Palavras-chave: Pizzaria, entrega, gerenciamento, automatização.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: Pizzaria, entrega, gerenciamento, automatização."

Transcrição

1 Nome do Pesquisador(Aluno): Valéria Schinadoski Nome do Orientador: Roberto Yukio Nishimura Titulação do Orientador: Especialista Instituição: Centro Universitário Filadélfia- UNIFIL SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PIZZARIA Este trabalho apresenta como proposta um projeto para pizzarias que necessitam gerenciar de forma mais organizada o setor específico de entregas de pizzas e dos demais produtos que uma pizzaria pode oferecer.devido o crescimento no mercado deste tipo de serviço, surgiu a necessidade da automatização dos processos e ter um maior controle das informações que são geradas pelas atividades do setor de entrega. O Sistema irá apoiar no controle de pedidos e entregas dos produtos, gerenciando os entregadores (motoboy), os produtos oferecidos pela pizzaria, gerar relatórios de vendas além de melhorar o atendimento de entrega da pizzaria em relação aos seus clientes, tornando mais rápido o momento de registrar o pedido e passar informações ao cliente sobre os produtos que estão à venda.com este sistema, quando um cliente liga para a pizzaria, basta o atendente digitar o número do telefone do mesmo, que ele lhe mostrará se o cliente já está cadastrado ou não. Se não estiver cadastrado o atendente deve cadastrá-lo antes de registrar o pedido. Na página Registrar pedidos é onde será definida a escolha do cliente, o valor de cada item, o valor total e o valor de troco se for solicitado pelo mesmo. No momento em que a solicitação do cliente for cadastrada, ela será impressa. Quando o pedido estiver pronto, o usuário irá passá-lo para o status despachado onde será vinculado um funcionário para fazer a entrega. Os funcionários que não vieram trabalhar, o status do mesmo ficará inativo., já aqueles que compareceram, ficará disponível e quando estiver entregando um pedido, seu status será ocupado. Apenas quando o entregador retornar com o dinheiro é que o pedido passará para o status finalizado.o sistema será local sem servidor específico, tudo concentrado em um único equipamento desktop. A linguagem de programação utilizada é o C# suportada pela plataforma.net framework, a base de dados é o SQLServer. Na modelagem de negócio do sistema foi utilizado a Unified Modeling Language (UML) e como processo de desenvolvimento de software foi utilizado o Rational Unified Process (RUP). Palavras-chave: Pizzaria, entrega, gerenciamento, automatização.

2 Nome do Pesquisador(Aluno): Thiago Adriano Coleti Nome do Orientador: Sergio Akio Tanaka Titulação do Orientador: Mestre Instituição: Centro Universitário Filadélfia - Unifil Implantação dos níveis F e G do MPS-BR com um Estudo de Caso Este projeto descreve como é feita a preparação do Departamento de Tecnologia de Informação das Lojas Santa Terezinha, para certificação nos níveis F e G do MPS-BR. As Lojas Santa Terezinha é uma rede de lojas de móveis e eletros com sede na cidade de Ibaiti PR com filiais nos estados do Paraná, São Paulo e Rondônia. A empresa conta atualmente com 60 filiais que são atendidas pelo Departamento de Tecnologia da Informação da própria empresa, além de ter todo o suporte de infraestrutura também feitos pelo mesmo departamento. A empresa conta, atualmente com uma equipe de desenvolvimento de software, porém essa equipe nunca trabalhou com padrão de projeto definido. Devido a essa falta de padrão de projeto, diversos trabalham tiveram atrasos em tempo e custo para entrega, além de serem de difícil manutenção. Pensando em mitigar esse problema, ficou clara a necessidade de implantar um modelo de qualidade para desenvolvimento de software visando criar um modelo padrão de qualidade no trabalho. O modelo escolhido foi a Melhoria de Processo de Software Brasilerio (MPS-BR), por ser um modelo de baixo custo de implantação em empresas de pequeno e médio porte. Palavras-chave: MPS-BR, CMMI, Qualidade de Software Nome do Pesquisador(Aluno): Felipe Sicorski Nome do Orientador: Sergio Akio Tanaka Titulação do Orientador: Mestre Instituição: UNIFIL APLICAÇÃO DA UML PARA MODELOS WEB: UM ESTUDO DE CASO O estudo e desenvolvimento de metodologias para desenvolvimento de software é um fator importante para uma equipe de desenvolvedores de aplicações WEB atingir seus objetivos dentro de cronogramas e com qualidade superando as espectativas do usuários e este trabalho apresenta conceitos estudados sobre os padrões da UML para WEB aonde apresentaremos os conceitos da WEB, sendo o foco principal deste trabalho a apresentação de duas metodologias para melhorar o desenvolvimento e qualidade de aplicações web, bem como o comparativo entre as metodologias. Assim apresentaremos o método de Jim Conallen e o método Hypermedia Design Method. Para tanto perceberemos a vantagem e desvantagens dos métodos dentro dos comentários feitos. Palavras-chave: WEB, Arquitetura, Hypermedia Design Method, implementação.

3 Nome do Pesquisador(Aluno): Luister Bonzanini, Aldo Massahide Arasaki Tiago Augusto Afonso Vaz Teixeira Nome do Orientador: Lupercio Luppi Titulação do Orientador: Mestre Instituição: Centro Universitário Filadélfia - UniFil BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDOS UTILIZANDO ORACLE STREAMS O presente artigo apresenta um estudo dos sistemas gerenciadores de banco de dados distribuídos. Neste cenário a instalação dos bancos é replicada em dois ou mais computadores com a intenção de garantir a maior disponibilidade dos dados e também melhor desempenho do sistema. Para isso foi utilizado o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Oracle, com a ferramenta existente na versão Enterprise do SGBD, conhecida como Oracle STREAMS, que permite criar replicação síncrona ou assíncrona com filtragem ou não dos dados replicados entre múltiplos nós, para esse artigo foi feita uma replicação assíncrona com filtragem de dados entre dois nós apenas. O intuito era deixar os dados pertinentes a uma filial apenas naquela filial sendo o nó secundário e o nó primário com a informação consolidada da filial e matriz juntas. Como a filtragem se aplica a cada tabela, é necessário conhecer a estrutura física de cada tabela para saber por qual campo criar a clausula where da filtragem, com isso identificado cria-se três scripts, o primeiro chamado de startup habilita a replicação de um nó para outro com os serviços de rede do Oracle previamente configurados, o segundo chamado de exportimport copia a estrutura das tabelas do nó primário para o secundário, apenas utilizando a ferramenta do próprio SGBD conhecida como DATAPUMP, e finalmente o setup que habilita a replicação dos dados da tabela no momento do commit, mas é assíncrono porque não depende da confirmação do segundo nó para finalizar a instrução commit do primeiro nó. Conclui-se que a ferramenta Oracle Streams é de fácil administração e configuração, tornando a funcionalidade de banco de dados distribuídos muito mais simples do que se esperava, tornando isso totalmente viável para qualquer tamanho de banco de dados, seja de empresas com muito volume ou pouco. Palavras-chave: Banco de Dados, Banco de Dados Distribuídos, Oracle Streams

