G U I A D E C O M P R A D E C A S A E M P O R T U G A L

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "G U I A D E C O M P R A D E C A S A E M P O R T U G A L"

Transcrição

1 G U I A D E C O M P R A D E C A S A E M P O R T U G A L

2

3 GUIA DE COMPRA CASA EM PORTUGAL O passo mais importante, é encontrar a sua casa de sonho. A partir daí, aqui apresentamos os passos seguintes para a compra de um imóvel em Portugal. 1 PROCESSO DE COMPRA 2 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA 3 CUSTOS COM A COMPRA 1 PROCESSO DE COMPRA 1º PASSO DAR INICIO À SUA PESQUISA DE IMÓVEIS. A grande parte dos compradores iniciam a pesquisa através da internet e visitam vários websites de mediadoras locais para analisarem o que poderiam pretender durante a sua visita e quais são os preços entre as zonas de agrado. 2º PASSO - CONSULTAR O NOSSO WEBSITE E SELECCIONAR O IMÓVEL Em alternativa, em Portugal, encontrará alguns dos mesmos imóveis em venda com várias mediadoras imobiliárias e, para lhe facilitar a sua pesquisa, temos à sua disposição, o serviço de Pesquisa de Imóveis. Através da nossa rede de parceiros, podemos facilmente oferecer-lhe um número variado de imóveis, sem ter de contactar diversas pessoas e explicar consecutivamente quais são as suas preferências. 3º PASSO - APÓS TER PRÉ-SELECCIONADO UM CONJUNTO DE IMÓVEIS INTERESSANTES, O PRÓXIMO PASSO É MARCAR A SUA VIAGEM. Uma vez que identificou o local que mais lhe agrada, poderemos então concentrarmonos nos imóveis certos e organizar as visitas.

4 4º PASSO - AS VISITAS AOS IMÓVEIS. Quando visitar os imóveis, recomendamos que não se entusiasme e veja dezenas de imóveis por dia, mas deve sim limitar suas visitas a um máximo de 3 a 4 por dia. Durante as visita tome nota das qualidades e pontos negativos de cada imóvel que vai visitando, para que se lembre de todas elas ao fim do dia e de poder eliminar aquelas que não são do seu agrado. O investimento num imóvel no estrangeiro tem muito a ver com a sensação que o imóvel criou durante a sua visita. Habitualmente uma pessoa sabe imediatamente se lhe causou boa impressão ou não. Após as visitas e de ter encontrado o imóvel que corresponda ao seu sonho, está agora pronto para o adquirir e entrará nesta fase, no próximo passo do processo de compra do imóvel. 5º PASSO PARABÉNS ENCONTROU A CASA DOS SEUS SONHOS! AGORA É A ALTURA DE AVANÇAR COM UMA PROPOSTA DE COMPRA. Quando faz a sua proposta de compra, além do valor da compra, devem ser tidos em contas outros factores importantes para a sua proposta ser aceite, como o prazo de finalização do negócio/escritura, quanto vai pagar de sinal na assinatura do contrato-promessa, se vai recorrer a financiamento ou não, e caso recorra a financiamento se já obteve a préqualificação pelo seu banco, se a compra inclui algum mobiliário ou não, se vão ser feitas algumas obras de melhoramentos ou não, etc. O processo de compra pode demorar entre uma semana ou alguns meses, dependendo da rapidez com que o comprador e o vendedor deseja prosseguir e se toda a documentação necessária está em ordem. 6º PASSO - ASSINATURA DO CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (CPCV) É um contrato juridicamente vinculativo firmado entre o vendedor e o comprador, e inclui as seguintes informações (identificação das partes / identificação da propriedade / fases de pagamento / cláusula de penalização / o que está incluído na compra, ex. móveis juntando um inventário em anexo / data para a escritura). No dia em que o Contrato Promessa é assinado, o comprador paga ao vendedor o sinal acordado, normalmente entre 10% e 20% do preço de compra. Por sua vez, este contrato protege o comprador e o vendedor, na medida em que se o vendedor rescindir o contrato ele é obrigado a devolver o depósito em dobro ao comprador, enquanto que se o comprador rescindir o contrato, o vendedor tem o direito de manter o valor de sinal. Com a assinatura do contrato o imóvel é retirado do mercado.

5 7º PASSO - MARCAÇÃO E ASSINATURA DA ESCRITURA Uma vez que o contrato-promessa foi assinado, quaisquer pendentes que foram concordadas para serem efectuadas antes da escritura, são nesta fase cumpridas, tais como, financiamento, inspecções e pagamento do imposto para a transferência do imóvel. As escrituras realizam-se no notário na localidade mais conveniente para os intervenientes no negócio. Uma vez assinada a escritura, recebe as chaves da sua nova casa e é imediatamente o novo proprietário oficial do imóvel e pode imediatamente mudar-se. 8º PASSO - ABRA A PORTA E CELEBRE A SUA NOVA CASA EM PORTUGAL! 2 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA A aquisição de um bem imóvel em Portugal está sujeito ao pagamento de impostos e obriga à inscrição junto da Administração Fiscal para obtenção do respetivo Número de Identificação Fiscal. Os residentes no estrangeiro, bem como os que, embora residentes no território nacional, se ausentem deste por período superior a seis meses, devem, para efeitos tributários, designar um representante com residência em território nacional. Se for residente ou se se ausentar para um Estado membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, a designação deste representante é meramente facultativa. O domicílio fiscal é o local da residência habitual, ou, no caso dos cidadãos residentes no estrangeiro, o domicílio fiscal corresponde ao do representante fiscal. PARA CONCRETIZAR A COMPRA DA SUA CASA, É NECESSÁRIO APRESENTAR ALGUNS DOCUMENTOS QUE IDENTIFICAM O IMÓVEL E CONFIRMAM A LEGITIMIDADE DO PROPRIETÁRIO E DO COMPRADOR: 1. CERTIDÃO DO REGISTO PREDIAL (OU CERTIDÃO DE TEOR) É através da informação disponibilizada pelo registo predial que poderá ficar a saber qual a composição de determinado prédio, a legitimidade de quem pretende vender o imóvel e que tipos de encargos podem incidir sobre ele (hipotecas, penhoras, etc). A certidão de registo predial, em suporte papel ou digital, pode ser requerida: - Presencialmente, junto de qualquer Conservatória do Registo Predial (consultar Lista), entidade que dispõe das descrições completas dos imóveis; No site Predial Online é possível requerer uma certidão permanente do registo predial e a informação predial simplificada.

