Avaliação ultra-sonográfica do segmento posterior de olhos de cães diabéticos e não diabéticos portadores de catarata

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação ultra-sonográfica do segmento posterior de olhos de cães diabéticos e não diabéticos portadores de catarata"

Transcrição

1 23 RENATA SQUARZONI QUINZE Avaliação ultra-sonográfica do segmento posterior de olhos de cães diabéticos e não diabéticos portadores de catarata São Paulo 2005

2 24 RENATA SQUARZONI QUINZE Avaliação ultra-sonográfica do segmento posterior de olhos de cães diabéticos e não diabéticos portadores de catarata Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Medicina Veterinária Departamento: Cirurgia Área de concentração: Cirurgia Orientador: Prof. Dr. Paulo Sergio de Moraes Barros São Paulo 2005

3 25

4 26 FICHA DE AVALIAÇÃO Nome do Autor: QUINZE, Renata Squarzoni Título: Avaliação ultra-sonográfica do segmento posterior de olhos de cães diabéticos e não diabéticos portadores de catarata Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Medicina Veterinária Data: / / Banca Examinadora Prof. Dr. Julgamento: Instituição: Assinatura: Prof. Dr. Julgamento: Instituição: Assinatura: Prof. Dr. Julgamento: Instituição: Assinatura:

5 27 Ao meu marido, Alexandre, pela felicidade de tê-lo como companheiro, pelo amor, amizade, cumplicidade, generosidade e apoio constantes, por ser quem você é, tão especial em minha vida. Sem você, eu não teria conseguido chegar até aqui... Aos meus pais, Regina e Roberto, por tudo que me ofereceram, pelo exemplo de coragem, sabedoria e dedicação, motivando-me a vencer os desafios que a vida nos coloca todos os dias e proporcionando-me um futuro cada vez mais brilhante... Às minhas queridas irmãs Fernanda e Cláudia, antes de tudo, grandes amigas, que a cada dia deixam minha vida melhor e mais bonita, só por existirem, por fazerem parte dela... À minha avó e madrinha Maria, pelo exemplo de coragem e dignidade, pelos carinhos e mimos a mim dedicados, pelos bolinhos de chuva, bolos de chocolate e blusas de tricô feitos com tanto amor... Aos meus sogros, Sonia e Renaldo, por me amarem como uma filha, pela dedicação, paciência e apoio durante esse período tão difícil... Amo vocês.

6 28 A Deus, pelo dom da vida, pelas maravilhas que me deu durante todo esse período, e principalmente, pela força espiritual, física e mental que me permitiram ultrapassar todos os obstáculos e chegar ao final de mais uma etapa da minha vida... Ao meu orientador Prof. Dr. Paulo Sergio de Moraes Barros, pela orientação segura, pelo incentivo, por me dar a oprtunidade de ser sua orientada na execução deste trabalho agradeço.

7 29 Aos meus amigos: uma família cujos integrantes são escolhidos... À minha amiga Adriana Lima Teixeira, pelos conselhos sempre tão sinceros, pelo carinho e preocupação comigo, por me fazer colocar os pés no chão tantas vezes, pela amizade tão verdadeira, você é como uma irmã. À minha amiga Angélica de Mendonça Vaz Safatle, que acreditou em mim, me estendeu a mão e me ajudou a dar os primeiros passos na Oftalmologia Veterinária, proporcionando-me a oprtunidade de chegar até aqui. Às minhas amigas da vida inteira Helena Najjar Abdo e Denise Brito de Almeida, pelas brincadeiras, erros e descobertas, que fizemos juntas, por torcerem por mim até agora, mesmo depois que nossas vidas tomaram rumos tão diferentes.

8 30 AGRADECIMENTOS Não te creias na vida auto-suficiente. Vives, a cada instante, dos trabalhos de outrem. Raros cultivam algo da mesa em que se nutrem. Há quem te guie o carro, outro te faz a roupa. O próprio sol, imenso, necessita do espaço. Ninguém progride a sós. Esta é uma lei de Deus. Emanuel À Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, meu segundo lar, por me abrir as portas durante toda minha carreira acadêmica. Ao Prof. Dr. Carlos Eduardo Larsson não só por me permitir usar o aparelho de ultra-som e a sala da Dermatologia para a realização deste trabalho, mas por todo seu ensinamento durante os anos de graduação e de residência no HOVET. Ao meu amigo e colega de pós-graduação Pedro Mancini Guedes, por lembrar sempre de mim, pelo carinho, pelo apoio e pela dedicação constantes. Aos meus colegas de pós-graduação Francisco Moreno Carmona, Juliana Freddo, Fernando Barros Nóbrega Maia, Andréa Barbosa de Azevedo, Miriam siliane Batista de Souza, Cíntia Aparecida Lopes Godoy Esteves, Luiz Felipe de Moraes Barros, pelos trabalhos em conjunto, amizade e colaboração com o projeto. Ao Toninho, funcionário da Clínica Médica, pois sem ele eu não teria conseguido os cães diabéticos que participaram do estudo. A todos os residentes desse período, em especial Ana Luiza, Massae e Leda, e estagiários, Luciana Cunha, Márcia Gallego e Adriana que passaram pelo serviço de Oftalmologia e me ajudaram no agendamento dos exames. Às colegas Tilde e Luciane que tanto me ajudaram no início, com o manuseio do aparelho de ultra-som. Aos médicos do serviço de Ultra-som Ocular da EPM/UNIFESP, em especial Dras. Norma Allerman e Maira Morales, por me acolherem tão bem, pelo incentivo, pelos ensinamentos e por tirarem minhas dúvidas semanalmente durante todos esses meses. À bibliotecária Elza Mara Faquim, pela correção dessa dissertação com tanta boa vontade, dedicação e paciência.

9 31 Ao Belarmino Ney Pereira, secretário da pós-gradução em Cirurgia, pela paciência e ajuda, sempre. Às médicas veterinárias da Clínica Médica, Denise, Paula, Bruna, Júlia, Vera e Kadine por me encaminharem os casos de diabetes mellitus. À Professora Dra. Maria Helena Larsson e aos colegas da Cardiologia, por me encaminharem os animais do grupo controle. Aos colegas e amigos Denise Simões, Bruna Coelho, Maurício Marquezi, Ricardo Duarte, Júlia Habu, Vera Fortunato que compartilharam seus conhecimentos comigo, sempre atenciosos e prestativos durante minha residência. Aos residentes de 1998 a 2000, pelo coleguismo, cumplicidade, amizade e troca de experiências. Aos meus queridos amigos e padrinhos de casamento Maria Alessandra Martins del Barrio e Leonardo Pinto Brandão pelo carinho e eterna amizade. À Profa. Dra Maria Helena Catelli de Carvalho, do Laboratório de Farmacologia do ICB USP por me orientar na iniciação científica e por ser um modelo de dedicação profissional. Ao amigo e Professor Dr. Marco Antônio Gioso, pela extraordinária orientação durante o estágio obrigatório, pelo incentivo, pela sinceridade e por ter exigido sempre o máximo de mim, o que me fez, sem dúvida, ser uma profissional melhor. Ao amigo Ronaldo Lucas por acreditar em mim sempre, por acompanhar meu crescimento acadêmico mesmo que de longe, pelo incentivo, pelos conselhos e ensinamentos durante todos esses anos. Ao veterinário R.L. Collinson, pela oportunidade de estágio na Califórnia, carinho, confiança, sabedoria e por me encaminhar para os estágios em oftalmologia veterinária. Aos veterinários oftalmologistas Carol Szymansky, Nick Faber, Jennifer Welser do Animal Eye Clinic e Cristina Burling do Animal Eye Specialists, na Califórnia, por me receberem de braços abertos e compartilharem comigo seus conhecimentos profissionais. Aos Professores Franklin Stermann e Denise Fantoni apenas por serem o que são: professores maravilhosos, incentivadores, carinhosos, verdadeiros exemplos a serem seguidos. A todos os professores dos departamentos de Cirurgia e Clínica Médica da FMVZ-USP, aos médicos veterinários, residentes, estagiários e funcionários do HOVET-USP, pelo respeito, amizade e dedicação durante todos esses anos de convivência.

10 32 Aos meus colegas de trabalho, os médicos veterinários Juliana Sampaio Martins e Marcelo Carlos Zulato, e meu funcionário, Luiz Renato da Silva, pela compreensão e por terem enfrentado tão bem todos esses meses, durante o mestrado, em que fui ausente e, muitas vezes, até negligente, com relação aos assuntos da empresa. Às minhas filhinhas Lisa, Kimie, Pequena, Jeniffer, Amanda e Poliana e meus gatos Bart, Sniff e Tiger pelo amor incondicional e pela companhia carinhosa durante as longas semanas em que passei escrevendo esta dissertação. Aos meus amigos Adriano Vigário, Ricardo Pelletti pelo carinho e inúmeras provas de amizade ao longo de nossas vidas. Às minhas amigas e vizinhas do Residencial 12, Ana, Carol, Raquel, Regina e Júlia, pela maravilhosa companhia e por compreenderem minha ausência nas nossas inúmeras atividades durante a realização deste trabalho. Aos meus cunhados, Maurício e Cristiane, por me apoiarem sempre, e aos meus sobrinhos Luigi e Giovanni, por alegrarem minha vida. Ao Prof. Dr. Jamil Natour, meu reumatologista, pela preocupação, pelos cuidados, pelo incentivo, por ser um médico tão verdadeiramente dedicado. Aos cães que participaram deste estudo e seus proprietários pela colaboração e paciência durante o exame ultra-sonográfico. A todos, que, de alguma maneira, participaram deste trabalho e partilharam dos meus sonhos, o meu muito obrigada, com a certeza de poder retribuir num futuro bem próximo.

