UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA NA VISÃO DO AGRICULTOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA NA VISÃO DO AGRICULTOR"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA NA VISÃO DO AGRICULTOR BARREIRAS BA 2018

2 GLEISON MARINHO SANTOS JOAO OSCAR RANULPHO C. DE OLIVEIRA LUCIANA DE SENE CORADO LUIZ HENRIQUE BERTUNES DOS SANTOS RAFAEL DE SOUZA FÉLIX SILAS ALVES SOUZA

3 INTRODUÇÃO A Integração Lavoura Pecuária (ILP) pode ser definida como a diversificação, rotação, consorciação e/ou sucessão das atividades de agricultura e de pecuária dentro da propriedade rural, de forma harmônica, constituindo um mesmo sistema, de tal maneira que há benefícios para ambas Destaca-se o sistema denominado Santa Fé, que, por sua vez tem grande importância na implantação, na manutenção e na permanência do sistema nas propriedades. Além disso, Atualmente, o Sistema Santa Fé tem chamado a atenção devido ao rápido retorno técnico e econômico que tem possibilitado.

4 OBJETIVO Relatar, através de uma pesquisa bibliográfica, como se dá o sistema de Integração Lavoura Pecuária na visão do agricultor, bem como discutir sobre as particularidades do sistema e suas principais vantagens, culminando com trabalhos científicos na área em questão.

5 HISTÓRICO DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA 1960 CONSORCIO Pecuaristas e agricultores começam a cultivar arroz de sequeiro em pastos de braquiária, para ganhar eficiência com o uso da terra e a formação de suas pastagens SISTEMA BARREIRÃO Tecnologia de recuperação ou renovação de pastos com consórcio de cultivos anuais e gado; iniciada pela fazenda Barreirão SISTEMA SANTA FÉ João K. testa integração de cultivos anuais com forrageiras ou leguminosas mais gado. A fazenda Santa fé, em Goiás, é a primeira a adotar o sistema, que prevê plantio das lavouras todos os anos, e não mais de quatro em quatro anos SISTEMA SANTA BRIGIDA A Embrapa desenvolveu o modelo de ILPF, que consorciava os sistemas Barreirão, Santa fé e o plantio de florestas no entorno dos lotes de cultivo/pastos Esse sistema foi implantado pela primeira vez na fazenda Santa Brigida, em Ipameri (GO). A tecnologia permite a propriedade ter até 4 safras por anos, em uma mesma área: soja, milho, pasto e gado e, cada ciclo de seis, sete anos, uma safra de madeira.

6 SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DE LAVOURA COM PECUÁRIA A ILP surgiu da necessidade de minimizar os efeitos causados no período de menor disponibilidade de forragem.

7 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Recuperação ou reforma de pastagens degradadas

8 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Recuperação ou reforma de pastagens degradadas

9 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Melhoria das condições físicas e biológicas do solo com a pastagem na área de lavoura As pastagens deixam quantidades apreciáveis de palha sobre o solo e de raízes no perfil do solo. Além disso, a decomposição das raízes cria uma rede de canalículos no solo.

10 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Produção de pasto, forragem conservada e grãos para alimentação animal na estação seca

11 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Diminuir a dependência por insumos externos

12 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Reduzir os custos, tanto da atividade agrícola quanto da pecuária Como há ganhos em produtividade tanto das lavouras quanto das pastagens, menor demanda por defensivos agrícolas e melhor aproveitamento da mão-de-obra, dentre outros fatores, os custos de produção são reduzidos.

13 SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DE LAVOURA COM PECUÁRIA Sucessão de culturas com forrageiras anuais

14 SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DE LAVOURA COM PECUÁRIA Rotação de culturas anuais com pastagens perenes

15 SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DE LAVOURA COM PECUÁRIA Reforma de pastagem com culturas anuais

16 APLICAÇÃO DE SISTEMAS NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA NA VISÃO DO AGRICULTOR SISTEMA SANTA FÉ DEFINIÇÃO: Estabelecimento de duas culturas ao mesmo tempo (grãos ou silagem com uma forrageira). OBJETIVO: produzir forragem na entressafra e/ou palhada para o sistema plantio direto no ano agrícola subsequente. CULTURAS UTILIZADAS: milho, milheto, sorgo, arroz, soja e girassol, dentre outras. Com relação às forrageiras, destacam-se aquelas dos gêneros Brachiaria e Panicum. Lançado por Kluthcouski et al. (2000), este sistema teve início com o objetivo de ensilagem ou corte da B. brizantha, para fornecimento, no cocho, a animais confinados.

17 APLICAÇÃO DE SISTEMAS NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA NA VISÃO DO AGRICULTOR SISTEMA SANTA FÉ

18 PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E CONDUÇÃO DO SISTEMA SANTA FÉ Saída dos animais e Vedação da área Análise Rebrota do e Crescimento Solo Correção Pastejo e Adubação definitivo de ou Cobertura Ensilagem / Fenação Pastejo de formação SISTEMA SANTA FÉ Aração Vedação e Gradagem (Período seco) Colheita Controle Novo ciclo de Pragas de e consórcio Plantas Daninhas (Plantio Direto) Plantio Simultâneo Dessecação (Início ou das Defasado chuvas)

19 FUNDAMENTOS DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO Eliminação / redução das operações de preparo do solo; Uso de herbicidas para o controle de plantas daninhas; Formação e manutenção da cobertura morta. Rotação de culturas; Uso de semeadoras específicas.

20 FUNDAMENTOS DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO Funções da palhada no plantio direto Reduz o impacto das gotas de chuva; Dificulta o escorrimento superficial, aumentando o tempo e a capacidade de infiltração da água da chuva; Protege a superfície do solo da ação direta dos raios solares, reduzindo a temperatura e a evaporação; Reduz as amplitudes hídrica e térmica, favorecendo a atividade biológica; Aumenta o teor de matéria orgânica no perfil do solo, a Capacidade de Troca de Cátions (CTC) do solo e melhora suas características físicas; Ajuda no controle de plantas daninhas;

21 FUNDAMENTOS DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO Palhada no Sistema Santa Fé Requer exploração intensiva dos solos agricultáveis, como as utilizadas pelo sistema de plantio direto; Para entrar em equilíbrio de operacionalidade e produção, requer uma correção prévia das propriedades do solo; Cultiva-se sequencialmente uma a duas culturas solteiras por ano e uma última, a safrinha, consistindo de um consórcio de uma cultura precoce com uma gramínea forrageira; A exploração agrícola caracteriza-se por um cultivo solteiro no início da estação chuvosa, seja de milho, soja ou arroz, e um cultivo de safrinha associada a uma forrageira, comumente a Brachiaria brizantha.

