Decreto nº , de 25 de Janeiro de 1996

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Decreto nº , de 25 de Janeiro de 1996"

Transcrição

1 Decreto nº , de 25 de Janeiro de 1996 Dispõe sobre: Estabelece normas para a expedição de diretrizes urbanísticas no Município de Guarulhos. O CIDADAO VICENTE PAPOTTO, PREFEITO MUNICIPAL DE GUARULHOS, no uso de suas atribuições legais, e considerando o que consta do processo administrativo nº 4.141/94, DECRETA: Artigo 1º - Ficam estabelecidas neste Decreto as normas para a obtenção das Diretrizes Urbanísticas para todo tipo de intervenção pública ou privada, além de critérios na definição de Pólos Geradores de Impacto, através de classificação em função do tipo de impacto causado e/ou previsto. Artigo 2º - Fica definido como Estatuto de viabilidade o instrumento prévio fornecido pela Secretaria de Economia e Planejamento, sobre as diretrizes urbanísticos gerais para um imóvel e a atividade que se pretende implantar. Parágrafo Único Para a obtenção desse estudo, o interessado devera apresentar junto com o requerimento, o instrumento que comprove a titularidade do imóvel, bem como planta do imóvel na escala apropriada. Artigo 3º - As atividades, empreendimentos e situações que necessitam de diretrizes urbanísticas são: a) loteamento e desmembramento; b) condomínio residencial, comercial industrial ou de uso misto; c) imóveis situados em fundos de vale; d) imóveis situados junto as águas correntes, intermitentes, dormentes, canalizadas ou não; e) quando o proprietário desejar retificar ou canalizar um curso d água; f) imóveis situados ao longo dos eixos viários considerados arteriais ou internamente as faixas de influencia, integrante de Hierarquização Viária, conforme Lei Municipal nº 4.316/93; g) todos os estudos, projetos de empreendimentos que possam causar impactos ao meio ambiente natural ou edificado, alterar ou influir no meio a ser instalado, que causem movimentos de terra em área superior a m2 que possam comprometer as águas subterrâneas, os mananciais e afetar a drenagem dos córregos. h) todos os empreendimentos sujeitos a elaboração e apresentação do EIA RIMA (Estudo do Impacto Ambiental) ou PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas).

2 Artigo 4º - Consideram-se Pólos Geradores de Impacto, as atividades que, mediante concentração de oferta de bens e/ou serviços que geram significativos numero de viagens, com substancias interferências no trafego de entorno e necessidade de espaços para estacionamento, embarque e desembarque de passageiros, e/ou carga e descarga e alterações no meio urbano. 1º - Os Pólos Geradores de Impacto diferenciam-se pelo porte e pela avaliação do impacto gerado de sua implantação no meio urbano. A classificação destes Pólos, encontram-se em Micropolos (MC) e Pólo Gerador de impacto 1 e 2. 2º - Os Pólos Geradores de Impacto atenderão as seguintes exigências estabelecidas no Anexo 2, parte integrante deste trabalho, de acordo com a categoria que se enquadrarem. 3º - Os Pólos Geradores de Impacto existentes, são atividades que estão legalmente instaladas e possuem características de projeto, edificação e atividades inadequado para as necessidades atuais, tornando sua localização incoerente com o adensamento urbano e passaram a prejudicar os fluxos de trafego. 4º - o processo de alteração de uso em determinadas edificações existentes devem ser objeto de estudo com base nestas normas, devendo, caso necessário adaptarem-se as condições técnicas satisfatórias para minimizar os impactos negativos que poderão gerar. Artigo 5º - O estudo de impacto urbano e feito para os pólos que alterem o meio urbano em questão inseridos e podem ocorrer a nível de sistema viário, cobertura vegetal, camada superficial do solo, saneamento ambiental e paisagem urbana. 1º - A analise do impacto na malha viária, depende de geração de viagens, área de influencia e divisão modal. Está analise é feita para os pólos de qualquer porte, uma vez que os impactos podem ser causados por qualquer volume de viagens geradas, em maior ou menor grau, estejam o empreendimento numa via de alto ou baixo volume de trafego. 2º - Os pólos geradores de impacto e as características do sistema viário de uma região, podem implicar em estudos especificados a nível de área e conduzirem a soluções amplas, envolvendo novas ligações, novos esquemas de circulação e controle de acesso do uso do solo adjacente. 3º - Da mesma forma, a nível ambiental estes pólos podem necessitar de estudos quanto maior adensamento arbóreo, soluções de escoamento das águas superficiais, até alternativas para a questão de saneamento básico e de preservação ambiental.

3 4º - A aprovação de projeto de edificações e concessão de licenciamento de atividades em edificações existentes, quando classificadas como Pólos Geradores de Impacto, ficam sujeitos a previa solicitação de diretrizes urbanísticas a Secretaria de Economia e Planejamento, que após analise preliminar, poderá exigir a apresentação do Estudo de Impacto Urbano. 5º - O estudo em questão, devera apresentar levantamento de dados do próprio empreendimento como da área de influencia do mesmo, além dos estudos e projetos específicos para minimizar e eliminar os impactos decorrentes da atividade considerada PGI. Artigo 6º - O estudo de Impacto Urbano devera atender: I QUANTO AO IMPACTO VIARIO a) reavaliação e adequação do anteprojeto/implantação; b) apresentação dos conceitos viários; c) apresentação do projeto básico de circulação de pedestres; d) localização e dimensionamento da área para táxi; e) caracterização da demanda a ser captada; f) analise da capacidade da infra-estrutura viária na área de influencia do empreendimento; g) projeto básico de sinalização, horizontal, vertical e semafórica; h) projeto básico das áreas de acumulação; i) projeto básico das alterações geométricas no sistema viário na área de influencia do empreendimento. II QUANTO AO IMPACTO AMBIENTAL a) estudo e definição da desatinação dos resíduos sólidos; b) estudo do abastecimento de água; c) estudo e definição do lançamento de esgoto sanitário; d) reserva de áreas permeáveis com tratamento paisagístico; e) estudo da capacidade do sistema de drenagem; f) processo de compensação arbórea; g) projeto básico de terraplenagem e formas de contenção; h) solução da guarda e utilização da camada fértil do solo; i) forma de prevenção do impacto causado quando da ocasião da obras de implantação. Parágrafo Único A Secretaria de Economia e Planejamento analisara os casos que, mesmo não explicitamente enquadrados nas disposições do Anexo 1 sejam considerados Pólos Geradores de Impacto, por causarem impactos urbanos.

