Desformalização, eliminação e simplificação de actos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desformalização, eliminação e simplificação de actos"

Transcrição

1

2 Desformalização, eliminação e simplificação de actos Em 5 de Julho de 2005, o Senhor Primeiro-Ministro apresentou o Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias. O projecto de Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça foi seleccionado como um dos 10 projectos emblemáticos de investimento.

3

4 Comprar casa antes do Casa Pronta Antes, comprar casa podia ser complexo e envolvia vários passos burocráticos. Era necessário dar 17 passos: 1.º Passo Obter certidão de registo predial na conservatória de registo predial; 2.º Passo Obter certidão de registo comercial, na conservatória de registo comercial (se um dos intervenientes na compra e venda fosse uma sociedade comercial); 3.º Passo Obter certidão de registo civil (p.ex. se o vendedor estivesse indicado como casado no registo predial, mas entretanto se tivesse divorciado);

5 Comprar casa antes do Casa Pronta 4.º Passo Obter certidão da licença de habitação na câmara municipal; 5.º Passo Pedir a caderneta predial/certidão de teor matricial nas finanças; 6.º Passo Celebrar um contrato-promessa de compra e venda do imóvel, com reconhecimento presencial das assinaturas; 7.º Passo Requerer presencialmente ou com reconhecimento de assinatura o registo provisório de aquisição e da hipoteca do imóvel; 8.º Passo Realizar o registo provisório da aquisição do imóvel e da hipoteca na conservatória de registo predial;

6 Comprar casa antes do Casa Pronta 9.º Passo Dar preferência ao município, quando o imóvel integrar uma área de recuperação e reconversão urbanística; 10.º Passo Dar preferência ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I. P., quando a lei o obrigue (Ex: quando o imóvel esteja classificado); 11.º Passo Pedir a liquidação e pagar o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), junto das Finanças ou através da Internet; 12.º Passo Celebrar uma escritura pública no notário;

7 Comprar casa antes do Casa Pronta 13.º Passo Promover a conversão dos registos provisórios de aquisição e de hipoteca na conservatória de registo predial; 14.º Passo Pedir a mudança da morada fiscal junto das Finanças ou através da Internet; 15.º Passo Obter junto da câmara municipal as plantas da casa comprada; 16.º Passo Pedir a dispensa de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), junto das Finanças ou através da Internet; 17.º Passo Enviar a declaração para inscrição ou actualização de prédio urbano na matriz e as plantas do imóvel para as Finanças, se o imóvel ainda não tiver sido avaliado.

8 Casa Pronta Em 24 de Julho de 2007 foi lançado o projecto Casa Pronta. O Casa Pronta permite a realização imediata de todas as operações necessárias à transmissão de um imóvel num único ponto de atendimento, de forma mais rápida, mais simples, mais barata e mais segura.

9 Casa Pronta Pode recorrer-se ao Casa Pronta para celebrar os seguintes negócios relativos a prédios urbanos: - Compra e venda; - Mútuo e demais contratos de crédito e de financiamento celebrados por instituições de crédito; - Hipoteca; - Transferência de créditos de um banco para outro. Ainda em 2009, poderá ser utilizado para prédios rústicos e mistos e para outras operações imobiliárias.

10 Casa Pronta: balcão único Com o Casa Pronta, todas as operações são realizadas num balcão único, na conservatória de registo/lojas do cidadão: 1. Liquidação e pagamento do IMT e do Imposto de Selo; 2. Celebração do contrato de compra e venda; 3. Realização dos registos necessários (Ex. Compra e venda e hipoteca); 4. Entrega do pedido de alteração da morada fiscal; 5. Obtenção junto da Câmara Municipal das plantas da casa adquirida; 6. Entrega do pedido da dispensa de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI); 7. Entrega da declaração para inscrição ou actualização de prédio urbano na matriz.

11 Casa Pronta: eliminação de burocracia O Casa Pronta reduz a burocracia no processo de compra de casa: 1. São eliminadas certidões: - Certidão de registo predial; - Certidão de registo comercial; - Certidão de registo civil; - Certidões negativas respeitantes ao exercício do direito legal de preferência. 2. Deixa de ser necessário realizar uma escritura pública no notário; 3. Deixa de ser necessário pedir a caderneta predial.

12 Onde existe o Casa Pronta? Actualmente, estão disponíveis 295 postos de atendimento Casa Pronta. O serviço Casa Pronta está presente em: Municípios; - 18 Distritos; - 18 Capitais de distrito. O serviço Casa Pronta já se encontra igualmente disponível nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

13 Cobertura nacional do Casa Pronta Desde 1 de Janeiro, com a eliminação da competência territorial das conservatórias do registo predial, o Casa Pronta passou a ter cobertura nacional. Em qualquer posto de atendimento Casa Pronta é possível realizar a compra e venda da casa, com ou sem recurso a financiamento bancário, independentemente da localização da casa. (ex.: comprar uma casa de Bragança num dos postos de atendimento Casa Pronta de Lisboa).

14 Casa Pronta: modalidades 1. Sem marcação: Sempre que o procedimento se realize no posto de atendimento Casa Pronta da área geográfica do imóvel e se opte por utilizar um dos modelos de contratos pré-aprovados, basta que comprador e vendedor se dirijam ao respectivo posto de atendimento. 2. Com marcação prévia: Comprador e vendedor podem escolher livremente os contratos que pretendem celebrar.

