Discentes: Ângela Bernardino Barbosa Denise Leão Cassiano Vieira Eloísa Leão Cassiano Mylena Rodrigues Oliveira Souza Tamire Brito das Chagas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Discentes: Ângela Bernardino Barbosa Denise Leão Cassiano Vieira Eloísa Leão Cassiano Mylena Rodrigues Oliveira Souza Tamire Brito das Chagas"

Transcrição

1

2 Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Campus IX Disciplina: Integração Agricultura Pecuária Docente: Danilo Gusmão Discentes: Ângela Bernardino Barbosa Denise Leão Cassiano Vieira Eloísa Leão Cassiano Mylena Rodrigues Oliveira Souza Tamire Brito das Chagas

3 OBJETIVO O objetivo deste trabalho foi analisar os benefícios e as perspectivas potenciais de sistemas de integração lavoura-pecuária no processo de intensificação de uso das áreas em exploração com lavoura de grãos e pastagens, descrevendo os sistemas mais utilizados.

4 A demanda crescente por alimentos, bioenergia e produtos florestais, em contraposição à necessidade de redução de desmatamento e mitigação da emissão de gases de efeito estufa, requer soluções que permitam incentivar o desenvolvimento socioeconômico, sem comprometer a sustentabilidade dos recursos naturais.

5 INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA A integração lavourapecuária consiste na implantação de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, carne, leite, agroenergia, entre outros, na mesma área, em plantio consorciado, sequencial ou rotacional (Macedo, 2009). Fonte: Agrolink

6 MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA Integração lavoura-pecuária (ILP) ou sistema agropastoril; Integração pecuária-floresta (IPF) ou sistema silvipastoril; Integração lavoura-floresta (ILF) ou sistema silviagrícola; Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) ou sistema agrossilvipastoril.

7 OBJETIVOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA Recuperação ou reforma de pastagens degradadas Este é o principal objetivo da integração. Nesse sistema, as lavouras são utilizadas a fim de que a produção de grãos pague, pelo menos em parte, os custos da recuperação ou da reforma das pastagens. Foto: Andrade. C.M. S

8 OBJETIVOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA Melhorar as condições físicas e biológicas do solo com a pastagem na área de lavoura. As pastagens deixam quantidades apreciáveis de palha sobre o solo e de raízes no perfil. Recuperar a fertilidade do solo com a lavoura na área de pastagens degradadas. A correção química do solo e a adubação para cultivo de lavouras recuperam a fertilidade do solo, aumentando a oferta de nutrientes para o pasto e, por conseguinte, o seu potencial de produção (Alvarenga, 2004). do solo.

9 OBJETIVOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA Produzir pasto, forragem conservada e grãos para alimentação animal na estação seca. Além da produção de silagem e de grãos, a ILP possibilita que a pastagem produzida no consórcio seja utilizada durante a estação seca. (Alvarenga, 2004). Fonte: Google Reduzir os custos, tanto da atividade agrícola quanto da pecuária.

10 BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA Aumento na produção de grãos e carne. Redução nos custos de produção. Produtores mais capitalizados. Melhoramento e conservação das características produtivas do solo. Desenvolvimento do setor rural. Maior estabilidade econômica. Geração de empregos diretos e indiretos. Sustentabilidade da agropecuária.

11 BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA Outras vantagens da integração lavoura-pecuária são destacadas por Spain et al. (1996): aumento da atividade biológica do solo; maior eficiência na reciclagem de nutrientes; melhoramento das propriedades físicas e químicas do solo; melhor oferta e qualidade das forrageiras na estação seca e agregação de valores com maior rentabilidade do que em qualquer das atividades isoladas.

12 Fonte: ABIEC PERFIL DA PECUÁRIA BRASILEIRA

13 PERFIL DA PECUÁRIA BRASILEIRA Evolução da área de pastagens no Brasil e produtividade Fonte: Agroconsult, IBGE Elaboração ABIEC

14 IMPACTOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA NA PRODUÇÃO DE BOVINOS Aumento da capacidade de suporte das pastagens e consequentemente uma maior produtividade animal, quando comparadas aos sistemas de pastagens degradadas. O consórcio de grãos com as forrageiras tropicais, como as braquiárias, aumentam a produtividade anual de ganho de peso vivo dos animais, mesmo na época seca, permitindo redução significativa na idade média de abate dos animais (Magnabosco et al., 2003).

15 DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS Degradação de pastagens é o processo evolutivo da perda de vigor, de produtividade, de capacidade de recuperação natural das pastagens para sustentar os níveis de produção e qualidade exigida pelos animais, assim como superar os efeitos nocivos de pragas, doenças e invasoras, culminando com a degradação avançada dos recursos naturais em razão de manejos inadequados (Macedo, 1993).

16 COMO SABER SE A PASTAGEM ESTÁ DEGRADANDO A forma mais prática é acompanhar a sua capacidade de suporte no decorrer do tempo. A capacidade de suporte é o número de animais que é possível manter, em uma determinada área de pasto, sem ocasionar prejuízo para o desempenho dos animais e para o desenvolvimento da pastagem. Assim, se ano a ano o número de animais possível de ser mantido em uma determinada pastagem estiver diminuindo, muito provavelmente essa pastagem está degradando.

17 O aumento no percentual de plantas daninhas e de áreas do solo descoberto e, Consequente diminuição no percentual de capim (ou de leguminosas forrageiras) na área da pastagem.

18 COMO IDENTIFICAR O NÍVEL DE DEGRADAÇÃO DA PASTAGEM A degradação da pastagem é um processo de declínio de produtividade que avança com o tempo. De modo geral, existem dois tipos extremos e principais de degradação da pastagem: a degradação agrícola e a degradação biológica.

19 Na degradação agrícola, ocorre um aumento excessivo do percentual de plantas daninhas na pastagem. Nesse tipo de degradação, a capacidade produtiva do pasto fica temporariamente diminuída ou inviabilizada, por causa da competição pelas plantas daninhas no capim e nas leguminosas forrageiras.

20 Na degradação biológica, a queda de produtividade da pastagem está principalmente associada à deterioração do solo. Nesse caso, há um aumento na proporção de solo descoberto (sem vegetação) na área da pastagem, facilitando a erosão, a perda de matéria orgânica e de nutrientes do solo.

