Atividades no Centro Espírita

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividades no Centro Espírita"

Transcrição

1

2 Atividades no Centro Espírita Palestras ESDE Divulgação Reunião Mediuni. Atendim. Espiritual SAPSE Ativid. Administ. Est / Educ Mediunid Evangel. Inf. / Juv. Participação nas atividades de Unificação do Movimento Espírita

3 Atendimento Espiritual na Casa Espírita

4 Primeiras Impressões - Qual foi a impressão de acolhimento que você teve da primeira vez que foi ao Centro Espírita? - O que causou em você esta impressão? - Essa impressão fez você recordar de algum outro lugar, pessoa ou situação fora do Centro Espírita? Por quê?

5 Atendimento Espiritual Conceito É o conjunto de atividades que visa a atender, adequadamente, as pessoas que buscam e freqüentam o Centro Espírita visando a obter esclarecimento, orientação, ajuda e assistência espiritual e moral.

6 Atendimento Espiritual Finalidade Acolher as pessoas por meio de ações fraternas e continuadas, de conformidade com os princípios do Evangelho à Luz da Doutrina Espírita, oferecendo aos que freqüentam o Centro Espírita em especial aos que o procuram pela primeira vez o apoio, o esclarecimento, a consolação e o amparo de que necessitam para vencer suas dificuldades.

7 Trabalhos desenvolvidos pelo ATENDIMENTO ESPIRITUAL I RECEPÇÃO ATENDIMENTO FRATERNO PELO DIÁLOGO EXPLANAÇÃO DO EVANGELHO ATENDIMENTO PELO PASSE IRRADIAÇÃO EVANGELHO NO LAR

8 Objetivo: Recepção Acolher fraternalmente os que procuram a Casa Espírita, principalmente os que chegam pela primeira vez. Colaboradores: Um Coordenador para estruturar, capacitar e coordenar as equipes de recepção para cada reunião/atividade. Uma equipe de recepção escalada em número suficiente para atender a demanda de cada reunião/atividade.

9 Local para o trabalho: Recepção Porta de entrada da Casa Espírita ou da sala de reunião. Etapas: Cumprimentar e dar as boas vindas. Colocar-se à disposição para eventuais orientações. Procurar colocar aquele que chega à vontade, sem constrangê-lo.

10 encaminhar o visitante à área desejada ou à pessoa que possa, de maneira mais específica, auxiliá-lo. Recepção Etapas (cont.): Se solicitado... orientar sobre o funcionamento da Casa, disponibilizando os diversos tipos de atividades e cursos que ela oferece; responder dúvidas e indagações, de maneira clara, objetiva, direta, concisa, imprimindo afetividade, naturalidade e segurança; e

11 Recepção Benefícios: Abre as portas da Casa Espírita àqueles que a procuram. Oferece orientação adequada. Cria um clima de afetividade e segurança. Recomendações: À despedida, de maneira simples e gentil, renovar o convite para que retorne. Todas as reuniões deverão ter esse tipo de atendimento.

12 Objetivo: Atendimento Fraterno Receber fraternalmente aquele que busca o Centro Espírita, proporcionando-lhe oportunidade de expor livremente e em caráter privativo suas dificuldades. Acolhe aquele que: deseja fazer uma visita e/ou integrar-se às atividades da Casa

13 Atendimento Fraterno Acolhe aquele que: Objetivo: deseja receber ajuda material e/ou espiritual deseja informação ou estudo necessita de consolo, orientação doutrinária e amparo tem curiosidade e quer conhecer o trabalho Espírita

14 Atendimento Fraterno Etapas: Recepção acolhe fraternalmente quem chega, identificando-lhe o motivo da vinda e oferecendolhe os recursos de que a Casa Espírita dispõe para atendê-lo na sua necessidade: cursos, reuniões, evangelização da criança e do jovem, e outros. Encaminhamento - acompanha-o até o local de sua destinação, direcionando-o sempre que necessário.

15 Atendimento Fraterno Diálogo Fraterno Etapas: Recebe o necessitado do consolo e/ou orientação, identificando-lhe os problemas, carências ou aspirações e orientando-o segundo os princípios evangélicos e doutrinários. Orienta-o, sempre, para a necessidade do Evangelho no Lar, estimula-o para a leitura saudável e para o estudo, sugerindo os livros adequados da Codificação e obras complementares.

16 Atendimento Fraterno Diálogo Fraterno Etapas: Reergue-lhe a auto-estima e a esperança, mas conscientiza-o de que somente ele poderá mudar o quadro de sua preocupação, através da própria posição mental e renovação íntima. Após as devidas orientações, encaminha-o para a reunião de explanação evangélica e para o passe.

17 Atendimento Fraterno Colaboradores: um Coordenador para estruturar, capacitar e coordenar a equipe para a atividade. Uma equipe com recepcionista, encaminhador e dialogadores em número suficiente para atender a demanda da atividade.

