1º Aniversário do Jornalinho do Campo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1º Aniversário do Jornalinho do Campo"

Transcrição

1

2 A Expo Criança 2006 foi um êxito e confirmou o carinho com que é recebido o Jornalinho do Campo pelas crianças das nossas escolas. O bonito stand do Jornalinho foi visitado pelos milhares de crianças, pais e professores que visitaram a feira. As uvas Cachinho e o primo Manuel que alguns confundiram com o Tio João Nabiça, distribuíram mais de jornalinhos e recolheram centenas de contactos de visitantes que solicitaram o seu envio para escolas que ainda não o recebem. Prometemos que tudo faremos para atender esses pedidos. Levar as crianças das nossas escolas ao mundo rural é um dos objectivos do Jornalinho do Campo, que já começou a ser cumprido e rapidamente se estenderá a todo o país. JORNALINHO DO CAMPO Ano II Número 4 Abril 2006 Distribuição Gratuita Carlos Caseiro (Coordenador Geral e Autor dos Textos) Susana Pereira / Andreia Gil (Ilustrações) Maria José S. de Albergaria (Psicóloga) M. Filipe (Pré-impressão) Impriluz Gráfica (Impressão) CAP Confederação dos Agricultores de Portugal Av. do Colégio Militar, Lote 1786, LISBOA Tel Fax jornalinho@cap.pt Esta publicação é co-financiada no âmbito do 4.º Convite da Medida 10 - Programa AGRO

3 1º Aniversário do Jornalinho do Campo Mais de Jornalinhos distribuídos em todo o País Cerca de Escolas, Jardins de Infância, Hospitais e outras Instituições recebem o Jornalinho do Campo Mais de crianças lêem-no mensalmente Cerca de desenhos, pequenos contos, fotos e cartas chegaram-nos, enviados pelos nossos amiguinhos. Parabéns!!! Os pequeninos leitores do Jornalinho, os pais e professores, o Tio João Nabiça, a Tia Joaquina, o Zeca, a Mariana, o primo Manuel, os nossos amiguinhos que vivem na Quinta e nós por cá, no Jornalinho do Campo, estamos todos de Parabéns por este nosso 1º Aniversário. Mas é à alegria e entusiasmo com que Vocês nos recebem, todos os meses, que se deve a razão do enorme êxito que é a publicação do Jornalinho. Obrigado a todos e já contamos convosco para, em conjunto, partirmos à conquista de um 2º Aniversário ainda melhor!!! Beijinhos nossos e da malta da Quinta!

4 Ovos e Coelhinhos de Páscoa Olá miudagem cá está outra história, mas, desta vez, contada pela galinha Carapuça que como sabem é a rainha do Palácio das Galinhas. Como já tinha acontecido no Carnaval, para festejar qualquer data ou até para brincarem ou conversarem uns com os outros, os nossos amiguinhos juntam-se todos no celeiro grande, por causa do papagaio Fagundes, da Patareca, da Carapuça, do galo Malaquias e das outras galinhas, não poderem andar à vontade pela quinta, devido às avezinhas que por aí andam doentes. Felizmente ainda não chegou nenhuma ao nosso país, mas todas as cautelas são poucas. Desta vez o assunto era esta época tão bonita que se chama Páscoa. O Tio João ia perguntar, de novo, à Patareca, o que é que as andorinhas lhe tinham contado sobre a Páscoa, mas a Carapuça, que às vezes até tem muito mau feitio, empertigou-se toda, que até parecia que ficou mais alta, e disse com ares muito importantes: - Ó Tio João, desculpe, mas para falar sobre a Páscoa estou cá eu! Quando se fala em Páscoa todos os meninos e meninas lembram-se logo de ovinhos. E apesar da Patareca também pôr ovos, quem fornece os ovos que o Tio João vende para as lojas, sou eu e o meu pessoal do Palácio das Galinhas. Portanto, parece-me certo que seja eu a falar sobre a Páscoa! O Fagundes, como sempre, tinha que meter a sua colherada: Oh pessoal!, estamos fritos, vamos ter que aturar esta lambisgóia com crista! Claro que não se safou de levar uma boa bicada da Carapuça que não é para brincadeiras. O Tio João achou justo, pediu desculpa à Carapuça para que não ficasse ofendida, e mandou toda a gente calar-se para se ouvir com atenção o que ela tinha para contar. Então, a Carapuça, muito satisfeita, começou a contar para eles e também para o Jornalinho do Campo:

5 - A Páscoa é uma época muito bonita e muito antiga. Em Portugal todas as aldeias, vilas e cidades a festejam. O nome de Páscoa deriva de Peseach, nome judaico que quer dizer passagem e comemora a libertação do povo judeu que era escravo no Egipto. Portanto, a sua passagem da escravidão para a liberdade. Mais tarde a religião cristã, começou a celebrar a Páscoa mas comemorando a ressurreição de Jesus Cristo. Tanto para os judeus como para os cristãos a Páscoa é uma data muito importante. Mas esta festa é muito antiga e comemorava então o começo da Primavera. Festejava a renovação da natureza e da vida, pois é na Primavera que os dias começam a ficar mais quentes, com mais sol, e toda a natureza começa de novo a florir. Todos já viram como ficam os campos na Primavera, com florinhas de todas as cores e por todo o lado que é uma beleza. Os chineses são um dos povos que comemoram há muito tempo esta época e é a eles que se deve o costume dos ovinhos pintados oferecidos na nossa quadra pascal que para eles tem o nome de Ching-Ming. Nesses tempos antigos, eles embrulhavam os ovos com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba. Quando os tiravam do lume os ovinhos ficavam cheios de desenhos e eram oferecidos aos familiares e amigos na festa da Primavera. - Ah! Ó Bigodes!, agora já percebemos porque é que esta maluca queria ser ela a falar sobre a Páscoa. Ela e as amigas são umas tontinhas que só sabem cacarejar e pôr ovos! A malta nova o que quer na Páscoa são ovos sim, mas de chocolate, não são os teus, ó marreca!, disse lá do canto o Fagundes para o seu amiguinho, o gato Bigodes. Cala-te!, ralhoulhe o primo Manuel. Ele calou-se e a Carapuça depois de fazer um gesto a fingir que lhe batia, continuou: Os chineses levaram esta tradição para o Egipto que entretanto também passaram a oferecer ovos decorados nesta época do ano. Por fim, o costume chegaria a toda a Europa e até existem países onde a tradição do ovo de Páscoa é muito importante, como é o caso da Rússia onde os ovos pintados são tão bonitos que são considerados objectos preciosos.

6 Os ovos verdadeiros e tradicionais ainda hoje se oferecem, coloridos, colocados em bolos que parecem um ninho como é o caso do folar, usado em muitas terras do nosso país. Mas, com os tempos, viria a divulgar-se o costume dos ovinhos serem de chocolate e que todos os meninos bem conhecem. Mas ó Carapuça disse o coelho Pompom na Páscoa os meninos também recebem coelhinhos de chocolate, porque se o ovo representa o renascimento, eu, que sou um coelho, represento a fertilidade porque um casal de coelhos tem sempre muitos filhotes. Pronto!, só nos faltava cá este!, tornou o Fagundes, que nunca consegue estar calado. Mas desta vez o primo Manuel zangou-se e foi pô-lo de castigo voltado para a parede, num canto do celeiro. Pois, é verdade Pompom continuou a Carapuça e esses coelhinhos de chocolate também são muito engraçados e apetitosos, mas esse costume é mais recente e foi trazido da América para a Europa. E assim acabo esta pequenina história da Páscoa que espero todos tenham g o s t a d o. Desculpem as más educações do Fagundes que eu e as minhas amigas já tratamos dele. Desejo a todos muitas felicidades e aos meninos e meninas do Jornalinho do Campo, que tenham muito juízo, para merecerem muitos ovinhos de chocolate. Mas não esqueçam que durante todo o ano há outros ovinhos para comer, muito amarelinhos e saudáveis, que fazem doces maravilhosos e estrelados são uma delícia.