11 33 A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade Carlos Drummond de Andrade

12 34 RESUMO QUINZE, R. S. Avaliação ultra-sonográfica do segmento posterior de olhos de cães diabéticos e não diabéticos portadores de catarata. [Ultrasonographic evaluation of the eyes posterior segment of diabetic and non-diabetic dogs with cataracts] f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, A catarata impossibilita a passagem de luz dentro do olho, dificultando o exame físico direto das estruturas oculares. É necessária a identificação prévia de quaisquer alterações oculares que contra-indiquem a cirurgia de catarata. A ultrasonografia, ou ecografia ocular, é um exame seguro, de baixo custo, não invasivo, de fácil realização, que completa o exame oftálmico. Foi realizada avaliação ultrasonográfica, com transdutor linear, freqüência de 10 MHz, de 225 olhos de 123 cães, sendo cães controle (Grupo 1), 52 cães não diabéticos portadores de catarata (Grupo 2) e 35 cães diabéticos portadores de catarata (Grupo 3), todos eles atendidos no Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo. Foram encontradas as seguintes alterações ultra-sonográficas: grupo 1 degeneração vítrea em 43%, descolamento de vítreo posterior em 7,7%, hialose asteróide em 4,6% dos olhos; grupo 2 degeneração vítrea em 58,9%, descolamento de vítreo posterior em 8,4%, hialose asteróide em 2,1%, processo inflamatório e/ou hemorrágico em 2,1% e descolamento de retina em 4,3% dos olhos; grupo 3 - degeneração vítrea em 50,7%, descolamento de vítreo posterior em 13,8%, hialose asteróide em 12,3%, processo inflamatório e/ou hemorrágico em 3,1% e descolamento de retina em 3,1% dos olhos. Concluiu-se, com este trabalho, que cães diabéticos, principalmente os que apresentam a doença há mais de dois anos, tem maior predisposição para o desenvolvimento de hialose asteróide; não houve

13 35 diferença entre a freqüencia de descolamento de retina encontrada em cães diabéticos e não diabéticos; a ultra-sonografia ocular é em exame seguro, eficaz e importante na avaliação pré-operatória de cães portadores de catarata. Palavras-chave: Ultra-som ocular. Ecografia ocular. Diabetes mellitus. Catarata animal. Descolamento retiniano.

14 36 ABSTRACT QUINZE, R. S. Ultrasonographic evaluation of the eyes posterior segment of diabetic and non-diabetic dogs with cataracts. [Avaliação ultra-sonográfica do segmento posterior de olhos de cães diabéticos e não diabéticos portadores de catarata] f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, The cataracts jeopardize the light penetration in the eye and may restrain direct exam of the eye s structures. It is necessary to identificate very early any eye disease that could cause the failure of the cataracts surgery. The ocular ultrasonography or echography is a safe, non invasive, inexpensive and easy procedure that complements the ocular examination. We evaluated 225 eyes in 123 dogs with a 10Mhz linear transducer ultrasound. The dogs were divided in 3 groups: group 1-36 healthy control dogs; group 2-52 non diabetic dogs with cataracts; group 3-35 diabetic dogs with cataracts; all of them were patients of the Universidade de São Paulo Veterinary Hospital. We had the following ultrasonographic findings: group 1 vitreous degeneration in 43%, posterior vitreous detachment in 7,7%, asteroid hyalosis in 4,6% of the eyes; group 2 vitreous degeneration in 58,9%, posterior vitreous detachment in 8,4%, asteroid hyalosis in 2,1%, inflammatory or haemorrhagic process in 2,1%, retinal detachment in 4,3% of the eyes; group 3 vitreous degeneration in 50,7%, posterior vitreous detachment in 13,8%, asteroid hyalosis in 12,3%, inflammatory or haemorrhagic process in 3,1%, retinal detachment in 3,1% of the eyes. With this study, we concluded that: diabetic dogs, mainly the ones with diabetes for more than 2 years, have bigger chances to develop asteroid hyalosis; there were no significant differences in retinal detachment frequencies for

15 37 the diabetic and non diabetic dogs; the ocular ultrasonography is a safe, effective and important exam on the pre-operatory evaluation of dogs with cataracts. Key-words: Ocular ultrasound. Ocular echography. Diabetes melittus. Animal cataracts. Retinal detachment.

16 38 LISTA DE FIGURAS Figura 1 Exame ultra-sonográfico normal, corte axial horizontal, do olho esquerdo do cão , Terrier Brasileiro, Fêmea, 12 anos, do Grupo Figura 2 - Exame ultra-sonográfico, corte transversal às 6 horas, mostrando a presença de membranas vítreas em pequena quantidade no olho direito do cão , Poodle, Fêmea, 10 anos, do Grupo Figura 3 - Exame ultra-sonográfico, corte axial vertical, mostrando hiperecogenicidade do cristalino, no olho direito do cão , Cocker Spaniel Inglês, Fêmea, 12 anos, do Grupo Figura 4 - Exame ultra-sonográfico, corte transversal às 6 horas, mostrando hiperecogenicidade do cristalino e descolamento do vítreo posterior no olho direito do cão , Cocker Spaniel Inglês, Macho, 5 anos, do Grupo Figura 5 - Exame ultra-sonográfico, corte transversal às 12 horas, mostrando hiperecogenicidade do cristalino e ecos puntiformes em espaço vítreo, sugerindo processo hemorrágico e/ou inflamatório, no olho direito do cão , SRD, Fêmea, 10 anos, do Grupo Figura 6 - Exame ultra-sonográfico, corte transversal às 6 horas, mostrando hiperecogenicidade do cristalino e descolamento de retina total, no olho direito do cão , Poodle, Fêmea, 5 anos, do Grupo Figura 7 Diagrama representando a porcentagem dos graus de catarata, imatura, matura e hipermatura, nos cães do grupo 2 (não diabéticos, portadores de catarata) em relação ao tempo de evolução da catarata Figura 8 - Exame ultra-sonográfico, corte axial horizontal, mostrando intumescência e hiperecogenicidade do cristalino, no olho esquerdo do cão , Rottweiler, Fêmea, 8 anos, do Grupo

17 39 Figura 9 - Exame ultra-sonográfico, corte axial horizontal, mostrando hiperecogenicidade do cristalino, hialose asteróide no olho direito do cão , Dachshund, Fêmea, 14 anos, do Grupo Figura 10 - Exame ultra-sonográfico, corte transversal às 3 horas, mostrando hiperecogenicidade do cristalino e descolamento de retina parcial no olho direito do cão , SRD, Fêmea, 12 anos, do Grupo Figura 11 - Diagrama representando a distribuição, em porcentagens, dos graus de catarata, imatura, matura e hipermatura, nos grupos 2 (cães não diabéticos portadores de catarata) e 3 (cães diabéticos portadores de catarata)... 86

18 40 LISTA DE TABELAS Tabela 1 Distribuição dos cães por raça, por grupo Tabela 2 Idade dos cães (média, mediana, desvio padrão, mínimo e máximo) por grupo Tabela 3 Tabela 4 - Tabela 5 - Tabela 6 - Tabela 7 - Tabela 8 - Tabela 9 - Distribuição das alterações ultra-sonográficas encontradas no GRUPO 1, por idade e seu respectivo nível descritivo Distribuição das alterações ultra-sonográficas encontradas no GRUPO 2, por idade e seu respectivo nível descritivo Alterações ultra-sonográficas do segmento posterior, grau de catarata e presença de uveíte nos cães do grupo 2 (não diabéticos, portadores de catarata) em relação ao tempo de evolução da catarata, e seu correspondente nível descritivo Alterações ultrasonográficas em segmento posterior dos cães do Grupo 2 (não diabéticos portadores de catarata) em relação ao grau de catarata, imatura, matura e hipermatura, e seu respectivo nível descritivo Distribuição das alterações ultra-sonográficas encontradas no Grupo 3, por idade e seu respectivo nível descritivo Alterações ultra-sonográficas do segmento posterior, grau da catarata e presença de uveíte nos cães do grupo 3 (diabéticos e portadores de catarata), e seu respectivo nível descritivo Alterações ultra-sonográficas do segmento posterior dos cães do grupo 3 (diabéticos e portadores de catarata) e grau da catarata em relação com o tempo de evolução da diabetes, em meses, com seu respectivo nível descritivo Tabela 10 - Olho direito ou esquerdo, presença de uveíte e alterações ultra-sonográficas no segmento posterior dos olhos dos cães do grupo 3 (diabéticos e portadores de catarata) em relação ao grau de catarata, imatura, matura ou hipermatura, e seu respectivo nível descritivo Tabela 11 Correlação entre os tempos de evolução da diabetes e da catarata nos animais do Grupo Tabela 12 - Distribuição dos cães dos 3 grupos (1, 2 e 3) e respectiva porcentagem, em relação ao sexo, com o nível descritivo... 79

19 41 Tabela 13 - Comparações Múltiplas da idade entre os grupos Tabela 14 - Distribuição dos cães dos 3 grupos (1, 2 e 3) por idade, com o nível descritivo Tabela 15 - Frequência e porcentagem dos olhos, direito e esquerdo, e alterações ultra-sonográficas em segmento posterior dos cães dos 3 grupos (1, 2 e 3) e seus respectivos níveis descritivos Tabela 16 Associação entre os grupos 2 e 3 com o tempo de evolução da catarata Tabela 17 - Associação entre os grupos 2 e 3 com o tempo médio de evolução da catarata... 80

20 42 LISTA DE APÊNDICES APÊNDICE A Animais do GRUPO 1 Cães controle APÊNDICE B Animais do GRUPO 2 Cães não diabéticos com catarata APÊNDICE C Animais do GRUPO 3 Cães diabéticos com catarata...118

21 43 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECOGRAFIA ECOGRAFIA OCULAR COMO MEIO DIAGNÓSTICO TÉCNICA ULTRA-SONOGRÁFICA EXAME ULTRA-SONOGRÁFICO EM OLHOS NORMAIS ALTERAÇÕES ULTRA-SONOGRÁFICAS OCULARES Cristalino Vítreo Retina CATARATA DIABETES MELITO Manifestações Oculares na Diabetes Melito Córnea Íris Cristalino Vítreo Retina OBJETIVO... 60

22 44 4 MATERIAL E MÉTODO ANIMAIS Critérios de Inclusão Critérios de Exclusão TÉCNICA ULTRA-SONOGRÁFICA ANÁLISE ESTATÍSTICA RESULTADOS GRUPO 1 CÃES CONTROLE GRUPO 2 CÃES NÃO DIABÉTICOS COM CATARATA GRUPO 3 CÃES DIABÉTICOS COM CATARATA COMPARAÇÃO ENTRE OS GRUPOS DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS APÊNDICE INTRODUÇÃO A cirurgia de catarata em cães está cada vez mais acessível em nosso meio. Porém, como a opacificação do cristalino muitas vezes impede a avaliação pré-

23 45 cirúrgica do segmento posterior do olho, torna-se necessário o uso de exames complementares que possibilitem essa avaliação. A ultra-sonografia ocular é um exame prático, barato, fácil de ser realizado, não invasivo, que permite estudo anatômico confiável do segmento posterior, sempre que houver qualquer opacidade de meios que impossibilite o exame oftalmoscópico direto. Qualquer tipo de alteração em segmento posterior de olhos de cães portadores de catarata deve ser identificada antes da cirurgia. Descolamentos de retina, hemorragia ou processo inflamatório vítreo, por exemplo, contra-indicam a facectomia. A catarata é a alteração ocular mais freqüentemente encontrada em cães diabéticos. Com a expectativa de vida cada vez maior desses animais, devido aos avanços da medicina veterinária, o aparecimento de alterações oculares tardias, como vítreo e retinopatias já identificados no ser humano, é eminente. Essas alterações podem contra-indicar o procedimento cirúrgico nesses animais, e a sua identificação prévia evita anestesia e cirurgia desnecessárias ou com resultado insatisfatório.

