Inexigibilidade e Dispensa ATIVIDADE EM GRUPO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inexigibilidade e Dispensa ATIVIDADE EM GRUPO"

Transcrição

1 ATIVIDADE EM GRUPO Instruções Data: 08/11/ Debater em grupo e responder de maneira fundamentada as questões tanto discursivas como de múltipla escolha e de certo ou errado. 2. Após responder as questões, cada grupo apresentará as respostas e fundamentos de um conjunto de questões selecionadas previamente por sorteio. 3. Pontuação máxima: 2,0 (dois) pontos. 1 - Questões discursivas A Prefeitura do Município YWY realizou licitação para aquisição de cadeiras escolares e, vencido o prazo para apresentação das propostas, nenhum interessado atendeu ao chamamento. Nesse caso, qual o procedimento que a Prefeitura deverá adotar? (CESPE/2010/BRB/Advogado adaptado) A administração pública de determinado município adquiriu, sem licitação, certo equipamento de uma empresa, argumentando ser essa a única organização no município e na região a fornecer o produto em questão. O Ministério Público alega que tal aquisição configura ato de improbidade administrativa, pois, conforme atestado do órgão de comércio de registro local, no município há outras empresas que dispõem do produto, com marca similar, qualidade compatível e preços iguais ou inferiores, conforme o caso. A partir dessa situação hipotética, considerando que a informação prestada pelo Ministério Público seja verdadeira, responde da maneira fundamentada se a situação se molda à dispensa ou a inexigibilidade? 2 - Questões objetivas De acordo com a Lei no 8.666/93, é dispensável a licitação a) para aquisição de bens para necessidade contínua, pelo sistema de registro de preços. b) para alienação de imóvel, desde que desafetado do serviço público. c) para compra de produto de marca preferencial da Administração. d) para contratação de serviços comuns, de natureza contínua. e) nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem Como traço de semelhança ou de distinção entre a dispensa e a inexigibilidade de licitação pode-se indicar, dentre outras, a característica a) do rol de hipóteses de dispensa de licitação ser exemplificativo, na medida em que se trata de norma de exceção à regra legal que obriga o certame como observância do princípio da isonomia.

2 b) do rol de hipóteses de inexigibilidade de licitação ser taxativo, na medida em que se trata de norma de exceção à regra legal que obriga o certame como observância do princípio da isonomia, não admitindo flexibilização. c) da licitação, nas hipóteses de inexigibilidade, ser, em tese, possível, mas diante da vontade do legislador, para agilizar algumas situações, torna-se prescindível. d) da dispensa de licitação incidir nas hipóteses em que a licitação é inviável, por impossibilidade de competição. e) da licitação, nas hipóteses de dispensa, ser, em tese, possível, mas diante da vontade do legislador, torna-se prescindível nas situações indicadas Em casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens necessários ao atendimento de situação emergencial ou calamitosa, o procedimento licitatório é a) inexigível. b) obrigatório. c) imprescindível. d) dispensável. e) vedado Nos termos da Lei, a dispensa e inexigibilidade de licitação, ocorrem respectivamente: a) PARA aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo e QUANDO a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento. b) PARA a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade e PARA contratação de profissional de qualquer setor artístico, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. c) PARA a contratação de serviços de assessoria técnica, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização e PARA a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade. d) NOS casos de guerra ou grave perturbação da ordem e PARA compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da Administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia. e) QUANDO houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional e PARA a contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, desde que detenha inquestionável reputação ético-profissional e não tenha fins lucrativos De acordo com a Lei 8.666/93 é inexigível a licitação, dentre outras hipóteses, quando a) houver inviabilidade de competição. b) houver grave perturbação da ordem.