7 provérbios, adivinhas, curiosidades da Pimpim Olá meus queridos. Estou muito contente por o nosso jornalinho estar a festejar o 1º Aniversário. Estamos todos de parabéns. E neste tempo de festas, cá estão mais coisinhas engraçadas para vocês se divertirem. O Zeca pediu-me que publicasse estas frases que ele fez e acha muito acertadas. Eu cá acho que o Zeca está maluquinho. Sabem vocês, meus queridos, dizer-me porquê? Vejam o que ele escreveu: I Eu gosto muito de caracóis porque é uma fruta muito boa! II A Mariana está muito contente porque almoçou um bife de laranja com batatas fritas. III O Miguel, meu colega da escola, gosta muito de gelados com sabor a alface e azeitonas. IV O primo Manuel tem bom gosto, adora sapatos cozidos e estrelados. V O Tio João Nabiça foi à horta apanhar uns carapaus muito fresquinhos. As Adivinhas A) É senhora muito esbelta Que com finos véus se aperta. Quem tiver que a desapertar Muitas lágrimas vai chorar. B) De que coisas eu vos falo? Adivinhem meus meninos. Nascem sempre muito grandes. Sempre acabam pequeninos. C) Sou mais leve que algodão Lá muito em cima, a voar O vento é meu irmão Mas à água eu vou voltar. PARABÉNS Charada 1) N O (bebida) 2) M G R A (flores) 3) M N C (animal) 4) O R (objecto) 5) L S (cor) 6) O E R (legume) 7) L M G (ave) 8) U A (país da Europa) 9) A A (fruta) 10) N A O (peixe) Soluções A) Já falámos nelas aqui, meus queridos. Pois é!, é a CEBOLA; B) Existem em preto ou de muitas cores e todos os meninos gostam deles. Quem não gosta dos LÁPIS; C) São lindas as NUVENS branquinhas levadas pelo vento. Mas às vezes, atenção, trazem chuva! I Meus queridos o Zeca adora pregar-nos partidinhas! Então alguém se lembra de chamar fruta aos caracóis?!; II Coitadinha da Mariana a comer bifes de laranja. As laranjas são boas mas não é em bife!; III Está visto que o Zeca não tem emenda! Algum dos meus queridos ouviu falar em gelados de alface e azeitonas? Claro que não! Alfaces e azeitonas são muito boas mas é em saladas, em sandes e outros pratos!; IV - Quando nós ouvimos falar em certas coisinhas cozidas ou estreladas do que é que nos lembramos logo? Ovos! Claro! Vejam lá coitadinho do primo Manuel a comer sapatos estrelados; V Sabem meus amores, eu tenho a impressão que o Tio João Nabiça vai meter na ordem o Zeca por ele nos querer enganar! Claro que todos sabemos que os carapaus são peixes que nascem e vivem no mar, onde são pescados para virem para os nossos pratinhos. 1) VINHO 2) MARGARIDAS 3) MINHOCA 4) COLHER 5) LILÁS 6) COUVE FLOR 7) FLAMINGO 8) SUÍÇA 9) MANGA 10) LINGUADO

8 À Descoberta... da Páscoa! Sabias que a Páscoa, antes de ser uma festa cristã, era a celebração da chegada da Primavera? Para os antigos, festejar a Primavera (e a Páscoa) significava a alegria da passagem de um tempo escuro e triste para um mundo iluminado, de vida nova na Natureza. A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Cristo, que é uma espécie de renascer. Por isso é que os ovos são um símbolo desta época, um símbolo da chegada de uma nova vida! Pintar Ovos de Páscoa Precisas de: ovos, tintas (guaches, canetas de feltro), pincéis, terra (boa para plantas), sementes (de relva, alpista ou trigo), tira de cartolina (10x3cm), tesoura, cola, e uma caixinha de arroz ou areia (para poderes pousar o ovo). Podes usar ovos cozidos ou esvaziados ( pede a um adulto para os preparar), imagina o desenho que vais pintar nele. Pinta com cuidado começando por baixo. Espera um momento a segurá-lo, até a base que pintaste secar. Depois pousa-o na caixinha com arroz ou areia e pinta o resto, rodando a caixa. Tens de ter cuidado para não estragares a pintura! Ovos cabeludos Depois de esvaziar o ovo (que pode ser aproveitado para fazer uma omeleta ou bolos), o seu interior tem de ser lavado com muito cuidado para não se partir. Enche a casca com terra e, antes de a terra atingir o topo, espalha algumas sementes de erva ou de alpista. Cobre as sementes com uma camada de terra com cerca de 0,5 cm de espessura. Deita alguma água, mas sem ensopar a terra. Podes desenhar uma cara no teu ovo e depois colocá-lo na caixinha ou fazer uma base com a tira de cartolina (depois de colares uma ponta à outra). Quando a erva crescer, vai parecer que o teu ovo precisa de ir ao cabeleireiro! Estes textos têm a colaboração especial de Joana Andrade joana.andrade@fundacaodacriança.com

