Brasil. 1. Instruções preliminares 1.1 Introdução. 1.2 Características

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Brasil. 1. Instruções preliminares 1.1 Introdução. 1.2 Características"

Transcrição

1 1. Instruções preliminares 1.1 Introdução Brasil Prepare-se para se maravilhar com o Video Wonder DVB-T. Este extraordinário box é mais poderoso que sua TV. Ele permite que você acesse diretamente a TV digital terrestre aberta e escute rádio digital livre. Você nunca mais precisará se preocupar em perder qualquer programa favorito: será possível gravá-lo em formato MPEG-2 utilizando a função de gravação programada. Também será possível capturar imagens para compor seu próprio plano de fundo da área de trabalho. O Video Wonder DVB-T pode reproduzir os programas gravados a qualquer hora; você poderá até mesmo assistir ao vídeo de um aparelho de DVD/VCD, ou qualquer dispositivo com saída de vídeo composto/s-video, e à TV digital ao mesmo tempo. 1.2 Características Assista à TV digital terrestre e escute rádio digital em seu PC Suporte para gravação programada Assista à TV digital terrestre e reproduza vídeos de aparelhos de DVD/VCD/VHS/filmadora ao mesmo tempo Antena portátil incluída (a qualidade de recepção está sujeita ao sinal local de DVB-T) 1.3 Conteúdo da embalagem Os seguintes itens deverão constar do pacote: Video Wonder DVB-T Cabo de AV (áudio/vídeo) Driver Controle remoto Antena portátil Manual do usuário

2 1.4 Exigências do sistema Para utilizar o Video Wonder DVB-T com sucesso, verifique se o seu sistema (PC) satisfaz as seguintes exigências: Placa-mãe com slot PCI disponível e suporte busmaster* (v.2.1 ou superior) Pentium III 800 Mhz ou mais rápido Codificação de MPEG-1 em tempo real: PIII 1 GHz ou AMD Athlon 1 GHZ ou superior Codificação de MPEG-2 em tempo real: P4 1,6 GHz ou AMD Athlon 1,6 GHZ ou superior Codificação de DVD em tempo real: P4 2 GHz ou AMD Athlon 2 GHz ou superior 256 Mb de RAM (mínimo), 512 Mb de RAM (recomendado) Placa VGA com suporte a DirectX 8.1 Windows 2000 (Service Pack 4), Windows XP (Service Pack 1) DirectX 9 ou superior Unidade de CD-ROM ou DVD 20 Mb de espaço disponível no disco rígido para instalação Espaço livre adicional em seu disco rígido para gravação e edição de arquivos Monitor VGA com DirectShow instalado e suporte para cores de 16 bits Placa de som Alto-falantes para saída de áudio IRQ disponível Antena ou cabo de TV 2. Conexões de entrada e saída 2.1. Conexões dos modelos da série Video Wonder A placa do Video Wonder DVB-T oferece suporte às entradas de S-Video e vídeo composto. Veja o diagrama abaixo para conhecer os detalhes de conexão.

3 Remoto: conecta o sensor do controle remoto de seu Video Wonder DVB-T. Cabo de AV (áudio/vídeo): conecta o cabo de AV ao conector de 7 pinos do Video Wonder DVB-T. Vídeo composto: utilizado para conectar dispositivos externos, como videocassete, câmera ou filmadora. Áudio L (esquerdo): conecta o canal de áudio esquerdo de um dispositivo externo de áudio. Áudio R (direito): conecta o canal de áudio direito de um dispositivo externo de áudio. S-Video: conecta os dispositivos externos, como videocassete ou filmadora. ANT: utilize esta conexão para conectar sua antena de TV. Controle remoto 1. Tela cheia 2. Ligar/desligar 3. Teclado numérico 5. Mute 4. Revocar 6. TV/rádio 7. SAP 8. CH +/CH - 9. Inserir 10. VOL -/VOL Fonte 12. PIP 13. Reservado 14. Gravar/interromper 15. TimeShift/ interromper 16. Retroceder 17.Avançar 18. Reproduzir/ interromper 19. Fim 20. Voltar 21. Parar

