Cuidados e Acompanhamento de pediátricos e filhotes. Dr a. Leila Maria Leal Parente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cuidados e Acompanhamento de pediátricos e filhotes. Dr a. Leila Maria Leal Parente"

Transcrição

1 Cuidados e Acompanhamento de pediátricos e filhotes Dr a. Leila Maria Leal Parente

2 Cuidados com pediátricos

3 Brincadeiras Cuidados com pediátricos - Os pediátricos saudáveis apresentam grande energia, não podendo deixá-los presos por muito tempo. - Apresentam o hábito de mordiscar objetos, sendo ideal que possuam brinquedos grandes. (Fonte: 2006)

4 (Fonte: Ambiente adequado - Evitar terreno acidentado Cuidados com pediátricos - Não deixar tampa de esgoto aberta - Tomar cuidado com fios, cordões, plástico, lixo, materiais de limpeza e construção (cimento), insetos, plantas tóxicas e outros animais. - Bandeja sanitária adequada para gatos.

5 Banhos Cuidados com pediátricos - Administrar banhos com intervalo de 15 dias (mínimo), com sabonete próprio. - Colocar um chumaço de algodão no pavilhão auricular externo. - Não usar perfumes. - Obsevar e combater a ectoparasitas. - Só administrar banhos em gatos quando necessário.

6 Fase de filhotes animais de 12 semanas até 1 ano de idade (Fonte: 2006; wwww.moncherrrichien.com.br, 2006)

7 Períodos de desenvolvimento de filhotes Período juvenil. Cães 12 semanas até puberdade. Período de puberdade. Após 6 meses de idade. (Fonte: 2006)

8 Período Juvenil Características Gerais É uma época de desenvolvimento progressivo, tanto motor quanto comportamental. No cão, é muito difícil o aprendizado amigável com outras espécies de animais. A socialização interespecífica deve ser iniciada de forma progressiva.

9 Período juvenil-características gerais (Fonte: 2006; www. aurabmartins02.blogs.sapo.pt, 2006 )

10 Período juvenil-características gerais O crescimento ósseo normal, que está relacionado com a nutrição e com exercícios, principalmente na espécie canina, pode ser estimado através da postura corporal.

11 Período juvenil-características gerais PAG.66 ( Fonte: PRATS, 2005)

12 Período juvenil Cuidados com água e alimentação Cães Os cães são autônomos quanto à alimentação, porém alguns gatos ainda podem tentar mamar. A ração deve ser oferecida ao filhote, 3 vezes ao dia, em horários fixos. A água deve ficar a disposição do animal, devendo ser trocada 2 vezes ao dia. (Fonte: 2006)

13 Período juvenil-cuidados com água e alimentação Os recipientes nos quais o animal preferencialmente de aço inoxidável, come e bebe devem ser para que possam ser limpos adequadamente e assim evitar retenção de umidade.

14 Período juvenil-cuidados com água e alimentação Não se deve: -Administrar ração de cães a gatos e vise-versa, o que pode causar obstrução urinária, doenças nutricionais e alterações gástricas e/ou intestinais. -Administrar rações diferentes misturadas aos animais. -Adquirir ração a granel. (Fonte: 2006)

15 Período juvenil-cuidados com água e alimentação Arquivo pessoal

16 Cuidados com vacinação Cães. 1 a dose 45 dias (V8 ou V10). 2 a dose 66 dias (V8 ou V10). 3 a dose 87 dias (V8 ou V10). 4 a dose 108 dias (V8 ou V10). Anti-rábica 180 dias Período juvenil (Fonte: www. sosanimalbenavente.blogs.sapo.pt, 2006)

17 Cuidados com dentes Período juvenil No período juvenil completa-se grande parte da dentição permanente. Nos cães e gatos:.13 a e 14 a semanas aparecem os incisivos. 5 meses os caninos. Aos 7 meses a dentição estará completa

18 Período juvenil-cuidados com dentes (Fonte: PRATS, 2005)

19 Período juvenil-cuidados com dentes (Fonte: PRATS, 2005)

20 Período juvenil-cuidados com dentes A escovação dos dentes deve ser feita com escova e pasta próprias para cães e gatos, todos os dias. O objetivo principal da escovação é a remoção de partículas alimentares e a prevenção do tártaro. (Fonte: 2006)

21 Cuidados com o pêlo Período juvenil Cães Escovar e pentear o cão desde pequeno para remover pêlos soltos e sujidades. Administrar banhos quando necessário, com sabonete próprio. A tosa periódica deve ser feita em cães com pêlo de crescimento contínuo. (Fonte: 2006)

22 Período juvenil-cuidados com pêlo de cão (Fonte: 2006; 2006)

23 Período juvenil-cuidados com pêlo de gatos (Fonte: www. belosgatos.zip.ne, 2006)

24 Cuidados com as unhas Período juvenil O cão e o gato que fazem bastante exercício apresentam um desgaste natural das unhas. Caso seja necessário cortar as unhas, esse procedimento deve ser realizado apenas por médicos veterinários.

25 Período juvenil Controle de ecto e endoparasitas Tanto filhotes de cães como gatos devem ser desverminados a cada 2 meses. O controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) deve ser feito de forma adequada, no animal e no ambiente. Ao administrar produtos carrapaticidas em cães, pode-se utilizar também protetores hepáticos.

26 Período juvenil Educação e adestramento Cães Originalmente os canídeos viviam em matilhas, havendo estreita ligação entre os animais do grupo. Na sociedade humana, o cão precisa do reconhecimento e dedicação do seu dono para manter o equilíbrio psicológico. Quando isso não acontece podem surgir desequilíbrios comportamentais.