9 Os nossos amiguinhos do 4º ano da EB1 Nº1 de Vila Flor, tendo como motivo Se eu fosse um animal, fizeram uns trabalhinhos de escrita e desenho muito engraçados. Aqui estão alguns deles: Se eu fosse um animal seria um cavalo bonito de pêlo branco e crina dourada e chamava-me Carolina. Ia dar a volta ao mundo, conhecia mais cavalinhos e outros lugares belos, encantados e extraordinários. Encontrava uma linda borboleta chamada Sila, tinha o corpo verde-claro e as asas azuis com bolinhas cor-de-rosa. Segui-a, quando estava quase a apanhá-la, seria um cavalinho muito lindo castanho e com a crina dourada. Apaixonava-me por ele e ele por mim, juntavam-nos e teríamos dois potros lindos, um de pele branca com a crina dourada e outro com a pele castanha também com a crina dourada. Eram lindos! Viveríamos felizes para sempre! Maria Inês (9 anos) Se eu fosse um animal queria ser uma cadelinha chamada Fifi. Adoraria ter um dono, que me desse comida, amor e que me desse liberdade Gostava de ter muitas amigas para brincarmos, ladrarmos Desejava ter um namorado de pêlo castanho e de ter três filhos Desejava ter brinquedos para brincar. Gostava muito de ser uma cadela. Os animais devem ser tratados com cuidado e com amor. Todos os animais de estimação exigem tempo, cuidados médicos e uma boa alimentação. Protege o teu animal! Liliana (9 anos) Se eu fosse um animal gostava de ter liberdade e viver dentro de um grande jardim. Queria ser doméstico e um lindo gatinho branco, fofo e pequenino. Gostava de ter uns donos que me tratassem muito bem! Gostava de ter um grande espaço para correr, dormir, saltar, fazer imensas coisas! Queria ter imensos amigos coelhos e cães Mas, é claro que não lhes podia fazer mal. Eu acho que as pessoas não se podem esquecer deles, porque os animais são muito importantes. Rafaela (9 anos) Se eu fosse um animal queria ser um cão. Eu queria ser um cão para ajudar pessoa cegas. A raça de cão que queria ser era lavrador, porque assim ajudava pessoas cegas. Se o meu dono fosse cego eu ajudá-lo-ia ao máximo, porque a vida das pessoas está em risco. Eu ia esperar sempre pelo meu dono e seria muito brincalhão. Eu gostava de ser muito bem tratado. Se eu não pudesse ser lavrador queria ser um boxer. Era um cão todo beiçudo, mas ajudava muito as pessoas. Eu gostava muito de ser um cão. Os cães têm que ser muito bem tratados, porque a vida deles também está em risco. O cão é o melhor amigo do Homem, logo devemos protegê-los e cuidálos muito bem. Eu queria chamar-me Rufus. Nuno (9 anos) Atenção! Notícia muito importante! Na Quinta do Tio João e do primo Manuel, foi encontrado um tesouro escondido por um pirata. No próximo mês contaremos tudo aos nossos amiguinhos leitores

10 as habilidades dos nossos amiguinhos Liliana (8 anos) Ponta Delgada José (10 anos) - Funchal Ricardo (10 anos) - Urgeiriça José (9 anos) - Funchal João (4 anos) - Ourondo Ricardo (8 anos) Esposende Anabela (9 anos) Carção Luzia (6 anos) Carção André (8 anos) - Esposende Renato (8 anos) - Esposende Alexandre (6 anos) Ourondo Ana Carolina (3 anos) Ourondo Jessica (4 anos) - Ourondo Rita (5 anos) - Almeirim Francisco - Assamaça Márcia (9 anos) - Cinfães Ana Margarida (7 anos) Granja João (9 anos) Assamaça Luis - Assamaça Anatoliy (5 anos) - Viseu

11 Anabela (3 anos) Elvas Susana (5 anos) Elvas Mimi (6 anos) Elvas Cristina (3 anos) Elvas Duarte (5 anos) Elvas Luís (6 anos) Elvas Beatriz (6 anos) Elvas Ana Catarina (9 anos) Montemor-o-Novo Gonçalo (5 anos) - Viseu Tomé (5 anos) - Viseu Nélio (9 anos) - Mendiga Rafael (8 anos) - Canedo Joel - Valhelhas Daniel (8 anos) Mendiga Inês (9 anos) Mendiga Luísa (9 anos) - Canedo Pedro (6 anos) - Vilar-Seco Daniela (9 anos) - Vilar-Seco Ismael - Boliqueime Cláudio (9 anos) - Vilar-Seco André - Boliqueime Júlia - Boliqueime Luís (8 anos) - Valhelhas Nelson (5 anos) Vila do Conde Tatiana (4 anos) Vila do Conde Ana Catarina (10 anos) Valhelhas Filipa (9 anos) Torre de Moncorvo

12

As Bandeiras JORNALINHO DO CAMPO. Outubro/Novembro 2009 Edição on-line nº 9 Carlos Caseiro (Autor) Sara Loureiro Correia (Revisão de textos)

As Bandeiras JORNALINHO DO CAMPO. Outubro/Novembro 2009 Edição on-line nº 9 Carlos Caseiro (Autor) Sara Loureiro Correia (Revisão de textos) As Bandeiras D esde que o primo Manuel tinha ido à cidade e comprado uma bandeira de Portugal que hasteava todos os domingos e dias de feriado, que a Tété andava muito admirada e até já comentara com os

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

O Manuel trouxe um papel para dar ao ao senhor Miguel que lhe deu um lindo anel com um grande camafeu mas quem o quer ter na mão não há outra

O Manuel trouxe um papel para dar ao ao senhor Miguel que lhe deu um lindo anel com um grande camafeu mas quem o quer ter na mão não há outra Não percebo nada!!! O Manuel trouxe um papel para dar ao ao senhor Miguel que lhe deu um lindo anel com um grande camafeu mas quem o quer ter na mão não há outra opinião! Que lindos amores eu tenho! lindos,