18 Atendimento Fraterno Local para o trabalho: Local privativo, iluminado e ventilado, para que o sigilo seja preservado. Água, copos descartáveis e lenços de papel. Livros básicos (Obras Básicas, coleção Emmanuel, outros) Mensagens de consolo e orientação.

19 Atendimento Fraterno Benefícios: Consola aos que se encontram em dificuldades pelas perdas, separações, conflitos, doenças, depressões,... Orienta doutrinariamente sobre as causas das aflições e os meios para solucioná-las. Ampara, ergue e sustenta o Espírito nas bases do Evangelho, segundo a Doutrina Espírita.

20 Explanação do Evangelho à Luz da DE Objetivo: Estudar O Evangelho segundo o Espiritismo, de maneira sistematizada e com escala de trabalho previamente estabelecida. Colaboradores (todos previamente escalados): um dirigente para iniciar, coordenar e encerrar a reunião um expositor-preparador para fazer a leitura preparatória e/ou preces um expositor, para a palestra do dia

21 Explanação do Evangelho à Luz da DE Local para o trabalho: Salão de palestras da Casa Espírita. Sala iluminada e ventilada, com cadeiras suficiente para acomodar o público-alvo. Ter sempre à mesa um exemplar de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Usar para a preparação do ambiente, de preferência, os livros da série Emmanuel: Pão Nosso; Caminho, Verdade e Vida; Fonte Viva; Vinha de Luz; Palavras de Vida Eterna.

22 Explanação do Evangelho à Luz da DE Benefícios: Consola aos que se encontram em dificuldades pelas perdas, separações, conflitos, doenças, depressões,... Orienta doutrinariamente sobre as causas das aflições e os meios para solucioná-las. Ampara, ergue e sustenta o Espírito nas bases do Evangelho, segundo a Doutrina Espírita.

23 Passe e Magnetização da Água Objetivo: Oferecer, aos que necessitarem e desejarem, os recursos magnéticos dos colaboradores encarnados e dos Benfeitores Espirituais. Colaboradores: um coordenador da tarefa. um número razoável de aplicadores de passes. um responsável pelo encaminhamento das pessoas e pela acomodação dos vasilhames de água.

24 Passe e Magnetização da Água Etapas: Início Antes do início da tarefa convidar os colaboradores responsáveis para ouvirem a explanação do Evangelho, já assentados na primeira fileira. Ao término da explanação evangélica, o coordenador e a equipe de trabalhadores reunirse-ão, dentro da sala de passes, para a prece preparatória e a magnetização das águas.

25 Atendimento Passe e Magnetização da Água Etapas: Caberá ao encaminhador receber os vasilhames para a magnetização da água, acomodando-os na sala de passe. O encaminhador levará para a sala, um número de pessoas proporcional ao número de aplicadores de passe. O coordenador fará o convite à prece mental e cada aplicador de passe encaminhar-se-á para um participante-receptor.

26 Passe e Magnetização da Água Etapas - Atendimento: O passe deverá ser transmitido com simplicidade, sem gesticulação exagerada ou respiração ofegante, sem bocejo ou articulação de palavras em voz alta. Não se permitirá o toque direto no atendido e a passividade mediúnica. A cada nova turma para atendimento, um dos colaboradores, fará o convite para uma prece mental, buscando Jesus. Ao término, cada atendido recebe um copo com a água magnetizada.

27 Passe e Magnetização da Água Etapas: Término Ao término da tarefa, o coordenador indicará alguém para a prece de encerramento Avaliação Geral Após a finalização, é necessário uma avaliação geral e rápida

28 Passe e Magnetização da Água Local para o trabalho: sala própria ou discretamente isolada nº de cadeiras para os atendidos correspondente ao nº de colaboradores local para a colocação de vasilhames de água (já identificados), trazidos pelos necessitados, e para os copos individuais e descartáveis música ambiente suave

29 Passe e Magnetização da Água Benefícios: Reequilibra emocional e fisicamente (psicossomático). Compensação energética. Reconforta, revigora e refaz. Possibilita a solidariedade. Ampara, ergue e sustenta vibratoriamente.

30 Evangelho no Lar Objetivo: Reunir a família, em dia e hora determinados, para o estudo do Evangelho e a oração em conjunto, visando ao fortalecimento dos laços afetivos e a preservação da harmonia e equilíbrio dos familiares. Participantes: Todas as pessoas integrantes do Lar, incluindo as crianças, os agregados e visitantes.

31 Evangelho no Lar Etapas: Leitura preparatória Prece inicial Leitura e comentário de uma página de O Evangelho Segundo o Espiritismo, com a participação de todos os presentes Vibrações (por familiares e amigos ausentes, por enfermos, pela paz mundial,...) Prece de encerramento

32 Evangelho no Lar Local para o trabalho: Ambiente que melhor acomode a família e demais participantes da atividade. Biblioteca, quarto ou outro ambiente mais reservado, quando os participantes não desejam incomodar ou serem incomodados pelos demais familiares ou frequentadores da casa, que não aderiram à reunião.