3 c) houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional. d) a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços. e) não acudirem interessados na licitação anterior e esta não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração (2010/FCC/TCE-AP/Procurador) O enquadramento formal de determinada situação na norma estabelece as hipóteses de dispensa de licitação, dentre outros requisitos, a) depende da formalização de procedimento simplificado de dispensa de licitação, podendo ser concluído após a assinatura do contrato. b) depende de regular formalização de procedimento de dispensa de licitação, como ratificação nas hipóteses previstas em lei, da declaração pela autoridade competente. c) independe da formalização de processo administrativo, podendo ser inserida no preâmbulo do contrato que será firmado, servindo-lhe de motivação. d) depende da formalização de procedimento licitatório preliminar, com conclusão pela inexistência de licitantes. e) independe de regular formalização de procedimento de dispensa de licitação, sendo bastante fazer constar o reconhecimento da hipótese em relatório do órgão técnico, seguido de publicação (FCC/2010/TRE-AM/Técnico Judiciário/Área Administrativa) Quando há impossibilidade jurídica de licitação para contratação de um determinado serviço, estamos diante de caso de: a) dispensa de licitação. b) inexigibilidade de licitação. c) licitação dispensada. d) licitação dispensável. e) inexequibilidade de licitação (2005/CESPE/ANCINE/DIREITO adaptado) Com relação a licitações e contratos administrativos, julgue se a assertiva a seguir é VERDADEIRA ou FALSA. A administração poderá dispensar a licitação na contratação de instituição brasileira, com ou sem fins lucrativos, incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ético-profissional (2011/CESPE/FUB/Bibliotecário documentalista adaptado) A respeito da dispensa e inexigibilidade de licitação, julgue se a assertiva a seguir é VERDADEIRA ou FALSA. É inexigível a licitação para a aquisição, por determinado órgão público, de bens destinados exclusivamente à pesquisa científica com recursos recebidos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

4 (2008/CESPE/PGE-PB/PROCURADOR DO ESTADO) Um prefeito, tendo realizado contratação direta de um publicitário para a realização dos serviços de publicidade institucional da prefeitura, justificou o seu ato sob o argumento de que, por se tratar de serviço técnico de notória especialização, não seria exigível a licitação. Na situação apresentada, a atitude do prefeito, à luz da Lei de Licitações, deve ser considerada a) correta, visto que, de fato, por constituir serviço técnico de notória especialização, a mencionada contratação dispensaria procedimento licitatório. b) errada, pois não se trata de hipótese de inexigibilidade de licitação, mas de dispensa de licitação. c) errada, pois os serviços de publicidade não podem ser classificados como de notória especialização, sendo necessário o procedimento de licitação para a contratação desse tipo de serviço. d) correta, pois, geralmente, as contratações de serviços de publicidade são de baixo valor, o que assegura a contratação direta, sem licitação (2008/FUNRIO/MINISTÉRIO DA JUSTIÇA/DIREITO) Considerando-se as normas estabelecidas na lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e respectivas alterações, para o caso de contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, é correto afirmar que a) a concorrência será adotada como modalidade de licitação. b) será inexigível a licitação em razão de inviabilidade de competição. c) será utilizado o concurso para seleção da melhor proposta. d) somente a tomada de preços será capaz de indicar a proposta mais econômica. e) é dispensável a licitação (XV Exame de Ordem/ Direito Administrativo adaptada) Diante das chuvas torrenciais que destruíram o telhado do prédio de uma Secretaria de Estado, o administrador entende presentes as condições para a dispensa de licitação com fundamento no Art. 24, IV, da Lei nº 8.666/1993 (contratação direta quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares). Submete, então, à Assessoria Jurídica a indagação sobre a possibilidade de contratação de empresa de construção civil de renome nacional para a reconstrução da estrutura afetada do edifício. Sobre as hipóteses de contratação direta, assinale a afirmativa correta. a) As hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação não exigem justificativa de preço, porque são casos em que a própria legislação entende inconveniente ou inviável a competição pelas melhores condições de contratação. b) Apenas as hipóteses de dispensa de licitação (e não as situações de inexigibilidade) exigem justificativa de preço até porque a inexigibilidade significa que somente uma pessoa pode ser contratada, o que afasta possibilidade de discussão quanto ao preço. c) A dispensa de licitação não exige justificativa de preço, pois a própria lei prevê, taxativamente, que não se faça licitação nas hipóteses elencadas; na

