Arquitetura e Urbanismo na Cidade Brasileira Contemporânea Jacareí

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arquitetura e Urbanismo na Cidade Brasileira Contemporânea Jacareí"

Transcrição

1 Arquitetura e Urbanismo na Cidade Brasileira Contemporânea Jacareí

2 A produção literária referente à arquitetura e urbanismo sempre foi caracterizada pela publicação de poucos títulos, baixa diversidade e concentração nos grandes nomes da arquitetura. Grande parte da produção estava concentrada em revistas especializadas, capitaneadas por grandes nomes da arquitetura nacional como Lina Bo Bardi e Oscar Niemayer. Em paralelo às revistas, importavam-se os livros com a produção da arquitetura produzida pelos grandes nomes da arquitetura mundial. Eram livros de grande qualidade, e de preços elevados, impressos nos Estados Unidos e Europa. Ainda que existisse um conjunto importante de lançamentos de várias editoras, muitos deles se caracterizavam pela publicação em português de obras clássicas produzidas na Europa e nos Estados Unidos. A partir deste panorama, em que os livros de arquitetura produzidos no Brasil e dirigidos a um público mais amplo são escassos, a Editora Escuta lança a coleção Arquitetura e Urbanismo nas Cidades Contemporâneas Brasileiras.

3 O terceiro livro da série tem como intuito apresentar por meio de desenhos, fotos e texto as modificações urbanas ocorridas em Jacareí ou longo dos séc. XIX e XX. Trabalho, realizado pelos arquitetos Antonio Luíz Dias de Andrade e Guilherme Lemke Motta, em que a cidade é revelada a cada desenho dos arquitetos. O método adotado por eles é uma propositura única de como se deve proceder aos levantamentos e o desenvolvimento das tipologias urbanas do lugar, um instrumento riquíssimo para o porvir urbano das cidades.

4 O livro é, ao mesmo tempo, um conjunto de páginas dedicado ao usufruto da beleza dos desenhos e das situações espaciais e ambientais da cidade; e um material de estudo e reflexão sobre a cidade brasileira, pelo modo como os autores extrapolaram as limitações locais e regionais da cidade de Jacareí. Estabelecendo por meio da delicadeza do desenho, levado as suas últimas conseqüências, um método didático e exemplar de levantamento e entendimento das estruturas ambientais de nossas cidades, mais especificamente a de Jacareí.

5 A defasagem entre a leitura da cidade pelo viés dos espaços constituídos e vivenciados pelas populações, transformados a cada década de modo a se perder a referência anterior, com a visão mais ligada ao macro planejamento das cidades, entendida como conseqüência de disposições e orientações configuradas em planos diretores e leis do zoneamento, causou uma grande estupefação entre os estudiosos. Visto que, de modo geral, a própria universidade se tornou refém desta defasagem, produzindo arquitetos capazes de entender o espaço da cidade, mas com dificuldades em esclarecer e aprofundar seu processo econômico, e por outro lado, arquitetos com grande sensibilidade para o entendimento dos processos sociais e econômicos da cidade, mas incapazes de propor e gerar espaços urbanos adequados a apropriação mais ampla das populações. Este livro coloca uma visão simples, de que ao investigar o passado e a organização dos espaços urbanos geradores de nossas cidades, encontramos os liames mais sólidos da constituição da cidade contemporânea.

6

7 A presença das tipologias urbanas nas cidades brasileiras de hoje, estão somente mascaradas e comprometidas por camadas e camadas de novos símbolos. Mas ainda podem ser reveladas e nos orientar a produzir os espaços necessários para o reencontro da população e de sua cidade, no plano das emoções, no plano do valor real de uso e no plano do aparato simbólico que gera a identificação e a possibilidade de apropriação do território e daí, a constituição definitiva da idéia de lugar. Lugar é o território da cidade com valor cultural atribuído e reconhecido por seus moradores.

8 A atualidade desta obra está na excepcionalidade dos desenhos, fotos e texto, organizados com coerência e sensibilidade pelos arquitetos, que a partir da visão da arquitetura como cultura, vinculada ao seu tempo, explicita os espaços urbanos geradores da cidade de Jacareí e demonstra de modo cabal, como esses espaços ainda resistem, ainda constituem a cidade atual, embora totalmente ocultos pelos novos símbolos propostos pela cidade contemporânea.

9 A crise da cidade pode ser entendida e uma proposta de solução para esta crise, pode, na visão dos autores, ser construída pelo reordenamento dos espaços essenciais que constituíram a gênese das cidades brasileiras.

10 Do ponto de vista didático, é livro de grande valor, ao explicitar com clareza um método possível de análise e entendimento de nossas cidades. Este livro desenvolvido é um documento forte e sincero da constituição e desconstrução de nossas cidades. Nesta fase, de revalorização das estruturas existentes em que vivemos, será livro essencial pela qualidade do material organizado e principalmente pela genialidade da proposta interpretativa deste material.

11 Trata-se de livro realizado por dois arquitetos artistas, que propõe o desenho como valor artístico pela qualidade do traço e da montagem das ambiências, mas que contém um profundo valor cientifico pela proposta didática, séria e profunda de análise e interpretação dos espaços públicos de nossas cidades e da constituição e transformação das tipologias edilícias que compõem as cidades brasileiras.