21 NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO

22

23

24

25 COMO RECUPERAR PASTAGENS DEGRADADAS Existem diferentes opções para reverter o processo de degradação das pastagens, isto é, transformar pastos pouco produtivos ou improdutivos em pastos produtivos: Recuperação direta Renovação Recuperação/renovação indireta

26 COMO EVITAR A DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS O manejo preventivo é a forma mais eficaz para evitar a degradação da pastagem. Assim, quando o manejo da pastagem é feito profissionalmente, desde a sua formação, isto é, quando o produtor faz o controle rotineiro da taxa de lotação, analisa anualmente o solo, faz a manutenção periódica da sua fertilidade e controla as plantas daninhas e insetos-praga, pastagem produtiva passa a ser o cenário dominante na propriedade rural.

27 SISTEMA BARREIRÃO

28 Sistema que utiliza o plantio simultâneo de culturas anuais com forrageiras e tem como objetivo principal a recuperação/renovação de pastagens degradadas. (Embrapa)

29 Desenvolvido em 1980, pela EMBRAPA; É uma tecnologia de recuperação/renovação de pastagens; Consórcio com culturas anuais;

30 Consorcia-se:

31 Arroz de Terras altas; Milho; Forrageiras; Braquiarias: B. brizantha, B. decumbens Gênero: Panicum Sorgo; Milheto Leguminosas forrageiras (Stylosanthessp., Calopogonio mucunoides e Arachis pintoe).

32 Arroz de terras Altas x Pastagem

33 ESTRATÉGIA UTILIZADA redução da população de Brachiaria existente através da passagem de grade pesada, para o desenraizamento, 30 dias antes do inicio das chuvas; aração profunda (30 a 35 cm), com arado de aiveca; passagem da grade niveladora, imediatamente antes da semeadura do arroz; adubação conforme recomendado, através do estudo da análise de solo;

34 semeadura do arroz, máximo uma semana após a aração, espaçamento para o arroz de cm entre linhas; aplicação de 5 kg/há de sementes de Brachiaria, misturada ao adubo e colocada a uma profundidade de 8-10 cm; adubação nitgenada (20 a 30 kg de N/ha), visando estimular a decomposição da MO incorporada; vedação do pasto aproximadamente 60 dias após a colheita do arroz, visando o melhor estabelecimento após a retirada da cultura.

35 Caracteristicas gerais das Braquiárias

36 Brachiaria brizantha c.v. Marandu Nome comum: Brachiarão, Brizantão Origem: África; Caracteristicas: adata-se bem em solos de média fertilidade, porte grande; Plantio: ciclo curto e perene; Hábito de crescimento: touceira; Boa digestibilidade e palatabilidade; Porte: até 1,5 m.

37 Brachiaria decumbens c.v. Basilisk Nome comum: Brachiarinha Origem: Unganda África; Caracteristicas: altamente aclimatada, sobretudo nos cerrados. Plantio: na estação das chuvas; Hábito de crescimento: forma decumbente; Fertilidade do solo: média a baixa; Boa digestibilidade e palatabilidade; Porte: baixo (aproximadamente 1,0 m); Utilização: boa resistência ao pastoreio e pisoteio.

38 Gênero Panicum

39 Panicum maximum c.v. Mombaça Gramínea perene; Forma touceiras, robusta (1-2 m de altura); Folhas: longas e eretas; Colmos: levemente arroxeados; Nós: muito desenvolvidos; Rendimentos: em torno de 15 a 20 t/ha/ano; Teores de PB: 10 a 12% ao longo do ano; Sementes: facilmente disseminadas pelo vento;

40 Segundo Cobucciet al. (2007), este é um sistema que utiliza o plantio simultâneo de culturas anuais com forrageiras e tem como objetivo principal a recuperação/renovação de pastagens degradadas. Sua criação tem como propósito reduzir custos na formação e/ou recuperação das pastagens.

41 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA Aração profunda. Condicionamento físico e químico; Incorporação profunda de corretivos; Aprofundar sementes de plantas naturais (Ervas Daninhas); Incorporar o sistema radicular de capins.

42 CORREÇÃO DO SOLO Para se obter um bom desempenho da cultura em solos ácidos: Calagem; Incorporação de 60 70% superficialmente; 30 40% nas camadas mais profundas;

43 PLANTIO SIMULTÂNEO Sementes da forrageira podem ser misturadas com o adubo; Braquiária podem ser semeadas até 8 cm; Panicum até 3 cm; Sementes da cultura anual geralmente até 3cm.

44 Fazer integração lavoura-pecuária é um desafio para pecuaristas e agricultores. Os que fazem e chegam aos objetivos, mudam de profissão Passam a ser empresários do agronegócio Barbero (2007)

45 SISTEMA SANTA BRÍGIDA

46 SISTEMA SANTA BRÍGIDA Parceria entre a Fazenda Santa Brígida, a empresa de máquinas e implementos agrícolas John Deere e a Embrapa Arroz e Feijão. Propósito de validar e transferir tecnologias relacionadas à Integração Lavoura- Pecuária Até 2006, também apresentava um cenário de pastagens degradadas, tendo, porém, recuperado cerca de 80% até a safra de 2006/2007.

47 Inúmeros estudos de validação de práticas/técnicas, possibilitaram o desenvolvimento de um sistema de consórcio de milho, braquiária e leguminosa, preferencialmente, guandu-anão, denominado Sistema Santa Brígida. O objetivo do Sistema Santa Brígida é inserir os adubos verdes no sistema de produção, de modo a permitir um aumento do aporte de nitrogênio no solo, via fixação biológica do nitrogênio atmosférico.

48 Se trata da primeira oportunidade de inserção das leguminosas nas pastagens por meio do consórcio; Representa, ainda, uma alternativa para o produtor implementar a fixação biológica de nitrogênio no sistema de produção, que consiste em uma das metas do Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Programa ABC).

49 As pastagens bem manejadas, em contraste com os cultivos anuais em plantio convencional e até aqueles em plantio direto, têm a capacidade de aumentar o teor de MOS. A implantação da forrageira via consórcio com milho na época de disponibilidade hídrica pluvial, viabiliza a produção de fitomassa no período de estiagem nos Cerrados. A produção da pastagem de primeiro ano é elevada e as plantas permanecem verdes e fotossinteticamente ativas. Isso significa que toneladas de carbono são fixadas pelas forrageiras.