15 Marcação Prévia A marcação prévia pode ser realizada por várias vias: Telefone: Basta ligar para o número Balcão: Basta que o interessado se dirija ao balcão da conservatória. Através do banco, por via electrónica: A marcação pode ser efectuada pelo banco que financia a operação, através do sistema informático.

16

17 Marcação Prévia A data da realização do negócio é marcada para uma data até 5 dias úteis depois do pedido. Só pode ser marcada para data posterior se essa for a vontade do interessado. Os documentos a apresentar pelos interessados devem ser disponibilizados pelo menos 3 dias úteis antes da data marcada para a celebração dos actos.

18 Dar preferência é mais simples A partir de agora, basta que o vendedor da casa insira uma única vez e por via electrónica, no sítio os seguintes dados: - Identificação do vendedor; - Identificação do comprador; - Identificação do prédio; - Preço da compra e venda. Depois, basta proceder ao pagamento, por Multibanco ou Homebanking, de 15 (esta quantia será descontada no valor a pagar pelo Casa Pronta). Deixa de ser necessário: - Comunicar a várias entidades, por vias diferentes, a venda da casa; - Preencher diferentes formulários em papel, perante entidades públicas diferentes.

19

20 Dar preferência é mais simples Depois, basta aguardar 10 dias úteis para poder celebrar o negócio sem problemas. Se nenhuma entidade manifestar a intenção de exercer o direito de preferência no mesmo sítio, o negócio pode ser realizado. A conservatória e o vendedor têm acesso ao sítio da Internet e podem verificar se foi manifestada a intenção de exercer o direito de preferência.

21 Certidão permanente de registo predial: dispensa os registos provisórios É disponibilizada uma certidão permanente de registo predial, em suporte electrónico e permanentemente actualizada, no sítio A certidão permanente contém todos os registos em vigor e menção das apresentações de registo pendentes respeitantes a um prédio. Os bancos e as sociedades financeiras solicitam e consultam a certidão permanente através da Internet. Com a certidão permanente são dispensados os registos provisórios de aquisição e de hipoteca.

22 Certidão On-line: dispensar os registos provisórios É disponibilizada uma certidão on-line, em suporte electrónico e permanentemente actualizada, no sítio A certidão on-line contém todos os registos em vigor e menção das apresentações de registo pendentes respeitantes a um prédio. Os bancos e as sociedades financeiras têm acesso a este serviço, podendo pedir a certidão on-line por via electrónica. Com a certidão on-line são dispensados os registos provisórios de aquisição e de hipoteca.

23 Vantagens do Casa Pronta É mais simples e mais rápido: - Todos os actos são realizados num único ponto de atendimento, nas conservatórias públicas/lojas do cidadão; - Foram eliminados actos e formalidades inúteis; - Assenta em aplicações informáticas que possibilitam comunicações electrónicas entre as conservatórias, os bancos e os municípios.

24 É mais barato: Vantagens do Casa Pronta - Compra e venda com hipoteca (ex: com financiamento): Método tradicional (preço médio): cerca de 800 +Impostos Casa Pronta: 600 +Impostos e 400 +Impostos, se for pago com conta poupança-habitação). - Compra e venda simples, sem hipoteca (ex: sem financiamento bancário): Método tradicional (preço médio): cerca de 420 +Impostos Casa Pronta: 300 +Impostos e 180 +Impostos, se for pago com conta poupança- habitação).

25 Vantagens do Casa Pronta É mais seguro: - Com a certidão permanente de registo predial (online) e porque o negócio é celebrado na conservatória, a situação do imóvel é conhecida com rigor no momento da compra e venda; - O registo da aquisição é feito imediatamente após a compra e venda, no mesmo balcão.

26 Número de Procedimentos Já foram realizados mais de procedimentos Casa Pronta. Entre Janeiro e Maio de 2009 realizaram-se mais procedimentos Casa Pronta que na totalidade do ano de 2009 ( em 2008 e nos 1.ºs 5 meses de 2009). Entre Janeiro e 15 de Setembro de 2009 realizaramse mais de procedimentos Casa Pronta, o que representa três vezes o número de procedimentos realizado durante todo o ano de 2008 ( procedimentos em 2008).

27 Casa Pronta no seu Banco O serviço Casa Pronta no seu Banco pode ser disponibilizado nas agências bancárias em todos os distritos e na região autónoma dos Açores. O serviço Casa Pronta no seu Banco consiste na disponibilização do balcão único Casa Pronta nas instalações de qualquer banco.

28 Casa Pronta no seu Banco Através do Casa Pronta no seu Banco podem ser praticados actos como os seguintes: Compra e venda de casa com recurso a crédito bancário; Empréstimo garantido por hipoteca sobre um imóvel; Transferência de crédito à habitação de um banco para outro. 90% das situações de compra e construção de casas é feita através de financiamento bancário. Potencialmente podem ser praticados anualmente cerca de através do Casa Pronta no seu Banco.

29 Casa Pronta no seu Mediador O serviço Casa Pronta no seu Mediador consiste na disponibilização do balcão único Casa Pronta nas delegações regionais da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) de Coimbra, Lisboa, Porto e Vilamoura. No futuro, este novo serviço poderá vir a ser disponibilizado nas agências das empresas de mediação imobiliária que venham a manifestar interesse em disponibilizar este serviço aos seus clientes em todo o território nacional.

30 Casa Pronta no seu Mediador Através do Casa Pronta no seu Mediador pode realizar-se a compra e venda de uma casa com ou sem recurso a crédito bancário. Mais de 60% das compras de casa são realizadas com intervenção de mediador imobiliário. Potencialmente podem ser praticados anualmente cerca de compras de casa através do Casa Pronta no seu Mediador.