12

13 Guilherme Lemke Motta Guilherme Lemke Mota foi professor no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina Paraná, de 1984 a Atualmente é professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Formado em 1976 em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas. Sempre teve interesse na arquitetura justamente por ser filho de Flávio Motta, professor de História da Arte da FAU/USP. Ainda estudante, Guilherme executou seu primeiro projeto, uma casa para um amigo. Motta sempre teve em seus projetos uma preocupação com a Arquitetura Brasileira, segundo ele a arquitetura Brasileira é a mistura de todas as arquiteturas, por conta de toda a colonização que o nosso país passou e diversos povos que estiveram por aqui - Tipologia Brasileira - um único país com diversas culturas. Guilherme Motta possui um aspecto interpretativo próprio sobre todas as suas influências arquitetônicas.

14 "Não gosto da arquitetura ostentatória e sim da arquitetura singela, aquela que é receptiva, convidativa." - Guilherme Lemke Motta. Para Motta, arquitetura precisa ser justa, equilibrada, harmoniosa e generosa. Ele tenta condizer a sua arquitetura com as condições de vida do Brasil, sem se distanciar da generosidade, que é uma característica muito brasileira. Antonio Luís Dias de Andrade Arquiteto formado em 1972 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Antônio Luiz Dias de Andrade, falecido em 1997, foi professor-doutor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP e arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

15 Sobre o Livro Jacareí Especificações Técnicas O livro terá as seguintes características gráficas: Formato fechado: 28 X 25 cm. Formato aberto: 58 X 25 cm. Número de páginas: 160. Número de imagens: em torno de 55. Impressão: 4X4 cores em papel couché fosco 150 gramas. Acabamento: capa dura com revestimento em couché brilho 150 gramas. Tiragem: exemplares em português e 500 em inglês

16 Plano de Distribuição A primeira edição do livro será de 3 mil exemplares: 300 exemplares (10% da tiragem) destinados aos patrocinadores para distribuição entre clientes, investidores e amigos; outros 300 livros serão distribuídos pelo Ministério da Cultura para bibliotecas públicas de todo Brasil; 300 serão doados para o Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo para distribuição institucional; cerca de 300 exemplares serão distribuídos para jornalistas, intelectuais e formadores de opinião para a divulgação da obra; e os demais ficarão com os editores para distribuição e/ou venda nas principais livrarias e feiras do país e no exterior.

17 Custos e Lei de Patrocínio Cultural O livro foi aprovado pela Lei Rouanet por R$ ,50. Caso venha a ser feito, contando com este incentivo fiscal, o patrocinador poderá destinar, para a sua realização, 4% do imposto de renda devido. O incentivo é total e o patrocinador não terá nenhum ônus. O patrocínio pode ser total dividido em cotas de até 20% do valor acima mencionado. Cada patrocinador terá o logo da empresa estampado na contracapa do livro, tendo maior ou menor visibilidade de acordo com o valor aportado ao projeto.

18 Retorno Institucional e Divulgação Além de contar com a impressão de seu logotipo na contracapa e receberá uma parcela da tiragem para distribuir entre clientes, funcionários e amigos. A empresa terá a divulgação da sua marca na mídia e em todos os eventos e materiais de divulgação do livro. Se for um patrocinador único, poderá, ainda, assinar um texto de apresentação, demonstrando seu papel no incentivo à cultura e à arquitetura brasileira. Na divulgação da iniciativa, além do trabalho específico de assessoria de imprensa, terá grande impacto a organização de um coquetel para o lançamento do livro.

ARQUITETURA E URBANISMO NAS CIDADES BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS

ARQUITETURA E URBANISMO NAS CIDADES BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS ARQUITETURA E URBANISMO NAS CIDADES BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS A CIDADE A produção literária referente à arquitetura e urbanismo sempre foi caracterizada pela publicação de poucos títulos, baixa diversidade

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo nas Cidades Brasileiras Contemporâneas. Embu das Artes

Arquitetura e Urbanismo nas Cidades Brasileiras Contemporâneas. Embu das Artes Arquitetura e Urbanismo nas Cidades Brasileiras Contemporâneas Embu das Artes A produção literária referente à arquitetura e urbanismo sempre foi caracterizada pela publicação de poucos títulos, baixa

Leia mais

VAQUEIRO DAS ÁGUAS. Pronac 125359 Projeto de livro/site/tablet Concepção: Editora Origem

VAQUEIRO DAS ÁGUAS. Pronac 125359 Projeto de livro/site/tablet Concepção: Editora Origem VAQUEIRO DAS ÁGUAS Pronac 125359 Projeto de livro/site/tablet Concepção: Editora Origem Conceito Depois de passar quinze anos trabalhando no livro Pantanal o último Éden, lançado em 2007, com patrocínio

Leia mais

guia multicultural da mata atlântica para crianças o dia em que o curupira jantou com o saci... PAPELERACULTURAL

guia multicultural da mata atlântica para crianças o dia em que o curupira jantou com o saci... PAPELERACULTURAL guia multicultural da mata atlântica para crianças o dia em que o curupira jantou com o saci... PAPELERACULTURAL Apresentação Guia multicultural da Mata Atlântica e de sua diversidade para as crianças.

