DIREITO CONSTITUCIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO CONSTITUCIONAL"

Transcrição

1 DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte 3 Profª. Liz Rodrigues

2 - Classificação dos direitos fundamentais (Novelino): - Classificação unitária: a semelhança entre os direitos impede a sua classificação em categorias distintas. - Classificação dualista: direitos de defesa (liberdades negativas) e direitos prestacionais (liberdades positivas). - Classificação trialista: direitos de defesa, direitos a prestações e direitos de participação.

3 - Direitos de defesa (ou de resistência): sua principal característica é exigir uma abstenção do Estado, impedindo a sua interferência na autonomia dos indivíduos. Limitam o poder estatal com o intuito de preservar as liberdades individuais, impondo ao Estado o dever de não interferir, não se intrometer, não reprimir e não censurar (Novelino).

4 - Direitos a prestações: impõe um dever de agir ao Estado. Nesse caso, o ente precisa atuar ativamente para proteger certos bens jurídicos, promove-los ou garantir as condições para sua fruição. - As prestações podem ser materiais (oferecimento de bens ou serviços) ou normativas (dever de criar normas para tutelar determinados interesses).

5 - Direitos de participação: garantem a participação do cidadão na formação da vontade política da comunidade e demandam que esta vontade seja respeitada (Novelino).

6 - Titularidade dos direitos fundamentais: considerando o reconhecimento da dignidade humana, não há dúvidas de que todos os seres humanos são titulares dos direitos fundamentais. - Observação: na Adi n /DF, o STF entendeu que pré-embriões produzidos por técnicas extracorpóreas de reprodução assistida e ainda não implantados não são titulares de direitos fundamentais.

7 - Pessoas jurídicas: podem ser titulares de direitos fundamentais compatíveis com a sua natureza. Súmula 227/STJ: a pessoa jurídica pode sofrer dano moral. - Pessoas jurídicas de direito público: Branco explica que tem se entendido com muitas restrições - que estas entidades gozam de direitos do tipo procedimental (direito à ampla defesa e ao devido processo legal, por exemplo).

8 - Estrangeiros: mesmo sem domicílio no Brasil, tem direito a todas as prerrogativas básicas que lhe assegurem a preservação do status libertatis e a observância, pelo Poder Público, da cláusula constitucional do due process (HC n ). São titulares dos direitos fundamentais considerados emanações necessárias do princípio da dignidade da pessoa humana (HC n ). Como regra geral, direitos políticos e direitos sociais não são estendidos aos não residentes.

9 - Dimensão subjetiva dos direitos fundamentais: nesta perspectiva, os direitos fundamentais são vistos sob a ótica de seus titulares; trata-se de uma dimensão clássica, correspondente à ideia liberal dos direitos fundamentais, vistos como meios de proteção do indivíduo contra a intervenção estatal. O titular do direito tem a faculdade de fazer valer determinada prerrogativa jurídica (Canotilho), exigindo uma ação ou abstenção de outrem, a fim de preservar sua situação.

10 - Dimensão objetiva dos direitos fundamentais: sob esta perspectiva, os direitos fundamentais não devem ser entendidos apenas como um conjunto de posições jurídicas conferidas a seus titulares, mas também como um conjunto de regras impositivas de comportamentos voltadas à proteção e satisfação daqueles direitos subjetivos conferidos aos indivíduos (Ramos).

11 - Esta dimensão obriga o Estado a respeitar os direitos fundamentais e também o força a fazê-los respeitados pelos indivíduos entre si (Branco). - A dimensão objetiva é aquela onde os direitos fundamentais se mostram como princípios conformadores do como como o Estado que os consagra deve organizar-se e atuar (Guerra Filho).

12 - Dever de prevenção: o Estado tem o dever de criar procedimentos e estruturas que previnam a ocorrência de violações aos direitos protegidos (CIDH). - Adoção de medidas de caráter jurídico, político, administrativo e cultural para a proteção destes direitos.

13 - Eficácia vertical dos direitos fundamentais: estes direitos são entendidos como limitações ao exercício do poder estatal, pautando as relações entre particulares e o Estado (em razão da subordinação daqueles a este, nota-se que esta é uma relação hierarquizada, por isso usa-se a expressão eficácia vertical ).