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Gaspar e o bebé Naquele dia, os pais do Gaspar pareciam um pouco atrapalhados. O que teriam eles? - perguntava-se o nosso amigo, vendo que o pai estava sempre a andar de um lado para o outro e que a mãe

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

JORNALINHO DO CAMPO. Madalena. Ana Miguel. Mariana. Cláudia. Ana Mafalda. Mafalda Inês

JORNALINHO DO CAMPO. Madalena. Ana Miguel. Mariana. Cláudia. Ana Mafalda. Mafalda Inês Ana Miguel Madalena Mariana Cláudia Mafalda Inês Ana Mafalda JORNALINHO DO CAMPO Junho / Julho 2009 Edição on-line nº 7 Carlos Caseiro (Autor) Sara Loureiro Correia (Revisão de textos) CAP - Confederação

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br Colorindo Missões Olá irmãos! É com felicidade que apresentamos a vocês a revista Colorindo Missões, uma revista totalmente gratuita de atividades para crianças, que tem como objetivo ensiná-las, de forma

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: Olá, amiguinho! Já estamos todos encantados com a sua presença aqui no 4 o ano. Vamos, agora, ler uma história e aprender um pouco

Leia mais

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos!

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos! 2ª feira, 09 de março: Dar esmola Esta semana iremos tentar aprender a dar. A dar aos que mais precisam. E vamos ver que Dar é BRU TAL!!!! Um dia, uma mulher vestida de trapos velhos percorria as ruas

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

I. CRIAÇÃO DE GOLFINHO/ BARBATANA PESSOAL

I. CRIAÇÃO DE GOLFINHO/ BARBATANA PESSOAL ESCOLA EB1 GÂMBIA I. CRIAÇÃO DE GOLFINHO/ BARBATANA PESSOAL Barbatana Roída Joana Barbatana Surf Ana Faria Barbatana Rio José Barbatana Finalonga Anónimo Barbatana Tubarão João Aleluia Barbatana Água Francisco

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria,

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, O Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, preocupada, pois nunca tinha visto o primo assim tão mal

Leia mais

O PATINHO QUE NÃO QUERIA APRENDER A VOAR

O PATINHO QUE NÃO QUERIA APRENDER A VOAR Numa bela manhã, nasceram seis lindos patinhos que encheram de encanto seus pais. Eram amarelinhos e fofinhos. Um dos patinhos recebeu o nome de Taco. Mamãe e papai estavam muito felizes com seus filhotes.

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Integradas Nome: COMEMORANDO...

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Integradas Nome: COMEMORANDO... 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Integradas Nome: _ Você gosta da Páscoa? Por quê? Para você, o que significa essa comemoração? Leia este texto e conheça um pouco mais sobre

Leia mais

Escola EB1 de Brunheiras

Escola EB1 de Brunheiras Escola EB1 de Brunheiras O dia dos namorados Era uma vez uma princesa chamada Francesca que estava apaixonada pelo príncipe Marco. Um dia o príncipe foi salvar a Francesca que estava presa na torre do

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Ficha Técnica Texto e Edição: Daniela Costa Ilustração: Vera Guedes Impressão: Colorshow. www.biografiasporencomenda.com

Ficha Técnica Texto e Edição: Daniela Costa Ilustração: Vera Guedes Impressão: Colorshow. www.biografiasporencomenda.com O balão. Ficha Técnica Texto e Edição: Daniela Costa Ilustração: Vera Guedes Impressão: Colorshow www.biografiasporencomenda.com O Balão Ainda não tinhas nascido quando recebeste o teu primeiro presente.

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

O 10 de Junho JORNALINHO DO CAMPO

O 10 de Junho JORNALINHO DO CAMPO O 10 de Junho O mês de Junho chegou. O tempo começa a aquecer. Nos pomares, nas hortas e nas searas, o sol bate forte. Nas videiras as uvas doiram ao sol, ficando cada vez mais saborosas. O Zeca e a Mariana

Leia mais

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem.

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Origem do Arco-Íris O ARCO-ÍRIS Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Quando eu era criança, e via um arco-íris,

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais

História: Vocês querem que eu continue contando a história do Natal? Maria e José seguiam para Belém,

História: Vocês querem que eu continue contando a história do Natal? Maria e José seguiam para Belém, Data: 13/12/2015 Texto Bíblico: Lucas 2:7; 8-20 e Mateus 2:1-12 Versículo para memorizar: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único Filho, para que todo aquele que Nele crê não morra,

Leia mais

Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar

Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar CATEGORIAS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS S. C. Sim, porque vou para a beira de um amigo, o Y. P5/E1/UR1 Vou jogar à bola, vou aprender coisas. E,

Leia mais

Anexo II - Guião (Versão 1)

Anexo II - Guião (Versão 1) Anexo II - Guião (Versão 1) ( ) nº do item na matriz Treino História do Coelho (i) [Imagem 1] Era uma vez um coelhinho que estava a passear no bosque com o pai coelho. Entretanto, o coelhinho começou a