31 Casa Pronta onde as pessoas mais precisam Com os serviços Casa Pronta no seu Banco e Casa Pronta no seu Mediador são os serviços públicos que se deslocam para servir o cidadão onde este mais precisa, junto do seu banco ou do seu mediador. Estes serviços não têm qualquer custo adicional e são praticados nas instalações dos bancos e da APEMIP por oficiais públicos dos serviços de registo, utilizando meios electrónicos.

32 O que é a Adesão Pronta? Com a Adesão Pronta, passou a ser possível às partes convencionar que eventuais conflitos relacionados com o contrato celebrado possam ser resolvidos em centros de arbitragem de conflitos de consumo e não em tribunais judiciais. Este projecto funciona nas conservatórias do registo predial de Braga, em parceria com o Centro de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Cavado, de Fafe, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde, em parceria com Centro de Informação e Arbitragem do Vale do Ave, e de Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Oliveira do Hospital, e Tábua, em parceria com o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra.

33

Desformalização, eliminação e simplificação de actos

Desformalização, eliminação e simplificação de actos Desformalização, eliminação e simplificação de actos Em 5 de Julho de 2005, o Senhor Primeiro-Ministro apresentou o Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias. O projecto de Desmaterialização,

Leia mais

Desformalização, eliminação e simplificação de actos

Desformalização, eliminação e simplificação de actos Desformalização, eliminação e simplificação de actos Em 5 de Julho de 2005, o Senhor Primeiro-Ministro apresentou o Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias. O projecto de Desmaterialização,

Leia mais

Diploma. Regulamenta os procedimentos especiais de aquisição, oneração e registo de imóveis

Diploma. Regulamenta os procedimentos especiais de aquisição, oneração e registo de imóveis Diploma Regulamenta os procedimentos especiais de aquisição, oneração e registo de imóveis Portaria n.º 794-B/2007 de 23 de Julho O Decreto-Lei n.º 263-A/2007, de 23 de Julho, veio criar um procedimento

Leia mais

Desformalização, eliminação e simplificação de actos

Desformalização, eliminação e simplificação de actos Desformalização, eliminação e simplificação de actos Em 5 de Julho de 2005, o Senhor Primeiro-Ministro apresentou o Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias. O projecto de Desmaterialização,

Leia mais

Como comprar casa em Portugal

Como comprar casa em Portugal Como comprar casa em Portugal Maio de 2007 Como comprar casa em Portugal A Macedo Vitorino e Associados presta assessoria a clientes nacionais e estrangeiros em sectores específicos de actividade, de que

Leia mais

Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI Nº 294/XI

Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI Nº 294/XI Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI Nº 294/XI ALTERA O ESTATUTO DO NOTARIADO, APROVADO PELO DECRETO-LEI Nº 26/2004, DE 4 DE FEVEREIRO E OS CÓDIGOS DO REGISTO PREDIAL E COMERCIAL, VISANDO A IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS

IDENTIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS IDENTIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Caderneta Predial É um documento emitido pelo Serviço de Finanças, onde consta a identificação, localização e descrição do prédio, os dados de

Leia mais

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: CAPÍTULO I SECÇÃO I. Artigo 1. º. Objecto. Artigo 2.

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: CAPÍTULO I SECÇÃO I. Artigo 1. º. Objecto. Artigo 2. O presente decreto-lei visa contribuir para a concretização do Programa do XVII Governo Constitucional na área da Justiça, colocando este sector ao serviço dos cidadãos e das empresas, do desenvolvimento

Leia mais

Guia de Permuta de Imóveis

Guia de Permuta de Imóveis Guia de Permuta de Imóveis Portal Imobiliário CasaYES Todos os direitos reservados 1 Vai Permutar a sua Casa? Casa? Preste atenção ao seguinte! As normas da compra e venda são aplicáveis aos outros contratos

Leia mais

GUIA COMPRA DE CASA. Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa.

GUIA COMPRA DE CASA. Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa. GUIA COMPRA DE CASA Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa. O BPI sintetizou algumas informações que o ajudarão a tomar a melhor decisão. 1 - Quais os custos a considerar na escolha

Leia mais

III EXAME PARA COLABORADOR AUTORIZADO DE NOTÁRIO. Previsto na alínea d), do Artigo 2.º da Portaria n.º 55/2011, de 28 de Janeiro

III EXAME PARA COLABORADOR AUTORIZADO DE NOTÁRIO. Previsto na alínea d), do Artigo 2.º da Portaria n.º 55/2011, de 28 de Janeiro III EXAME PARA COLABORADOR AUTORIZADO DE NOTÁRIO Previsto na alínea d), do Artigo 2.º da Portaria n.º 55/2011, de 28 de Janeiro Lisboa, 26 de Outubro de 2013 Duração: 1 hora e 30 minutos Responda sucintamente

Leia mais

SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO

SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO Perguntas & Respostas 5 de Janeiro de 2009 1. Quais os objectivos das medidas de simplificação do registo predial e actos conexos

Leia mais

CASA PRONTA. Perguntas & Respostas

CASA PRONTA. Perguntas & Respostas CASA PRONTA Perguntas & Respostas 1. O que é o balcão Casa Pronta? O Casa Pronta é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra e venda de casa (prédios urbanos). Neste

Leia mais

GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DA JUSTIÇA j Casa Pronta. 16 de Abril de 2009

GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DA JUSTIÇA j Casa Pronta. 16 de Abril de 2009 GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DA JUSTIÇA j Casa Pronta 16 de Abril de 2009 1. O que é o balcão Casa Pronta? O Casa Pronta é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra

Leia mais

G U I A D E C O M P R A D E C A S A E M P O R T U G A L

G U I A D E C O M P R A D E C A S A E M P O R T U G A L G U I A D E C O M P R A D E C A S A E M P O R T U G A L GUIA DE COMPRA CASA EM PORTUGAL O passo mais importante, é encontrar a sua casa de sonho. A partir daí, aqui apresentamos os passos seguintes para

Leia mais

I - REPRESENTAÇÃO, AUTENTICAÇÃO E RECONHECIMENTOS II CONTRATOS EM ESPECIAL (1)

I - REPRESENTAÇÃO, AUTENTICAÇÃO E RECONHECIMENTOS II CONTRATOS EM ESPECIAL (1) ACTOS NOTARIAIS - EM ESPECIAL: TITULAÇÃO E AUTENTICAÇÃO DE ACTOS POR ADVOGADOS. uma perspectiva prática que permite implementar métodos e procedimentos no escritório I - REPRESENTAÇÃO, AUTENTICAÇÃO E RECONHECIMENTOS

Leia mais

E-GOV ÁREA FISCAL António Neves / Graciosa Delgado E-GOV ÁREA FISCAL

E-GOV ÁREA FISCAL António Neves / Graciosa Delgado E-GOV ÁREA FISCAL EGOV@SITIC E-GOV ÁREA FISCAL António Neves / Graciosa Delgado 03.11.2006 E-GOV ÁREA FISCAL AGENDA Objectivos Evolução Estatísticas Próximos Serviços Questões E-GOV ÁREA FISCAL E-GOV ÁREA FISCAL OBJECTIVOS

Leia mais

Diploma DRE. Secção I. Procedimentos simplificados de sucessão hereditária. Artigo 1.º. Atendimento prévio

Diploma DRE. Secção I. Procedimentos simplificados de sucessão hereditária. Artigo 1.º. Atendimento prévio Diploma Regulamenta os termos da prestação do serviço no «Balcão das Heranças» e no balcão «Divórcio com Partilha», no âmbito dos procedimentos simplificados de sucessão hereditária, e de partilha do património

Leia mais

Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA

Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA Entre: ANEXO II DO PROCEDIMENTO 02/IPP/2017 Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA PRIMEIRA Infraestruturas de Portugal, S.A., matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número

Leia mais

CÓDIGO DO REGISTO CIVIL Decreto-Lei nº 131/95, de 6 de Junho 9 Decreto-Lei nº 324/2007, de 28 de Setembro 13

CÓDIGO DO REGISTO CIVIL Decreto-Lei nº 131/95, de 6 de Junho 9 Decreto-Lei nº 324/2007, de 28 de Setembro 13 I REGISTOS REGISTO CIVIL CÓDIGO DO REGISTO CIVIL Decreto-Lei nº 131/95, de 6 de Junho 9 Decreto-Lei nº 324/2007, de 28 de Setembro 13 PROCEDIMENTO DE MUDANÇA DE SEXO E DE NOME PRÓPRIO NO REGISTO CIVIL

Leia mais

Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA

Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA Entre: PRIMEIRA ANEXO III DO PROCEDIMENTO 03/IP/2017 Minuta CONTRATO PROMESSA COMPRA E VENDA Infraestruturas de Portugal, S.A., matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número

Leia mais

CASA PRONTA. Perguntas & Respostas

CASA PRONTA. Perguntas & Respostas CASA PRONTA Perguntas & Respostas 1. O que é o balcão Casa Pronta? O Casa Pronta é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra e venda de casa (prédios urbanos). Neste

Leia mais

Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto*

Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto* Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto* O Decreto-Lei n.º 116/2008, de 4 de julho, aprovou diversas medidas de simplificação, desmaterialização e desformalização

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA Entre: --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- [nome completo], portador do cartão de cidadão

Leia mais

SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO. Perguntas & Respostas

SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO. Perguntas & Respostas SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO Perguntas & Respostas 5 de Maio de 2008 1. Quais os objectivos das medidas de simplificação do registo predial e actos conexos

Leia mais

Serviços inovadores. A Empresa na Hora; O Documento Único Automóvel; As publicações on-line dos actos das empresas.

Serviços inovadores. A Empresa na Hora; O Documento Único Automóvel; As publicações on-line dos actos das empresas. Serviços inovadores A Justiça deve estar ao serviço do desenvolvimento económico e do investimento. Por isso, o Ministério da Justiça criou, em 2005, serviços inovadores para os cidadãos e para as empresas:

Leia mais

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis. Cláudia Ferreira

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis. Cláudia Ferreira IMI Imposto Municipal sobre Imóveis Cláudia Ferreira 1 O IMI é um imposto que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios (rústicos, urbanos ou mistos) situados em Portugal. É um imposto municipal,

Leia mais

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA JUSTIÇA

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA JUSTIÇA 4666-(2) Diário da República, 1.ª série N.º 140 23 de Julho de 2007 MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA JUSTIÇA Portaria n.º 794-A/2007 de 23 de Julho O Decreto -Lei n.º 263-A/2007,

Leia mais

Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados R. L. Rua Castilho, n.º 67-2º andar * Lisboa Tel:

Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados R. L. Rua Castilho, n.º 67-2º andar * Lisboa Tel: A Global Lawyers, Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados Sociedade de Advogados, R. L. resulta da fusão de vontades de vários profissionais com vasto curriculum

Leia mais

Exame de Estágio Época Especial. Direito Fiscal. I Grupo

Exame de Estágio Época Especial. Direito Fiscal. I Grupo Exame de Estágio Época Especial Direito Fiscal I Grupo Casimiro (promitente vendedor), celebrou um contrato de promessa de compra e venda, com Duarte (promitente comprador), no qual existia uma cláusula

Leia mais

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA. Aos dezoito dias de Dezembro de dois mil e dezasseis, entre:

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA. Aos dezoito dias de Dezembro de dois mil e dezasseis, entre: CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA Aos dezoito dias de Dezembro de dois mil e dezasseis, entre: -------------------------------- PRIMEIRO CONTRATANTE E PROMITENTE-VENDEDOR: ---------------------- NOME

Leia mais

INFORMAÇÃO PREDIAL SIMPLIFICADA

INFORMAÇÃO PREDIAL SIMPLIFICADA INFORMAÇÃO PREDIAL SIMPLIFICADA Disponíveis ou a disponibilizar no site www.predialonline.mj.pt os seguintes serviços: Certidão permanente Anúncio para a manifestação do direito legal de preferência Pedidos

Leia mais

Última actualização em 23/07/2007

Última actualização em 23/07/2007 Decreto-Lei n.º 263-A/2007 de 23 de Julho. - Cria o procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de prédio urbano em atendimento presencial único e altera o Código do Registo Predial,

Leia mais

CÓDIGO DO NOTARIADO. (2.ª Edição) Actualização N.º 3

CÓDIGO DO NOTARIADO. (2.ª Edição) Actualização N.º 3 CÓDIGO DO NOTARIADO (2.ª Edição) Actualização N.º 3 Código do Notariado 2 TÍTULO: AUTORES: CÓDIGO DO NOTARIADO Actualização N.º 3 BDJUR EDITOR: EDIÇÕES ALMEDINA, SA Avenida Fernão de Magalhães, n.º 584,

Leia mais

Disponibiliza em suporte electrónico actualizado e em tempo real

Disponibiliza em suporte electrónico actualizado e em tempo real Artº75 nº5 do Código Registo Comercial e Portaria nº 1416-A/2006, de 19/12 Disponibiliza em suporte electrónico actualizado e em tempo real Os registos em vigor respeitantes a qualquer entidade sujeita

Leia mais

Exame final de estágio para solicitadores (2015/2016)

Exame final de estágio para solicitadores (2015/2016) Exame final de estágio para solicitadores (2015/2016) Exame de Época Especial GRUPO I (17V) Madalena faleceu no dia 10 de Junho de 2014, no estado de solteira, maior, sem testamento ou qualquer outra disposição

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE:

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE: CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE: ------------------------------------------------------------------------------------------------------- PRIMEIRA CONTRATANTE: ------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Em 5 de Julho de 2005, o Primeiro-Ministro apresentou o Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias. O projecto

Leia mais

CONTRATO DE COMPRA E VENDA No dia 22 de setembro de 2016, intervieram no presente contrato os seguintes

CONTRATO DE COMPRA E VENDA No dia 22 de setembro de 2016, intervieram no presente contrato os seguintes CONTRATO DE COMPRA E VENDA ------ No dia 22 de setembro de 2016, intervieram no presente contrato os seguintes outorgantes: --------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (MINUTA TIPO)

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (MINUTA TIPO) CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA (MINUTA TIPO) Entre: ESTAMO PARTICIPAÇÕES IMOBILIÁRIAS, S.A., pessoa colectiva com o número único de matricula e de identificação de pessoa colectiva 503.152.544, com

Leia mais

79/V/98. (Objecto. IUP- Imposto Único sobre o Património

79/V/98. (Objecto. IUP- Imposto Único sobre o Património 1º (Objecto A presente lei cria o Imposto Único sobre o Património (IUP) que se gere pelos princípios e normas previstos nesta lei e pelo respectivo regulamento. 2º IUP- Imposto Único sobre o Património

Leia mais

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis IMI Imposto Municipal sobre Imóveis Introdução O IMI é um imposto que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios (rústicos, urbanos ou mistos), situados em Portugal. É um imposto municipal,

Leia mais

ANEXO. Casa Pronta. 13 de Maio de 2008

ANEXO. Casa Pronta. 13 de Maio de 2008 GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DA JUSTIÇA ANEXO Casa Pronta 13 de Maio de 2008 1. O que é o balcão Casa Pronta? O Casa Pronta é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à

Leia mais

ANEXO II. Imóvel na Rua Faria Guimarães, 379, 1º andar na cidade do Porto. Projeto CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA

ANEXO II. Imóvel na Rua Faria Guimarães, 379, 1º andar na cidade do Porto. Projeto CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ANEXO II Imóvel na Rua Faria Guimarães, 379, 1º andar na cidade do Porto Projeto de CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE: 1.º CP, pessoa coletiva nº 500 498 601, com sede na Calçada do Duque, 14 a

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL 1 - Por força do disposto no EOA, os cidadãos de nacionalidade brasileira diplomados por qualquer faculdade de Direito do Brasil ou de Portugal,