4 Artigo 7º - Parâmetros Técnicos que deverão ser levados em consideração nos Pólos Geradores de Impacto. I O acesso de Veículos ao imóvel compreende o trecho entre a guia da via e o alimento do imóvel, devendo ser independente os acessos para Veículos e pedestres e obedecidas as seguintes condições construtivas: a) O acesso de Veículos ao imóvel não poderá ser feito diretamente na esquina. Para as atividades classificadas como Minipolos, P1 P2, devera ser respeitado um mínimo de 6.00 metros, a partir do P.C. das vias. b) As aberturas deverão ser separadas para os acessos de entrada e saída quando a capacidade do empreendimento, for menor ou igual a 30 vagas do estacionamento, a entrada e a saída poderá ser feita por um único acesso. c) Edifícios residências, onde o numero de vagas de estacionamento for superior a 30, a entrada e a saída poderá ser feita por um único acesso, com mão de direção dupla, de 5.00 metros de largura. d) A rampa de acesso devera ser feita exclusivamente dentro do imóvel, de forma a não criar degraus ou desníveis abruptos na calçada. e) As aberturas para acesso deverão ter largura mínima de 3.00 metros, no caso de automóveis e de 3.50 metros para Veículos comerciais. f) O trecho de rebaixamento de guias destinadas a acesso de Veículos não poderá exceder a 0.75 metros para cada lado da abertura. g) Considera-se faixa de aceleração e desaceleração o trecho de ligação auxiliar a faixa de rolamento que permita o controle de velocidade para acessar ou sair do empreendimento. h) Considera-se área de acumulação aquela destinada a espera de Veículos para acessar ao empreendimento, antes do dispositivo de controle de acesso (portão e/ou portaria). II O numero de vagas de estacionamento e suas condições de demarcação e uso, obedecerão: a) O atendimento do numero mínimo de vagas encontra-se prevista no Anexo 2 e os padrões de estacionamento no Anexo 5. b) A reserva de vagas para deficientes físicos, nos casos dos empreendimentos classificados como P1 e P2, deve ser de 0.5% das vagas totais previstas no estacionamento, com o mínimo de 1 vaga. c) A reserva de vagas para motos, nos casos de empreendimentos classificados como P1 e P2, deve ser de 4% das vagas totais de estacionamento.

5 d) As vagas deverão ser demarcadas. e) Admite-se o cômputo de vagas bloqueadas quando estas destinarem-se a Veículos de passeio e atenderem as seguintes condições: - No caso de uso não residencial quando for prevista a utilização de manobristas, sendo esta informação obrigatoriamente contida em planta, no projeto de estacionamento. - No caso de uso residencial, quando ambas as vagas (bloqueadas e bloqueante) destinarem-se a mesma unidade autônoma. f) Não e admitido o cômputo de vagas bloqueadas quando a manobra de Veículos se fizer direto da via pública. g) O uso de vagas bloqueadas com bloqueio múltiplo e admitido nos estacionamentos com manobristas, desde que para movimentar um veiculo sejam movimentados no máximo 2 Veículos que bloqueiam, e as manobras sejam realizadas internamente. h) Quando solicitação de Licença de Funcionamento o empreendimento será analisado em função dos parâmetros aqui definidos, sendo que o atendimento as exigências de vagas para estabelecimentos comercial coletivo em que constem a reserva, com exclusividade, do numero de vagas necessárias ao atendimento das mesmas. Parágrafo Único A utilização conjunta por mais de um estabelecimento da mesma área de estacionamento, poderá acontecer desde que a mesma comporte o numero de vagas necessárias a cada um deles simultaneamente e estar situadas num raio de até metros. Artigo 8º - As vias de circulação interna deverão ser dotadas de faixas de trafego de no mínimo 2.40 metros de largura para automóveis e de 3.00 metros de largura para Veículos comerciais, por sentido de direção. Artigo 9º - Os Veículos de projetos estão agrupados em seis categorias, conforme Anexo 3 e os gabaritos encontram-se no Anexo 4, do presente Decreto. Artigo 10º - Os estabelecimentos em funcionamento, comprovados pela Licença de funcionamento, terão prazo de 90 dias após a autuação, para adaptarem aos parâmetros aqui definidos, desde que seja viável tecnicamente. Parágrafo Único A autuação junto a este pólos, pode se dar de duas maneiras: a) Órgão público assume o problema dos pólos Geradores de Impactos existentes, isto se da através de novos planos de circulação e estacionamento na via publica e na área de influencia do Pólo ou outras intervenções Urbanísticas.

6 b) Órgão exige as melhorias: neste caso, através da expedição de Diretrizes Urbanísticas, o órgão publico exigira melhoria a serem implantadas pelo proprietário, no prazo estipulado no caput do artigo, sob pena de cassação da licença de funcionamento. Artigo 11º - Feita a analise, secretaria de Economia e Planejamento, aprovara e expedirá as diretrizes, ou quando necessário exigira a apresentação do Estudo de Impacto Urbano, onde o Órgão de Planejamento, analisando este estudo poderá formular exigências a serem observadas que visem minimizar os impactos decorrentes de sua implantação desde melhoria no sistema viário, como na infra-estrutura do saneamento básico ou da qualidade ambiental. 1º - Os projetos básicos deverão ser apresentados a Secretaria de Economia e Planejamento para a provação. 2º - As Diretrizes Urbanísticas fornecidas, deverão acompanhar o processo de aprovação do projeto arquitetônico. 3º - O Habite-se e a Licença de Funcionamento só poderão ser emitidos após a verificação do cumprimento das exigências impostas nas Diretrizes Urbanísticas. 4º - As Diretrizes Urbanísticas, terão validade de 180 dias a partir da data de sua expedição. 5º - Qualquer alteração nos projetos, que implique em alterações dos padrões já aprovados, devera ser submetida à nova apreciação da Secretaria e Planejamento. Artigo 12º - Quando da Solicitação das Diretrizes Urbanísticas para qualquer tipo de parcelamento do solo, drenagem, sistema viário e outras intervenções anteriormente citadas, o interesse devera apresentar os seguintes documentos: a) requerimento dirigido ao Sr. Prefeito; b) titulo de propriedade; c) certidão negativa de tributos municipais ou xerox do IPTU; d) levantamento topográfico de acordo com as normas municipais vigentes, em três vias, sendo uma em material transparente; e) memorial de caracterização, conforme. Parágrafo Único Para o fornecimento de diretrizes Urbanísticas para os Pólos Geradores de Impacto além dos documentos acima citados, devera apresentar planta, quadra e anteprojeto/ implantação, contendo localização e dimensionamento do acesso empreendimento, dimensionamento e localização de área de embarque/ desembarque e de carga/ descarga.

7 Artigo 13º - Este Decreto entrara em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrario e especificamente os decretos nº de 25 de maio de 1994 e nº de 20 de Janeiro de ANEXO 1 CLASSIFIÇÃO DOS PÓLOS Micropolo Minopolo Polo P1 Polo P2 Atividades Área Área Área Área Edificada Edificada Edificada Edificada Centro Comercial, Shopping Center 250 a a a 5000 Acima de 5000 Supermercado, Hipermercado, Varejão, Sacolão, 150 a a a 3000 Acima de Mercado Entreposto, Terminal, Armazém, Deposito, Garagem, Atacadista, Empresa de Mudança, Transportadora a a a 3000 Acima de 2500 Edifício prest. de Serviço, de Escritório, de Consultoria e Atelier 200 a a a 2500 Acima de 3000 Hotel, Apart Hotel 300 a a a 3000 Acima de 5000 Motel 500 a a a 5000 Acima de Hospital, Maternidade e Casa de Saúde 500 a a a Acima de Pronto Socorro, Clínica e Laboratório de Analise 200 a a a 2000 Acima de 5000 Universidade, Faculdade, Curso Preparatório a a 5000 Acima de Escola de 1º E 2º Grau, Ensino Profissionalizando, a a 1500 Acima de Curso Supletivo Escola Maternal a Acima de 1500 Academia de Ginástica, Esporte, Dança 100 a a a 1500 Acima de Restaurante Choperia, Boate, Bar Noturno, Pizzaria, Buffet 50 a a a 1000 Acima de 2500 Indústria 250 a a a 2500 Acima de Auditório, Cinema, Teatro, Local de Culto, Igreja. 50 a a a 1000 Acima de Serviço de Ensino em Geral como Musica, Artes, Línguas 50 a a Acima de 200 Unid. Edifício e Conjunto Residencial 4 a a a 200 Acima de 3000 Estádio, Ginástico de Esportes 300 a a a 3000 Acima de Pavilhão de Feira, Expositores, Parque de 250 a a a 2500 Acima de