Leia mais

Histórias e personagens do FUTEBOL. Gasperin, o grande guerreiro

Histórias e personagens do FUTEBOL. Gasperin, o grande guerreiro Histórias e personagens do FUTEBOL Gasperin, o grande guerreiro O Projeto Declarado como paixão nacional pelos brasileiros e reconhecido como expressão cultural, o futebol é também um espetáculo que mobiliza

Leia mais

ARTEBR LIVRO SABORES DO BRASIL

ARTEBR LIVRO SABORES DO BRASIL ARTEBR LIVRO SABORES DO BRASIL A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte e

Leia mais

PAISAGEM TRANSITÓRIA. Projeto de livro e site Pronac: 1011385 Aprovação em 28/02/2011 Concepção: Editora Origem

PAISAGEM TRANSITÓRIA. Projeto de livro e site Pronac: 1011385 Aprovação em 28/02/2011 Concepção: Editora Origem PAISAGEM TRANSITÓRIA Projeto de livro e site Pronac: 1011385 Aprovação em 28/02/2011 Concepção: Editora Origem Conceito Paisagem Transitória é um livro de fotografia que mostra as transformações e o desaparecimento

Leia mais

Plano de Patrocínio. O Mar ainda é e sempre será uma fonte de inspiração... MARES TROPICAIS PRONAC: 10 5494 PATROCINADORES

Plano de Patrocínio. O Mar ainda é e sempre será uma fonte de inspiração... MARES TROPICAIS PRONAC: 10 5494 PATROCINADORES PATROCINADORES Plano de Patrocínio O Mar ainda é e sempre será uma fonte de inspiração... MARES TROPICAIS PRONAC: 10 5494 RESUMO EXECUTIVO Produzir um livro de fotografia submarina sobre os mares tropicais,

Leia mais

CURITIBA NA NOVA INDÚSTRIA MUSICAL BRASILEIRA

CURITIBA NA NOVA INDÚSTRIA MUSICAL BRASILEIRA a b i t i r Cu A IR E IL S A R B L A IC S U M IA R N A N O V A IN D Ú S T o d o co m po si to r çã u m li v r o so b r e a at u a u çã o m u si ca l cu r it ib a n o e su a pr o d CURITIBA NA NOVA INDÚSTRIA

Leia mais

Projeto de livro, site e tablet. Aprovado pela Lei Rouanet em 03/01/2012 (Pronac: 1110715) Concepção: Editora Origem

Projeto de livro, site e tablet. Aprovado pela Lei Rouanet em 03/01/2012 (Pronac: 1110715) Concepção: Editora Origem Projeto de livro, site e tablet Aprovado pela Lei Rouanet em 03/01/2012 (Pronac: 1110715) Concepção: Editora Origem Conceito Como bem narram os livros de Jorge Amado, o sul da Bahia foi, no começo do século

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas - Conhecer a área de abrangência profissional da arte e suas características; - Reconhecer e valorizar

Leia mais

DIRETRIZES PARA O PATROCÍNIO CULTURAL

DIRETRIZES PARA O PATROCÍNIO CULTURAL DIRETRIZES PARA O PATROCÍNIO CULTURAL A Brookfield Incorporações é hoje uma das maiores incorporadoras do país. Resultado da integração de três reconhecidas empresas do mercado imobiliário Brascan Residential,

Leia mais

EDITAL CHAMADA ABERTA. 1. Introdução

EDITAL CHAMADA ABERTA. 1. Introdução EDITAL CHAMADA ABERTA 1. Introdução A X Bienal de Arquitetura de São Paulo será realizada de 28 de setembro a 24 de novembro de 2013, com a curadoria de Guilherme Wisnik, Ana Luiza Nobre e Ligia Nobre.

Leia mais

35 anos. Raça Cia de Dança. Venha fazer parte da nossa história!

35 anos. Raça Cia de Dança. Venha fazer parte da nossa história! 35 anos Raça Cia de Dança Venha fazer parte da nossa história! Sua empresa já pensou em reverter parte do valor pago ao Imposto de Renda em um projeto cultural? Incentivar uma iniciativa que envolve cultura,

Leia mais

A OBRA MUSICAL DE PAULO LEMINSKI UM PATRIMÔNIO CULTURAL DO PARANÁ E DO BRASIL

A OBRA MUSICAL DE PAULO LEMINSKI UM PATRIMÔNIO CULTURAL DO PARANÁ E DO BRASIL A OBRA MUSICAL DE PAULO LEMINSKI UM PATRIMÔNIO CULTURAL DO PARANÁ E DO BRASIL cd duplo paulo leminski contextualização Paulo Leminski é, sem dúvida, um dos mais importantes poetas da literatura paranaense

Leia mais

1. Apresentação Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 2. Do objeto Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 3.

1. Apresentação Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 2. Do objeto Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 3. 1. Apresentação Por meio do presente edital, o Festival de Fotografia de Tiradentes/Foto em Pauta, a Editora Tempo d Imagem e a Ipsis Gráfica e Editora realizam, no corrente ano de 2015, a primeira edição

Leia mais

Locais a serem visitados

Locais a serem visitados Apresentação Este projeto trata da elaboração de um livro, bilíngüe, que utilizará a fotografia como forma de expressão artística e que terá como tema central o Litoral do Ceará. A publicação, composta

Leia mais

lugares URBANOS PAPELERACULTURAL

lugares URBANOS PAPELERACULTURAL lugares URBANOS PAPELERACULTURAL O PROJETO Este projeto pretende revelar os legados das diversas intervenções urbanísticas pelas quais passou a região metropolitana do Rio de Janeiro. São prédios, casarões,

Leia mais

Histórico e Objetivos

Histórico e Objetivos Histórico e Objetivos A PINI, ao longo de sua trajetória tem contribuído de forma ativa para a formação, atualização e treinamento profissional de engenheiros, arquitetos, projetistas e gestores da construção

Leia mais

REGULAMENTO DE VIAGEM DE ESTUDOS

REGULAMENTO DE VIAGEM DE ESTUDOS REGULAMENTO DE VIAGEM DE ESTUDOS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Florianópolis (SC), 2013 1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA INSTITUIÇÃO Mantenedora: Sistema Barddal de Ensino Grupo UNIESP Mantida: Faculdades

Leia mais

VERDE TV e a Sustentabilidade na comunidade

VERDE TV e a Sustentabilidade na comunidade Caravana Cultural VERDE TV e a Sustentabilidade na comunidade Desenvolvimento sustentável : É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender

Leia mais

Crendices, lendas e histórias sobre os bichos que habitam matas e igarapés do Brasil serão

Crendices, lendas e histórias sobre os bichos que habitam matas e igarapés do Brasil serão a ória dichos APRESENTAÇÃO Crendices, lendas e órias sobre ichos que habitam matas e igarapés do Brasil serão mostradas nesse livro infantil, recheado de belíssimas ilustrações. O projeto prevê atividades

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA "DODÔRA TEIXEIRA".