5 inexigibilidade, a justificativa de preço é inafastável, diante do caráter exemplificativo do Art. 25 da Lei. d) A dispensa de licitação, assim como a de inexigibilidade, prescinde de justificativa de preço, uma vez que a autorização legal para não licitar não significa possibilidade de contratação por preços superiores aos praticados no mercado (XV Exame de Ordem/ Direito Administrativa) A Agência Reguladora de Serviços Públicos e Autarquia do Estado ABC, identificou um imóvel, no centro da cidade XYZ (capital do Estado) capaz de receber as instalações de sua nova sede. O proprietário do imóvel, quando procurado, demonstrou interesse na sua alienação pelo preço de avaliação da Administração Pública. Considerando a disciplina legislativa a respeito do tema, assinale a opção correta. a) É possível a compra de bem imóvel pela Administração, dispensada a licitação no caso de as necessidades de instalação e localização condicionarem sua escolha. b) Não é possível a celebração de contrato de compra evenda, pois a única forma de aquisição de bem imóvel pelo Estado é a desapropriação. c) É possível a compra de bem imóvel pela Administração, mas tal aquisição deve ser, obrigatoriamente licitação, na modalidade de concorrência. d) É possível a compra de bem imóvel pela Administração, mas tal aquisição deve ser, obrigatoriamente, precedida de licitação, na modalidade de leilão (2009/FCC/PGE-SP/PROCURADOR) Pretendendo a Administração contratar a prestação de serviços médicos para atendimento de seus servidores, resolveu credenciar todos os estabelecimentos interessados em fazê-lo pelo valor previamente fixado pela Administração e que atendam a um padrão mínimo de qualidade fixado em edital. Ao assim proceder, a Administração praticou ato a) legal, com fundamento na Lei nº 8.666/93, por ser possível a contratação com inexigibilidade de licitação sempre que houver inviabilidade de competição. b) Ilegal porque estava obrigada a realizar procedimento licitatório, nos termos da Lei nº 8.666/93. c) Ilegal porque ainda que o contrato possa ser firmado com inexigibilidade de licitação, a predeterminação de valores realizada, por si só, é lesiva ao erário. d) legal com fundamento na faculdade que lhe concede a Lei nº 8.666/93 de contratar com dispensa de licitação, tendo em vista as características próprias da pessoa do contratado. e) legal, tendo em vista a presunção de legalidade de seus atos e a possibilidade de contratação com dispensa de licitação em razão do objeto (CESPE 2010 AGU Procurador Federal adaptada) Acerca de licitação e de contratos administrativos, julgue se a assertiva a seguir é VERDADEIRA ou FALSA. Considere que a administrador de determinada autarquia tenha promovido a abertura de licitação, na modalidade convite, para a ampliação da sede regional desse ente e que não tenha havido interessados no primeiro certame e, por isso, a licitação tenha sido considerada deserta. Considere, ainda, que o administrador então, tenha encaminhado o processo administrativo à Procuradoria Federal para análise acerca da possibilidade de se dispensar a licitação para a contratação da empresa de engenharia. Nessa situação, conforme entendimento firmado pela AGU, não pode ser dispensada a licitação.

6 3 - Respostas 1.1: A aquisição das cadeiras escolares poderá ser feita diretamente se, justificadamente, não puder ser repetido o procedimento licitatória sem prejuízo para a Administração, devendo ser mantidas todas as condições da licitação frustrada. 1.2: A situação em comento não configura inexigibilidade de licitação, especialmente por se tratar de aquisição direcionada que impõem preferência por determinada marca, o que é vedado pela Lei nº 8.666/ E 2.2 E 2.3 D 2.4 B 2.5 A 2.6 B 2.7 B 2.8 Falsa 2.9 Falsa 2.10 C 2.11 B D A 2.14 A Verdadeira 2.15 Conforme Orientação Normativa AGU nº 12, de 01/04/2009, Não se dispensa licitação, com fundamento nos incisos V e VII do art. 24 da Lei nº 8.666, de 1993, caso a licitação fracassada ou deserta tenha sido realizada na modalidade convite.