8 Diversão Banco 100 a a Acima de (*) Clube Recreativo e Esportivo 250 a a a Notas: estacionamento 1. (*) área de terreno. 2. Tanto a área edificada como a área de terreno referem-se a m2 (metros quadrados). Acima de (*) ANEXO 2A MICROPOLO - VAGAS MINIMAS Atividades Estacionamento Carga/ descarga Embarque/ Desembarque Centro Comercial, Shopping Center 1/60 (*) Supermercado, Hipermercado, Varejão, Sacolão, 1/60 (*) 1 Mercado Entreposto, Terminal, Armazém, Deposito, Garagem, 1/100 (*) 1 Atacadista, Empresa de Mudança, Transportadora Edifício prest. de Serviço, de Escritório, de Consultoria e Atelier 1/100 (*) Hotel, Apart Hotel 1/100 (*) 1 Motel 1/apto (*) Hospital, Maternidade, Casa de Saúde ½ leitos (*) 1 Pronto Socorro, Clínica e Laboratório de Analise 1/50 (*) 1 Universidade, Faculdade, Curso preparatório 1/50 (*) 1 Escola de 1º E 2º Grau, Ensino Profissionalizando, 1/60 (*) 1 Curso Supletivo Escola Maternal 1/75 (*) 1 Academia de Ginástica, Esporte, Dança 1/40 (*) 1 Restaurante Choperia, Boate, Bar Noturno, Pizzaria, Buffet, Casa de música, Bingo 1/35 (*) Indústria 1/100 (*) 1 Auditório, Cinema, Teatro, Local de Culto, Igreja. 1/40 (*) Serviço de Ensino em Geral como Musica, Artes, 1/75 (*) Línguas Edifício e Conjunto Residencial a) 1/apart (***) b) 2/apart c) 3/apart Estádio, Ginástico de Esportes 1/75 (*) Pavilhão de Feira, Expositores, Parque de Diversão 1/75 (*) 1 Banco 1/75 (*) Clube Recreativo e Esportivo 1/200 (**) Notas: 1 (*) vaga/m2 de área edificada. 2 (**) vaga/m2 de área de terreno. 3 (***) a) apto até 100 m2 de área edificada.

9 b) apto até 101 a 300 m2 de área edificada. c) apto acima de 301 m2 de área edificada. ANEXO 2B MINIPOLO - VAGAS MINIMAS Atividades Estacionamento Carga/ descarga Embarque/ Desembarque Centro Comercial, Shopping Center 1/50 (*) 1 1 Supermercado, Hipermercado, Varejão, Sacolão, Mercado 1/40 (*) 1 1 Entreposto, Terminal, Armazém, Deposito, Garagem, 1/100 (*) 2 1 Atacadista, Empresa de Mudança, Transportadora Edifício prest. de Serviço, de Escritório, de Consultoria e 1/70 (*) Atelier Hotel, Apart Hotel 1/meio apto (*) 1 Motel 1/apto (*) 2 Hospital, Maternidade, Casa de Saúde 1 leitos (*) 1 1 Pronto Socorro, Clínica e Laboratório de analise 1/50 (*) 1 2 Universidade, Faculdade, Curso preparatório 1/40 (*) 2 Escola de 1º E 2º Grau, Ensino Profissionalizando, Curso 1/60 (*) 2 Supletivo Escola Maternal 1/40 (*) 2 Academia de Ginástica, Esporte, Dança 1/40 (*) Restaurante Choperia, Boate, Bar Noturno, Pizzaria, Buffet, 1/35 (*) Casa de Música, Bingo Indústria 1/100 (*) 1 Auditório, Cinema, Teatro de Culto e Igreja. 1/30 (*) Serviço de Ensino em geral como Musica, Artes, Línguas 1/75 (*) Edifício e Conjunto Residencial a) 1/apart (***) b) 2/apart c) 3/apart Estádio, Ginástico de Esportes 1/60 (*) 1 Pavilhão de Feira, Expositores, Parque de Diversão 1/60 (*) 1 Banco 1/40 (*) Clube Recreativo e Esportivo 1/100 (**) 1 Notas: 1 (*) vaga/m2 de área edificada. 2 (**) vaga/m2 de área de terreno. 3 (***) a) apto até 100 m2 de área edificada. b) apto até 101 a 300 m2 de área edificada.

10 c) apto acima de 301 m2 de área edificada. ANEXO 2C POLO P1 - VAGAS MINIMAS Atividades Estacionamento Carga/ descarga Embarque/ Desembarque Centro Comercial, Shopping Center 1/35 (*) 3 3 Supermercado, Hipermercado, Varejão, Sacolão, Mercado 1/35 (*) 6 4 Entreposto, Terminal, Armazém, Deposito, Garagem, 1/60 (*) 10 2 Atacadista, Empresa de Mudança, Transportadora Edifício prest. de Serviço, de Escritório, de Consultoria e 1/50 (*) Atelier Hotel, Apart Hotel 1/meio apto (*) 3 Motel 1/apto (*) Hospital, Maternidade, Casa de Saúde 1 leito e meio (*) 1 4 Pronto Socorro, Clínica e Laboratório de Analise 1/50 (*) 1 4 Universidade, Faculdade, Curso Preparatório 1/30 (*) 1 6 Escola de 1º E 2º Grau, Ensino Profissionalizando, Curso 1/50 (*) 6 Supletivo Escola Maternal 1/50 (*) 6 Academia de Ginástica, Esporte, Dança 1/30 (*) 4 Restaurante Choperia, Boate, Bar Noturno, Pizzaria, Buffet, 1/35 (*) 1 2 Casa de música, Bingo Indústria 1/100 (*) 3 Auditório, Cinema, Teatro, Local de Culto e Igreja. 1/25 (*) 2 Serviço de Ensino em Geral como Musica, Artes, Línguas 1/75 (*) 1 Edifício e Conjunto Residencial a) 1/apart (***) b) 2/apart c) 3/apart Estádio, Ginástico de Esportes 1/40 (*) 1 6 Pavilhão de Feira, Expositores, Parque de Diversão 1/50 (*) 2 4 Banco 1/30 (*) 2 Clube Recreativo e Esportivo 1/100 (**) 2 Notas: 1 (*) vaga/m2 de área edificada. 2 (**) vaga/m2 de área de terreno. 3 (***) a) apto até 100 m2 de área edificada. b) apto até 101 a 300 m2 de área edificada. c) apto acima de 301 m2 de área edificada.