22 ECONOMIA DO SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA PARA O AGRICULTOR A preocupação com os meios de produção, o ambiente e os custos de produção da atividade pecuária e agrícola, são fatores que tem levado à pesquisa e aos produtores a necessidade da adoção de técnicas de cultivo mais econômicas e sustentáveis. Nesse contexto, Cobucci et al. (2007) relataram que opções de ILP, incluindo o consórcio de culturas anuais com forrageiras, têm se apresentado como promissoras opções econômicas/ambientais de produção agrícola, sendo que, o retorno econômico da cultura anual, consorciado com forrageiras, tem se mostrado maior, comparado a cultura solteira.

23 ECONOMIA DO SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA PARA O AGRICULTOR Viabilidade Econômica e Risco da Rotação e Consorciação de Cultivos para a Integração Lavoura-Pastagem em Condições Irrigadas no Cerrado Brasileiro Trabalho de Wander et al (2010), conduzido na Fazenda Capivara, da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás - GO, sob um pivô central dividido em quatro quadrantes de 6 ha cada um, totalizando 24 ha: Quadrante 1 (Q1) - pastagem o ano todo, sem uso da irrigação; Quadrante 2 (Q2) - braquiária no verão e feijão irrigado no inverno; Quadrante 3 (Q3) - milho em consórcio com braquiária (sistema santa fé) no verão e feijão irrigado no inverno; Quadrante 4 (Q4) - milho no verão e feijão irrigado no inverno. O qual teve por objetivo, avaliar a viabilidade econômica e o risco da integração lavoura-pastagem em áreas irrigadas no Estado de Goiás na ótica do agricultor, para uma área de cerrado.

24 ECONOMIA DO SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA PARA O AGRICULTOR Receitas, Custos e Viabilidade Econômica

25 APLICAÇÃO PRÁTICA E CIENTÍFICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Potencialidades das culturas de milho e sorgo na integração lavourapecuária (R. C. Alvarenga, 2003.) As culturas de milho e de sorgo apresentam-se como boas opções para a integração lavoura-pecuária (ILP), na transformação da propriedade agrícola numa empresa produtiva e sustentável. Além disso, são as culturas mais adequadas ao consórcio com capim, para pasto, com destaque para o milho, devido ao seu porte alto e à disponibilidade de herbicidas pós-emergentes para o manejo do crescimento do capim consorciado.

26 APLICAÇÃO PRÁTICA E CIENTÍFICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Implantação, condução e resultados obtidos com o Sistema Santa Fé. KLUTHCOUSKI, J.; AIDAR, H., Trabalho realizado pelos mesmos pesquisadores da Embrapa que lançaram o sistema santa fé, com o objetivo de conferir a viabilidade do sistema. Objetivou-se avaliar o produtividade do milho em sistemas consorciados e em solteiro em 16 ensaios. O experimento foi realizado município Santo Antônio de Goiás na Embrapa Arroz e Feijão em 2003

27 APLICAÇÃO PRÁTICA E CIENTÍFICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Implantação, condução e resultados obtidos com o Sistema Santa Fé. Kluthcouski & Aidar (2003) comprovaram por meio de estudos de correlação, as vantagens do sistema santa fé, observando em 16 ensaios, que os resultados de sistemas consorciados e solteiros de milho são muito próximos, validando suas possibilidades de uso.

28 APLICAÇÃO PRÁTICA E CIENTÍFICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Influência de sistemas de manejo integrados em um Latossolo Amarelo no desenvolvimento da soja O experimento foi realizado município de Paragominas-PA; Objetivou-se avaliar o desenvolvimento da soja cultivada em diferentes sistemas. Os tratamentos compostos por três sistemas de cultivo de soja, em sistema ilpf (consórcio com Brachiaria ruziziensis e intercalado com eucalipto), sistema Santa Fé (consórcio com Brachiaria ruziziensis) e sistema Convencional manejado com técnicas tradicionais de preparo do solo (aração e gradagem) e controle fitossanitário. Foram avaliadas: produtividade de grãos da cultura, teor de umidade dos grãos (%); Stand de plantas, altura de planta e de inserção da primeira vagem.

29 APLICAÇÃO PRÁTICA E CIENTÍFICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Influência de sistemas de manejo integrados em um Latossolo Amarelo no desenvolvimento da soja A introdução da forragem nos ilpf e Santa Fé não afetou o desenvolvimento da soja visto que a Brachiaria apresenta crescimento inicial lento e auxilia na retenção de água e as plântulas de soja possuem crescimento inicial rápido. A integração da soja e forragem não influencia na redução de produtividade de grãos (Cobucci, 2001), sendo confirmado neste trabalho.

30 APLICAÇÃO PRÁTICA E CIENTÍFICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Acúmulo de biomassa de urochloa brizantha e urochloa ruziziensis cultivada em consórcio com milho para silagem e grão O estudo foi conduzido na Unidade de Ensino e Pesquisa (UNEP) de Culturas Anuais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; O objetivo foi avaliar o acumulo de biomassa de Urochloa brizantha e Urochloa ruziziensis em safrinha, semeada em consórcio com milho para silagem e grão no período safra; A semeadura do milho consorciado com as plantas forrageiras, com espaçamento de 0,45 m entre as linhas e as plantas forrageiras semeadas na entrelinha A cultura do milho se destaca nos sistemas integrados de produção, devido a possibilidade de ser cultivado em consórcios.

31 APLICAÇÃO PRÁTICA E CIENTÍFICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Acúmulo de biomassa de urochloa brizantha e urochloa ruziziensis cultivada em consórcio com milho para silagem e grão Tabela 3. Acúmulo de biomassa verde (MV) e seca (MS) (Kg.ha -1 ) de U. brizantha e U. ruziziensis pós milho silagem e grão, Dois Vizinho, Letras minúsculas na coluna diferentes, apresenta diferenças estatísticas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

32 ALTERNATIVAS POTENCIAIS DE SAFRINHAS DE BOI NA ILP EM DIFERENTES REGIÕES DO CERRADO Figura 4. Alternativas potenciais de safrinha de boi na ILP praticadas em diferentes regiões do Cerrado. Fonte: Vilela et al., 2015.