CONCURSO DE FOTOGRAFIA DODÔRA TEIXEIRA. CONCURSO DE FOTOGRAFIA "DODÔRA TEIXEIRA". O Concurso de Fotografia Dodôra Teixeira é uma competição cultural aberta aos participantes do I Congresso Paulista de Extensão Rural e tem como tema "A Assistência

Leia mais

a 22 à 25 de Julho UNIVERSI S DADE FE F DERAL DE LAV A RAS

a 22 à 25 de Julho UNIVERSI S DADE FE F DERAL DE LAV A RAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS a 22 à 25 de Julho APRESENTAÇÃO A Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), criada em 1951, é contemporânea do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Leia mais

Curadoria e montagem de exposições de arte: um campo de diversas profissões

Curadoria e montagem de exposições de arte: um campo de diversas profissões Curadoria e montagem de exposições de arte: um campo de diversas profissões As oportunidades de trabalho e as novas profissões ligadas à arte contemporânea têm crescido muito nos últimos anos, impulsionadas

Leia mais

Projeto de Lei Rouanet

Projeto de Lei Rouanet Projeto de Lei Rouanet 1 SUMÁRIO O Projeto 3 Objetivos 4 Justifi cativa 5 Fotos da Apresentação Benefi cios N do Pronac e valor total do projeto Cota Ouro Cota Prata Cota Bronze Cota Welcome Coffe 6 8

Leia mais

Catálogo de Merchandising

Catálogo de Merchandising Catálogo de Merchandising 1 Feira SALA DE IMPRENSA O canal perfeito para sua empresa falar com um público sempre bem informado e formador de opinião, composto por jornalistas dos mais conceituado veículos

Leia mais

Secretaria de Estado da Cultura

Secretaria de Estado da Cultura Secretaria de Estado da Cultura UPPM Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico GTC SISEM-SP Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo MUSEUS E PATRIMÔNIO Os museus

Leia mais

ANEXO II TERMOS DE REFERÊNCIA

ANEXO II TERMOS DE REFERÊNCIA ANEXO II TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação de Empresa para Diagramação, Tradução e Revisão. Livro sobre Avaliação da Qualidade do Gasto Público e Mensuração da Eficiência. 1 Antecedentes e Justificativa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2005 e 1 o semestre letivo de 2006 CURSO de ARQUITETURA E URBANISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2005 e 1 o semestre letivo de 2006 CURSO de ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2005 e 1 o semestre letivo de 2006 CURSO de ARQUITETURA E URBANISMO Verifique se este caderno contém : INSTRUÇÕES AO CANDIDATO PROVA

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes Aluno (a): 5º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Prezado(a)

Leia mais

PRAIEIRO. Lili Araujo

PRAIEIRO. Lili Araujo PRAIEIRO Lili Araujo APRESENTAÇÃO: "PRAIEIRO" será o terceiro trabalho fonográfico solo da cantora e compositora carioca Lili Araujo. Haverá a produção de uma tiragem mínima do CD em formato físico (1.000

Leia mais

RELATORIO MIDIA ESPONTANEA atualizado 18 nov 2014 Levantamento: LIDE MULTIMIDIA Número de jornalistas participantes: 350 sendo 100 profissionais de mídia nacional Volume total de mídia conquistada: 40.015

Leia mais

EDITAL 01/2014 CONCURSO FOTOGRÁFICO RIO DAS PEDRAS BRILHANTES

EDITAL 01/2014 CONCURSO FOTOGRÁFICO RIO DAS PEDRAS BRILHANTES EDITAL 01/2014 CONCURSO FOTOGRÁFICO RIO DAS PEDRAS BRILHANTES FACULDADE ALIANÇA DE ITABERAI, ESTADO DE GOIÁS, por meio da Direção Acadêmica, Coordenações de Cursos e CEIC, torna público o concurso institucional

Leia mais

Literatura infantil e juvenil Formação de leitores

Literatura infantil e juvenil Formação de leitores Coleção educação em análise A literatura é um campo privilegiado para ocultar/desocultar sentidos, e os livros contemporâneos (muitas vezes plenos de mensagens que vão além do texto literário, estabelecendo

Leia mais

Espetáculo Infantil: A FANTÁTICA HISTÓRIA DO MENINO RECICLAUDO

Espetáculo Infantil: A FANTÁTICA HISTÓRIA DO MENINO RECICLAUDO Espetáculo Infantil: A FANTÁTICA HISTÓRIA DO MENINO RECICLAUDO INTRODUÇÃO Espetáculo infantil que aborda a vida do garoto Reciclaudo, que se preocupa com o mundo, a sociedade, com os amigos da escola,

Leia mais

CEDOPE - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DE HIS- TÓRIA DOS DOMÍNIOS PORTUGUESES

CEDOPE - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DE HIS- TÓRIA DOS DOMÍNIOS PORTUGUESES CEDOPE - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DE HIS- TÓRIA DOS DOMÍNIOS PORTUGUESES SÉCULOS XV A XIX O CEDOPE tem como objetivo central constituir-se em centro de pesquisas relativas à história do universo

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL REVISTA UTILITÀ DELIVERY DE MARCAS CINTA

PROPOSTA COMERCIAL REVISTA UTILITÀ DELIVERY DE MARCAS CINTA av. das américas 16.579, sala 201 recreio, 22790-701, rio de janeiro-rj tel: 21 2437 4222 21 2437 2669 www.utilitaonline.com.br PROPOSTA COMERCIAL REVISTA UTILITÀ DELIVERY DE MARCAS CINTA QUEM SOMOS Tudo

Leia mais

Como resultado da preparação desse I Workshop foram formalizadas orientações básicas para formatação de um projeto cultural que seguem abaixo.