4 Nome do Pesquisador(Aluno): Rafael Ranieri Fassula _ Luiz Biagi Nome do Orientador: Sergio Akio Tanaka Titulação do Orientador: Mestre Instituição: Centro Universitário Filadélfia- Unifil COMPARATIVO MÉTODOS AGEIS RESUMO: Atualmente existem no vários métodos de desenvolvimento de software disponíveis que utilizam a abordagem Ágil e que, por seguirem os princípios Ágeis, apresentam uma série de atividades semelhantes no seu processo de desenvolvimento. Este trabalho apresenta uma comparação entre os processos propostos pelos métodos ágeis Extreme Pro-gramming (XP), Scrum e Feature Driven Development (FDD), assim como suas vantagens e desvantagens, suas principais características, pontos positivos e falhas, de forma a auxiliar a equipe de desenvolvimento na escolha do método que melhor se adapte a suas expectati-vas. No estudo comparativo foram adotados critérios para servirem de base na identificação das atividades propostas pelos Métodos Ágeis sugeridas pelo Desenvolvimento Incremen-tal. Este trabalho oferece o conteúdo necessário ao auxilio de tomada de decisão que pode intervir na escolha de uma metodologia especifica a um processo ou projeto especifico de uma equipe de desenvolvimento de software. Palavras-chave: Metodologias Ágeis, extreme Programming, Engenharia de Software. Introdução As metodologias ágeis são uma resposta às chamadas metodologias pesadas ou tra-dicionais. Mesmo com consideráveis evoluções no desenvolvimento de software ao longo dos anos como grandes avanços e transformações em termos teóricos relacionados às técni-cas, modelos, ferramentas e metodologia de engenharia de software, a entrega de projeto de software em prazos e custos acordados nem sempre é cumprida. Processos orientados à do-cumentação para o desenvolvimento são de certa forma fatores limitadores a equipe. Para auxiliar os profissionais em tecnologia interessados na utilização da abordagem ágil, este trabalho compara: Extreme Programming, Scrum e Feature Driven Development. Resultados e Considerações Finais Cada método ágil possui características que influenciam no funcionamento e no desenvolvimento do projeto de software. Algumas delas podem ser encontradas em vários métodos e outras são específicas. A seguir é apresentado um estudo comparati-vo, realizado por Abrahamsson et al (2002). XP Pontos Chaves: Desenvolvimento dirigido pelo cliente, equipes pequenas e versões freqüentes. Principais características: Refatoração do sistema melhora o desempenho e é responsável pelas mudanças. Falhas:Pouca atenção no uso de prática de gerenciamento. SCRUM Pontos Chaves:Pequeno, auto-organizável, ciclo de desen. de 30 dias.

5 Nome do Pesquisador(Aluno): Mauricio Keniti Azuma Nome do Orientador: Ruy Nishimura Titulação do Orientador: Professor Instituição: Centro Universitário Filadélfia-UniFil Sistema Imobiliário Web Este trabalho apresenta a proposta de análise e desenvolvimento de um sistema web, o SIW - Sistema Imobiliário Web. O projeto propõe uma melhoria no relacionamento da empresa com seus clientes ao promover o acesso às informações de forma automatizada e com menor incidência de erros e inconsistências. Além desta característica principal, o sistema permitirá a divulgação comercial do empreendimento por meio de descrição e visualização dos imóveis. Por se tratar de um sistema de controle gerencial espera-se o amplo controle das informações pertinentes aos contratos de locação gerenciados pela empresa. Os recursos utilizados para o desenvolvimento do sistema foram o Rational Unified Process (RUP) para o processo de desenvolvimento de software e a Unified Modeling Language (UML) na modelagem do módulo de integração do sistema. A linguagem de programação adotada foi o J2EE. Por se tratar de aplicação baseada na web, foi utilizado o Apache TomCat 6 como servidor de aplicações web e o banco de dados MySQL 5.0 como sistema gerenciador de banco de dados. Como ferramentas de desenvolvimento foram utilizadas o Eclipse 3.4 como editor de códigos Java e o SQLyog para definição e manipulação (DDL e DML) das tabelas e dados no banco de dados. A implementação do sistema web proposto neste projeto possibilitou a automação dos processos de gerenciamento operacionais com alto desempenho. Palavras-chave: sistema imobiliário web, gerenciamento imobiliário, controle gerencial.

6 Nome do Pesquisador(Aluno): CRISTIANE CONNINCK DE ALMEIDA Nome do Orientador: NELMA CAMELO ARAUJO Titulação do Orientador: MESTRE Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA ANÁLISE DO SISTEMA DE ROTULAGEM EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS Esta pesquisa discorre sobre os elementos de Arquitetura da Informação (AI), mais especificamente as etiquetas/rótulos, baseados em procedimentos de descrição física e temática que possam contribuir com a organização dos documentos armazenados em repositórios digitais institucionais. O objetivo deste trabalho foi analisar os elementos da organização dos conteúdos dispostos nos rótulos de três repositórios institucionais brasileiros, que são: BDBComp da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o da Biblioteca Digital da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da UNITAU (Universidade de Taubaté) Ciências Agrárias. Sobre a Arquitetura de Informação, Roselfeld e Morville (2002), descrevem como aquela que emprega os sistemas de organização, navegação, rotulagem e busca, para estruturação das informações, visando à criação de estruturas digitais que priorizam a organização descritiva, temática, representacional, visual e navegacional de informações. Em cada repositório estudado foram analisadas e observadas as páginas iniciais e internas dos sites. Foi observado separadamente os esquemas e as estruturas de organização da informação dos repositórios. Os critérios analisados foram: organização (principal ou secundária); esquema (exato alfabético, exato cronológico, ambíguo tópico ou ambíguo orientado ao público); procedimento (catalogação, classificação ou indexação).o resultado da análise mostrou que existem diferenças na organização dos repositórios diretamente relacionadas às ferramentas utilizadas. Todos utilizam o Dspace, identificouse que seus rótulos estão organizados por comunidades, subcomunidades e coleções, que indicam as categorias para o armazenamento dos documentos. Nos repositórios avaliados, todos utilizam o Dspace, esta ferramenta facilita a identificação da organização principal e consequentemente suas comunidades, subcomunidades e coleções, que indicam as categorias para o armazenamento dos documentos. Na maioria das vezes, a organização principal, acaba seguindo a classificação de unidades de pesquisa da universidade responsável pelo repositório. As comunidades e subcomunidades dos repositórios que empregam esta ferramenta são utilizadas com a finalidade de estabelecer hierarquias para agrupar coleções de documentos. Palavras-chave: Repositório institucional. Sistema de rotulagem.