33 ALTERNATIVAS POTENCIAIS DE SAFRINHAS DE BOI NA ILP EM DIFERENTES REGIÕES DO CERRADO Impactos positivos do sistema de ILP na modalidade boi safrinha: i) Ganhos de produtividade de soja de 10% a 15% quando em sucessão a pastagens de maior produtividade e adubadas; ii) No sistema de ILP com pastagem de curta duração (apenas na estação da seca), tem-se observado ganho de peso, em equivalente-carcaça, entre 6 arrobas ha-1 e 12 arrobas ha-1; e iii) Ciclagem de nitrogênio, fósforo e potássio, estimada em equivalentefertilizante, em torno de 60 kg ha-1 ano-1 de ureia, 95 kg ha-1 ano-1 de superfosfato simples e 85 kg ha-1 ano-1 de cloreto de potássio, respectivamente

34 APLICAÇÃO PRÁTICA E CIENTÍFICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Desempenho econômico da consorciação de milho com forrageiras dos gêneros panicum e brachiaria em sistema de ILP Em um trabalho desenvolvido por Pariz et al. (2009), com objetivo de analisar a produtividade de grãos e os resultados econômicos de modalidades do cultivo de milho com forrageiras dos gêneros Panicum e Brachiaria, na integração lavoura-pecuária (ILP), sob sistema plantio direto (SPD), traz resultados que mostra a vantagem e economia da ILP. Na Tabela 3, encontra-se a análise econômica contendo a produtividade de grãos de milho (sacas de 60 kg ha-1), receita bruta, custo operacional, margem de contribuição, índice de margem de contribuição e relação custo/benefício das modalidades de cultivo, com base na receita bruta obtida com a produtividade do milho.

35 APLICAÇÃO PRÁTICA E CIENTÍFICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Desempenho econômico da consorciação de milho com forrageiras dos gêneros panicum e brachiaria em sistema de ilp

36 CONSIDERAÇÕES FINAIS Em muitos casos, agropecuaristas têm adotado essas tecnologias somente para recuperar ou reformar pastagens. Porém, a implantação de um sistema de Integração Lavoura Pecuária aliado com um bom planejamento, um programa de adubação de manutenção e de pastejo controlado tem permitido a utilização da nova pastagem por período indeterminado, com alta produtividade, e múltiplos benefícios ambientais, sociais e econômicos. É importante salientar que, quanto mais a pastagem se degradar, maiores serão os gastos com a sua recuperação.

37 SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA NA VISÃO DO AGRICULTOR

Consórcio Milho-Braquiária

Consórcio Milho-Braquiária Gessí Ceccon Consórcio Milho-Braquiária 1Oque é. É o cultivo simultâneo de milho safrinha com braquiária utilizando a semeadora de soja, ajustando-a para uma linha de milho safrinha e outra de braquiária.

Leia mais

Empresa Brasileria de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileria de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1518-4277 Dezembro, 2005 Empresa Brasileria de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Documentos 47 Integração Lavoura-Pecuária

Leia mais

Experiências e desafios do uso de sistemas de Integração Lavoura- Pecuária (ILP) em Solos Arenosos no Oeste Paulista

Experiências e desafios do uso de sistemas de Integração Lavoura- Pecuária (ILP) em Solos Arenosos no Oeste Paulista Experiências e desafios do uso de sistemas de Integração Lavoura- Pecuária (ILP) em Solos Arenosos no Oeste Paulista Luiz Adriano Maia Cordeiro João Kluthcouski Pesquisadores da Embrapa Cerrados, Brasília-DF

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA NO NORTE DO PARANÁ

INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA NO NORTE DO PARANÁ III Reunião Paranaense de Ciência do Solo, Londrina-PR INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA NO NORTE DO PARANÁ Alvadi Antonio Balbinot Junior Julio Franchini Henrique Debiasi Pesquisadores da Embrapa Soja Roteiro

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Gessí Ceccon (1), Neriane de Souza Padilha (2), Islaine Caren Fonseca (3), Rodrigo César Sereia (4) & Antonio Luiz Neto Neto (5)

Leia mais

O manejo da matéria orgânica esta adequado visando a sustentabilidade dos sistemas de produção? Julio Franchini Henrique Debiasi

O manejo da matéria orgânica esta adequado visando a sustentabilidade dos sistemas de produção? Julio Franchini Henrique Debiasi O manejo da matéria orgânica esta adequado visando a sustentabilidade dos sistemas de produção? Julio Franchini Henrique Debiasi 15/01/2009 15/01/2009 Comportamento da soja na safra 2008/2009 na região

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 1 EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 CONSÓRCIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA: COMPREENDENDO OS RISCOS DO ESTRESSE HÍDRICO NA

Leia mais

Avaliação de cobertura de solo em sistemas intensivos de cultivo 1

Avaliação de cobertura de solo em sistemas intensivos de cultivo 1 Avaliação de cobertura de solo em sistemas intensivos de cultivo 1 Adriano Fonseca Gonçalves 2, Miguel Marques Gontijo Neto 3 1 Trabalho financiado pelo CNPq; 2 Estudante do Curso de Agronomia da Faculdade

Leia mais

Avaliação econômica do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária

Avaliação econômica do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Avaliação econômica do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária Rafael França Fonseca (1), Maria Celuta Machado Viana (2), José Joaquim

Leia mais

ANAIS. Artigos Aprovados 2014 Volume I ISSN:

ANAIS. Artigos Aprovados 2014 Volume I ISSN: ANAIS Artigos Aprovados 2014 Volume I ISSN: 2316-7637 Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia 18, 19 e 20 de novembro de 2014 1 CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E PRODUTIVAS

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Carlos Alexandre C. Crusciol UNESP/Botucatu (SP) Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem IMPORTÂNCIA DA COBERTURA DO

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA- Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini. UNESP Campus Experimental de Dracena 8200

INTEGRAÇÃO LAVOURA- Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini. UNESP Campus Experimental de Dracena 8200 INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini UNESP Campus Experimental de Dracena (18) 3821-8200 8200 lupatini@dracena.unesp.br 1 INTRODUÇÃO Monocultivo de culturas e pastagens; Problemas

Leia mais

Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária 1. Paulo A. Viana 2 e Maria C. M.

Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária 1. Paulo A. Viana 2 e Maria C. M. Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária Paulo A. Viana e Maria C. M. Viana 3 Pesquisador Embrapa Milho e Sorgo, pviana@cnpms.embrapa.br. CP. 5, CEP 357-97,

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde

O produtor pergunta, a Embrapa responde Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O produtor pergunta, a Embrapa responde José Carlos Cruz Paulo César Magalhães Israel

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CAMPUS DE BOTUCATU unesp SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Rogério Peres Soratto Carlos

Leia mais

Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia. Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão

Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia. Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão Guandu + B. ruziziensis Crotalaria ochroleuca + B. ruziziensis Crotalaria

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA. Alvadi Antonio Balbinot Junior Julio Franchini Henrique Debiasi Engenheiros Agrônomos, pesquisadores da Embrapa Soja

INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA. Alvadi Antonio Balbinot Junior Julio Franchini Henrique Debiasi Engenheiros Agrônomos, pesquisadores da Embrapa Soja INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA Alvadi Antonio Balbinot Junior Julio Franchini Henrique Debiasi Engenheiros Agrônomos, pesquisadores da Embrapa Soja Principais usos de solos agrícolas do Brasil: Agricultura

Leia mais

PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO

PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO Consequências -Degradação do atributos - Físicos - Químicos - Biológicos Redução do potencial produtivo Queda da produtividade SISTEMA DE PRODUÇÃO

Leia mais

Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária em Mato Grosso do Sul

Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária em Mato Grosso do Sul Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária em Mato Grosso do Sul Julio Cesar Salton Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste Dourados/MS É consenso afirmar que o Sistema Plantio Direto (SPD)

Leia mais

VALORES DE FÓSFORO, CÁLCIO, MAGNÉSIO, OBTIDO NA PLANTA DO MILHO SEM ESPIGAS EM CONSÓRCIO COM FORRAGEIRAS 1.

VALORES DE FÓSFORO, CÁLCIO, MAGNÉSIO, OBTIDO NA PLANTA DO MILHO SEM ESPIGAS EM CONSÓRCIO COM FORRAGEIRAS 1. VALORES DE FÓSFORO, CÁLCIO, MAGNÉSIO, OBTIDO NA PLANTA DO MILHO SEM ESPIGAS EM CONSÓRCIO COM FORRAGEIRAS 1. Katya Bonfim Ataides Smiljanic 2 Joaquim Júlio Almeida Júnior 2 Francisco Solano Araújo Matos

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DO ALGODÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ATUAL E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A CULTURA

VIABILIDADE ECONÔMICA DO ALGODÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ATUAL E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A CULTURA VIABILIDADE ECONÔMICA DO ALGODÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ATUAL E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A CULTURA ALEXANDRE CUNHA DE BARCELLOS FERREIRA EMBRAPA ALGODÃO ANÁLISE DAS VULNERABILIDADES E PROPOSTAS PARA

Leia mais

Fazenda Triunfo Integração Lavoura-Pecuária Safrinha de Boi. Diversificação da produção em larga escala em clima tropical (Oeste da Bahia)

Fazenda Triunfo Integração Lavoura-Pecuária Safrinha de Boi. Diversificação da produção em larga escala em clima tropical (Oeste da Bahia) Fazenda Triunfo Integração Lavoura-Pecuária Safrinha de Boi Diversificação da produção em larga escala em clima tropical (Oeste da Bahia) Nossa experiência de... Integração lavoura-pecuária ROTEIRO DA

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CAMPUS DE BOTUCATU unesp SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Carlos A. C. Crusciol Rogério

Leia mais

Moacyr Bernardino Dias-Filho

Moacyr Bernardino Dias-Filho Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br Fatores de aumento de produtividade da pecuária brasileira a partir do século 19 Melhoramento genético do rebanho Intensificado

Leia mais

Bonito, MS 19 a 22 de setembro de 2006

Bonito, MS 19 a 22 de setembro de 2006 INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NO SISTEMA PLANTIO DIRETO: parceria decisiva para a sustentabilidade da agropecuária brasileira (Integration of Planting and Cattle Grazing in No-Till: Decisive Solution for

Leia mais

Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade

Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade B.Sc. Agronomia José Eduardo de Macedo Soares Júnior Fazenda Capuaba / Lucas do Rio Verde-MT Fazenda Capuaba Lucas do Rio Verde

Leia mais

Recria Intensiva em sistemas de ILP(F).

Recria Intensiva em sistemas de ILP(F). Recria Intensiva em sistemas de ILP(F). William Marchió :. Rede de Fomento ILPF Integração Lavoura Pecuária e Floresta ilpf Intensif icação Sustentável Rede de Fomento ILPF ILPF NO BRASIL Pesquisa encomendada

Leia mais

SISTEMAS DE CONSÓRCIO EM MILHO SAFRINHA. Gessi Ceccon 1 1.INTRODUÇÃO

SISTEMAS DE CONSÓRCIO EM MILHO SAFRINHA. Gessi Ceccon 1 1.INTRODUÇÃO SISTEMAS DE CONSÓRCIO EM MILHO SAFRINHA Gessi Ceccon 1 1.INTRODUÇÃO A sucessão da soja-milho safrinha sustenta a produção de grãos na região Centro-Oeste do Brasil. No entanto, de acordo com Brüggemann

Leia mais

V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO - 29 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2005

V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO - 29 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2005 V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO - 29 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2005 EVOLUÇÃO DO SISTEMA PLANTIO DIRETO (SPD) DE ALGODÃO NO OESTE DA BAHIA: EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE Valmor dos Santos. Eng. Agrônomo

Leia mais

CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA

CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA Leydinaria Pereira da Silva¹; Aurélio Vaz-de-Melo 2 ; 1 Aluna do Curso de Química Ambiental da UFT; Campus de Gurupi; e-mail: nara-lin@hotmail.com ;PIVIC/UFT

Leia mais

Desempenho do Consórcio Milho-braquiária: Populações de Plantas e Modalidades de Semeadura de Urochloa brizantha cv. Piatã

Desempenho do Consórcio Milho-braquiária: Populações de Plantas e Modalidades de Semeadura de Urochloa brizantha cv. Piatã XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Desempenho do Consórcio Milho-braquiária: Populações de Plantas e Modalidades de Semeadura de Urochloa brizantha

Leia mais

Controle de Plantas Daninhas em Sistemas Integrados

Controle de Plantas Daninhas em Sistemas Integrados Controle de Plantas Daninhas em Sistemas Integrados Devido à importância da pecuária, principalmente a produção animal a pasto, para a economia brasileira, o cultivo de plantas forrageiras assume um papel

Leia mais

Experiências Inovadoras na Gestão do Solo e da Água em Solos Arenosos Cocamar Cooperativa Agroindustrial Eng. Agro. Renato Hobold Watanabe

Experiências Inovadoras na Gestão do Solo e da Água em Solos Arenosos Cocamar Cooperativa Agroindustrial Eng. Agro. Renato Hobold Watanabe Experiências Inovadoras na Gestão do Solo e da Água em Solos Arenosos Cocamar Cooperativa Agroindustrial Eng. Agro. Renato Hobold Watanabe Coordenador Técnico Novembro - 2016 COCAMAR COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL

Leia mais

RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Carlos Hissao Kurihara (1), João Vitor de Souza Silva (2), Bruno Patrício Tsujigushi (3) Introdução

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO

SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO ARENITO CAIUÁ Realidade Paisagem ilustrando cerca de 1,4 milhões de hectares de pastagem em condições de degradação e baixa rentabilidade no Arenito do Paraná. Lotação média