33 Evangelho no Lar Recomendações: Duração adquada ao bem estar da família. Abster-se de manifestações mediúnicas. Colocar água para ser magnetizada pelos Benfeitores Espirituais. Não suspender a reunião por motivo de visitas inesperadas (estas serão convidadas a participar), passeios ou acontecimentos fúteis.

34 Evangelho no Lar Recomendações: Não permitir conversação menos digna (tragédias, pessoas ou religiões) antes, durante ou depois da reunião. As crianças serão convidadas a participar conforme sua capacidade ou possibilidade.

35 Evangelho no Lar Campanha para implantação do Evangelho no Lar: Incentivar a implantação dessa reunião, nos lares dos trabalhadores e freqüentadores da Casa Espírita. Preparar equipes, devidamente treinadas, para a implantação desse trabalho.

36 Evangelho no Lar Campanha para implantação do Evangelho no Lar: As equipes (coordenador e visitadores) reunir-seão no Centro Espírita para a preparação e prece em conjunto, antes de dirigirem-se aos lares que solicitaram atendimento. Voltarão, em horário previamente combinado, ao Centro Espírita, para a prece e o encerramento da tarefa.

37 Evangelho no Lar Benefícios: Melhorar o ambiente afetivo e espiritual da família, visando o fortalecimento e preservação da harmonia e equilíbrio dos familiares. Ensejar momentos de paz e união. Ampliar o conhecimento e entendimento do Evangelho. Criar o hábito do estudo e da oração em família, fortalecendo a amizade e fraternidade que deve existir em cada um.

38 Evangelho no Lar Benefícios: Fortalecer, nos integrantes do lar, a coragem e a esperança, a alegria e a boa-vontade para com todos, necessárais para vencer os desafios. Higienizar o ambiente espiritual do lar, pelo cultivo de pensamentos e sentimentos cristãos. Atrair a presença e a assistência dos bons Espíritos, bem como evangelizar os desencarnados carentes vinculados ao lar ou familiares.

39 Reunião de Irradiação Objetivo: Oração em conjunto, visando amparar os carentes de atendimento espiritual (enfermos físicos e espirituais), pela paz no mundo, pela Casa Espírita e seus trabalhadores, em especial. Participantes: Um coordenador e um expositor Colaboradores treinados na irradiação e disciplina mental, para a sustentação vibratória e passes (se necessário) Carentes de amparo espiritual

40 Reunião de Irradiação Etapas: Leitura preparatória Prece inicial Exposição de um tema evangélico (10 a 15 min) Passes (se necessário) Vibrações Prece final Tempo total: 1 hora, no máximo.

41 Reunião de Irradiação Local para o trabalho: Salão/sala reservada com acomodação suficiente para os colaboradores e assistidos. Ventilação e iluminação apropriada. Música ambiente suave. Ter sempre à mesa um exemplar de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Usar para a preparação do ambiente, de preferência, os livros da série Emmanuel: Pão Nosso; Caminho, Verdade e Vida; Fonte Viva; Vinha de Luz e Palavras de Vida Eterna.

42 Reunião de Irradiação Como implantar: Treinar os colaboradores especialmente na irradiação e disciplina mental para a sustenção vibratória Fazer, regularmente, capacitação e atualização dos trabalhadores. Fazer, periodicamente, a avaliação do trabalho.

43 Reunião de Irradiação Benefícios: Reequilibra emocional e fisicamente (psicossomático). Compensação energética. Reconforta, revigora e refaz. Possibilita a solidariedade. Ampara, ergue e sustenta vibratoriamente.

44 Quem são os envolvidos?

45 PERFIL DO VISITANTE Equilibrado? Dialoguemos com naturalidade e cortesia Portemo-nos com serenidade e brandura Agitado? Angustiado? Sejamos habilidosos para que abra o coração

46 PERFIL DO VISITANTE (cont.) Desconfiado? Mostremos segurança e sinceridade Usemos discrição, estimulando-o à conversa Inibido? Zangado? Acatemos com mansuetude seu desabafo e ajudemo-lo

47 PERFIL DO VISITANTE (cont.) Curioso? Orientemo-lo adequadamente, incentivando-o à leitura e ao estudo da Doutrina Atendamo-lo com gentileza sem excessos Falante? Desanimado? Saibamos levantar-lhe o ânimo e a auto-estima

48 PERFIL DO TRABALHADOR Esforçar-se para ter: Conhecimento evangélico-doutrinário sólido Conduta moral segura Envolvimento e comprometimento com as tarefas da Casa Espírita