Contratação Direta Sem Licitação

Contratação Direta Sem Licitação CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Contratação Direta Sem Licitação Período 2016 1) CESPE Técnico Judiciário - TRE PI (2016) Caso determinado órgão público pretenda contratar serviço

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES Lei 8.666/93 Prof. Cristiano de Souza Alienação de Bens 1) Bens Imóveis:

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

Magistratura Estadual 6ª Fase

Magistratura Estadual 6ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 6ª Fase Período 2006-2016 1) CESPE Juiz Estadual TJPI (2012) À luz do disposto na Lei n.º 8.666/1993, assinale a opção correta com relação a licitação. a) Os casos de inexigibilidade

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Profª. Tatiana Marcello Contratação Direta A regra geral é de que a Administração Pública deve realizar licitação previamente à celebração

Leia mais

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação

Leia mais

Assistente em Administração

Assistente em Administração Assistente em Administração Questões Direito Administrativo Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo 1. (FAURGS TJ-RS Juiz Substituto 2016) Acerca da licitação, assinale a alternativa correta. ADAPTADA

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E 1. DISPENSA DE LICITAÇÃO 1.1. Definição: INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO As situações excepcionais aplicáveis à compra ou à contratação de obras e serviços que

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 (2017 - CESPE - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária) As hipóteses de inexigibilidade de licitação estão taxativamente previstas na lei. (2017 - CESPE - TRE-PE

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Guilherme Hamada Direito Administrativo Aula 7 Lei Geral de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993) II 1) Previsão constitucional XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTRATAÇÃO DIRETA Art. 24. É dispensável a licitação: I para obras e serviços

Leia mais

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Construindo Uma Nova História

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Construindo Uma Nova História PARECER JURÍDICO - 2017/PMJ. PROCESSO Nº 8180/2017 - PMJ. 1.CONSULTA INTERESSADO: Secretaria Municipal de Urbanização, Transporte e Limpeza Urbana. ASSUNTO: Contratação por inexigibilidade de licitação

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 258/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

pressuposto fático da licitação.

pressuposto fático da licitação. Licitação 1. PRESSUPOSTOS Não é somente com seus próprios meios, ou por intermédio de suas entidades ou órgãos, que a Administração Pública, gestora dos interesses da coletividade, realiza as suas atividades.

Leia mais

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO LICITAÇÃO é um procedimento administrativo vinculado, cujo objetivo é garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e selecionar a proposta mais

Leia mais

CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos

CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos PARA AS CONTRATAÇÕES: REGRA X EXCEÇÃO LICITAÇÃO X CONTRATAÇÃO DIRETA

Leia mais

Aula 53 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Organizações sociais (OSs):

Aula 53 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Organizações sociais (OSs): Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Contratação Direta: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 53 LICITAÇÃO - Contratação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. (Analista do TRE/PR/2012) Um município precisa promover a aquisição de grande quantidade de mantimentos destinados ao atendimento das vítimas das enchentes decorrentes de deslizamentos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENCONTRO DE ENCERRAMENTO DO CURSO CICLO DE COMPRAS FUNDAP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CONTRATAÇÃO DIRETA HIPÓTESES MAIS FREQUENTES COMO E O QUE JUSTIFICAR NEGOCIAÇÃO DO CONTRATO

Leia mais

Aula 52 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação):

Aula 52 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Contratação Direta: Dispensa de Licitação. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 52 LICITAÇÃO - Contratação Direta

Leia mais

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO Licitação é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. BASE LEGAL BASE LEGAL Art.

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itacaré publica:

Prefeitura Municipal de Itacaré publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 892 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 079/2017 - Nomear Marcelo Santos Silva, para desempenhar as funções do cargo isolado de provimento em comissão de Supervisor

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS 1 DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCURSO 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR? Qualquer interessado, desde que se habilite conforme o previsto

Leia mais

Questões Comentadas da Lei nº 8.666/93

Questões Comentadas da Lei nº 8.666/93 Questões Comentadas da Lei nº 8.666/93 Olá Concursando, Hoje vamos estudar algumas questões sobre a lei nº 8.666/93 elaboradas por três das maiores bancas do país Cespe, ESAF e FCC. Mas vamos lidar com

Leia mais

PREPARAÇÃO DO PROCESSO POR DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

PREPARAÇÃO DO PROCESSO POR DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PREPARAÇÃO DO PROCESSO POR DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO De acordo com a Lei 8.666/93: Art. 24. É dispensável a licitação: I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento)

