são encontrados em vários tecidos e em diferentes fases de regeneração celular, contribuem com o crescimento de novas células, vasos sanguíneos e com a produção e distribuição de colágeno e elastina. (4) Outro ponto positivo da técnica é a facilitação de penetração de ativos através dos canais criados na perfuração que permite a absorção de ativos com moléculas maiores tornando o tratamento mais eficaz, pois travessar a barreira córnea para a permeação de ativos é um grande desafio. (5) A pele é composta de duas camadas principais, a epiderme e a derme. A epiderme é a camada que protege a pele contra o ambiente externo, ela apresenta, em sua superfície epitelial externa, o estrato córneo, que é uma camada de células mortas, queratinizadas e que funciona como uma barreira contra micro-organismos patogênicos e controla a permeação de ativos. Além da barreira córnea, aspectos inerentes às formulações como solubilidade em água, tamanho de moléculas dos ativos dificultam ainda mais a penetração para uma melhor nutrição da pele. (5)

4 4 O desenvolvimento de sistemas que permitam a permeação de ativos através da pele tem sido uma constante busca da indústria farmacêutica. Nesta busca houve um grande avanço com as criações de nano cápsulas e lipossomas que conseguem atravessar a membrana celular carreando ativos e na utilização de meios que quebram a barreira da pele alterando sua estrutura. (5) Segundo Scott et al., (1986) a permeabilidade da água in vivo, aumentou após leves alterações na epiderme, como remoção da capa córnea e numa pele com psoríase, Schaefer et al., (1977) relatou a absorção de um fármaco mostrou-se 3 a 10 vezes maior. (6) O mecanismo de ação da técnica é baseado no processo de regeneração, cicatrização e remodelamento tecidual onde são apresentadas fases distintas como: fase inflamatória, proliferativa e de remodelamento de colágeno, a fase inflamatória tem inicio logo após a lesão, onde as plaquetas são ativadas para formarem a rede de fibrina e conter o sangramento, seguidas do recrutamento de neutrófilos e fibroblastos, que darão origem a um novo colágeno. Na segunda fase, de proliferação, os neutrófilos são substituídos por monócitos que se transformam em macrófagos e liberam diversos fatores de crescimento como FGF, TGF-b, TGF-a, estes estimulam a migração e proliferação de fibroblastos, ocorre angiogênese, epitelização e produção de colágeno. Entre 24 e 36 horas depois da TIC, os queratinócitos começam a se proliferar e liberam fatores de crescimento que promovem a reposição de colágeno pelos fibroblastos. Nesta fase, são criados novos vasos, e o colágeno tipo III é depositado. A fase de remodelamento tecidual, ocorre em média após o 14º dia e pode durar meses até a transformação de colágeno tipo III em tipo I. A formação do novo colágeno atinge seu pico entre 10 a 12 semanas. (4) Para que toda essa cascata inflamatória se instale, o trauma causado deve atingir a camada basal, ou seja, a junção dermo epidérmica numa penetração de 1 a 3 mm. A intensidade dessas reações é proporcional a profundidade atingida, relacionada ao tamanho das agulhas. As micro agulhas penetram na epiderme e vão se aprofundando a medida que o cilindro vai sendo passado em diferentes direções: horizontal, vertical e diagonal, formando um ponto ótimo de ação no cruzamento das direções. O alvo (ruga) deve se encontrar neste ponto. (7)

5 5 Os ativos que serão utilizados no presente estudo, são dermocosméticos tidos como hidratantes, antioxidantes e regeneradores como os fatores de crescimento, ácido hialurônico e vitamina C. Os fatores de crescimento são proteínas reguladoras e mediadores biológicos naturais que atuam sobre os processos de reparo e regeneração celular, são encontrados em vários tecidos e em diferentes fases de regeneração celular. São citoquinas produzidas por células do tecido e são responsáveis pela comunicação celular, contribuindo com o crescimento de novas células, vasos sanguíneos e com a produção e distribuição de colágeno e elastina. O estudo da ação dos fatores de crescimento no reparo de feridas, levou a aplicação tópica em cosméticos no tratamento de rugas. A indústria química cosmética desenvolveu através de engenharia genética, diferentes fatores de crescimento similares. Estes fatores mimetizam os fatores de crescimento endógenos. (8) Pesquisadores do laboratório Pharma Special, analisaram e descreveram os resultados e efeitos benéficos obtidos na pele usando os fatores de crescimento em cosméticos. Dentre os mais usados, destacam-se os relacionados na tabela abaixo. (8) Tabela I - Fatores de Crescimento mais utilizados em tratamento de rugas EGF Fator de crescimento epidérmico IGF FGF TGF VEGF Fator de crescimento semelhante a insulina, vascular periférico Fator de crescimento de fibroblastos Fator de crescimento transformador Fator de crescimento endotelial venoso (vascular profundo) Outro ativo de uso na técnica de microagulhamento é o ácido hialurônico, este é um polissacarídeo natural com excelente compatibilidade biológica, é o principal componente da nossa matriz extracelular que além da sua função estrutural, influencia na proliferação celular. O ácido hialurônico está presente em mais de 50% dos tecidos do corpo humano, principalmente nos tecidos conjuntivos e nervosos. Antigamente, era extraído da crista de galo, mas atualmente é obtido principalmente através de fermentação da beterraba. Por ser um componente abundante na matriz extracelular, está envolvido em vários mecanismos do processo de cura de lesões. Devido as

6 6 suas propriedades físico-químicas tem elevada capacidade de retenção de água, quando aplicado topicamente forma um filme hidratante que ajuda a compensar as perdas de água, atua como uma esponja capaz de absorver 1000 vezes o seu peso em água do ambiente para o estrato córneo. Durante o processo de regeneração tissular, o ácido hialurônico dá inicio a primeira fase do processo de cicatrização. Compensa a perda de água, melhorando as condições da pele proporcionando elasticidade e uma superfície mais homogênea. (9) Completando a escolha dos ativos que fizeram parte deste estudo, utilizou-se a vitamina C por seu efeito antioxidante. É comprovado que radiação solar, o fumo, poluição, resultam em foto envelhecimento por causarem alterações no DNA das células. O organismo protege-se usando antioxidantes naturais para neutralizar os efeitos dos radicais livres. O antioxidante mais abundante no organismo humano é a vitamina C, está se encontra mais concentrada na pele. A vitamina C é de difícil estabilização e fácil oxidação, nas formulações tópicas a mais estável é o ácido L-ascórbico. Em estudos ficou provado que o ph deve ser 3,5 ou abaixo desse e seu percentual de uso entre 5 e 20% alcançou níveis de concentração de acordo com a percentual sugerido, mas por razões desconhecidas, concentrações acima destes valores, resultaram em diminuição dos níveis de concentração nos tecidos. O AA (ácido L-ascórbico) atua como estimulador da síntese de colágeno, inibe a tirosinase e proporciona efeito clareador cutâneo, aumenta as defesas antioxidantes e atua na fotoproteção. (10) O objetivo deste estudo foi verificar a redução de rugas e linhas de expressão através de comparação fotográfica de antes e depois do tratamento com microagulhamento seguido de ativos nutritivos e antioxidantes consagrados na estética como rejuvenescedores. II Materiais e Método O presente trabalho trata-se de um estudo de série de casos, de caráter quantitativo de delineamento observacional exploratório. O estudo foi conduzido no período de setembro a novembro de 2016 em consultório de