Leia mais

PREÇOS MAIS BARATOS E TRANSPARENTES NA COMPRA DE CASA

PREÇOS MAIS BARATOS E TRANSPARENTES NA COMPRA DE CASA PREÇOS MAIS BARATOS E TRANSPARENTES NA COMPRA DE CASA 31 de Julho de 2008 O Ministério da Justiça esclarece o seguinte: 1. Na generalidade das situações, os preços do registo predial diminuíram em comparação

Leia mais

Comercial no Ramo Imobiliário Parte I

Comercial no Ramo Imobiliário Parte I Comercial no Ramo Imobiliário Parte I DATAS A definir (após atingirmos o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 22h00 ou Sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às

Leia mais

MATRIZ MODELO 1 CADERNETA PREDIAL

MATRIZ MODELO 1 CADERNETA PREDIAL MATRIZ MODELO 1 CADERNETA PREDIAL A MATRIZ PREDIAL O IMI é um imposto que incide sobre a detenção de património imobiliário prédios-, tendo como principio base a capacidade contributiva e como sujeito

Leia mais

CÓDIGO DO IMPOSTO DO SELO

CÓDIGO DO IMPOSTO DO SELO CÓDIGO DO IMPOSTO DO SELO (2.ª Edição) Actualização N.º 2 Código do Imposto do Selo 2 TÍTULO: AUTORES: CÓDIGO DO IMPOSTO DO SELO Actualização N.º 2 Texto da Lei EDITOR: EDIÇÕES ALMEDINA, SA RUA DA ESTRELA,

Leia mais

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE OITANTE, S.A. E

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE OITANTE, S.A. E CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE OITANTE, S.A. E [ ] 1 CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA Entre: OITANTE, S.A., com sede na Avenida José Malhoa, 22, Lisboa, freguesia de Campolide, concelho de

Leia mais

Serviços inovadores. A Justiça deve estar ao serviço do desenvolvimento económico e do investimento.

Serviços inovadores. A Justiça deve estar ao serviço do desenvolvimento económico e do investimento. Serviços inovadores A Justiça deve estar ao serviço do desenvolvimento económico e do investimento. Por isso, o Ministério da Justiça já criou serviços inovadores para os cidadãos e para as empresas: A

Leia mais

Benefícios Fiscais. Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche. Reabilitação Urbana

Benefícios Fiscais. Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche. Reabilitação Urbana Reabilitação Urbana Benefícios Fiscais Área de Reabilitação Urbana da Zona Histórica e Central de Peniche Reabilitação Urbana Reabilitação Urbana - Benefícios Fiscais Pelo Estatuto dos Benefícios Fiscais,

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos simples, não à ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos simples, não à ordem Designação Condições de Acesso Modalidade Prazo Mobilização Antecipada Poupança Habitação Jovem Clientes Particulares até aos 30 anos de idade. Depósito constituído em regime especial. 12 meses Após o

Leia mais

Autoriza o Governo a alterar o Estatuto do Notariado e o Estatuto da Ordem dos Notários

Autoriza o Governo a alterar o Estatuto do Notariado e o Estatuto da Ordem dos Notários DECRETO N.º 53/XI Autoriza o Governo a alterar o Estatuto do Notariado e o Estatuto da Ordem dos Notários A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Leia mais

Diploma: Ministério da Justiça - Portaria n.º 562/2007 Data: Sumário

Diploma: Ministério da Justiça - Portaria n.º 562/2007 Data: Sumário Diploma: Ministério da Justiça - Portaria n.º 562/2007 Data: 30-04-2007 Sumário Altera as Portarias n.º 657-A/2006, de 29 de Junho, e 1416-A/2006, de 19 de Dezembro, fixando os termos e a taxa devida pelo

Leia mais

Ex.mo(a) Sr.(a) Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Ex.mo(a) Sr.(a) Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Requerimento n.º Processo de Obras n.º (quadro a preencher pelos serviços) (n.º 4 do artigo 4º do D.L.555/99 de 16 de Dezembro) Ex.mo(a) Sr.(a) Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Identificação

Leia mais

Propostas de alteração à Proposta de Lei n.º 69/XIII

Propostas de alteração à Proposta de Lei n.º 69/XIII Propostas de alteração à Proposta de Lei n.º 69/XIII (a negrito) CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto 1 - A presente lei cria: a) 2 - Para efeitos da alínea a) do número anterior, são criados:

Leia mais

Apresentação Pública 14/2/2007

Apresentação Pública 14/2/2007 Reinventar um Processo Básico na AP Casa na Hora Apresentação Pública 14/2/2007 Patrocínio Antecedentes dos Processos Básicos 12 Abril 2005 Uma ideia adiada 11 Julho 2003 Fevereiro 2007 Casa na Hora 2

Leia mais

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO 9-5-2017 PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO Vasta Rede de Acórdos de Dupla Tributação 8 Regime dos residentes não habituais 1 Regime dos vistos dourados (golden

Leia mais

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça O projecto de Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça foi seleccionado como um dos 10

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º de Dezembro de Por outro lado, o Decreto -Lei n.º 116/2008, de 4 de. Portaria n.