Como resultado da preparação desse I Workshop foram formalizadas orientações básicas para formatação de um projeto cultural que seguem abaixo. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAIS A Fundação Cultural do Estado da Bahia tem como missão fomentar o desenvolvimento das Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Circo, Audiovisual, Culturas

Leia mais

Homens da África Ahmadou Kourouma. Edições SM. Cabelos de axé: identidade e resistência Raul Lody. Editora SENAC

Homens da África Ahmadou Kourouma. Edições SM. Cabelos de axé: identidade e resistência Raul Lody. Editora SENAC ÁFRICA Homens da África Ahmadou Kourouma. Edições SM Ricamente ilustrada por fotos e desenhos, esta obra traça um painel detalhado da vida dos habitantes da África do Oeste: sua tradição oral, detalhes

Leia mais

FORMANDOS DO CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS INTEGRADO REALIZAM EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS

FORMANDOS DO CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS INTEGRADO REALIZAM EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS FORMANDOS DO CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS INTEGRADO REALIZAM EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS Toda a comunidade escolar teve a oportunidade de visitar a exposição que ocorreu no início do mês de maio, no CEFEP Presidente

Leia mais

Ao considerar e ao explicitar a representação feita, nota-se sua lógica e o que levou o aluno a tal escolha. A partir dela, o professor pode chegar a

Ao considerar e ao explicitar a representação feita, nota-se sua lógica e o que levou o aluno a tal escolha. A partir dela, o professor pode chegar a 37 Ao trabalhar questões socioambientais e o conceito de natureza, podemos estar investigando a noção de natureza que os alunos constroem ou construíram em suas experiências e vivências. Alguns alunos

Leia mais

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Colégio Cenecista Dr. José Ferreira MATEMÁTICA E MÚSICA ESTRUTURA MUSICAL EM ESCALA MATEMÁTICA Área de Concentração: Matemática, Ciências Naturais e Teoria Musical Disciplina de Concentração: Matemática

Leia mais

BRINQUEDOS CANTADOS. (Livro + CD + Oficinas Criativas) de Mônica Simas e Vera Lúcia Dias. Projeto Editorial

BRINQUEDOS CANTADOS. (Livro + CD + Oficinas Criativas) de Mônica Simas e Vera Lúcia Dias. Projeto Editorial BRINQUEDOS CANTADOS (Livro + CD + Oficinas Criativas) de Mônica Simas e Vera Lúcia Dias Projeto Editorial Apresentação As brincadeiras de roda, as canções de ninar, as parlendas e tantas outras manifestações

Leia mais

ARQUITETURA PARAIBANA NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI

ARQUITETURA PARAIBANA NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI ARQUITETURA PARAIBANA NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI Autoria: Manoel Brito de Farias Segundo (orientador) Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) Caio Méssala da Silva Faustino - Faculdade de

Leia mais

ÁREAS DE ATUAÇÃO, PERFIL E COMPETÊNCIAS DOS EGRESSOS DOS NOVOS CURSOS

ÁREAS DE ATUAÇÃO, PERFIL E COMPETÊNCIAS DOS EGRESSOS DOS NOVOS CURSOS ÁREAS DE ATUAÇÃO, PERFIL E COMPETÊNCIAS DOS EGRESSOS DOS NOVOS CURSOS 13. CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Área de atuação O curso pretende formar o arquiteto pleno, capacitado a atuar nos diversos âmbitos

Leia mais

Atualizado: 20/07/2011 COTA MASTER

Atualizado: 20/07/2011 COTA MASTER Atualizado: 20/07/2011 COTA MASTER Teatro! Viva o Lilian Cabral diverte e emociona apresentando o 4º Prêmio CONTIGO! de Teatro em 2010. 5º Prêmio CONTIGO! de Teatro Com o sucesso dos prêmios de TV e Cinema,

Leia mais

Caderno Temático de Educação Patrimonial nº 02

Caderno Temático de Educação Patrimonial nº 02 Caderno Temático de Educação Patrimonial nº 02 Chamada artigos A série Caderno Temático de Educação Patrimonial é uma publicação da Casa do Patrimônio de João Pessoa, uma parceria entre a Superintendência

Leia mais

BELO HORIZONTE Uma história contada pelos nomes de seus edifícios e por sua arquitetura

BELO HORIZONTE Uma história contada pelos nomes de seus edifícios e por sua arquitetura BELO HORIZONTE Uma história contada pelos nomes de seus edifícios e por sua arquitetura Realização p r o j e t o s O Projeto O projeto pretende editar um livro e realizar uma exposição multimídia sobre

Leia mais

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA O(S) USO(S) DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EM SALA DE AULA BRUNA EVELIN LOPES SANTOS CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA

Leia mais

Apoio Institucional. Pronac - 15 2209

Apoio Institucional. Pronac - 15 2209 Apoio Institucional Pronac - 15 2209 Resumo da Proposta Cultural: O Salão de Humor de Curitiba pretende reunir diversas atividades artísticas e culturais relacionadas ao universo dos quadrinhos. Exposição

Leia mais

mídia kit 2015 mídia kit 2015

mídia kit 2015 mídia kit 2015 mídia kit 2015 HBR Brasil não é só uma revista, é uma biblioteca É a principal fonte de conhecimento sobre gestão moderna e inteligente. São centenas de estudos, casos, artigos e vídeos produzidos com

Leia mais

CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924

CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924 CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924 OBJETO: Contratação, sob demanda, de serviços de publicidade e atividades complementares, a serem prestados por intermédio de agência de propaganda. SEGUE

Leia mais

ARTEBR EXPOSIÇÃO LUGARES

ARTEBR EXPOSIÇÃO LUGARES ARTEBR EXPOSIÇÃO LUGARES A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte e educação,

Leia mais

EDITAL III PRÊMIO FUNALFA DE FOTOGRAFIA 2014

EDITAL III PRÊMIO FUNALFA DE FOTOGRAFIA 2014 EDITAL III PRÊMIO FUNALFA DE FOTOGRAFIA 2014 A FUNDAÇÃO CULTURAL ALFREDO FERREIRA LAGE - Funalfa, órgão gestor da política cultural da Prefeitura de Juiz de Fora, torna público o presente Edital do III

Leia mais

GASTRONOMIA E PATRIMÔNIO CULTURAL LONDRINENSE

GASTRONOMIA E PATRIMÔNIO CULTURAL LONDRINENSE GASTRONOMIA E PATRIMÔNIO CULTURAL LONDRINENSE Evelyn Nunomura* Isadora Fernanda Rossi* Gilberto Hildebrando* Sonia Maria de Oliveira Dantas* Leandro Henrique Magalhães** Mirian Cristina Maretti** *Acadêmicos

Leia mais

crença dança verde brincadeiras movimento hábitos religião paisagens retrato artesanato transporte mapa rios cultura tradição ruas arte jogos casas

crença dança verde brincadeiras movimento hábitos religião paisagens retrato artesanato transporte mapa rios cultura tradição ruas arte jogos casas PAPELERACULTURAL diversidade cores cultura regiões descendência pluralidade paisagens casas brincadeiras hábitos clima tradição olclore amília religião amigos educação meio-ambiente vídia costumes lazer

Leia mais

A primeira revista de cultura arquitetônica do Brasil.

A primeira revista de cultura arquitetônica do Brasil. A primeira revista de cultura arquitetônica do Brasil. Cenário atual da arquitetura: O mercado da arquitetura vive um verdadeiro boom em Curitiba. Tem sido impulsionado pelo aquecimento da construção civil,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

Construindo sonhos, publicando ideias!

Construindo sonhos, publicando ideias! Construindo sonhos, publicando ideias! Co-edições/Editora Ideia! Construindo sonhos, publicando ideias! o QUE FAZEMOS POR VOCÊ Alguns tipos de publicações realizadas pela Editora Ideia Ideia é uma editora

Leia mais

Projeto Cultura Empreendedora

Projeto Cultura Empreendedora Estimular o empreendedorismo em todos os níveis de ensino Projeto Apresentação A geração de empregos no Brasil, principalmente nas regiões mais carentes, depende do Setor Público, sendo as prefeituras

Leia mais

Arquitetura brasileira, tradição moderna, cultura contemporânea

Arquitetura brasileira, tradição moderna, cultura contemporânea I ENANPARQ Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Arquitetura, Cidade, Paisagem e Território: percursos e prospectivas Eixo temático: Teoria, História

Leia mais

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR Letícia Tadra do Carmo 105 Universidade

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Madalena. Projeto do Clube de Música. Ano Lectivo 2012-2013 1

Agrupamento de Escolas da Madalena. Projeto do Clube de Música. Ano Lectivo 2012-2013 1 Agrupamento de Escolas da Madalena Projeto do Clube de Música Ano Lectivo 2012-2013 1 Projectos a desenvolver/participar: Projetos Dinamizado por: 1º Concurso de Flauta Prof. Teresa Santos - Participação

Leia mais

ANÁLISE DE VÍDEOS DOCUMENTAIS: PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÕES ACERCA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NEVES

ANÁLISE DE VÍDEOS DOCUMENTAIS: PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÕES ACERCA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NEVES ANÁLISE DE VÍDEOS DOCUMENTAIS: PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÕES ACERCA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA Rouseleyne Mendonça de Souza NEVES Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - UFG Órgão financiador: CAPES

Leia mais

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

3 METODOLOGIA DA PESQUISA 43 3 METODOLOGIA DA PESQUISA Medeiros (2005) esclarece que a pesquisa científica tem por objetivo maior contribuir para o desenvolvimento humano. Para isso, conta com métodos adequados que devem ser planejados

Leia mais

1. O que é Folclore? Uma análise histórica e crítica do conceito.

1. O que é Folclore? Uma análise histórica e crítica do conceito. Objetivos Proporcionar o entendimento das características gerais do processo folclórico brasileiro; Estruturar o profissional de Eventos para conhecer particularidades de alguns acontecimentos que envolvem

Leia mais

CACAU. Projeto de livro/site/tablet Concepção: Editora Origem

CACAU. Projeto de livro/site/tablet Concepção: Editora Origem CACAU Projeto de livro/site/tablet Concepção: Editora Origem Conceito Embora fruto da Amazônia, foi no úmido e ensolarado sul da Bahia que o cacau encontrou as melhores terras do mundo para brotar. As

Leia mais

Brasil Postal. Esses monumentos serão indicados pelo secretário de turismo do estado, de acordo com a sua importância e reconhecimento local.