11 ANEXO 2D POLO P2 - VAGAS MINIMAS Atividades Estacionamento Carga/ descarga Embarque/ Desembarque Centro Comercial, Shopping Center 1/35 (*) 6 6 Supermercado, Hipermercado, Varejão, Sacolão, Mercado 1/35 (*) 12 8 Entreposto, Terminal, Armazém, Deposito, Garagem, 1/60 (*) Ver Nota 4 Ver Nota Atacadista, Empresa de Mudança, Transportadora Edifício prest. de Serviço, de Escritório, de Consultoria e 1/35 (*) 2 Atelier Hotel, Apart Hotel 1/meio apto (*) 4 Motel 1/apto (*) 1 Hospital, Maternidade e Casa de Saúde 1/2 leitos e 2 8 meios (*) Pronto Socorro, Clínica e Laboratório de Analise 1/50 (*) 1 5 Universidade, Faculdade, Curso Preparatório 1/25 (*) 2 10 Escola de 1º E 2º Grau, Ensino Profissionalizando, Curso 1/50 (*) 10 Supletivo Escola Maternal 1/25 (*) 6 Academia de Ginástica, Esporte, Dança 1/35 (*) 3 Restaurante Choperia, Boate, Bar Noturno, Pizzaria, Buffet, 1/100 (*) 2 Casa de música, Bingo Indústria 1/100 (*) 4 4 Auditório, Cinema, Teatro de Culto e Igreja. 1/20 (*) Edifício e Conjunto Residencial d) 1/apart (***) 10 e) 2/apart f) 3/apart Estádio, Ginástico de Esportes 1/40 (*) 1 6 Pavilhão de Feira, Expositores, Parque de Diversão 1/40 (*) 3 4 Clube Recreativo e Esportivo 1/70 (**) Notas: 1 (*) vaga/m2 de área edificada. 2 (**) vaga/m2 de área de terreno. 3 (***) a) apto até 100 m2 de área edificada. b) apto até 101 a 300 m2 de área edificada. c) apto acima de 301 m2 de área edificada.

12 4 Tanto as vagas para carga/descarga, que serão definidas na ocasião da expedição das diretrizes urbanísticas em função do porte do empreendimento. ANEXO 5 A PADRÕES DE ESTACIONAMENTO ANEXO 5A PADRÕES DE ESTACIONAMENTO

13 ÁREA 4A - RAIOS DE GIRO VEÍCULO DE PASSEIO E UTILITÁRIO ESC. 1:250 ÁREA 4B - RAIOS DE GIRO VEICULO LEVE DE CARGA E MICRO ÔNIBUS PTB81 ESC. 1:250

14 ÁREA 4 C - RAIOS DE GIRO VEICULO MÉDIO DE CARGA (PTB 15 TAN ) ESC. 1:250

15 ANEXO 4 D RAIOS DE GIRO ONIBUS URBANO TIPO ESC 1:250

16 ANEXO 3 CATEGOTIA DE VEÍCULOS Veículos Tipo de Projeto Dimensões do Veículo (m) Dimensões do Raio de Firo Mínimo (M) C L Ra Ri I SI Passeio e Utilitário (Bombi) 4,80 1,77 5,50 3,10 2,40 0,60 Ônibus urbano 10,60 2,50 9,00 4,90 4,10 1,40 Caminhões leves com PBT 8 7,30 2,25 9,00 6,00 3,00 0,80 ton/micro Onibus Caminhões Médios 8,40 2,35 10,00 6,50 3,50 0,90 8 PBT 15 ton Caminhão trucado 15,00 2,60 12,00 5,80 6,20 0,45 Caminhão com reboque 17,00 2,60 14,00 6,70 7,35 0,40 E G E N D A L C Comprimento L Largura do Veiculo

17 I Largura da trajetória SI Sobre largura RI Raio Interno Re Raio Externo

Aula 20. Polos Geradores de Tráfego (PGT) Aula elaborada pelo Prof. Paulo Bacaltchuck

Aula 20. Polos Geradores de Tráfego (PGT) Aula elaborada pelo Prof. Paulo Bacaltchuck Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de 2017 Aula 20 Polos Geradores de Tráfego (PGT) Aula elaborada pelo Prof. Paulo Bacaltchuck Aula baseada

Leia mais

ANEXO L.4 Padrões para Estacionamentos

ANEXO L.4 Padrões para Estacionamentos PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS PLANO DIRETOR ANEXO L.4 Padrões para Estacionamentos Uso Mínimo vagas para PGT - 1 * para automotores Vagas para bicicletas Vagas para motocicletas automotores 1.1

Leia mais

ANÁLISE DE EMPREENDIMENTO PÓLO GERADOR DE TRÁFEGO (PGT) A análise pela SETTRANS dos PGT utiliza-se da seguinte metodologia:

ANÁLISE DE EMPREENDIMENTO PÓLO GERADOR DE TRÁFEGO (PGT) A análise pela SETTRANS dos PGT utiliza-se da seguinte metodologia: ANÁLISE DE EMPREENDIMENTO PÓLO GERADOR DE TRÁFEGO (PGT) A análise pela SETTRANS dos PGT utiliza-se da seguinte metodologia: Projeto arquitetônico da edificação: além de observar, no que cabe, as leis de

Leia mais

COMPANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR DE CAMPINAS- COHAB

COMPANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR DE CAMPINAS- COHAB Data de recebimento: Nº da Área: 10.4 Avaliação do Impacto na rede Trânsito e Transporte - EMDEC Itens 1 01 via Requerimento modelo (site COHAB) com todas as informações preenchidas link: https://www.cohabcp.com.br/ehiscohab/ehiscohab.html

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DA PREFEITA LEI Nº 6.624, DE 30 DE AGOSTO DE 2018.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DA PREFEITA LEI Nº 6.624, DE 30 DE AGOSTO DE 2018. PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DA PREFEITA LEI Nº 6.624, DE 30 DE AGOSTO DE 2018. Altera a Lei Municipal nº 5.528, de 30 de dezembro de 2008 Código de Obras do Município de Pelotas, e dá outras

Leia mais

ANEXO 5 ANEXO 5. B (Baixo) A (Alto) M (Médio) B (Baixo) A (Alto) M (Médio) B (Baixo)

ANEXO 5 ANEXO 5. B (Baixo) A (Alto) M (Médio) B (Baixo) A (Alto) M (Médio) B (Baixo) POTENCIAL DE POLUIÇÃO AMBIENTAL, RISCO DE SEGURANÇA E DE IMPACTO NO SISTEMA VIÁRIO TABELA V.- CRITÉRIOS E RESTRIÇÕES RELATIVOS AO POTENCIAL DE POLUIÇÃO AMBIENTAL POR EMISSÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS RESÍDUOS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Taubaté

Prefeitura Municipal de Taubaté ANEXO XIX - VAGAS DE ESTACIONAMENTO PARA EMPREENDIMENTOS NÃO CLASSIFICADOS COMO EMPREENDIMENTOS POLO GERADOR DE TRÁFEGO Art. 1º Em todas as edificações, de qualquer uso, que façam frente para vias públicas

Leia mais

Data: março/2012 AULA 5 ESTACIONAMENTO. CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES - COE Lei nº , de 25 de junho de 1992 Município de São Paulo

Data: março/2012 AULA 5 ESTACIONAMENTO. CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES - COE Lei nº , de 25 de junho de 1992 Município de São Paulo Grupo Universitário - IPEP São Paulo - SP Rua Maria Paula, 35-1º andar Bela Vista Fone: (11) 3293-3558 Rua Pirapitingui, 186-1º andar Liberdade Fone: (11) 3385-7400 Campinas - SP Rua José de Alencar, 470

Leia mais

Sumário DOCUMENTO 2 DO ANEXO 1 - PARTE I - ANEXO Arquitetura - Urbanismo

Sumário DOCUMENTO 2 DO ANEXO 1 - PARTE I - ANEXO Arquitetura - Urbanismo http://www.bancodobrasil.com.br 1 DOCUMENTO 2 DO ANEXO 1 - PARTE I - ANEXO 15.1.6 Arquitetura - Urbanismo Sumário 1. OBJETIVO... 2 2. CONDIÇÕES GERAIS... 2 3. CONDIÇÕES ESPECÍFICAS... 2 3.1 Lado Terra...