Diário da República, 1.ª série N.º de Dezembro de Por outro lado, o Decreto -Lei n.º 116/2008, de 4 de. Portaria n. Diário da República, 1.ª série N.º 251 30 de Dezembro de 2008 9187 Por outro lado, o Decreto -Lei n.º 116/2008, de 4 de Julho, aprovou diversas medidas de simplificação, desmaterialização e desformalização

Leia mais

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA. Ao dia 9 de Junho de dois mil e dezoito, entre:

CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA. Ao dia 9 de Junho de dois mil e dezoito, entre: CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA Ao dia 9 de Junho de dois mil e dezoito, entre: --------------------------------------- PRIMEIRO CONTRATANTE E PROMITENTE-VENDEDOR: ----------------------.., com sede

Leia mais

Instrução dos Processos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 104/2009, de 12 de maio. Checklist

Instrução dos Processos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 104/2009, de 12 de maio. Checklist Reservado aos Serviços Nº Instrução dos Processos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 104/2009, de 12 de maio Checklist Os Processos deverão ser entregues (ou enviados por correio registado ou, ainda, enviados

Leia mais

CÓDIGO DO REGISTO CIVIL Decreto-Lei nº 131/95, de 6 de Junho 7 Decreto-Lei nº 324/2007, de 28 de Setembro 11

CÓDIGO DO REGISTO CIVIL Decreto-Lei nº 131/95, de 6 de Junho 7 Decreto-Lei nº 324/2007, de 28 de Setembro 11 CÓDIGO DO REGISTO CIVIL Decreto-Lei nº 131/95, de 6 de Junho 7 Decreto-Lei nº 324/2007, de 28 de Setembro 11 título i Disposições gerais 25 capítulo i Objecto e valor do registo civil 25 capítulo ii Órgãos

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Civil ª Edição. Atualização nº 1

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Civil ª Edição. Atualização nº 1 DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO Código Civil 2018 10ª Edição Atualização nº 1 1 LEI GERAL TRIBUTÁRIA CÓDIGO CIVIL Atualização nº 1 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78,

Leia mais

ESCREVA AQUI O TÍTULO DO

ESCREVA AQUI O TÍTULO DO ESCREVA AQUI O TÍTULO DO FICHA TÉCNICA TÍTULO Registo Predial Online Registo Predial (2017 v.1) PROPRIEDADE Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. AUTOR Predial Online - Registo Nacional de Pessoas

Leia mais

O serviço CASA PRONTA no MEDIADOR que aqui se apresenta, consiste na realização deste procedimento nas próprias instalações da mediadora.

O serviço CASA PRONTA no MEDIADOR que aqui se apresenta, consiste na realização deste procedimento nas próprias instalações da mediadora. Introdução A APEMIP Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal e o IRN Instituto dos Registos e do Notariado celebraram, em 2009, um Protocolo de Cooperação que visou disciplinar

Leia mais

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS FISCAIS DE INCENTIVO À REABILITAÇÃO URBANA 2014 LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA E ENQUADRAMENTO A leitura da presente informação não dispensa a consulta da legislação em vigor Estatuto dos

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA INÍCIO DA OFERTA DE REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS

PROCEDIMENTOS PARA INÍCIO DA OFERTA DE REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS PROCEDIMENTOS PARA INÍCIO DA OFERTA DE REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS Introdução A Lei nº 5/2004, de 10 de Fevereiro, estabelece o regime jurídico aplicável às redes e serviços de comunicações

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA Entre: ESTAMO PARTICIPAÇÕES IMOBILIÁRIAS, S.A., pessoa coletiva com o número único de matricula e de identificação de pessoa coletiva 503.152.544, com sede na Av. Defensores

Leia mais

Cartório Notarial Póvoa de Varzim Idalina Amador Notária Livro... Folhas.. MINUTA Compra e Venda No dia ( ) de dois mil e dezoito, no Cartório Notarial na Praça do Almada, nº. 35, rés-do-chão, na cidade

Leia mais

Consultas. electrónicas no SISAAE/GPESE

Consultas. electrónicas no SISAAE/GPESE Consultas electrónicas no SISAAE/GPESE Consulta ao registo predial e alteração do menu de consultas electrónicas no SISAAE/GPESE Procedimento para consultas ao registo predial e alteração dos menus de

Leia mais

Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral

Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral Mutuante Banco BPI, S.A. Sede: Rua Tenente Valadim, 284 4100-476 PORTO Sociedade Aberta, Capital Social 1.293.063.324,98, matriculada na CRCP sob o número

Leia mais

Preçário MONTEPIO INVESTIMENTO SA

Preçário MONTEPIO INVESTIMENTO SA Preçário MONTEPIO INVESTIMENTO SA Instituição de Crédito com sede em território nacional, de acordo com o previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras Consulte o FOLHETO

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º. Exposição de Motivos PL 53/2008 2008.02.12 Exposição de Motivos Com aplicação do Código das Expropriações, aprovado pela Lei n.º 168/99, de 18 de Setembro, com a redacção que lhe foi conferida pela Lei n.º 13/2002, de 19 de

Leia mais

ANEXO II. Prédio urbano na Rua Castilho n.º 3 e 3A em Lisboa PROJETO CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA

ANEXO II. Prédio urbano na Rua Castilho n.º 3 e 3A em Lisboa PROJETO CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ANEXO II Prédio urbano na Rua Castilho n.º 3 e 3A em Lisboa PROJETO de CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE: 1.º CP Comboios de Portugal, E.P.E., pessoa coletiva n.º 500 498 601, com sede na Calçada

Leia mais

Complexo da Calçada do Duque nº 14, 16, 18 e 20 em Lisboa REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1.º Objeto

Complexo da Calçada do Duque nº 14, 16, 18 e 20 em Lisboa REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1.º Objeto Complexo da Calçada do Duque nº 14, 16, 18 e 20 em Lisboa REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA Artigo 1.º Objeto As presentes condições de venda destinam-se a estabelecer as normas pelas quais a CP - Comboios de