24 46 2 REVISÃO DA LITERATURA As estruturas oculares são rotineiramente avaliadas pelos exames físico, oftalmoscópico e biomicroscópico. Isto permite uma visibilização direta de, virtualmente, quase todas as estruturas oculares internas e externas. Os problemas com a visibilidade direta iniciam-se quando existe uma barreira à penetração da luz no olho. Essa barreira pode encontrar-se na superfície do bulbo, exatamente como ocorre nas pigmentações e opacidades de córnea, ou em qualquer outro componente interno ocular, como no flare, no hifema, na catarata, ou na hemorragia vítrea. Além disso, nem a biomicroscopia, nem a oftalmoscopia podem ser utilizadas para o exame das estruturas orbitárias. Faz-se então necessária a utilização de métodos de exame indiretos, tanto funcionais, como a eletrorretinografia, como anatômicos e de interfaces, como a ecografia ou a ultra-sonografia. 2.1 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECOGRAFIA Os ultra-sons estão compreendidos na faixa de freqüência além da audição humana. A faixa de energia acústica audível para o ser humano situa-se entre 20 e hertz (Hz), enquanto a freqüência da energia acústica para o exame ocular está entre e Hz ou entre 10 e 20 MHz. Até mesmo numa freqüência tão alta, o som continua obedecendo às leis físicas da energia acústica e luminosa, como, por exemplo, a refração, a reflexão e a absorção. Porém o que

25 47 diferencia o feixe luminoso do ultra-sônico é que o último apenas se propaga por meio da matéria, e sua propagação pode ser modificada pela interação com os tecidos. A freqüência dos ultra-sons é expressa em ciclos por segundo e tem como unidade o hertz (Hz) em homenagem ao físico alemão Heinrich Hertz, e é medida pelo número de ciclos em espaço de tempo. Na ultra-sonografia oftálmica diagnóstica, obtemos informações das características dos tecidos por meio dos ecos (reflexão do feixe ultra-sônico de volta à sonda) provenientes das estruturas examinadas. O pulso acústico para uso médico é, comumente, gerado por um cristal piezoelétrico, que age como um transdutor, convertendo a energia elétrica em sonora. Esse cristal é fisicamente distorcido pela aplicação de um potencial elétrico que serve como um alto-falante, convertendo essa energia elétrica recebida em feixes de som. Geralmente é o mesmo cristal que envia os pulsos e recebe os ecos. O pulso acústico gerado pelo transdutor deve ser o mais curto possível para a obtenção de boa profundidade ou resolução axial, o que significa a habilidade de separar as estruturas adjacentes. Os ecos são ondas de som refletidas de volta ao emissor por interfaces acústicas formadas pela junção de dois meios de diferentes impedâncias acústicas. A impedância acústica de um meio é determinada pela velocidade de transmissão do som e densidade (impedância acústica = velocidade do som x densidade). Quanto maior a diferença de impedância entre dois meios, maior será a reflexão e a refração da onda ultra-sônica, porém ela não precisa ser muito grande (gordura, água, sangue) para ser percebida pelo ultra-som (DZIEZYC; HAGER, 1988).

26 48 As interfaces apresentam-se de forma e tamanho variáveis. Podem ser regulares (retina), convexas (tumores), irregulares (corpo ciliar) e puntiformes (corpos estranhos), produzindo ecos de maior ou menor intensidade. Quanto ao tamanho, podem ser grandes (> 0,5 mm), pequenas (>0,2 mm e <0,5 mm) e acusticamente indiferentes (<0,05 mm), mesmo em altas freqüências, pois o ultrasom só distingue interfaces maiores que o comprimento de onda = 0,1 mm em 10 MHz (JUAÇABA, 2002). As ondas ultra-sônicas são movimentos periódicos de compressão e dilatação de massa. Não se propagam no ar, pois necessitam de partículas que sofram vibrações (matéria líquida ou sólida). Quanto mais livres são as partículas para vibração, mais fácil a propagação das ondas sonoras, como ocorre com os líquidos e os tecidos que têm aproximadamente 70% de água. Daí a importância de se colocar gel ou líquido entre a sonda e os tecidos. A propagação do feixe ultra-sônico ocorre em linha reta até que sofra desvio de estruturas de maior ou menor densidades, ocorrendo, então, a refração, reflexão e difração, assim como uma maior ou menor velocidade de propagação. Apenas parte do feixe ultra-sônico que incide perpendicularmente numa interface retorna à sonda. Outra parte é afetada na sua trajetória pelo ângulo de incidência, tamanho, forma e irregularidade da interface acústica. A incidência perpendicular do feixe ultra-sônico sobre a interface, faz com que os ecos sejam mais intensos, trazendo maiores informações sobre os tecidos, princípio fundamental do diagnóstico ultra-sônico (JUAÇABA, 2002). As freqüências utilizadas para o diagnóstico ultra-sônico oftálmico estão compreendidas entre 8 MHz (modo A) e 10 a 20 MHz (modo B e biometria), que produzem um comprimento de onda muito curto, em torno de 0,1 mm, assegurando um boa resolução axial, diferenciando, assim, pequenas distâncias entre interfaces

27 49 nos tecidos oculares e nas estruturas orbitárias. Em contrapartida, nestas freqüências, a penetração do feixe ultra-sônico é pequena, mas suficiente para o diagnóstico ocular, comprometendo apenas a avaliação da órbita posterior. A densidade do meio que o ultra-som atravessa determina a velocidade do som, por exemplo: aquoso e vítreo, m/s; cristalino transparente, m/s; tecidos sólidos, m/s; água, m/s. Quatro módulos básicos constituem o ecógrafo: o módulo transmissor, o receptor, o monitor e a sonda. O módulo transmissor produz um pulso elétrico intermitente e de curta duração a cada 1 ms (milissegundo), que, chegando à sonda, produz vibração do transdutor por aproximadamente 40 µs (microssegundo), numa freqüência entre 8 e 20 MHz, produzindo uma onda longitudinal à frente da sonda, em direção aos tecidos, onde é absorvida, refletida, atenuada, e sofre difração. O módulo receptor recebe as informações captadas pela sonda, durante o período de repouso do transdutor, vibrando novamente, e os ecos provenientes dos tecidos são demodulados, amplificados, comprimidos e flitrados. Depois da elaboração doa sinais, eles são enviados ao monitor, e lá, visualizados. Na ultra-sonografia diagnóstica, dois tipos de sondas são utilizados: uma para o modo A e outra para o modo B. As duas têm o mesmo princípio de componentes, sendo o transdutor o principal. O transdutor é localizado na ponta da sonda e é constituído, como visto anteriormente, por um cristal piezoelétrico, de cerâmica ou de quartz, que, ao receber o pulso elétrico, sofre compressão e dilatação, produzindo vibrações mecânicas, e vice-versa. As vibrações do transdutor são interrompidas durante vários microssegundos por um material amortecedor justaposto na parte posterior, permitindo o repouso para, então, receber as vibrações dos ecos provenientes dos tecidos oculares. A freqüência de trabalho de cada sonda

28 50 é determinada pela espessura do transdutor, e a resolução axial (menor distância entre duas interfaces consecutivas) é determinada pela menor duração entre as vibrações do transdutor (pulsos). A forma do cristal é um importante fator na determinação da forma do feixe ultra-sônico. Um transdutor plano emite um feixe paralelo, enquanto um transdutor em forma focalizada emite um feixe mais estreito, possibilitando uma maior resolução lateral (menor distância entre duas interfaces alinhadas perpendicularmente ao feixe). Na sonda do modo A, este elemento é fixo, enquanto que o modo B possui um mecanismo de báscula (motor que possibilita a inclinação do transdutor sobre um eixo imerso em líquido), possibilitando uma varredura mais ampla. As características dos ultra-sons emitidos não podem ser modificadas pelo examinador, sendo somente determinadas pelo tipo de aparelho e da sonda, entretanto, os ecos recolhidos pela sonda são modificáveis pela utilização de filtros e amplificação. Conforme o meio acústico a ser estudado, três tipos diferentes de curvas de amplificação podem ser usados: linear, logarítmica e curva-s. O tipo de amplificação determina a capacidade de mostrar diferenças nas intensidades dos sinais de eco, isto é, relaciona a altura dos picos de ecos com a amplificação. A variação dinâmica é dada em decibéis, que é a medida da intensidade dos ultra-sons. Uma menor variação dinâmica (linear) tem menor poder de diferenciar variadas intensidades de ecos. Numa variação dinâmica maior (logarítmica), podemos observar maiores diferenças entre as intensidades dos ecos. Na curva-s, há uma combinação entre a curva linear na primeira metade da amplificação e a logarítmica na segunda metade, garantindo melhor sensibilidade acústica ao sistema e permitindo a ecografia estandardizada.