Leia mais

WWW.LAVOURA-PECUARIA.COM.BR SUSTAGRO INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NO ARENITO DO PARANÁ - PLATAFORMA, EXPERIÊNCIAS, ADOÇÃO PELOS PRODUTORES E DESAFIOS. Sérgio José Alves Renato Watanabe Pastagens degradadas

Leia mais

Discentes: Daniel Teixeira Deucymara Bomfim Alves Gilvan Rodrigues Kauana Martins Bizerra Laise de Souza Mayla Gregório

Discentes: Daniel Teixeira Deucymara Bomfim Alves Gilvan Rodrigues Kauana Martins Bizerra Laise de Souza Mayla Gregório Discentes: Daniel Teixeira Deucymara Bomfim Alves Gilvan Rodrigues Kauana Martins Bizerra Laise de Souza Mayla Gregório 1.0 INTRODUÇÃO Intensificação Embrapa ILP e ILPF ALMEIDA et al., 2015 1.0 INTRODUÇÃO

Leia mais

COOPERATIVAS: PRODUZIR COM QUALIDADE E QUANTIDADE

COOPERATIVAS: PRODUZIR COM QUALIDADE E QUANTIDADE COOPERATIVAS: PRODUZIR COM QUALIDADE E QUANTIDADE Luiz Lourenço Presidente do Conselho de Administração Cocamar Cooperativa Agroindustrial Novembro 2017 TÍTULO COOPERATIVISMO COOPERATIVISMO NO MUNDO COOPERATIVISMO

Leia mais

MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO

MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO Juslei Figueiredo da Silva (1), Priscila Akemi Makino (1), Luan Marlon Ribeiro (2), Gessí Ceccon (3) Introdução Em 2012, o milho

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA. Palavras-chave: integração lavoura-pecuária, viabilidade econômica, custos de produção.

VIABILIDADE ECONÔMICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA. Palavras-chave: integração lavoura-pecuária, viabilidade econômica, custos de produção. VIABILIDADE ECONÔMICA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA RICARDO, Tiago Ribeiro 1 ; WANDER, Alcido Elenor 2 ; Oliveira, Priscila 3 ; Silveira, Pedro Marques 4 Palavras-chave: integração lavoura-pecuária, viabilidade

Leia mais

Gessi Ceccon, Luís Armando Zago Machado, (2) (2) (3) Luiz Alberto Staut, Edvaldo Sagrilo, Danieli Pieretti Nunes e (3) Josiane Aparecida Mariani

Gessi Ceccon, Luís Armando Zago Machado, (2) (2) (3) Luiz Alberto Staut, Edvaldo Sagrilo, Danieli Pieretti Nunes e (3) Josiane Aparecida Mariani 9º Seminário Nacional de Milho Safrinha. Rumo à estabilidade: anais. 455 CONSÓRCIO DE MILHO SAFRINHA COM ESPÉCIES FORRAGEIRAS E ADUBO VERDE EM MATO GROSSO DO SUL (1) (2) (2) Gessi Ceccon, Luís Armando

Leia mais

Clique para editar o título mestre

Clique para editar o título mestre AGRICULTURA MITIGADORA DE GASES DE EFEITO ESTUFA: ESTUDOS EM SISTEMAS GRÍCOLAS DO BRASIL CENTRAL - Solos na prestação de serviços ambientais arminda.carvalho@embrapa.br - Equipe eq COP 21 - Governo brasileiro

Leia mais

Cobertura do solo e ocorrência de plantas daninhas em área com diferentes rotações entre soja, milho, pastagem e Sistema Santa-fé

Cobertura do solo e ocorrência de plantas daninhas em área com diferentes rotações entre soja, milho, pastagem e Sistema Santa-fé Cobertura do solo e ocorrência de plantas daninhas em área com diferentes rotações entre soja, milho, pastagem e Sistema Santa-fé Vinicius Gustavo Freire Barcelos 1, Edson Aparecido dos Santos 2, Eduardo

Leia mais

7 Consórcio. Dino Magalhães Soares Tomás de Aquino Portes

7 Consórcio. Dino Magalhães Soares Tomás de Aquino Portes 7 Consórcio Dino Magalhães Soares Tomás de Aquino Portes 153 Desde quando o consórcio é utilizado no Brasil? O cultivo em consórcio é empregado, na prática, no Brasil, há muito tempo, mas, só a partir

Leia mais

Termos para indexação: braquiária brizanta, pastejo, sorgo, milho, arroz.

Termos para indexação: braquiária brizanta, pastejo, sorgo, milho, arroz. PRODUÇÃO DE GRÃOS E FORRAGEM UTILIZANDO O SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NA REGIÃO NORTE-MATOGROSSENSE. Anderson Lange 1, Alan F. Lemke 1, Evandro L. Schoninger 1, Aureane C. T. Ferreira 1, Antonio

Leia mais

Plantas de Cobertura dos Solos do Cerrado

Plantas de Cobertura dos Solos do Cerrado Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Plantas de Cobertura dos Solos do Cerrado Editores Técnicos Pedro Marques da Silveira Luís Fernando Stone

Leia mais

Pastagens consorciadas

Pastagens consorciadas Campus de Ilha Solteira Cultivo consorciado Pastagens consorciadas Prof. Leandro C. Araujo (DBZ) Zootecnista Envolve o plantio de duas ou mais espécies numa mesma área, de modo que uma das culturas conviva

Leia mais

04/10/2015. Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental. Amazônia: protótipo da fronteira agrícola brasileira

04/10/2015. Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental. Amazônia: protótipo da fronteira agrícola brasileira 31,8 15,9 Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental 1,6 1,4 1,8 www.diasfilho.com.br Fonte: IBGE/Pesquisa Pecuária Municipal Norte Nordeste Sudeste Sul Centro Oeste Amazônia: protótipo da

Leia mais

Tratamentos: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PESQUISA. Projeto Agrisus No:

Tratamentos: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PESQUISA. Projeto Agrisus No: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PESQUISA Projeto Agrisus No: 912-12 Título da Pesquisa: de Forragem para Leite no Arenito Caiuá/PR Interessado ( Coordenador do Projeto): Eng. Agr. Fernando Ribeiro Sichieri e-mail:

Leia mais

Características Agrônomicas e Produção de Massa Seca no Cultivo Consorciado de Milho e Urochloa ruziziensis Inoculados com Azospirillum brasiliense

Características Agrônomicas e Produção de Massa Seca no Cultivo Consorciado de Milho e Urochloa ruziziensis Inoculados com Azospirillum brasiliense XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Características Agrônomicas e Produção de Massa Seca no Cultivo Consorciado de Milho e Urochloa ruziziensis Inoculados