27 Período juvenil-educação e adestramento de cães Numa residência, o ideal é que existam dois animais, para que um faça companhia ao outro. (Fonte: 2006)

28 Período juvenil-educação e adestramento de cães O animal deverá ter uma cama ou um local próprio para dormir na residência. (Fonte: www vidahv.com.br/fotos,2006).

29 Período juvenil-educação e adestramento de cães Deve ser definido onde será o banheiro oficial do cão. Coloque uma folha do jornal embebida na urina do animal. Leve-o sempre até o jornal após as refeições. (Fonte: 2006;

30 Período juvenil-educação e adestramento de cães A partir dos 6 meses de idade, o filhote já pode aprender a obedecer comandos, como senta, aqui, junto e etc. A educação e o adestramento deve ser baseado na premiação e não no castigo violento, permitindo ao animal expressar seu instinto.

31 Período juvenil-educação e adestramento de cães Condicionamento operante (Fonte: )

32 Período juvenil-educação e adestramento de cães O cão deve viver como cão e não imitar hábitos e costumes humanos. (Fonte: 2006; 2006)

33 Período juvenil-educação e adestramento de gatos (Fonte: 2006; 2006)

34 Período juvenil-educação e adestramento A rivalidade entre filhotes de cães não é considerada como um desvio de comportamento, pois entre machos e fêmeas existe uma hierarquia de dominância.

35 Período juvenil-educação e adestramento Para evitar ou minimizar os confrontos, deve-se criar os animais juntos, permitindo-lhes ter espaço e lhes dispensando a atenção necessária. Pode-se castrar os animais para tentar minimizar o problema.

36 Período juvenil-educação e adestramento (Fonte: www. upar.indaiatuba.info, 2006)

37 Passeios Período juvenil Nunca deve-se passear com o cão sem a guia, a qual necessita ser ajustada de modo confortável. A largura da coleira deve estar ajustada ao tamanho do cão. (Fonte: 2006; 2006)

38 Puberdade (Fonte: www. upar.indaiatuba.info, 2006)

39 Puberdade A puberdade é caracterizada como a chegada da maturidade sexual e da capacidade reprodutora. Nas fêmeas é caracterizada pelo primeiro cio e nos machos a capacidade de cópula e de ejaculação

40 Cães Puberdade O início da puberdade pode ser perfeitamente identificado, tanto nos machos quanto nas fêmeas. Nos machos observa-se o levantar da pata para urinar e a capacidade de monta (6-8 meses). Nas fêmeas o edema e fluxo vulvar (7-9 meses).

41 Muito obrigada!!

www.drapriscilaalves.com.br [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE]

www.drapriscilaalves.com.br [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE] [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE] 2 orientações sobre o filhote 1. Informações iniciais: É natural que o filhote estranhe seu novo lar nos primeiros dias. Assim, é importante ser compreensivo, carinhoso e

Leia mais

Conjunto de atos que um animal realiza ou deixa de realizar.

Conjunto de atos que um animal realiza ou deixa de realizar. Comportamento Animal Comportamento de animais domésticos Conjunto de atos que um animal realiza ou deixa de realizar. Prof. Guilherme Soares Del Claro - 2004 INSTINTO Fator inato do comportamento dos animais,

Leia mais

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES Todos os dias os hospitais do Paraná atendem mais de 100 vítimas de mordida

Leia mais

[CUIDADOS COM OS GATOS]

[CUIDADOS COM OS GATOS] [CUIDADOS COM OS GATOS] 2 cuidados com os gatos ALIMENTAÇÃO O filhote deve receber ração de boa qualidade para animais em crescimento (tipo filhote ou Kitten) até 12 meses de idade. Aí vão algumas sugestões

Leia mais

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES Todos os dias os hospitais do Paraná atendem mais de 100 vítimas de mordida

Leia mais

Manuela Cerqueira 23 de Maio de 2011

Manuela Cerqueira 23 de Maio de 2011 Manuela Cerqueira 23 de Maio de 2011 Higiene Animal Compreende todos os procedimentos e condutas que nos auxiliem a prevenir doenças e a manter a saúde e o bem-estar dos nossos animais. Higiene Animal

Leia mais

O Zootecnista no Mercado Pet : Enfoque no Comportamento Canino. Palestrante: Daniel Moreira Zootecnista (CRMV: 2.910/Z)

O Zootecnista no Mercado Pet : Enfoque no Comportamento Canino. Palestrante: Daniel Moreira Zootecnista (CRMV: 2.910/Z) O Zootecnista no Mercado Pet : Enfoque no Comportamento Canino Palestrante: Daniel Moreira Zootecnista (CRMV: 2.910/Z) - QUEM ENTENDE MAIS SOBRE CÃES?? - VETERINÁRIOS OU ZOOTECNISTAS?? - QUEM ESTUDA MAIS

Leia mais

GUIA DO BEM-ESTAR ANIMAL e GUARDA RESPONSÁVEL

GUIA DO BEM-ESTAR ANIMAL e GUARDA RESPONSÁVEL GUIA DO BEM-ESTAR ANIMAL e GUARDA RESPONSÁVEL A AMPARA ANIMAL é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), título concedido pelo Ministério da Justiça do Brasil. Sabe o que isso

Leia mais

17-10-2011. Animais Abandonados. Está a aumentar! A. Falta de dinheiro: 1. Comida. 2. Caminha e casota. 1. Comida. 2. Caminha e casota. 3.