Leia mais

Roteiro para elaboração do Relatório do Impacto no Trânsito RIT- SANTO ANDRÉ (segundo orientações DENATRAN)

Roteiro para elaboração do Relatório do Impacto no Trânsito RIT- SANTO ANDRÉ (segundo orientações DENATRAN) Roteiro para elaboração do Relatório do Impacto no Trânsito RIT- SANTO ANDRÉ (segundo orientações DENATRAN) Estrutura da apresentação: 1.0 Informações e caracterização geral 1.1 Do empreendimento 1.2 Do

Leia mais

ANEXO 4 ATIVIDADES PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS GABINETE DO PREFEITO

ANEXO 4 ATIVIDADES PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS GABINETE DO PREFEITO ANEXO 4 ATIVIDADES CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES: 1ªCATEGORIA RESIDENCIAL 1.1 - Residencial de baixo impacto urbano ambiental. 1.3 - Residencial de médio impacto urbano ambiental. 1.4 - Residencial de alto

Leia mais

Para efeito desta Instrução Técnica são adotadas as seguintes definições:

Para efeito desta Instrução Técnica são adotadas as seguintes definições: IT 1814 R.5 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE ANTEPROJETOS DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS MULTIFAMILIARES (PERMANENTES OU TRANSITÓRIAS) GRUPAMENTOS DE EDIFICAÇÕES E CLUBES Notas: Aprovada pela Deliberação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA ANTEPROJETO - PARCELAMENTO DO SOLO ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 1.705, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004, QUE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DE OCUPAÇÃO E USO DO SOLO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

11 Projetos Especiais 11.1 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 1º Grau 11.2 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 2º Grau

11 Projetos Especiais 11.1 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 1º Grau 11.2 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 2º Grau 11 Projetos Especiais 11.1 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 1º Grau 11.2 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 2º Grau DE 1º GRAU 11.1 ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS folha 1 Atividade vinculada à habitação

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. LOTEAMENTO Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

11 Projetos Especiais 11.1 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 1º Grau 11.2 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 2º Grau

11 Projetos Especiais 11.1 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 1º Grau 11.2 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 2º Grau 11 Projetos Especiais 11.1 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 1º Grau 11.2 Projetos Especiais de Impacto Urbano de 2º Grau PROJETOS ESPECIAIS DE IMPACTO URBANO DE 1º GRAU ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS Atividade

Leia mais

Lei Municipal N.º 1412

Lei Municipal N.º 1412 Lei Municipal N.º 1412 Art. 7º -- Para cada uma das zonas em que se divide a área urbana, a presente Lei, estabelece, as tabelas de 1 a 7 e no gráfico anexos: I -- os usos adequados, tolerados e inadequados;

Leia mais

DECRETO - ANEXO I REQUER

DECRETO - ANEXO I REQUER DECRETO - ANEXO I REQUERIMENTO PROTOCOLO O abaixo assinado na qualidade Proprietário Autor Preposto ( preencher verso ) REQUER Consulta prévia de visto de projeto Consulta prévia de aprovação de projeto

Leia mais

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 872 de 08 de maio de 1986. Publicada no DOERJ de 17 de junho de 1986. 1. OBJETIVO

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE FARROUPILHA LEI MUNICIPAL N.º 3.644, DE 08 DE JUNHO DE 2010 L E I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE FARROUPILHA LEI MUNICIPAL N.º 3.644, DE 08 DE JUNHO DE 2010 L E I Altera a Lei Municipal n.º 3.464, de 18-12-2008, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA, RS FAZ SABER que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e ele sanciona a seguinte L E I

Leia mais

Pólo Gerador de Tráfego (PGT) Resolução IPPUL nº 1/2013 (exige estudos complementares ao formulário de EIV conforme o Porte - ATC / m²)

Pólo Gerador de Tráfego (PGT) Resolução IPPUL nº 1/2013 (exige estudos complementares ao formulário de EIV conforme o Porte - ATC / m²) Lei Municipal nº 7.485/1998 (classifica atividades em PGT, GRN, GRD e PGR) comércio ou serviço, pesado, quando predomina a movimentação de caminhões, ônibus e Pólo Gerador de Tráfego (PGT) Resolução IPPUL

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. EDIFICAÇÕES Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

DECRETO Nº , DE 27 DE OUTUBRO DE 2006

DECRETO Nº , DE 27 DE OUTUBRO DE 2006 DECRETO Nº 47.824, DE 27 DE OUTUBRO DE 2006 Dispõe sobre as competências da Comissão de Análise Integrada de Projetos de Edificações e de Parcelamento do Solo - CAIEPS e revoga o Decreto nº 41.864, de

Leia mais

POLOS GERADORES DE TRÁFEGO

POLOS GERADORES DE TRÁFEGO Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres 3 CONTEXTUALIZANDO Os Polos Geradores de Tráfego (PGTs) são empreendimentos de grande porte que atraem ou produzem grande número de viagens, causando reflexos negativos

Leia mais

Aula 23. Segurança de trânsito (parte 3 de 4)

Aula 23. Segurança de trânsito (parte 3 de 4) Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de 2.013 Aula 23 Segurança de trânsito (parte 3 de 4) 23. Intervenções preventivas - legislação - planejamento

Leia mais

LEI Nº 2874, DE 31 DE MAIO DE A Câmara Municipal APROVOU e eu, Prefeito do Município de Paulínia, SANCIONO e PROMULGO a seguinte Lei:

LEI Nº 2874, DE 31 DE MAIO DE A Câmara Municipal APROVOU e eu, Prefeito do Município de Paulínia, SANCIONO e PROMULGO a seguinte Lei: 1/6 LEI Nº 2874, DE 31 DE MAIO DE 2007 "DISPÕE SOBRE A ELABORAÇÃO DO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA (EIV) PARA A OBTENÇÃO DE LICENÇAS DE CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO OU FUNCIONAMENTO DE EMPREENDIMENTOS E ATIVIDADES,

Leia mais

DECRETO Nº 7936, DE 1º DE JULHO DE 2014.

DECRETO Nº 7936, DE 1º DE JULHO DE 2014. DECRETO Nº 7936, DE 1º DE JULHO DE 2014. REGULAMENTA A LEI COMPLEMENTAR Nº 202, DE 16 DE JUNHO DE 2014, QUE DISPÕE SOBRE A NECESSIDADE DE INSTRUÇÃO COM ESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA - EPIV E RELATÓRIO

Leia mais

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO DO RESIDENCIAL SANTA MONICA A INFRAESTRUTURA DE IMPLANTAÇÃO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL SANTA MONICA OBEDECERÁ ÀS SEGUINTES ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

APLICANDO O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS Arq. Fernando Mazzeo Grande

APLICANDO O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS Arq. Fernando Mazzeo Grande APLICANDO O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS Arq. Fernando Mazzeo Grande Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano 2012 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO I. PRINCIPAIS DISPOSITIVOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU Solicitante: 1 CASO O IMÓVEL SEJA ATINGIDO POR ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) - MARGEM DE CURSO D ÁGUA, DEVERÁ OBEDECER A LEI FEDERAL Nº 12651 - CÓDIGO FLORESTAL, DE 25 DE MAIO DE 2012. CONFORME

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE. LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE. LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017 LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017 Dispõe sobre a aprovação de projetos de condomínio horizontal de lotes no perímetro urbano do município de São Felipe/BA, através da Secretaria Municipal de Obras,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N.º 528 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

LEI COMPLEMENTAR N.º 528 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI COMPLEMENTAR N.º 528 DE 18 DE ABRIL DE 2005 ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DE VAGAS PARA ESTACIONAMENTO PARA EDIFICAÇÕES EM GERAL E A ADOÇÃO DE MEDIDAS MITIGADORAS ÀS ATIVIDADES OU EMPREENDIMENTOS PÓLOS

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017

LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017 LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017 Dispõe sobre o zoneamento, uso e ocupação do solo da Zona de Proteção da Bacia do Rio Cascavel - ZPBC 2, que tem seus limites definidos pela Lei Complementar 69/2016 de Zoneamento

Leia mais

E Vias Modificação de Vias e Logradouros. E Demais Espécies de Logradouros E.2.2 Criação de Faixas de E.2.2.

