2 Revisão da Literatura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 Revisão da Literatura"

Transcrição

1 15 2 Revisão da Literatura Com o objetivo de avaliar e comparar a resistência de materiais totalmente cerâmicos e suas terminações cervicais utilizadas na confecção de próteses fixas investigou-se na literatura trabalhos sobre cerâmicas odontológicas, como também estudos suportados pela metodologia de elementos finitos Histórico das cerâmicas odontológicas Pacheco [2] afirmou em seu trabalho que no século XVIII um alquimista, a serviço do Rei Frederico Augusto I da Saxônia, descobriu o verdadeiro segredo da manufatura das porcelanas chinesas, apesar do seu aparecimento datar do ano 3000 AC. Em 1776, Adam Anton Brunner descreveu uma técnica chamada de pivot, onde eram introduzidos pedaços de madeira no canal dentário. A madeira dilatava pela umidade proporcionando maior retenção às restaurações, as quais eram confeccionadas de osso, de marfim ou de dentes de animais [3]. Aos poucos estas restaurações foram sendo substituídas por porcelanas, e, em 1802, o primeiro pivot cerâmico foi descrito por Dubois de Chemant [3]. Logo em seguida, os profissionais de odontologia preocuparam-se na formação de espaços mais adequados a serem confeccionados nos dentes com o intuito de melhorar a introdução das restaurações. Tais preparações cavitárias nos dentes que receberiam coroas pivot eram produzidas com serras ou lâminas [3].

2 16 [4]. Em 1808, na Itália, Fonzi produziu o primeiro dente unitário de material cerâmico Um farmacêutico de nome Duchâteau associou-se ao cirurgião-dentista Nicholas Dubois de Chemant, conseguindo confeccionar uma série de próteses totalmente cerâmicas [2]. Jones [5] relatou que as primeiras restaurações em cerâmica pura do tipo inlay foram construídas em 1886, assim como a confecção, com certo sucesso, de coroas de porcelana. O maior uso das porcelanas dentárias foi, entretanto, entre os anos de 1900 e 1920 onde Brewster desenvolveu um material cerâmico de média fusão e Jenkins um de baixa fusão (988 o C) [5]. No final dos anos 30 as porcelanas tradicionais usadas em Odontologia foram classificadas em: cerâmicas de alta fusão (1200 a 1450 o C), cerâmicas de média fusão (1050 a 1200 o C) e cerâmicas de baixa fusão (850 a 1050 o C). Contudo, Fitzgerald e Paffenbarger concluíram que não havia diferença significante na resistência entre estas porcelanas [5]. Em 1955, com a introdução da técnica de condicionamento ácido da dentina feita por Buonocore, as restaurações dentárias de porcelana sofreram um declínio em prol das restaurações de resina acrílica [6]. Porém, é indiscutível a superioridade das restaurações cerâmicas no que diz respeito à sua resistência frente ao carregamento mastigatório e, conseqüentemente, ao seu tempo de vida útil Cerâmicas odontológicas: propriedades e análise de tensões A fabricação da cerâmica dental está relatada na patente US [7] e caracteriza-se por ser um material heterogêneo que possui uma fase vítrea e outra cristalina. A fase cristalina é composta basicamente pela sílica (SiO 2 ), pelo potássio (K 2 O) e pela alumina (Al 2 O 3 ). O material de base da porcelana dental é a sílica (SiO 2 ), que pode