4 1. Tela cheia: alterna entre tela cheia e tamanho anterior 2. Ligar/desligar: liga/desliga o Programa Genius DTV 3. Teclado numérico: seleciona diretamente o canal desejado (você poderá, no modo de varredura, digitar diretamente a freqüência e confirmar com Inserir ) 4. Revocar: retorna ao canal sintonizado anteriormente 5. Mute: corta o áudio 6. TV/rádio: alterna entre as recepções de TV e de rádio 7. SAP: muda para o Segundo Programa de Áudio (Second Audio Program), quando transmitido 8. CH +/CH -: alterna entre o próximo canal e o anterior 9. VOL -/VOL +: diminui/aumenta o nível de áudio (volume) 10. Inserir: confirma a seleção 11. PIP: para habilitar/desabilitar o modo PIP e para alternar entre as janelas principal e secundária 12. Fonte: para alternar entre as diferentes fontes DVB -> entrada de AV -> S-Video 13. Gravar/interromper: para iniciar e interromper a gravação do programa em curso 14. Reservado 15. TimeShift/interromper: para iniciar e interromper o programa em curso 16. Retroceder: para voltar visualizando a imagem 17. Reproduzir/interromper: para reproduzir/interromper um arquivo gravado 18. Avançar: para avançar visualizando a imagem ou gravação tipo timeshift 19. Voltar: para voltar ao início de um vídeo gravado durante a reprodução 20. Parar: pára a reprodução ou gravação 21. Fim: para ir ao final de um vídeo gravado durante a reprodução 3. Instalação de hardware e drivers As seções a seguir fornecem instruções passo a passo sobre instalação e configuração da placa DVB-T, dos acessórios e do software DirectX Antes de instalar o seu novo Video Wonder DVB-T, será necessário instalar o DirectX 9.0 (ou superior) no sistema operacional. O programa poderá ser encontrado no CD-ROM, na pasta DirectX.

5 3.2. Instalação do Video Wonder DVB-T (Digital Vídeo Broadcasting Terrestrial) 1. Desligue o computador e todos os dispositivos periféricos conectados, tais como a impressora e o monitor. Por enquanto, deixe o cabo de AC conectado de forma a manter o seu computador aterrado. 2. Toque o chassi de metal na parte traseira do computador para aterrar e para descarregar a estática. Agora, desconecte o cabo da tomada de AC. 3. Remova a cobertura do gabinete de seu computador. 4. Procure um slot de expansão PCI livre. Ao selecionar o slot PCI, tenha em mente que a placa DVB-T não deverá ser conectada no slot PCI 1 em conjunto com a placa gráfica AGP, uma vez que o slot PCI 1 é freqüentemente atribuído às mesmas interrupções que o slot AGP. Isso faria com que a mesma interrupção fosse dada às duas placas, o que poderia causar problemas durante a operação! Os números atribuídos aos slots PCI estão relacionados no manual de sua placa-mãe. 5. Remova cuidadosamente a placa de sua embalagem, segurando-a pelas extremidades com uma mão enquanto a outra permanece em contato com uma porção metálica do computador.

6 Isso garantirá que seu corpo esteja completamente descarregado por meio de seu computador, evitando danos à placa de TV. 6. Alinhe o prendedor na parte traseira da placa de TV no slot de expansão de tal modo que os conectores da placa estejam diretamente em linha com o soquete do slot. 7. Empurre firmemente a placa DVB-T na abertura, assegurando um bom contato. 8. Prenda a placa DVB-T com o parafuso apropriado. 9. Recoloque a cobertura do gabinete de seu computador. 10. Conecte o cabo da antena portátil ou o cabo da antena UHF/VHF (que você normalmente conectaria ao terminal de entrada da antena em sua televisão) ao terminal de antena de TV na placa DVB-T. Conecte novamente o cabo de AC, assim como todos os outros cabos. Verifique se os alto-falantes estão ajustados no volume baixo.

7 11. Ligue o computador novamente para iniciar a instalação do software Instalação do driver para Windows 2000 (Service Pack 4), Windows XP (Service Pack 1) Depois de reiniciar, o Windows 2000 (Service Pack 4)/XP (Service Pack 1) irá detectar automaticamente a presença de um novo componente de hardware no sistema e informá-la na janela Assistente para adicionar novo hardware. Se você não estiver seguro em relação à versão do Windows presente em seu computador, simplesmente clique com o botão direito do mouse na pasta Meu computador e selecione Propriedades para ver a versão. Se o seu computador não possuir o Windows 2000 (Service Pack 4) ou o Windows XP (Service Pack 1), vá até o site da Microsoft ( para atualizar pela Internet a versão de seu Windows 2000 com o Service Pack 4 ou de seu Windows XP com o Service Pack 1. Este é um exemplo para verificar a versão do Windows 2000.