50 Tabela 01. Estimativa de fixação de carbono pela parte aérea de braquiária. Qualidade da pastagem Produção MS¹ (Kg ha-1 dia-1) Produção MS (Kg ha-1) ² Chuvas Seca Chuvas Seca Total MS (Kg ha-1 ano-1) Kg C ha-1 ano-1 ³ Pasto de boa qualidade Pasto de média qualidade Pasto de baixa qualidade MS: matéria seca. 2Considerando estação das chuvas um período de, aproximadamente, sete meses e a estação da seca, cinco meses. 3Considerando 40% de C na MS.

51 ESTABELECIMENTO DO SISTEMA Produção convencional de milho, com o preparo do solo feito, pelo menos, duas a três semanas antes da semeadura; População final entre 4 e 5 plantas por metro ou 8 a 10 plantas por metro quadrado; Semeadura da leguminosa: Na produção de milho com espaçamento reduzido, a semente pode ser misturada ao fertilizante, desde que a sua incorporação não seja muito profunda, estabelecendo-se o consórcio na mesma fileira do milho. Para espaçamentos maiores de milho (0,8 m a 1,0 m), sendo, porém, recomendável a adição de uma fileira da leguminosa centralizada nas entrelinhas do milho.

52 Fonte: Oliveira et al., 2010.

53 Para o consórcio, as leguminas podem ser estabelecidas cerca de 10 a 15 dias após a emergência das plantas de milho; A colheita do milho não deve ser atrasada, sob risco de dificuldades operacionais devido ao volume de massa verde acumulada pelas leguminosas a partir da senescência do milho; É fundamental buscar a sincronização entre os ciclos da leguminosa e da cultura de interesse econômico; Fonte: Oliveira et al., 2010.

54 Pode-se também introduzir no sistema sementes de forrageiras gramíneas nas entrelinhas do milho. Após a colheita do milho, a área seja vedada por cerca de 30 a 60 dias para que a forrageira se estabeleça plenamente e garanta boa pastagem.

55 Fonte: Oliveira et al., 2010.

56 RESULTADOS OBTIDOS COM O SISTEMA SANTA BRÍGIDA TECNOLOGIA EMBRAPA Nas safras de verão do ano de 2008/2009 na Embrapa Arroz e Feijão, no Município de Santo Antônio de Goiás-GO, foram realizados experimentos onde observou-se que no monocultivo de milho (híbrido BRS 1035), que houve resposta significativa à aplicação de 90 kg de N ha-1 sendo semelhante àquela obtida no consórcio com guandu-anão que recebeu a mesma dose de N.

57 Tabela. Altura de inserção de espigas, número de espigas por planta e produtividade de milho, híbrido BRS 1035, em monocultivo e consorciado com leguminosas no verão de 2008/2009. Santo Antônio de Goiás-GO1. Fonte: Oliveira et al., 2010.

58 Tabela. Massa da matéria seca (MS) de guandu-anão (Cajanus cajan) e crotalária (Crotalaria spectabilis) cultivados em consórcio com milho, no momento da colheita de grãos de milho, verão de 2008/2009. Santo Antônio de Goiás-GO1. Fonte: Oliveira et al., 2010.

59 CONSIDERAÇÕES FINAIS Em virtude dos aspectos observados, está cada vez mais evidente a necessidade de considerar a sustentabilidade no setor produtivo e no agronegócio de uma forma geral. O sistema de integração lavoura-pecuária proporciona benefícios ao eliminar ou mitigar a degradação física, química e biológica do solo resultantes das explorações convencionais. Diante disso, abre-se um leque de possibilidades, como a recuperação de pastagens, manejo e construção da fertilidade do solo, rotação e/ou sucessão de culturas, produção de alimentos, produção de volumosos, produção de madeira e fibras, como também a produção de energia.

60 A ILP favorece a troca de espécies de plantas cultivadas, propiciando a rotação de culturas favorecendo a diversidade, permitindo a utilização residual de uma espécie em benefício de outra. Por outro lado, muda-se o conceito, ou seja, a propriedade rural passa para uma condição de empresa do agronegócio produtora de proteína animal (carne) e proteína vegetal (grãos), levando em consideração o apelo da sustentabilidade para o sistema produtivo e com uma grande vantagem, que é a valorização da propriedade.

61 OBRIGADA!

Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar. Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger

Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar. Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger Adubação Verde Utilização dos Adubos Verdes - Em pré-cultivo ou rotação de culturas: quando são utilizadas

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA- Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini. UNESP Campus Experimental de Dracena 8200

INTEGRAÇÃO LAVOURA- Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini. UNESP Campus Experimental de Dracena 8200 INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini UNESP Campus Experimental de Dracena (18) 3821-8200 8200 lupatini@dracena.unesp.br 1 INTRODUÇÃO Monocultivo de culturas e pastagens; Problemas

Leia mais

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ANOS

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ANOS CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ANOS ÍNDICE Pág. 2 Sementes Presidente HISTÓRICO Desde 1978, a Sementes Presidente vem introduzindo produtos de qualidade no mercado - com atuação no Brasil e também em toda a América

Leia mais

Principais problemas da pecuária na Amazônia

Principais problemas da pecuária na Amazônia 4ª ed. reimpresso em maio/2015, 215 páginas Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br www.diasfilho.com.br Principais problemas da pecuária na Amazônia 15,2 13,0 Baixo

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde

O produtor pergunta, a Embrapa responde Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O produtor pergunta, a Embrapa responde José Carlos Cruz Paulo César Magalhães Israel

Leia mais

04/10/2015. Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental. Amazônia: protótipo da fronteira agrícola brasileira

04/10/2015. Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental. Amazônia: protótipo da fronteira agrícola brasileira 31,8 15,9 Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental 1,6 1,4 1,8 www.diasfilho.com.br Fonte: IBGE/Pesquisa Pecuária Municipal Norte Nordeste Sudeste Sul Centro Oeste Amazônia: protótipo da

Leia mais

PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO

PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO Consequências -Degradação do atributos - Físicos - Químicos - Biológicos Redução do potencial produtivo Queda da produtividade SISTEMA DE PRODUÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA NA VISÃO DO AGRICULTOR

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA NA VISÃO DO AGRICULTOR UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA NA VISÃO DO AGRICULTOR BARREIRAS BA 2018 GLEISON MARINHO SANTOS JOAO OSCAR RANULPHO C. DE

Leia mais

O manejo da matéria orgânica esta adequado visando a sustentabilidade dos sistemas de produção? Julio Franchini Henrique Debiasi