E Vias Modificação de Vias e Logradouros. E Demais Espécies de Logradouros E.2.2 Criação de Faixas de E.2.2. Anexo A.04 MUNICÍPIO DE ATIBAIA LEI COMPLEMENTAR N.º /, de de de ORDENAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO EMPREENDIMENTOS CLASSIFICAÇÃO A.04-1 E.1 Intervenções E.1.1 Na Composição e E.1.1.1 Desmatamento Morfologia

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO DECRETO N.º 018/2005 Estabelece diretrizes para obtenção da Licença Urbanística, Certificado de Mudança de Uso e 'Habite-se', e dá outras disposições. das atribuições que lhe são conferidas por Lei, O

Leia mais

LEI DO SISTEMA VIÁRIO DE JAGUARIBARA

LEI DO SISTEMA VIÁRIO DE JAGUARIBARA LEI DO SISTEMA VIÁRIO DE JAGUARIBARA ÍNDICE TÍTULO I...3 CAPÍTULO I...3 DISPOSIÇÕES GERAIS...3 CAPITULO II...4 DAS DEFINIÇÕES...4 TÍTULO II...5 CAPITULO I...5 HIERARQUIZAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO...5 SECÇÃO

Leia mais

CRITÉRIOS DE SINALIZAÇÃO DIVERSOS SPP Superintendência de Planejamento e Projetos 33G-1 Revisão A

CRITÉRIOS DE SINALIZAÇÃO DIVERSOS SPP Superintendência de Planejamento e Projetos 33G-1 Revisão A SPP Superintendência de Planejamento e Projetos 33G-1 Esta norma contém os Critérios de Projeto para a implantação e sinalização de área destinada ao estacionamento de bicicleta compartilhada sem estação

Leia mais

MUNICIPAL. INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA

MUNICIPAL. INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA www.ibapebahia.org.br LEI Nº 5.907/2001 Dispõe sobre a manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos

Leia mais

PREFEITURA DE GOIÂNIA

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 Gabinete do Prefeito PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº ----, DE ----- DE DEZEMBRO DE 2012 Altera a Lei Complementar nº 171, de 29 de maio de 2007, que Dispõe sobre o Plano Diretor e processo de planejamento

Leia mais

INSTRUÇÃO DE PROJETO Faixas de Aceleração e Desaceleração

INSTRUÇÃO DE PROJETO Faixas de Aceleração e Desaceleração IP.DIN/002 17/01/2014 0 012.050/2011 1 DE 18 REVISÃO DATA ALTERAÇÕES 0 Emissão Inicial IP.DIN/002 17/01/2014 0 012.050/2011 2 DE 18 ÍNDICE ÍNDICE DE FIGURAS... 3 ÍNDICE DE TABELAS... 4 1. FINALIDADE...

Leia mais

LEI DO SISTEMA VIÁRIO E MOBILIDADE MUNICIPAL DE FORQUILHINHA O PREFEITO MUNICIPAL DE FORQUILHINHA

LEI DO SISTEMA VIÁRIO E MOBILIDADE MUNICIPAL DE FORQUILHINHA O PREFEITO MUNICIPAL DE FORQUILHINHA LEI DO SISTEMA VIÁRIO E MOBILIDADE MUNICIPAL DE FORQUILHINHA LEI COMPLEMENTAR Nº. 016, DE 11 DE AGOSTO DE 2011. DISPÕE SOBRE A MOBILIDADE MUNICIPAL E URBANA E HIERARQUIZAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO E DIMENSIONAMENTO

Leia mais

DECRETO Nº , DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014.

DECRETO Nº , DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014. DECRETO Nº 18.572, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014. Dispõe sobre Ati vidade de Entretenimento Noturno, altera os Anexos 5.9 e 10 da Lei Complementar nº 434, de 1º de dezembro de 1999, alterada pela Lei Complementar

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA - EIV. Mário Barreiros

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA - EIV. Mário Barreiros ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA - EIV Mário Barreiros Arquiteto Mestre em Engenharia Civil e Urbana FLEKTOR ENGENHARIA E CONSULTORIA DEZEMBRO DE 2002 Estudo de Impacto de Vizinhança O que é? Estudo Prévio

Leia mais

Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade 23/11/2016

Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade 23/11/2016 Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade 23/11/2016 Lei de Uso e Ocupação do Solo Paulo Roberto Secretário de Planejamento Ponte Nova 31 99989-1636 23/11/2016 Mobilidade Urbana: é a condição em

Leia mais

Anexos Lei n 2.105, de 8/10/1998 e suas alterações

Anexos Lei n 2.105, de 8/10/1998 e suas alterações Anexos Lei n 2.105, de 8/10/1998 e suas alterações LEI ANEXO I - UNIDADES DOMICILIARES COMPARTI- MENTOS OU AMBIENTES PARÂMETROS MÍNIMOS ÁREA (m2) DIMEN- SÃO AERAÇÃO / ILUMINA- ÇÃO PÉ- DIREI- TO VÃO DE

Leia mais

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO E DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO MATINHOS PARANÁ BRASIL 2006 LEI DA OUTORGA ONEROSA

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO E DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO MATINHOS PARANÁ BRASIL 2006 LEI DA OUTORGA ONEROSA LEI Nº 1069 INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO - LEI DA OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR Regulamenta a Outorga Onerosa do Direito de Construir e a Concessão de Prêmios às Atividades Classificadas como

Leia mais

2º - Para o Bioma Cerrado, deverão ser considerados os parâmetros definidos na Resolução SMA 64, de

2º - Para o Bioma Cerrado, deverão ser considerados os parâmetros definidos na Resolução SMA 64, de RESOLUÇÃO SMA Nº 72, de 19/07/2017 Dispõe sobre os procedimentos para análise dos pedidos de supressão de vegetação nativa para parcelamento do solo, condomínios ou qualquer edificação em área urbana,

Leia mais

IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS

IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 3.326, de 29 de novembro de 1994 Publicada no DOERJ de 09 de dezembro de 1994

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 Dispõe sobre o parcelamento do solo rural do Município de Indianópolis. O PREFEITO MUNICIPAL Faço

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

DECRETO Nº , de 28 de julho de 2004.

DECRETO Nº , de 28 de julho de 2004. DECRETO Nº 14.607, de 28 de julho de 2004. Inclui a atividade Entretenimento Noturno na Lei Complementar nº 434, de 1º de dezembro de 1999, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE,

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA ANTEPROJETO DE LEI SÚMULA: Dispõe sobre a implantação da Outorga Onerosa do Direito de Construir na modalidade aquisição onerosa por compra no Município de Londrina e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

V - empreendimentos residenciais com mais de 100 (cem) unidades; ou,

V - empreendimentos residenciais com mais de 100 (cem) unidades; ou, DECRETO n. 9.817, DE 11 DE JANEIRO DE 2007. REGULAMENTA A EMISSÃO DE GUIAS DE DIRETRIZES URBANÍSTICAS PARA EMPREENDIMENTOS GERADORES DE IMPACTO DE VIZINHANÇA - GUIV, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. NELSON TRAD

Leia mais

DECRETO N.º DE 01 DE JUNHO DE 2017.