17-10-2011. Animais Abandonados. Está a aumentar! A. Falta de dinheiro: 1. Comida. 2. Caminha e casota. 1. Comida. 2. Caminha e casota. 3. Está a aumentar! Animais Abandonados Estágio final do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária Diana Gomes Baptista A. Falta de dinheiro:. Comida. Caminha e casota. Veterinário. Comida DIA MÊS 500 g.

Leia mais

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES do hospital universitário cajuru. OS BENEFÍCIOS DE TER UM CÃO

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES do hospital universitário cajuru. OS BENEFÍCIOS DE TER UM CÃO CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES do hospital universitário cajuru. Os acidentes com cães são mais comuns do que imaginamos. Em Curitiba, onde se situa o maior Pronto-Socorro

Leia mais

Para aprender e colorir!

Para aprender e colorir! Para aprender e colorir! A Ampara Animal é uma organização não governamental (ONG) de proteção animal cuja missão é atuar de modo preventivo na transformação da realidade em que se encontram os cães e

Leia mais

3. Abrangência Esse serviço será prestado nas principais capitais brasileiras e em cidades da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro.

3. Abrangência Esse serviço será prestado nas principais capitais brasileiras e em cidades da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro. Assistência Pet 1. EMPRESA CONTRATADA A Assistência Pet refere-se ao pacote de serviços contratado pelo Zurich Santander Brasil Seguros S.A., com a empresa USS Soluções Gerenciadas Ltda., CNPJ 01.979.936/0001-79

Leia mais

Associação Cãopartilhe a Solidariedade pelos animais CNPJ: 13.562.919/0001-10 www.caopartilhe.com caopartilhe@caopartilhe.

Associação Cãopartilhe a Solidariedade pelos animais CNPJ: 13.562.919/0001-10 www.caopartilhe.com caopartilhe@caopartilhe. Associação Cãopartilhe a Solidariedade pelos animais CNPJ: 13.562.919/0001-10 www.caopartilhe.com caopartilhe@caopartilhe.com 31 8785-0731 Esta Cartilha está aberta a colaborações de qualquer tipo que

Leia mais

COMO CUIDAR DE GATOS E CÃES RECÉM-NASCIDOS ASSOCIAÇÃO QUATRO PATINHAS

COMO CUIDAR DE GATOS E CÃES RECÉM-NASCIDOS ASSOCIAÇÃO QUATRO PATINHAS COMO CUIDAR DE GATOS E CÃES RECÉM-NASCIDOS ASSOCIAÇÃO QUATRO PATINHAS COMO CUIDAR DE GATOS E CÃES RECÉM-NASCIDOS SOBRE OS FILHOTES RECÉM-NASCIDOS Gatinhos e cãozinhos filhotes nascem ainda mais dependentes

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica ESTUDO DO MANEJO NUTRICIONAL, PROFILÁTICO E COMPORTAMENTAL NA POPULAÇÃO DE CÃES DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS GO. Júlia Carolina da Silva Frutuoso¹,4 ; Luciano Schneider da Silva²,4 ; Gabriela Camargo 3,4

Leia mais

Guia Relacionado a Animais de Estimação ペット 関 係 ガイド

Guia Relacionado a Animais de Estimação ペット 関 係 ガイド Guia Relacionado a Animais de Estimação ペット 関 係 ガイド Registro para cachorros( 犬 の 登 録 ) P.2 Vacina Anti-rábica( 狂 犬 病 予 防 注 射 ) P.3 Auxílio na cirurgia para evitar gravidez de cães e gatos( 犬 猫 の 避 妊 手

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

1. OBJETIVO DO SERVIÇO O Pet Assistência tem por objetivo proporocionar o atendimento a um conjunto de assistência a seus animais domésticos.

1. OBJETIVO DO SERVIÇO O Pet Assistência tem por objetivo proporocionar o atendimento a um conjunto de assistência a seus animais domésticos. 1. OBJETIVO DO SERVIÇO O Pet Assistência tem por objetivo proporocionar o atendimento a um conjunto de assistência a seus animais domésticos. A quantidade de animais de estimação não será limitada, podendo

Leia mais

Cuidados com a gestante. Profª Drª Rosângela de Oliveira Alves EVZ/UFG

Cuidados com a gestante. Profª Drª Rosângela de Oliveira Alves EVZ/UFG Cuidados com a gestante Profª Drª Rosângela de Oliveira Alves EVZ/UFG Período gestacional Cadelas 56-60 dias Gatas 58-72 dias (63) Data do cruzamento Objetivos Parto seguro Bem-estar da cadela/ gata e

Leia mais

CODC - 2012. Administração de Abrigos Temporários. Cap BM PABLO

CODC - 2012. Administração de Abrigos Temporários. Cap BM PABLO CODC - 2012 Administração de Abrigos Temporários Cap BM PABLO O Administrador do Abrigo O seu papel é fundamental em situações de emergência, pois, cabe a ele onde investir e mobilizar recursos humanos,

Leia mais

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS FÉRIAS ESCOLARES X ACIDENTES DOMÉSTICOS As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que

Leia mais

Ficha de Orientação Chinchila

Ficha de Orientação Chinchila Ficha de Orientação Chinchila Um bichinho de pelúcia vivo Por serem animais "tímidos e dóceis" as chinchilas tem conquista um numero crescente de pessoas. Alem do fato de que criar um chinchila não é uma

Leia mais

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças.