7 7 saúde estética localizado no centro de Niterói/RJ. Participaram do estudo 4 pacientes, dois homens e duas mulheres com idade entre 45 e 65 anos. Todos não praticantes de exercícios físicos regulares, não fumantes, sem cuidados específicos com a pele em relação ao uso de cosméticos ou de protetor solar, com acentuadas rugas, num grau maior do que o esperado para a idade segundo a classificação de Glogau. Alguns critérios foram levados em consideração para exclusão de pacientes modelos como: doenças neuromusculares, diabetes, distúrbios hemorrágicos, corticoterapias, terapêutica com anticoagulantes, cânceres de pele, infecção cutânea ou qualquer descontinuidade de pele, depressão aguda ou crônica e presença de cicatrizes queloideanas. Antes de qualquer procedimento do estudo, os pacientes foram orientados sobre todos os cuidados que deveriam ter pós-tratamento e assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido assim como autorização para registro fotográfico. Para o registro fotográfico foi utilizada uma câmera digital Sony Cyber-shot 14.1 megapixels registrando o antes e depois do tratamento com fotografias dos pacientes de frente, de perfil e das regiões isoladas mais acometidas por rugas como testa e orbicular dos olhos. Foram utilizados aparelhos descartáveis para cada sessão, caracterizado por um cilindro contendo 540 agulhas de 0,5mm de tamanho, certificado pela ANVISA No A técnica de aplicação consistiu no rolamento do cilindro de agulhas sobre a pele por 10 vezes em movimentos de vai e vem em direção horizontal, vertical e diagonal formando assim um campo ótimo de permeação cutânea que foi seguido da aplicação de ativo contendo ácido hialurônico 5%, vitamina C 20% e fatores de crescimento EGF 2% (fator de crescimento epidermal) e IGF 2% (fator de crescimento vascular periférico). Os ativos foram escolhidos por serem consagrados em literatura e estudos científicos como hidratantes, antioxidantes e regeneradores promotores de uma pele saudável. (8,9,10) As sessões foram quinzenais com duração média de 1 hora. Ao final de seis sessões quinzenais, houve uma reavaliação a fim de averiguar a redução das rugas e melhora geral na aparência da pele utilizando-se análise fotográfica de antes e depois e a escala de 5 pontos da tabela GAIS (Global

8 8 Aesthetic Improvement Scale) para classificar a melhora global na textura da pele dos pacientes. Tabela II Escala de Melhora da Estética Global (GAIS) Classificação Descrição 4 pontos Excelente melhora resultado ótimo para o procedimento de TIC 3 pontos - Bem melhor melhora acentuada, mas não ótima 2 pontos - Melhor melhora perceptível, mas convém repetir o tratamento 1 pontos - Sem alterações aparência como a inicial ao tratamento, sem melhoras 0 pontos - Pior aparência pior que a condição inicial III Resultados Os quatro pacientes selecionados finalizaram este estudo. O resultado do tratamento mostrou uma melhora global da pele em uniformidade, iluminação, firmeza e comprovou-se uma redução significativa nas rugas e linhas de expressão independente de sua classificação em estática ou dinâmica e profundidade como pode ser observado nas Figuras 1, 2, 3 e 4 apresentadas. Todos os pacientes apresentaram resultados positivos de acordo com a Escala de Melhora Estética Global Global Aesthetic Improvement Scale (GAIS) (tabela II). Para o paciente de número 01, sexo feminino, idade 45 anos, observouse uma melhora classificada na tabela de GAIS, com excelente melhora, uma melhora ótima após o tratamento com a TIC, este obteve 4 pontos da tabela. (Fig.1). Paciente de número 02, sexo feminino, idade 52 anos, classificou-se de acordo com a tabela GAIS como bem melhor, com melhora acentuada na aparência das rugas, mas não totalmente ótimo por estar em grau avançado de foto envelhecimento, obtendo 3 pontos na tabela. (Fig.2). Pacientes de números 03 e 04 ambos do sexo masculino, 54 anos (Fig.3) e 56 anos (Fig.4) respectivamente apresentaram-se como melhor, e de

9 9 acordo com a tabela GAIS, com melhora perceptível, mas foi indicado mais sessões para um resultado mais efetivo, os dois obtiveram 2 pontos. A Figura 1: paciente de número 01, sexo feminino 45 anos. (A) antes do tratamento e (B) após 3 meses de tratamento. B A B Figura 2: paciente de número 02, sexo feminino, 52 anos. (A) antes do tratamento e (B) após os 3 meses de tratamento.

10 10 Figura 3: paciente de número 03, sexo masculino, 54 anos. (A) antes do tratamento e (B) após 3 meses de tratamento. Figura 4: paciente de número 04, sexo masculino, 56 anos. (A) antes do tratamento e (B) após 3 meses de tratamento. Figura 5: Escala de Melhora Estética Global Global Aesthetic Improvement Scale (GAIS) Escala de 5 pontos: excelente melhora, 4 pontos (25%) ; bem melhor, 3 pontos (25%); melhor, 2 pontos (50%); sem alterações 1 ponto, (0%) e pior 0 ponto (0%).

11 11 IV Discussão A tendência por tratamentos com menores riscos de complicações e retorno rápido às atividades laborais tem contribuído para a procura do tratamento com microagulhamento Esta técnica de rejuvenescimento mostrou resultados satisfatórios para amenizar rugas e linhas de expressão, além de melhorar o viço e textura da pele. Os resultados práticos apresentados neste trabalho estão de acordo com os estudos encontrados na literatura. O amparo do método é fundamentado na cascata de eventos fisiológicos que ocorrem logo após a pele sofrer uma injúria, por menor que seja. Quando as agulhas penetram na pele, rompem pequenos vasos dando inicio as fases de reparo tecidual que são divididas em inflamatória, proliferativa e de remodelamento tecidual. Estes eventos fazem parte da formação de um novo colágeno que irá se depositar na derme superior, logo abaixo da camada basal, fazendo assim o preenchimento das rugas. Dentro do processo de regeneração da pele, a fase inflamatória é a mais importante no tratamento, já que nesta fase são liberadas uma grande quantidade de citocinas e nutrientes para a área que necessita de reparo e ocorre liberação de fatores de crescimento como os transformadores α e β (TGF α) e (TGF β) que tem ação sobre os queratinócitos e fibloblastos. Na fase de cicatrização, os neutrófilos são substituídos por monócitos e ocorre angiogênese, proliferação de fibroblastos e produção de colágeno tipo III, elastina, glicosaminoglicanos e proteoglicanos, na última fase do processo o colágeno tipo III será substituído lentamente pelo colágeno tipo I fazendo uma contração na rede de colágeno reduzindo a frouxidão e rugas da pele. Diversos estudos demonstram a ação intensificadora da formação de colágeno com o uso da técnica de microagulhamento como o de Fernandes e col. (2008), que comprovam que o microagulhamento induz a produção de colágeno, diminuindo o melasma sem causar afinamento dérmico, o que é uma grande vantagem sobre outros tratamentos como peelings e lasers. (12) Corroborando com este estudo, Bergmann e Silva (2014), demonstram resultados satisfatórios ao utilizar o microagulhamento como facilitador de