49 Capacitação adequada para a tarefa que vai executar, e treinamentos periódicos Participação ativa nos grupos de estudo da Casa Espírita A assiduidade, a pontualidade e a disciplina mental que garantem a continuidade do trabalho

50 Conhecimento da Doutrina Espírita, do Movimento Espírita e das normas e atividades da Casa Espírita Consciência da importância do trabalho que está realizando,imprimindo-lhe qualidade

51 Naturalidade, simplicidade, atenção, afabilidade, brandura, generosidade, simpatia, indulgência, compaixão, segurança, ausência de preconceitos, respeito, cortesia e discrição para com todos, garantindo a harmonia na tarefa

2010 United States Spiritist Council

2010 United States Spiritist Council 2010 United States Spiritist Council O Evangelho no Lar é um espaço para o crescimento espiritual. Nos ajuda a sermos tolerantes, respeitosos e compassivos para com os outros e nós mesmos, ao mesmo tempo

Leia mais

A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PARTE 01 DE 02

A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PARTE 01 DE 02 ALIANÇA ESPÍRITA EVANGÉLICA REGIONAL ABC A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PARTE 01 DE 02 COORDENADORIA DE ESTUDOS 01/11/2008 VERSÃO 05/02/2012 A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL É um conjunto de atividades organizadas

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA: MOCIDADE ESPÍRITA:

CENTRO ESPÍRITA: MOCIDADE ESPÍRITA: CENTRO ESPÍRITA: MOCIDADE ESPÍRITA: Curso: O Jovem e a Família Aula 08: Pais e Filhos Instrutores: Data: Duração: 55 minutos Objetivos: Entender que são os membros que compõem a parentela corporal; Valorizar

Leia mais

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015 Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015 Durante os meus estudos, fiquei me perguntando, o que trazer de muito especial para compartilhar com os irmãos,

Leia mais

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO Título: DESPENSA IRMÃO VICENTE Revisão: 1

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO Título: DESPENSA IRMÃO VICENTE Revisão: 1 1/5 Aprovação CAD: Data: 14-01-07 Aprovação CRA: Data: 11-03-2007 1. FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO Regulamentar o funcionamento dos trabalhos da Despensa Irmão Vicente do Grupo da Fraternidade Espírita

Leia mais

FUIDOTERAPIA - ATENDIMENTO FRATERNO

FUIDOTERAPIA - ATENDIMENTO FRATERNO FUIDOTERAPIA - ATENDIMENTO FRATERNO 302 FLUIDOTERAPIA NA CASA ESPÍRITA ATENDIMENTO FRATERNO O QUE É ATENDIMENTO FRATERNO? O Atendimento fraterno consiste em receber fraternalmente a pessoa que busca o

Leia mais

Natureza / Características / Etapas / Organização / Funcionamento. Marlene Valéria - Emerson

Natureza / Características / Etapas / Organização / Funcionamento. Marlene Valéria - Emerson Natureza / Características / Etapas / Organização / Funcionamento Marlene Valéria - Emerson Entender o que é uma reunião mediúnica. Saber identificar uma reunião mediúnica pela sua natureza e característica.

Leia mais

14a edição CAMPINAS SP 2012

14a edição CAMPINAS SP 2012 14 a edição CAMPINAS SP 2012 SUMÁRIO Esclarecimentos preliminares... IX PRIMEIRA UNIDADE 1. Radiações ou vibrações...15 2. Deus...21 3. A criação...27 4. Os Espíritos...35 5. Classificação dos Espíritos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA CAMINHO DE DAMASCO (SECAD) Capítulo I Da Denominação e Fins

REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA CAMINHO DE DAMASCO (SECAD) Capítulo I Da Denominação e Fins REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA CAMINHO DE DAMASCO (SECAD) Capítulo I Da Denominação e Fins Art. 1º - O presente Regimento Interno tem por finalidade normatizar as disposições que constam no Estatuto

Leia mais

A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PARTE 02 DE 02

A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PARTE 02 DE 02 ALIANÇA ESPÍRITA EVANGÉLICA REGIONAL ABC A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PARTE 02 DE 02 COORDENADORIA DE ESTUDOS 01/11/2008 VERSÃO 05/02/2012 O ENCAMINHAMENTO A ENTREVISTA A DOCUMENTAÇÃO (PREENCHIMENTO DA FICHA

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ 1999 2.ª Edição Volume 1 Copyright 1999 by FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ Alameda Cabral, 300 CEP 80.410-210 Curitiba - Paraná - Brasil Foto da capa: Nani Gois Design Gráfico:

Leia mais

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA. Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA. Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA HISTÓRICO Campanha Comece pelo começo Em nível local. USE União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Mensagem Mediúnica

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE MEDIUNIDADE REGIMENTO INTERNO