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Soninho Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Garanta que entre os colchonetes haja meio metro

Leia mais

Primeiros Cuidados. Dicas de uma Alimentação Saudável

Primeiros Cuidados. Dicas de uma Alimentação Saudável Dividindo o ambiente com os seres humanos, os bichos de estimação também precisam de cuidados especiais para não contrair doenças e, se já houver algum problema, evitar a transmissão aos seus donos. Entre

Leia mais

Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos

Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos Professor: Aparecido Porto da Costa Disciplina: Caprinovinocultura E-mail: aparecidoport@hotmail.com Introdução Importância Produtividade do rebanho => obter sucesso

Leia mais

DESCRIÇÃO DO PRODUTO ASSISTÊNCIA A ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO - PET

DESCRIÇÃO DO PRODUTO ASSISTÊNCIA A ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO - PET DESCRIÇÃO DO PRODUTO ASSISTÊNCIA A ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO - PET DEFINIÇÕES Usuário: é a pessoa física titular de plano de Assistência a Animais de Estimação - Pet, contratado junto à Contratante. Animal

Leia mais

COMO PREVENIR E COMBATER O MAU HÁLITO E OS PROBLEMAS DENTÁRIOS DO MEU CÃO E GATO?

COMO PREVENIR E COMBATER O MAU HÁLITO E OS PROBLEMAS DENTÁRIOS DO MEU CÃO E GATO? Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira COMO PREVENIR E COMBATER O MAU HÁLITO E OS PROBLEMAS DENTÁRIOS DO MEU CÃO E GATO? Sabia que as infecções da boca e dos dentes

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR WILTON LIRA

ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR WILTON LIRA PROJETO DE LEI Nº 104 / 2012 Disciplina a doação e comercialização de cães e gatos no município de Manaus e dá outras providências. Art. 1º A reprodução de cães e gatos destinados a doação e comercialização

Leia mais

Vigilância em Saúde Ambiental

Vigilância em Saúde Ambiental Vigilância em Saúde Ambiental Informações em Saúde ROEDORES (Rodentia): - Gestão inadequada dos resíduos; - Maus hábitos de higiene; - Descuidos com o armazenamento de alimentos; - Facilidade de acesso

Leia mais

Estrada Municipal, 396 TERMO DE RESPONSABILIDADE

Estrada Municipal, 396 TERMO DE RESPONSABILIDADE HOTEL para Pets SCOOBY-DOO Estrada Municipal, 396 Bairro dos Pereiras Limeira, SP Fone (19) 3451-0664 / 3033-1420 E-mail: hotelscoobydoo@gmail.com TERMO DE RESPONSABILIDADE INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O ANIMAL

Leia mais

Comportamento e adestramento de cães

Comportamento e adestramento de cães 1/19 Comportamento e adestramento de cães Esp. Andréa de Paula 2/19 Agressividade Problema mais comum Comportamento ameaçador ou perigoso, direcionado a outro indivíduo ou grupo Saber identificar o tipo

Leia mais

Projeto Lobos 1 da Canastra

Projeto Lobos 1 da Canastra viver com sabedoria, viver com qualidade! Projeto Lobos 1 da Canastra Ficha Técnica Texto: Marcelo Bizerril e Fabiana Lopes Rocha Ilustrações e design gráfico: Rodrigo Cunha Equipe do Projeto Lobos da

Leia mais

ASSISTÊNCIA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

ASSISTÊNCIA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO ASSISTÊNCIA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO O objeto da assistência animais é prestar atendimento aos cães e gatos de estimação do Segurado, em caso de doença ou acidente, conforme condições abaixo e abrangência

Leia mais

Câmara Municipal de Coimbra Serviço Médico Veterinário

Câmara Municipal de Coimbra Serviço Médico Veterinário Câmara Municipal de Coimbra Serviço Médico Veterinário Canil Municipal de Coimbra - Mata do Choupal 239 493200 Horário: das 9h às 12h30m e das 14h às 17h30m Horário de adopções: Segundas-feiras úteis das

Leia mais

delicatto CATÁLOGO DE PRODUTOS

delicatto CATÁLOGO DE PRODUTOS delicatto CATÁLOGO DE PRODUTOS Fundada em 2009, a DELICATTO é composta por uma equipe de profissionais especializados em formulações cosméticas veterinárias com atuação na área de desenvolvimento de fórmulas

Leia mais

Meu Grande Amigo. Como Escolher O Cão Ideal Para Você E Sua Família. Paulo I. S. Doreste

Meu Grande Amigo. Como Escolher O Cão Ideal Para Você E Sua Família. Paulo I. S. Doreste Meu Grande Amigo Como Escolher O Cão Ideal Para Você E Sua Família Paulo I. S. Doreste Notificação de Direitos Autorais Você pode compartilhar esse guia gratuitamente! Você não tem autorização para vendê-lo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR. Airgenic Unidade de Teto CX 300-F3-IC. Airgenic Unidade de Teto CX 300-F3-IC.

MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR. Airgenic Unidade de Teto CX 300-F3-IC. Airgenic Unidade de Teto CX 300-F3-IC. MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR Airgenic Unidade de Teto Índice Airgenic Unidade de Teto Modo de Usar Paginas 3 4 Regulagens do Equipamento Pagina 5 Falhas e Soluções Pagina 6 Limpeza

Leia mais

Cuidados e recomendações TOP WESTIES

Cuidados e recomendações TOP WESTIES w w w.. c o m ÍNDICE Introdução... 3 Vermifugação... 4 Vacinas... 5 Doenças... 6 Alimentação... 7 Pulgas e carrapatos... 8 INTRODUÇÃO Este documento serve para mostrar e orientar os donos e futuros donos

Leia mais

de animais nos parques

de animais nos parques GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Abandono de animais nos parques Animais não são descartáveis. Não abandone o seu. Abandonar é maltratar e maus-tratos a animais é crime. Lei Federal

Leia mais

Nome: Grau de parentesco: e-mail: Fone fixo ( ) Celular ( ) Nome: Grau de parentesco: e-mail: Fone fixo ( ) Celular ( )

Nome: Grau de parentesco: e-mail: Fone fixo ( ) Celular ( ) Nome: Grau de parentesco: e-mail: Fone fixo ( ) Celular ( ) Dados do proprietário Nome completo do proprietário: RG (RNE): CPF: Endereço: Número: Complemento: Bairro: CEP: Cidade: Estado: País: Telefone residencial: ( ) Telefone celular: ( ) E-mail: Podemos adicionar

Leia mais

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb Materiais necessários Separe todo o material que será utilizado para a limpeza do seu reservatório. Anotações Papai, precisamos separar o material de limpeza. Claro, filha! Caixa d Água SAIBA COMO LIMPAR

Leia mais

TERMO DE RESPONSABILIDADE

TERMO DE RESPONSABILIDADE TERMO DE RESPONSABILIDADE INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O ANIMAL: Maricá, de de. Nome: Raça: Sexo: Pelagem: Nascimento: / /. Idade:. Proprietário / Responsável Endereço: Bairro: CEP Telefone: Celular: E-mail:

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SUS BINGO DA ÁGUA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SUS BINGO DA ÁGUA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SUS Desenvolver ações educativas e de mobilização social é disseminar informações visando o controle de doenças e agravos à saúde e fomentar nas pessoas o senso de responsabilidade

Leia mais

Se isto ocorrer crie situações que favoreçam um novo furto, fique vigilante e repreenda-o severamente.

Se isto ocorrer crie situações que favoreçam um novo furto, fique vigilante e repreenda-o severamente. DICAS DO CANIL Ao longo de vários anos trabalhando como criadores e convivendo com essas adoráveis criaturas que nos encantam a cada dia, montamos esta apostila com algumas informações que podem ajudar

Leia mais

Intervenção: Cuidar da higiene 1 do lactente

Intervenção: Cuidar da higiene 1 do lactente Intervenção: Cuidar da higiene 1 do lactente (consiste em lavar e secar o corpo ou partes do corpo do lactente, trocar de roupa e cuidar dos cabelos e unhas) Objectivos: Promover conforto do lactente,

Leia mais

Cuidados a Ter com o seu Gato

Cuidados a Ter com o seu Gato Cuidados a Ter com o seu Gato ALIMENTAÇÃO O Gato é um animal que tem carências nutricionais diferentes das nossas. Por isso a sua dieta deve ser direccionada a atender estas necessidades. A ração ou a

Leia mais

CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL

CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL BUQUERA, Luiz Eduardo C. 1 COSTEIRA, Jessica A. 2 FERREIRA, Rafael de L. 3 BASTOS, Rodolfo M.

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS

PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS O crescimento populacional de cães e gatos tem representado um problema de saúde pública, devido à possibilidade de transmissão de doenças entre animais

Leia mais

Programa de Estágio em Educação Ambiental Jardim Zoobotânico de Toledo Parque das Aves

Programa de Estágio em Educação Ambiental Jardim Zoobotânico de Toledo Parque das Aves Programa de Estágio em Educação Ambiental Jardim Zoobotânico de Toledo Parque das Aves Estamos cadastrando alunos cursando Biologia interessados em trabalhar em atividades monitoradas em Ed.Ambiental no

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR. Airgenic Unidades para Dutos de Arcondicionados. Linha DX. Índice. Modo de Usar Paginas 3 4

MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR. Airgenic Unidades para Dutos de Arcondicionados. Linha DX. Índice. Modo de Usar Paginas 3 4 MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR Airgenic Unidades para Dutos de Ar-condicionados Linha DX Airgenic Unidades para Dutos de Arcondicionados centrais - Linha DX Índice Modo de Usar Paginas

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. A presença de pus ou de vermelhidão ao redor do umbigo sugere infecção e deve ser avaliada pelo profissional de saúde.

Leia mais

M.V. PhD. Kellen de Sousa Oliveira ksoliver13@hotmail.com

M.V. PhD. Kellen de Sousa Oliveira ksoliver13@hotmail.com M.V. PhD. Kellen de Sousa Oliveira ksoliver13@hotmail.com MAIS DE 500 MILHÕES DE CÃES E GATOS COMO MEMBROS DA FAMÍLIA NO MUNDO R$ 2 bilhões R$ 1 bilhão R$ 1 bilhão R$ 6 bilhões R$ 8,3 bilhões EXPLICAÇÕES

Leia mais

SHAMPOO. 2em1. castanha do pará LINHA. Com extrato de Castanha do Pará Nutrição vigorosa Intensa ação condicionante Secagem rápida USO VETERINÁRIO

SHAMPOO. 2em1. castanha do pará LINHA. Com extrato de Castanha do Pará Nutrição vigorosa Intensa ação condicionante Secagem rápida USO VETERINÁRIO Com extrato de Bergamota Limpeza profunda bergamota Bergamota, a revitalização e energia da Goiaba, a nutrição vigorosa da Castanha do Pará, e a suavidade e delicadeza da Jabuticaba. Unindo qualidade e