12 12 permeação do ácido retinóico no tratamento de melasma e foto envelhecimento. (14) Fabbrocini et al. (2014) avaliaram a técnica em cicatrizes de acnes em 60 pessoas com fototipos variados e concluíram que a técnica apresentou resultados satisfatórios e pouco risco de hiperpigmentação. (2) Fernandes e Signorini (2008) trataram com microagulhamento sinais de envelhecimento, queimaduras e cicatrizes de acnes e obtiveram resultados positivos confirmando a eficácia do tratamento. (12) De acordo com Lange, Costa e Mulaski (2013), o microagulhamento associado aos fatores de crescimento apresentou melhora significativas na atenuação de estrias após nove sessões, deixando a área tratada com melhor firmeza e aparência. (15) Aust e cols, (2008), aplicaram o tratamento de microagulhamento em 480 pacientes com intuito de melhorar cicatrizes e rugas e em estudos anatomopatológicos submetido a coloração específica, observaram o aumento de colágeno. (16) Após a penetração das micro agulhas, as células, como reação à injúria provocada liberam fatores de crescimento induzindo a formação de um novo colágeno, aumentam o suporte nutricional do tecido favorecendo a permeação de ativos.

13 13 V Conclusão Conclui-se que o microagulhamento permite estímulo na produção de colágeno sem remoção da epiderme, o que torna o tempo de regeneração mais curto e um menor risco de intercorrências. A técnica tem se mostrado eficaz em tratamentos estéticos, seja isoladamente ou associada a ativos que aperfeiçoem os resultados. Todos os pacientes envolvidos neste estudo apresentaram melhora em rugas e linhas de expressão, independente de sua classificação. A pele aparentou melhora global com maior firmeza, viço e superficialização das linhas e rugas devido ao incremento de colágeno. Todos os pacientes tiveram perceptíveis graus de melhora na avaliação pela Escala de Melhora de Estética Global Global Aesthetic Improvement Scale (GAIS). De acordo com o grau de severidade do foto envelhecimento, idade, cuidados anteriores e posteriores ao tratamento, os resultados são limitados, mas devido ao baixo custo e rápida recuperação, o tratamento poderá ser repetido e somar novos resultados.

14 14 Referências 1- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. [Dados Estatísticos].; 2014 [cite 2016 março disponível em: " 2013/default.shtm" 2- Fabbrocini G, Padova M, De Vita V, Fardella N, Pastore F, Tosti A. Tratamento de rugas periorbitais por terapia de indução de colágeno. Surgical & Cosmetic Dermatology 1(3): , 2009 maio. 3- Kade M. P. V, Sabatovich O. Dermatologia Estética. 3. Atheneu. São Paulo: Mendonça RJ., Coutinho-Netto J. Aspectos Celulares da Cicatrização. Anais Brasileiros de Dermatologia. 3(84): Mar. 5- Silva J. A., Apolinário A. C., Souza M. S. R., Damasceno P. B. G. L., Medeiros A. C. D. Administração cutânea de Fármacos: desafios e estratétigas para desenvolvimento de formulações transdérmicas. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada. 3(31): , 2010 Sep. 6- Fabbrocini G., De Vita V., Fardella N., et al., Skin Needling to Enhance Depigmenting Serum Penetration in the Treatment of Melasma, Plastic Surgery International, vol. 2011, Article ID , 7 pages, (data de acesso: 15/04/2016) 7- Lima E. V. A., Lima M. A., Takano D. Microagulhamento: estudo experimental e classificação da injúria provocada. Surg Cosmet Dermatol. 2(5): , 2013 maio. 8- Vital Pharma. [Imagem]., 2013 [cited ]. Disponível em: " ada28317ea1cc4

15 15 9- Pharma Special. Ácido Hialurônico; [1]. Disponível em: " 10- Manela-Azulay M., Mandarim-de-Lacerda C. A., Perez M. de A., Filgueira A. L., Cuzzi T. Vitamina C. An. Bras. Dermatol. [Internet] Jun [citado 2016 Mar 23] ; 78( 3 ): Disponível em: Warren R.J. Cirurgia Plástica Estética. 3, Elsevier Editora Ltda, Rio de Janeiro, Fernandes D., Signorini M. Combating photoaging with percutaneous collagen induction. Clinics in Dermantology 26: , Spyrou G. E., Naylor I. L. The Effect of Basic Fibroblast Growth Factor on Scarring. Disponível em (data de acesso: 18/10/2016) 14- Bergmann C. L. M. S., Bergmann, J.; Silva, C. L. M. da. Melasma e rejuvenescimento facial com o uso de peeling de ácido retinóico a 5% e microagulhamento. Disponível em: (data de acesso:18/09/2016). 15- Lange A.N., Costa R., Mulaski J. Associação da Indução Percutânea de Colágeno (Microagulhamento) e de Fatores de Crescimento no Tratamento de Estrias Atróficas. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2013,

16 16 Curitiba. Caderno de Resumos, Curitiba, p. 75. Disponível em: < pdf>. (data de acesso: 23/09/2016). 16- Aust M. C., Fernandes D., Kolokythas P., Kaplan H. M., Vogt P.M. Percutaneous Collagen Induction Therapy: an alternative Treatment for Scars, Wrinkles, and Skin Laxity. Plast Reconstr Surg Apr; 121(4): doi: /01.prs

Dra Letícia Guimarães

Dra Letícia Guimarães Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica Residência em Dermatologia

Leia mais

ENVELHECIMENTO CUTÂNE0. Professora: Erika Liz

ENVELHECIMENTO CUTÂNE0. Professora: Erika Liz ENVELHECIMENTO CUTÂNE0 Professora: Erika Liz Introdução O envelhecimento é um processo biológico e dinâmico que ocorre desde o dia em que nascemos. Os tecidos gradualmente passam por mudanças de acordo

Leia mais

Reparo Tecidual: Regeneração e Cicatrização. Processos Patológicos Gerais Profa. Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes

Reparo Tecidual: Regeneração e Cicatrização. Processos Patológicos Gerais Profa. Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Reparo Tecidual: Regeneração e Cicatrização Processos Patológicos Gerais Profa. Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Reparo Tecidual Ferida (lesão) 3 processos envolvidos no reparo: 1.Hemostasia

Leia mais

Capítulo 2 Aspectos Histológicos

Capítulo 2 Aspectos Histológicos 5 Capítulo 2 Aspectos Histológicos Alguns conceitos básicos sobre histologia humana, a caracterização dos tecidos, a regeneração e reparação dos mesmos em lesões e a cicatrização de feridas são aspectos

Leia mais

MELSCREEN COFFEE EL DEO

MELSCREEN COFFEE EL DEO MELSCREEN COFFEE EL DEO DESCRIÇÃO Óleo desodorizado, extraído de grãos verdes de café (Coffea arabica) através de prensagem a frio. INCI Name: Coffea Arabica (Coffee) Seed Oil. INTRODUÇÃO À medida em que

Leia mais

Peeling Químico - Médio

Peeling Químico - Médio Peeling Químico - Médio Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para rejuvenescer a aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados

Leia mais

TKN HA Glowcomplex. Conteúdo 5 viais de 5 ml. Tratamentos Anti flacidez

TKN HA Glowcomplex. Conteúdo 5 viais de 5 ml. Tratamentos Anti flacidez Complexo restaurador iluminador. Ácido Hialurónico, Aminoácidos, Vitaminas, ADN sódico, DMAE, Silício Orgânico, Sales Minerais TKN HA Glowcomplex tem uma forte ação iluminadora e reafirmante, melhor o

Leia mais

Reparação. Regeneração Tecidual 30/06/2010. Controlada por fatores bioquímicos Liberada em resposta a lesão celular, necrose ou trauma mecânico

Reparação. Regeneração Tecidual 30/06/2010. Controlada por fatores bioquímicos Liberada em resposta a lesão celular, necrose ou trauma mecânico UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE PATOLOGIA VETERINÁRIA Reparação Prof. Raimundo Tostes Reparação Regeneração: reposição de um grupo de células destruídas

Leia mais

O MICROAGULHAMENTO ASSOCIADO AO PEELING QUÍMICO NO TRATAMENTO DE ESTRIAS CORPORAIS

O MICROAGULHAMENTO ASSOCIADO AO PEELING QUÍMICO NO TRATAMENTO DE ESTRIAS CORPORAIS O MICROAGULHAMENTO ASSOCIADO AO PEELING QUÍMICO NO TRATAMENTO DE ESTRIAS CORPORAIS Isabela Mascarenhas de Oliveira¹; Hevellyn Mayara Fernandes Pereira¹; RenataCappellazzo² Acadêmicas do curso de Fisioterapia,

Leia mais

O envelhecimento é definido como a soma de mudanças que o organismo sofre com o decorrer do tempo, que podem ser perceptíveis e/ou silenciosas.

O envelhecimento é definido como a soma de mudanças que o organismo sofre com o decorrer do tempo, que podem ser perceptíveis e/ou silenciosas. O envelhecimento é definido como a soma de mudanças que o organismo sofre com o decorrer do tempo, que podem ser perceptíveis e/ou silenciosas. No ser humano a alteração de maior visibilidade é a que ocorre

Leia mais

Processo Inflamatório e Lesão Celular. Professor: Vinicius Coca

Processo Inflamatório e Lesão Celular. Professor: Vinicius Coca Processo Inflamatório e Lesão Celular Professor: Vinicius Coca www.facebook.com/profviniciuscoca www.viniciuscoca.com O que é inflamação? INFLAMAÇÃO - Inflamare (latim) ação de acender, chama FLOGOSE phlogos

Leia mais

AUTOR(ES): NATÁLIA MAIRA DA SILVA PEREIRA, ÉVELYN DAIANE DA SILVA MELO, SILVANA DOMINGOS ROSSI CERAZE, THAIS FERNANDES LEMES

AUTOR(ES): NATÁLIA MAIRA DA SILVA PEREIRA, ÉVELYN DAIANE DA SILVA MELO, SILVANA DOMINGOS ROSSI CERAZE, THAIS FERNANDES LEMES Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA RADIOFREQUÊNCIA NA ATENUAÇÃO DAS RUGAS FACIAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

Fatores de Crescimento + Ácido Hialurônico

Fatores de Crescimento + Ácido Hialurônico Atualização em Terapêutica Dermatológica 1 Fatores de Crescimento + Ácido Hialurônico Associação vantajosa para o rejuvenescimento cutâneo em conjunto com lasers leves a moderados 1. A aplicação tópica

Leia mais

Envelhecer... Um tempo de beleza, permitindo que a vida desabroche com. ChroNOline

Envelhecer... Um tempo de beleza, permitindo que a vida desabroche com. ChroNOline Envelhecer... Um tempo de beleza, permitindo que a vida desabroche com ChroNOline INCI Name: Caprooyl tetrapeptide-3 (and) Dextran (and) Glycerin (and) Water CAS Number: 56-81-5, 7732-18-5, 9004-54-0 ENVELHECIMENTO

Leia mais

Hyanify (Lipotec/Espanha)

Hyanify (Lipotec/Espanha) Hyanify (Lipotec/Espanha) Hyanify (Lipotec/Espanha) Ácido Hialurônico extra para a pele! INCI Name: Water, Propanediol, Disodium Phosphate, Xanthan Gum, Saccharide Isomerate (INCI proposed), Sodium Phosphat,

Leia mais

Índice Remissivo. Copywrite. Sobre o Autor. O Envelhecimento. Formação das rugas. Classificação das Rugas. Região de Formação das Rugas

Índice Remissivo. Copywrite. Sobre o Autor. O Envelhecimento. Formação das rugas. Classificação das Rugas. Região de Formação das Rugas Índice Remissivo Copywrite Sobre o Autor O Envelhecimento Formação das rugas Classificação das Rugas Região de Formação das Rugas Tratamento das Rugas Considerações finais 3 4 5 7 8 11 13 15 2 Copywrite

Leia mais

Microdermoabrasão

Microdermoabrasão Microdermoabrasão A microdermoabrasão é um dos procedimentos cosméticos mais populares e não invasivos realizados atualmente. Com o tempo, fatores como envelhecimento, fatores genéticos, danos causados

Leia mais

Protocolo de Emergência Anti Envelhecimento Facial.

Protocolo de Emergência Anti Envelhecimento Facial. Protocolo de Emergência Anti Envelhecimento Facial www.lavertuan.com.br Protocolo de Emergência Anti Envelhecimento Facial Envelhecimento na Derme: Flacidez e rugas - Redução do número de fibroblastos

Leia mais

Tecido conjuntivo de preenchimento. Pele

Tecido conjuntivo de preenchimento. Pele Tecido conjuntivo de preenchimento Pele derme epiderme Pele papila dérmica crista epidérmica corte histológico da pele observado em microscopia de luz Camadas da Epiderme proliferação e diferenciação dos

Leia mais

Peeling Químico - Profundo

Peeling Químico - Profundo Peeling Químico - Profundo Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para rejuvenescer a aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados

Leia mais

#JUNTASPODEMOS Cuidar da sua P EL E! De pele a gente entende!

#JUNTASPODEMOS Cuidar da sua P EL E! De pele a gente entende! #JUNTASPODEMOS Cuidar da sua P EL E! De pele a gente entende! PELE A pele é o maior órgão do corpo humano. É composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A epiderme é constituída ainda

Leia mais

Por que PRECISO cuidar da pele... Por que os produtos Mary Kay me ajudam a ter uma pele mais. linda e rejuvenescida.

Por que PRECISO cuidar da pele... Por que os produtos Mary Kay me ajudam a ter uma pele mais. linda e rejuvenescida. POR QUE MARY KAY?? Por que PRECISO cuidar da pele... Por que os produtos Mary Kay me ajudam a ter uma pele mais linda e rejuvenescida. Por que DEVO investir nos produtos Mary kay??? Você sabia??? A Mary

Leia mais

RESULTADOS DE ALTO IMPACTO EM HIPERCROMIAS SEM O USO DE PEELINGS QUÍMICOS. Profa. Ludmila Bonelli

RESULTADOS DE ALTO IMPACTO EM HIPERCROMIAS SEM O USO DE PEELINGS QUÍMICOS. Profa. Ludmila Bonelli RESULTADOS DE ALTO IMPACTO EM HIPERCROMIAS SEM O USO DE PEELINGS QUÍMICOS. Profa. Ludmila Bonelli MANCHAS E PEELINGS As manchas acabam? Peelings e ácidos acabam com as manchas? As manchas podem voltar?