Leia mais

Desafios do SPD na região dos Cerrados. José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018

Desafios do SPD na região dos Cerrados. José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018 Desafios do SPD na região dos Cerrados José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018 Lucas do Rio Verde Fazenda Capuaba - Lucas do Rio Verde (Mato Grosso) 1. SATURAÇÃO DE CÁLCIO

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Paraná Brasil. Bolsista CNPq/Capes.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Paraná Brasil. Bolsista CNPq/Capes. Características nutricionais da silagem de milho e de forrageiras dos gêneros Panicum e Brachiaria cultivadas em consórcio no Sistema Integração Lavoura - Pecuária 1 1 Idianara Fernanda Pizzatto 2, 2 Viviann

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO SOJA- MILHO SAFRINHA 1.INTRODUÇÃO

VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO SOJA- MILHO SAFRINHA 1.INTRODUÇÃO VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO SOJA- MILHO SAFRINHA Alceu Richetti 1 1.INTRODUÇÃO No cenário nacional, o Estado de Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de milho safrinha e o quinto

Leia mais

Consórcio de milho com braquiária: produção de forragem e palhada para o plantio direto

Consórcio de milho com braquiária: produção de forragem e palhada para o plantio direto Consórcio de milho com braquiária: produção de forragem e palhada para o plantio direto 1 2 Carlos Alexandre Costa Crusciol & Emerson Borghi (1) Eng. Agro. Professor Adjunto Departamento de Produção Vegetal

Leia mais

Discentes: Ângela Bernardino Barbosa Denise Leão Cassiano Vieira Eloísa Leão Cassiano Mylena Rodrigues Oliveira Souza Tamire Brito das Chagas

Discentes: Ângela Bernardino Barbosa Denise Leão Cassiano Vieira Eloísa Leão Cassiano Mylena Rodrigues Oliveira Souza Tamire Brito das Chagas Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Campus IX Disciplina: Integração Agricultura Pecuária Docente: Danilo Gusmão Discentes: Ângela Bernardino Barbosa Denise Leão Cassiano Vieira

Leia mais

SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO E PRODUÇÃO AGRÍCOLA

SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO E PRODUÇÃO AGRÍCOLA SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO E PRODUÇÃO AGRÍCOLA Graziele Luíza Hammes 1, Marlova Bernardi¹, Patrícia Janssen Porsch 1 Marciano Balbinot² Palavras chaves: Solo. Pastagem. Sustentabilidade. INTRODUÇÃO O solo

Leia mais

USO DO SOLO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA. Palavras chaves: Biota do solo, aumento da produtividade, qualidade do solo.

USO DO SOLO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA. Palavras chaves: Biota do solo, aumento da produtividade, qualidade do solo. USO DO SOLO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Guilherme Lino Schlickmann 1 ; Renato Alex Carniel 1 ; Marciano Balbinot 2 ; Fabiana Raquel Muhl 3 ; Neuri Antônio Feldmann 4 ; Anderson Clayton Rhoden 5 Palavras

Leia mais

Boi Safrinha na Integração Lavoura Pecuária no Oeste Baiano

Boi Safrinha na Integração Lavoura Pecuária no Oeste Baiano ISSN 1517-0187 Boi Safrinha na Integração Lavoura Pecuária no Oeste Baiano 35 Planaltina, DF Setembro, 2017 Autores Lourival Vilela Engenheiro-agrônomo, mestre em Ciências do Solo, pesquisador da Embrapa

Leia mais

Consórcio de milho safrinha com Brachiaria ruziziensis. Julio Franchini Henrique Debiasi

Consórcio de milho safrinha com Brachiaria ruziziensis. Julio Franchini Henrique Debiasi Consórcio de milho safrinha com Brachiaria ruziziensis Julio Franchini Henrique Debiasi Premissas Por quê colocar uma espécie forrageira para competir com o milho na safrinha? Sucessão milho safrinha/soja

Leia mais

SUPRESSÃO DE PLANTAS DANINHAS EM SISTEMAS INTEGRADOS DE CULTIVO COM MILHO SAFRINHA

SUPRESSÃO DE PLANTAS DANINHAS EM SISTEMAS INTEGRADOS DE CULTIVO COM MILHO SAFRINHA SUPRESSÃO DE PLANTAS DANINHAS EM SISTEMAS INTEGRADOS DE CULTIVO COM MILHO SAFRINHA Germani Concenço (1), Rodolpho Freire Marques (2), Júlio César Salton (1), Waggner Gomes Palharini (3), Sabrina Alves

Leia mais

NOTA TÉCNICA O BENEFÍCIO DO CAPIM NA PRODUÇÃO DE GRÃOS

NOTA TÉCNICA O BENEFÍCIO DO CAPIM NA PRODUÇÃO DE GRÃOS NOTA TÉCNICA O BENEFÍCIO DO CAPIM NA PRODUÇÃO DE GRÃOS Dr. Waldo A. R. Lara Cabezas Polo Regional Noroeste Paulista Votuporanga (SP). E-mail:waldolar@terra.com.br A experimentação agronômica de campo,

Leia mais

Implantação de pastagem de Braquiária brizanta consorciado com diferentes cultivares de Sorgo

Implantação de pastagem de Braquiária brizanta consorciado com diferentes cultivares de Sorgo Implantação de pastagem de Braquiária brizanta consorciado com diferentes cultivares de Sorgo Previous Top Next RODRIGUES, J. A. S. 1, ALVARENGA, R C. 1, KARAM, D 1 e SANTOS, F G. 1 1 Embrapa Milho e Sorgo.

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA: benefícios produtivos, econômicos e ambientais

INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA: benefícios produtivos, econômicos e ambientais Barbacena, 08 de abril de 2016 INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA: benefícios produtivos, econômicos e ambientais Roberto Guimarães Júnior EMBRAPA Levar conhecimento, práticas modernas e novidades do mercado

Leia mais

Avaliação Econômica de um Sistema de Integração Lavoura-Pecuária 1

Avaliação Econômica de um Sistema de Integração Lavoura-Pecuária 1 Avaliação Econômica de um Sistema de Integração Lavoura-Pecuária 1 Miguel M. Gontijo Neto 2, Fátima V. Vasconcelos 3, Ramon C. Alvarenga 2, João C. Garcia 2, Adriana M. da Costa 4, Maria C. M. Viana 5

Leia mais

Cultivo do Milho

Cultivo do Milho 1 de 6 24/5/2011 09:58 Sumário Apresentação Economia da produção Zoneamento agrícola Clima e solo Ecofisiologia Manejo de solos Fertilidade de solos Cultivares Plantio Irrigação Plantas daninhas Doenças

Leia mais

CALAGEM, GESSAGEM E MANEJO DA ADUBAÇÃO EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis

CALAGEM, GESSAGEM E MANEJO DA ADUBAÇÃO EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis CALAGEM, GESSAGEM E MANEJO DA ADUBAÇÃO EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis Bruno Patrício Tsujigushi, Carlos Hissao Kurihara (2), Laércio Alves de Carvalho (3) Introdução A adoção

Leia mais

CEP , Aquidauana, MS. 3 UNESP Ilha Solteira, Rua 3, nº 100, CEP , Ilha Solteira, SP.