7 Nome do Pesquisador(Aluno): Hilson Batista de Souza Junior Nome do Orientador: Lupercio Luppi Titulação do Orientador: Mestre Instituição: Centro Universitário Filadélfia- UniFIL Sistema para Documentação de Rede Local de Computadores SDRLC Este trabalho apresenta a proposta de um sistema para documentar todos os itens que compõem uma rede local de computadores. O escopo deste projeto envolve desde o administrador de um segmento de rede, passando por portas lógicas, switches, mapas ou desenhos e toda infra-estrutura de rede de computadores. Dentre as funcionalidades do sistema proposto destacam-se o cadastro dos itens necessários para o gerenciamento e manutenção de cada um dos segmentos da rede de computadores. Disponibilizara o histórico das manutenções realizadas em cada segmento de rede, os dados e testes iniciais efetuados quando no momento de sua instalação, entrada em funcionamento e liberação ao usuário. O sistema possibilita também, que o gerente ou encarregado do setor acompanhe os procedimentos de manutenção, implantação e expansão realizadas em cada um dos segmentos da rede. O SDRLC estará disponível tanto com a interface Web, para acesso por meio da Internet, como a interface console que permitirá a utilização do sistema a partir de aplicação específica. A arquitetura baseia-se em linguagem Java, por se tratar de uma linguagem de alto nível e simples, independente de arquitetura, segura e bem estruturada, alem de atender às interfaces web e console. O armazenamento das informações do sistema será feito em um banco de dados ORACLE em sua versão Database Express Edition, e o desenvolvimento será realizado com a ferramenta XSEED JAVA INNOVATION por se tratar de um framework especial de alta produtividade adotado pela empresa onde o sistema está sendo proposto. A análise e modelagem do sistema foi feita segundo os princípios da Unified Modeling Language (UML) e o processo de desenvolvimento utilizado foi o Processo Unificado Rational Unified Process (RUP). Palavras-chave: Cadastro de rede, ORACLE, JAVA, INNOVATION, UML, RUP

8 Nome do Pesquisador(Aluno): Bruno de Castro Souza Nome do Orientador: Roberto Yukio Nishimura Titulação do Orientador: Instituição: Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL SCE - Sistema de Controle de Estoque Resumo: Este trabalho apresenta a proposta de desenvolvimento de um sistema para controlar as rotinas do controle de estoque para uma empresa do que está no mercado há 10 anos, prestando serviços de suporte, manutenção e venda de computadores. O desenvolvimento do software tem como finalidade a criação de um controle de estoque que possa ser operado por usuários que não necessariamente tenham conhecimento avançado de tecnologia. O sistema proposto é mono-usuário e será implantado em um servidor não dedicado que armazenara o banco de dados e o aplicativo propriamente dito. A arquitetura do sistema a ser utiliza é model-view-controller, MVC é um padrão de arquitetura de software. Com o aumento da complexidade das aplicações desenvolvidas torna-se fundamental a separação entre os dados (Model) e o layout (View). Desta forma, alterações feitas no layout não afetam a manipulação de dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar o layout. A plataforma tecnológica proposta para o sistema foi o Java por se tratar de um ambiente de código aberto e pela significativa evolução de sua utilização nos últimos anos além da portabilidade que permite que a aplicação seja implementada em qualquer ambiente operacional que suporte maquinas virtuais do Java. O Processo de engenharia de software adotado foi o Rational Unified Process - RUP e tem como objetivo assegurar a produção de software seguindo padrões de qualidade mundialmente aceitos e que satisfaça as necessidades dos usuários finais do sistema obedecendo prazos e orçamentos previstos. O armazenamento de dados será feito no Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD - Mysql que utiliza a linguagem estruturada de consultas SQL (Structured Query Language) para definição e manipulação dos dados. A análise e modelagem do projeto seguiram os padrões da Unified Modeling Language - UML (Linguagem Unificada de Modelagem), com a diagramação produzida a partir do Rational Rose. Palavras-chave: Sistema de Controle de Estoque, UML, Java, Mysql

9 Nome do Pesquisador(Aluno): Nelson Henrique Zanete Nome do Orientador: Sergio Tanaka Titulação do Orientador: mestre Instituição: Centro Universitário Filadélfia - Unifil Curso para apresentação: APLICAÇÃO DE UM MODELO SEMÂNTICO DE METADATA NA ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS Este trabalho apresenta um modelo de organização dos documentos e ou artefatos referentes ao projeto. Aborda alguns problemas de interoperabilidade técnica e semântica e sugere soluções tecnológicas viáveis para minimizá-los. A idéia básica consiste em organizá-los como uma aplicação web padrão e em seguida adicionar metadata para prover localização, troca e recuperação de informações aliado a significado preciso de termos. A tecnologia empregada a este propósito, o Resource Description Framework (RDF), permite adicionar declarações, sinônimos e palavras que não estão presentes nos artefatos, mas que são pertinentes a eles. Para evitar confusões entre definições conflitantes do mesmo termo, aplicou-se a facilidade de namespace que nada mais é do que um modo, para amarrar um uso específico de uma palavra dentro de um contexto, para o lugar onde a definição pretendida será encontrada. Formas alternativas de esquemas e modelos para um mesmo conjunto de artefatos foram definidas e submetidas ao parser. Com uma abordagem simples foi possível usar banco de dados relacional para comportar os resultados do parser e facilitar a extração de informações sob várias perspectivas. Palavras-chave: RDF; metadata; Engenharia de Software

10 Nome do Pesquisador(Aluno): Alexandre Consoli Andrich Nome do Orientador: Lupercio Fuganti Luppi Titulação do Orientador: Mestre Instituição: Centro Universitário Filadélfia-UniFil Sistema de Gerência de Servidores O Sistema de Gerência de Servidores está sendo desenvolvido para o setor de Tecnologia da Informação Suporte de uma empresa do ramo de telecomunicações e tem o objetivo principal de documentar toda a rede de servidores da empresa, facilitando com isso a administração dos equipamentosas principais funcionalidades do sistema são as gerências de servidores, o controle e acompanhamento dos backups, contratos de manutenção, responsáveis técnicos dos servidores, ordens de serviço para manutenção e também a geração de relatórios. Entre os principais relatórios estão o de servidores, contendo informações relevantes como endereço ip, tipo de banco de dados, sistema operacional, quantidade de memória principal e secundária e o relatório de downtime de servidores, onde é mostrado em forma de gráfico o tempo que o servidor ficou fora do ar em uma determinada manutenção.o sistema proposto será executado em um ambiente web em forma de servlets a partir do servidor web. A versão utilizada do servidor web é o Tomcat, versão 5.5 e a linguagem/tecnologia utilizada é o JAVA na sua versão 5.Como banco de dados foi escolhido o Oracle XE, na versão 10g por se tratar de um gerenciador de banco de dados que oferece os recursos necessários e principalmente por se tratar da solução já adotada para os demais sistemas da empresa. Para o desenvolvimento do código Java está sendo usada a ferramenta XSEED INNOVATION, que é utilizada pelos desenvolvedores da empresa. As classes de aplicação no XSEED INNOVATION são divididas em três camadas (Camada de Persistência, Camada de Negócios e Camada de Interfaces) e sete categorias:. Estas camadas se encontram devidamente documentadas no trabalho.na modelagem do sistema será usado a Unified Modeling Language (UML) e como processo de desenvolvimento será utilizado o software Rational Unified Process (RUP). Palavras-chave: Servidores, TOMCAT, ORACLE, JAVA, XSEED INNOVATION, UML, RUP