14 - Eficácia horizontal dos direitos fundamentais: sob este aspecto, discute-se a incidência destes direitos nas relações entre particulares. - Embora oriundos das relações entre o Estado e os indivíduos, não se pode negar que as violações aos direitos fundamentais também podem ser provocadas por outros atores e contra estas devem ser protegidos.

15 - Eficácia horizontal dos direitos fundamentais: sob este aspecto, discute-se a incidência destes direitos nas relações entre particulares. - Embora oriundos das relações entre o Estado e os indivíduos, não se pode negar que as violações aos direitos fundamentais também podem ser provocadas por outros atores e contra estas devem ser protegidos.

16 - Branco explica que, no âmbito de relações particulares em que os envolvidos estejam em relativa igualdade de condições, é necessário fazer uma ponderação entre os valores envolvidos no caso concreto (concordância prática), de modo a não sacrificar totalmente nem o direito fundamental nem a autonomia da vontade.

17 - Concorrência de direitos: dois ou mais direitos fundamentais podem ser exercidos ao mesmo tempo. - Colisão de direitos fundamentais: dois ou mais direitos entram em conflito. Nesse caso, é preciso recordar a distinção entre regras e princípios regras são normas que exigem, proíbem ou permitem algo de modo categórico e princípios são normas que exigem a realização de algo, da melhor forma possível, de acordo com as possibilidades fáticas e jurídicas (Canotilho).

18 - Conflito entre regras: apenas uma será válida. - Conflito for entre princípios: faz-se a ponderação, tentando conciliá-los da melhor forma possível, levando-se em consideração as peculiaridades do caso concreto. - Critério da proporcionalidade (adequação e necessidade).

19 - Princípio da concordância prática: em caso de conflito entre direitos fundamentais, os bens jurídicos devem ser combinados e coordenados, evitandose o sacrifício total de um deles. - Redução proporcional dos direitos em conflito.

20

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Concepções Doutrinárias sobre a Natureza dos Direitos Humanos Parte 2

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Concepções Doutrinárias sobre a Natureza dos Direitos Humanos Parte 2 DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Concepções Doutrinárias sobre a Natureza dos Direitos Humanos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Dignidade humana: um dos fundamentos do Estado Democrático

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Características: considerando a sua função de proteger a dignidade da pessoa humana, os direitos fundamentais

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Categorias e Gerações dos Direitos Humanos Parte 2. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Categorias e Gerações dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Terceira dimensão: direitos de consolidação recente, surgem em razão da necessidade de cooperação global entre

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Igualdade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Estrangeiros: como regra geral, são garantidos aos estrangeiros todos os direitos fundamentais inerentes à

Leia mais

TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1.º Formação e evolução

TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1.º Formação e evolução ÍNDICE GERAL TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Formação e evolução 1. Direitos fundamentais em sentido formal e direitos fundamentais em sentido

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Características dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Interpretação pro homine: normas que garantem direitos humanos não podem

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à vida Profª. Liz Rodrigues - O Título II da CF/88 é dedicado à proteção dos Direitos e Garantias Fundamentais e seu Capítulo I é dedicado aos Direitos

Leia mais

Teoria dos Direitos Fundamentais

Teoria dos Direitos Fundamentais 1 Teoria dos Direitos Fundamentais 1 Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Imagine uma situação em que o Estado exerce seu poder sem limites. Quem estiver de fora desse Estado, estará sofrendo interferências

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte 5 Prof.ª Liz Rodrigues - Distinção entre direitos e garantias: a discussão remonta ao séc. XIX. - Ruy Barbosa distinguiu as disposições

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Direitos sociais: além de mencionados no art. 6º, são melhor detalhados no Titulo VIII (Da Ordem Social). Há, também,

Leia mais

Notas prévias à 12ª edição 7 Agradecimentos (1ª edição) 9 Abreviaturas 11 Prefácio (1ª edição) 15 Sumário 19 Notas introdutórias 21