Leia mais

Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (Relatórios EM N e EM M)

Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (Relatórios EM N e EM M) Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (Relatórios EM081-14-N e EM081-14-M) Avaliar via análise sensorial por eficácia percebida a redução de rugas

Leia mais

Prática Clínica: Uso de plantas medicinais no tratamento de feridas

Prática Clínica: Uso de plantas medicinais no tratamento de feridas Prática Clínica: Uso de plantas medicinais no tratamento de feridas Palestrante:Gabriela Deutsch Farmacêutica, mestre e doutoranda em Tecnologias em Saúde em úlceras crônicas (UFF) Voluntária no ambulatório

Leia mais

Eletrolifting (S ( tri r at)

Eletrolifting (S ( tri r at) Eletrolifting (Striat) - Lifting é uma palavra de origem inglesa e seu significado é levantamento, eletro deriva de eletricidade (corrente elétrica). - O equipamento consiste em um gerador de corrente

Leia mais

Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos.

Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos. Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos www.lavertuan.com.br Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos Os objetivos desse protocolo são: promover

Leia mais

ENVELHECIMENTO. Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido. Envelhecimento cutâneo. Envelhecimento Intrínseco (fisiológico)

ENVELHECIMENTO. Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido. Envelhecimento cutâneo. Envelhecimento Intrínseco (fisiológico) Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido ENVELHECIMENTO Envelhecimento cutâneo O conceito de beleza atualmente em vigor e procurado pela grande maioria das pessoas é o da pele jovem,

Leia mais

21/03/2012. A variação molecular atua: fatores de crescimento hormônios adesão celular movimentação alterações funcionais

21/03/2012. A variação molecular atua: fatores de crescimento hormônios adesão celular movimentação alterações funcionais Tecido Conjuntivo Tecido responsável pela resposta inflamatória e por todo o processo de reparo que ocorre após a agressão. Contém vasos sangüíneos, linfáticos e líquido intersticial chamado de sistema

Leia mais

PEELINGS MECÂNICOS. Disciplina: Métodos e Técnicas Aplicados a Estética Facial 2 CST em Estética e Cosmética. Cuiabá

PEELINGS MECÂNICOS. Disciplina: Métodos e Técnicas Aplicados a Estética Facial 2 CST em Estética e Cosmética. Cuiabá PEELINGS MECÂNICOS Disciplina: Métodos e Técnicas Aplicados a Estética Facial 2 CST em Estética e Cosmética Cuiabá A palavra peeling vem do verbo inglês to peel que significa descascar, ou seja, remover

Leia mais

NANOFACTOR C Sodium Ascorbyl Phosphate Decapeptide 4

NANOFACTOR C Sodium Ascorbyl Phosphate Decapeptide 4 NANOFACTOR C Sodium Ascorbyl Phosphate Decapeptide 4 A forma mais ESTÁVEL da VITAMINA C potencializada com FATOR DE CRESCIMENTO (PEPTÍDEO BIOIDÊNTICO ) NANOLIPOSSOMADO elevada ESTABILIDADE e BIODISPONIBILIDADE

Leia mais

TREINAMENTO DE PRODUTOS. Cuidados com a Pele. Parte I

TREINAMENTO DE PRODUTOS. Cuidados com a Pele. Parte I TREINAMENTO DE PRODUTOS Cuidados com a Pele Parte I Envelhecimento Linhas de Expressão Surgem na pele como forma de rugas ou sulcos, provocadas pela ação dos músculos que são usados para manifestar as

Leia mais

DICAS E PÉROLAS NA PRÁTICA DERMATOLÓGICA

DICAS E PÉROLAS NA PRÁTICA DERMATOLÓGICA DICAS E PÉROLAS NA PRÁTICA DERMATOLÓGICA LIP E RESURFACING FRACIONADO NÃO ABLATIVO: Efeito sinérgico quando aplicados no mesmo dia Pode maximizar efeitos da LIP Custo reduzido, menor downtime e melhores

Leia mais

Conheça! TimeWise Repair

Conheça! TimeWise Repair Conheça! imewise Repair Inovação e Tecnologia da Mary Kay em cuidados com a pele Com o passar dos anos, os processos naturais da pele desaceleram. Ocorre a perda de volume, a produção de colágeno e elastina

Leia mais

Mariana Gontijo Diretora Sênior de Vendas Independente

Mariana Gontijo Diretora Sênior de Vendas Independente Mariana Gontijo Diretora Sênior de Vendas Independente 16% peso corporal Células Epiderme Melanócitos: melanina Proteção UV e coloração Células de Langerhans: Imunológica Epiderme Basal/Germinativa: Renovação

Leia mais

PEELING DE ÁCIDO LÁCTICO

PEELING DE ÁCIDO LÁCTICO PEELING DE ÁCIDO LÁCTICO Eficácia e segurança no melasma Protocolo para Aplicação ÁCIDO LÁCTICO Novo peeling terapêutico para o melasma. Além de ser um AHA, faz parte da composição do Fator de Hidratação

Leia mais

(Glycerin (and) Water (Aqua) (and) Butylene Glycol (and) Carbomer (and) Polysorbate-20 (and) Palmitoyl Oligopeptide (and) Palmitoyl Tetrapeptide-7)

(Glycerin (and) Water (Aqua) (and) Butylene Glycol (and) Carbomer (and) Polysorbate-20 (and) Palmitoyl Oligopeptide (and) Palmitoyl Tetrapeptide-7) MATRIXYL 3000 (Glycerin (and) Water (Aqua) (and) Butylene Glycol (and) Carbomer (and) Polysorbate-20 (and) Palmitoyl Oligopeptide (and) Palmitoyl Tetrapeptide-7) PELE ATÉ 5 ANOS MAIS JOVEM FORMAÇÃO GLOBAL

Leia mais

ANÁLISE DE EFICÁCIA DO MICROAGULHAMENTO PARA CICATRIZ DE ACNE.