Brasil Postal. Esses monumentos serão indicados pelo secretário de turismo do estado, de acordo com a sua importância e reconhecimento local. Brasil postal Brasil Postal O Brasil oferece uma diversidade de paisagens e culturas que encantam todos os seus visitantes. Cada lugar tem a sua beleza, sua história e os seus costumes para serem explorados

Leia mais

M A. Projeto Exposições 2010. Museu Universitário de Arte

M A. Projeto Exposições 2010. Museu Universitário de Arte M A Museu Universitário de Arte Projeto Exposições 2010 Termos para inscrições de artistas, curadores e demais interessados em participar do calendário de exposições do ano de 2010/2011 do Museu Universitário

Leia mais

M e r c a d o s d o. B r a s i l

M e r c a d o s d o. B r a s i l M e r c a d o s d o B r a s i l O Brasil é um dos países de maior diversidade do mundo, desde seu povo até seus mais variados costumes. De norte a sul encontramos hábitos diferentes, culinárias distintas,

Leia mais

CAMPANHA DE BANDEIRA TEATRO OURO VERDE

CAMPANHA DE BANDEIRA TEATRO OURO VERDE CAMPANHA DE BANDEIRA TEATRO OURO VERDE Participação ativa na história de Londrina Participação ativa na história de Londrina e do Paraná A partir da missão de promover, com a comunicação, o desenvolvimento

Leia mais

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO Aula 3.2-2 1. A Anunciação é uma das obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Feita por volta do ano de 1472, ela retrata uma das cenas bíblicas mais famosas de todos os tempos. Escreva nas linhas abaixo

Leia mais

EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO

EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO Com passos apressados, paisagens se transformam em borrão. Estamos atrasados, com pressa, em cima da hora, ou ainda mesmo com tempo, mas o hábito e

Leia mais

LENDO IMAGENS A PARTIR DE PROPOSTAS DE AÇÃO EDUCATIVA EM EVENTOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM GOIÁS.

LENDO IMAGENS A PARTIR DE PROPOSTAS DE AÇÃO EDUCATIVA EM EVENTOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM GOIÁS. LENDO IMAGENS A PARTIR DE PROPOSTAS DE AÇÃO EDUCATIVA EM EVENTOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM GOIÁS. ARAÚJO, Haroldo de 1; Prof.Dr. Costa, Luis Edegar de Oliveira 2;. Palavras chaves: Arte contemporânea; curadoria;

Leia mais

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio:

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio: Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930 Realização: Promoção: Patrocínio: Resumo Executivo Acreditamos que a cultura efetua uma transformação na vida das pessoas, no sentido de ampliar seu

Leia mais

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

EDITAL I PRÊMIO DE FOTOGRAFIA ALTO RETRATO

EDITAL I PRÊMIO DE FOTOGRAFIA ALTO RETRATO EDITAL I PRÊMIO DE FOTOGRAFIA ALTO RETRATO A SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PJF E A FUNDAÇÃO CULTURAL ALFREDO FERREIRA LAGE - Funalfa, órgão gestor da política cultural da Prefeitura de Juiz de Fora,

Leia mais

Conselho Estadual de Saúde de Goiás

Conselho Estadual de Saúde de Goiás Apresentação de experiências sobre educação permanente nos CMS Conselho Estadual de Saúde de Goiás A Comissão de Monitoramento dos Conselhos Municipais de Saúde, do CES-GO realiza há 5 anos, capacitações

Leia mais

Atividade Prática: Fotografar Locais Históricos GUIA DO FACILITADOR

Atividade Prática: Fotografar Locais Históricos GUIA DO FACILITADOR GUIA DO FACILITADOR 1. Apresentar a atividade: Ao fotografar locais históricos é importante tirar fotos de alta qualidade, que mostrem com clareza os detalhes do local histórico. Ana tirou várias fotografias

Leia mais

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira.

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 1 PROJETO SETORIAL INTEGRADO BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 2 Introdução O Ministério da Cultura, sugeriu a Fundação

Leia mais

Flyer de Divulgação da Banda Beatrice

Flyer de Divulgação da Banda Beatrice UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Comunicação Social Hab. Midialogia Disciplina: CS101 Métodos e Técnicas de Pesquisa em Midialogia Prof. José A. Valente Aluna: Bruna Luiza Bellico Neves RA: 095606 Flyer

Leia mais

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90.

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90. porta aberta Nova edição Geografia 2º ao 5º ano O estudo das categorias lugar, paisagem e espaço tem prioridade nesta obra. 25383COL05 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4,

Leia mais

PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral. Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com

PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral. Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral Dos Gardenias Social Club Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com Dos Gardenias Social Club O Dos Gardenias Social Club é um espetáculo

Leia mais

Estande de 20 m² com montagem básica na EXPOJABRO 2015; Anúncio de 1/3 página no Programa Oficial da XX JABRO 2015;

Estande de 20 m² com montagem básica na EXPOJABRO 2015; Anúncio de 1/3 página no Programa Oficial da XX JABRO 2015; PREMIUM - 4 COTAS Estande de 30 m² com montagem básica na EXPOJABRO 2015; Anúncio de 1 página no Programa Oficial da XX JABRO 2015; Inserção de folder (até 05 páginas) e brinde da empresa na pasta da XX

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO ECOMUSEU ILHA GRANDE OLHARES: ÁGUA E VIDA NA ILHA GRANDE

EDITAL DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO ECOMUSEU ILHA GRANDE OLHARES: ÁGUA E VIDA NA ILHA GRANDE EDITAL DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO ECOMUSEU ILHA GRANDE OLHARES: ÁGUA E VIDA NA ILHA GRANDE DO CONCURSO 1. O CONCURSO de fotografia Olhares: Água e Vida na Ilha Grande, doravante denominado simplesmente

Leia mais

Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior.

Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior. Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior. Josimar de Aparecido Vieira Nas últimas décadas, a educação superior brasileira teve um expressivo

Leia mais

INCENTIVO FISCAL LEI ROUANET (abatimento de 100% do imposto devido)

INCENTIVO FISCAL LEI ROUANET (abatimento de 100% do imposto devido) INCENTIVO FISCAL LEI ROUANET (abatimento de 100% do imposto devido) O QUE É O Projeto CMIJ Centro de Música e Inclusão para Jovens (www.cmij.org.br) - pretende ampliar a difusão e multiplicar informação

Leia mais

Projeto aprovado na Lei de Incentivo Fiscal ICMS de Minas Gerais. Protocolo: 1649/001/2011

Projeto aprovado na Lei de Incentivo Fiscal ICMS de Minas Gerais. Protocolo: 1649/001/2011 Projeto aprovado na Lei de Incentivo Fiscal ICMS de Minas Gerais. Protocolo: 1649/001/2011 A TURNÊ Trazendo releituras de trilhas sonoras famosas com um sotaque bastante pessoal, o Quinteto São do Mato

Leia mais

MODELAGEM COM EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM E APLICAÇÕES À ECONOMIA

MODELAGEM COM EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM E APLICAÇÕES À ECONOMIA MODELAGEM COM EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM E APLICAÇÕES À ECONOMIA PAULO, João Pedro Antunes de Universidade Estadual de Goiás UnU de Iporá jpadepaula@hotmail.com RESUMO Esta pesquisa foi feita

Leia mais

MÍDIA KIT REVISTA EBS. www.revistaebs.comb.br. comercial@eventofacil.com.br 11 3812-7363

MÍDIA KIT REVISTA EBS. www.revistaebs.comb.br. comercial@eventofacil.com.br 11 3812-7363 MÍDIA KIT 2015 REVISTA EBS comercial@eventofacil.com.br 11 3812-7363 www.revistaebs.comb.br A Revista A Revista EBS - Evento Business Show, publicação focada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences

Leia mais

Segundo semestre de 2013: segundas e terças-feiras das 14h às 18h no Estúdio 4

Segundo semestre de 2013: segundas e terças-feiras das 14h às 18h no Estúdio 4 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE PROJETO GRUPO DE DISCIPLINAS DE PROJETO DE EDIFICAÇÕES AUP 0154 - ARQUITETURA - PROJETO 4 Segundo semestre de 2013: segundas

Leia mais

VIVA ALEMANHA/SP. Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. CONCURSO DE FOTOGRAFIA Marcas da Imigração Alemã no Estado de São Paulo

VIVA ALEMANHA/SP. Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. CONCURSO DE FOTOGRAFIA Marcas da Imigração Alemã no Estado de São Paulo 1 VIVA ALEMANHA/SP Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CONCURSO DE FOTOGRAFIA Marcas da Imigração Alemã no Estado de São Paulo JUSTIFICATIVA O concurso de Fotografia Marcas da Imigração

Leia mais

MÍDIA KIT. Anuário São José dos Campos. Infraestrutura, Economia e Turismo

MÍDIA KIT. Anuário São José dos Campos. Infraestrutura, Economia e Turismo MÍDIA KIT Anuário São José dos Campos Infraestrutura, Economia e Turismo sobre o portal engenharia compartilhada. Conteúdo exclusivo sem similar no mundo O site foi organizado em formato de biblioteca

Leia mais

EDITAL 02/2013 CONCURSO FOTOGRÁFICO DAMÁRIO DA CRUZ II FÓRUM INTERNACIONAL VINTE DE NOVEMBRO

EDITAL 02/2013 CONCURSO FOTOGRÁFICO DAMÁRIO DA CRUZ II FÓRUM INTERNACIONAL VINTE DE NOVEMBRO EDITAL 02/2013 CONCURSO FOTOGRÁFICO DAMÁRIO DA CRUZ II FÓRUM INTERNACIONAL VINTE DE NOVEMBRO VII FÓRUM PRÓ-IGUALDADE RACIAL E INCLUSÃO SOCIAL DO RECÔNCAVO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA,

Leia mais

OBJETIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO PRODUTO ( EXPOSIÇÃO, LIVRO, OFICINA)

OBJETIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO PRODUTO ( EXPOSIÇÃO, LIVRO, OFICINA) OBJETIVO 1. Captar recursos financeiros para realização da exposição de artes visuais Pintura como Plano no Museu Guido Viaro em Curitiba, Paraná, no mês de janeiro de 2014. 2. Realizar tiragem de 1000

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA: a escolha do tema e a construção do problema

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA: a escolha do tema e a construção do problema PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA: a escolha do tema e a construção do problema de pesquisa, temos que traçar um caminho a seguir durante a investigação. Realizar um estudo mais planejado dos aspectos que

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

O CENTRO CULTURAL TAMBOLELÊ E A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL

O CENTRO CULTURAL TAMBOLELÊ E A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL O CENTRO CULTURAL TAMBOLELÊ E A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL Denis ARAÚJO Fernando D AGOSTINI Márcia Regina FANTINI Orlando PINEL Pedro Alberto ANDRADE Shelber CRUZ Lamounier Lucas PEREIRA

Leia mais