O manejo da matéria orgânica esta adequado visando a sustentabilidade dos sistemas de produção? Julio Franchini Henrique Debiasi O manejo da matéria orgânica esta adequado visando a sustentabilidade dos sistemas de produção? Julio Franchini Henrique Debiasi 15/01/2009 15/01/2009 Comportamento da soja na safra 2008/2009 na região

Leia mais

Moacyr Bernardino Dias-Filho

Moacyr Bernardino Dias-Filho Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br Fatores de aumento de produtividade da pecuária brasileira a partir do século 19 Melhoramento genético do rebanho Intensificado

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU

RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU Josiane da Silva Costa¹, Ana Carolina Alves² ¹Acadêmica do Curso de Agronomia da UEMS, Unidade Universitária de Cassilândia; E-mail:

Leia mais

Consórcio Milho-Braquiária

Consórcio Milho-Braquiária Gessí Ceccon Consórcio Milho-Braquiária 1Oque é. É o cultivo simultâneo de milho safrinha com braquiária utilizando a semeadora de soja, ajustando-a para uma linha de milho safrinha e outra de braquiária.

Leia mais

Discentes: Daniel Teixeira Deucymara Bomfim Alves Gilvan Rodrigues Kauana Martins Bizerra Laise de Souza Mayla Gregório

Discentes: Daniel Teixeira Deucymara Bomfim Alves Gilvan Rodrigues Kauana Martins Bizerra Laise de Souza Mayla Gregório Discentes: Daniel Teixeira Deucymara Bomfim Alves Gilvan Rodrigues Kauana Martins Bizerra Laise de Souza Mayla Gregório 1.0 INTRODUÇÃO Intensificação Embrapa ILP e ILPF ALMEIDA et al., 2015 1.0 INTRODUÇÃO

Leia mais

1O que é. A adubação verde é uma prática agrícola utilizada há

1O que é. A adubação verde é uma prática agrícola utilizada há Milton Parron Padovan Rogério Ferreira da Silva Adubação Verde - Opções para Outono/Inverno, Primavera/Verão e Espécies Perenes 1O que é. A adubação verde é uma prática agrícola utilizada há milhares de

Leia mais

Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária 1. Paulo A. Viana 2 e Maria C. M.

Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária 1. Paulo A. Viana 2 e Maria C. M. Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária Paulo A. Viana e Maria C. M. Viana 3 Pesquisador Embrapa Milho e Sorgo, pviana@cnpms.embrapa.br. CP. 5, CEP 357-97,

Leia mais

O QUE É ILPF ILP IPF. A ILPF pode ser utilizada em diferentes configurações, combinando-se dois ou três componentes em um sistema produtivo:

O QUE É ILPF ILP IPF. A ILPF pode ser utilizada em diferentes configurações, combinando-se dois ou três componentes em um sistema produtivo: ILPF EM NÚM3R05 O QUE É ILPF A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro

Leia mais

Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração

Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração 7 Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração Roberto Giolo de Almeida Rodrigo Amorim Barbosa Ademir Hugo Zimmer Armindo Neivo Kichel 88 Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta:

Leia mais

Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade

Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade B.Sc. Agronomia José Eduardo de Macedo Soares Júnior Fazenda Capuaba / Lucas do Rio Verde-MT Fazenda Capuaba Lucas do Rio Verde

Leia mais

Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia. Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão

Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia. Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão Guandu + B. ruziziensis Crotalaria ochroleuca + B. ruziziensis Crotalaria

Leia mais

Empresa Brasileria de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileria de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1518-4277 Dezembro, 2005 Empresa Brasileria de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Documentos 47 Integração Lavoura-Pecuária

Leia mais

Degradação de pastagens. o que é e como evitar. Moacyr Bernardino Dias-Filho

Degradação de pastagens. o que é e como evitar. Moacyr Bernardino Dias-Filho Degradação de pastagens o que é e como evitar Moacyr Bernardino Dias-Filho Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa

Leia mais

SISTEMAS DE CONSÓRCIO EM MILHO SAFRINHA. Gessi Ceccon 1 1.INTRODUÇÃO

SISTEMAS DE CONSÓRCIO EM MILHO SAFRINHA. Gessi Ceccon 1 1.INTRODUÇÃO SISTEMAS DE CONSÓRCIO EM MILHO SAFRINHA Gessi Ceccon 1 1.INTRODUÇÃO A sucessão da soja-milho safrinha sustenta a produção de grãos na região Centro-Oeste do Brasil. No entanto, de acordo com Brüggemann

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ Luanna de Andrade Silva¹; Aurélio Vaz-de-Melo²; 1 Aluna do Curso de Agronomia da UFT; Campus de Gurupi; e-mail:

Leia mais

Degradação de Pastagens: processos e causas

Degradação de Pastagens: processos e causas Cursos de capacitação de multiplicadores do Plano ABC Degradação de Pastagens: processos e causas Bruno Carneiro e Pedreira Pesquisador em Forragicultura e Pastagens 29/11/2011 Estatísticas Brasil maior

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DO ALGODÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ATUAL E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A CULTURA

VIABILIDADE ECONÔMICA DO ALGODÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ATUAL E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A CULTURA VIABILIDADE ECONÔMICA DO ALGODÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ATUAL E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A CULTURA ALEXANDRE CUNHA DE BARCELLOS FERREIRA EMBRAPA ALGODÃO ANÁLISE DAS VULNERABILIDADES E PROPOSTAS PARA

Leia mais

Pastagens consorciadas

Pastagens consorciadas Campus de Ilha Solteira Cultivo consorciado Pastagens consorciadas Prof. Leandro C. Araujo (DBZ) Zootecnista Envolve o plantio de duas ou mais espécies numa mesma área, de modo que uma das culturas conviva

Leia mais

Avaliação econômica do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária

Avaliação econômica do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Avaliação econômica do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária Rafael França Fonseca (1), Maria Celuta Machado Viana (2), José Joaquim

Leia mais

Adubos verdes para Cultivo orgânico

Adubos verdes para Cultivo orgânico Adubos verdes para Cultivo orgânico Introdução A técnica conhecida como adubação verde é a utilização de plantas com finalidades específicas para melhorar o solo. A principal diferença da adubação verde

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Gessí Ceccon (1), Neriane de Souza Padilha (2), Islaine Caren Fonseca (3), Rodrigo César Sereia (4) & Antonio Luiz Neto Neto (5)

Leia mais

EFEITOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS DO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA (ilp)

EFEITOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS DO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA (ilp) EFEITOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS DO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA (ilp) Lucas Carollo¹, Luis Enrique Piccinini¹, Natan Azevedo¹, Marciano Balbinot² Palavras-chave: estrutura do solo; plantio direto;

Leia mais

Tecnologias para uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono

Tecnologias para uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono Tecnologias para uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono Miguel Marques Gontijo Neto Eng.Agr., M.Sc., D.S., Pesquisador Embrapa Milho e Sorgo Luiz Adriano Maia Cordeiro Eng.Agr., M.Sc., D.S., Pesquisador,

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 1 EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 CONSÓRCIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA: COMPREENDENDO OS RISCOS DO ESTRESSE HÍDRICO NA

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012 Produtividade e proteína bruta do feijão guandu (Cajanus cajan cv. Mandarin) sob diferentes adubações e períodos de corte cultivado em um latossolo vermelho distrófico Arnon Henrique Campos ANÉSIO¹; Antônio

Leia mais

WWW.LAVOURA-PECUARIA.COM.BR SUSTAGRO INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NO ARENITO DO PARANÁ - PLATAFORMA, EXPERIÊNCIAS, ADOÇÃO PELOS PRODUTORES E DESAFIOS. Sérgio José Alves Renato Watanabe Pastagens degradadas

Leia mais

ANAIS. Artigos Aprovados 2014 Volume I ISSN:

ANAIS. Artigos Aprovados 2014 Volume I ISSN: ANAIS Artigos Aprovados 2014 Volume I ISSN: 2316-7637 Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia 18, 19 e 20 de novembro de 2014 1 CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E PRODUTIVAS

Leia mais

Produção de sementes Espaçamento entre as linhas (cm)

Produção de sementes Espaçamento entre as linhas (cm) Adubação Verde ADUBAÇÃO VERDE O que é adubação verde Consiste no cultivo e na incorporação ao solo de plantas (principalmente as leguminosas) que contribuem para a melhoria das condições físicas, químicas

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção,

Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Módulo I ESTABELECIMENTO/FORMAÇÃO DE PASTAGENS Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini UNESP UNESP Campus

Leia mais

Experiências e desafios do uso de sistemas de Integração Lavoura- Pecuária (ILP) em Solos Arenosos no Oeste Paulista

Experiências e desafios do uso de sistemas de Integração Lavoura- Pecuária (ILP) em Solos Arenosos no Oeste Paulista Experiências e desafios do uso de sistemas de Integração Lavoura- Pecuária (ILP) em Solos Arenosos no Oeste Paulista Luiz Adriano Maia Cordeiro João Kluthcouski Pesquisadores da Embrapa Cerrados, Brasília-DF

Leia mais

SISTEMAS DE ILPF NO BIOMA MATA ATLÂNTICA

SISTEMAS DE ILPF NO BIOMA MATA ATLÂNTICA SISTEMAS DE ILPF NO BIOMA MATA ATLÂNTICA Parte I José Ricardo Macedo Pezzopane SISTEMAS DE ILPF NO BIOMA MATA ATLÂNTICA Introdução/Contextualização; Conceitos e definições; Benefícios no uso de sistemas

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CAMPUS DE BOTUCATU unesp SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Rogério Peres Soratto Carlos

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA. Alvadi Antonio Balbinot Junior Julio Franchini Henrique Debiasi Engenheiros Agrônomos, pesquisadores da Embrapa Soja

INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA. Alvadi Antonio Balbinot Junior Julio Franchini Henrique Debiasi Engenheiros Agrônomos, pesquisadores da Embrapa Soja INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA Alvadi Antonio Balbinot Junior Julio Franchini Henrique Debiasi Engenheiros Agrônomos, pesquisadores da Embrapa Soja Principais usos de solos agrícolas do Brasil: Agricultura

Leia mais

Experiências Inovadoras na Gestão do Solo e da Água em Solos Arenosos Cocamar Cooperativa Agroindustrial Eng. Agro. Renato Hobold Watanabe

Experiências Inovadoras na Gestão do Solo e da Água em Solos Arenosos Cocamar Cooperativa Agroindustrial Eng. Agro. Renato Hobold Watanabe Experiências Inovadoras na Gestão do Solo e da Água em Solos Arenosos Cocamar Cooperativa Agroindustrial Eng. Agro. Renato Hobold Watanabe Coordenador Técnico Novembro - 2016 COCAMAR COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Carlos Alexandre C. Crusciol UNESP/Botucatu (SP) Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem IMPORTÂNCIA DA COBERTURA DO

Leia mais

Adubação de pastagens HAMILTON SERON PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Adubação de pastagens HAMILTON SERON PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA Adubação de pastagens HAMILTON SERON PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA Sistema de produção animal em pastagem Produção de forrageira por hectare Quantidade de alimento/ha Composição química Digestibilidade

Leia mais

Gessi Ceccon, Luís Armando Zago Machado, (2) (2) (3) Luiz Alberto Staut, Edvaldo Sagrilo, Danieli Pieretti Nunes e (3) Josiane Aparecida Mariani

Gessi Ceccon, Luís Armando Zago Machado, (2) (2) (3) Luiz Alberto Staut, Edvaldo Sagrilo, Danieli Pieretti Nunes e (3) Josiane Aparecida Mariani 9º Seminário Nacional de Milho Safrinha. Rumo à estabilidade: anais. 455 CONSÓRCIO DE MILHO SAFRINHA COM ESPÉCIES FORRAGEIRAS E ADUBO VERDE EM MATO GROSSO DO SUL (1) (2) (2) Gessi Ceccon, Luís Armando

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA NO NORTE DO PARANÁ

INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA NO NORTE DO PARANÁ III Reunião Paranaense de Ciência do Solo, Londrina-PR INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA NO NORTE DO PARANÁ Alvadi Antonio Balbinot Junior Julio Franchini Henrique Debiasi Pesquisadores da Embrapa Soja Roteiro

Leia mais

Premissa básica para produção animal em pasto é a existência de pasto

Premissa básica para produção animal em pasto é a existência de pasto Estabelecimento de pastagens: escolha da planta forrageira, preparo do solo e semeadura/plantio Introdução Premissa básica para produção animal em pasto é a existência de pasto Necessidade d deassociação