Leia mais

o hectare Nesta edição, você vai descobrir o que é um biodigestor, como ele funciona e também O que é o biodigestor? 1 ha

o hectare Nesta edição, você vai descobrir o que é um biodigestor, como ele funciona e também O que é o biodigestor? 1 ha o hectare Publicação do Ecocentro IPEC Ano 1, nº 3 Pirenópolis GO Nesta edição, você vai descobrir o que é um biodigestor, como ele funciona e também vai conhecer um pouco mais sobre a suinocultura. Na

Leia mais

Filhotes. bem-educados

Filhotes. bem-educados Filhotes bem-educados Erros cometidos pelos donos logo nos primeiros meses de vida dos cães podem prejudicá-los ao longo de toda sua vida. Aprenda como evitá-los Texto ana luísa vieira É fácil cair na

Leia mais

Mês da Responsabilidade Social 27/09/2014

Mês da Responsabilidade Social 27/09/2014 Programação alusiva ao Mês da Responsabilidade Social 27/09/2014 Data PROJETO /Curso Proponente Atividade Local Horário 27/09 FOME DE LER / Letras Espaço de leitura Contação de história 27/09 O BEBÊ E

Leia mais

Curva de Crescimento e Produtividade de Vacas Nelore

Curva de Crescimento e Produtividade de Vacas Nelore Curva de Crescimento e Produtividade de Vacas Nelore THIAGO VINÍCIUS DE SOUZA GRADUANDO EM MEDICINA VETERINÁRIA UFMT/SINOP CONTATO: THIAGOV_SOUZA@HOTMAIL.COM Produtividade Cenário atual Nelore sistema

Leia mais

Gestão de Unidades Curriculares. Departamento Educação Pré-Escolar

Gestão de Unidades Curriculares. Departamento Educação Pré-Escolar Gestão de Unidades Curriculares Departamento Educação Pré-Escolar 2015/2016 Plano Curricular Anual / Projeto Pedagógico de Sala 1ª FASE O MEU CORPO E A MINHA IDENTIDADE Promover o conhecimento do seu corpo

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

Guia Ourofino de limpeza dos ouvidos de cães e gatos. Seguindo estas dicas, você protege e ainda dá carinho ao seu amigo.

Guia Ourofino de limpeza dos ouvidos de cães e gatos. Seguindo estas dicas, você protege e ainda dá carinho ao seu amigo. Guia Ourofino de limpeza dos ouvidos de cães e gatos. Seguindo estas dicas, você protege e ainda dá carinho ao seu amigo. Manter limpos os ouvidos de cães e gatos, além de contribuir para sua saúde e bem-estar,

Leia mais

SUGESTÕES DE COMO MONTAR A LISTA PERFEITA DO ENXOVAL DO SEU BEBÊ

SUGESTÕES DE COMO MONTAR A LISTA PERFEITA DO ENXOVAL DO SEU BEBÊ SUGESTÕES DE COMO MONTAR A LISTA PERFEITA DO ENXOVAL DO SEU BEBÊ Toda roupa deve ser de algodão, de preferência, devendo ser lavadas sem exceção, com sabão neutro ou sabão de coco, não colocar nada no

Leia mais

Sumário Serra Fita FAM

Sumário Serra Fita FAM Sumário Serra Fita FAM 1 Componentes... 1 Painel de controle... 1 Sensores de segurança... 2 Especificações... 2 Instalação... 3 Condições Gerais do Local... 3 Rede Elétrica... 3 Instalação da Tomada...

Leia mais

O CUSTO DE MANUTENÇÃO DE UM GATO

O CUSTO DE MANUTENÇÃO DE UM GATO O CUSTO DE MANUTENÇÃO DE UM GATO Antes de sairmos por aí procurando um gatinho para nos fazer companhia, devemos procurar saber o que isso significa em termos de custos. Apesar de sua propalada independência,

Leia mais

JK INTEGRAL. Educação Infantil e Ensino Fundamental I

JK INTEGRAL. Educação Infantil e Ensino Fundamental I JK INTEGRAL Educação Infantil e Ensino Fundamental I 1- APRESENTAÇÃO O JK INTEGRAL foi pensado para atender os pais que precisam deixar seus filhos na escola o dia todo, pela necessidade de desempenhar

Leia mais

M.V. Nathalia Angelo Avilla Especializada em Medicina Felina Email: animalvet@terra.com.br

M.V. Nathalia Angelo Avilla Especializada em Medicina Felina Email: animalvet@terra.com.br M.V. Nathalia Angelo Avilla Especializada em Medicina Felina Email: animalvet@terra.com.br Os Felinos domésticos no geral tem sua domesticação recente quando comparada ao cão; Os gatos de raça pura para

Leia mais

UM NOVO FOCO NA GESTÃO DAS CENTRAIS DE INSEMINAÇÃO

UM NOVO FOCO NA GESTÃO DAS CENTRAIS DE INSEMINAÇÃO UM NOVO FOCO NA GESTÃO DAS CENTRAIS DE INSEMINAÇÃO No inicio da inseminação artificial (IA) no Brasil, em meados da década de 1970, os principais argumentos gerenciais dos técnicos e produtores para a

Leia mais

Manual Completo Como cuidar de Peixe Betta

Manual Completo Como cuidar de Peixe Betta Manual Completo Como cuidar de Peixe Betta Conheça os Segredos Para Um Betta com Muita Saúde! Manual Completo Dedicado a todos Aqueles que Têm Muito Carinho por Bettas Autor Pedro Imperatore Todos os direitos