8 Se você ainda não tiver verificado, coloque o CD de instalação na unidade de CD-ROM. A seguir, selecione o item Instalar de uma lista ou local específico (avançado) e clique em Próximo. Agora selecione o item Procurar o melhor driver nestes locais e clique em Próximo. O Windows irá encontrar os drivers no CD de instalação e instalá-los automaticamente. Depois de instalar o driver, o Windows informará que o processo foi bem-sucedido. Clique em Concluir. A instalação dos drivers é concluída e, a seguir, você poderá iniciar a instalação do programa aplicativo. 4. Instalação 4.1. Instalação do Genius DTV (Digital TV) A instalação do software Genius DTV poderá ser feita utilizando-se o programa de iniciar automaticamente do driver e do CD aplicativo fornecidos ( Instalação do software ) ou executando-se um único arquivo se o programa tiver sido baixado pela Internet. Se o programa de iniciar automaticamente não aparecer quando o CD de instalação Genius for inserido, inicie-o manualmente executando o arquivo InstallCD.exe localizado no CD de instalação Genius.

9 4.2. Varredura dos canais de TV Antes de poder assistir à TV digital, você precisará fazer a varredura dos canais disponíveis em sua área. Para acessar o botão Varredura, clique na barra de título de janela em Ferramentas -> Varredura. Configuração da recepção: Clique em varredura terrestre, de maneira a poder inserir as áreas de freqüência mínima e máxima que a varredura de canais poderá atuar. Varredura dos canais: Há duas possibilidades para a varredura dos canais disponíveis: 1. Varredura automática: No campo suspenso, você poderá selecionar o botão de seu país. Durante a varredura automática, a imagem acima aparecerá mostrando o status atual.

10 2. Varredura do transponder: Se você já tiver executado a varredura dos canais com sucesso e desejar acrescentar uma outra freqüência manualmente, digite a freqüência em khz e a modulação na seção de varredura do transponder (para DVB-T 16QAM ou 64QAM, na maioria dos casos) e pressione o botão novamente. Os canais encontrados são exibidos na janela, com informações adicionais de TID, SID, Video PID e Audio PID. Aqui você também tem a possibilidade de salvar sua lista de freqüências e importá-la novamente. Depois da varredura, clique em OK e veja uma tela similar à seguinte: 4.3. Recepção do DVB-T (Digital Vídeo Broadcasting Terrestrial) No lado direito, você encontrará todos os canais varridos e armazenados, escolhidos por meio de duplo clique naquele desejado. Aqui você encontrará um menu suspenso onde poderá selecionar o tipo de transmissão que deseja ver: Poderá escolher entre canais de TV (aberta), canais codificados - TV (CA Conditional Access)* ou rádio.

11 * Para receber os canais codificados você precisará de uma assinatura de sua operadora Escolha de sua fonte A placa do Video Wonder DVB-T não está limitada apenas à recepção de sinais digitais, sendo possível a mudança da fonte analógica. No lado esquerdo, você encontrará um botão com uma seta apontando para a esquerda. Ao se clicar nesse botão, será aberta uma barra lateral para o acesso a diferentes fontes de vídeo. Você poderá escolher entre: entrada de AV, S-Video, DVB, PIP, varredura, reprodução, troca. Para mudar para um dispositivo externo conectado à entrada AV-In (amarelo) Para mudar para um dispositivo externo conectado à entrada de S-Video Para assistir à TV digital terrestre (seleção padrão) Para assistir a uma segunda fonte analógica enquanto se assiste à TV digital terrestre Para acessar as configurações de varredura Para a reprodução de arquivos gravados Alterna o vídeo entre janela principal e janela secundária (no modo PIP)

12 5. Configurações Para acessar o diálogo de configuração, clique na barra de título de janela em Ferramentas -> Configurações. Dependendo da fonte, você terá várias possibilidades para personalizar as configurações. 5.1 Modo de DVB Configurações do diretório Quando o DVB-T for a fonte principal, você verá a caixa de diálogo mostrada no lado esquerdo e nela poderá especificar a pasta utilizada como o diretório de funcionamento Gravação programada Aqui você poderá inserir uma lista de programas que gostaria de gravar no futuro. Consulte a seção 8 para obter a descrição sobre como utilizar a gravação programada Configuração de DVB Aqui você poderá controlar as configurações de largura de banda de diferentes países.