11 Nome do Pesquisador(Aluno): Maykon Dí Cézaris Ribeiro Martins Nome do Orientador: Lupercio Luppi Titulação do Orientador: Prof. Instituição: Centro Universitário Filadélfia-UNIFIL SCAD - Sistema de Controle de Arquivos Digitais O presente projeto de estágio propõe análise e o desenvolvimento de um software para gerenciamento de arquivos digitalizados, ou seja, um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos. O sistema proposto proporciona a catalogação dos arquivos da empresa em uma base de dados, para que seja possível cadastrar, excluir, consultar e editar as informações relacionadas aos arquivos e tipos de documentos melhorando o processo de busca e contribuindo para uma melhor organização dos documentos dentro da empresa. Com a utilização desse novo sistema espera-se que a empresa possa otimizar o tempo de busca e alcançar uma melhoria na agilidade de recuperação de documentos, uma vez que o processo atual de procura de documentos é feito de forma manual o que tem se demonstrado extremamente moroso. O Sistema de Controle de Arquivos Digitalizados (SCAD) é uma aplicação web que tem como finalidade catalogar todos os documentos que são emitidos e recebidos pela empresa, e oferecer um mecanismo de busca simples e eficiente onde o usuário poderá buscar e atualizar informações além de possibilitar a impressão dos documentos armazenados, ou ainda salvar uma cópia do documento. O acesso ao sistema é feito mediante autenticação no formato login/senha, e esse mecanismo se mostra suficiente para o nível de segurança proposto para o acesso aos arquivos. O projeto será desenvolvido tendo como base o conceito de desenvolvimento de software orientado a objeto, o processo de desenvolvimento proposto é baseado no RUP (Rational Unified Process), e a diagramação segue os padrões estabelecidos pela UML (Unified Modelling Language). As linguagens utilizadas foram PLSQL, JAVA - JSP utilizando JSF (Java Server Faces), também as bibliotecas JSTLS, javascript e Ajax implementados no Oracle Portal, para a criação de páginas HTML dinâmicas. O servidor de aplicações web, o IAS (Internet Application Server WEBLOGIC). Os dados são armazenados em uma base de dados ORACLE10g. Palavras-chave: GED, Documento Eletrônico, JAVA.

12 Nome do Pesquisador(Aluno): Thiago Capistrano Moreira Nome do Orientador: Sandro Teixeira Pinto Titulação do Orientador: Pós-Graduado em Engenharia de Software Instituição: Centro Universitário Filadélfia- Unifil S.O.S SISTEMA DE ORDEM DE SERVIÇO Este trabalho tem como objetivo propor um sistema para automatizar e otimizar as tarefas de gerenciamento e controle de ordens de serviço que atualmente são realizadas manualmente. O procedimento atual tem se mostrado insuficiente para a empresa pois é bastante suscetível a erros, desta forma o presente projeto tem a intenção de oferecer um maior controle sobre as dificuldades mais comuns apresentadas pelos usuários, reduzindo o tempo gasto na solução dos chamados abertos. O sistema proposto tem como características principais o controle de usuários, controle de computadores, controle de periféricos, controle de setores, além da emissão de relatórios gerenciais. Para acompanhamento das Ordens de Serviço o sistema permitirá a abertura e enceramento de ordem de serviço e o nível de acesso para os usuários será feito por meio de autenticação no formato login e senha. O sistema será uma aplicação desktop desenvolvida na linguagem Java na versão Java 2 Standard Edition (J2SE) utilizando a arquitetura Model-View-Controller (MVC) e também utilizado o Data Access Object (DAO) para persistência de dados e Java Database Connectivity (JDBC) para realizar a conexão entre sistema e banco de dados MySql na versão 5. Para desenvolvimento do sistema proposto será utilizado o Integrated Development Environment (IDE) Eclipse versão 3.2 e para o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) SQLyog na versão A modelagem do sistema foi feita seguindo o padrão da Unified Modeling Language (UML) fazendo uso da ferramenta case Rational Rose na versão 7 que irá auxiliar no processo de construção do projeto. O processo para desenvolvimento adotado será o Rational Unified Process (RUP). A implementação do sistema será feita na arquitetura clienteservidor onde os usuários terão acesso à aplicação servidor por meio do Xcopy e as estações deverão ter instalado o Java SE Runtime Environment (JRE). Palavras-chave: Sistema OS, Aplicações Java, Ordem de Serviço, Controle de Ordem de Serviço.

13 Nome do Pesquisador(Aluno): Alexandre Aparecido de Brito Nome do Orientador: Lúcio Kamiji Titulação do Orientador: Mestre Instituição: Centro Universitário Filadélfia -UniFil Controle de Atendimento a Clientes (CAC) Este trabalho apresenta a proposta de um sistema para controlar ordens de serviço de uma empresa que atua do ramo de programação visual (Impressão digital, adesivagem e confecção de banners). Dentre as funcionalidades propostas estão cadastros elementares, tais como: abertura de ordem de serviço, lançamento de orçamentos, acompanhamento, cadastro de clientes, cadastro de fornecedores, e demais recursos. O sistema possibilita armazenar um histórico para consultas e controle interno, dessa forma automatizando o processo que atualmente é manual. A execução do sistema é feita diretamente pelo Desktop do usuário final. A arquitetura cliente-servidor baseia-se na comunicação entre a linguagem da interface e a base de dados MySQL. A linguagem de programação utilizada foi Java. Na modelagem do sistema foi utilizado a Unified Modeling Language (UML) com a finalidade de ter um bom entendimento da arquitetura do software. O processo de desenvolvimento de software foi utilizado o Rational Unified Process (RUP) passando pelas 4 (quatro) fases (iniciação, elaboração, construção e transição) e por 5 (cinco) disciplinas do processo (Requisitos, Analise e Design, Implementação, Testes e Implantação). Palavras-chave: Programação Visual, MySQL, Java, UML, RUP.

14 Nome do Pesquisador(Aluno): Leonardo Rodrigues da Silva Nome do Orientador: Ruy Nishimura Titulação do Orientador: Mestre Instituição: Centro Universitário Filadélfia - UniFil Inet Control Este trabalho apresenta a proposta de um sistema para controlar com mais eficácia a abertura e fechamento de ordens de serviço, que são cadastradas em uma assistência técnica, em geral essas ordens de serviço são abertas para a manutenção preventiva e reparação de micro computadores. O escopo do projeto envolve as funções de: cadastro de equipamento, que seria o equipamento encaminhado pelo cliente para reparo, cadastro de peças que são as peças utilizadas (caso haja necessidade) na manutenção do equipamento, cadastro de clientes e cadastro de ordem de serviço. Dentre as funcionalidades destacam-se os procedimentos de abertura e fechamento das ordens de serviço cadastradas no sistema, além da emissão de relatórios.a implantação do sistema propõe um maior controle e eficácia nos procedimentos gerais de uma empresa especializada em assistência técnica de micro-computadores, com a intenção de facilitar e agilizar o processo de cadastramento e controle de ordens de serviço e cliente.a interface do sistema baseia-se na linguagem de programação JAVA fazendo o uso o kit de desenvolvimento (JDK) na sua versão 1.7. A escolha desta linguagem se deve ao fato de ser uma tecnologia totalmente gratuita, ambiente de desenvolvimento e editores também. A tecnologia JAVA suporta processamento paralelo múltiplo (Multi-Thread) e é uma linguagem totalmente portável, o mesmo código funciona em diversas plataformas sem a necessidade de alteração de código. Os dados serão armazenados em uma base de dados MySql na versão 5.0 e atualmente dois gerenciadores de estão sendo usados o MySql Query Browser e o Navicat 8 for MySql.Na modelagem do sistema foi utilizado a Unified Modeling Language (UML), a versão 2.0 é uma melhoria substancial da arquitetura básica, acertando muitas das definições fundamentais e melhorando o alinhamento com outras tecnologias importantes patrocinadas pelo OMG. Como processo de desenvolvimento foi utilizado Rational Unified Process (RUP) é um processo de engenharia de software. Ele oferece uma disciplina para assumir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento. Seu objetivo é assegurar a produção de software de alta qualidade que satisfaça as necessidades de seus usuários finais. Palavras-chave: Sistema de Ordem de Serviço, RUP, UML, MySql, NetBeans.