CEP , Aquidauana, MS. 3 UNESP Ilha Solteira, Rua 3, nº 100, CEP , Ilha Solteira, SP. EFEITO RESIDUAL DE ADUBAÇÃO DE MILHO SAFRINHA SOBRE A MASSA SECA DE Brachiaria ruziziensis CULTIVADA EM CONSORCIAÇÃO E PRODUTIVIDADE DE SOJA EM SUCESSÃO Carlos Hissao Kurihara (1), Gessi Ceccon (1), Douglas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ Luanna de Andrade Silva¹; Aurélio Vaz-de-Melo²; 1 Aluna do Curso de Agronomia da UFT; Campus de Gurupi; e-mail:

Leia mais

POTENCIALIDADES DAS CULTURAS DE MILHO E SORGO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA

POTENCIALIDADES DAS CULTURAS DE MILHO E SORGO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA POTENCIALIDADES DAS CULTURAS DE MILHO E SORGO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA R. C. ALVARENGA ¹ Eng. Agrº, D.Sc. Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Caixa Postal 151. 35701-970 Sete Lagoas, MG. (31) 3779.1151

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 ALTERAÇÕES NA FERTILIDADE DO SOLO APÓS CINCO ANOS DE CULTIVO

Leia mais

Aproveitando-se da planta daninha

Aproveitando-se da planta daninha Nossa capa Aproveitandose da planta daninha Fotos CNPAF Sistema Santa Fé, desenvolvido pela Embrapa, permite utilizar características da planta daninha para auxiliar no desenvolvimento da cultura principal

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE CULTIVO DE MILHO SAFRINHA

VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE CULTIVO DE MILHO SAFRINHA VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE CULTIVO DE MILHO SAFRINHA Alceu Richetti 1 Introdução O milho safrinha é cultivado em pequenas, médias e grandes propriedades, onde o nível de investimento (adubação,

Leia mais

ANAIS. Artigos Aprovados 2014 Volume I ISSN:

ANAIS. Artigos Aprovados 2014 Volume I ISSN: ANAIS Artigos Aprovados 2014 Volume I ISSN: 2316-7637 Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia 18, 19 e 20 de novembro de 2014 1 AVALIAÇÃO DO MOGNO AFRICANO (Khaya Ivorensis)

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS

RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS Universidade Estadual Paulista Câmpus de Jaboticabal Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS Ricardo Andrade Reis Marcio dos Santos Pedreira Andreia Luciane Moreira

Leia mais

12. A cultura do arroz em outras modalidades de cultivo

12. A cultura do arroz em outras modalidades de cultivo CULTURA DO ARROZ 12. A cultura do arroz em outras modalidades de cultivo 12.1 - RIZIPISCICULTURA Consórcio peixe com arroz pode ser de 02 tipos: - Ciclo completo: peixe é colocado na arrozeira após a semeadura

Leia mais

Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho

Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho Atualmente, pode-se dizer que um dos aspectos mais importantes no manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho refere-se à época de aplicação e

Leia mais

Relatório Final Bolsista Agrisus

Relatório Final Bolsista Agrisus Relatório Final Bolsista Agrisus Nome do Projeto: Consórcio milho safrinha-forrageiras e a qualidade do sistema plantio direto no Estado de São Paulo - Programa Boa Cobertura - 782/11 Nome do Bolsista:

Leia mais

MILHO SAFRINHA E FORRAGEIRAS PERENES PARA ALIMENTAÇÃO DE ANIMAIS

MILHO SAFRINHA E FORRAGEIRAS PERENES PARA ALIMENTAÇÃO DE ANIMAIS 520 MILHO SAFRINHA E FORRAGEIRAS PERENES PARA ALIMENTAÇÃO DE ANIMAIS Renato Albuquerque da Luz (1), Thaís Stradioto Melo (1), Ricardo Fachinelli (1), Agilio Antônio da Silva Neto (2), Marciana Retore (3)

Leia mais

CONTROLE DE SOJA TIGUERA COM DIFERENTES DOSES DE ATRAZINE EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis

CONTROLE DE SOJA TIGUERA COM DIFERENTES DOSES DE ATRAZINE EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis CONTROLE DE SOJA TIGUERA COM DIFERENTES DOSES DE ATRAZINE EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis José Fernando Jurca Grigolli (1), André Luis Faleiros Lourenção (2) Introdução O consórcio

Leia mais

Desafios no consórcio milho safrinha e braquiária

Desafios no consórcio milho safrinha e braquiária 1 de 5 21/12/2011 11:18 Infobibos - Informações Tecnológicas - www.infobibos.com Desafios no consórcio milho safrinha e braquiária Gessi Ceccon A soja e o milho são as duas principais culturas produtoras

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012 Produtividade e proteína bruta do feijão guandu (Cajanus cajan cv. Mandarin) sob diferentes adubações e períodos de corte cultivado em um latossolo vermelho distrófico Arnon Henrique Campos ANÉSIO¹; Antônio

Leia mais

10/10/2010. Moacyr B. Dias-Filho. Embrapa Amazônia Oriental 10, ,500 9,000 8,500

10/10/2010. Moacyr B. Dias-Filho. Embrapa Amazônia Oriental 10, ,500 9,000 8,500 Moacyr B. Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental 10,000 www.diasfilho.com.br 9,500 9,000 8,500 8,000 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Fonte: Elaboração da AGE/MAPA com dados da CONAB.

Leia mais

Produção de milho (Zea mays) sob três arranjos estruturais do eucalipto (Eucalyptus spp.) no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Produção de milho (Zea mays) sob três arranjos estruturais do eucalipto (Eucalyptus spp.) no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Produção de milho (Zea mays) sob três arranjos estruturais do eucalipto (Eucalyptus spp.) no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Leia mais

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores.