29 51 Os ecos, após serem processados, são apresentados em dois modos básicos: modo A e modo B. O modo A é uma apresentação que relaciona tempo e amplitude, unidimensional, em que se apresentam picos de ecos de alturas (intensidades) variáveis no eixo vertical e o momento em que ocorrem no eixo horizontal. O modo B é uma apresentação de intensidade modulada, bidimensional, em que sucessivos cortes transversais são mostrados e formados por múltiplos pontos no mesmo plano, de diferentes intensidades de brilho, sendo os de maior brilho formados por ecos mais fortes. Um artifício muito utilizado durante o exame é a variação no ganho do aparelho, o que permite uma melhor visibilidade dos ecos. O aumento do ganho evidencia ecos mais fracos, enquanto que a diminuição do ganho permite a visibilidade apenas dos ecos mais fortes, permitindo melhor resolução axial e lateral. 2.2 ECOGRAFIA OCULAR COMO MEIO DIAGNÓSTICO A utilização do princípio de emissão e recepção de energia ultra-sônica foi aprimorada depois que os irmãos CURIE descreveram o efeito piezoelétrico em 1880 (JUAÇABA; ABREU, 2002). Segundo eles, ao se pressionar mecanicamente uma turmalina, cria-se um potencial elétrico entre suas superfícies opostas e, ao submeter tal cristal a uma corrente elétrica, esta é capaz de deformá-lo. Os primeiros aparelhos que utilizaram o ultra-som de forma prática foram os sonares para orientação de navios durante a Segunda Guerra Mundial. Portanto, em

30 , o envio de ultra-sons para recebê-los sob a forma de ecos ultra-sônicos mostrou-se útil para a avaliação de estruturas sólidas (FIRESTONE, 1942). Com base nesse instrumento, desenvolvido, inicialmente, para fins industriais, os ultra-sons passaram a ser usados em medicina. Neste sentido, a primeira publicação a respeito da utilização de ultra-sons com finalidades diagnósticas (LUDWIG; STRUTHER, 1949) mostrou ser possível a detecção de cálculos biliares e corpos estranhos tissulares por meio da ecografia. Mais especificamente na oftalmologia humana, o primeiro trabalho foi publicado por Mundt e Hughes (1956), que conseguiram identificar tumores intraoculares com um certo grau de confiabilidade, utilizando apenas a ultra-sonografia modo A (unidimensional). Logo depois, em 1957, na Finlândia, Oksala utilizou a ultra-sonografia ocular para o diagnóstico de várias outras doenças oculares. Em 1958, Baum e Greenwood desenvolveram um aparelho bidimensional que seria o precursor dos aparelhos modo B aprimorados posteriormente por Bronson (1972). Embora muitas tenham sido as publicações sobre a ultra-sonografia ocular e grande tenha sido o seu desenvolvimento antes de Ossoinig (1979), foi com este pesquisador que o exame ecográfico consolidou-se como um método não invasivo, inócuo e, hoje, indispensável como parte da propedêutica armada em oftalmologia. Foi criada, então, nos anos 70, a ecografia estandardizada, um método de exame altamente eficiente, onde associa-se a ecografia A à B para detecção e diferenciação das várias patologias oculares e orbitárias. A primeira experiência do uso do ultra-som na oftalmologia veterinária foi feita por Rubin (1968), quando foi utilizado unicamente o modo A na avaliação de olhos de animais portadores de opacificações de meios transparentes. Em 1982, Schiffer et al. realizaram um estudo biométrico dos olhos de cães, utilizando a ultra-

31 53 sonografia modo A para determinar o padrão normal do comprimento axial desses olhos. Já a utilização da ultra-sonografia bidimensional (modo B), em tempo real, foi realizada em 1980 por Johnston, tendo sido, então, comparada ao modo A, e considerada de mais fácil interpretação, face à boa visualização antômica proporcionada. Vários estudos foram realizados para a determinação da aparência ultrasonográfica de olhos de cães normais (COTTRILL, 1989; EISEMBERG, 1985; HAGER, 1987). Sua utilização para diagnóstico de doenças oculares aumentou após 1985, com Miller, quando foram detectadas formações intra-oculares em olhos de cães e gatos. Outros estudos demonstraram a capacidade diagnóstica da ecografia em diferentes doenças oculares, como descolamento de retina, hemorragia vítrea, massas retro-bulbares (EISEMBERG, 1985; MORGAN, 1989), e massas intraoculares (DZIEZYC, 1987). No estudo de 1987, Hager comparou três técnicas de posicionamento do transdutor para o exame ultra-sonográfico: 1ª) contato corneal direto; 2ª) sobre as pálpebras fechadas; e 3ª) sobre um pequeno balão preenchido com água em contato direto com a córnea. Foi demonstrado, então, que a técnica de contato corneal direto providencia definição anatômica superior do globo posterior e tecidos extra orbitários, enquanto que a técnica do balão com água fornece imagens da câmara anterior e do cristalino de melhor qualidade. A técnica de contato palpebral mostrou-se pobre, pois apresentou múltiplos artefatos, degradando a imagem. Em 1997, foi realizado por Van der Woerdt um estudo retrospectivo sobre anormalidades ultra-sonográficas nos olhos de 147 cães com catarata, no qual 23% dos olhos apresentaram degeneração vítrea e 11% apresentaram descolamento de

32 54 retina. Este estudo demonstrou a importância da realização do exame ultrasonográfico antes do procedimento cirúrgico para remoção da catarata, pois a cirurgia é contra-indicada em pacientes que apresentam alterações graves em segmento posterior, tais como descolamento de retina. Outro estudo semelhante foi realizado por Anteby, em 1998, em 509 pacientes humanos que apresentavam catarata total. Neste estudo, 19,6% dos pacientes submetidos ao exame ultra-sonográfico antes da cirurgia de facectomia apresentaram alterações do segmento posterior, entre elas, estafiloma posterior (7,2%), descolamento de retina (4,5%) e hemorragia vítrea (2,5%). Entende-se, portanto, que o exame ecográfico é de suma importância no diagnóstico de doenças do segmento posterior, uma vez que existam opacidades de córnea, câmara anterior ou cristalino que impeçam o exame direto das estruturas oculares. 2.3 TÉCNICA ULTRA-SONOGRÁFICA Planos frontais (horizontal), sagitais (vertical), e oblíquos são utilizados para a avaliação ocular inicial (PENNINCK et al., 2001). No exame ultra-sonográfico sob o modo B, a cápsula posterior da lente e a parte superior do nervo óptico são posicionadas no centro do ecograma e, neste corte, aparecem ecos da córnea, lente, e da interface retina-coróide-esclera (GONZALEZ, 2001), para que seja obtida uma imagem padrão (MATTOON; NYLAND,1995).

33 55 Diferentes cortes axiais podem ser adquiridos, dependendo da posição do transdutor comparado a um relógio. Um corte axial vertical é obtido com o transdutor na posição das 12 horas, enquanto um corte axial horizontal é feito com o transdutor às 3 horas, para o olho direito, e às 9 horas, para o olho esquerdo. Cortes axiais são utilizados para avaliar o pólo posterior e as alterações do disco óptico (GONZALEZ, 2001). Devido à dispersão e atenuação do som pela lente, algumas opacidades vítreas finas podem ser perdidas durante o exame ultra-sonográfico. Para diminuir esse erro, o ganho deve ser aumentado, o que permite a visibilidade de estruturas menos ecogênicas no segmento posterior. Esse aumento na intensidade do eco (ganho) reduz a resolução da imagem (GONZALEZ, 2001). Para obtenção de imagens adequadas em cada momento da investigação ultra-sonográfica, o ganho deve ser ajustado nas diferentes fases da varredura. O ganho (expresso em decibéis) representa a intensidade do eco. Como regra geral, quanto menor o ganho necessário para a detecção de uma lesão, melhor a resolução da imagem. Geralmente, inicia-se o exame com um ganho alto, seguido por um ganho baixo. O ganho alto permite avaliar opacidades vítreas finas e deslocamento do vítreo posterior. Uma vez que o vítreo foi examinado, o ganho é diminuído para o exame da parede posterior, com conseqüente melhora da resolução. No modo A, há uma relação direta entre a altura dos picos e o ganho (GONZALEZ, 2001). A avaliação dos dois olhos é sempre aconselhável para comparação, apesar da possibilidade de ocorrência de alterações bilaterais (CARVALHO, 2004). Uma vez detectada uma lesão, deve ser feito um exame topográfico, juntamente com uma avaliação cinética e quantitativa. O exame topográfico identifica

34 56 local, forma e bordas da lesão. É geralmente realizado com o modo B. Para a avaliação cinética das estruturas, é preciso estimar a magnitude da mobilidade dos tecidos (ecos membranáceos e puntiformes). A avaliação quantitativa é realizada com o modo A, melhor método para demonstração da intensidade dos ecos (GONZALEZ, 2001). 2.4 EXAME ULTRA-SONOGRÁFICO EM OLHOS NORMAIS O conhecimento detalhado da anatomia ocular e orbitária ultra-sonográfica é essencial para a futura identificação e caracterização de alterações. Em plano axial típico, utilizando-se ultra-sonografia bidimensional, encontram-se as seguintes estruturas, que são rotineiramente identificadas e avaliadas em tamanho, forma, posição e ecogenicidade: câmara anterior, corpo ciliar, cristalino, com suas cápsulas anterior e posterior, corpo vítreo, parede posterior do olho, disco óptico e nervo óptico. Em condições ótimas, a córnea aparece como duas linhas paralelas ecogênicas, separadas por estroma anecóico. Uma área anecóica logo abaixo da córnea representa a câmara anterior. As cápsulas anterior e posterior do cristalino aparecem como interfaces curvilineares convexa e concava, respectivamente, discretamente hiperecóicas. A imagem das cápsulas inteiras é difícil de ser obtida, pois suas superfícies curvilineares causam uma perda dos ecos periféricos, devido à reflexão e refração das ondas sonoras (MATTOON; NYLAND, 1995). O corpo ciliar é observado como projeções moderadamente ecogênicas, simetricamente posicionadas em cada um dos pólos do cristalino. Em cães normais, a íris e a

35 57 câmara posterior são, geralmente, difíceis de diferenciar do corpo ciliar adjacente. A cavidade vítrea, em um olho normal, mostra-se uma figura negra, de formato esférico, limitada por uma faixa brilhante (ecos da parede ocular) contígua ao tecido orbitário. O vítreo normal, ao mesmo tempo que vai se diferenciando até a idade adulta, sofre um processo degenerativo, com liquefação do gel e formação de lacunas e condensações fibrilares. Desse modo, se o vítreo normal de um indivíduo adulto jovem e assintomático tiver algum grau de liquefação, apresentará, ao exame ultra-sonográfico com ganho máximo, algumas opacidades puntiformes ou lineares, isoladas e de baixa ecogenicidade. Essas opacidades são geradas nas interfaces que existem entre as áreas liquefeitas e as condensações fibrilares (CARANI, 2003). A parede posterior do globo ocular aparece como uma superfície curvilinear hiperecogênica. Esclera, coróide e retina não podem ser, normalmente, identificadas como entidades separadas (JACK, 1973). O disco óptico é uma área focal hiperecóica, facilmente reconhecida na região central da parede posterior. O nervo óptico é uma estrutura hipoecogênica, em formato de funil, localizado posteriormente, circundado por gordura orbitária hiperecogênica, imediatamente posterior ao disco óptico. A gordura retrobulbar aparece como um triângulo com base anterior próxima à parede posterior do globo e limitada lateralmente pelos músculos extrínsecos. O comprimento axial ocular ultra-sonográfico, em cães, variou entre 19 e 23 milímetros (COTTRILL, 1989).