6 2. CADERNETA PREDIAL Este documento pode ser solicitado junto de qualquer Serviço de Finanças e aí obter informações sobre a situação fiscal do imóvel e apurar a entidade responsável pelo cumprimento das obrigações fiscais a ele relativas. - No Portal das Finanças, os proprietários podem obter a caderneta predial dos seus imóveis; - Em substituição da caderneta predial, pode ser solicitada a certidão de teor do artigo matricial (a qual tem uma validade de apenas um ano); 3. LICENÇA DE UTILIZAÇÃO A Licença de Utilização visa atestar a que uso o imóvel se destina e que este se encontra apto para o respetivo fim. Esta licença deve ser solicitada à Câmara Municipal do concelho onde se localiza o imóvel. No ato de compra e venda poderá, no entanto, apresentar apenas prova do pedido de emissão de licença, se esta ainda não tiver sido emitida. 4. FICHA TÉCNICA DE HABITAÇÃO A Ficha Técnica de Habitação é um documento descritivo das principais características técnicas e funcionais do imóvel. Deverá ser solicitada diretamente à Câmara Municipal do concelho onde se localiza o imóvel. 5. CERTIFICADO ENERGÉTICO Deve ser apresentado, pelo proprietário, no ato de compra e venda. 6. GUIA COMPROVATIVO DO PAGAMENTO PRÉVIO DO IMPOSTO MUNICIPAL DE TRANSAÇÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS (IMT) 7. FOTOCÓPIA DOS BILHETES DE IDENTIDADE (OU DOCUMENTO IDENTIFICATIVO EQUIVALENTE) E DOS CARTÕES DE CONTRIBUINTE FISCAL DOS CONTRATANTES 8. EXIBIÇÃO DE PROCURAÇÃO, NA SITUAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO POR MANDATÁRIO Tenha em atenção que podem existir situações em que sobre o imóvel em causa recaia o chamado direito legal de preferência, que pode ser exercido pela Câmara Municipal ou pela Direção Geral do Património Cultural, em caso de venda de bens classificados ou em vias de classificação ou imóveis situados em zonas de proteção. Nestas situações, deverá obter o comprovativo da renúncia da Câmara Municipal ou da Direção Geral do Património Cultural ao respetivo direito legal de preferência.

7 9. ONDE E COMO PODE A COMPRA E VENDA DO IMÓVEL SER CONCRETIZADA: - Num qualquer Cartório Notarial - Através da celebração de uma escritura pública, seguida de envio obrigatório para registo numa Conservatória do Registo Predial - Num Balcão Casa Pronta - "Casa Pronta é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra e venda de imóveis. Neste balcão, é possível pagar impostos, celebrar os respetivos contratos, realizar imediatamente todos os registos, pedir a isenção de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis, pedir a alteração da morada fiscal, etc. Pode consultar no site, a lista atualizada de conservatórias e serviços de registo onde o balcão "Casa Pronta está disponível. - Outras vias - recorrendo a advogados e solicitadores. 3 CUSTOS COM A COMPRA Existem vários custos que terá de ter em conta. Salientamos que as taxas foram alteradas nos últimos anos e que várias taxas são revistas regularmente. REMUNERAÇÃO DOS AGENTES IMOBILIÁRIOS: Em Portugal são geralmente pagos pelo vendedor. IMT (IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS): Este imposto deve ser pago pelo comprador antes da conclusão do processo, isto é, antes da assinatura da Escritura. O valor a pagar varia de acordo com o preço de compra. ISENÇÕES- Alguns factos beneficiam de isenção, designadamente os a seguir mencionados, podendo a isenção estar condicionada à verificação de determinados requisitos. - Aquisição por imobiliárias, de prédios para revenda - Aquisição de imóveis por Fundos de Investimento Imobiliário Abertos (FIIA) ou fechados de subscrição pública - Aquisição de imóveis por Fundos de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional (FIIAH) - Operações de concentração ou cooperação - Aquisição de prédios urbanos objeto de reabilitação urbanística - Aquisição de prédios classificados como de interesse nacional / público / municipal