ANÁLISE DE EFICÁCIA DO MICROAGULHAMENTO PARA CICATRIZ DE ACNE. 1 ANÁLISE DE EFICÁCIA DO MICROAGULHAMENTO PARA CICATRIZ DE ACNE. Luana Trindade¹, Lohanna Thais Romanin dos Santos², Ariane Batista de Souza³ 1- Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética

Leia mais

Ferida e Processo de Cicatrização

Ferida e Processo de Cicatrização MATERIAL COMPLEMENTAR: Ferida e Processo de Cicatrização Ferida é o comprometimento da integridade da pele. A perda da continuidade da pele pode ser causada por trauma físico, químico, mecânico, vasculares,

Leia mais

RESULTADO DO TRATAMENTO DE CICATRIZES DE ACNE COM O MICROAGULHAMENTO ASSOCIADO AO PEELING QUÍMICO

RESULTADO DO TRATAMENTO DE CICATRIZES DE ACNE COM O MICROAGULHAMENTO ASSOCIADO AO PEELING QUÍMICO RESULTADO DO TRATAMENTO DE CICATRIZES DE ACNE COM O MICROAGULHAMENTO ASSOCIADO AO PEELING QUÍMICO Tainara Machado Ferreira 1 ; Thais de Menezes Aquino 2 ; Renata Cappellazzo³ 1 Acadêmica do Curso de Fisioterapia,

Leia mais

Peeling Químico - Superficial

Peeling Químico - Superficial Peeling Químico - Superficial Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para rejuvenescer a aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados

Leia mais

Palmitoyl hydrolyzed wheat protein

Palmitoyl hydrolyzed wheat protein Produto INCI Definição Propriedades DEEPALINE PVB Palmitoyl hydrolyzed wheat protein Peptídeo com forte ação em rugas causadas pela fadiga biológica e mecânica da pele. - Renova a epiderme, estimulando

Leia mais

REJUVENESCIMENTO FACIAL POR PEELING QUÍMICO

REJUVENESCIMENTO FACIAL POR PEELING QUÍMICO REJUVENESCIMENTO FACIAL POR PEELING QUÍMICO Monique Odolinski Silva Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Mariana de Oliveira Gois Fisioterapeuta

Leia mais

Módulo 1 Histologia e fisiopatologia do processo cicatricial

Módulo 1 Histologia e fisiopatologia do processo cicatricial Módulo 1 Histologia e fisiopatologia do processo cicatricial Núcleo de Telessaúde Técnico-Científico do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

Leia mais

Colágeno

Colágeno Colágeno Os preenchimentos injetáveis são umas das técnicas de rejuvenescimento facial mais populares. À medida que envelhecemos, os tecidos subjacentes que mantêm nossa pele com aparência jovem e firme

Leia mais

OFERTA EXCLUSIVA TRATAMENTO ANTI-AGING NO VALOR DE 380. Porque a idade não tem que ser um mistério

OFERTA EXCLUSIVA TRATAMENTO ANTI-AGING NO VALOR DE 380. Porque a idade não tem que ser um mistério OFERTA EXCLUSIVA TRATAMENTO ANTI-AGING NO VALOR DE 380 Porque a idade não tem que ser um mistério A tecnologia tem avançado a passos largos nas últimas décadas. Os seus benefícios estão comprovados com

Leia mais

STARNEW FLUÍDO REJUVENESCEDOR OBTIDO DA ESTRELA DO MAR

STARNEW FLUÍDO REJUVENESCEDOR OBTIDO DA ESTRELA DO MAR STARNEW FLUÍDO REJUVENESCEDOR OBTIDO DA ESTRELA DO MAR O envelhecimento cutâneo é um processo natural, contínuo e progressivo que induz a degradação de muitas propriedades e funções da pele, com uma perda

Leia mais

Bruna Vaz Diretora de Vendas Independente

Bruna Vaz Diretora de Vendas Independente Bruna Vaz Diretora de Vendas Independente Conhecimentos Basicos sobre a PELE ANATOMIA O nome anatômico internacional é cútis. A pele é o maior órgão do corpo humano, constituindo 16% do peso corporal Conhecimentos

Leia mais

Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (RFE-EM B-R0)

Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (RFE-EM B-R0) Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (RFE-EM115-15-B-R0) Objetivo do estudo: Diretor do estudo: Aspectos éticos: Participantes da pesquisa: Avaliar

Leia mais

MICROAGULHAMENTO - O QUE É?

MICROAGULHAMENTO - O QUE É? Ebook MICROAGULHAMENTO - O QUE É? Técnicas que permite introdução minimamente invasiva de determinados P.A (princípios ativos) para estimular os fibroblastos a produzir colágeno e elastina. Isso se dá

Leia mais

ASSUNTO: Uso do microagulhamento por fisioterapeutas.

ASSUNTO: Uso do microagulhamento por fisioterapeutas. PARECER Nº 04/2016 ASSUNTO: Uso do microagulhamento por fisioterapeutas. I Questão Clínica / Mérito: Uso de microagulhamento (MA) por fisioterapeutas II Enfoque: Fundamentação da técnica. III Introdução:

Leia mais

Au revoir pour les rides Adeus para as rugas

Au revoir pour les rides Adeus para as rugas Au revoir pour les rides Adeus para as rugas Uma revolução celular para a pele As células da pele se modificam com os nossos hábitos cotidianos, com o envelhecimento cutâneo intrínseco além dos fatores

Leia mais

Conheça! TimeWise. Repair

Conheça! TimeWise. Repair Conheça! TimeWise Repair A última inovação da Mary Kay em cuidados com a pele A inovação Foco em sinais de idade avançados Atua combatendo as causas desses sinais Redução da aparência de linhas profundas

Leia mais

FICHA TÉCNICA. facebook.com/manuscritoeditora

FICHA TÉCNICA. facebook.com/manuscritoeditora FICHA TÉCNICA facebook.com/manuscritoeditora 2018 Direitos reservados para Letras & Diálogos, uma empresa Editorial Presença, Estrada das Palmeiras, 59 Queluz de Baixo 2730-132 Barcarena Título original:

Leia mais

Profº Ms. Paula R. Galbiati Terçariol.

Profº Ms. Paula R. Galbiati Terçariol. Profº Ms. Paula R. Galbiati Terçariol. Cicatrização Após uma lesão, o processo de cicatrização é iniciado. O tecido lesionado passa por 4 fases de reparo da ferida: hemostasia, inflamação, proliferação

Leia mais

EPIFACTOR. O fator de crescimento epidérmico

EPIFACTOR. O fator de crescimento epidérmico EPIFACTOR Padrões cinematográficos de beleza são exigidos, transformando o mundo em uma máquina de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Além disso, pessoas que possuem qualquer deformação são

Leia mais

Delineador para Crescimento dos Cílios. Atualização Mensal em:

Delineador para Crescimento dos Cílios. Atualização Mensal em: Atualização Mensal em: Delineador para Crescimento dos Cílios E m p r e g o d o s F a t o r e s d e Crescimento IGF, bfgf, afgf e VEGF apresenta-se eficaz na promoção do crescimento dos fios. Delineador

Leia mais

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes Laserterapia indicações: Laser vermelho / Infravermelho Reparo tecidual (cutâneo, tendíneo, muscular, neural e ósseo): estimula a angiogênese, aumento da microcirculação local, indução da atividade mitótica

Leia mais

sinais de idade avançados linhas profundas lifting volume jovem

sinais de idade avançados linhas profundas lifting volume jovem TimeWise Repair A inovação Foco em sinais de idade avançados Atua combatendo as causas desses sinais Redução da aparência de linhas profundas e rugas Proporciona efeito lifting Restaura o volume e a aparência

Leia mais

O ácido láctico é obtido por fermentação a partir do açúcar. Sem que haja a utilização de derivados de origem animal.