Notas prévias à 12ª edição 7 Agradecimentos (1ª edição) 9 Abreviaturas 11 Prefácio (1ª edição) 15 Sumário 19 Notas introdutórias 21 Índice geral Notas prévias à 12ª edição 7 Agradecimentos (1ª edição) 9 Abreviaturas 11 Prefácio (1ª edição) 15 Sumário 19 Notas introdutórias 21 1ª P A R T E O Sistema dos Direitos Fundamentais na Constituição:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Além dos direitos fundamentais, a CF/88 prevê uma série de garantias,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Dimensões de direitos fundamentais: direitos fundamentais são direitos históricos e foram surgindo em momentos distintos, conforme as necessidades

Leia mais

A EFETIVIDADE DOS DIREITO SOCIAIS

A EFETIVIDADE DOS DIREITO SOCIAIS A EFETIVIDADE DOS DIREITO SOCIAIS DIREITO CONSTITUCIONAL III Profª Marianne Rios Martins Base = O primado do trabalho ORDEM SOCIAL Objetivos = o bem estar e a justiça sociais, Alcance = não se restringe

Leia mais

1 a PARTE LEI DE BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE SUA CONSTITUCIONALIDADE PELO STF NA ADI DF (Leonardo Martins), 1

1 a PARTE LEI DE BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE SUA CONSTITUCIONALIDADE PELO STF NA ADI DF (Leonardo Martins), 1 SUMÁRIO Sobre a coleção, xiii Sobre os autores, xv Prefácio geral, xvii Prefácio à edição brasileira de Questões atuais da proteção da vida pré-natal, xxi 1 a PARTE LEI DE BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE SUA

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - As etapas francesa e americana constituem o chamado constitucionalismo clássico, influenciado por pensadores

Leia mais

STJ ESTUDO DE CASO BASEADO NA DECISAo DO STI SOBRE A CONSTITUCIONAliDADE DA LEI DE [)IOSSECUIU\I,!( \ E NO DIREITO COMPARADO ALEMAO

STJ ESTUDO DE CASO BASEADO NA DECISAo DO STI SOBRE A CONSTITUCIONAliDADE DA LEI DE [)IOSSECUIU\I,!( \ E NO DIREITO COMPARADO ALEMAO u ~ B IE ESTUDO DE CASO BASEADO NA DECISAo DO STI SOBRE A CONSTITUCIONAliDADE DA LEI DE [)IOSSECUIU\I,!( \ E NO DIREITO COMPARADO ALEMAO I COM UM ENSAIO DE BERNHARD SCH LI r" K Q1JESTÕES ATUAIS DA PROTEÇÃO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Igualdade Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Ações afirmativas: são políticas públicas ou programas privados de proteção ou favorecimento de grupos que

Leia mais

2. Aspectos históricos dos direitos fundamentais e constitucionalismo Requisitos para o surgimento dos direitos fundamentais...

2. Aspectos históricos dos direitos fundamentais e constitucionalismo Requisitos para o surgimento dos direitos fundamentais... STJ00090430 SUMÁRIO APRESENTA ÇÃO À 3. a EDI ÇÃO............................................. 5 LISTA DE ABREViATURAS...... Primeira Parte. PARTE GERAL DO E ~ {UDO DOS DIREITOS FUNDAME!\fAIS... 15 1. Direitos

Leia mais

Aula Demonstrativa. Direito Constitucional - Anvisa Aula Demonstrativa Teoria dos Direitos Fundamentais Prof. Frederico Dias

Aula Demonstrativa. Direito Constitucional - Anvisa Aula Demonstrativa Teoria dos Direitos Fundamentais Prof. Frederico Dias Aula Demonstrativa Direito Constitucional Teoria dos Direitos Fundamentais Professor: Frederico Dias 1 Olá! Vamos estudar para o concurso da Anvisa? Meu nome é Frederico Dias e sou Auditor Federal de Controle

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA

DIREITOS HUMANOS. Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA DIREITOS HUMANOS Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA Metodologia - Abordagem objetiva e focada. - Importância da literalidade da legislação e tratados em direitos humanos. - Teoria

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA Auditor Fiscal da Receita Federal. Pós Graduado em Direito Tributário pelo IBET diegocerqueira@estrategiaconcursos.com.br @profdiegocerqueira DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Princípios de Interpretação Constitucional Profª. Liz Rodrigues - A interpretação constitucional tem algumas peculiaridades e, além dos métodos, costumam ser