36 ALTERAÇÕES ULTRA-SONOGRÁFICAS OCULARES Após a descrição do exame ultra-sonográfico normal, pode-se analisar cada uma das alterações que são encontradas no exame de um olho alterado Cristalino A catarata produz ecos anormais dentro do cristalino (STEYN, 1996). O padrão de distribuição dos ecos varia, na maioria das vezes, com o grau de maturidade da catarata. Além disso, podem ser observadas alterações no tamanho da lente, que também varia com a maturidade da catarata. Williams (2004), concluiu que olhos de cães com cataratas intumescentes matura e diabética apresentam comprimento axial maior do cristalino, ultra-sonograficamente, com conseqüente diminuição da câmara anterior. A posição do cristalino também pode ser determinada ultra-sonograficamente. A posição normal é observada com o cristalino alinhado entre os corpos ciliares. A luxação ou subluxação corresponde ao deslocamento parcial ou completo da lente, com ruptura dos ligamentos zonulares. O deslocamento pode acontecer para a câmara anterior (luxação anterior) ou para a cavidade vítrea (luxação posterior).

37 Vítreo De um modo geral, as imagens ultra-sonográficas das alterações vítreas surgem na tela, quase sempre, sob a forma de membranas e/ou opacidades puntiformes. O estudo das membranas vítreas talvez seja a parte mais difícil da ultra-sonografia ocular e também a principal causa de erros diagnósticos (CARANI, 2003). As membranas vítreas têm uma grande importância por representarem um fator de risco na gênese dos descolamentos de retina. Formam-se, geralmente, após episódios de hemorragias vítreas, uveítes, endoftalmites e traumas oculares. Zeiss (2004) estudou cinco olhos de cães com membranas intravítreas, a fim de determinar condições predisponentes para a formação dessas membranas. Em todos os casos a alteração estava relacionada com hemorragia vítrea. Entre as membranas vítreas, a hialóide descolada é a mais freqüente e a mais importante. As membranas podem ser finas ou espessas, móveis ou fixas. As opacidades vítreas puntiformes são geradas pela reflexão dos sons nas interfaces das células inflamatórias ou hemorrágicas, ou nas interfaces das degenerações vítreas. O ultra-som não permite diferenciar células inflamatórias de células hemorrágicas. As principais causas de hemorragia vítrea em seres humanos são a retinopatia diabética, as oclusões venosas, as roturas retinianas, o descolamento de retina, o descolamento de vítreo posterior, a degeneração macular relacionada à idade, os traumas, as leucoses e a síndrome de Terson (hemorragia subaracnoídea). Em cães, as hemorragias vítreas podem ser resultante de anormalidades congênitas, traumas, infecções ou doenças sistêmicas

38 60 (coagulopatias, hipertensão arterial sistêmica, neoplasias), e inflamações vítreas são, geralmente, conseqüência de uveítes exsudativas, coriorretinites, neurite óptica, trauma perfurante, contuso ou iatrogênico, descolamento de retina ou massas neoplásicas intra-oculares. A presença de sangue no vítreo tem um efeito destrutivo na estrutura do gel: o vítreo adjacente a hemorragias se liquefaz (FORRESTER, 1978) e a chegada de macrófagos induz uma reação inflamatória que resulta na formação de membranas fibrinosas vítreas (MILLER, 1986). Na hemorragia vítrea recente, as hemácias estão diluídas e podem ser subestimadas se o exame for realizado com o ganho baixo. O exame ultra-sonográfico no modo B mostra opacidades vítreas puntiformes e difusas. O sangue pode estar mais denso próximo ao local de sangramento ou no vítreo inferior, pela força da gravidade. Freqüentemente o sangue condensa-se ao longo da hialóide posterior descolada, espessando-a e facilitando sua identificação quando o descolamento de vítreo posterior (DVP) é completo, ou dificultando o diagnóstico diferencial nos casos em que a hialóide está aderida à papila e simula um descolamento retiniano. Com a coagulação do sangue dentro do vítreo gelatinizado, surgem opacidades puntiformes grosseiras e membranas vítreas. A hialose asteróide é uma degeneração vítrea geralmente unilateral que consiste em corpúsculos de cálcio que formam pequenas esferas suspensas no vítreo. As esferas estão aderidas às fibrilas do vítreo e tendem a acompanhar os movimentos deste. O exame no modo B mostra opacidades arredondadas densas ou esparsas, brilhantes e móveis, preenchendo a cavidade vítrea, mas ligeiramente afastadas da parede ocular. Entre as opacidades e a parede ocular há um espaço silencioso que corresponde ao córtex vítreo normal. A hialose asteróide pode, por outro lado, estar presente em um olho com descolamento de vítreo posterior e, neste

39 61 caso, o espaço silencioso entre as opacidades e a parede ocular deixa de existir com as características anteriormente descritas (BYRNE; GREEN, 1992). Diminuindo-se o ganho do aparelho, muitas das opacidades da hialose asteróide continuam bem evidentes, ao contrário das opacidades da hemorragia vítrea, que tendem a desaparecer. Outra característica ultra-sonográfica da hialose asteróide que a diferencia da hemorragia vítrea é a ausência de membranas no interior do vítreo degenerado. O DVP pode ser observado em pacientes humanos de qualquer idade, após inflamação intra-ocular, hemorragias vítreas, traumas, afacia, alta miopia e glaucoma congênito com buftalmo. A hialóide posterior descolada apresenta-se ultrasonograficamente, no modo B, sob a forma de uma membrana fina curvilinear, ou, então, de pequena opacidade, que cria uma linha imaginária na porção posterior da câmara vítrea. No exame dinâmico, a hialóide descolada apresenta pós-movimentos acentuados, principalmente quando o DVP é total. A hialóide torna-se espessada quando há deposição de sangue ou células inflamatórias sobre ela, ou condensações das fibrilas do vítreo junto à sua parede posterior, ou crescimento de uma membrana fibrosa na sua superfície. Nestas situações, sua refletividade é alta. Um achado ultra-sonográfico freqüente entre pacientes humanos idosos com DVP é a presença de um grande número de opacidades puntiformes e lineares decorrentes da degeneração vítrea. Nestes casos, a imagem ultra-sonográfica pode ser parecida com a de uma hemorragia vítrea ou de um quadro inflamatório, mas a história clínica e o exame do olho contra-lateral, que, freqüentemente tem a mesma imagem, ajudam no diagnóstico diferencial. O DVP pode ser total ou parcial. No descolamento parcial, apenas uma pequena area do vítreo mantém-se em contato com a parede ocular. No exame dinâmico, uma grande massa de gel, envolta em fluido em um dos

40 62 lados, apresenta um tipo de movimento mais vagaroso e menos trepidante que uma retina descolada, envolta em fluido dos dois lados. A hialóide descolada, porém aderida à papila, apresenta movimentos mais amplos do que os de uma retina totalmente descolada Retina A imagem da retina descolada, no modo B, em um olho com vítreo transparente é a de uma membrana espessa e brilhante. A superfície da retina descolada pode ser plana, convexa, côncava ou ondulada. No exame dinâmico, a retina descolada pode exibir movimentos ondulatórios e trepidantes quando o descolamento é exsudativo ou regmatogênico recente. Os movimentos podem estar totalmente ausentes nos casos de descolamentos tracionais ou quando há proliferação vítreo-retiniana severa. A amplitude dos movimentos ondulatórios da retina é reduzida porque as extremidades da área descolada continuam aderidas à parede ocular. Uma exceção ocorre nos descolamentos com rotura gigante, no qual observam-se amplos movimentos da retina descolada. Os aspectos morfológicos e dinâmicos da retina descolada dependem do tipo de descolamento (regmatogênico, tracional, exsudativo), das doenças oculares associadas (traumas, inflamação, tumores, cirurgias oculares), do tempo de duração do descolamento, das complicações do descolamento (proliferação vítreo-retiniana, catarata) e até mesmo do estado trófico do olho. O descolamento seroso ou exsudativo aparece, no modo B, como uma membrana convexa, de aspecto globoso e elevada. O descolamento

41 63 total de retina é observado como uma membrana em forma de V, curvilinear, aderida ao disco óptico e à ora serrata. O descolamento parcial de retina envolve apenas uma porção dela, que aparece distante da parede posterior ocular. Neste caso, um espaço anecóico abaixo de uma membrana hiperecóica aparece próximo à parede posterior. O tempo de duração do descolamento é responsável por alterações tróficas e degenerativas da retina. Nas alterações tróficas, pode-se observar uma retina muito fina, e o diagnóstico diferencial com outras membranas torna-se mais difícil. As alterações degenerativas da retina apresentam-se sob a forma de cistos sub-retinianos e, às vezes, de calcificação. Algumas vezes pode ser difícil diferenciar hemorragia vítrea de descolamento vítreo ou retiniano e todas essas condições podem estar presentes ao mesmo tempo. 2.6 CATARATA A transparência do cristalino é mantida por diversos fatores, incluindo baixa densidade do citoplasma devido à falta de organelas intracelulares e núcleo celular nas fibras do cristalino; pouca flutuação do índice refrativo do citoplasma e fibras celulares altamente organizadas. Qualquer alteração em um ou mais desses fatores pode ocasionar a perda da transparência do cristalino. Quando a catarata evidenciase clinicamente, já ocorreram alterações irreversíveis no metabolismo do cristalino, devido a uma série de eventos relacionados ao conteúdo protéico da lente, bombas metabólicas, concentrações iônicas e atividade antioxidante. A catarata está

Ultra-sonografia Ocular

Ultra-sonografia Ocular nnn nnn aaa Ultra-sonografia Ocular Curso de Especialização em Ultra-sonografia Profa. Dra. Renata Squarzoni Histórico 1880 - CURIE: efeito piezoelétrico 1942 - FIRESTONE: sonares de navios 1949 - LUDWIG

Leia mais

Sensores Ultrasônicos

Sensores Ultrasônicos Sensores Ultrasônicos Introdução A maioria dos transdutores de ultra-som utiliza materiais piezelétricos para converter energia elétrica em mecânica e vice-versa. Um transdutor de Ultra-som é basicamente

Leia mais

Workshop de Ecografia Ocular

Workshop de Ecografia Ocular Workshop de Ecografia Ocular Ana Miguel Quintas, Helena Prior Filipe 1ª Reunião Anual de Internos de Oftalmologia SPO Jovem 14 de Julho de 2012 Apresentação do Workshop Pré-teste (10 ) Prelecção (15 )

Leia mais

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Porque é importante comunicar? - Desde o «início dos tempos» que o progresso e o bem estar das sociedades depende da sua capacidade de comunicar e aceder

Leia mais

Lista de Revisão Óptica na UECE e na Unifor Professor Vasco Vasconcelos

Lista de Revisão Óptica na UECE e na Unifor Professor Vasco Vasconcelos Lista de Revisão Óptica na UECE e na Unifor Professor Vasco Vasconcelos 0. (Unifor-998. CE) Um objeto luminoso está inicialmente parado a uma distância d de um espelho plano fixo. O objeto inicia um movimento

Leia mais

OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a dispersão da luz em um prisma.

OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a dispersão da luz em um prisma. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA CURSO DE FÍSICA LABORATÓRIO ÓPTICA REFLEXÃO E REFRAÇÃO OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a

Leia mais

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219)

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Raios de Luz - Alguns filósofos gregos pensavam que nossos olhos emitiam raios que permitiam enxergar os objetos; - Só nos é possível ver quando há luz

Leia mais

Unidade 7. Ondas, som e luz

Unidade 7. Ondas, som e luz Unidade 7 Ondas, som e luz ONDA É uma perturbação ou oscilação que se propaga pelo meio (ar, água, sólido) e no vácuo (ondas eletromagnéticas). Ex: Abalos sísmicos, ondas do mar, ondas de radio, luz e

Leia mais

Curso de Capacitação Básica em Ultrassonografia haroldomillet.com

Curso de Capacitação Básica em Ultrassonografia haroldomillet.com Curso de Capacitação Básica em Ultrassonografia haroldomillet.com PRINCÍPIOS FÍSICOS DO ULTRASSOM O ultrassom é uma onda mecânica, longitudinal produzida pelo movimento oscilatório das partículas de um

Leia mais

3B SCIENTIFIC PHYSICS

3B SCIENTIFIC PHYSICS 3B SCIENTIFIC PHYSICS Kit de ótica laser de demonstração U17300 e kit complementar Manual de instruções 1/05 ALF Índice de conteúdo Página Exp - N Experiência Kit de aparelhos 1 Introdução 2 Fornecimento

Leia mais

Professora Bruna FÍSICA B. Aula 17 Seus Óculos. Página 232

Professora Bruna FÍSICA B. Aula 17 Seus Óculos. Página 232 FÍSICA B Aula 17 Seus Óculos. Página 232 INTRODUÇÃO Na aula de hoje, estudaremos os defeitos da visão e os tipos de lentes indicadas para correção destes defeitos. Para isso, estudaremos primeiramente

Leia mais

TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa

TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa Reflexão da luz TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa LEIS DA REFLEXÃO RI = raio de luz incidente i normal r RR = raio de luz refletido i = ângulo de incidência (é formado entre RI e N) r = ângulo de reflexão

Leia mais

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico.

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. Introdução Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. A confecção do experimento permitirá também a observação da dispersão

Leia mais

Atividade O olho humano e os defeitos da visão

Atividade O olho humano e os defeitos da visão Atividade O olho humano e os defeitos da visão A atividade proposta pode ser desenvolvida para aprimorar seus conhecimentos sobre o olho humano e os defeitos da visão. Sugere-se que seja desenvolvida em

Leia mais

CEGUEIRA E CATARATA. Perguntas e respostas

CEGUEIRA E CATARATA. Perguntas e respostas CEGUEIRA E CATARATA Perguntas e respostas Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira 14. O que torna a pessoa cega? Somado aos acidentes e defeitos

Leia mais

Biofísica da visão II. Ondas eletromagnéticas, o olho humano, Funcionamento da visão, Defeitos da visão.

Biofísica da visão II. Ondas eletromagnéticas, o olho humano, Funcionamento da visão, Defeitos da visão. Biofísica da visão II Ondas eletromagnéticas, o olho humano, Funcionamento da visão, Defeitos da visão. Sistema de líquidos do olho Glaucoma: aumento da pressão intra-ocular SIMULAÇÃO DE PERDA NO GLAUCOMA

Leia mais

ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI

ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando as dimensões destes meios é muito maior que o

Leia mais

LENTES E ESPELHOS. O tipo e a posição da imagem de um objeto, formada por um espelho esférico de pequena abertura, é determinada pela equação

LENTES E ESPELHOS. O tipo e a posição da imagem de um objeto, formada por um espelho esférico de pequena abertura, é determinada pela equação LENTES E ESPELHOS INTRODUÇÃO A luz é uma onda eletromagnética e interage com a matéria por meio de seus campos elétrico e magnético. Nessa interação, podem ocorrer alterações na velocidade, na direção

Leia mais

MÓDULO 9. A luz branca, que é a luz emitida pelo Sol, pode ser decomposta em sete cores principais:

MÓDULO 9. A luz branca, que é a luz emitida pelo Sol, pode ser decomposta em sete cores principais: A COR DE UM CORPO MÓDULO 9 A luz branca, que é a luz emitida pelo Sol, pode ser decomposta em sete cores principais: luz branca vermelho alaranjado amarelo verde azul anil violeta A cor que um corpo iluminado

Leia mais

PRINCIPIOS DA ULTRA-SONOGRAFIA. Profa. Rita Pereira

PRINCIPIOS DA ULTRA-SONOGRAFIA. Profa. Rita Pereira PRINCIPIOS DA ULTRA-SONOGRAFIA Profa. Rita Pereira Ecografia ou Ultrassonografia SOM: onda mecânica,portanto precisa de um meio material para se propagar. Meios: ar, líquidos, materiais sólidos.. Produção

Leia mais

Realizando o ensaio de ultra-som

Realizando o ensaio de ultra-som Realizando o ensaio de ultra-som A UU L AL A Na aula anterior, você ficou sabendo que o ultra-som é uma onda mecânica que se propaga de uma fonte emissora até uma fonte receptora, através de um meio físico.

Leia mais

SIMULADO ABERTO ENEM 2015

SIMULADO ABERTO ENEM 2015 SIMULADO ABERTO ENEM 2015 1) A figura mostra a bela imagem de um gato ampliada pela água de um aquário esférico. Trata-se de uma imagem virtual direita e maior. A cerca do fenômeno óptico em questão, é

Leia mais

Óptica Geométrica Ocular Séries de Exercícios 2009/2010

Óptica Geométrica Ocular Séries de Exercícios 2009/2010 Óptica Geométrica Ocular Séries de Exercícios 2009/2010 2 de Junho de 2010 Série n.1 Propagação da luz 1. A velocidade da luz amarela de sódio num determinado líquido é 1, 92 10 8 m/s. Qual o índice de

Leia mais

Óptica Visual e. Instrumentação

Óptica Visual e. Instrumentação Óptica Visual e Instrumentação Trabalho elaborado por: Andreia Fonseca 13220 Elia Coelho 13846 Gonçalo Heleno 13007 Ensino de Física e Química Página 1 Objectivos: Este trabalho experimental tem como principais

Leia mais

Glaucoma. O que é glaucoma? Como acontece?

Glaucoma. O que é glaucoma? Como acontece? Glaucoma O que é glaucoma? Glaucoma é uma doença crônica do olho (que dura toda a vida), que ocorre quando há elevação da pressão intra-ocular (PIO), que provoca lesões no nervo ótico e, como conseqüência,

Leia mais

A luz propaga-se em linha recta e radialmente em todas as direcções sempre que a velocidade de propagação for constante.

A luz propaga-se em linha recta e radialmente em todas as direcções sempre que a velocidade de propagação for constante. Propagação da luz A luz propaga-se em linha recta e radialmente em todas as direcções sempre que a velocidade de propagação for constante. Ao propagar-se, a luz pode atravessar materiais transparentes

Leia mais

Óptica. Estudo da luz, como sendo a onda eletromagnética pertencentes à faixa do espectro visível (comprimento de 400 nm até 700 nm).

Óptica. Estudo da luz, como sendo a onda eletromagnética pertencentes à faixa do espectro visível (comprimento de 400 nm até 700 nm). Óptica Estudo da luz, como sendo a onda eletromagnética pertencentes à faixa do espectro visível (comprimento de 400 nm até 700 nm). Fenômenos ópticos Professor: Éder (Boto) Sobre a Luz O que emite Luz?

Leia mais

Ouvir melhor é viver melhor. Descobrindo sua audição

Ouvir melhor é viver melhor. Descobrindo sua audição Ouvir melhor é viver melhor Descobrindo sua audição O mundo o está chamando A capacidade de ouvir é uma parte tão importante da nossa vida e a maioria das pessoas nem se dá conta disso. Ouvir é um dom,

Leia mais

Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular.

Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular. Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes. Olho humano Todo o conjunto que compõe a visão humana

Leia mais

MÓDULO DE RECUPERAÇÃO

MÓDULO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA Física II 2º ANO ENSINO MÉDIO MÓDULO DE RECUPERAÇÃO ALUNO(A) Nº TURMA TURNO Manhã 1º SEMESTRE DATA / / 01- A figura representa um feixe de raios paralelos incidentes numa superfície S e os correspondentes

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 060/2012

PROJETO DE LEI Nº 060/2012 PROJETO DE LEI Nº 060/2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade da realização do exame para diagnóstico da retinopatia da prematuridade, TESTE DO OLHINHO, nos recém-nascidos, antes da alta hospitalar, em Hospitais

Leia mais

3. FORMAÇÃO DA IMAGEM

3. FORMAÇÃO DA IMAGEM 3. FORMAÇÃO DA IMAGEM 3.1 INTRODUÇÃO O sistema de geração da imagem de RM emprega muitos fatores técnicos que devem ser considerados, compreendidos e algumas vezes modificados no painel de controle durante

Leia mais

REFLEXÃO DA LUZ: ESPELHOS 412EE TEORIA

REFLEXÃO DA LUZ: ESPELHOS 412EE TEORIA 1 TEORIA 1 DEFININDO ESPELHOS PLANOS Podemos definir espelhos planos como toda superfície plana e polida, portanto, regular, capaz de refletir a luz nela incidente (Figura 1). Figura 1: Reflexão regular

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS. Histórico:

PRINCÍPIOS BÁSICOS. Histórico: REFRAÇÃO Histórico: PRINCÍPIOS BÁSICOS Lei básica da reflexão era conhecida por Euclides, o mais famoso matemático da Antigüidade viveu entre 325 e 265 AC. De forma experimental, o princípio básico da