Leia mais

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias 1/35 Pai, Estou Te Esperando Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias Fotos de Emma Raynes, 2007 2/35 Retratos dos Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar

Leia mais

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores (DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina -Marcadores de várias cores -Folhas cada qual com a sua letra ocantinhodasao.com.pt/public_html Página

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

[E-F@BULATIONS / E-F@BULAÇÕES] 2/ JUN 2008. Uma História de Cão

[E-F@BULATIONS / E-F@BULAÇÕES] 2/ JUN 2008. Uma História de Cão Uma História de Cão Nuno Júdice Ilustrações de Evelina Oliveira Era uma vez era uma vez. E era uma vez quantas vezes era uma vez. Às vezes é que não podia ser uma vez. Numa dessas vezes encontrei um cão.

Leia mais

Gosto muito de alimentos diferentes!

Gosto muito de alimentos diferentes! Gosto muito de alimentos diferentes! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Gosto muito de alimentos diferentes! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes

Leia mais

Shué também cantou na Festa de Natal da Escola O Gotinhas...fim 42 43

Shué também cantou na Festa de Natal da Escola O Gotinhas...fim 42 43 O Gotinhas 43 Era uma vez um País feito de nuvens. Ficava no cimo de uma enorme montanha impossível de expugnar. Lá viviam muitos meninos. Cada um tinha a sua própria nuvem. Uma enorme cegonha do espaço

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Vai ao encontro! de quem mais precisa!

Vai ao encontro! de quem mais precisa! Vai ao encontro! 2ª feira, 05 de outubro: Dos mais pobres Bom dia meus amigos Este mês vamos tentar perceber como podemos ajudar os outros. Vocês já ouviram falar das muitas pessoas que estão a fugir dos

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa. Nome: ARTE NA CASA

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa. Nome: ARTE NA CASA 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: ARTE NA CASA Certo domingo, meus donos saíram e eu passeava distraidamente no jardim, quando vi que tinham esquecido uma janela aberta.

Leia mais

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound)

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Nome do Intercambista: Julia Albuquerque da Silva Romaguera Louro Data: 16.11.14 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Rotary

Leia mais

Apoio: Patrocínio: Realização:

Apoio: Patrocínio: Realização: 1 Apoio: Patrocínio: Realização: 2 CINDERELA 3 CINDERELA Cinderela era uma moça muito bonita, boa, inteligente e triste. Os pais tinham morrido e ela morava num castelo. A dona do castelo era uma mulher

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

A História de Uma Árvore

A História de Uma Árvore A História de Uma Árvore Blumenau/2013 Editora: Cristina Marques Produção: Instituto Evoluir Revisão: Gervásio Tessaleno Luz Ilustrações: Sydnei Prado Jr. Arte final-colorização: Célio Vogel / Paulo Zanon

Leia mais

Animação Sociocultural. No PAís do Amor

Animação Sociocultural. No PAís do Amor No PAís do Amor Há muito, muito tempo, num reino que ficava Mais Longe que Bué Bué longe, vivia-se com muito amor e alegria. Os dias eram passados em festa e eram todos muito amigos. Nesse reino havia

Leia mais

Meu filho, não faça isso

Meu filho, não faça isso Meu filho, não faça isso Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Ana. e o e o. Jardim de Flores

Ana. e o e o. Jardim de Flores Ana e o e o Jardim de Flores Era uma vez um grande rei que morava em um lindo castelo rodeado de pequenos vilarejos. O rei amava muito o seu povo, e o povo também o amava. Ele visitava frequentemente os

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA DE SANTANA FERREIRA PEREIRA JÉSSICA PALOMA RATIS CORREIA NOBRE PEDAGOGIA: PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA JANDIRA - 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA

Leia mais

MÚSICAS. Hino da Praznik Sempre Quando vens p ras colónias Sei de alguém Menino de Bronze Tenho Vontade VuVu & ZéZé

MÚSICAS. Hino da Praznik Sempre Quando vens p ras colónias Sei de alguém Menino de Bronze Tenho Vontade VuVu & ZéZé MÚSICAS Hino da Praznik Sempre Quando vens p ras colónias Sei de alguém Menino de Bronze Tenho Vontade VuVu & ZéZé Hino da Praznik Do Fá Gosto de aqui estar Sol Do E contigo brincar E ao fim vou arranjar

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

João e o pé de feijão ESCOLOVAR

João e o pé de feijão ESCOLOVAR João e o pé de feijão ESCOLOVAR Era uma vez um rapaz chamado João que vivia com a sua mãe numa casa muito modesta. A mãe era desempregada e só tinha uma pequena horta onde cultivava todo o tipo de legumes.

Leia mais

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo.