13 5.2. Modo analógico (entrada de AV ou S-Video) Configurações de exibição Quando a entrada de AV ou S-Video tiver sido selecionada, você verá a caixa de diálogo como mostrada acima. Tamanho da saída: aqui você especifica o tamanho da exibição da fonte analógica. Formato de dados: os diferentes formatos de saída são especificados. Cor: personalize a cor das características de exibição, como brilho, contraste, cor, saturação e nitidez. Um clique em Padrão irá desconsiderar todas as configurações, restaurando-as às configurações padrão Configurações de gravação As configurações de gravação oferecem a possibilidade de utilização das configurações padrão fornecidas pelo software de DTV.

14 MPEG: aqui poderá ser definido se você deseja gravar com qualidade regular, boa ou ótima por meio de configurações predefinidas. Ao escolher Personalizado, você também poderá selecionar os padrões que deseja gravar. Você poderá escolher entre os seguintes formatos: NTSC ou PAL MPEG-1 NTSC ou PAL VCD NTSC ou PAL MPEG-2 NTSC ou PAL SVCD NTSC ou PAL DVD O botão Perfis também está disponível no modo Personalizado e abre o menu a seguir: Escolha aqui se deseja criar um novo perfil, modificar ou duplicar os perfis existentes ou remover um ou remove todos os perfis existentes. Criar perfis Geral: Insira o nome do perfil e acrescente um comentário. Decida também se deverá ser um perfil MPEG-1 ou MPEG-2.

15 Sistema: Dependendo do modo selecionado em configurações - Geral, você poderá selecionar aqui o modo de fluxo de bits. Vídeo: selecione o padrão de vídeo, a resolução e a taxa de bit. Ao clicar em Avançado, uma outra janela será aberta onde você poderá selecionar a velocidade de projeção, o nível do codificador e se a gravação deverá ser feita de forma invertida, não entrelaçada e/ou offline. Sistema Configurações do diretório Selecione a pasta para o diretório de funcionamento.

16 5.2.4 Gravação programada Aqui você encontrará uma lista dos programas que deseja gravar no futuro. Consulte a seção 8 para obter a descrição sobre como utilizar a gravação programada Configuração de DVB Você poderá ajustar as configurações de largura de banda de diferentes países. 6. PIP (Picture-In-Picture) A função PIP poderá ser acessada por meio do menu esquerdo. Ao clicar no botão PIP (mostrado na imagem à direita), você verá no canto direito um segundo fluxo ao vivo de uma fonte externa enquanto assiste à TV digital. A segunda fonte ao vivo poderá ser um videocassete, DVD, câmera de vídeo, DV ou qualquer dispositivo com saída composta/s-video.

17 Quando estiver no modo PIP, você poderá alternar entre S-Video e entrada de AV, dependendo da conexão utilizada para o dispositivo externo. Um segundo clique no botão PIP irá alternar as janelas, de forma que o programa reproduzido pelo dispositivo externo será mostrado na janela principal enquanto a TV digital será mostrada na pequena janela. Um outro clique no botão PIP desligará a função PIP. 7. Botões de função Clique nesse botão para ampliar a tela de visualização e esconder a lista de canais. Clique nesse botão para mudar a tela de volta e disponibilizar a lista de canais novamente. Clique nessa tela para mudar para tela cheia e o sinal de TV DVB-T será mostrado em todo o monitor. A barra de título e a barra inferior ficarão visíveis novamente quando o mouse for movido e, ao clicar nesse botão, você sairá do modo de tela cheia. 8. Gravação 8.1. Botão de gravação Ao clicar no botão Gravação, você poderá gravar a janela principal. No modo de DVBS, você poderá gravar o sinal puro de áudio e vídeo MPEG-2.

18 No modo analógico (S-Video ou entrada de AV), você poderá gravar o sinal no formato especificado anteriormente na seção 5.2. Em ambos os modos, os arquivos gravados poderão ser encontrados no diretório especificado nas seções e Gravação programada Como explicado na seção 5.2.4, será possível acessar a gravação programada no menu de configurações. Essa é a lista de horários de suas gravações planejadas. Clique no botão Acrescentar e acrescente uma nova gravação programada. O botão Excluir cancela a gravação programada em realce e o botão Editar fornece a você a opção de alterar as configurações de uma gravação programada. Os botões Acrescentar e Editar abrem um segundo menu. Escolha se deseja acrescentar uma gravação somente uma vez ou realizar a mesma gravação em dias diferentes para o mesmo canal. No menu suspenso, selecione o canal desejado, escolha a data e o horário de início, a duração da gravação e dê à gravação programada um nome específico. Clicando-se no botão Acrescentar, as configurações serão armazenadas na lista de horários. 8.3 Botão TimeShift