Leia mais

Profa. Le:cia Veras Costa- Lotufo. Câmara superautomá:ca Posiciona- se na direção do objeto Poder de foco Regula a sensibilidade do filme

Profa. Le:cia Veras Costa- Lotufo. Câmara superautomá:ca Posiciona- se na direção do objeto Poder de foco Regula a sensibilidade do filme BIOFÍSICA DA VISÃO Profa. Le:cia Veras Costa- Lotufo VISÃO: Interação da luz com os fotorreceptores da re:na Re:na filme inteligente situado no OLHO Olho Câmara superautomá:ca Posiciona- se na direção

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br Lentes Esféricas Lentes Esféricas: construção Biconvexa Lentes Esféricas: construção PLANO-CONVEXA Lentes Esféricas: construção CÔNCAVO-CONVEXA Lentes Esféricas: construção BICÔNCAVA

Leia mais

Aula de Véspera - Inv-2009 Professor Leonardo

Aula de Véspera - Inv-2009 Professor Leonardo 01. Dois astronautas, A e B, encontram-se livres na parte externa de uma estação espacial, sendo desprezíveis as forças de atração gravitacional sobre eles. Os astronautas com seus trajes espaciais têm

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de 2015 - Curitiba - PR

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de 2015 - Curitiba - PR ESTÁGIO DE MATURAÇÃO DAS CATARATAS DE CÃES ATENDIDOS NO SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL TANISE CARBONI DA SILVA 1, MAÍRA HAASE PACHECO 1, MELINA BARBBARA

Leia mais

Construindo a câmara escura

Construindo a câmara escura Construindo a câmara escura Shizue Introdução Captar e registrar imagens tornou-se possível com a câmara escura de orifício. Essa câmara nada mais é do que uma lata, preta por dentro para não refletir

Leia mais

GLAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO

GLAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO GLAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO Introdução Glaucoma de Ângulo Fechado é um tipo de glaucoma que actualmente é designado Glaucoma por Encerramento do Ângulo. Não é o tipo de glaucoma mais frequente na Europa,

Leia mais

ULTRA SOM - HISTÓRIA

ULTRA SOM - HISTÓRIA ULTRA SOM Usa ondas de som para interagir com tecidos Mostra características específicas de tecidos Ondas mecânicas e longitudinais que viajam através da matéria Em ondas longitudinais, o movimento do

Leia mais

Lista de Óptica ESPELHOS ESFÉRICOS. João Paulo I

Lista de Óptica ESPELHOS ESFÉRICOS. João Paulo I Lista de Óptica ESPELHOS ESFÉRICOS 1) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Para que os seguranças possam controlar o movimento dos

Leia mais

Refração luminosa. antes de estudar o capítulo PARTE II

Refração luminosa. antes de estudar o capítulo PARTE II PARTE II Unidade E capítulo 13 Refração luminosa seções: 131 Considerações preliminares 132 Leis da refração 133 Dioptro plano 134 Lâmina de faces paralelas 135 Prisma 136 Refração da luz na atmosfera

Leia mais

Escola Secundária Manuel Cargaleiro

Escola Secundária Manuel Cargaleiro Escola Secundária Manuel Cargaleiro Técnicas Laboratoriais de Física Trabalho elaborado por: Nuno Valverde nº12 Pedro Correia nº16 10ºD Índice Página AS LENTES...3 LENTES CONVEXAS...4 LENTES CÔNCAVAS...5

Leia mais

BIOFÍSICA DA VISÃO Existe a cabeça de um homem na figura. Onde? Olhe abaixo e diga as CORES, não as palavras... Conflito no cérebro: o lado direito do seu cérebro tenta dizer a cor, enquanto o lado

Leia mais

1 Fibra Óptica e Sistemas de transmissão ópticos

1 Fibra Óptica e Sistemas de transmissão ópticos 1 Fibra Óptica e Sistemas de transmissão ópticos 1.1 Introdução Consiste em um guia de onda cilíndrico, conforme ilustra a Figura 1, formado por núcleo de material dielétrico (em geral vidro de alta pureza),

Leia mais

Laboratório Virtual Kit Óptico

Laboratório Virtual Kit Óptico Laboratório Virtual Kit Óptico Reflexão A luz nem sempre se propaga indefinidamente em linha reta: em algumas situações eles podem se quebrar, como acontece quando um espelho é colocado em seu caminho.

Leia mais

Quanto à origem uma onda pode ser classificada em onda mecânica e onda eletromagnética.

Quanto à origem uma onda pode ser classificada em onda mecânica e onda eletromagnética. CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS Podemos classificar as ondas quanto à: sua origem direção de oscilação tipo de energia transportada. ONDAS QUANTO À ORIGEM Quanto à origem uma onda pode ser classificada em onda

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

É um agente físico capaz de sensibilizar os nossos órgãos visuais.

É um agente físico capaz de sensibilizar os nossos órgãos visuais. É um agente físico capaz de sensibilizar os nossos órgãos visuais. Dispersão da luz Luz Branca v Prisma Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Anil Violeta COR Luz: As Primárias São: Vermelho, Verde e Azul

Leia mais

O maior ângulo entre os espelhos, para que se possam enxergar onze imagens inteiras desse objeto, será de: a) 20 b) 30 c) 45 d) 60 e) 120

O maior ângulo entre os espelhos, para que se possam enxergar onze imagens inteiras desse objeto, será de: a) 20 b) 30 c) 45 d) 60 e) 120 Colégio Jesus Adolescente Ensino Médio 1º Bimestre Disciplina Física Setor B Turma 1º ANO Professor Gnomo Lista de Exercício Bimestral Aulas 6 a 8 1) A figura a seguir representa um raio de luz incidindo

Leia mais

Entendendo o Astigmatismo. Introdução. Lentes especiais sem astigmatismo MAS450/854. 9 de março de 2003

Entendendo o Astigmatismo. Introdução. Lentes especiais sem astigmatismo MAS450/854. 9 de março de 2003 Entendendo o Astigmatismo MAS450/854 Primavera 2003 9 de março de 2003 Introdução Lentes especiais sem astigmatismo Lentes cilíndricas cruzadas com astigmatismo o Foco horizontal o Foco vertical o Plano

Leia mais

Mini Glossário. B Blefarite Inflamação das pálpebras.

Mini Glossário. B Blefarite Inflamação das pálpebras. A Acomodação Capacidade do olho em focar a várias distâncias, desde o perto ao longe, por alteração da potência dióptrica do cristalino. Acuidade Visual Capacidade de discriminar dois pontos próximos como

Leia mais

Como n lente = n meioa, não há refração. Ou seja, o sistema óptico não funciona como lente.

Como n lente = n meioa, não há refração. Ou seja, o sistema óptico não funciona como lente. 01 Como n lente = n meioa, não há refração. Ou seja, o sistema óptico não funciona como lente. Como n lente < n meiob, a lente de bordas finas opera como lente divergente. Resposta: A 1 02 A gota de água

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM Os sistemas de cabeamento estruturado foram desenvolvidos

Leia mais

O Ouvido Humano e a Audição

O Ouvido Humano e a Audição 36 Capítulo 4 O Ouvido Humano e a Audição Neste capítulo faremos um estudo sobre o ouvido humano, a fisiologia da audição e a sensibilidade do nosso sistema auditivo. 1. Conceitos básicos sobre a anatomia

Leia mais

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 O olho humano O papel da retina e do cérebro A Pupila - É a estrutura do olho responsável por regular a entrada da quantidade de luz para a formação da imagem; - Em

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

Você sabia que, por terem uma visão quase. nula, os morcegos se orientam pelo ultra-som?

Você sabia que, por terem uma visão quase. nula, os morcegos se orientam pelo ultra-som? A U A UL LA Ultra-som Introdução Você sabia que, por terem uma visão quase nula, os morcegos se orientam pelo ultra-som? Eles emitem ondas ultra-sônicas e quando recebem o eco de retorno são capazes de

Leia mais

Os caracteres de escrita

Os caracteres de escrita III. Caracteres de Escrita Os caracteres de escrita ou letras técnicas são utilizadas em desenhos técnicos pelo simples fato de proporcionarem maior uniformidade e tornarem mais fácil a leitura. Se uma

Leia mais

32. Um sistema termodinâmico realiza um ciclo conforme representado na figura abaixo:

32. Um sistema termodinâmico realiza um ciclo conforme representado na figura abaixo: 0 GABARITO O DIA o PROCESSO SELETIVO/005 FÍSICA QUESTÕES DE 3 A 45 3. Uma fonte de luz monocromática está imersa em um meio líquido de índice de refração igual a,0. Os raios de luz atingem a superfície

Leia mais

)tvlfd,, 0,(QJ4XtPLFD. ²ž6HPHVWUH ÐSWLFD

)tvlfd,, 0,(QJ4XtPLFD. ²ž6HPHVWUH ÐSWLFD )tvlfd,, 0,(QJ4XtPLFD Óptica Geométrica ²ž6HPHVWUH ÐSWLFD Exercício 1: Um feixe de luz cujo comprimento de onda é 650 nm propaga-se no vazio. a) Qual é a velocidade da luz desse feixe ao propagar-se num

Leia mais

SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE

SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE G.D.x PRINCÍPIO O princípio da polarimetria a laser permite medir a espessura da camada de fibras nervosas, na região peripapilar, devido às propiedades birrefringentes desta camada. BIRREFRINGÊNCIA (Dupla

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS PERÍODO

CONTEÚDOS OBJETIVOS PERÍODO ESCOLA BÁSICA2,3 EUGÉNIO DOS SANTOS 2013 2014 página 1 ESCOLA BÁSICA DO 2.º E 3.º CICLOS EUGÉNIO DOS SANTOS PLANIFICAÇÃO E METAS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

Comunicação da informação a curta distância. FQA Unidade 2 - FÍSICA

Comunicação da informação a curta distância. FQA Unidade 2 - FÍSICA Comunicação da informação a curta distância FQA Unidade 2 - FÍSICA Meios de comunicação É possível imaginar como seria o nosso mundo sem os meios de comunicação de que dispomos? Os * * * * Aparelhos de

Leia mais

Fenómenos Ondulatórios. Reflexão, refracção, difracção

Fenómenos Ondulatórios. Reflexão, refracção, difracção Fenómenos Ondulatórios Reflexão, refracção, difracção Natureza dualística da radiação electromagnética A radiação electromagnética é um fenómeno ondulatório envolvendo a propagação de um campo magnético