8 IMPOSTO DE SELO: O Imposto do Selo incide sobre os atos, contratos, documentos, títulos, livros, papéis e outros factos. Para a aquisição de imóveis a taxa é de 0,8% do valor de aquisição do imóvel. DESPESAS DE NOTÁRIO: As despesas de notário dependem do Cartório Notarial onde será celebrado a escritura e variam de acordo com o preço de compra. Normalmente o Notário cobra cerca de 0.5% do valor da aquisição a constar na escritura/titulo de propriedade pelos seus Honorários/serviços que inclui a elaboração, testemunho e execução da escritura. DESPESAS DE REGISTO: As despesas de registo aplicam-se quando o novo proprietário é registado na Conservatória do Registo Predial e actualmente são 225 (online) ou 250 (Conservatória do Registo Predial). Se exitir hipoteca esta também terá de ser registada. IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS (IMI): É o imposto municipal que incide sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis. Normalmente o valor patrimonial é inferior ao valor de aquisição. - Prédios Urbanos (apartamentos, moradias, lojas, escritórios, armazéns, e outros) Entre 0,3 e 0,5% - Prédios rústicos (terrenos rústicos) - 0,8% - Prédios detidos por entidades em paraísos fiscais (exceto pessoas singulares) - 7,5% Imposto adicional sobre Imóveis de Luxo Esta cobrança de 1% imposta pelas autoridades portuguesas, afeta as propriedades cujo valor tributável ronda acima de O 1% de imposto é pagável faseadamente durante o ano, referindo sempre à taxação pagável do ano anterior. Este imposto entrou em vigor como uma medida temporária, implementada pelo Governo, no entanto continua em vigor. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE A informação contida neste dossier é apenas para orientação, não constitui valor legal, e não se destina a ser um substituto para a consulta da legislação aplicável. Recomendamos vivamente que, antes de realizar qualquer compra, procure aconselhamento jurídico e fiscal. Fontes: The Instituto Nacional de Estatística (INE), SEF, AICEP, safearound.com, Global Property Guide, Global research gateway, knight Frank.

9 C O N T A C T E - N O S I N F L I F E P O R T U G A L. C O M L I S B O N. P O R T U G A L

10

Guia de Permuta de Imóveis

Guia de Permuta de Imóveis Guia de Permuta de Imóveis Portal Imobiliário CasaYES Todos os direitos reservados 1 Vai Permutar a sua Casa? Casa? Preste atenção ao seguinte! As normas da compra e venda são aplicáveis aos outros contratos

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS

IDENTIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS IDENTIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Caderneta Predial É um documento emitido pelo Serviço de Finanças, onde consta a identificação, localização e descrição do prédio, os dados de

Leia mais

Como comprar casa em Portugal

Como comprar casa em Portugal Como comprar casa em Portugal Maio de 2007 Como comprar casa em Portugal A Macedo Vitorino e Associados presta assessoria a clientes nacionais e estrangeiros em sectores específicos de actividade, de que

Leia mais

Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados R. L. Rua Castilho, n.º 67-2º andar * Lisboa Tel:

Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados R. L. Rua Castilho, n.º 67-2º andar * Lisboa Tel: A Global Lawyers, Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados Sociedade de Advogados, R. L. resulta da fusão de vontades de vários profissionais com vasto curriculum

Leia mais

Desformalização, eliminação e simplificação de actos

Desformalização, eliminação e simplificação de actos Desformalização, eliminação e simplificação de actos Em 5 de Julho de 2005, o Senhor Primeiro-Ministro apresentou o Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias. O projecto de Desmaterialização,

Leia mais

BENEFÍCIOS FISCAIS E CUSTOS PARA PROPRIETÁRIOS

BENEFÍCIOS FISCAIS E CUSTOS PARA PROPRIETÁRIOS BENEFÍCIOS FISCAIS E CUSTOS PARA PROPRIETÁRIOS SP SAMPSON PROPERTY SOCIEDADE DE MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA Urbanização colina verde lote 8, 2O. 8400-569 Carvoeiro Lagoa. Custos e Impostos dos Imóveis Neste

Leia mais

GUIA COMPRA DE CASA. Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa.

GUIA COMPRA DE CASA. Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa. GUIA COMPRA DE CASA Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa. O BPI sintetizou algumas informações que o ajudarão a tomar a melhor decisão. 1 - Quais os custos a considerar na escolha

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA Entre: --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- [nome completo], portador do cartão de cidadão

Leia mais

COMPRANDO IMÓVEIS EM PORTUGAL

COMPRANDO IMÓVEIS EM PORTUGAL COMPRANDO IMÓVEIS EM PORTUGAL Aspectos Jurídicos e Tributários ESPECIALISTA IMOBILÁRIO EUROPEU Comprar imóveis em Portugal é um processo relativamente simples e direto. Quando comparada a alguns dos países

Leia mais

III EXAME PARA COLABORADOR AUTORIZADO DE NOTÁRIO. Previsto na alínea d), do Artigo 2.º da Portaria n.º 55/2011, de 28 de Janeiro

III EXAME PARA COLABORADOR AUTORIZADO DE NOTÁRIO. Previsto na alínea d), do Artigo 2.º da Portaria n.º 55/2011, de 28 de Janeiro III EXAME PARA COLABORADOR AUTORIZADO DE NOTÁRIO Previsto na alínea d), do Artigo 2.º da Portaria n.º 55/2011, de 28 de Janeiro Lisboa, 26 de Outubro de 2013 Duração: 1 hora e 30 minutos Responda sucintamente

Leia mais

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO 9-5-2017 PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO Vasta Rede de Acórdos de Dupla Tributação 8 Regime dos residentes não habituais 1 Regime dos vistos dourados (golden

Leia mais

PARECER DE ENQUADRAMENTO DO MUNICÍPIO NO ÂMBITO DO IFFRU

PARECER DE ENQUADRAMENTO DO MUNICÍPIO NO ÂMBITO DO IFFRU IMP.PG.02.0679.00 PARECER DE ENQUADRAMENTO DO MUNICÍPIO NO ÂMBITO DO IFFRU Exmº Sr. Presidente da SM Proc. nº / Registo nº / REQUERENTE (Nome do requerente / sociedade), contribuinte nº, com morada/sede