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. 74 Fotos: Milton Parron Padovan SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. SAF de base pecuária com árvores nativas implantadas em linhas. SAF com arranjo de espécies vegetais

Leia mais

MANEJO DA PASTAGEM ANUAL DE INVERNO AFETANDO A EMERGÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO EM SUCESSÃO 1. INTRODUÇÃO

MANEJO DA PASTAGEM ANUAL DE INVERNO AFETANDO A EMERGÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO EM SUCESSÃO 1. INTRODUÇÃO 1 MANEJO DA PASTAGEM ANUAL DE INVERNO AFETANDO A EMERGÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO EM SUCESSÃO 1. Milton da Veiga 2, Alvadi Antonio Balbinot Junior 3, Carla Maria Pandolfo 4 INTRODUÇÃO

Leia mais

CONSÓRCIO COM MILHO SAFRINHA E SOBRESSEMEADURA DE BRAQUIÁRIA NA REGIÃO DO MÉDIO PARANAPANEMA

CONSÓRCIO COM MILHO SAFRINHA E SOBRESSEMEADURA DE BRAQUIÁRIA NA REGIÃO DO MÉDIO PARANAPANEMA XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 1 CONSÓRCIO COM MILHO SAFRINHA E SOBRESSEMEADURA DE BRAQUIÁRIA NA REGIÃO DO MÉDIO PARANAPANEMA Marcos Felipe Di Trocchio

Leia mais

SISTEMAS DE ILPF NO BIOMA MATA ATLÂNTICA

SISTEMAS DE ILPF NO BIOMA MATA ATLÂNTICA SISTEMAS DE ILPF NO BIOMA MATA ATLÂNTICA Parte I José Ricardo Macedo Pezzopane SISTEMAS DE ILPF NO BIOMA MATA ATLÂNTICA Introdução/Contextualização; Conceitos e definições; Benefícios no uso de sistemas

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido?

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido? DÚVIDAS FREQUENTES Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido? DÚVIDAS FREQUENTES Qual a Capacidade de produção anual da Forrageira no Semiárido com base na pluviometria? = ton./ha??? DÚVIDAS FREQUENTES

Leia mais

1 Conceitos e Modalidades

1 Conceitos e Modalidades 1 Conceitos e Modalidades da Estratégia de Integração Lavoura- -Pecuária-Floresta João Kluthcouski Luiz Adriano Maia Cordeiro Lourival Vilela Robélio Leandro Marchão Júlio Cesar Salton Manuel Cláudio Motta

Leia mais

Ricardo Simonetto 2 Vicente de Paulo Campos Godinho 3

Ricardo Simonetto 2 Vicente de Paulo Campos Godinho 3 27 IMPLANTAÇÃO E CONDUÇÃO DE SISTEMAS ILPF EM ÁREA DE CERRADO DE RONDÔNIA Ricardo Simonetto 2 Vicente de Paulo Campos Godinho 3 RESUMO: Este trabalho apresenta resultados parciais de sistema Integração

Leia mais

MANEJO DA PASTAGEM DE INVERNO AFETANDO FITOMASSA REMANESCENTE, COBERTURA DO SOLO, PLANTAS DANINHAS E RENDIMENTO DE CULTURAS 1.

MANEJO DA PASTAGEM DE INVERNO AFETANDO FITOMASSA REMANESCENTE, COBERTURA DO SOLO, PLANTAS DANINHAS E RENDIMENTO DE CULTURAS 1. 1 MANEJO DA PASTAGEM DE INVERNO AFETANDO FITOMASSA REMANESCENTE, COBERTURA DO SOLO, PLANTAS DANINHAS E RENDIMENTO DE CULTURAS 1. Milton da Veiga 2, Carla Maria Pandolfo 3, Alvadi Antonio Balbinot Junior

Leia mais

Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração

Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração 7 Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração Roberto Giolo de Almeida Rodrigo Amorim Barbosa Ademir Hugo Zimmer Armindo Neivo Kichel 88 Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta:

Leia mais

DEMANDA HÍDRICA DO CONSÓRCIO MILHO E BRAQUIÁRIA EM MATO GROSSO DO SUL

DEMANDA HÍDRICA DO CONSÓRCIO MILHO E BRAQUIÁRIA EM MATO GROSSO DO SUL DEMANDA HÍDRICA DO CONSÓRCIO MILHO E BRAQUIÁRIA EM MATO GROSSO DO SUL Carlos Ricardo Fietz 1, Gessi Ceccon 2, Eder Comunello 2, Fábio Régis de Souza 3 1. Introdução A área cultivada com milho safrinha

Leia mais

Diversificação para a sustentabilidade da produção

Diversificação para a sustentabilidade da produção Diversificação para a sustentabilidade da produção Introdução O aumento populacional mundial e a inserção de novos contingentes no mercado consumidor têm gerado crescente demanda mundial por matérias-primas,

Leia mais

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Produção com Sustentabilidade

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Produção com Sustentabilidade Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Produção com Sustentabilidade O Arenito Caiuá Arenito Caiuá O que é? Território formado por 107 municípios em uma área de 3,2 milhões de hectares, localizados na região

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU

RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU Josiane da Silva Costa¹, Ana Carolina Alves² ¹Acadêmica do Curso de Agronomia da UEMS, Unidade Universitária de Cassilândia; E-mail:

Leia mais

Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar. Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger

Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar. Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger Adubação Verde Utilização dos Adubos Verdes - Em pré-cultivo ou rotação de culturas: quando são utilizadas

Leia mais

USO DE FORRAGEIRAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ILPF

USO DE FORRAGEIRAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ILPF Simpósio sobre Produção, Qualidade e Uso de Sementes de Forrageiras Tropicais USO DE FORRAGEIRAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ILPF EDEMAR MORO edemar@unoeste.br ATUAÇÃO PROFISSIONAL www.solosarenosos.com.br

Leia mais

RELATÓRIO CIENTÍFICO PARCIAL

RELATÓRIO CIENTÍFICO PARCIAL RELATÓRIO CIENTÍFICO PARCIAL PROJETO PA-228/06 Título: Sistemas de integração lavoura e pecuária na recria de bovinos de corte Resp: Roberto Molinari Peres Tipo: Auxilio para Pesquisa Instituição: Apta

Leia mais

MILHO SAFRINHA EM CONSÓRCIO COM ALTERNATIVAS DE OUTONO- INVERNO PARA PRODUÇÃO DE PALHA E GRÃOS, EM MS, EM 2005

MILHO SAFRINHA EM CONSÓRCIO COM ALTERNATIVAS DE OUTONO- INVERNO PARA PRODUÇÃO DE PALHA E GRÃOS, EM MS, EM 2005 MILHO SAFRINHA EM CONSÓRCIO COM ALTERNATIVAS DE OUTONO- INVERNO PARA PRODUÇÃO DE PALHA E GRÃOS, EM MS, EM 2005 Gessi Ceccon (1), Luís Armando Zago Machado (2), Luiz Alberto Staut (3) Introdução As alterações

Leia mais