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE MEDIUNIDADE REGIMENTO INTERNO ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE MEDIUNIDADE REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I MISSÃO Art. 1º - Em consonância com o Regimento Interno da AECX, e sob a premissa de que a mediunidade é coisa

Leia mais

AMEEES DEPARTAMENTO ASSISTENCIAL PROJETO DE CAPELANIA ESPÍRITA

AMEEES DEPARTAMENTO ASSISTENCIAL PROJETO DE CAPELANIA ESPÍRITA AMEEES DEPARTAMENTO ASSISTENCIAL PROJETO DE CAPELANIA ESPÍRITA 1- Definição A Capelania Espírita é a prestação de apoio religioso espírita, oferecido a pacientes internados em hospitais e/ou a seus familiares,

Leia mais

TÓPICOS. 9. Evangelho no Lar Exceções 10. Mensagem de André Luiz

TÓPICOS. 9. Evangelho no Lar Exceções 10. Mensagem de André Luiz REUNIÕES MEDIÚNICAS TÓPICOS 1.Conceito de Reunião Mediúnica 2.Características 3.Responsabilidade do Médium 4.Condições para a realização de uma reunião mediúnica 5.Objetivo e natureza das reuniões 6.Necessidades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA DE AUXÍLIO FRATERNIDADE Capítulo I Da Denominação e Fins

REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA DE AUXÍLIO FRATERNIDADE Capítulo I Da Denominação e Fins 1 REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA DE AUXÍLIO FRATERNIDADE Capítulo I Da Denominação e Fins Art. 1º O presente Regimento Interno tem por finalidade normatizar as disposições que constam no Estatuto

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Curso: O Jovem e a Doutrina Espírita

Curso: O Jovem e a Doutrina Espírita CENTRO ESPÍRITA: MOCIDADE ESPÍRITA: Aula 11: evangelho no lar Instrutores: Data: Duração: 55 minutos Objetivos: Compreender que o lar é o lugar onde nos encontramos com os desafetos do passado para quitação

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

COMO NOS LIBERTARMOS??

COMO NOS LIBERTARMOS?? COMO NOS LIBERTARMOS?? 1 / 9 O Espiritismo veio ensinar o processo de libertação. O modo de se libertar de todas as servidões inferiores. Suely Caldas Schubert - /Desobsessão Eu sou a porta. A verdade

Leia mais

DEPRESSÃO Terapêutica espírita

DEPRESSÃO Terapêutica espírita DEPRESSÃO Terapêutica espírita Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Face às suas cáusticas manifestações, a terapia de emergência faz-se imprescindível, embora, os métodos

Leia mais

JANEIRO Escola para formadores

JANEIRO Escola para formadores JANEIRO Escola para formadores De 02 a 28, as Irmãs da casa de formação, tiveram a oportunidade de participar da escola para formadores. A mesma é promovida pela Associação Transcender, com sede em São

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais

GEM - GRUPO DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE

GEM - GRUPO DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE GEM - GRUPO DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE / Data:09/10-Junho-2013. Aula 21 Irradiação mental Conhecer os elementos e meios básicos para a ação da irradiação mental de forma adequada e segura. 1 FLUÍDO 1. Fluido

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

SOCIEDADE ESPÍRITA AMOR E CARIDADE SERVIÇO DE EVANGELIZAÇÃO DA FAMÍLIA (SEF) DEPARATAMENTO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE (DIJ) EVANGELIZAÇÃO 2013

SOCIEDADE ESPÍRITA AMOR E CARIDADE SERVIÇO DE EVANGELIZAÇÃO DA FAMÍLIA (SEF) DEPARATAMENTO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE (DIJ) EVANGELIZAÇÃO 2013 SOCIEDADE ESPÍRITA AMOR E CARIDADE SERVIÇO DE EVANGELIZAÇÃO DA FAMÍLIA (SEF) DEPARATAMENTO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE (DIJ) Para a treva só há um remédio, a luz. (Monteiro Lobato) EVANGELIZAÇÃO 2013 CRONOGRAMA

Leia mais

Therezinha Oliveira. Oratória a Serviço do Espiritismo Coleção:Estudos e Cursos 6ª edição

Therezinha Oliveira. Oratória a Serviço do Espiritismo Coleção:Estudos e Cursos 6ª edição Therezinha Oliveira Oratória a Serviço do Espiritismo Coleção:Estudos e Cursos 6ª edição Campinas SP 2013 Sumário 1. Apresentação... 11 2. O Expositor Espírita... 15 3. A Preparação do Discurso... 21 4.