15 Nome do Pesquisador(Aluno): Thiago Leopoldo Zambrin Nome do Orientador: Simone Tanaka Titulação do Orientador: Mestre Instituição: Centro Universitário Filadélfia-Unifil CVSJ - Controle de Venda de Semi Jóias Este trabalho apresenta a proposta de um sistema para gerenciar os processos compra venda e controle de estoque, de uma empresa que trabalha com semi-jóias, anéis, brincos, pulseiras em geral.o escopo do projeto envolve as funções de cadastro de mercadoria, cadastro de fornecedor, cadastro de cliente, e emissão de relatórios.dentre as varias funções deste sistema destaca-se o sistema de venda que será feita através de leitor de código de barras. A implantação deste sistema propõe um maior controle dos processos gerenciais da empresa assim facilitando o controle de estoque das mercadorias, uma organização no cadastro dos clientes fornecedores e mercadoria, e uma maior agilidade na comercialização dos produtos.a interface do sistema é baseada em solução para computadores móveis (note-book) uma vez que cada vendedor da empresa terá seu estoque próprio e a sua mão.o sistema será desenvolvido em linguagem de programação JAVA com kit de desenvolvimento (JDK) na versão 1.6. A escolha dessa linguagem se da por ela ser gratuita, por obter ferramentas desenvolvedoras também gratuitas além de ser uma tecnologia dinâmica, segura e por suportar processamento paralelo múltiplo (Mult-Threaded) o mesmo código funciona em diversas plataformas.a base de dados será o MySQL 5.0 também por obter uma versão gratuita e para gerenciamento do banco será usado o SQLyog.A ferramenta de desenvolvimento (IDE) usada será o NetBeans 6.0, este software foi adotado por ser de fácil manuseio e por meus conhecimentos.na modelagem foi utilizado a Unified Modeling Language (UML) na versão 2.0, permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas personalizados, melhorando o alinhamento com outras tecnologias. Como processo de desenvolvimento foi usado Rational Unified Process (RUP), Seu objetivo e assegurar a produção de softwares de alta qualidade. Palavras-chave: cvsj

16 Nome do Pesquisador(Aluno): Fernanda Azevedo Tiburcio Nome do Orientador: Sandro Teixeira Pinto Titulação do Orientador: Especialista Instituição: Centro Universitário Filadélfia -UniFil Sistema de Vendas a Prazo - SVP Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um software de controle de recebimentos de vendas a prazo. O projeto esta sendo proposto em uma empresa comercial que atua no segmento de artigos de uso pessoal, como roupas, bolsas, e artigos infantis. O escopo do projeto visa atender a necessidade do estabelecimento em controlar os recebimentos das vendas que são realizadas a prazo, para tanto o sistema propõe um controle de clientes e produtos; Além dos cadastros essenciais a movimentação de venda, tão bem quanto os pagamentos efetuados serão controlados pelo sistema por meio de um histórico financeiro de cada cliente para consultas onde é possível, também, a emissão relatórios para acompanhamento do controle financeiro. O sistema visa atender principalmente a gerência, que necessita de informações sobre os recebimentos a prazo. A aplicação será para Desktop e o ambiente de produção contará com um servidor para execução da aplicação e que também será responsável pelo banco de dados. O acesso ao sistema será feito por meio de um terminal em uma arquitetura cliente-servidor. O sistema foi desenvolvido na linguagem de programação Java com a ferramenta NetBeans 6.7, e como banco de dados foi utilizado o MySQL Server 5.1, para modelagem do sistema foi utilizado a Unified Modeling Language (UML) 2.0 e como ferramenta de modelagem foi utilizado o IBM Rational Rose Enterprise Edition 7.0.0, como processo de desenvolvimento foi utilizado o Rational Unified Process (RUP) Palavras-chave: Controle financeiro. Vendas a prazo. Aplicação Desktop

17 Nome do Pesquisador (Aluno): Mateus Siqueira Pio Nome do Orientador: Roberto Yukio Nishimura Titulação do Orientador: Professor Especialista Instituição: Centro Universitário Filadélfia-UniFil Gerenciamento de Estoque Este trabalho apresenta a proposta de um sistema para controle de estoque de um depósito de materiais para construção. O escopo do projeto envolve algumas funções como cadastros, controle de entrada e saída de produtos e relatórios de vendas. Dentre as funcionalidades propostas estão os cadastros para a operação do sistema, disponibilidade de produto para venda e situação de estoque. O sistema possibilita, também, o gerenciamento de funcionários da empresa, possibilitando ao gerente, verificar as vendas de cada um dos funcionários através de relatórios. O sistema possui interface desktop. Utilizando banco de dados MySql, e a linguagem Java que são duas tecnologias muito utilizadas hoje no setor da informática. O sistema não visa a implantação e geração de notas fiscais, somente pretende dar uma melhor condição de gerenciamento do estoque e dos funcionários, disponibilizando um controle mais preciso ao gerente da empresa. Na modelagem do sistema foi utilizado a Unified Modeling Language (UML) através da ferramenta JUDE community e como processo de desenvolvimento de software foram utilizados vários recursos de diversas metodologias ágeis como SCRUM, XP (Extreme Programming) e também do RUP (Rational Unified Proccess). Palavras-chave: Gerenciamento de estoque, controle de estoque, UML, XP, SCRUM, RUP, JUDE, JAVA, MySql.

18 Nome do Pesquisador(Aluno): Marcus Vinicius Romero Nome do Orientador: Ruy Nishimura Titulação do Orientador: Instituição: Centro Universitário Filadélfia- UNIFIL SGA Sistema de Gerenciamento de Armarinhos Este trabalho apresenta a proposta de um sistema para gerenciar uma loja de aviamentos tambem conhecida popularmente como armarinhos. Como na maioria das lojas o controle é precario o SGA ajudará a gerenciar as operações mais basicas como gerenciar seus funcionarios, clientes e fornecedores,o SGA tambem ajudará a controlar seus produtos e estoque cadastrando e excluindo os produtos existentes no mercado e registrando a quantidade incluida e retirada no estoque, armazenando os dados para consultas posteriores. O sistema de registrar vendas será automatizado com o controle de estoque, dando as baixas e tambem guardando no banco os dados utilizados, como o funcionario que efetuo a venda, o produto que está sendo vendido, a quantidade comprada e tambem mais não obrigatorio o cliente que está comprando, os dados serão usados posteriormente para a criações de relatorios. O SGA conta com uma interface para Desktop. A interface e a arquitetura baseia-se na comunicação entre a linguagem de programação Java 1.6 e a base de dados MySQL 5.0.Como ferramentas de desenvolvimento em JAVA foi utilizado o IDE Eclipse 3.4, para definição e manipulação (DDL e DML) das tabelas e dados no banco de dados foi utilizado o SQLyog v7.02. A implementação do sistema em java aplicado nesse projeto possibilita-rá a migração do SO do Desktop da loja atualmente em Windows para o Linux reduzindo assim gastos com a licensa do mesmo. Na modelagem do módulo de integração do sistema foi utilizado a Unified Modeling Language (UML) e como processo de desenvolvimento de software foi utilizado o Rational Unified Process (RUP). Palavras-chave: Armarinhos