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS SÉRIE: SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL Autora: Faustina Maria de Oliveira - Economista Doméstica DETEC Revisão: Dóris Florêncio Ferreira Alvarenga Pedagoga Departamento

Leia mais

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C Manual de Instruções e Lista de Peças Máquina de Corte Circular de Tecido 950C 104A 104B Singer é uma marca registrada da The Singer Company Limited ou suas afiliadas. 2009 Copyright The Singer Company

Leia mais

Cuidados profissionais para a higiene bucal HIGIENE BUCAL

Cuidados profissionais para a higiene bucal HIGIENE BUCAL HIGIENE BUCAL A Higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose). Higiene bucal é

Leia mais

Alimentação. Quantidade diária requerida (ml) Idade em dias % do peso corpóreo. Dieta básica após o desmame e quando adultos

Alimentação. Quantidade diária requerida (ml) Idade em dias % do peso corpóreo. Dieta básica após o desmame e quando adultos Alimentação Até o desmame (ao redor da 6 a semana de vida) a alimentação deve se basear, preferencialmente, em leite materno. Caso seja necessário pode se recorrer ao leite artificial (sucedâneo), administrando-o,

Leia mais

Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas

Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas Profª Drª Fabiana Flores Sperandio O que é câncer de mama? É uma doença que surge quando células da mama sofrem uma mutação e se

Leia mais

LEI N.º 4.635 DE 24 DE NOVEMBRO DE 2015

LEI N.º 4.635 DE 24 DE NOVEMBRO DE 2015 LEI N.º 4.635 DE 24 DE NOVEMBRO DE 2015 INSTITUI o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos do Município de Não-Me-Toque... TEODORA BERTA SOUILLJEE LUTKEMEYER, PREFEITA DO MUNICÍPIO DE NÃO-ME-TOQUE/RS.

Leia mais

TÍTULO: AS CACHORREIRAS

TÍTULO: AS CACHORREIRAS PROJETO DE UM PROGRAMA DE TV Redator: Paulo Mohylovski Gênero: Entretenimento. Duração: 15 minutos. Periodicidade: Semanal. TÍTULO: AS CACHORREIRAS APRESENTAÇÃO O programa AS CACHORREIRAS é sobre cachorros

Leia mais

PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS EM GATOS. Aonde estamos errando?

PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS EM GATOS. Aonde estamos errando? PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS EM GATOS Aonde estamos errando? O que é um gato? Doméstico há 4 mil anos no Egito Restos Felix libyca Chipre 6 mil anos O que é um gato? História de adoração e abjeção Criados

Leia mais

2. Contra indicações relativas: Pacientes hemodinamicamente instáveis e cirurgias urológicas.

2. Contra indicações relativas: Pacientes hemodinamicamente instáveis e cirurgias urológicas. Revisão: 10/07/2013 PÁG: 1 CONCEITO Prática de higiene destinada a identificar pacientes em risco de desenvolver infecção da genitália, do trato urinário ou do trato reprodutivo e assegurar conforto físico.

Leia mais

Foto cedida por Hannah Harris Ensinar a ir para o cercado é uma boa maneira do filhote aprender a fazer as necessidades no local certo

Foto cedida por Hannah Harris Ensinar a ir para o cercado é uma boa maneira do filhote aprender a fazer as necessidades no local certo Página 1 de 11 ASSINE BATE-PAPO E-MAIL SAC Messenger Voip E-Mail Grátis Shopping ÍNDICE PRINCIPAL Principal > Sua casa > Coisas da casa Como ensinar seu animal a fazer as necessidades no lugar certo por

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL AGENTE EM GERIATRIA (M/F) PERFIL PROFISSIONAL Agente em Geriatria Nível 2 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6

PERFIL PROFISSIONAL AGENTE EM GERIATRIA (M/F) PERFIL PROFISSIONAL Agente em Geriatria Nível 2 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 PERFIL PROFISSIONAL AGENTE EM GERIATRIA (M/F) PERFIL PROFISSIONAL Agente em Geriatria Nível 2 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 ÁREA DE ACTIVIDADE - SERVIÇOS DOMÉSTICOS OBJECTIVO GLOBAL - Prestar

Leia mais

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente 1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS Eu um ser no ambiente Higiene Corporal Os cinco sentidos Corpo humano Perceber a importância do cuidado com o corpo, da vacinação e da prevenção de acidentes.

Leia mais

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções 03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto Philco. Para garantir o melhor desempenho deste produto, ler atentamente as instruções

Leia mais

I. INFORMAÇÕES GERAIS Município: Distrito: Localidade:

I. INFORMAÇÕES GERAIS Município: Distrito: Localidade: I. INFORMAÇÕES GERAIS Município: Distrito: Localidade: Data do Relatório: (dd:mm:aa) Entrevistador (a) N O. QUEST.: II. CARACTERÍTICAS DOS MORADORES DO DOMICÍLIO Nome do chefe da família: SEXO: 1. M 2.

Leia mais

O Grupo Irmão Animal. E o que fazemos pra ajudar?

O Grupo Irmão Animal. E o que fazemos pra ajudar? O Grupo Irmão Animal Do enorme amor que temos pelos animais, e da vontade de dar a todos eles uma vida mais digna, sem sofrimento e livre do abandono, surgiu o grupo Irmão Animal! Tem uma frase muito bacana

Leia mais

COMO CUIDAR DO SEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO?