O ácido láctico é obtido por fermentação a partir do açúcar. Sem que haja a utilização de derivados de origem animal. Lasilium INCI Name: Sodium Lactate Methylsilanol Lasilium é uma solução de silanol obtido por uma síntese molecular entre silício e o ácido láctico. O ácido láctico é obtido por fermentação a partir do

Leia mais

TECIDO CONJUNTIVO São responsáveis pelo estabelecimento e

TECIDO CONJUNTIVO São responsáveis pelo estabelecimento e Prof. Bruno Pires TECIDO CONJUNTIVO São responsáveis pelo estabelecimento e do corpo. Isso ocorre pela presença de um conjunto de moléculas que conectam esse tecido aos outros, por meio da sua. Estruturalmente

Leia mais

09/03/2015. Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle

09/03/2015. Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle 1 2 3 4 5 6 7 8 9 -A luz de wood é um método de observação para diagnóstico de determinadas superfícies, através de uma luz fluorescente, possibilitando um preciso

Leia mais

INFLAMAÇÃO. Prof a Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Processos Patológicos Gerais

INFLAMAÇÃO. Prof a Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Processos Patológicos Gerais INFLAMAÇÃO Prof a Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Processos Patológicos Gerais Para quê serve? A INFLAMAÇÃO é uma resposta do tecido à lesão, ela procura conter e isolar a lesão e preparar

Leia mais

ACQUABIO DESCRIÇÃO INTRODUÇÃO

ACQUABIO DESCRIÇÃO INTRODUÇÃO ACQUABIO DESCRIÇÃO Ativo vegetal rico em arabinogalactanas, polissacarídeos que promovem a hidratação biológica da pele por um mecanismo inteligente de distribuição e manutenção de água. INTRODUÇÃO A água

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL-UNIJUI MONICA ESTELA CASAROTTO GIOVANA SINIGAGLIA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL-UNIJUI MONICA ESTELA CASAROTTO GIOVANA SINIGAGLIA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL-UNIJUI MONICA ESTELA CASAROTTO GIOVANA SINIGAGLIA MICROAGULHAMENTO COMO RECURSO DE TRATAMENTO NO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Leia mais

01/10/2017 DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES

01/10/2017 DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA DISICPLINA DE COSMETOLOGIA Hiperpigmentação: aumento da pigmentação da pele Desordens de pigmentação da pele: adquiridas, hereditárias ou tumores JÚLIA SCHERER SANTOS Desordens

Leia mais

Sinais avançados Como identificar?

Sinais avançados Como identificar? A INOVAÇÃO - Foco em sinais de idade avançados; - Atua combatendo a causa desses sinais; - Redução da aparência das linhas profundas de expressão e rugas; - Proporciona efeito lifting; - Restaura o volume

Leia mais

ALPHA BETA PELL. Associação única de alfa e beta hidroxiácidos com glicosaminoglicanas

ALPHA BETA PELL. Associação única de alfa e beta hidroxiácidos com glicosaminoglicanas ALPHA BETA PELL Associação única de alfa e beta hidroxiácidos com glicosaminoglicanas INTRODUÇÃO O Alpha Beta Peel é uma mistura composta por alfa-hidroxi (acido mandélico), e beta-hidroxi ácido (ácido

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Tecido Conjuntivo

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Tecido Conjuntivo FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Tecido Conjuntivo Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Características gerais Apresenta diferentes

Leia mais

Iris Iso. Isoflavonas tópicas de ação antiaging. INCI Name: Butylene glycol and Iris florentina root extract

Iris Iso. Isoflavonas tópicas de ação antiaging. INCI Name: Butylene glycol and Iris florentina root extract Iris Iso Isoflavonas tópicas de ação antiaging INCI Name: Butylene glycol and Iris florentina root extract O envelhecimento cutâneo resulta em diversas mudanças anatômicas e bioquímicas. A principal alteração

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CH Total: T 30h P 30h

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CH Total: T 30h P 30h CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Envelhecimento Cutâneo Código: Pré-requisito: Período Letivo:

Leia mais

Anais Expoulbra Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil

Anais Expoulbra Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil Anais Expoulbra Outubro 5 Canoas, RS, Brasil EFEITOS DE GÉIS FISIOLÓGICOS HOSPITALARES NO PROCESSO CICATRICIAL EM RATOS NORMO E HIPERGLICÊMICOS Áurea Correa - Aluna do curso de graduação de Farmácia Bolsista

Leia mais

DermCom. Comunicação celular para reparação da pele.

DermCom. Comunicação celular para reparação da pele. DermCom Comunicação celular para reparação da pele. INCI (EU-Declaration/ PCPC- Delaration) Crocus Chrysanthus Bulb Extract (and) Acacia Senegal Gum (and) Aqua/Water 1. Introdução Defini-se pele como um

Leia mais

Treinamento Online. obrigada pela presença. Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind

Treinamento Online. obrigada pela presença. Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind Treinamento Online obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind Março 2014 Conheça! TimeWise Repair A inovação Foco em sinais de idade avançados Atua combatendo as causas

Leia mais

Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo.

Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo. Sistema Tegumentar Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo. Suas principais funções são: Proteger

Leia mais

NANOMAX NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES

NANOMAX NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES NANOMAX NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES A pele é o maior órgão do corpo humano, e é responsável por cerca de 16% do peso corporal total. As principais funções da pele são proteger o corpo

Leia mais

HIPERSENSIBILIDADE DO TIPO IV. Professor: Drº Clayson Moura Gomes Curso: Fisioterapia

HIPERSENSIBILIDADE DO TIPO IV. Professor: Drº Clayson Moura Gomes Curso: Fisioterapia HIPERSENSIBILIDADE DO TIPO IV Professor: Drº Clayson Moura Gomes Curso: Fisioterapia Doenças de Hipersensibilidade Classificação de Gell e Coombs Diferentes mecanismos imunes envolvidos Diferentes manifestações

Leia mais

ALPHA BETA PELL. Associação única de alfa e beta hidroxiácidos com glicosaminoglicanas. Ácido Mandélico. Ácido Salícilico. Glicosaminoglicanas

ALPHA BETA PELL. Associação única de alfa e beta hidroxiácidos com glicosaminoglicanas. Ácido Mandélico. Ácido Salícilico. Glicosaminoglicanas ALPHA BETA PELL Associação única de alfa e beta hidroxiácidos com glicosaminoglicanas INTRODUÇÃO O Alpha Beta Peel é uma mistura composta por alfa-hidroxi (acido mandélico), e beta-hidroxi ácido (ácido

Leia mais

O USO DO ÁCIDO GLICÓLICO NO TRATAMENTO DO MELASMA

O USO DO ÁCIDO GLICÓLICO NO TRATAMENTO DO MELASMA O USO DO ÁCIDO GLICÓLICO NO TRATAMENTO DO MELASMA Giovanna Lissa Souza Santana Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Jaqueline Benati Bruno de

Leia mais

Ação do microagulhamento em pessoas com cicatriz de acne

Ação do microagulhamento em pessoas com cicatriz de acne 1 Ação do microagulhamento em pessoas com cicatriz de acne Beatriz Bernardo Albertini 1 be.albertini@gmail.com Flaviano Gonçalves Lopes de Souza 2 Pós-graduação em Procedimentos Estéticos e Pré e Pós-Operatório

Leia mais

Linha Anti-Aging. Revisage 4D

Linha Anti-Aging. Revisage 4D Revisage 4D Linha Anti-Aging Tipos de Rugas RUGAS DINÂMICAS 1. Frontais da testa 2. Rugas entre as sobrancelhas 3. Pé de galinha 1 RUGAS ESTÁTICAS 4. Rugas das pálpebras inferior 5. Código de barra 6.