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Igualdade Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, CF/88: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros

Leia mais

Introdução...1. Parte I A Religião e o Mundo do Trabalho

Introdução...1. Parte I A Religião e o Mundo do Trabalho SUMÁRIO Introdução...1 Parte I A Religião e o Mundo do Trabalho Capítulo 1 Religião, Direitos Humanos e Espaço Público: Algumas Nótulas Preliminares...7 1. Religião e Direitos Humanos...7 2. O Regresso

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 7 Profª. Liz Rodrigues - Direitos coletivos dos trabalhadores (art. 8º a 11 da CF/88): - liberdade sindical e substituição processual; - direito

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Em relação às emendas à constituição é verdadeiro: I. No sistema brasileiro cabe a sua propositura ao presidente da república, aos

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Banca FCC 1) FCC - Especialista em Políticas Públicas - SEPLADR SP (2009) Em matéria de direitos e garantias fundamentais, a Constituição

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Conceito de Criança e Adolescente e Doutrina da Proteção Integral parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Art. 3º, ECA: A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS (PARTE GERAL) Conceito de direitos fundamentais Direito fundamental é aquilo que é essencial para o homem e para a sociedade, que está positivado na Constituição com intenção de efetivar

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Profª. Liz Rodrigues - Liberdade: pode ser entendida como a possibilidade de escolher entre fazer ou não fazer algo, podendo-se escolher entre duas ou mais opções.

Leia mais

O DIREITO DE GREVE E A FIXAÇÃO DE SERVIÇOS MÍNIMOS O CONCEITO DE NECESSIDADES SOCIAIS IMPRETERÍVEIS

O DIREITO DE GREVE E A FIXAÇÃO DE SERVIÇOS MÍNIMOS O CONCEITO DE NECESSIDADES SOCIAIS IMPRETERÍVEIS O DIREITO DE GREVE E A FIXAÇÃO DE SERVIÇOS MÍNIMOS O CONCEITO DE NECESSIDADES SOCIAIS IMPRETERÍVEIS O direito de greve é um direito fundamental, consagrado no artigo 57º da Constituição. Segundo este preceito,

Leia mais

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais. Ano lectivo de 2011/2012

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais. Ano lectivo de 2011/2012 Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano lectivo de 2011/2012 Regente: Jorge Reis Novais 1- Apresentação da disciplina: programa, bibliografia, aulas e método de avaliação. O objectivo da disciplina:

Leia mais

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade)

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Civil (Parte Geral) / Aula 03 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) 4. Direito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Profª. Liz Rodrigues - Como regra geral, o controle de constitucionalidade é exercido nos modelos difuso/concreto ou concentrado/abstrato. - Novelino

Leia mais

Aula 07. Gabarito: Correta. Os direitos fundamentais são elementos limitadores do abuso do poder estatal, que estão em determinadas Constituições.

Aula 07. Gabarito: Correta. Os direitos fundamentais são elementos limitadores do abuso do poder estatal, que estão em determinadas Constituições. Página1 Curso/Disciplina: Direitos Humanos Aula: Evolução Histórica dos Direitos Humanos 07 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 07 24) (Banca: CESPE. Órgão:

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS METODOLOGIA TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS Abordagem objetiva e focada. Importância da literalidade da legislação e tratados em direitos humanos. Teoria interagindo com as normas e jurisprudências principalmente

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XII, CF/88: é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas,

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aula 06 de junho de 2014. 07 de junho de 2014. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Professor: Paulo Ricardo Schier Graduação em Bacharelado em Direito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, X, CF/88: são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Racionalizar o estudo do aluno é mais que um objetivo para Ad Verum, trata-se de uma obsessão.