Leia mais

ORIENTAÇÃO CENTRO ESPÍRITA

ORIENTAÇÃO CENTRO ESPÍRITA orientação ao centro espírita.qxp 1/8/2007 10:57 Page 1 ORIENTAÇÃO AO CENTRO ESPÍRITA orientação ao centro espírita.qxp 1/8/2007 10:57 Page 2 orientação ao centro espírita.qxp 1/8/2007 10:57 Page 3 ORIENTAÇÃO

Leia mais

1.1 - Participação por ENTRAE: ENTRAE CREs CE adesas CE particip. %

1.1 - Participação por ENTRAE: ENTRAE CREs CE adesas CE particip. % Com base no documento Mapeamento das Atividades do Movimento Espírita Organizado adeso à FEEES, a partir das respostas dos presidentes/representantes das casas espíritas do ES, participantes dos Entrae,

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2010 FUNK CONSCIENTIZA VAI 1 - música Proponente Nome RG: CPF: Endereço Fone: E-mail: DADOS

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. Objetivos. Fundado em 17 / 03 / 2002, tem como objetivos e características o seguinte:

REGIMENTO INTERNO. Objetivos. Fundado em 17 / 03 / 2002, tem como objetivos e características o seguinte: NÚCLEO ESPÍRITA ALAN DE MELLO REGIMENTO INTERNO Objetivos Fundado em 17 / 03 / 2002, tem como objetivos e características o seguinte: O estudo, prática e divulgação da Doutrina Espírita codificada por

Leia mais

ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO

ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO Metodologia Científica Seminário: Definição?... Seminarium = sementeira, dá idéia de disseminar (semear idéias, podem germinar e gerar novos conhecimentos); LAKATOS (1996): seminário

Leia mais

AÇÕES ADMINISTRATIVAS LIGADAS AO TRABALHO FEDERATIVO

AÇÕES ADMINISTRATIVAS LIGADAS AO TRABALHO FEDERATIVO AÇÕES ADMINISTRATIVAS LIGADAS AO TRABALHO FEDERATIVO ANO - 1884 01 de Janeiro Fundação da FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA, por Augusto Elias da Silva, sendo seu primeiro presidente Ewerton Quadros. 02 de

Leia mais

Seminário: Terapia pelos Passes

Seminário: Terapia pelos Passes 1 Atividade Integrativa Para a tarefa do passe, no plano espiritual, não basta boa vontade. São necessárias qualidades de ordem superior e conhecimentos especializados. Padrão superior de elevação mental

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

GRUPO ESPÍRITA NOSSO CANTINHO

GRUPO ESPÍRITA NOSSO CANTINHO GRUPO ESPÍRITA NOSSO CANTINHO CURSO SOBRE MEDIUNIDADE BASEADO NO COEM Centro Espírita Luz Eterna Curitiba - PR Slides preparados por Genivaldo Gasparini e Eduardo T. Costa PAULÍNIA, SP 2012 ALLAN KARDEC

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

19/05/15 INGRID OBERDING 1

19/05/15 INGRID OBERDING 1 19/05/15 INGRID OBERDING 1 19/05/15 INGRID OBERDING 2 No passe o operador projeta correntes de fluidos finos e poderosos, que provocam transformações no movimento específico dos agrupamentos celulares

Leia mais

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula Sempre Abundantes IDE Curso E1 - Células Multiplicando a sua célula Vídeo: não desista agora! 2 Que lições aprendemos com este vídeo? Grupos de 4 a 6 pessoas Conversem sobre o vídeo e formulem duas lições

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Conselho Federativo Nacional

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Conselho Federativo Nacional Ofício-Circular CFN-FEB nº 17/2014 Brasília, 2 de setembro de 2014. (Circular encaminhada às Entidades Federativas que integram o CFN da FEB) Prezados confrades: Pelo presente, estamos convidando os estimados

Leia mais

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão:

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: II) NOSSA VISÃO Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: A) Adorar a Deus em espírito e verdade Queremos viver o propósito para o qual Deus

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista

Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista Programa de Treinamento Contínuo Baseado nos Dvds Commit para Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista Introdução: Um programa de treinamento bem estruturado, além de qualificar os funcionários,

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

QUADRO V DÚVIDAS. Rodada do ICMS 2012

QUADRO V DÚVIDAS. Rodada do ICMS 2012 QUADRO V DÚVIDAS 1. Pergunta - Estou escrevendo para esclarecer algumas dúvidas a respeito das comprovações que deverão ser encaminhadas relativas ao Projeto Educar para o próximo exercício do ICMS Patrimônio

Leia mais

PROJETO EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS PAIS

PROJETO EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS PAIS PROJETO EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS PAIS Marcus De Mario 2014 CONTATO COM MARCUS DE MARIO E-mail: marcusdemario@gmail.com Telefones: (21) 3381-1429 / 99397-1688 Site: www.marcusdemario.com.br

Leia mais

ORIENTAÇÃO AO CENTRO ESPÍRITA

ORIENTAÇÃO AO CENTRO ESPÍRITA ORIENTAÇÃO AO CENTRO ESPÍRITA ORIENTAÇÃO AO CENTRO ESPÍRITA Texto aprovado pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira em sua reunião de novembro de 2006. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