Leia mais

Licitação dispensável e dispensa de licitação

Licitação dispensável e dispensa de licitação Licitação dispensável e dispensa de licitação I INTRODUÇÃO. O presente artigo trata da análise da dispensa de licitação e da licitação dispensável, a fim de confirmar se há diferença ou não nos institutos

Leia mais

Dicas da Lei nº 8.666/93

Dicas da Lei nº 8.666/93 Dicas da Lei nº 8.666/93 Olá Concursando, Hoje vamos estudar algumas dicas sobre a lei nº 8.666/93, a lei de licitação e contratos públicos, tão antipatizada pelos concursandos, por ser considerada confusa,

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DISPENSA Nº 011/2017- PROCESSO Nº 056/2017 Senhora Secretária, Em atendimento a vossa solicitação, requerendo procedimento emergencial a fim de CONTRATAR EMPRESA POR SOLICITAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE

Leia mais

PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017

PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017 PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017 ASSEMBLÉIA GERAL. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ACIONISTAS PARA REALIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA. IMPRENSA OFICIAL.

Leia mais

Analista Judiciário Área Judiciária

Analista Judiciário Área Judiciária Analista Judiciário Área Judiciária Questões Extras Direito Administrativo Prof. Luis Gustavo Direito Administrativo 1. (FAURGS TJ-RS Assessor Judiciário 2016) No que se refere à licitação, assinale a

Leia mais

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO PARECER JURÍDICO Nº 17/2018 PROJU/SEMOB PROTOCOLO: 1709256/2017 REQUERENTE: CPL/SEMOB ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DE PORTAS AUTOMÁTICAS. Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO Tratam os

Leia mais

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação Volmar Bucco Junior Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação volmar@tce.mt.gov.br LICITAÇÃO/CONTRATO Conceitos Básicos Decisões em Consulta TCE Falhas Frequentes em Licitação

Leia mais

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICASP Campus São Paulo PERCEPÇÃO NEGATIVA DA SOCIEDADE Pirâmide de Kelsen Ordenamento Jurídico Fundamento Legal Contratações Públicas Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba Universidade Federal da Paraíba CURSO ETAPA PRELIMINAR DO PROCESSO DE COMPRAS: TERMO DE REFERÊNCIA, PESQUISA DE PREÇOS E CADASTRO DE REQUISIÇÕES NO SIPAC Natúcia Santos da Silva Requisição de serviços

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA MODALIDADE: INEXIGIBILIDADE Nº 0118004/2018 SECRETARIA INTERESSADA: DE ALTAMIRA ASSUNTO: ANÁLISE SOBRE A REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇAO DE PROFISSIONAL PARA PRESTAÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação Belém, 05 de dezembro de 2012. Conforme disposto no art. 2º da Lei nº 8.666/93 as obras, serviços,

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO. A Contratação Direta sem riscos

SEMINÁRIO NACIONAL DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO. A Contratação Direta sem riscos SEMINÁRIO NACIONAL DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO A Contratação Direta sem riscos O planejamento da contratação direta. Formalidades e cautelas necessárias Licitação dispensada, inexigível e dispensável.

Leia mais

Aula 19. Temas da aula: Contratação direta.

Aula 19. Temas da aula: Contratação direta. Turma e Ano: MASTER A- 2015 Matéria / Aula: ADMINISTRATIVO Professor: LUIZ OLIVEIRA JUNGSTEDT Monitora: Tatiana Carvalho Aula 19 Temas da aula: Contratação direta. 3. CONTRATAÇÃO DIRETA Como já dito na

Leia mais

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios)

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios) Aula 0 Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF Licitações: Modalidades, dispensa e inexigibilidade www.pontodosconcursos.com.br 1 Tópicos da Aula Apresentação... 3 11.1

Leia mais

7 Contratação Direta

7 Contratação Direta 7 Contratação Direta 7.2 LICITAÇÃO DISPENSÁVEL - Há possibilidade de realização de licitação, mas a Administração pode optar por não fazê-la - rol taxativo no art. 24 (numerus clausus) 4 hipóteses (MSZP):

Leia mais

DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO Nº 01/2016

DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO Nº 01/2016 DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO Nº 01/2016 1 - CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DA DISPENSA 1.1 - Objeto: Contratação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC, através da sua Unidade Caxias do Sul RS