Leia mais

Guia do Senhorio Arrendamento Residencial

Guia do Senhorio Arrendamento Residencial Guia do Senhorio Arrendamento Residencial Uniplaces 2017 Introdução Atualmente, todos os contratos de arrendamento, para serem válidos, devem ser realizados de forma escrita. Contudo, a lei confere ao

Leia mais

CERTIDÕES OU FOTOCÓPIAS AUTENTICADAS NO ÂMBITO DA REABILITAÇÃO URBANA

CERTIDÕES OU FOTOCÓPIAS AUTENTICADAS NO ÂMBITO DA REABILITAÇÃO URBANA CERTIDÕES OU FOTOCÓPIAS AUTENTICADAS NO ÂMBITO DA REABILITAÇÃO URBANA SM Proc. nº / Registo nº / IMP.PG.02.0677.00 Exmº Sr. Presidente da REQUERENTE (Nome do requerente / sociedade), contribuinte nº, com

Leia mais

ANEXO II. Imóvel na Rua Faria Guimarães, 379, 1º andar na cidade do Porto. Projeto CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA

ANEXO II. Imóvel na Rua Faria Guimarães, 379, 1º andar na cidade do Porto. Projeto CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ANEXO II Imóvel na Rua Faria Guimarães, 379, 1º andar na cidade do Porto Projeto de CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE: 1.º CP, pessoa coletiva nº 500 498 601, com sede na Calçada do Duque, 14 a

Leia mais

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE OITANTE, S.A. E

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE OITANTE, S.A. E CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE OITANTE, S.A. E [ ] 1 CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA Entre: OITANTE, S.A., com sede na Avenida José Malhoa, 22, Lisboa, freguesia de Campolide, concelho de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS TAREFAS E OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DE JULHO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2018 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA. PRIMEIRA OUTORGANTE: Caixa Geral de Depósitos, S.A., pessoa colectiva n.º ,

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA. PRIMEIRA OUTORGANTE: Caixa Geral de Depósitos, S.A., pessoa colectiva n.º , CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE: PRIMEIRA OUTORGANTE: Caixa Geral de Depósitos, S.A., pessoa colectiva n.º 500960046, com sede na Av. João XXI, n.º 63, em Lisboa, com o capital social de 3.844.143.735,00

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA. PRIMEIRA OUTORGANTE:, pessoa colectiva n.º, com sede na, com o capital social de

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA. PRIMEIRA OUTORGANTE:, pessoa colectiva n.º, com sede na, com o capital social de CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (Lote - UL ) ENTRE: PRIMEIRA OUTORGANTE:, pessoa colectiva n.º, com sede na, com o capital social de EUR, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa

Leia mais

ANEXO II. Prédio urbano na Rua Castilho n.º 3 e 3A em Lisboa PROJETO CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA

ANEXO II. Prédio urbano na Rua Castilho n.º 3 e 3A em Lisboa PROJETO CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ANEXO II Prédio urbano na Rua Castilho n.º 3 e 3A em Lisboa PROJETO de CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE: 1.º CP Comboios de Portugal, E.P.E., pessoa coletiva n.º 500 498 601, com sede na Calçada

Leia mais

Exame de Estágio Época Especial. Direito Fiscal. I Grupo

Exame de Estágio Época Especial. Direito Fiscal. I Grupo Exame de Estágio Época Especial Direito Fiscal I Grupo Casimiro (promitente vendedor), celebrou um contrato de promessa de compra e venda, com Duarte (promitente comprador), no qual existia uma cláusula

Leia mais

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis. Cláudia Ferreira

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis. Cláudia Ferreira IMI Imposto Municipal sobre Imóveis Cláudia Ferreira 1 O IMI é um imposto que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios (rústicos, urbanos ou mistos) situados em Portugal. É um imposto municipal,

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA. PRIMEIRA OUTORGANTE: Caixa Geral de Depósitos, S.A., pessoa colectiva n.º ,

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA. PRIMEIRA OUTORGANTE: Caixa Geral de Depósitos, S.A., pessoa colectiva n.º , CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (Lote - UL ) ENTRE: PRIMEIRA OUTORGANTE: Caixa Geral de Depósitos, S.A., pessoa colectiva n.º 500960046, com sede na Av. João XXI, n.º 63, em Lisboa, com o capital social

Leia mais

IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS (IMT)

IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS (IMT) INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IP CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA UFCD_ 577 Imposto Sobre o Património IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS (IMT) Retirar

Leia mais

ACORDO DE REGULARIZAÇÃO DE RENDAS

ACORDO DE REGULARIZAÇÃO DE RENDAS ACORDO DE REGULARIZAÇÃO DE RENDAS Entre: [ ]e mulher [ ], casados no regime da comunhão geral de bens, moradores na [ ], contribuintes fiscais respectivamente n.º [ ] e n.º[ ], portadores dos bilhetes

Leia mais

INFORMAÇÃO SOBRE FORNECIMENTO DE ÁGUA

INFORMAÇÃO SOBRE FORNECIMENTO DE ÁGUA CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA INFORMAÇÃO SOBRE FORNECIMENTO DE ÁGUA O Contrato de Fornecimento de Água rege-se pelas normas estabelecidas no artº 63º Decreto-Lei nº 194/2009, de 6 de Agosto, nos Regulamentos

Leia mais

CONTRATO DE COMPRA E VENDA No dia 22 de setembro de 2016, intervieram no presente contrato os seguintes

CONTRATO DE COMPRA E VENDA No dia 22 de setembro de 2016, intervieram no presente contrato os seguintes CONTRATO DE COMPRA E VENDA ------ No dia 22 de setembro de 2016, intervieram no presente contrato os seguintes outorgantes: --------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO - PROMESSA DE COMPRA E VENDA