COMO CUIDAR DO SEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO? Dicas do professor Eliseu Gabriel COMO CUIDAR DO SEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO? ÍNDICE Introdução 1ª dica - A posse responsável 2ª dica - A escolha 3ª dica - A Saúde 4ª dica - A Educação 5ª dica - A diversão/os

Leia mais

13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS

13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS 13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS A importância da formação pessoal e social da criança para o seu desenvolvimento integral e para a

Leia mais

A CHEGADA DO CACHORRO A CASA. O QUE FAZER?

A CHEGADA DO CACHORRO A CASA. O QUE FAZER? Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira A CHEGADA DO CACHORRO A CASA. O QUE FAZER? Por fim chegou o dia. Depois de muito deliberar em família todos os prós e contras

Leia mais

manter um dente recém- período suficientemente prolongado correção ortodôntica que se conceito polêmico.

manter um dente recém- período suficientemente prolongado correção ortodôntica que se conceito polêmico. Introdução CONTENÇÕES EM ORTODONTIA em ortodontia é o procedimento para manter um dente recém- movimentado em posição por um período suficientemente prolongado para assegurar a manutenção da correção ortodôntica

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO

MELHORAMENTO GENÉTICO MELHORAMENTO GENÉTICO Mudança do material hereditário do rebanho de forma a capacitá-lo para produzir leite, mais economicamente em um determinado ambiente. Genética é a ciência que estuda a variação e

Leia mais

sete receitas de xampu caseiro para cães

sete receitas de xampu caseiro para cães Como fazer xampu caseiro para cães sete receitas de xampu caseiro para cães Faça xampu caseiro para cães, caso você esteja procurando uma alternativa natural aos comprados em lojas de produtos para animais.

Leia mais

Campos do Lis. A criação do cão de castro Laboreiro. A criação do cão de castro laboreiro é fundamental para a sobrevivência e continuidade

Campos do Lis. A criação do cão de castro Laboreiro. A criação do cão de castro laboreiro é fundamental para a sobrevivência e continuidade NEWSLETTER Nº 56 / 13 Outubro 2012 Esta newsletter destina-se a ser um espaço de informação e divulgação dos Cães de Castro Laboreiro, detentores do afixo de criador "", bem como um espaço de intervenção

Leia mais

Caixa Múltipla de Esgoto CAIXA DE GORDURA, CAIXA DE INSPEÇÃO E COMPLEMENTOS

Caixa Múltipla de Esgoto CAIXA DE GORDURA, CAIXA DE INSPEÇÃO E COMPLEMENTOS Caixa Múltipla de Esgoto CAIXA DE GORDURA, CAIXA DE INSPEÇÃO E COMPLEMENTOS Localização no Website Tigre: Obra Predial Esgoto CAIXA MÚLTIPLA ESGOTO Função: A linha Caixa Múltipla Esgoto completa a solução

Leia mais

Institui o Dia Municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais e dá outras providências.

Institui o Dia Municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais e dá outras providências. Lei nº 4.168, de 10 de novembro de 2014. Institui o Dia Municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE TAQUARITINGA: Faço saber que a Câmara Municipal decreta

Leia mais

Conteúdos Sistema Nervoso. Aprender Mais - Linguagem

Conteúdos Sistema Nervoso. Aprender Mais - Linguagem Conteúdos Sistema Nervoso Aprender Mais - Linguagem Habilidades Compreender o funcionamento do sistema nervoso Realizar o Aprender Mais de Linguagem PAUTA DO DIA Acolhida Letramento Interatividade 1 E

Leia mais

REGULAMENTO. Leia atentamente o regulamento do Acampamento de Verão 2016.

REGULAMENTO. Leia atentamente o regulamento do Acampamento de Verão 2016. REGULAMENTO Leia atentamente o regulamento do Acampamento de Verão 2016. 1. Do local 1.1 O Acampamento de Verão 2016 acontecerá na Chácara Verde Vida, na BR116, km 151, na cidade de Mandirituba. 2. Do

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais A proposta Em sua organização teórico-metodológica, a proposta enfatiza a construção do pensamento científico acerca

Leia mais

O QUE SABER ANTES DA DECISÃO DE TER UM CÃO COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

O QUE SABER ANTES DA DECISÃO DE TER UM CÃO COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira O QUE SABER ANTES DA DECISÃO DE TER UM CÃO COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO Ter um animal na nossa vida é muito gratificante, é um amigo

Leia mais

SUMÁRIO. introdução 05. primeiros passos 06

SUMÁRIO. introdução 05. primeiros passos 06 APRESENTAÇÃO feline Cuidar de um gatinho recém-nascido ou filhote requer cuidado e dedicação, porém e extremamente gratificante vêlo bem e saudável após isso. A Feline é uma empresa especializada em produtos

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES Introdução As crianças pequenas não têm a capacidade para avaliar o perigo, pelo que qualquer objeto que encontram em casa pode transformar-se num brinquedo

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ - SESA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA. Nota Técnica nº 08/13 DVVSA/CEVS/SESA 29 de agosto 2013.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ - SESA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA. Nota Técnica nº 08/13 DVVSA/CEVS/SESA 29 de agosto 2013. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ - SESA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA Nota Técnica nº 08/13 DVVSA/CEVS/SESA 29 de agosto 2013. BOAS PRÁTICAS PARA COMÉRCIO AMBULANTE DE ALIMENTOS A Secretaria do

Leia mais