Leia mais

Moacyr Bernardino Dias-Filho

Moacyr Bernardino Dias-Filho Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br 1 Evolução da pecuária bovina no Brasil Passado No início dos anos 1900, a pecuária bovina era obsoleta, incapaz de abastecer,

Leia mais

Ser empresarial independe da grandeza da atividade. O que caracteriza uma atividade como empresarial é a forma como ela é conduzida e o seu objetivo

Ser empresarial independe da grandeza da atividade. O que caracteriza uma atividade como empresarial é a forma como ela é conduzida e o seu objetivo Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br Empresarial Ser empresarial independe da grandeza da atividade O que caracteriza uma atividade como empresarial é a forma como

Leia mais

BIOMASSA SECA DE DIFERENTES ESPÉCIES VEGETAIS E O CULTIVO DO ALGODOEIRO EM SPD NO CERRADO 1

BIOMASSA SECA DE DIFERENTES ESPÉCIES VEGETAIS E O CULTIVO DO ALGODOEIRO EM SPD NO CERRADO 1 BIOMASSA SECA DE DIFERENTES ESPÉCIES VEGETAIS E O CULTIVO DO ALGODOEIRO EM SPD NO CERRADO 1 Fernando Mendes Lamas (Embrapa Agropecuária Oeste / lamas@cpao.embrapa.br), Luiz Alberto Staut (Embrapa Agropecuária

Leia mais

Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde

Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde Julio Cezar Franchini Eleno Torres Luiz Gustavo Garbelini Mario

Leia mais

12. A cultura do arroz em outras modalidades de cultivo

12. A cultura do arroz em outras modalidades de cultivo CULTURA DO ARROZ 12. A cultura do arroz em outras modalidades de cultivo 12.1 - RIZIPISCICULTURA Consórcio peixe com arroz pode ser de 02 tipos: - Ciclo completo: peixe é colocado na arrozeira após a semeadura

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS

RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS Universidade Estadual Paulista Câmpus de Jaboticabal Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS Ricardo Andrade Reis Marcio dos Santos Pedreira Andreia Luciane Moreira

Leia mais

Diversificação para a sustentabilidade da produção

Diversificação para a sustentabilidade da produção Diversificação para a sustentabilidade da produção Introdução O aumento populacional mundial e a inserção de novos contingentes no mercado consumidor têm gerado crescente demanda mundial por matérias-primas,

Leia mais

Agropecuária. Estimativas Emissões GEE

Agropecuária. Estimativas Emissões GEE Agropecuária Estimativas Emissões GEE 1970-2013 Agropecuária Estimativas Emissões GEE 1990-2012 Equipe Técnica - Ciniro Costa Junior - Marina Piatto Entidades que colaboraram - ABIEC - ANDA - EMBRAPA -

Leia mais

Gerência de Assessoramento Técnico ao Agronegócio Gerag SP

Gerência de Assessoramento Técnico ao Agronegócio Gerag SP Gerência de Assessoramento Técnico ao Agronegócio Gerag SP Diretoria de Agronegócios Gerag São Paulo Safra 2012/2013 Programa ABC Agricultura de Baixo Carbono ABC - Mitigar a Emissões de GEE pela Agropecuária

Leia mais

Desempenho do Consórcio Milho-braquiária: Populações de Plantas e Modalidades de Semeadura de Urochloa brizantha cv. Piatã

Desempenho do Consórcio Milho-braquiária: Populações de Plantas e Modalidades de Semeadura de Urochloa brizantha cv. Piatã XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Desempenho do Consórcio Milho-braquiária: Populações de Plantas e Modalidades de Semeadura de Urochloa brizantha

Leia mais

MANEJO DO SOLO EM SISTEMA DE ILPF

MANEJO DO SOLO EM SISTEMA DE ILPF Londrina-PR, 08 de Maio de 2013 Prof. Dr. Jonatas Thiago Piva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS CURITIBANOS COORDENAÇÂO DE AGRONOMIA MANEJO DO SOLO EM SISTEMA DE ILPF Princípio da Sustentabilidade:

Leia mais

Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária em Mato Grosso do Sul

Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária em Mato Grosso do Sul Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária em Mato Grosso do Sul Julio Cesar Salton Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste Dourados/MS É consenso afirmar que o Sistema Plantio Direto (SPD)

Leia mais

SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO E PRODUÇÃO AGRÍCOLA

SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO E PRODUÇÃO AGRÍCOLA SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO E PRODUÇÃO AGRÍCOLA Graziele Luíza Hammes 1, Marlova Bernardi¹, Patrícia Janssen Porsch 1 Marciano Balbinot² Palavras chaves: Solo. Pastagem. Sustentabilidade. INTRODUÇÃO O solo

Leia mais

Desafios do SPD na região dos Cerrados. José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018

Desafios do SPD na região dos Cerrados. José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018 Desafios do SPD na região dos Cerrados José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018 Lucas do Rio Verde Fazenda Capuaba - Lucas do Rio Verde (Mato Grosso) 1. SATURAÇÃO DE CÁLCIO

Leia mais

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores.

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. 74 Fotos: Milton Parron Padovan SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. SAF de base pecuária com árvores nativas implantadas em linhas. SAF com arranjo de espécies vegetais

Leia mais

Semente de Brachiaria Ruziziensis (Pastejo, fenação e cobertura morta para plantio direto)

Semente de Brachiaria Ruziziensis (Pastejo, fenação e cobertura morta para plantio direto) Semente de Brachiaria Ruziziensis (Pastejo, fenação e cobertura morta para plantio direto) Descrição Família Gramíneas Ciclo vegetativo Forma de crescimento Ruziziensis Perene Touceira Adaptação Tipo de

Leia mais

MILHO PARA SILAGEM E SEU EFEITO SOBRE O MANEJO DO SOLO. Dr. Rodrigo Pizzani

MILHO PARA SILAGEM E SEU EFEITO SOBRE O MANEJO DO SOLO. Dr. Rodrigo Pizzani MILHO PARA SILAGEM E SEU EFEITO SOBRE O MANEJO DO SOLO Dr. Rodrigo Pizzani Cenário atual: desafios para agricultura Alimentar 9 bilhões de pessoas em 2050 Contornar problemas: Fatores-chaves para atingir

Leia mais

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Programa ABC Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando à Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura

Leia mais

MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO

MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO Juslei Figueiredo da Silva (1), Priscila Akemi Makino (1), Luan Marlon Ribeiro (2), Gessí Ceccon (3) Introdução Em 2012, o milho

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CAMPUS DE BOTUCATU unesp SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Carlos A. C. Crusciol Rogério

Leia mais

Termos para indexação: braquiária brizanta, pastejo, sorgo, milho, arroz.