19 Com a função de TimeShift, você pode interromper, sair e voltar à TV ao vivo, assim como assistir ao seu programa a partir do ponto interrompido. Você também poderá avançar os comerciais ou retroceder para ver novamente uma cena em particular. Para começar o TimeShift, simplesmente clique no botão TimeShift. O botão TimeShift se transformará em um botão Interromper/reproduzir, permitindo que você interrompa o vídeo e, ao se clicar nele novamente, a reprodução começará do ponto interrompido. Mova o cursor para avançar ou retroceder o vídeo. Clique no botão Pular para o início para ir ao início do arquivo de TimeShift e clique em Pular para o fim para voltar ao que está sendo exibido atualmente. Quando quiser parar o TimeShift, clique no botão Parar. Não é possível alterar os canais durante TimeShift. 8.4 Botões de instantâneo Você poderá fazer instantâneos do vídeo e armazená-los no disco rígido. Para fazer um instantâneo, clique no botão Instantâneo e a imagem do vídeo em curso será armazenada em seu disco rígido no diretório de funcionamento especificado em Configurações do diretório, permitindo que seus instantâneos possam ser visualizados.

Brasil. Adaptador de conexão NTSC (x 2) CD-ROM de instalação. Adaptador de conexão PAL (x 2) Manual do Usuário. Cabo de AV

Brasil. Adaptador de conexão NTSC (x 2) CD-ROM de instalação. Adaptador de conexão PAL (x 2) Manual do Usuário. Cabo de AV 1. Instruções iniciais 1.1 Introdução Obrigado por escolher a placa VideoWonder CardBus Dual, que oferece sintonizador de TV e captura de vídeo. Este produto transforma o computador, de forma rápida e

Leia mais

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle Manual do Usuário 1. Instalação 1. Conector USB: Insira o conector a uma porta USB livre do seu computador. 2. Conector da Antena: Conecte a Antena que acompanha o produto

Leia mais

Manual de Instalação Placa PVR-TV 713X

Manual de Instalação Placa PVR-TV 713X Manual de Instalação Placa PVR-TV 713X CONTEÚDO Ver 2.0 Capítulo 1: Instalação do hardware da placa de PVR-TV 713X TV...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Requisitos do sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

Manual de Instalação PCI Analog TV Card Lite

Manual de Instalação PCI Analog TV Card Lite Manual de Instalação PCI Analog TV Card Lite Conteúdo V2.1 Capítulo 1Instalação de Hardware PCI Analog TV Card Lite... 2 1.1 Conteúdos do Pacote... 2 1.2 Requisitos do Sistema... 2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

Manual de Instalação do DVB-S 100

Manual de Instalação do DVB-S 100 Manual de Instalação do DVB-S 100 Conteúdo V2.0 Capítulo 1 : Instalação da placa PCI do DVB-S 100...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulo

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

Manual de Instalação do DVB-T 220

Manual de Instalação do DVB-T 220 Manual de Instalação do DVB-T 220 Conteúdo V2.0 Capítulo 1: Instalação da Placa de TV do DVB-T 220...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulor

Leia mais

Capítulo 1: Introdução

Capítulo 1: Introdução Capítulo 1: Introdução 1.1 Conteúdo da embalagem Quando receber a sua TVGo A03, certifique-se que os seguintes itens se encontram na embalagem da Mini Super TV USB. TVGo A03 CD do controlador Controlo

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DVR-USB ST-104

MANUAL DE INSTALAÇÃO DVR-USB ST-104 MANUAL DE INSTALAÇÃO DVR-USB ST-104 Obrigado por escolher o DVR USB ST-104 DIMY S. Por favor, certifique-se que a operação do produto esta de acordo com este manual para garantir a estabilidade do sistema

Leia mais

Manual de Instalação do GRAVADOR DE DVD USB2.0

Manual de Instalação do GRAVADOR DE DVD USB2.0 Manual de Instalação do GRAVADOR DE DVD USB2.0 Conteúdo Versão2.1 Capítulo1 : Instalação do GRAVADOR DE 2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulo

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Guia de Instalação Rápida Guia de Instalação Rápida Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc. Todos os direitos reservados. CAPA Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc.