19 Nome do Pesquisador(Aluno): WILIAM RENATO BERTONCINI Nome do Orientador: LÚCIO KAMIJI Titulação do Orientador: ESPECIALISTA Instituição: Centro Universitário Filadélfia-UNIFIL DIÁRIO DE CLASSE EM DISPOSITIVO MÓVEL Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova solução de serviço para instituições de ensino, e por conseqüência agilizar as atividades de preenchimento do diário de classe e o lançamento das notas dos discentes.com a implantação do sistema, existe a perspectiva de redução dos erros e retrabalhos inerentes a atividade docente de registro de presenças e notas, o que supõe uma melhoria na qualidade dos serviços.o sistema será instalado em dispositivos móveis, como smartphone e PDA, e possibilitará o docente lançar diariamente a freqüência dos discentes em sala de aula, e lançar periodicamente as notas referentes às avaliações e trabalhos dos mesmos.a vantagem mais trivial da mobilidade é, logicamente, a possibilidade de acessar dados em qualquer lugar e a qualquer momento. Mas as vantagens não param por aí. Com sistemas móveis bem planejados, é possível:- Otimizar o tempo, já que você terá um sistema ao seu lado que lhe dará informações precisas de forma imediata. Além disto, seu sistema poderá enviar e receber informações remotamente, dispensando seu deslocamento para outros locais para receber tais dados.- Aumentar a produtividade, já que, em vez de escrever em papel (que teria que ser redigitado), você escreverá num formato digital, podendo retransmitir as informações para outros dispositivos / sistemas de forma automática e instantânea.para o desenvolvimento será utilizada a linguagem C# com a IDE do Microsoft Visual Studio O sistema será executado no sistema operacional WINDOWS MOBILE.A troca de informações entre os dispositivos móveis e os servidores da instituição de ensino será através de arquivos XML ( extensible Markup Language ) e Web Services. Palavras-chave: MOBILIDADE, PDA, WINDOWS MOBILE

20 Nome do Pesquisador(Aluno): Ernani Guilherme Groff Moura Nome do Orientador: Lúcio Kamiji Titulação do Orientador: Especialista Instituição: Centro Universitário Filadélfia-UniFil Desenvolvimento de um Jogo em Java O projeto tem como objetivo desenvolver um jogo simples e divertido para que a empresa possa utilizar para comercialização, pois a mesma está visando entrar nessa área de jogos para celular.apesar de não ser um jogo com gráficos muito avançado como os vistos hoje em dia, o game visa mais a diversão do usuário, pois é um jogo com gráficos simples e fácil de controlar. O projeto não visa algo tão complexo, como os jogos para os celulares mais avançados, mas também não algo tão simples, como os celulares que não tem suporte para a linguagem Java.O jogo será um jogo de corrida aonde o objetivo é simples. Fazer a maior pontuação possível. O jogador irá pontuando de acordo com a distância percorrida na pista até que ele bata o carro em algum obstáculo na pista. A dificuldade vai aumentado de acordo com o aumento da pontuação do jogador. Terá um ranking das cinco melhores pontuações. Palavras-chave: Java, game, celular, jogos

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

QUESTINAMENTOS AO EDITAL DE CONCORRÊNCIA 01/2013

QUESTINAMENTOS AO EDITAL DE CONCORRÊNCIA 01/2013 QUESTINAMENTOS AO EDITAL DE CONCORRÊNCIA 01/2013 Prezados Senhores da comissão de licitação da UENF, seguem alguns questionamentos acerca do edital de concorrência 01/2013 para esclarecimentos: 1. ANEXO

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES Alexandre Egleilton Araújo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil araujo.ale01@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

**Docentes do Centro Universitário Filadélfia- Unifil. computação@unifil.br

**Docentes do Centro Universitário Filadélfia- Unifil. computação@unifil.br COMPARATIVO DE PRODUTIVIDADE ENTRE UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE COM A ABORDAGEM DE LINHA DE PRODUTO DE SOFTWARE COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRADICIONAL.(2011) **Docentes

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Aplicação Prática de Lua para Web

Aplicação Prática de Lua para Web Aplicação Prática de Lua para Web Aluno: Diego Malone Orientador: Sérgio Lifschitz Introdução A linguagem Lua vem sendo desenvolvida desde 1993 por pesquisadores do Departamento de Informática da PUC-Rio

Leia mais

Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate

Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate Tiago Peres Souza 1, Jaime Willian Dias 1,2 ¹Universidade paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil tiagop_ti@hotmail.com 2 Universidade

Leia mais

Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate

Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate Luis Gustavo Zandarim Soares 1, Késsia Rita da Costa Marchi 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paraná PR Brasil luisgustavo@live.co.uk,

Leia mais

Ferramenta de apoio a gerência de configuração de software. Aluno: Rodrigo Furlaneto Orientador: Everaldo Artur Grahl

Ferramenta de apoio a gerência de configuração de software. Aluno: Rodrigo Furlaneto Orientador: Everaldo Artur Grahl Ferramenta de apoio a gerência de configuração de software Aluno: Rodrigo Furlaneto Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro de apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Gerência de Configuração

Leia mais

Aplicativo web para definição do modelo lógico no projeto de banco de dados relacional

Aplicativo web para definição do modelo lógico no projeto de banco de dados relacional Aplicativo web para definição do modelo lógico no projeto de banco de dados relacional Juarez Bachmann Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA Autores: Claudiléia Gaio BANDT; Tiago HEINECK; Patrick KOCHAN; Leila Lisiane ROSSI; Angela Maria Crotti da ROSA Identificação autores: Aluna do Curso

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

PROJETO DE FÁBRICA DE SOFTWARE

PROJETO DE FÁBRICA DE SOFTWARE FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE Departamento de Sistemas de Informação PROJETO DE FÁBRICA DE SOFTWARE Denise Xavier Fortes Paulo Afonso BA Agosto/2015 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PERFIS FUNCIONAIS...

Leia mais

O CONCEITO DE TDD NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

O CONCEITO DE TDD NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE O CONCEITO DE TDD NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Renan Leme Nazário, Ricardo Rufino Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR - Brasil renazariorln@gmail.com, ricardo@unipar.br Resumo. Este artigo

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

ABORDAGEM DE FRAMEWORKS PARA JSF QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

ABORDAGEM DE FRAMEWORKS PARA JSF QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ABORDAGEM DE FRAMEWORKS PARA JSF QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Amarildo Aparecido Ferreira Junior 1, Ricardo Ribeiro Rufino 1 ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil aapfjr@gmail.com

Leia mais

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC 1 Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC Edilberto Silva 1, André Luiz (1012545), Andreia Pereira da Silva (1012547) Carlos Alberto (1012206), Humberto César de Carvalho

Leia mais

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado O NetPublisher é um sistema de gerenciamento de portais e websites corporativos (intranets ou extranets), apropriado para pequenas, médias e grandes empresas. O conteúdo do website pode ser atualizado

Leia mais

SISTEMA DE AGENDAMENTO E GERENCIAMENTO DE CONSULTAS CLÍNICAS

SISTEMA DE AGENDAMENTO E GERENCIAMENTO DE CONSULTAS CLÍNICAS SISTEMA DE AGENDAMENTO E GERENCIAMENTO DE CONSULTAS CLÍNICAS Pablo dos Santos Alves Alexander Roberto Valdameri - Orientador Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Motivação Revisão bibliográfica

Leia mais

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 4.1 Motivação Sistemas de Informação são usados em diversos níveis dentro de uma organização, apoiando a tomada de decisão; Precisam estar

Leia mais

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor Sistema de Gerenciamento de Loja - SIGEL Documento de Visão Versão 1.0.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 13/01/2011 0.1 Versão preliminar do levantamento de requisitos funcionais e não