Leia mais

Multiplicação de Células

Multiplicação de Células Multiplicação de Células O objetivo principal da Célula Sub-metas: 1. Definir uma Data 2. Aumentar a presença de Deus 3. Levantar um novo Líder 4. Firmar novos membros 5. Encontrar um novo Anfitrião Multiplicar

Leia mais

PLANO DE TRABALHO FEDERATIVO FEETINS

PLANO DE TRABALHO FEDERATIVO FEETINS PLANO DE TRABALHO FEDERATIVO FEETINS 2013 a 2017 1. FINALIDADE Para melhor atender o Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro 2013-2017 do Conselho Federativo Nacional, a FEETINS, através

Leia mais

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO Relatório do Ministério de Educação Cristã (MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE Relatores: Clare Victoria Cato Daniel Antunes de Oliveira Ernestina Alencar (Coordenadora

Leia mais

Humanização no Atendimento

Humanização no Atendimento 1ª Jornada de Hotelaria Hospitalar Humanização no Atendimento Outubro de 2014 Juliana Hissamura Se pudéssemos ver o coração dos outros e entender os desafios que cada um enfrenta, acredito que nós trataríamos

Leia mais

Apresentação do UniSAC

Apresentação do UniSAC Apresentação do UniSAC Serviço de Atendimento ao Cliente Software: Softdesk Última atualização deste manual: 16/02/2015 A ferramenta O Softdesk é o software escolhido pelo Unimestre para a gestão de todos

Leia mais

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP A Secretaria Municipal da Habitação de Limeira realizou entre os dias 29/04 e 10/05/2014 uma série de encontros com

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

para Pessoas, que procuram Trabalho e Ajuda!

para Pessoas, que procuram Trabalho e Ajuda! ASPEC apresenta ProCura para Pessoas, que procuram Trabalho e Ajuda! A partir de Maio 2008 subiram os números do desemprego dramaticamente! CONSEGUIREMOS NÓS IGNORAR A SITUAÇÃO E DESVIAR O OLHAR? SERÁ

Leia mais

EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE

EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE A experiência de um casal cristão que acompanha a equipa traz aos seus membros uma riqueza complementar à que caracteriza a presença do padre.

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

Programa Cultura é Currículo Projetos: Lugares de Aprender: a escola sai da escola e Escola em Cena

Programa Cultura é Currículo Projetos: Lugares de Aprender: a escola sai da escola e Escola em Cena Programa Cultura é Currículo Projetos: Lugares de Aprender: a escola sai da escola e Escola em Cena Síntese da Orientação Técnica dos dias 6, 7 e 8/03/2012 com Supervisores de Ensino e Professores Coordenadores

Leia mais

Roteiro de realização do Evangelho no Lar com irmãos menores

Roteiro de realização do Evangelho no Lar com irmãos menores Roteiro de realização do Evangelho no Lar com irmãos menores O Evangelho é um livro onde podemos aprender sobre Jesus, as histórias que ele contava e as lições de paz e de amor que ele ensinou durante

Leia mais

Manual Arkos Administrador

Manual Arkos Administrador Manual Arkos Administrador Este manual é para administradores de escolas e explica o passo-a-passo do cadastro de uma escola com seus professores, turmas e alunos no portal. Não deixe de assistir também

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 15 2. COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO ENTRE PAIS E FILHOS 23 2.1 O problema da comunicação entre pais

Leia mais

TIPO DE ESPÍRITOS COMUNICANTES 2

TIPO DE ESPÍRITOS COMUNICANTES 2 TIPO DE ESPÍRITOS COMUNICANTES 2 OBJETIVO Identificar, através das manifestações, os espíritos necessitados, bem como, o tipo e grau de suas necessidades. MANIFESTAÇÃO MEDIÚNICA DOS ESPÍRITOS IMPERFEITOS

Leia mais

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso!

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso! 2015 NOSSO CONTEXTO GLOBAL: Quase 3 bilhões de pessoas online Quase 2 bilhões de smartphones 33% de toda a atividade online é assistindo a vídeos BRAZIL: Mais de 78% dos jovens (15-29) usam internet. São

Leia mais

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação Meditação Diária Guia pessoal para praticar meditação Todos os direitos reservados É necessária a autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC- Espiritismo http://www.ircespiritismo.org.br. Tema: Passes e Curas Espirituais. Palestrante: Alexandre Lobato

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC- Espiritismo http://www.ircespiritismo.org.br. Tema: Passes e Curas Espirituais. Palestrante: Alexandre Lobato Palestra Virtual Promovida pelo IRC- Espiritismo http://www.ircespiritismo.org.br Tema: Passes e Curas Espirituais Palestrante: Alexandre Lobato Rio de Janeiro 09/01/2004 Organizadores da palestra: Moderador:

Leia mais

Cartilha de Treinamento para Garçons.