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo. DINÂMICA DO ESPELHO Embrulha o espelho com papel de presente, mas dentro o espelho deve ser embrulhado com outro papel e colado a seguinte frase: Há pessoas que querem ser bonitas pra chamar a atenção,

Leia mais

O que você deve saber antes de visitar um ZOOLÓGICO

O que você deve saber antes de visitar um ZOOLÓGICO O que você deve saber antes de visitar um ZOOLÓGICO Em princípio, sou contra a existência dos zoológicos. O melhor lugar para os animais estarem é na natureza, livres e soltos. Mas os Zoos existem e precisamos

Leia mais

- Estou à espera que apareça alguém para passar a Noite de Natal comigo. E o Burro disse ao seu Dono: - Como também estamos sozinhos podíamos

- Estou à espera que apareça alguém para passar a Noite de Natal comigo. E o Burro disse ao seu Dono: - Como também estamos sozinhos podíamos Um Natal Solidário Era uma vez Uns dias antes da Consoada de Natal, estava um Esquilo que vivia sozinho na floresta, a pensar Como é que vai ser o meu Natal? nisto sentiu o cheiro ao bacalhau e decidiu

Leia mais

Após o término da Segunda Guerra Mundial foram trabalhar no SíNo Quinta das Amoreiras, de propriedade de Augusto Camossa Saldanha, aqui entre Miguel

Após o término da Segunda Guerra Mundial foram trabalhar no SíNo Quinta das Amoreiras, de propriedade de Augusto Camossa Saldanha, aqui entre Miguel Vamos falar umas poucas palavras sobre nosso pai. Na tradição japonesa nessas horas esquecemos a tristeza e falamos das alegrias, das virtudes de quem foi. O duro é esquecer a tristeza. Hiroshi Watanabe

Leia mais

Iracema estava na brinquedoteca

Iracema estava na brinquedoteca Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema estava na brinquedoteca com toda a turma quando recebeu a notícia de que seu sonho se realizaria. Era felicidade que

Leia mais

"A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste"

A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste "A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste" John Ruskin "O Instituto WCF-Brasil trabalha para promover e defender os direitos das crianças e

Leia mais

UMA CARTILHA INTEIRINHA PARA VOCÊ

UMA CARTILHA INTEIRINHA PARA VOCÊ UMA CARTILHA INTEIRINHA PARA VOCÊ VOCÊ PODE AJUDAR A CONSTRUIR ESSA HISTÓRIA. APROVEITE TODA A DIVERSIDADE DAS CORES DO MUNDO E DEIXE SUA MARCA, COLORINDO OU PINTANDO. MÃOS À OBRA! Concepção, pesquisa

Leia mais

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 12 Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 2 Jogo da corrida das ovelhas 11 1. Monta-se o presépio (8 de dezembro). 2. Faz-se um caminho para a manjedoura. 3. Cada elemento da família

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

HINÁRIO. Glauco O CHAVEIRÃO. www.hinarios.org. Glauco Villas Boas 1 01 HÓSPEDE

HINÁRIO. Glauco O CHAVEIRÃO. www.hinarios.org. Glauco Villas Boas 1 01 HÓSPEDE HINÁRIO O CHAVEIRÃO Tema 2012: Flora Brasileira Allamanda blanchetii Glauco Glauco Villas Boas 1 www.hinarios.org 2 01 HÓSPEDE Padrinho Eduardo - Marcha Eu convidei no meu sonho Meu mestre vamos passear

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Narrador Era uma vez um livro de contos de fadas que vivia na biblioteca de uma escola. Chamava-se Sésamo e o e o seu maior desejo era conseguir contar todas as suas histórias até ao fim, porque já ninguém

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Cecília Rocha e Clara Araújo

Cecília Rocha e Clara Araújo Cecília Rocha e Clara Araújo Ilustrações de Impact Storm uma historia do mundo espiritual - miolo.indd 3 26/11/2012 17:40:26 uma historia do mundo espiritual - miolo.indd 4 26/11/2012 17:40:27 Há, no plano

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

O ENSINO ESPECIAL A LENDA DA SERRA DA ESTRELA DATA DO BOLETIM: DEZEMBRO DE 2007 A MARIA CASTANHA A TURMA DO O DIA DE S.MARTINHO O PÃO NA NOSSA

O ENSINO ESPECIAL A LENDA DA SERRA DA ESTRELA DATA DO BOLETIM: DEZEMBRO DE 2007 A MARIA CASTANHA A TURMA DO O DIA DE S.MARTINHO O PÃO NA NOSSA VOLUME 1, EDIÇÃO 1 DATA DO BOLETIM: DEZEMBRO DE 2007 NESTA EDIÇÃO: A MARIA CASTANHA 2 A TURMA DO 2.º 2.ª 3 O DIA DE S.MARTINHO 4 O PÃO NA NOSSA ALIMENTAÇÃO A TURMA DO 1.º 2.ª 5 6 O ENSINO ESPECIAL 7 SOLIDARIEDADE