Termos para indexação: braquiária brizanta, pastejo, sorgo, milho, arroz. PRODUÇÃO DE GRÃOS E FORRAGEM UTILIZANDO O SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NA REGIÃO NORTE-MATOGROSSENSE. Anderson Lange 1, Alan F. Lemke 1, Evandro L. Schoninger 1, Aureane C. T. Ferreira 1, Antonio

Leia mais

Degradação de pastagem: Como evitar e potencializar a produtividade? - Portal Agropecuário

Degradação de pastagem: Como evitar e potencializar a produtividade? - Portal Agropecuário Degradação de pastagem: Como evitar e potencializar a produtividade? - Portal Agropecuário Caderno: releases clientes Criada e 03/08/2015 12:27 Atualiza 03/08/2015 12:28 U RL: http://w ww.portalagropecuario.com.br/bovinos/degradacao-de-pastag

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO Prof. Dr. Tácio Oliveira da Silva MANEJO DO SOLO determina

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf 2 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf O projeto Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro de redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), o

Leia mais

Dirceu Luiz Broch e Gessi Ceccon

Dirceu Luiz Broch e Gessi Ceccon 9º Seminário Nacional de Milho Safrinha. Rumo à estabilidade: anais. 121 PRODUÇÃO DE MILHO SAFRINHA COM INTEGRAÇÃO LAVOURA E PECUÁRIA () () Dirceu Luiz Broch e Gessi Ceccon 1. Introdução O safrinha é uma

Leia mais

Bolsista PBIC/UEG, graduando do Curso de Agronomia, UnU Ipameri - UEG. Orientador, docente do Curso de Engenharia Florestal, UFG-Campus Jataí.

Bolsista PBIC/UEG, graduando do Curso de Agronomia, UnU Ipameri - UEG. Orientador, docente do Curso de Engenharia Florestal, UFG-Campus Jataí. PRODUÇÃO DE SEMENTES DE ADUBOS VERDES NO CERRADO Marcos Vinícius Ribeiro Nascimento 1 ; Paulo César Timossi 2 ; Mário Guilherme de B. Cava³; Bruce James Santos³; Gabriel Democh Goularte 3 ; Diego Fleury

Leia mais

COOPERATIVAS: PRODUZIR COM QUALIDADE E QUANTIDADE

COOPERATIVAS: PRODUZIR COM QUALIDADE E QUANTIDADE COOPERATIVAS: PRODUZIR COM QUALIDADE E QUANTIDADE Luiz Lourenço Presidente do Conselho de Administração Cocamar Cooperativa Agroindustrial Novembro 2017 TÍTULO COOPERATIVISMO COOPERATIVISMO NO MUNDO COOPERATIVISMO

Leia mais

1 Conceitos e Modalidades

1 Conceitos e Modalidades 1 Conceitos e Modalidades da Estratégia de Integração Lavoura- -Pecuária-Floresta João Kluthcouski Luiz Adriano Maia Cordeiro Lourival Vilela Robélio Leandro Marchão Júlio Cesar Salton Manuel Cláudio Motta

Leia mais

ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens. Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2

ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens. Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2 ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2 1) Assinale V para alternativas verdadeiras ou F para alternativas falsas A frequência de desfolhação é definida

Leia mais

Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho

Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho Atualmente, pode-se dizer que um dos aspectos mais importantes no manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho refere-se à época de aplicação e

Leia mais

Clique para editar o título mestre

Clique para editar o título mestre AGRICULTURA MITIGADORA DE GASES DE EFEITO ESTUFA: ESTUDOS EM SISTEMAS GRÍCOLAS DO BRASIL CENTRAL - Solos na prestação de serviços ambientais arminda.carvalho@embrapa.br - Equipe eq COP 21 - Governo brasileiro

Leia mais

Geraldo B. Martha JúniorJ Robélio Leandro Marchão Roberto Guimarães JúniorJ Luis Gustavo Barioni Alexandre Oliveira Barcellos Lourival Vilela

Geraldo B. Martha JúniorJ Robélio Leandro Marchão Roberto Guimarães JúniorJ Luis Gustavo Barioni Alexandre Oliveira Barcellos Lourival Vilela Integração Lavoura-Pecu Pecuária Geraldo B. Martha JúniorJ Robélio Leandro Marchão Roberto Guimarães JúniorJ Luis Gustavo Barioni Alexandre Oliveira Barcellos Lourival Vilela .000 Evolução da produtividade

Leia mais

Síglia Regina Souza / Embrapa. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental

Síglia Regina Souza / Embrapa. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental Síglia Regina Souza / Embrapa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental 1 Síglia Regina Souza / Embrapa O que é Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Leia mais

Bonito, MS 19 a 22 de setembro de 2006

Bonito, MS 19 a 22 de setembro de 2006 INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NO SISTEMA PLANTIO DIRETO: parceria decisiva para a sustentabilidade da agropecuária brasileira (Integration of Planting and Cattle Grazing in No-Till: Decisive Solution for

Leia mais

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados Manejo, conservação e uso de recursos naturais Recuperação de Áreas Degradadas: Desenvolvimento de tecnologias para restauração ecológica e recuperação de áreas agrícolas com baixa capacidade produtiva.

Leia mais

Importância do Manejo de Solos

Importância do Manejo de Solos CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO IMPORTÂNCIA DO SOLO O seu uso adequado, além de garantir o suprimento de água para Importância do Manejo de Solos as culturas, criações e comunidades; previne a erosão

Leia mais

Controle de Plantas Daninhas em Sistemas Integrados

Controle de Plantas Daninhas em Sistemas Integrados Controle de Plantas Daninhas em Sistemas Integrados Devido à importância da pecuária, principalmente a produção animal a pasto, para a economia brasileira, o cultivo de plantas forrageiras assume um papel

Leia mais

Recria Intensiva em sistemas de ILP(F).