DECRETO N.º DE 01 DE JUNHO DE 2017. DECRETO N.º 2.011 DE 01 DE JUNHO DE 2017. Fixa o valor dos preços públicos dos serviços prestados pelas unidades administrativas da Prefeitura Municipal de Dumont, e dá outras providências. ALAN FRANCISCO

Leia mais

RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014

RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014 RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014 O CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CADES, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS QUE LHE SÃO CONFERIDAS PELA LEI MUNICIPAL Nº 14.887 DE 15

Leia mais

DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015

DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a regulamentação da implementação de piso tátil direcional e de alerta nas calçadas e dá outras providências. O PREFEITO DE

Leia mais

Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança EIV

Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança EIV Prévio EIV ESTUDOS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO EIV NO MUNICÍPIO DE CURITIBA APRESENTAÇÃO AO CONCITIBA 31.05.2012 Coordenação de Uso do Solo IPPUC Prévio Regulamentação IPPUC CONCITIBA 31.05.2012 SUMÁRIO O

Leia mais

DECRETO N.º D E C R E T A : CAPÍTULO I SEÇÃO ÚNICA DA VILA SANTA CECÍLIA

DECRETO N.º D E C R E T A : CAPÍTULO I SEÇÃO ÚNICA DA VILA SANTA CECÍLIA DECRETO N.º 2.382 EMENTA: Subdivide em setores a Zona de Atividades e a Zona Habitacional da Vila Santa Cecília e estabelece outras providências. O Prefeito Municipal de Volta Redonda, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Manual de implantação de Paraciclos Diretoria de Trânsito e Transportes

Manual de implantação de Paraciclos Diretoria de Trânsito e Transportes Em conformidade com a Politica Nacional de Mobilidade Urbana a Prefeitura Municipal de Bauru objetiva a criação de espaços adequados ao estacionamento de bicicletas, de modo a favorecer o transporte individual

Leia mais

Parágrafo único. Entende-se como vizinhança o entorno do local afetado pela instalação e funcionamento do empreendimento ou atividade, podendo ser:

Parágrafo único. Entende-se como vizinhança o entorno do local afetado pela instalação e funcionamento do empreendimento ou atividade, podendo ser: CAPÍTULO III DO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA Art. 32. Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é o documento que apresenta o conjunto dos estudos e informações técnicas relativas à identificação, avaliação,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELIZ ANEXO I REGIME URBANÍSTICO 2. ANEXOS DO PLANO DIRETOR ALTURA MÁXIMA Edificações com até 2 pavtos ou 7m de altura AFASTAMENTOS Edificações com mais de 2 pavtos. (a partir do 3º pavto) Frente Lateral Fundos

Leia mais

PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92

PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92 PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92 PROJETO DE LEI 01-00470/2011 do Executivo (Encaminhado à Câmara pelo Sr. Prefeito com o ofício ATL 126/11). Institui o Projeto Estratégico de Intervenção Urbana - Parque

Leia mais

LEI Nº 200, DE

LEI Nº 200, DE LEI Nº 200, DE 24-11-1997 Emenda: Institui o Código de Zoneamento do Município de Guapimirim. O Prefeito do município de Guapimirim, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte lei:

Leia mais

No meio urbano o desenvolvimento econômico passa pela relação entre os indivíduos, as edificações e os meios de deslocamento.

No meio urbano o desenvolvimento econômico passa pela relação entre os indivíduos, as edificações e os meios de deslocamento. No meio urbano o desenvolvimento econômico passa pela relação entre os indivíduos, as edificações e os meios de deslocamento. Pólos Geradores de Tráfego Pólos Geradores de Tráfego PGT CONCEITO Estabelecimentos

Leia mais

Condomínio Belvedere Green

Condomínio Belvedere Green projeto Condomínio Belvedere Green Regularização do Uso e Ocupação do Solo Roteiro de parcelamento Legislação Aplicável 1. Regularização Fundiária Lei nº 10.267/2001 - regulamentada pelo Decreto nº 4.449/2002

Leia mais

ANEXO II TABELA I Categorias de Uso

ANEXO II TABELA I Categorias de Uso R-I R-II R-III R-IV R-V R-VI Uso Rural Agrosilvopastoril Compreende as atividades de agricultura, silvicultura, criação de animais e extração vegetal, incluindo as atividades realizadas pela agroindústria,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 695, DE 1º DE JUNHO DE 2012.

LEI COMPLEMENTAR Nº 695, DE 1º DE JUNHO DE 2012. LEI COMPLEMENTAR Nº 695, DE 1º DE JUNHO DE 2012. Institui, no Município de Porto Alegre, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014. (D.O.E 14/03/14) Interferência(s) Requisito(s) Revoga Instrução Normativa 11, de 09-12-2013 Dispõe sobre os procedimentos de Licenciamento Ambiental dos projetos

Leia mais

DECRETO Nº , de 18 de outubro de 2002

DECRETO Nº , de 18 de outubro de 2002 DECRETO Nº 13.927, de 18 de outubro de 2002 Sistematiza o regramento de padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para instalação de Estação de Rádio Base (ERB) e equipamentos afins de rádio, televisão

Leia mais

LOTEAMENTO - DEFINIÇÃO

LOTEAMENTO - DEFINIÇÃO LOTEAMENTO - DEFINIÇÃO É a divisão de glebas em lotes destinados à edificação, com aberturas de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias já

Leia mais

TABELA I TABELA PARA COBRANÇA DA TAXA DE EXPEDIENTE E SERVIÇOS DIVERSOS

TABELA I TABELA PARA COBRANÇA DA TAXA DE EXPEDIENTE E SERVIÇOS DIVERSOS 105 TABELA I TABELA PARA COBRANÇA DA TAXA DE EXPEDIENTE E SERVIÇOS DIVERSOS 01 Requerimento de qualquer natureza... 02 Alvará... 03 Fornecimento de cópias de plantas... 04 Depósito por dia: a) Móveis e

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ / Lei nº 1.589/2010 Regulamenta a implantação de CONDOMÍNIO RESIDENCIAL HORIZONTAL e CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VERTICAL e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUAÇU, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

CRITÉRIOS DE SINALIZAÇÃO DIVERSOS SPP Superintendência de Planejamento e Projetos 18G-1 Revisão A

CRITÉRIOS DE SINALIZAÇÃO DIVERSOS SPP Superintendência de Planejamento e Projetos 18G-1 Revisão A SPP Superintendência de Planejamento e Projetos 18G-1 Esta norma contém os Critérios de Projeto para a implantação e sinalização de área destinada ao estacionamento de bicicleta compartilhada com estação

Leia mais

I em bens públicos, de uso comum do povo e de uso especial;

I em bens públicos, de uso comum do povo e de uso especial; Decreto nº 2.314 de 11 de Dezembro de 2006. Regulamenta a lei nº 3.875, de 08 de julho de 2005. O PREFEITO MUNICIPAL PATROCÍNIO, Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 71,

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO 1 1. APROPRIAÇÃO FÍSICA DE GLEBAS URBANAS: 1.1. PARCELAMENTO DO SOLO (Lei Federal nº 6.766/79, alterada pela

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.05.021 PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS 01 APROVADO POR PAULO JORGE TAVARES DE LIMA ENGENHARIA - SP SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