MINUTA DE CONTRATO - PROMESSA DE COMPRA E VENDA MINUTA DE CONTRATO - PROMESSA DE COMPRA E VENDA Entre: INSTITUTO DA HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA, I.P., pessoa coletiva nº 501 460 888, com sede na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 5, 1099-019

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE JULHO 2016 Dia 11: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2016 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

Exame final de estágio para solicitadores (2015/2016)

Exame final de estágio para solicitadores (2015/2016) Exame final de estágio para solicitadores (2015/2016) Exame de Época Especial GRUPO I (17V) Madalena faleceu no dia 10 de Junho de 2014, no estado de solteira, maior, sem testamento ou qualquer outra disposição

Leia mais

CÓDIGO DO REGISTO CIVIL Decreto-Lei nº 131/95, de 6 de Junho 9 Decreto-Lei nº 324/2007, de 28 de Setembro 13

CÓDIGO DO REGISTO CIVIL Decreto-Lei nº 131/95, de 6 de Junho 9 Decreto-Lei nº 324/2007, de 28 de Setembro 13 I REGISTOS REGISTO CIVIL CÓDIGO DO REGISTO CIVIL Decreto-Lei nº 131/95, de 6 de Junho 9 Decreto-Lei nº 324/2007, de 28 de Setembro 13 PROCEDIMENTO DE MUDANÇA DE SEXO E DE NOME PRÓPRIO NO REGISTO CIVIL

Leia mais

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014 LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA E ENQUADRAMENTO A leitura da presente informação não dispensa a consulta da legislação em vigor Estatuto dos

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE:

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE: CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE: ------------------------------------------------------------------------------------------------------- PRIMEIRA CONTRATANTE: ------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Ex.mo(a) Sr.(a) Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Ex.mo(a) Sr.(a) Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Requerimento n.º Processo de Obras n.º (quadro a preencher pelos serviços) (n.º 4 do artigo 4º do D.L.555/99 de 16 de Dezembro) Ex.mo(a) Sr.(a) Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Identificação

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (MINUTA TIPO)

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (MINUTA TIPO) CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (MINUTA TIPO) Entre: ESTAMO PARTICIPAÇÕES IMOBILIÁRIAS, S.A., pessoa colectiva com o número único de matricula e de identificação de pessoa colectiva 503.152.544, com

Leia mais

Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA

Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA Entre: ANEXO II DO PROCEDIMENTO 02/IPP/2017 Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA PRIMEIRA Infraestruturas de Portugal, S.A., matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número

Leia mais

2 Quais as cooperativas que se podem constituir neste serviço?

2 Quais as cooperativas que se podem constituir neste serviço? 1 - Em que se traduz o serviço "Cooperativa na Hora"? Com o serviço "Cooperativa na Hora" passa a ser possível efetuar, no mesmo dia e num balcão único de atendimento presencial, a criação de uma cooperativa

Leia mais

E-GOV ÁREA FISCAL António Neves / Graciosa Delgado E-GOV ÁREA FISCAL

E-GOV ÁREA FISCAL António Neves / Graciosa Delgado E-GOV ÁREA FISCAL EGOV@SITIC E-GOV ÁREA FISCAL António Neves / Graciosa Delgado 03.11.2006 E-GOV ÁREA FISCAL AGENDA Objectivos Evolução Estatísticas Próximos Serviços Questões E-GOV ÁREA FISCAL E-GOV ÁREA FISCAL OBJECTIVOS

Leia mais

Formulário de Candidatura ao Fundo Social de Emergência (FSE) do ano letivo /

Formulário de Candidatura ao Fundo Social de Emergência (FSE) do ano letivo / Campus de Gualtar 4710-057 Braga P I - identificação e residência Nome: Formulário de Candidatura ao Fundo Social de Emergência (FSE) do ano letivo / Nº de aluno: Data de nascimento / / Estado civil: Sexo:

Leia mais

Preçário MONTEPIO INVESTIMENTO SA

Preçário MONTEPIO INVESTIMENTO SA Preçário MONTEPIO INVESTIMENTO SA Instituição de Crédito com sede em território nacional, de acordo com o previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras Consulte o FOLHETO

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA Entre: ESTAMO PARTICIPAÇÕES IMOBILIÁRIAS, S.A., pessoa coletiva com o número único de matricula e de identificação de pessoa coletiva 503.152.544, com sede na Av. Defensores

Leia mais

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA. Aos dezoito dias de Dezembro de dois mil e dezasseis, entre:

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA. Aos dezoito dias de Dezembro de dois mil e dezasseis, entre: CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA Aos dezoito dias de Dezembro de dois mil e dezasseis, entre: -------------------------------- PRIMEIRO CONTRATANTE E PROMITENTE-VENDEDOR: ---------------------- NOME

Leia mais

Outro (especificar) Em relação à totalidade do imóvel constante do processo nº /, (escolha opção):

Outro (especificar) Em relação à totalidade do imóvel constante do processo nº /, (escolha opção): 1/7 REQUERIMENTO PARA: Despacho: Espaço reservado aos serviços PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE EDIFÍCIOS OU FRAÇÕES Nº Reg. DUR Data: / / Nº Guia: Valor: Rubrica: Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal

Leia mais

Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA

Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA Entre: PRIMEIRA ANEXO III DO PROCEDIMENTO 03/IP/2017 Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA Infraestruturas de Portugal, S.A., matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número

Leia mais

Benefícios Fiscais. Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche. Reabilitação Urbana

Benefícios Fiscais. Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche. Reabilitação Urbana Reabilitação Urbana Benefícios Fiscais Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche Reabilitação Urbana Reabilitação Urbana - Benefícios Fiscais Pelo Estatuto dos Benefícios Fiscais,