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Licitações (TST CESPE, analista judiciário, área judiciária/2008) Considere-se que o TST tenha realizado licitação do tipo técnica e preço para adquirir vinte impressoras e que o resultado da licitação

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo AULA DEMONSTRATIVA Direito Administrativo Lei 8.666/93 Professor Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor(a). Armando Mercadante 1 Aula 00 Aula Demonstrativa

Leia mais

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$ INSCRIÇÃO EM EVENTO/CURSO/CONGRESSO FUNDAMENTO LEGAL: INEXIGIBILIDADE - 25 II, COMBINADO COM 13-VI- LEI Nº.666/93 1 Solicitação de Compra/Inscrição - Recurso Tesouro- Capacitação (caso seja Técnco-Administrativo)

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO REPARTIMENTO CNPJ: / PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - PGM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO REPARTIMENTO CNPJ: / PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - PGM PARECER JURÍDICO nº 099/2017 PGM PROCESSO N : 7/2017-0034 INTERESSADO: Secretaria Municipal de Infraestrutura Assunto: Dispensa de licitação em caráter emergencial para construção de pontes. Base Legal:

Leia mais

AULA 17. LICITAÇÃO (cont.) Contratação direta

AULA 17. LICITAÇÃO (cont.) Contratação direta Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 17 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 17 CONTEÚDO DA AULA: Licitação. Contratação

Leia mais

É o sucinto relatório. Segue o exame jurídico.

É o sucinto relatório. Segue o exame jurídico. Parecer Jurídico n. 17/2012 Interessado: CAU/DF. Assunto: Consulta. Dispensa de licitação. Possibilidade. Ementa: Consulta formulada pelo Conselho Federal de Farmácia. Dispensa de Licitação. Subsunção

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 132/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 132/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 132/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 102/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 102/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 102/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes A SPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO Curso: Engenharia Civil Campus: Osasco Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 Notas de Aula 1 do Prof. Samir Tanios Hamzo 2 A Constituição Federal

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E COMPRAS

REGULAMENTO GERAL PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E COMPRAS REGULAMENTO GERAL PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E COMPRAS O CENTRO DE MEDICINA E PROJETOS ESPECIAIS, constituído em 28 de junho de 2013, é uma associação Civil de Direito Privado, sem fins lucrativos e

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Licitação Obrigatoriedade de Publicação em casos de Dispensa e Inexigibilidade 22/02/16

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Licitação Obrigatoriedade de Publicação em casos de Dispensa e Inexigibilidade 22/02/16 Dispensa e Inexigibilidade 22/02/16 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Empresa Publicas x Empresas Privadas... 5 3.2

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 019/13/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 019/13/PJM Parecer 019/13/PJM Consulente: Secção de Licitações, Compras e Contratos (SELIC). Assunto: Análise de processo de inexigibilidade de licitação. Referência: Processo Administrativo nº. 253/2013. Ementa:

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DA FIERP

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DA FIERP REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DA FIERP CAPÍTULO I DA FINALIDADE Artigo 1º. O presente Regulamento de Compras e Contratação de Serviços da FIERP ( Regulamento ) tem por finalidade estabelecer

Leia mais

5 Fases da Licitação (aplicáveis às concorrências)

5 Fases da Licitação (aplicáveis às concorrências) 5 Fases da Licitação (aplicáveis às concorrências) Fases: interna e externa. - Interna: art. 38 principais providências: i) Indicação sucinta do objeto; ii) Indicação do crédito orçamentário por intermédio

Leia mais

PAULO REIS. 30 e 31 MARÇO PORTO ALEGRE/RS QUESTÕES POLÊMICAS NAS CONTRATAÇÕES SEM LICITAÇÃO.