Nova Lei de Zoneamento

Nova Lei de Zoneamento Nova Lei de Zoneamento Lei 16.402/2016 Claudio Bernardes ZONAS TERRITORIO de Transformação TERRITORIO de Qualificação TERRITORIO de Preservação Territorios de Transformação ZEU ZEUa ZEUP ZEUPa Territórios

Leia mais

Anexo A.07 MUNICÍPIO DE ATIBAIA LEI COMPLEMENTAR Nº /, de de de ORDENAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO CRITÉRIOS INDEPENDENTES DE

Anexo A.07 MUNICÍPIO DE ATIBAIA LEI COMPLEMENTAR Nº /, de de de ORDENAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO CRITÉRIOS INDEPENDENTES DE Anexo A.07 MUNICÍPIO DE ATIBAIA LEI COMPLEMENTAR Nº /, de de de ORDENAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO CRITÉRIOS INDEPENDENTES DE LOCALIZAÇÃO A.07-1 Nº Cód. Critérios Aplicáveis a CIL.I INTERVENÇÕES ( E.1

Leia mais

MUNiCíPIO DE GUARAPUAVA Estado do Paraná LEI N 2074/2012

MUNiCíPIO DE GUARAPUAVA Estado do Paraná LEI N 2074/2012 LEI N 2074/2012 SÚMULA: Altera o Capitulo 111,do Artigo 5, da Lei no045187, que dispõe sobre o Parcelamento do Solo para Fins Urbanos no Municipio de Guarapuava e revoga as Leis nos 1023/2001 e 1025/2001.

Leia mais

Manual de Análise de Estudos de Tráfego

Manual de Análise de Estudos de Tráfego Manual de Análise de Estudos de Tráfego Diretoria de Planejamento e Projetos - DP Divisão de Planejamento e Projetos de Infraestrutura de Mobilidade Urbana DPP Nº Revisão: 2018.01.01 Página 2 de 21 TITULO:

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR.

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. ANO. 2015 Prefeitura Municipal de Cruz das Almas-BA DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS - BAHIA 1 A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR.

Leia mais

ANEXO I DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA

ANEXO I DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA ANEXO I DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA I - TRABALHO PESSOAL a) Profissionais 1) Profissionais liberais com curso superior e os igualmente equiparados 60 2) Outros serviços profissionais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 Estabelece os padrões e critérios para a instalação de travessia elevada para pedestres em vias públicas. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN), no uso da

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 15/2011 Controle de fumaça Parte 4 controle de fumaça natural demais

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Disciplina o procedimento para regularização ambiental e supressão de vegetação em empreendimentos de parcelamento de solo, inclusive dentro dos

Leia mais

DESENHO ARQUITETÔNICO I. O Projeto Arquitetônico

DESENHO ARQUITETÔNICO I. O Projeto Arquitetônico DESENHO ARQUITETÔNICO I O Projeto Arquitetônico O que é um projeto arquitetônico? É uma representação em um plano das projeções de uma edificação. Possui três fases: 1. Fase preliminar - Estudo da viabilidade

Leia mais

REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR

REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR SETEMBRO 2013 3. No caso de Empresa, apresentar cartão do CNPJ, Contrato Social e/ou Alteração Contratual, Requerimento de Empresário. que comprove a isenção

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Joaquim CNPJ: /

Prefeitura Municipal de São Joaquim CNPJ: / ANEXO VI TERMO DE REFERÊNCIA 1. DOS OBJETIVOS DA CONTRATAÇÃO: O plano de mobilidade urbana do Município de São Joaquim tem como objetivo principal a busca urgente de alternativas para o atendimento das

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL PORTARIA Nº 261/DGAC, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2003. Aprova e Efetiva o Plano Específico de Zoneamento de Ruído do Aeroporto Regional da Zona da Mata MG.

Leia mais

Atelier de Projeto de Arquitetura I PA I Aula 03 Tema, Usuário e Programa de necessidades

Atelier de Projeto de Arquitetura I PA I Aula 03 Tema, Usuário e Programa de necessidades Atelier de Projeto de Arquitetura I PA I Aula 03 Tema, Usuário e Programa de necessidades Professores: Ana Cristina José Maria Luana Camargo Naiara Fank Material disponível para download www.cuiaba.mt.gov.br/

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO. Lei nº , de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO. Lei nº , de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO Lei nº 17.492, de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6.063/82 Lei n 6.063/82 - Dispõe sobre o parcelamento do Solo Urbano e dá

Leia mais

SECRETÁRIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE PORTARIA Nº. 015, DE 21 DE OUTUBBRO DE 2004.

SECRETÁRIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE PORTARIA Nº. 015, DE 21 DE OUTUBBRO DE 2004. SECRETÁRIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE PORTARIA Nº. 015, DE 21 DE OUTUBBRO DE 2004. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, conforme art. 27º, do Decreto

Leia mais

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR 1. Formulário Padrão (fornecido pelo IMPLURB) devidamente preenchido, sendo imprescindível conter o nome do interessado, número do telefone, número do celular

Leia mais

MINUTA PGT CAPÍTULO I DOS PRINCIPIOS E OBJETIVOS

MINUTA PGT CAPÍTULO I DOS PRINCIPIOS E OBJETIVOS Dispõe sobre os procedimentos para a aprovação de projetos arquitetônicos e para a execução de obras e serviços necessários para a minimização e/ou compensação de impacto no Sistema Viário decorrente da

Leia mais

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios Normas pertinentes - NBR 9077/1993-2001 (Saídas de Emergência

Leia mais

DISPÕE SOBRE O ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA, PREVISTO NO ARTIGO 36, E SEGUINTES, DO ESTATUTO DA CIDADE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DISPÕE SOBRE O ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA, PREVISTO NO ARTIGO 36, E SEGUINTES, DO ESTATUTO DA CIDADE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. www.leismunicipais.com.br LEI Nº 31/2008 DISPÕE SOBRE O ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA, PREVISTO NO ARTIGO 36, E SEGUINTES, DO ESTATUTO DA CIDADE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Antonina,

Leia mais

INFORMAÇÃO BÁSICA PARA EDIFICAÇÕES

INFORMAÇÃO BÁSICA PARA EDIFICAÇÕES 1 / 4 Nº da Solicitação: 360615 Data Solicitação: 08/03/2016 Índice Cadastral do IPTU: 240.017E.005.001-5 IDENTIFICAÇÃO DO LOTE Regional: NOROESTE Zona Fiscal: 240 Quarteirão: 017E Lote: 005 Planta de

Leia mais

A Câmara Municipal de Matinhos, Estado do Paraná, aprovou, e eu Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei:

A Câmara Municipal de Matinhos, Estado do Paraná, aprovou, e eu Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1048, DE 16 DE OUTUBRO 2006 DISPÕE SOBRE O SISTEMA VIÁRIO BÁSICO, HIERARQUIA E DIMENSIONAMENTO DAS VIAS PÚBLICAS NA ÁREA URBANA, TRAÇA DIRETRIZES PARA ARRUAMENTO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, UM INSTRUMENTO DA POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE:

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, UM INSTRUMENTO DA POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE: AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, UM INSTRUMENTO DA POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE: Lei Federal 6.938 de 31 de Agosto de 1981 Dispõe sobre a Política Nacional de Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação

Leia mais

Capítulo 5 CARACTERIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PARA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES E PROPOSTAS APRESENTADA

Capítulo 5 CARACTERIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PARA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES E PROPOSTAS APRESENTADA 226 Capítulo 5 CARACTERIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PARA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES E PROPOSTAS APRESENTADA 5.1. Contextualizando A caminhada é um meio de locomoção mais comum e mais importante para as pessoas,

Leia mais