Leia mais

Complexo da Calçada do Duque nº 14, 16, 18 e 20 em Lisboa REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1.º Objeto

Complexo da Calçada do Duque nº 14, 16, 18 e 20 em Lisboa REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1.º Objeto Complexo da Calçada do Duque nº 14, 16, 18 e 20 em Lisboa REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA Artigo 1.º Objeto As presentes condições de venda destinam-se a estabelecer as normas pelas quais a CP - Comboios de

Leia mais

a identificação das Primeiro Segundo

a identificação das Primeiro Segundo CONSTITUIÇÃO DE PROPRIEDADE HORIZONTAL PRIMEIRO sobre partes a identificação das ver notas declara: Primeiro Que é dono e legítimo possuidor do prédio urbano sito em, freguesia de, concelho de, inscrito

Leia mais

Venda de andar na rua Faria Guimarães 379, 1º andar no Porto REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1.º Objeto

Venda de andar na rua Faria Guimarães 379, 1º andar no Porto REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1.º Objeto Venda de andar na rua Faria Guimarães 379, 1º andar no Porto REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA Artigo 1.º Objeto As presentes condições de venda destinam-se a estabelecer as normas pelas quais a CP - procede

Leia mais

Prédio urbano no Largo 5 de Outubro, 16 e Rua Visconde das Devesas, 23, 35 e 49 em Vila Nova de Gaia REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1.

Prédio urbano no Largo 5 de Outubro, 16 e Rua Visconde das Devesas, 23, 35 e 49 em Vila Nova de Gaia REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1. Prédio urbano no Largo 5 de Outubro, 16 e Rua Visconde das Devesas, 23, 35 e 49 em Vila Nova de Gaia REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA Artigo 1.º Objeto As presentes condições de venda destinam-se a estabelecer

Leia mais

Newsletter de Março de 2016

Newsletter de Março de 2016 Newsletter de Março de 2016 Obrigações Fiscais do mês: Até ao dia 10, entrega da declaração, respectivos anexos e pagamento do IVA de periodicidade mensal, referente ao mês de Janeiro de 2016. Até ao dia

Leia mais

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P. ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/13 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Concurso Venda de Imóveis PROPRIEDADE

Leia mais

Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere

Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere A Portaria n.º 138/2012, de 14 de maio, procede à adaptação do regime do alojamento local, constante na Portaria n.º 517/2008, de 25 de junho, e ao Decreto-Lei n.º 92/2010, de 26 de julho, que transpôs

Leia mais

Conselho da CIP para a Construção e o Imobiliário

Conselho da CIP para a Construção e o Imobiliário Conselho da CIP para a Construção e o Imobiliário 8.novembro.2012 Tributação sobre o Património Imobiliário Tributação sobre o Património Lei n.º 55-A/2012, de 29 de outubro, cria uma nova taxa em sede

Leia mais

A Tributação do Sector Imobiliário em Angola

A Tributação do Sector Imobiliário em Angola A Tributação do Sector Imobiliário em Angola CIMLOP - Encontro de Primavera 13-15 de Abril de 2015 São Paulo/Brasil 1. Imposto Predial Urbano - IPU Incidência: Rendimentos de prédios urbanos situados no

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO - PROMESSA DE COMPRA E VENDA

MINUTA DE CONTRATO - PROMESSA DE COMPRA E VENDA MINUTA DE CONTRATO - PROMESSA DE COMPRA E VENDA Entre: INSTITUTO DA HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA, I.P., pessoa coletiva nº 501 460 888, com sede na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 5, 1099-019

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS LEILÕES LEILÃO PÚBLICO DE IMÓVEIS DEFINIÇÕES

CONDIÇÕES GERAIS LEILÕES LEILÃO PÚBLICO DE IMÓVEIS DEFINIÇÕES CONDIÇÕES GERAIS LEILÕES LEILÃO PÚBLICO DE IMÓVEIS DEFINIÇÕES 1. LEILOEIRA: a sociedade comercial CHAVE NOVA - SOCIEDADE DE MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA, adiante designada por CHAVE NOVA, com sede na Av.

Leia mais

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana B Benefícios e Incentivos Fiscais A R U B a r c e l o s N a s c e n t e U m Programa Estratégico de Reabilitação Urbana alteração ao Quadro m u n i c í p i o d e j a n e i r o 05 B a r c e l o s 2 0 1

Leia mais

Imóvel da rua Castilho nº 3 e 3A em Lisboa REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1.º Objeto

Imóvel da rua Castilho nº 3 e 3A em Lisboa REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1.º Objeto Imóvel da rua Castilho nº 3 e 3A em Lisboa REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA Artigo 1.º Objeto As presentes condições de venda destinam-se a estabelecer as normas pelas quais a CP - Comboios de Portugal, E.P.E.