Leia mais

Desformalização e simplificação do Registo Comercial

Desformalização e simplificação do Registo Comercial Desformalização e simplificação do Registo Comercial Aspectos técnicos da reforma 15 de Janeiro de 2009 José Ascenso Maia Decreto-lei n.º 76-A/2006, de 29 de Março Eliminação da obrigatoriedade de escritura

Leia mais

A Informação Empresarial Simplificada (IES)

A Informação Empresarial Simplificada (IES) A Informação Empresarial Simplificada (IES) - 2011 Os novos formulários da Informação Empresarial Simplificada (IES) / Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal só agora ficaram disponíveis

Leia mais

Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral

Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral Mutuante Banco BPI, S.A. Sede: Rua Tenente Valadim, 284 4100-476 PORTO Sociedade Aberta, Capital Social 1.293.063.324,98, matriculada na CRCP sob o número

Leia mais

6.º CONCURSO DE PROVAS PÚBLICAS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE NOTÁRIO 25/05/2019. Prova e Grelha de Correcção Direito Notarial e de Direito Público

6.º CONCURSO DE PROVAS PÚBLICAS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE NOTÁRIO 25/05/2019. Prova e Grelha de Correcção Direito Notarial e de Direito Público 6.º CONCURSO DE PROVAS PÚBLICAS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE NOTÁRIO 25/05/2019 Prova e Grelha de Correcção Direito Notarial e de Direito Público A) Direito Notarial I (8 valores) António, solteiro, maior,

Leia mais

INSOLVÊNCIA DE SOLUTI COMERCIO INTERNACIONAL,SA CONDIÇÕES DE VENDA Rua Maria Andrade nºs. 46 e 46A em Lisboa

INSOLVÊNCIA DE SOLUTI COMERCIO INTERNACIONAL,SA CONDIÇÕES DE VENDA Rua Maria Andrade nºs. 46 e 46A em Lisboa INSOLVÊNCIA DE SOLUTI COMERCIO INTERNACIONAL,SA CONDIÇÕES DE VENDA Rua Maria Andrade nºs. 46 e 46A em Lisboa Por determinação do Digmº. Administrador da Insolvência a venda é feita em leilão de acordo

Leia mais

CÓDIGO DO REGISTO PREDIAL

CÓDIGO DO REGISTO PREDIAL CÓDIGO DO REGISTO PREDIAL (14.ª Edição) Errata Código do Registo Predial 2 TÍTULO: AUTORES: CÓDIGO DO REGISTO PREDIAL Errata BDJUR EDITOR: EDIÇÕES ALMEDINA, SA Rua Fernandes Tomás, n.ºs 76, 78, 80 3000-167

Leia mais

COMPRANDO IMÓVEIS EM PORTUGAL

COMPRANDO IMÓVEIS EM PORTUGAL COMPRANDO IMÓVEIS EM PORTUGAL Aspectos Jurídicos e Tributários ESPECIALISTA IMOBILÁRIO EUROPEU Comprar imóveis em Portugal é um processo relativamente simples e direto. Quando comparada a alguns dos países

Leia mais

A PROMITENTE OUTORGANTE é dona e legítima possuidora da fração autónoma, destinada a

A PROMITENTE OUTORGANTE é dona e legítima possuidora da fração autónoma, destinada a CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA ENTRE--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- (NOME DA EMPRESA), com sede em, freguesia

Leia mais

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA

CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA CONTRATO PROMESSA DE COMPRA E VENDA Entre: ESTAMO PARTICIPAÇÕES IMOBILIÁRIAS, S.A., pessoa coletiva com o número único de matricula e de identificação de pessoa coletiva 503.152.544, com sede na Av. Defensores

Leia mais

DL n.º 122/2009, de 21 de Maio

DL n.º 122/2009, de 21 de Maio DL n.º 122/2009, de 21 de Maio SUMÁRIO Simplifica as comunicações dos cidadãos e das empresas ao Estado, procedendo à 20.ª alteração ao Código do Registo Predial, à alteração do Código do Imposto sobre

Leia mais

2. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (PARTICULARES) (ÍNDICE)

2. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (PARTICULARES) (ÍNDICE) 2.1. Crédito à habitação e outros créditos hipotecários 1. Estudo de Processo iniciais Base 160,00 Comissão cobrada independentemente da concessão Conexos 80,00 de crédito Base 310,00 base 150,00 Imp.

Leia mais

Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância

Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância CURSO DIS0808 Curso: Impostos sobre o Património IMT, IMI e IS 1- OBJECTIVOS : O curso Impostos sobre o Património IMT IMI e IS tem como

Leia mais

Prédio urbano no Largo 5 de Outubro, 16 e Rua Visconde das Devesas, 23, 35 e 49 em Vila Nova de Gaia REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1.

Prédio urbano no Largo 5 de Outubro, 16 e Rua Visconde das Devesas, 23, 35 e 49 em Vila Nova de Gaia REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA. Artigo 1. Prédio urbano no Largo 5 de Outubro, 16 e Rua Visconde das Devesas, 23, 35 e 49 em Vila Nova de Gaia REGRAS E CONDIÇÕES DE VENDA Artigo 1.º Objeto As presentes condições de venda destinam-se a estabelecer

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS TAREFAS E OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DE MAIO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de março 2018 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses. DL 242/2006 A dinamização do mercado do arrendamento urbano e a reabilitação e renovação urbanas almejadas no Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU), aprovado pela Lei n.º 6/2006, de 27 de Fevereiro,

Leia mais