Cartilha de Treinamento para Garçons. Cartilha de Treinamento para Garçons. Informe-se e saia na frente. A Sodexo é a melhor parceira na hora de incentivar o crescimento e desenvolvimento de seu negócio. Está presente em cada etapa da administração

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Guarapuava PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável UTFPR - Câmpus

Leia mais

Conviver para Amar e Servir

Conviver para Amar e Servir A Metodologia do Espaço de Convivência, Criatividade e Educação pelo Trabalho (ECCET) Aplicada à divulgação doutrinária na Zona Sul Carioca Guilherme Fraenkel Rio de Janeiro CEACE 07/2014 Guilherme Fraenkel

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

Curso de Passes 2015 (Aula 1 - Reflexões) Grupo de Fraternidade Fabiano de Cristo

Curso de Passes 2015 (Aula 1 - Reflexões) Grupo de Fraternidade Fabiano de Cristo Curso de Passes 2015 (Aula 1 - Reflexões) Grupo de Fraternidade Fabiano de Cristo Informações sobre o curso Início: Neste dia Duração: Algumas Reencarnações Objetivo: Melhoria pessoal ( ajuda na reforma

Leia mais

SOCIEDADE ESPÍRITA MARIA NUNES SEMAN DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL E DOUTRINÁRIA - DOED REGIMENTO CAPÍTULO I DA FINALIDADE

SOCIEDADE ESPÍRITA MARIA NUNES SEMAN DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL E DOUTRINÁRIA - DOED REGIMENTO CAPÍTULO I DA FINALIDADE SOCIEDADE ESPÍRITA MARIA NUNES SEMAN 1 DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL E DOUTRINÁRIA - DOED REGIMENTO CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º- A fim de cumprir suas finalidades, a Sociedade Espírita Maria Nunes

Leia mais

O que é um Pocket Show? Somente banda pode fazer um Pocket Show? Posso fazer um Pocket Show com duas ou mais bandas? Qual é o cronograma?

O que é um Pocket Show? Somente banda pode fazer um Pocket Show? Posso fazer um Pocket Show com duas ou mais bandas? Qual é o cronograma? O que é um Pocket Show? Apesar de não ter limite de tempo, definimos Pocket Show como uma apresentação curta, em média 40 minutos, ou, em caso de bandas com muitos membros, uma apresentação com número

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA

UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA Uma das principais funções da Escola Sabatina é levar os membros a cumprirem a missão. Desde o início, havia uma clara certeza de sua função missionária: Há, na Escola Sabatina,

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

na sala de aula e na vida

na sala de aula e na vida na sala de aula e na vida Dez dos pais que favorecem o sucesso dos filhos na sala de aula e na vida 2 2012, Fundação Otacílio Coser COSTA, Antonio Carlos Gomes da BASILE, Odelis PAIS, ESCOLA E FILHOS,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS Art. 1º - A Comissão de Resíduos da EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, instituída pela Portaria n o 558 de 12 de agosto de 2003,

Leia mais

Centro Espírita Ildefonso Correia

Centro Espírita Ildefonso Correia Centro Espírita Ildefonso Correia REGULAMENTO INTERNO PARA GRUPOS MEDIÚNICOS CAPÍTULO I - DOS GRUPOS MEDIÚNICOS Art. 1º - Os grupos mediúnicos podem ser criados: a) pela reunião de novos trabalhadores

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Experiências educativas no gerenciamento de resíduos gerados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Tainá Flôres da Rosa contato: tfrosa@hcpa.ufrgs.br telefone:(51)81414438

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: "Sacerdócio Real".

SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: Sacerdócio Real. SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: "Sacerdócio Real". "José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a fonte; seus galhos se estendem sobre o muro." Gen. 49:22 UPH EM AÇÃO Sugestão para programações

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE 1 ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Elaborado por: GT Especial do ABNT/CB-25 Grupo de Aperfeiçoamento do

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES ANÁLISE DE REQUISITOS PARA RELATOR E AVALIADOR DA BANCA EXAMINADORA ESBOÇO ESQUEMÁTICO CONSIDERAÇÕES INICIAIS Esta breve análise pretende abordar

Leia mais

CONSULTORIA ONLINE Guia sobre o novo serviço

CONSULTORIA ONLINE Guia sobre o novo serviço CONSULTORIA ONLINE Guia sobre o novo serviço Setembro de 2013 Índice APRESENTAÇÃO... 3 O QUE É A CONSULTORIA ONLINE?... 4 QUAL A ÁREA RESPONSÁVEL?... 4 ABRANGÊNCIA... 4 COMO FUNCIONA... 5 FERRAMENTAS...

Leia mais

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL. Roteiro 3

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL. Roteiro 3 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL Roteiro 3 OBJETIVOS

Leia mais