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Controles e funções. Painel frontal. Painel traseiro. Capítulo 2 >> Controles e funções. Botão OK Confirma a seleção.

Controles e funções. Painel frontal. Painel traseiro. Capítulo 2 >> Controles e funções. Botão OK Confirma a seleção. HDPV-C20CV Capítulo 2 >> Controles e funções Controles e funções Painel frontal 1 2 1 2 3 3 4 5 Botão Power ( ) Liga/desliga seu receptor. Botão MENU Exibe o menu. Sai do menu atual ou vai para o menu

Leia mais

Guia de Instalação Rápida PCTV HD PRO STICK

Guia de Instalação Rápida PCTV HD PRO STICK Guia de Instalação Rápida PCTV HD PRO STICK I Conteúdo do Pacote: Sintonizador PCTV USB Antena Telescópica CD Instalação PCTV Cabo extensor USB CD Studio 10 Quickstart Adaptador de Entrada A/V Controle

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

Brasil. Características da VideoCAM GF112. Instalação da VideoCAM GF112

Brasil. Características da VideoCAM GF112. Instalação da VideoCAM GF112 Características da VideoCAM GF112 Botão SnapShot 1 (INSTANTÂNEO) 2 Lente 3 Base ajustável Instalação da VideoCAM GF112 1. Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM GF112 à porta USB.

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO.

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. INSITE BOLETIM DE INSTALAÇÃO Página 2: Instalando o INSITE Página 7: Removendo o INSITE NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. A INSTALAÇÃO OU O USO INCORRETOS PODEM

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Seu manual do usuário SONY ERICSSON W300I http://pt.yourpdfguides.com/dref/451486

Seu manual do usuário SONY ERICSSON W300I http://pt.yourpdfguides.com/dref/451486 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SONY ERICSSON W300I. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a SONY ERICSSON

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO RECEPTOR DE TV DIGITAL USB HÍBRIDO CÓD.:658-7

MANUAL DO USUÁRIO RECEPTOR DE TV DIGITAL USB HÍBRIDO CÓD.:658-7 MANUAL DO USUÁRIO RECEPTOR DE TV DIGITAL USB HÍBRIDO CÓD.:658-7 Receptor de TV Digital Híbrido Controle Remoto Antena Conector de antena Cabo adaptador A/V Cabo extensor USB Manual do usuário CD com programas

Leia mais

Manual de Instalação do GRAVADOR DE DVD PCI

Manual de Instalação do GRAVADOR DE DVD PCI Manual de Instalação do GRAVADOR DE DVD PCI Conteúdo Versão2.0 Capítulo1 : Instalação do GRAVADOR DE DVD PCI...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Medidor de campo para sinais de TV digital HD padrão Brasileiro ISDB-T

Medidor de campo para sinais de TV digital HD padrão Brasileiro ISDB-T Medidor de campo para sinais de TV digital HD padrão Brasileiro ISDB-T LCD 3.5 : Colorido de Alta Resolução Monitor: Sintoniza o canal selecionado com áudio e vídeo Leituras de: Pre BER, Post BER, MER,

Leia mais

Controle remoto HP Media (somente em determinados modelos) Guia do Usuário

Controle remoto HP Media (somente em determinados modelos) Guia do Usuário Controle remoto HP Media (somente em determinados modelos) Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas comerciais ou registradas da Microsoft

Leia mais

Conhecendo seu telefone

Conhecendo seu telefone Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Tecla de navegação S Lentes da câmera Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla Enviar N Tecla virtual direita Tecla Menu M Tecla Finalizar O Porta da bateria

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA INSTALAÇÃO LIMPA O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo-os

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para

Leia mais

Manual. Rev 2 - junho/07

Manual. Rev 2 - junho/07 Manual 1.Desbloquear o software ------------------------------------------------------------------02 2.Botões do programa- --------------------------------------------------------------------- 02 3. Configurações

Leia mais

PlusTV ISDB-T USB Stick KW-UB320-i Manual de Instalação

PlusTV ISDB-T USB Stick KW-UB320-i Manual de Instalação PlusTV ISDB-T USB Stick KW-UB320-i Manual de Instalação Índice V1.0 Capítulo 1: Instalação do Hardware de PlusTV ISDB-T USB Stick...2 1.1 Conteúdos do Pacote...2 1.2 Requisitos do Sistema...2 1.3 Instalação