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Engenharia de Requisitos Exemplo 1 Reserva de Hotel 1. INTRODUÇÃO Este

Leia mais

EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA

EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA Autores : Jeferson BOESING; Tiago HEINECK; Angela Maria Crotti da ROSA; Leila Lisiane ROSSI Identificação

Leia mais

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF Guilherme Macedo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil guilhermemacedo28@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre ESL2/2008. Projeto Agenda Saúde Requisitos e Modelagem UML

Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre ESL2/2008. Projeto Agenda Saúde Requisitos e Modelagem UML Projeto Agenda Saúde Requisitos e Modelagem UML Histórico de Revisão Versão 0.1 Data 01/06/09 Revisor Descrição Versão inicial Sumário 1. Introdução...4 1.1 Visão geral deste documento...4 1.2 Módulos

Leia mais

EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA

EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA Jeferson Boesing 1 ; Tiago Heineck 2 ; Angela Maria Crotti da Rosa 3 ; Leila Lisiane Rossi 4 INTRODUÇÃO Alunos

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Sistemas de Informação 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Sistemas de Informação 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Sistemas de Informação 2011-2 SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA Alunos: WERNECK,

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Banco de Dados de Músicas. Andre Lima Rocha Campos Osório Pereira Carvalho

Banco de Dados de Músicas. Andre Lima Rocha Campos Osório Pereira Carvalho Banco de Dados de Músicas Andre Lima Rocha Campos Osório Pereira Carvalho Definição Aplicação Web que oferece ao usuário um serviço de busca de músicas e informações relacionadas, como compositor, interprete,

Leia mais

SISTEMA DE WORKFLOW PARA MODELAGEM E EXECUÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE. Aluno: Roberto Reinert Orientador: Everaldo A. Grahl

SISTEMA DE WORKFLOW PARA MODELAGEM E EXECUÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE. Aluno: Roberto Reinert Orientador: Everaldo A. Grahl SISTEMA DE WORKFLOW PARA MODELAGEM E EXECUÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE Aluno: Roberto Reinert Orientador: Everaldo A. Grahl Roteiro de apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Workflow Processo

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

Documento de Análise e Projeto VideoSystem

Documento de Análise e Projeto VideoSystem Documento de Análise e Projeto VideoSystem Versão Data Versão Descrição Autor 20/10/2009 1.0 21/10/2009 1.0 05/11/2009 1.1 Definição inicial do documento de análise e projeto Revisão do documento

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

UML 2. Guia Prático. Gilleanes T.A. Guedes. Novatec. Obra revisada e ampliada a partir do título Guia de Consulta Rápida UML 2

UML 2. Guia Prático. Gilleanes T.A. Guedes. Novatec. Obra revisada e ampliada a partir do título Guia de Consulta Rápida UML 2 UML 2 Guia Prático Gilleanes T.A. Guedes Obra revisada e ampliada a partir do título Guia de Consulta Rápida UML 2 Novatec capítulo 1 Introdução à UML A UML (Unified Modeling Language ou Linguagem de Modelagem

Leia mais

Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia

Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia Jeverson Siqueira 1, Wallace Caldeira 1, Jorge Aikes Junior 1 1 Ciência da Computacão Faculdades Anglo Americano de Foz do Iguaçu

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

FERRAMENTA WEB PARA MODELAGEM LÓGICA EM PROJETOS DE BANCOS DE DADOS RELACIONAIS

FERRAMENTA WEB PARA MODELAGEM LÓGICA EM PROJETOS DE BANCOS DE DADOS RELACIONAIS FERRAMENTA WEB PARA MODELAGEM LÓGICA EM PROJETOS DE BANCOS DE DADOS RELACIONAIS PAULO ALBERTO BUGMANN ORIENTADOR: ALEXANDER ROBERTO VALDAMERI Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

Dado: Fatos conhecidos que podem ser registrados e têm um significado implícito. Banco de Dados:

Dado: Fatos conhecidos que podem ser registrados e têm um significado implícito. Banco de Dados: MC536 Introdução Sumário Conceitos preliminares Funcionalidades Características principais Usuários Vantagens do uso de BDs Tendências mais recentes em SGBDs Algumas desvantagens Modelos de dados Classificação

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Programação com acesso a BD. Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br

Programação com acesso a BD. Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Programação com acesso a BD Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br 1 Introdução BD desempenha papel crítico em todas as áreas em que computadores são utilizados: Banco: Depositar ou retirar

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Grécia Um Framework para gerenciamento de eventos científicos acadêmicos utilizando componentes

Grécia Um Framework para gerenciamento de eventos científicos acadêmicos utilizando componentes Grécia Um Framework para gerenciamento de eventos científicos acadêmicos utilizando componentes Resumo Este trabalho apresenta uma infra-estrutura para gerenciamento de eventos científicos acadêmicos na

Leia mais

Proposta de Implantação do Software MULTIACERVO no Arquivo do DEINFRA

Proposta de Implantação do Software MULTIACERVO no Arquivo do DEINFRA Proposta de Implantação do Software MULTIACERVO no Arquivo do DEINFRA Acadêmicos: CÁSSIA REGINA BATISTA - cassiareginabatista@grad.ufsc.br CLARISSA KELLERMANN clarissakel@gmail.com IVAN MÁRIO DA SILVEIRA

Leia mais

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SILC - SISTEMA DE LOCAÇÃO E CONTROLE

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SILC - SISTEMA DE LOCAÇÃO E CONTROLE 1 Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SILC - SISTEMA DE LOCAÇÃO E CONTROLE EDILBERTO SILVA 1, ALESSANDRA DE CARVALHO COSTA (0911272) 2, CRISTIANO LEOPOLDINO DA SILVA. (911343) 3, MARCELO

Leia mais

UML - Unified Modeling Language

UML - Unified Modeling Language UML - Unified Modeling Language Casos de Uso Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 24 de abril

Leia mais

Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais

Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais Prof. Marcos Francisco Pereira da Silva Especialista em Engenharia de Software Jogos Digitais - Computação Gráfica 1 Agenda Vantagens de usar a abordagem

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

Ajuda da pesquisa acerca da Governança de TI da Administração Pública Federal

Ajuda da pesquisa acerca da Governança de TI da Administração Pública Federal Ajuda da pesquisa acerca da Governança de TI da Administração Pública Federal 1. Há planejamento institucional em vigor? Deverá ser respondido SIM caso o Órgão/Entidade possua um planejamento estratégico

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

Engenharia de Software. Apostila I >>> Introdução à ES - HEngholmJr

Engenharia de Software. Apostila I >>> Introdução à ES - HEngholmJr Engenharia de Software Apostila I >>> Introdução à ES - HEngholmJr Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 12/08/2014 1.0 Criação da primeira versão HEngholmJr Agenda Introdução à Engenharia

Leia mais

Roteiro. Arquitetura. Tipos de Arquitetura. Questionário. Centralizado Descentralizado Hibrido

Roteiro. Arquitetura. Tipos de Arquitetura. Questionário. Centralizado Descentralizado Hibrido Arquitetura Roteiro Arquitetura Tipos de Arquitetura Centralizado Descentralizado Hibrido Questionário 2 Arquitetura Figura 1: Planta baixa de uma casa 3 Arquitetura Engenharia de Software A arquitetura

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Sistemas de Informação 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Sistemas de Informação 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Sistemas de Informação 2011-1 SISTEMA DE GERÊNCIA DE ODONTOGRAMA EM 3D Alunos: MAIA, Eric Guttemberg

Leia mais

Ricardo Roberto de Lima UNIPÊ 2008.1 APS-I. Históricos e Modelagem Orientada a Objetos

Ricardo Roberto de Lima UNIPÊ 2008.1 APS-I. Históricos e Modelagem Orientada a Objetos Históricos e Modelagem Orientada a Objetos Histórico Diversas metodologias e métodos surgiram para apoiar OO. Evolução a partir de linguagens C++ e SmallTalk. Anos 80 Anos 80-90: diversidade de autores.