Recria Intensiva em sistemas de ILP(F). Recria Intensiva em sistemas de ILP(F). William Marchió :. Rede de Fomento ILPF Integração Lavoura Pecuária e Floresta ilpf Intensif icação Sustentável Rede de Fomento ILPF ILPF NO BRASIL Pesquisa encomendada

Leia mais

ADUBAÇÃO VERDE. Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira (UAGRA/CCTA/UFCG) AGRICULTURA GERAL. Objetivos principais. Objetivos específicos

ADUBAÇÃO VERDE. Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira (UAGRA/CCTA/UFCG) AGRICULTURA GERAL. Objetivos principais. Objetivos específicos CONCEITOS: ADUBAÇÃO VERDE AGRICULTURA GERAL ADUBAÇÃO VERDE POMBAL PB 1) Consiste no aproveitamento de plantas cultivadas ou crescidas espontaneamente no próprio local ou importadas de outras áreas 2) É

Leia mais

SUPRESSÃO QUÍMICA DO CRESCIMENTO DE Panicum maximum CV. ARUANA CULTIVADO EM CONSÓRCIO COM A SOJA

SUPRESSÃO QUÍMICA DO CRESCIMENTO DE Panicum maximum CV. ARUANA CULTIVADO EM CONSÓRCIO COM A SOJA SUPRESSÃO QUÍMICA DO CRESCIMENTO DE Panicum maximum CV. ARUANA CULTIVADO EM CONSÓRCIO COM A SOJA CONCENÇO, G. (Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados/MS germani@cpao.embrapa.br), MACHADO, L. A. Z. (Embrapa

Leia mais

CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA

CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA Leydinaria Pereira da Silva¹; Aurélio Vaz-de-Melo 2 ; 1 Aluna do Curso de Química Ambiental da UFT; Campus de Gurupi; e-mail: nara-lin@hotmail.com ;PIVIC/UFT

Leia mais

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta* Introdução

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta* Introdução Integração Lavoura-Pecuária-Floresta* Introdução O aumento populacional mundial e a inserção de novos contingentes no mercado consumidor tem gerado crescente demanda mundial por matérias-primas, alimentos,

Leia mais

Sistemas de integração lavourapecuária-floresta

Sistemas de integração lavourapecuária-floresta 1 Sistemas de integração lavourapecuária-floresta e o progresso do setor agropecuário brasileiro Armindo Neivo Kichel Davi José Bungenstab Ademir Hugo Zimmer Cleber Oliveira Soares Roberto Giolo de Almeida

Leia mais

Manejo de solo e de plantas de cobertura. Madalena Boeni

Manejo de solo e de plantas de cobertura. Madalena Boeni Manejo de solo e de plantas de cobertura Madalena Boeni Termodinâmica do Sistema Solo Troca Ɛ e M com o ambiente Addiscotti (1995) Termodinâmica do Sistema Solo Troca Ɛ e M com o ambiente 400 cal/cm 2

Leia mais

Sistema Santa Brígida Tecnologia Embrapa: Consorciação de Milho com Leguminosas

Sistema Santa Brígida Tecnologia Embrapa: Consorciação de Milho com Leguminosas ISSN 678-9636 Sistema Santa Brígida Tecnologia Embrapa: Consorciação de Milho com Leguminosas 88 Introdução A produção vegetal depende das condições de clima e solo, assim como da adubação das culturas.

Leia mais

USO DO SOLO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA. Palavras chaves: Biota do solo, aumento da produtividade, qualidade do solo.

USO DO SOLO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA. Palavras chaves: Biota do solo, aumento da produtividade, qualidade do solo. USO DO SOLO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Guilherme Lino Schlickmann 1 ; Renato Alex Carniel 1 ; Marciano Balbinot 2 ; Fabiana Raquel Muhl 3 ; Neuri Antônio Feldmann 4 ; Anderson Clayton Rhoden 5 Palavras

Leia mais

Quantidade de resíduos vegetais. Espécies vegetais, e sistemas de cultivos.

Quantidade de resíduos vegetais. Espécies vegetais, e sistemas de cultivos. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina Quantidade de resíduos vegetais. Espécies vegetais, e sistemas de cultivos. USP/Esalq Piracicaba/SP agosto - 2017 Prof. José

Leia mais

Palestra apresentada no 1º Simpósio de Pragas de Solo, Pindorama, SP. José Ednilson Miranda Embrapa Algodão

Palestra apresentada no 1º Simpósio de Pragas de Solo, Pindorama, SP. José Ednilson Miranda Embrapa Algodão Palestra apresentada no 1º Simpósio de Pragas de Solo, Pindorama, SP José Ednilson Miranda Embrapa Algodão Conhecimentos de bioecologia 3 São polífagos se alimentam de soja, milho, algodão, pastagens,

Leia mais

Diversificação de atividades na propriedade rural. 30 de junho de 2011 Uberlândia - Minas Gerais

Diversificação de atividades na propriedade rural. 30 de junho de 2011 Uberlândia - Minas Gerais Diversificação de atividades na propriedade rural 30 de junho de 2011 Uberlândia - Minas Gerais Roteiro da apresentação Apresentação da Campo Globalização e a demanda pelos serviços do agroecossistema

Leia mais

Impactos do manejo de um SPD sobre os atributos do solo e na sucessão de culturas: Conceitos Básicos

Impactos do manejo de um SPD sobre os atributos do solo e na sucessão de culturas: Conceitos Básicos Impactos do manejo de um SPD sobre os atributos do solo e na sucessão de culturas: Conceitos Básicos Equipe de Trabalho Vagner do Nascimento e Epitácio José de Souza Doutorandos em Sistemas de Produção,

Leia mais

INSTITUTO DE ZOOTECNIA - IZ

INSTITUTO DE ZOOTECNIA - IZ MAVUNO INSTITUTO DE ZOOTECNIA - IZ Localizado na cidade de Nova Odessa SP Teste DHE e VCU 2007 a 2012 Plantio 26/02/10 INSTITUTO DE ZOOTECNIA - ÁREA DE VCU DE PASTEJO Fogo acabou com piquete dia 16 de

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS PARA BUBALINOS

ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS PARA BUBALINOS ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS PARA BUBALINOS Prof. Dr. André Mendes Jorge Pesquisador do CNPq Prof. Dr. André Mendes Jorge FMVZ-Unesp-Botucatu NECESSIDADE DE INTENSIFICAÇÃO DA PECUÁRIA Manejo intensivo

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO SOJA- MILHO SAFRINHA 1.INTRODUÇÃO

VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO SOJA- MILHO SAFRINHA 1.INTRODUÇÃO VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO SOJA- MILHO SAFRINHA Alceu Richetti 1 1.INTRODUÇÃO No cenário nacional, o Estado de Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de milho safrinha e o quinto

Leia mais