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client

Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client O Software HMS Client permite visualização de imagens de 3 maneiras diferentes: Imagens dos dispositivos (Mini Câmeras e NVRs) gravadas

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8)

Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) O protocolo de Serviços Web permite aos usuários do Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows

Leia mais

http://www.locamega.com.br

http://www.locamega.com.br Manual W indow s Media Ao vivo Com o Codificador do Microsoft Windows Media (Windows Media Encoder), você poderá converter seu sinal de áudio e vídeo, seja ele ao vivo ou pré gravado, no formato Windows

Leia mais

IMPORTANTE. Guia Rápido de Instalação. Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC.

IMPORTANTE. Guia Rápido de Instalação. Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC. IMPORTANTE Guia Rápido de Instalação Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC. Bem-vindo: Prezado usuário, obrigado por comprar este produto. Foi aplicado

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Manual de Instalação PlusTV PCI Express

Manual de Instalação PlusTV PCI Express Manual de Instalação PlusTV PCI Express Conteúdo V1.1 Capítulo 1 : Instalação de Hardware PlusTV PCI Express TV Card...2 1.1 Conteúdos do Pacote...2 1.2 Requisitos do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...3

Leia mais

Sumário GERAL... 3 INSTALAÇÃO... 3 UTILIZANDO O MINI DVR USB ST-400...10. Opções de Segurança... 12. Gravando as Imagens...13 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Sumário GERAL... 3 INSTALAÇÃO... 3 UTILIZANDO O MINI DVR USB ST-400...10. Opções de Segurança... 12. Gravando as Imagens...13 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Nos campos channel description, podemos nomear os canais. O nome será exibido junto ao vídeo. No campo Channel control, selecionando o modo automatic, podemos definir os canais ativos, o tempo de exibição

Leia mais

SMART Sync 2010 Guia prático

SMART Sync 2010 Guia prático SMART Sync 2010 Guia prático Simplificando o extraordinário Registro do produto Se você registrar o seu produto SMART, receberá notificações sobre novos recursos e atualizações de software. Registre-se

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Conversor de Vídeo. BNC / S-Vídeo / VGA para VGA. Manual do Usuário

Conversor de Vídeo. BNC / S-Vídeo / VGA para VGA. Manual do Usuário Conversor de Vídeo BNC / S-Vídeo / VGA para VGA Manual do Usuário Obrigado por comprar um Produto Comtac Você comprou um produto de uma empresa que oferece alta qualidade e valor agregado. Conheça nossa

Leia mais

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções para instalar o EmbroideryEditor Requisitos do sistema no computador: * Sistema

Leia mais

Divar - Archive Player. Manual de Utilização

Divar - Archive Player. Manual de Utilização Divar - Archive Player PT Manual de Utilização Leitor de Arquivo Divar Manual de Utilização PT 1 Divar Digital Versatile Recorder Leitor de Arquivo Divar Manual de Utilização Índice Começar.....................................................

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Guia Rápido de Instalação. VNT 7704 e VNT 7708

Guia Rápido de Instalação. VNT 7704 e VNT 7708 Guia Rápido de Instalação VNT 7704 e VNT 7708 Conteúdo 1. Instale o HD... 3 1.1. Instale o HD... 3 2. Conexões... 3 2.1. Vista traseira do DVR de 04 canais... 3 2.2. Vista traseira do DVR de 08 canais...

Leia mais

Kobo Desktop. Manual do Usuário

Kobo Desktop. Manual do Usuário Kobo Desktop Manual do Usuário Kobo Desktop Manual Do Usuário Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como baixar e instalar o Kobo Desktop... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5 Como instalar o

Leia mais

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Instalação e atualização do Windows 8.1 Atualize o BIOS, aplicativos e drivers e execute o Windows Update Selecione o tipo de instalação Instale o Windows

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

2011 Encore Electronics, Inc.

2011 Encore Electronics, Inc. 2011 Encore Electronics, Inc. Especificações de produtos, tamanhos e formas estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e aparência real do produto pode variar dos aqui descritos. Todas as marcas e nomes

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

É altamente recomendável testar as conexões usando o programa PING (será visto posteriormente).

É altamente recomendável testar as conexões usando o programa PING (será visto posteriormente). Redes Ponto a Ponto Lista de checagem É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho.

Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho. Manual em Portugues Prefácio Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho. I. Nota 1. Evite deixar cair o aparelho ou agitar com

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Tutorial - DVD Flick

Tutorial - DVD Flick Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz Av. Prof. José Inácio de Souza, 1958 B. Brasil Uberlândia/MG CEP 38400-732 (34) 3212-4363 / Fax 3211-6859 cemepeeduca@hotmail.com /cemepe@uberlandia.mg,gov.br

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização Archive Player Divar Series pt Manual de Utilização Archive Player Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 2 Operação 5 2.1 Iniciar o programa 5 2.2 Conhecer a janela principal 6 2.3 Botão Abrir 6 2.4 Vistas

Leia mais

Sistema de Validação E-A-Rfit 3M. Guia de instalação Versão 4.1 (Atualização) Líder no Progresso da Conservação Auditiva

Sistema de Validação E-A-Rfit 3M. Guia de instalação Versão 4.1 (Atualização) Líder no Progresso da Conservação Auditiva Sistema de Validação E-A-Rfit 3M Guia de instalação Versão 4.1 (Atualização) Líder no Progresso da Conservação Auditiva Importante! Leia antes Este guia de upgrade destina-se ao uso por parte de usuários

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

Como Iniciar. Nokia N76

Como Iniciar. Nokia N76 Como Iniciar Nokia N76 Nokia N76 Introdução Teclas e componentes (frente e parte interna) Neste manual denominado Nokia N76. 1 Tecla externa direita 2 Tecla central 3 Tecla externa esquerda 4 Câmera secundária

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

Manual do Nero Burn/Burn Settings Plug-in para MCE

Manual do Nero Burn/Burn Settings Plug-in para MCE Manual do Nero Burn/Burn Settings Plug-in para MCE Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual e todos os seus conteúdos estão protegidos pelos direitos de autores e são propriedade da

Leia mais

s em Me d iç d l KlimaLogg Pro SOFTWARE

s em Me d iç d l KlimaLogg Pro SOFTWARE KlimaLogg Pro Ma n In s tr Soluç u çõ s em Me es ão d iç õe d l a u e SOFTWARE Software KlimaLogg Pro Registrador de umidade e temperatura Índice Visão geral...03 Guia Rápido...03 Configuração do dispositivo

Leia mais

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP O Express Fast Net x5 Kit da D-Link permitirá que você conecte seu escritório em rede (até 5 usuários) para compartilhar recursos, arquivos e dispositivos,

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. para tv TV101

MANUAL DO USUÁRIO. para tv TV101 MANUAL DO USUÁRIO adaptador android para tv TV101 Índice Exibição do Produto 03 Instruções para Uso 03 Menu Principal 04 Configurações de Wi-Fi 04 Navegando por Arquivo ou Pasta 05 Conexão USB 06 Instalando/

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Software de monitoramento Módulo CONDOR CFTV V1 R1

Software de monitoramento Módulo CONDOR CFTV V1 R1 Software de monitoramento Módulo CONDOR CFTV V1 R1 Versão 30/06/2014 FOR Segurança Eletrônica Rua dos Lírios, 75 - Chácara Primavera Campinas, SP (19) 3256-0768 1 de 12 Conteúdo A cópia total ou parcial

Leia mais

h Cabo de alimentação h Unidade de Disquete Nota: Alguns modelos podem conter itens adicionais que não foram relacionados.

h Cabo de alimentação h Unidade de Disquete Nota: Alguns modelos podem conter itens adicionais que não foram relacionados. Número da Peça: 46P4550 Obrigado por adquirir o computador IBM ThinkPad Série T. Compare os itens desta lista com os itens da caixa. Se algum item estiver faltando ou estiver danificado, entre em contato

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Player

Manual do usuário. Mobile Player Manual do usuário Mobile Player Mobile Player Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e operação e traz

Leia mais

Guia câmera WEBCAM D-LINK DSB-C310 para Windows XP

Guia câmera WEBCAM D-LINK DSB-C310 para Windows XP Guia câmera WEBCAM D-LINK DSB-C310 para Windows XP A D-Link desenvolveu uma solução completa de comunicação visual e de áudio através da Internet. As Webcams são projetadas para serem conectadas ao computador

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Ajuda para as atividades

Ajuda para as atividades Requisitos do sistema... 2 Requisitos para o PC... 2 Requisitos para o MAC... 2 Perguntas frequentes... 3 Qual hardware ou software eu preciso para executar a Prática Online do Smart Choice??... 3 Como

Leia mais