APRESENTAÇÃO. Racionalizar o estudo do aluno é mais que um objetivo para Ad Verum, trata-se de uma obsessão. APRESENTAÇÃO Caro(a) Aluno(a), A preparação para concursos públicos exige profissionalismo, métrica e estratégia. Cada minuto despendido deve ser bem gasto! Por isso, uma preparação direcionada, focada

Leia mais

MÓDULO 03 DIREITO CONSTITUCIONAL EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 02

MÓDULO 03 DIREITO CONSTITUCIONAL EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 02 Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. Direitos e Deveres Individuais e Coletivos: Parte I Questão 01 ESAF / Ministério do Turismo 2014 O art. 5, inciso VII, da Constituição Federal, dispõe que é assegurada,

Leia mais

TIPOLOGIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

TIPOLOGIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Tipologia das normas constitucionais. PONTO 2: Distinção entre Direitos Humanos e Direitos e Garantias Fundamentais. PONTO 3: Classificação dos Direitos e Garantias Fundamentais.

Leia mais

Sumário. Introdução... 31

Sumário. Introdução... 31 Sumário Introdução..................................................................... 31 Parte I. Teoria e significado da igualdade jurídica............................ 33 Capítulo I. Teorias fundamentais

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência Profª. Liz Rodrigues - Criada em 2007 e ratificada pelo Brasil

Leia mais

Aula Demonstrativa. Direito Constitucional SEFAZ/AM Aula Demonstrativa Teoria dos Direitos Fundamentais Prof. Frederico Dias

Aula Demonstrativa. Direito Constitucional SEFAZ/AM Aula Demonstrativa Teoria dos Direitos Fundamentais Prof. Frederico Dias Aula Demonstrativa Direito Constitucional Teoria dos Direitos Fundamentais Professor: Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br 1 Olá! Vamos estudar para o concurso da Secretaria de Estado da Fazenda

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Direitos e Garantias Fundamentais Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Dúvida Direitos humanos e Direitos fundamentais são sinônimos? Direitos humanos X Direitos fundamentais:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, VI, CF/88: é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Direitos Humanos e dignidade da pessoa humana Direitos Humanos Definições Conceito Material São todos aqueles direitos indispensáveis para uma vida digna. Conceito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Restrições legais ao exercício de direitos fundamentais: Teoria dos limites: a limitação de direitos não pode afetar o seu núcleo essencial. Reserva

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Características dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Direitos humanos: direitos derivados do reconhecimento e da proteção da

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL JORGE MIRANDA CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL ESTADO E CONSTITUCIONALISMO. CONSTITUIÇÃO. DIREITOS FUNDAMENTAIS. VOL. 1 UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA LISBOA 2016 ÍNDICE Explicação 9 Preliminares 1. O fenómeno

Leia mais

EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS. Orientador(a): Profª. Drª. Cláudia Mansini Queda de Toledo

EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS. Orientador(a): Profª. Drª. Cláudia Mansini Queda de Toledo EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS Acadêmica: Fernanda Antunes Silva 016075 Orientador(a): Profª. Drª. Cláudia Mansini Queda de Toledo Os Direitos Fundamentais na Constituição da Republica de

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Características dos Direitos Humanos Universalidade Alcança qualquer pessoa, seja pessoa natural ou pessoa jurídica. * Desde compatível com a sua natureza CESPE/UNB

Leia mais

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:...

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:... 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente Precedentes: RExt 466.343 RExt 349.703 HC 87.585 1. PODER CONSTITUINTE Poder de elaborar

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Prof. Ricardo Torques. fb.com/direitoshumanosparaconcursos. periscope.tv/rstorques.

DIREITOS HUMANOS. Prof. Ricardo Torques. fb.com/direitoshumanosparaconcursos. periscope.tv/rstorques. DIREITOS HUMANOS Prof. Ricardo Torques fb.com/direitoshumanosparaconcursos periscope.tv/rstorques rst.estrategia@gmail.com Teoria Geral dos Direitos Humanos Características, Eficácia e Classificação de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma, Sistema e Fundamentos da República Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Cidadania: este é um valor cujo significado foi sendo ampliado ao longo

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO: Paula Freire 2012

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO: Paula Freire 2012 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO: Paula Freire 2012 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade; Eficiência. ART. 37, CAPUT, CF/88: Art. 37. A administração pública direta

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 25/09/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 25/09/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 25/09/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 10 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS Com a relação jurídico

Leia mais

LIBERDADE RELIGIOSA E CONTRATO DE TRABALHO

LIBERDADE RELIGIOSA E CONTRATO DE TRABALHO LIBERDADE RELIGIOSA E CONTRATO DE TRABALHO A dogmática dos direitos fundamentais e a construção de respostas constitucionalmente adequadas aos conflitos religiosos no ambiente de trabalho IMPETUS SUMÁRIO

Leia mais

Natureza Jurídica. Características. Gerações.