PAULO REIS. 30 e 31 MARÇO PORTO ALEGRE/RS QUESTÕES POLÊMICAS NAS CONTRATAÇÕES SEM LICITAÇÃO. 41 3376.3967 contato@contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos QUESTÕES POLÊMICAS NAS CONTRATAÇÕES SEM LICITAÇÃO COM ENTENDIMENTOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. O presente treinamento objetiva

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS LEI Nº 8.666/1993 E LEI Nº 10.520/2002-50 Questões: Certo e Errado - 50 Questões: Múltipla Escolha 100 QUESTÕES gabaritadas e comentadas DIÁRIO OFICIAL DF O Concurso em

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 1º DE ABRIL DE 2009. A VIGÊNCIA DO CONTRATO DE SERVIÇO CONTÍNUO NÃO ESTÁ ADSTRITA AO EXERCÍCIO FINANCEIRO. REFERÊNCIA:

Leia mais

RAZÃO DA ESCOLHA DO IMÓVEL

RAZÃO DA ESCOLHA DO IMÓVEL PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 003/2017-SEMED DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 002/2017-SEMED CREDORA: JESES ANUNCIAÇÃO DUTRA OBJETO: LOCAÇÃO DE IMÓVEL DESTINADO AO FUNCIONAMENTO DE SALAS DE AULA ANEXAS A ESCOLA MUNICIPAL

Leia mais

ISOLADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO COMEÇANDO DO ZERO Direito Administrativo Romoaldo Goulart LICITAÇÃO E CONTRATOS 8.666/93

ISOLADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO COMEÇANDO DO ZERO Direito Administrativo Romoaldo Goulart LICITAÇÃO E CONTRATOS 8.666/93 LICITAÇÃO E CONTRATOS 8.666/93 (CESPE-TRE-BA 2010-TECNICO A respeito de licitação, julgue os seguintes itens. 01 É dispensável a licitação quando a União tiver de intervir no domínio econômico para regular

Leia mais

PROCESSO 047/ INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2018

PROCESSO 047/ INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2018 PROCESSO 047/2018 - INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2018 1. OBJETO: 1.1 Trata-se de contratação de pessoa jurídica especializada para fornecimento de peças e mão de obra para conserto da RETROESCAVADEIRA

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO Lei n. 8.666/1993 DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO O órgão não produz tudo que consome, por isso precisa comprar materiais para poder funcionar: Computadores, materiais de expediente, mobiliários,

Leia mais

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE - 2011 1 - ( CESPE - 2011 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz) Entre os setores do Estado, destaca-se o denominado terceiro setor conceito surgido com a reforma do Estado brasileiro,

Leia mais

MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS

MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS FOZ DO IGUAÇU / 2016 MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura - PROAGI Edson Carlos Thomas Coordenadoria de Compras, Contratos

Leia mais

06/11/ Administração Pública Direta e Indireta. 2. Princípios Constitucionais Explícitos. 3. Princípios Constitucionais Implícitos.

06/11/ Administração Pública Direta e Indireta. 2. Princípios Constitucionais Explícitos. 3. Princípios Constitucionais Implícitos. 1. Administração Pública Direta e Indireta. 2. Princípios Constitucionais Explícitos. 3. Princípios Constitucionais Implícitos. a) Constituição Federal de 1988: Título III - capítulo VII (SeçõesIeII).

Leia mais

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE Por: Mauro A. DE PAULA Machado SUMÁRIO I INTRODUÇÃO II DESENVOLVIMENTO 1. Exceções à Obrigatoriedade de Licitar 2. Tipos de Licitação 3. Modalidades

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 108/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 108/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 108/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. 8ª Fase. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. 8ª Fase. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo 8ª Fase Período: 2010-2016 Sumário Direito Administrativo... 3 Licitações (Lei 8.666/1993)... 3 Contratação Direta... 3 Procedimento

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 168/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 168/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 168/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PROCESSO 003/ INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2017

PROCESSO 003/ INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2017 PROCESSO 003/2017 - INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2017 1. OBJETO: 1.1 Trata-se de contratação de pessoa jurídica para realização de conserto de MÁQUINA PÁ - CARREGADEIRA DE RODAS, 924K, CATERPILLAR-NR

Leia mais

Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor.

Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor. Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor. Ementa: Renovação de seguro para veículos. Verificação de legitimidade. Subsunção

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - SEMGOF

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - SEMGOF PARECER JURÍDICO Nº 004/2018 - SEMGOF/NTLC/WP DISPENSA Nº 001/2018 SEMC ORIGEM: NÚCLEO TÉCNICO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS OBJETO: LOCAÇÃO DE IMÓVEL NÃO RESIDENCIAL PARA O FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DOS PRINCÍPIOS Art. 1º Este Regulamento estabelece normas para a contratação de compras,

Leia mais

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica:

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Câmara Municipal de Teixeira de Freitas 1 Sexta-feira Ano VI Nº 1065 Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Aviso de Licitação Carta Convite 003/2018 - Objeto: Contratação de empresa para prestação

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 16 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS 47 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL INSTITUTO ÂNIMA CNPJ N 05.947.341/0001-92 SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO II DAS COMPRAS...

Leia mais

MANUAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES

MANUAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES MANUAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES CAPÍTULO I INTRODUÇÃO MANUAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES SEÇÃO I OBJETIVO Art. 1º - Estabelecer procedimentos, critérios e exigências para a seleção e contratação de obras,

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 013/13/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 013/13/PJM Parecer 013/13/PJM Consulente: Secção de Licitações, Compras e Contratos (SELIC). Assunto: Análise de processo de dispensa de licitação. Referência: Processo Administrativo nº. 107/2013. Ementa: LICITAÇÃO.

Leia mais

Prof. Gustavo Knoplock Manual de Direito Administrativo - 9ª edição

Prof. Gustavo Knoplock Manual de Direito Administrativo - 9ª edição TRECHO RETIRADO DO LIVRO MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO 9ª EDIÇÃO 2015 EDITORA GEN PROF. GUSTAVO KNOPLOCK 2.7.6. Organizações da Sociedade Civil OSC Em 2014 foi editada a Lei nº 13.019 (publicada no

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO AJURU.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO AJURU. . Processo 009/ 2017 Inexigibilidade de Licitação Interessada:. Assunto: CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA EM SISTEMA DE GERENCIAMENTO E CONTROLE DE SITE (PORTAL DA TRANSPARÊNCIA) PARA ATENDER

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO PARÁ PROCURADORIA MUNICIPAL PARECER JURÍDICO Á COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO PARÁ PROCURADORIA MUNICIPAL PARECER JURÍDICO Á COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO PARÁ PROCURADORIA MUNICIPAL PARECER JURÍDICO Á COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO EMENTA: EMENTA: DISPENSA DE LICITAÇÃO. LICITAÇÕES ANTERIORES NÃO

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO SECRETARIA DE TURISMO E LAZER - PARECER DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PROCESSO Nº 101/2017 - INEXIGIBILIDADE Nº 044/2017. Senhor Secretário, Quando a Administração Pública, seja Federal, Estadual ou

Leia mais

Diário Oficial do Município

Diário Oficial do Município Prefeitura Municipal de Potiraguá BA Diário Oficial do Município SUMÁRIO EXECUTIVO DECRETOS NUMERADOS 1 DECRETO Nº 018, DE 03 DE JANEIRO DE 2017 Declara situação anormal caracterizada como situação emergencial,

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA MODALIDADE: INEXIGIBILIDADE Nº 0318001/2018 SECRETARIA INTERESSADA: DE ALTAMIRA ASSUNTO: ANÁLISE SOBRE A REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇAO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO

Leia mais

DISPENSA DE LICITAÇÃO

DISPENSA DE LICITAÇÃO DISPENSA DE LICITAÇÃO Download BASE LEGAL: Lei nº. 8.666 de 21 de julho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração

Leia mais

CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8.

CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8. CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8.666/93 E A LEI 13.303/2016 16 e 17 de abril Brasília, 16 e 17 de abril de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. O Estado adquiriu imóveis em procedimento judicial (adjudicação em processo de execução fiscal) e, em razão da natureza dos mesmos, não pretende afetá-los à finalidade pública,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização administrativa. 1.1

Leia mais

Prefeitura Municipal de Barra do Choça publica:

Prefeitura Municipal de Barra do Choça publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1710 Prefeitura Municipal de publica: Ata de Dispensa de Licitação N.º 002/2017. (Diox Distribuidora de Oxigênio Ltda). Ata de Dispensa de Licitação N.º 003/2017. (Paloma

Leia mais

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE Prof. João Eudes 1. (CESPE/2009) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar

Leia mais