Leia mais

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA. Aos trinta/trinta e um de março de dois mil e dezanove, entre:

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA. Aos trinta/trinta e um de março de dois mil e dezanove, entre: CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA Aos trinta/trinta e um de março de dois mil e dezanove, entre: ---------------------------- PRIMEIRO CONTRATANTE E PROMITENTE-VENDEDOR: ---------------------- NOME e

Leia mais

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis IMI Imposto Municipal sobre Imóveis Introdução O IMI é um imposto que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios (rústicos, urbanos ou mistos), situados em Portugal. É um imposto municipal,

Leia mais

OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS 2019

OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS 2019 OBRIGAÇÕES DECLARATS 2019 Última atualização: janeiro 2019 ATÉ AO DIA 10 Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por transmissão eletrónica de dados, pelas entidades devedoras de rendimentos do trabalho

Leia mais

REQUERIMENTO. Fundo de Emergência Social

REQUERIMENTO. Fundo de Emergência Social Proc. N-º /2017 Data: / /2017 Deliberação do Presidente e da Vogal da Ação Social: Data: / /2017 Assinaturas: REQUERIMENTO Fundo de Emergência Social Exmo. Sr. Presidente 1. Identificação do requerente:

Leia mais

PORTABILIDADE DOCUMENTOS EXIGIDOS PELOS DIVERSOS PRESTADORES DE SERVIÇOS TELEFÓNICOS PARA A DENÚNCIA CONTRATUAL

PORTABILIDADE DOCUMENTOS EXIGIDOS PELOS DIVERSOS PRESTADORES DE SERVIÇOS TELEFÓNICOS PARA A DENÚNCIA CONTRATUAL Atualizado em 2012.10.19 PORTABILIDADE DOCUMENTOS EXIGIDOS PELOS DIVERSOS PRESTADORES DE SERVIÇOS TELEFÓNICOS PARA A DENÚNCIA CONTRATUAL Visando permitir a todas as empresas com intervenção em processos

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE SETEMBRO 2017 Dia 11: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de julho 2017 e anexos. IRS/IRC: Entrega da Declaração Mensal de Remunerações, por transmissão

Leia mais

Alojamento local Alteração de dados

Alojamento local Alteração de dados A Alteração de dados Titular Nome/Insígnia do alojamento Número de título de autorização de utilização do edifício/fração Morada do alojamento de alteração toponímica) (A morada do alojamento local apenas

Leia mais

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P. ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/14 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Concurso Venda de Imóveis PROPRIEDADE

Leia mais

ESCREVA AQUI O TÍTULO DO

ESCREVA AQUI O TÍTULO DO ESCREVA AQUI O TÍTULO DO FICHA TÉCNICA TÍTULO Registo Predial Online Registo Predial (2017 v.1) PROPRIEDADE Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. AUTOR Predial Online - Registo Nacional de Pessoas

Leia mais

Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI Nº 294/XI

Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI Nº 294/XI Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI Nº 294/XI ALTERA O ESTATUTO DO NOTARIADO, APROVADO PELO DECRETO-LEI Nº 26/2004, DE 4 DE FEVEREIRO E OS CÓDIGOS DO REGISTO PREDIAL E COMERCIAL, VISANDO A IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

Esse controlo sobre a Entidade pode ser exercido pela propriedade ou por outros direitos que sobre ela detenham, de forma direta ou indireta.

Esse controlo sobre a Entidade pode ser exercido pela propriedade ou por outros direitos que sobre ela detenham, de forma direta ou indireta. I. INTRODUÇÃO O REGISTO CENTRAL DO BENEFICIÁRIO EFETIVO (RCBE) foi criado pela Lei 89/2017, de 21 de Agosto e está regulamentado pela Portaria N.º 233/2018, de 21 de Agosto. O Registo Central do Beneficiário

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO BRASILEIRO

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO BRASILEIRO INSCRIÇÃO DE ADVOGADO BRASILEIRO [art. 201º do EOA e art. 17º a 19º do RIAAE] Documentação a entregar 1) Norma de Requerimento de Inscrição de Advogado; 2) 2 Certidões de Registo de Nascimento; 3) Certificado

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE JULHO 2015 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2015 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Concurso Venda de Imóveis PROPRIEDADE Segurança Social Património Imobiliário Instituto

Leia mais

Contexto Institucional

Contexto Institucional ` Contexto Institucional Perfil de Sucesso A St. James é hoje uma das empresas mais conceituadas no ramo mobiliário. Com base em Matosinhos, está presente também no Porto, Braga, Cascais e Brasil. A empresa

Leia mais

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA. Ao dia 9 de Junho de dois mil e dezoito, entre:

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA. Ao dia 9 de Junho de dois mil e dezoito, entre: CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA Ao dia 9 de Junho de dois mil e dezoito, entre: --------------------------------------- PRIMEIRO CONTRATANTE E PROMITENTE-VENDEDOR: ----------------------.., com sede

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI INFORMAÇÃO DEZEMBRO 7 2016 INFORMAÇÃO ABRIL 2 2016 ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI O OE2017 cria um novo imposto no âmbito do Código do IMI, o designado adicional ao IMI

Leia mais

PROCEDIMENTO DE HASTA PÚBLICA PARA ALIENAÇÃO DE UM IMÓVEL SITO NA RUA 4 Nº 656 E 660, ESPINHO CONSIDERANDOS

PROCEDIMENTO DE HASTA PÚBLICA PARA ALIENAÇÃO DE UM IMÓVEL SITO NA RUA 4 Nº 656 E 660, ESPINHO CONSIDERANDOS PROCEDIMENTO DE HASTA PÚBLICA PARA ALIENAÇÃO DE UM IMÓVEL SITO NA RUA 4 Nº 656 E 660, ESPINHO CONSIDERANDOS O Município de Espinho é proprietário de um bem imóvel, integrado em domínio privado municipal,

Leia mais

Município de Leiria Câmara Municipal

Município de Leiria Câmara Municipal DELIBERAÇÃO DA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE 1 DE SETEMBRO DE 2015 Serviço responsável pela execução da deliberação Divisão de Aprovisionamento e Património Epígrafe 3.3.6. Acordo de Transferência e Auto

Leia mais

Flash News. Dinis Lucas e Almeida Santos Sociedade de Advogados RL. ARI / Golden Visa NOVAS REGRAS