Natureza Jurídica. Características. Gerações. Natureza Jurídica. Características. Gerações. Direitos humanos estão relacionados com a importância da própria pessoa humana. A pessoa humana, que é o bem mais valioso da humanidade, estará acima de qualquer

Leia mais

Conforme nos ensina o constitucionalista J. J. Gomes Canotilho,

Conforme nos ensina o constitucionalista J. J. Gomes Canotilho, Interpretação da Constituição Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com (19) 8130-5005 Interpretação da Constituição. Interpretar as normas constitucionais

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL I. Constituição e Constitucionalismo... 002 II. Poder Constituinte... 011 III. Princípios Fundamentais... 012 IV. Os Direitos e Garantias Fundamentais... 015 V. Da Organização do

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Sentença Parte 5 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 489, 1º, II. empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso; - Os conceitos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Poder Constituinte Originário, Derivado e Decorrente - Reforma Profª. Liz Rodrigues - Se a Constituição é a norma jurídica fundamental que organiza um Estado,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Vedação do anonimato: o exercício do direito de manifestação do pensamento traz como consequência a necessidade de que as pessoas

Leia mais

Aula Demonstrativa Teoria dos Direitos e Garantias Fundamentais.

Aula Demonstrativa Teoria dos Direitos e Garantias Fundamentais. . Olá! Vamos estudar para o concurso da Defensoria Pública da União? Meu nome é Frederico Dias e sou Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Passei em 9 lugar no concurso de

Leia mais

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano letivo de 2014/15

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano letivo de 2014/15 Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano letivo de 2014/15 Regente: Jorge Reis Novais Colaboradores: Prof. Doutor Domingos Soares Farinho Mestre Tiago Fidalgo de Freitas Mestre Tiago Antunes

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA 1 A Constituição Federal de 1988 tornou-se o símbolo do projeto de uma nova sociedade brasileira, livre, justa e solidária, alicerçada no princípio da dignidade da pessoa humana. 2 Os princípios de dignidade

Leia mais

Sumário. Parte II Os Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988

Sumário. Parte II Os Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988 Sumário Parte I Abrindo as Portas para os Direitos Fundamentais 1 A Teoria dos Direitos Fundamentais 1.1 O nazismo e a banalidade do mal 1.2 O Julgamento de Nuremberg 1.3 O pós-positivismo e a teoria dos

Leia mais

A nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

A nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais A nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais Principais repercussões para a atividade empresarial Parte I Ana Frazão Advogada. Professora de Direito Civil e Comercial da UnB. Ex-Conselheira do CADE.

Leia mais

Evolução da Disciplina. Direito Constitucional CONTEXTUALIZAÇÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO

Evolução da Disciplina. Direito Constitucional CONTEXTUALIZAÇÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO Evolução da Disciplina Direito Constitucional Aula 1: Evolução histórica das constituições brasileiras Aula 2: Princípios fundamentais Aula 3: Direitos e garantias fundamentais Prof. Silvano Alves Alcantara

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - União: "Entidade federal formada pela união das partes componentes, autônoma

Leia mais

PROGRAMA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

PROGRAMA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS PROGRAMA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS I DIREITOS FUNDAMENTAIS NA HISTÓRIA 1. Os direitos fundamentais na história do Estado de Direito: do Estado de Direito liberal ao Estado democrático e social de Direito

Leia mais

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas STJ00053804 LUÍS ROBERTO BARROSO (organizador) Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Universidade de Yale. Doutor Livre-docente

Leia mais

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Sumário Capítulo I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO 1. Estado: conceito, evolução e transformações... 17 2. Administração

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Educação, cultura e desporto Profª. Fabiana Coutinho Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração

Leia mais

Organização da Disciplina. Direito Administrativo Aula n. 1. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização

Organização da Disciplina. Direito Administrativo Aula n. 1. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização Organização da Disciplina Direito Administrativo Aula n. 1 Professor: Silvano Alves Alcântara Princípios administrativos Administração pública Atividades administrativas Licitações públicas Contratos administrativos

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO FONTES DO DIREITO E SUAS IMPLICAÇÕES Art. 108 Na ausência de disposição expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária utilizará sucessivamente,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Princípios constitucionais da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 1.2 Direito Positivo: Direito Positivo: Direito Posto, que vigora em um determinado espaço territorial,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Princípios de Direito Constitucional Internacional Profª. Liz Rodrigues - Art. 4º, CF/88: A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações

Leia mais

Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos.

Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos. DIREITO CONSTITUCIONAL I PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES UniSalesiano Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos. A interpretação busca revelar

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins NOÇÕES GERAIS O que é o direito? Qual a importância do direito? Direito é justiça?

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 7 ADMINISTRATIVO 1 DEVO SABER 1 ADMINISTRATIVO 1.1 Introdução Antes de qualquer consideração que venhamos a explanar, é preciso, inicialmente, mesmo que de forma resumida, entender o que é o Direito e

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

CRIME = FT + A + C AULA 16. Vamos agora dar prosseguimento, já que falamos do primeiro elemento que foi

CRIME = FT + A + C AULA 16. Vamos agora dar prosseguimento, já que falamos do primeiro elemento que foi Turma e Ano: Master A (2015) 13/05/2015 Matéria / Aula: Direito Penal / Aula 16 Professor: Marcelo Uzeda de Farias Monitor: Alexandre Paiol AULA 16 CONTEÚDO DA AULA: - Ilicitude, exclusão de ilicitude

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE. Prof. Luiz Antonio Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE. Prof. Luiz Antonio Lima DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE Prof. Luiz Antonio Lima MARATONA DO PONTO CESPE Foco na Banca CESPE Jurisprudência atualizada Aulas ao vivo (1h40 min de aula + 20 min de Chat) Elaboração

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos da Nacionalidade Direitos da Nacionalidade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Naturalização: é a nacionalidade adquirida por um ato de vontade. - Como regra geral, não há direito

Leia mais

O PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL E SUA RELAÇÃO COM A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS 1. Renata Maciel 2.

O PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL E SUA RELAÇÃO COM A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS 1. Renata Maciel 2. O PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL E SUA RELAÇÃO COM A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS 1 Renata Maciel 2. 1 Pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado de Direitos Humanos da Universidade Regional do

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61 Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito de constituição...25 2. Sentidos ou concepções de constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60 Sumário Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito De Constituição...25 2. Sentidos ou concepções de Constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 179/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professora Franciele Rieffel.

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professora Franciele Rieffel. Direitos Humanos Declaração Universal de 1948 Professora Franciele Rieffel www.acasadoconcurseiro.com.br Direitos Humanos DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS DE 1948 www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

1. Os direitos fundamentais na história do Estado de Direito

1. Os direitos fundamentais na história do Estado de Direito 1. Os direitos fundamentais na história do Estado de Direito a) Os direitos fundamentais na história do Estado de Direito: do Estado de Direito liberal ao Estado democrático e social de Direito. b) Os

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Profª. Liz Rodrigues - Regra geral: princípio da autonomia dos entes federativos. - A intervenção, como mecanismo constitucional de

Leia mais

O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL

O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL 1 O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL Graciela Damiani Corbalan INFANTE 1 RESUMO: O presente trabalho se propõe a analisar o acesso ao sistema de saúde como direito fundamental, protegido pela Constituição

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emgeral Noções eprincípios do Direito Contratual Prof. Vinicius Marques Conceito clássico: é o negócio jurídico bilateral que visa à criação, modificação ou extinção de direitos

Leia mais

Direitos Fundamentais 2015/2016 Turma Noite Curso de Licenciatura. 2. Os direitos fundamentais na história do Estado de Direito

Direitos Fundamentais 2015/2016 Turma Noite Curso de Licenciatura. 2. Os direitos fundamentais na história do Estado de Direito Direitos Fundamentais 2015/2016 Turma Noite Curso de Licenciatura 1. Apresentação da disciplina a) Os direitos fundamentais enquanto garantias jurídicas decorrentes das normas constitucionais e das normas

Leia mais