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Roteiro 2 Conceitos Gerais

Roteiro 2 Conceitos Gerais Roteiro 2 Conceitos Gerais Objetivos: UC Projeto de Banco de Dados Explorar conceitos gerais de bancos de dados; o Arquitetura de bancos de dados: esquemas, categorias de modelos de dados, linguagens e

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO DO CRM PROFESSIONAL SUMÁRIO

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

ARANDU SISTEMAS. Apresentamos a ARANDU SISTEMAS empresa sediada em Londrina no Paraná, com mais de 15 anos de experiência no varejo.

ARANDU SISTEMAS. Apresentamos a ARANDU SISTEMAS empresa sediada em Londrina no Paraná, com mais de 15 anos de experiência no varejo. ARANDU SISTEMAS Apresentamos a ARANDU SISTEMAS empresa sediada em Londrina no Paraná, com mais de 15 anos de experiência no varejo. A ARANDU SISTEMAS tem primado pela excelência e eficácia de seus produtos

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web. Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres

Tópicos de Ambiente Web. Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres Tópicos de Ambiente Web Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres Roteiro Motivação Desenvolvimento de um site Etapas no desenvolvimento de software (software:site) Analise

Leia mais

Manual de Integração E-Commerce CiaShop x SIGALOJA

Manual de Integração E-Commerce CiaShop x SIGALOJA Manual de Integração E-Commerce CiaShop x SIGALOJA Janeiro/2015 Sumário Título do documento 1. Contexto de negócio (Introdução)... 3 2. Sistemas Envolvidos... 3 3. Integração... 3 4. Escopo... 4 5. Pré-requisitos

Leia mais

César Cruz Proprietário [18/04]

César Cruz Proprietário [18/04] César Cruz Proprietário [18/04] Quais devem ser as áreas gerenciadas pelo sistema? O sistema deve ter controle de estoque, ordem de serviços, orçamentos, entradas e saídas, tanto do caixa como de estoque,

Leia mais

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O HIBERNATE Rafael Laurino GUERRA, Dra. Luciana Aparecida Martinez ZAINA Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID 1 RESUMO Este artigo apresenta

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

Aula 1: Noção Básica e Criação de Tabelas.

Aula 1: Noção Básica e Criação de Tabelas. Aula 1: Noção Básica e Criação de Tabelas. Introdução Olá! Seja bem-vindo a apostila de Microsoft Access 2010. Access 2010 é um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados da Microsoft, distribuído no pacote

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ASSESSORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ASSESSORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANALISE DA PROPOSTA TÉCNICA DOS PARA EDITAL 0001/010 Profissional: Administrador de Sistemas Alcançada Classificação Habilidades e capacitação Num. De Certificados Pontos a) Descrição do cargo: Atuar como

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

IplanRio DOP - Diretoria de Operações GIT - Gerência de Infraestrutura Tecnológica Gerente da GIT

IplanRio DOP - Diretoria de Operações GIT - Gerência de Infraestrutura Tecnológica Gerente da GIT 1. IDENTIFICAÇÃO Padrão Segmento Código P06.002 Revisão v. 2014 Plataformas Web 2. PUBLICAÇÃO Recursos Tecnológicos Versão Data para adoção Publicação v. 2014 23 de dezembro de 2014 PORTARIA N Nº 225 de

Leia mais

TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES [Observação: O template a seguir é utilizado como roteiro para projeto de sistemas orientado

Leia mais

Programação para Web Artefato 01. AT5 Conceitos da Internet

Programação para Web Artefato 01. AT5 Conceitos da Internet Programação para Web Artefato 01 AT5 Conceitos da Internet Histórico de revisões Data Versão Descrição Autor 24/10/2014 1.0 Criação da primeira versão HEngholmJr Instrutor Hélio Engholm Jr Livros publicados

Leia mais

SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS

SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos alexandre.matos@udesc.br SISTEMA GERENCIADOR

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

DEFINIÇÃO DE REQUISITOS SISTEMA DE CONTROLE DE FINANÇAS WEB 1.0 BAIXA DE CONTAS A PAGAR RELEASE 4.1

DEFINIÇÃO DE REQUISITOS SISTEMA DE CONTROLE DE FINANÇAS WEB 1.0 BAIXA DE CONTAS A PAGAR RELEASE 4.1 DEFINIÇÃO DE REQUISITOS SISTEMA DE CONTROLE DE FINANÇAS WEB 1.0 BAIXA DE CONTAS A PAGAR RELEASE 4.1 SUMÁRIO DEFINIÇÃO DE REQUISITOS 4 1. INTRODUÇÃO 4 1.1 FINALIDADE 4 1.2 ESCOPO 4 1.3 DEFINIÇÕES, ACRÔNIMOS

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 3 2. ESCOPO DO SERVIÇO DE CUSTOMIZAÇÃO 3

1. INTRODUÇÃO 3 2. ESCOPO DO SERVIÇO DE CUSTOMIZAÇÃO 3 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 3 2. ESCOPO DO SERVIÇO DE CUSTOMIZAÇÃO 3 2.1. OBJETIVO DOS SERVIÇOS DE CUSTOMIZAÇÕES 3 2.2. NÃO SE COMPREENDE COMO SERVIÇOS DE CUSTOMIZAÇÕES 3 2.3. RESPONSABILIDADE SOBRE ARTEFATOS

Leia mais

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar Dell Premier Guia de Compras e Pedidos A Dell Premier é o seu próprio site de suporte e compras seguro e personalizado, que permite um processo de compra fácil, eficiente e econômico. Examine este Guia

Leia mais

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software FARMAINFOR - GERENCIAMENTO DA FARMACIA

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software FARMAINFOR - GERENCIAMENTO DA FARMACIA 1 Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software FARMAINFOR - GERENCIAMENTO DA FARMACIA PATRÍCIA LIMA 1, ALEXANDRE ALMEIDA, 2, LAÉCIO 3, OTAVIO 4,, PEDRO HENRIQUE 5, DAIRO 6,EDUARDO RADICHHI 7 LUA

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 2 INTRODUÇÃO A cada dia que passa, cresce a pressão pela liberação para uso de novas tecnologias disponibilizadas pela área de TI, sob o argumento

Leia mais

UM CASE DE IMPLANTAÇÃO DA GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO E MUDANÇA (NÍVEL F) DO MPS.BR UTILIZANDO PADRÕES ABERTO PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO

UM CASE DE IMPLANTAÇÃO DA GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO E MUDANÇA (NÍVEL F) DO MPS.BR UTILIZANDO PADRÕES ABERTO PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO Nome do Pesquisador(Aluno): Thiago Magalhães Zampieri Nome do Orientador: Simone Tanaka Titulação do Orientador: Especialista Instituição: null Curso para apresentação: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / CIÊNCIA

Leia mais