Flash News. Dinis Lucas e Almeida Santos Sociedade de Advogados RL. ARI / Golden Visa NOVAS REGRAS Flash News Dinis Lucas e Almeida Santos Sociedade de Advogados RL Boutique law firm geral@dlas.pt www.dlas.com.pt 217 816 010 961 277 028 Av. Republica nº 50 7-A 1050-196 Lisboa ARI / Golden Visa NOVAS

Leia mais

CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO DE AQUISIÇÃO DE LOTE PARA AUTOCONSTRUÇÃO, DE HABITAÇÃO PRÓPRIA PERMANENTE NO ÂMBITO DO RALAC

CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO DE AQUISIÇÃO DE LOTE PARA AUTOCONSTRUÇÃO, DE HABITAÇÃO PRÓPRIA PERMANENTE NO ÂMBITO DO RALAC CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO DE AQUISIÇÃO DE LOTE PARA AUTOCONSTRUÇÃO, DE HABITAÇÃO PRÓPRIA PERMANENTE NO ÂMBITO DO RALAC SM Proc. nº / Registo nº / IMP.PG.02.403.00 Exmº Sr. Presidente da REQUERENTE (Nome

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA Entre: ESTAMO PARTICIPAÇÕES IMOBILIÁRIAS, S.A., pessoa coletiva com o número único de matricula e de identificação de pessoa coletiva 503.152.544, com sede na Av. Defensores

Leia mais

ACORDO PARASSOCIAL. Entre [ABC] [DEF]

ACORDO PARASSOCIAL. Entre [ABC] [DEF] ACORDO PARASSOCIAL Entre [ABC] E [DEF] ÍNDICE 1. DEFINIÇÕES... 1 2. OBJETO... 2 3. ASSEMBLEIA GERAL... 2 4. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO... 2 5. VINCULAÇÃO DA SOCIEDADE... 2 6. DELIBERAÇÕES DO CONSELHO DE

Leia mais

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL de ÉVORA

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL de ÉVORA CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL de ÉVORA O QUE É O IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS? IMT é a sigla de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis. É um

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE AGOSTO 2017 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de junho 2017 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

1 - IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE Nome ou Denominação Social. Nº de Contribuinte ou Identificação de Pessoa Coletiva Morada ou Sede Social

1 - IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE Nome ou Denominação Social. Nº de Contribuinte ou Identificação de Pessoa Coletiva Morada ou Sede Social 1/5 REQUERIMENTO PARA: PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE PESQUISA DE MASSAS MINERAIS Despacho: Espaço reservado aos serviços Nos termos do Decreto-Lei nº 340/2007 A preencher pela entidade coordenadora Nº Reg.

Leia mais

INFORMAÇÃO PREDIAL SIMPLIFICADA

INFORMAÇÃO PREDIAL SIMPLIFICADA INFORMAÇÃO PREDIAL SIMPLIFICADA Disponíveis ou a disponibilizar no site www.predialonline.mj.pt os seguintes serviços: Certidão permanente Anúncio para a manifestação do direito legal de preferência Pedidos

Leia mais

[ESCLARECIMENTOS SOBRE A

[ESCLARECIMENTOS SOBRE A [ESCLARECIMENTOS SOBRE A ATRIBUIÇÃO DE BENEFÍCIOS FISCAIS NA ARU DA HORTA] ARU da Horta = Área de Reabilitação Urbana do centro Histórico da Cidade da Horta delimitada em sede de Assembleia Municipal do

Leia mais

EMISSÃO DE LICENÇA ESPECIAL. Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória

EMISSÃO DE LICENÇA ESPECIAL. Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória REQUERIMENTO: CMPV 218/2 EMISSÃO DE LICENÇA ESPECIAL Número de Processo / / Data de Entrada / / Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória (nome do requerente ), Contribuinte (pessoa singular

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE DEZEMBRO 2017 Dia 11: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de outubro de 2017 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS TAREFAS E OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DE JULHO 2014 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2014 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de

Leia mais

Município de Santarém CÂMARA MUNICIPAL

Município de Santarém CÂMARA MUNICIPAL Ex.mo Sr. Presidente da Câmara, Nome A U T O R I Z A Ç Ã O / A L T E R A Ç Ã O D E U T I L I Z A Ç Ã O n.º 5 do art.º 4 do decreto-lei n.º 555/99 de 16/12, na sua atual redação contribuinte n.º, documento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE OUTUBRO 2016 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de agosto 2016 e anexos. IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

A PROMITENTE OUTORGANTE é dona e legítima possuidora da fração autónoma, destinada a

A PROMITENTE OUTORGANTE é dona e legítima possuidora da fração autónoma, destinada a CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- (NOME DA EMPRESA), com sede em, freguesia

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE DEZEMBRO 2014 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de outubro de 2014 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos

Leia mais

Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários

Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários Sumário 1. Condições favoráveis ao aumento do investimento externo em Portugal 2. Principais Incentivos Fiscais ao Investimento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MAIO 2017 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de março 2017 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

Pagamento da taxa através da guia n.º de / /

Pagamento da taxa através da guia n.º de / / Registo de Entrada N.º Proc.º Em / / Funcionário: Informação - Prosseguir seus termos Em / / A Responsável da U.O.F.U.O.S.U. Despacho - Prosseguir seus termos Em / / O Vereador do Pelouro Exm.º Senhor:

Leia mais

Prestações de Encargos Familiares (inscritos na CGA)

Prestações de Encargos Familiares (inscritos na CGA) REQUERIMENTO PRESTAÇÕES POR ENCARGOS FAMILIARES ABONO DE FAMÍLIA PRÉ-NATAL E ABONO DE FAMÍLIA PARA CRIANÇAS E JOVENS Para que possa preencher o requerimento, mais facilmente, deve seguir as informações

Leia mais