Leia mais

Sugestões de Rotina. Educação Infantil

Sugestões de Rotina. Educação Infantil Sugestões de Rotina Educação Infantil Pauta: 16/02/2013 Boas Vindas; - Acolhida com música: "Que bom que você veio". > Roda de Conversa- Questionar com as crianças se estão gostando, se já tem algum coleguinha

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Índice Geral. Índice de Autores

Índice Geral. Índice de Autores Victor Fernandes 1 Índice Geral A perua-galinha 3 A vida de um porco chamado Ricky 4 Um burro chamado Burro 5 O atrevido 6 O Burro que abandonou a família por causa de uma rã 7 A burra Alfazema 8 Índice

Leia mais

O SESC em Santa Catarina

O SESC em Santa Catarina O SESC em Santa Catarina Doutor Roulf e os seus dentes Agora uma última dica: Olá meus amigos! Sou o Dr. Roulf. O flúor protege nossos dentes - ele está presente na água e no creme dental. Você também

Leia mais

Lição. outros. Versículo Bíblico Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações Mateus 28:19

Lição. outros. Versículo Bíblico Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações Mateus 28:19 FRUTOS-3 Descoberta Lição 9 4-6 Anos Unidade 3: Aprendendo a Viver Como Um Amigo de Jesus Amigos de Jesus Falam de Jesus para os Outros A s crianças de quatro e seis anos irão descobrir os desafios da

Leia mais

Ejemplos de ítems y tareas

Ejemplos de ítems y tareas Ejemplos de ítems y tareas Tipo de Item: Emparejamiento Componente: Comprensión Lectora Você vai conhecer Mariana e seus amigos. Leia a informação de cada um deles e coloque ao lado do nome o número da

Leia mais

A Rainha, o guarda do tesouro e o. papel que valia muito ouro

A Rainha, o guarda do tesouro e o. papel que valia muito ouro A Rainha, o guarda do tesouro e o papel que valia muito ouro Há muito, muito tempo atrás, havia uma rainha que governava um reino chamado Portugal. Essa rainha chamava-se D. Maria I e como até tinha acabado

Leia mais

FESTA DO Pai-Nosso. 1º ano. Igreja de S. José de S. Lázaro. 7 de Maio de 2005

FESTA DO Pai-Nosso. 1º ano. Igreja de S. José de S. Lázaro. 7 de Maio de 2005 FESTA DO Pai-Nosso Igreja de S. José de S. Lázaro 1º ano 1 7 de Maio de 2005 I PARTE O acolhimento será feito na Igreja. Cada criança ficará com os seus pais nos bancos destinados ao seu catequista. Durante

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROVA 1º BIMESTRE 3º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA PROVA 1º BIMESTRE 3º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA PROVA 1º BIMESTRE 3º ANO 2010 QUESTÃO 1 Esta notícia apareceu

Leia mais

Espero que você descanse, sentirei saudades. Prô, 2011.

Espero que você descanse, sentirei saudades. Prô, 2011. Pensar em férias significa pensar em nada de horários e mudanças na rotina. Férias é o momento que as crianças têm para fazer coisas que durante o período letivo não lhes é permitido. Deitam-se mais tarde

Leia mais

NOtíCIas. Dia do Pai. Ilustração alusiva à temática. Prenda do Dia do Pai: calendário ou marcador. Desafio criativo O meu Pai

NOtíCIas. Dia do Pai. Ilustração alusiva à temática. Prenda do Dia do Pai: calendário ou marcador. Desafio criativo O meu Pai NOtíCIas Dia do Pai No passado dia 19 de março de 2013 celebrámos o Dia do Pai com um momento de hora do conto e um atelier de Expressão Plástica Desafio criativo: O meu pai. O resultado dos trabalhos

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

JUSTIFICATIVA: OBJETIVOS:

JUSTIFICATIVA: OBJETIVOS: JUSTIFICATIVA: O projeto Páscoa tem a finalidade de apresentar as principais características desta festividade, como manifestação cultural, por meio do trabalho educativo com diferentes linguagens artística,

Leia mais

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana HINOS DE DESPACHO Tema 2012: Flora Brasileira Estrela D Alva www.hinarios.org 1 2 01 O DAIME É O DAIME O é o Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana O é o O professor dos professores

Leia mais

Coaching para pessoas disponíveis, ambos

Coaching para pessoas disponíveis, ambos Nota da Autora 1001 maneiras de ser Feliz, é o meu terceiro livro. Escrevi Coaching para mães disponíveis e Coaching para pessoas disponíveis, ambos gratuitos e disponíveis no site do Emotional Coaching.

Leia mais