Leia mais

Unidade IV. Aula 20.1 Conteúdo. Óptica, Ser humano e Saúde. Os defeitos da visão e as lentes corretoras. INTERATIVIDADE FINAL

Unidade IV. Aula 20.1 Conteúdo. Óptica, Ser humano e Saúde. Os defeitos da visão e as lentes corretoras. INTERATIVIDADE FINAL Unidade IV Óptica, Ser humano e Saúde Aula 20.1 Conteúdo Os defeitos da visão e as lentes corretoras. 2 Habilidade Reconhecer características ou propriedades dos instrumentos ópticos e a óptica da visão,

Leia mais

Teste de Avaliação 3 A - 06/02/2013

Teste de Avaliação 3 A - 06/02/2013 E s c o l a S e c u n d á r i a d e A l c á c e r d o S a l Ano letivo 201 2/2013 Física e Química A Bloco II (11ºano) Teste de Avaliação 3 A - 06/02/2013 1. Suponha que um balão de observação está em

Leia mais

ÓPTICA GEOMÉTRICA MENU DE NAVEGAÇÃO LENTES ESFÉRICAS. LENTES CONVERGENTES Elementos

ÓPTICA GEOMÉTRICA MENU DE NAVEGAÇÃO LENTES ESFÉRICAS. LENTES CONVERGENTES Elementos LENTES ESFÉRICAS ÓPTICA GEOMÉTRICA MENU DE NAVEGAÇÃO Clique em um item abaixo para iniciar a apresentação LENTES CONVERGENTES Elementos Propriedades Construção Geométrica de Imagens LENTES DIVERGENTES

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 32 ACÚSTICA

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 32 ACÚSTICA FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 32 ACÚSTICA (FIOLHAIS, C. Física divertida. Brasília: UnB, 2001 [Adaptado].) Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto? a) Ao se esconder

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CIÊNCIAS. Conteúdo: - Ótica

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CIÊNCIAS. Conteúdo: - Ótica Conteúdo: - Ótica Habilidades: - Entender a propagação da luz e suas aplicações Dispersão da luz A dispersão da luz consiste em um fenômeno onde a luz branca VERMELHO ALARANJADO AMARELO VERDE AZUL ANIL

Leia mais

ENEM 2014/2015 Física (Prova Amarela) Prof. Douglas Almeida

ENEM 2014/2015 Física (Prova Amarela) Prof. Douglas Almeida Questão 46 Nesta questão, o candidato precisa saber que um filtro de luz realiza a refração seletiva, deixando passar as cores que o compõe e absorvendo substancialmente as outras cores. Assim, para absorver

Leia mais

Princípios da Ultrassonografia

Princípios da Ultrassonografia Princípios da Ultrassonografia Ana Paula Araujo Costa Es pecialista em Residênica Médico-Veterinária (Diagnóstico por Imagem) Mes tranda em Ciência Animal Conceitos Gerais Exame altamente interativo Interpretação

Leia mais

EXPERIMENTO N o 6 LENTES CONVERGENTES INTRODUÇÃO

EXPERIMENTO N o 6 LENTES CONVERGENTES INTRODUÇÃO EXPERIMENTO N o 6 LENTES CONVERGENTES INTRODUÇÃO Ao incidir em uma lente convergente, um feixe paralelo de luz, depois de passar pela lente, é concentrado em um ponto denominado foco (representado por

Leia mais

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Introdução Você já deve ter reparado que, quando colocamos

Leia mais

QUESTÃO 01. a) Qual a temperatura do forno? b) Qual a variação de energia interna do bloco do latão. QUESTÃO 02

QUESTÃO 01. a) Qual a temperatura do forno? b) Qual a variação de energia interna do bloco do latão. QUESTÃO 02 Quando necessário considere: g = 10 m/s 2, densidade da água = 1 g/cm 3, 1 atm = 10 5 N/m 2, c água = 1 cal/g. 0 C, R = 8,31 J/mol.K, velocidade do som no ar = 340 m/s e na água = 1500 m/s, calor específico

Leia mais

materiais ou produtos,sem prejudicar a posterior utilização destes, contribuindo para o incremento da

materiais ou produtos,sem prejudicar a posterior utilização destes, contribuindo para o incremento da Definição De acordo com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos, ABENDE, os Ensaios Não Destrutivos (END) são definidos como: Técnicas utilizadas no controle da qualidade, d de materiais ou

Leia mais

Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética Retinopatia Diabética A diabetes mellitus é uma desordem metabólica crónica caracterizada pelo excesso de níveis de glicose no sangue. A causa da hiper glicemia (concentração de glicose igual ou superior

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Homocistinúria Clássica

Homocistinúria Clássica Homocistinúria Clássica Texto: Ida Vanessa D. Schwartz Ilustrações: Matheus Wilke Serviço de Genética Médica/HCPA, Departamento de Genética /UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil Esta publicação é destinada

Leia mais

CRESEMS, CISCOPAR e 20ª. Regional de Saúde Toledo PR PROTOCOLOS CLÍNICOS ESPECIALIZADOS

CRESEMS, CISCOPAR e 20ª. Regional de Saúde Toledo PR PROTOCOLOS CLÍNICOS ESPECIALIZADOS CRESEMS, CISCOPAR e 20ª. Regional de Saúde PROTOCOLOS CLÍNICOS ESPECIALIZADOS OFTALMOLOGIA Pré-requisitos: História clínica detalhada; Exame físico completo; Exames complementares essenciais conforme o

Leia mais

O SOM E SEUS PARÂMETROS

O SOM E SEUS PARÂMETROS O SOM E SEUS PARÂMETROS Você já percebeu como o mundo está cheio de sons? Mas você já parou para pensar o que é o SOM? Pois bem, som é tudo o que nossos ouvidos podem ouvir, sejam barulhos, pessoas falando

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

ÓPTICA GEOMÉTRICA MENU DE NAVEGAÇÃO. LENTES ESFÉRICAS LENTES CONVERGENTES Elementos

ÓPTICA GEOMÉTRICA MENU DE NAVEGAÇÃO. LENTES ESFÉRICAS LENTES CONVERGENTES Elementos ÓPTICA GEOMÉTRICA MENU DE NAVEGAÇÃO Clique em um item abaixo para iniciar a apresentação LENTES ESFÉRICAS LENTES CONVERGENTES Elementos Propriedades Construção Geométrica de Imagens LENTES DIVERGENTES

Leia mais

Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI

Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI Especificação técnica de Videodetecção ECD/DAI 1. Esta Especificação destina se a orientar as linhas gerais para o fornecimento de equipamentos. Devido às especificidades de cada central e de cada aplicação,

Leia mais

Relatório Final de Instrumentação de Ensino F809 Ótica e Problemas da Visão

Relatório Final de Instrumentação de Ensino F809 Ótica e Problemas da Visão Relatório Final de Instrumentação de Ensino F809 Ótica e Problemas da Visão Aluna: Gabriela Simone Lorite RA 008769 Orientador: Lucila Cescato Universidade Estadual de Campinas Junho/2004 Resumo O olho

Leia mais

1- Fonte Primária 2- Fonte Secundária. 3- Fonte Puntiforme 4- Fonte Extensa

1- Fonte Primária 2- Fonte Secundária. 3- Fonte Puntiforme 4- Fonte Extensa Setor 3210 ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Calil A Óptica estuda a energia denominada luz. 1- Quando nos preocupamos em estudar os defeitos da visão e como curá-los, estamos estudando a Óptica Fisiológica. Estudar

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA Imagenologia: Técnicas Radiológicas II Prof. Msc Ana Paula de Souza Paixão Biomedicina 5º P Método de diagnóstico

Leia mais

Capítulo 4 Trabalho e Energia

Capítulo 4 Trabalho e Energia Capítulo 4 Trabalho e Energia Este tema é, sem dúvidas, um dos mais importantes na Física. Na realidade, nos estudos mais avançados da Física, todo ou quase todos os problemas podem ser resolvidos através

Leia mais

Experimentos com o Microfone de Tablets e Smartphones. Leonardo Pereira Vieira & Carlos Eduardo Aguiar

Experimentos com o Microfone de Tablets e Smartphones. Leonardo Pereira Vieira & Carlos Eduardo Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Prossional em Ensino de Física Experimentos com o Microfone de Tablets e Smartphones Leonardo

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo 1º Bimestre

Programa de Retomada de Conteúdo 1º Bimestre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo 1º

Leia mais

Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo

Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo INTRODUÇÃO Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo Bursite do olécrano é a inflamação de uma pequena bolsa com líquido na ponta do cotovelo. Essa inflamação pode causar muitos problemas no cotovelo.

Leia mais

Classificação das fontes Todos os corpos visíveis são fontes de luz e podem classificar-se em primária ou secundária.

Classificação das fontes Todos os corpos visíveis são fontes de luz e podem classificar-se em primária ou secundária. Luz: é uma onda eletromagnética, que tem comprimento de onda (do espectro visível) na faixa de 400 nm a 700 nm (nm = nanômetros = 10-9 m). Além da luz visível, existem outras onda eletromagnéticas om diferentes

Leia mais

Física. Resolução. Q uestão 01 - A

Física. Resolução. Q uestão 01 - A Q uestão 01 - A Uma forma de observarmos a velocidade de um móvel em um gráfico d t é analisarmos a inclinação da curva como no exemplo abaixo: A inclinação do gráfico do móvel A é maior do que a inclinação

Leia mais

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas A UU L AL A Cotagens especiais Você já aprendeu a interpretar cotas básicas e cotas de alguns tipos de elementos em desenhos técnicos de modelos variados. Mas, há alguns casos especiais de cotagem que

Leia mais

ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 9. OS A/B/C PROF. A GRAZIELA

ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 9. OS A/B/C PROF. A GRAZIELA ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 9. OS A/B/C PROF. A GRAZIELA QUESTÃO 1) Atente para a ilustração e os fragmentos de texto abaixo. Utilize-os para responder aos itens da questão 1. [ 1 ] Em muitos parques

Leia mais

DEFIJI Semestre2014-1 10:07:19 1 INTRODUÇÃO

DEFIJI Semestre2014-1 10:07:19 1 INTRODUÇÃO 1 DEFIJI Semestre2014-1 Ótica Lentes Esféricos Prof. Robinson 10:07:19 1 O ÍNDICE DE REFRAÇÃO INTRODUÇÃO Quando a luz passa de um meio para outro, sua velocidade aumenta ou diminui devido as diferenças

Leia mais