Leia mais

Pele e Anexos. CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, REPRODUTOR E LOCOMOTOR Profa. Msc. Ângela C. Ito

Pele e Anexos. CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, REPRODUTOR E LOCOMOTOR Profa. Msc. Ângela C. Ito Pele e Anexos CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, REPRODUTOR E LOCOMOTOR Profa. Msc. Ângela C. Ito Sistema Tegumentar Sistema Tegumentar Estruturas anexas da pele músculos e nervos. Pele

Leia mais

Cuidados para pele madura

Cuidados para pele madura Cuidados para pele madura POR QUE A PELE PERDE VOLUME? DERME: A perda anual de 1% de colágeno agrava o efeito de diluição em conjunto com uma diminuição do nível de elastina. Como a elastina é parcialmente

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Sistema Imunológico Simples: Não Antecipatório / Inespecífico Sistema Imune Antígeno Específico: Antecipatório Sistema Imunológico Simples: Não Antecipatório /

Leia mais

Concentre Coralline. Estudos: 1- Biodisponibilidade do Cálcio: Medida da penetração de diferentes fontes de cálcio nas células. Concentre Coralline:

Concentre Coralline. Estudos: 1- Biodisponibilidade do Cálcio: Medida da penetração de diferentes fontes de cálcio nas células. Concentre Coralline: Concentre Coralline É o extrato aquoso da Corallina officinalis., rico em cálcio e que oferece uma notável e imediata disponibilidade desse elemento para as células. Além do cálcio, Concentre Coralline

Leia mais

Alcance a Excelência. Renata Santos Diretora de Vendas Ind. Mary Kay

Alcance a Excelência. Renata Santos Diretora de Vendas Ind. Mary Kay Alcance a Excelência Renata Santos Diretora de Vendas Ind. Mary Kay PELE - ÓRGÃO PELE - ÓRGÃO A pele é o maior órgão do corpo humano e um espelho que reflete saúde. Sua maciez, brilho e cor mostram muito

Leia mais

Efeito Pele Nova. Clareamento e Revitalização Imediata

Efeito Pele Nova. Clareamento e Revitalização Imediata Efeito Pele Nova Clareamento e Revitalização Imediata Protocolo Efeito Pele Nova Um dos protocolos de maior adesão no mercado estético, tornou-se sucesso de vendas em todos o Brasil e fora dele. Seu principal

Leia mais

LifeSkin. Pele Sempre Jovem, Firme e Hidratada. Peptídeo vegetal estimulador da bioengenharia cutânea.

LifeSkin. Pele Sempre Jovem, Firme e Hidratada. Peptídeo vegetal estimulador da bioengenharia cutânea. INCI Name: Hydrolyzed Rice Protein CAS number: 7349-73-7 Ò Peptídeo vegetal estimulador da bioengenharia cutânea. Pele Sempre Jovem, Firme e Hidratada. A pele tem se tornado um importante alvo de pesquisas

Leia mais

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio 1. Os tecidos são conjuntos de células que atuam de modo integrado no desempenho de determinadas funções.

Leia mais

Conhecimentos básicos. Cuidados com a Pele. Parte I

Conhecimentos básicos. Cuidados com a Pele. Parte I Conhecimentos básicos Cuidados com a Pele Parte I Qual é a chave do sucesso para se tornar uma ótima Consultora de Beleza Independente? Mary Kay Ash: Confiança. Conhecer o produto de A a Z, ter o conhecimento

Leia mais

Perfection Peptide P3

Perfection Peptide P3 Perfection Peptide P3 Peeling biomimético para rejuvenescimento da pele INCI Name Hexanoyl Dipeptide-3 Norleucine Acetate (and) Lecithin (and) Glycerin (and) Phenoxyethanol (and) Aqua/Water. 1. Introdução

Leia mais

LITERATURA CELLTOCELL REJUVENESCIMENTO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO CELULAR

LITERATURA CELLTOCELL REJUVENESCIMENTO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO CELULAR CELLTOCELL REJUVENESCIMENTO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO CELULAR INCI name: Crocus Chrysanthus Bulb Extract (and) Acacia Senegal Gum (and) Aqua/Water Uso: Externo Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência:

Leia mais

Estudo publicado pela Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica 2014

Estudo publicado pela Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica 2014 EM DESTAQUE Estudo publicado pela Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica 2014 EFEITO DE UM CREME COM FATOR DE CRESCIMENTO EPIDERMAL EM HIPERPIGMENTAÇÃO PÓS-INFLAMATÓRIA, APÓS TRATAMENTO A LASER

Leia mais

Benefícios dos Produtos VITAMINA C ACTIVANTING SQUARES 1) Contém Vitamina C Pura 2) Tem ação antioxidante 3) Clareia e Ilumina 4) Revitaliza e protege

Benefícios dos Produtos VITAMINA C ACTIVANTING SQUARES 1) Contém Vitamina C Pura 2) Tem ação antioxidante 3) Clareia e Ilumina 4) Revitaliza e protege Benefícios dos Produtos VITAMINA C ACTIVANTING SQUARES 1) Contém Vitamina C Pura 2) Tem ação antioxidante 3) Clareia e Ilumina 4) Revitaliza e protege a pele 5) Estimula a síntese de colágeno e elastina

Leia mais

Uso da técnica de indução percutânea de colágeno no tratamento da hiperpigmentação pós-inflamatória

Uso da técnica de indução percutânea de colágeno no tratamento da hiperpigmentação pós-inflamatória 160 Artigos de revisão com notas técnicas do autor Uso da técnica de indução percutânea de colágeno no tratamento da hiperpigmentação pós-inflamatória Use of the percutaneous collagen induction technique

Leia mais

Nova geração de alfa-hidroxiácidos associados ao DMAE

Nova geração de alfa-hidroxiácidos associados ao DMAE GlicoMae e LactoMae Nova geração de alfa-hidroxiácidos associados ao DMAE Introdução O envelhecimento cutâneo é caracterizado pelas modificações gradativas do aspecto da pele, cujo processo varia conforme

Leia mais

TimeWise. Repair. Completa

TimeWise. Repair. Completa TimeWise Repair Completa A inovação Foco em sinais de idade avançados Atua combatendo as causas desses sinais Redução da aparência de linhas profundas e rugas Proporciona efeito lifting Restaura o volume

Leia mais

TRATAMENTOS FACIAIS ESTÉTICOS MAIS PROCURADOS EM CLÍNICAS DE ESTÉTICA DA REGIÃO

TRATAMENTOS FACIAIS ESTÉTICOS MAIS PROCURADOS EM CLÍNICAS DE ESTÉTICA DA REGIÃO TRATAMENTOS FACIAIS ESTÉTICOS MAIS PROCURADOS EM CLÍNICAS DE ESTÉTICA DA REGIÃO SANTOS, Letícia Priscila Fogliatto 1 ; MALDANER, Indianara¹; PORTELA, Jordana¹; SANTOS, Taina Maiara dos¹; REIS, Gislaine.²

Leia mais