3 17 existir na forma cristalina como o quartzo, cristobalita e tridimita, ou como um vidro amorfo chamado sílica fundida. O feldspato, que é um mineral natural, serve de matriz para o quartzo. Misturado com outros óxidos metálicos e queimado em altas temperaturas, o feldspato forma a fase vítrea que é capaz de amolecer e fluir lentamente, permitindo que as partículas de pó se aglutinem no processo chamado sinterização. As propriedades das porcelanas são afetadas pelos tipos de cristais formados na sua micro-estrutura e pela quantidade de crescimento dos grãos entre sua matriz [6]. O feldspato sofre então, fusão incongruente, ou seja, forma um líquido e um material cristalino diferente, formando cristais de leucita explorados na confecção de porcelanas dentais para fusão em metal, característica esta das porcelanas feldspáticas [6]. Em 1976 foi introduzido o uso da alumina como fase reforçante na confecção de restaurações cerâmicas. As porcelanas alumínicas resultaram, então, em uma significativa melhora na resistência das mesmas e substituíram quase que completamente as coroas de porcelana feldspática [8]. Em 1983 foi criado o sistema Procera All Ceram. Este sistema caracteriza-se por possuir um casquete sinterizado, extremamente denso, feito de óxido de alumínio, não apresentando porosidades. Este casquete, junto com a cerâmica de corpo, ou seja, a cerâmica que será aplicada sobre o casquete, proporciona à restauração uma resistência mecânica na ordem de 687 MPa, além de apresentar uma excelente translucidez [9,10]. Bessing [11] citou em seu artigo que em 1984 foi introduzido o primeiro sistema de vidro-cerâmico fundível na fabricação de porcelanas dentais denominado Dicor (Dentisply/York Division, Dentisply International, Inc.,York, Pa.) Também em 1984, Banks [12] descreveu a introdução de outro vidro-cerâmico, o fosfato de cálcio, na produção de porcelanas dentais. De acordo com Anusavise [13], as cerâmicas adquiriram, nestas duas últimas décadas, propriedades que permitem o seu emprego isoladamente sem a necessidade do reforço com estrutura metálica. Em 1987, Claus descreveu a técnica Hi-Ceram que utiliza uma infra-estrutura cerâmica de alto conteúdo de alumina na restauração. Posteriormente, em 1990, foi introduzido o sistema Vita In-Ceram, no qual obtém-se um tipo de restauração com uma infra-estrutura de alumina de alta dureza, infiltrada por vidro, possibilitando, inclusive, a confecção de próteses fixas de 03 elementos sem metal [6].

4 18 Em 1990 foi lançado no mercado um sistema que emprega calor-pressão, denominado IPS-Empress (Ivoclar) e alguns anos depois o IPS-Empress 2 (Ivoclar), uma cerâmica reforçada por dissilicato de lítio injetada por pressão para confecção de próteses fixas de até 3 elementos totalmente cerâmicas, com resistência flexural da ordem de 350 MPa e excelente translucidez [14]. Probster e Diehl [15] afirmaram que o processo de sinterização da cerâmica In- Ceram ocorre praticamente sem contração e, conseqüentemente, permite uma excelente adaptação da restauração ao dente, enquanto que a infiltração do vidro durante o processo deixa uma estrutura cerâmica praticamente livre de porosidades resultando em alta resistência da restauração ao carregamento mastigatório. Magne & Belser [16], em uma avaliação clínica de restaurações confeccionadas com cerâmica aluminizada infiltrada por vidro, observaram uma relativa opacidade da alumina. Entretanto, a cerâmica denominada In-Ceram Spinell, reforçada com óxido de magnésio e alumina, apresentou a capacidade de se misturar opticamente com o substrato, resultando em um melhor efeito estético. Sorensen et al. [17], através de uma pesquisa clínica de 3 anos, avaliaram 61 próteses parciais fixas em dentes anteriores e posteriores confeccionadas de In-Ceram Alumina e concluíram que as cerâmicas reforçadas são 100% confiável para dentes anteriores, não representando o mesmo para dentes posteriores. Höland et al. [18] analisaram as micro-estruturas dos vidros cerâmicos de IPS- Empress e IPS-Empress 2 em microscopia eletrônica de varredura. Foram também determinados os valores comparativos das principais propriedades físicas e mecânicas, concluindo-se que as propriedades mecânicas do Empress 2 são superiores ao da primeira versão, principalmente com relação à sua resistência flexural, apresentando valores de 112 MPa e 400 MPa, respectivamente. Os autores concluíram que o IPS Empress 2 pode ser utilizado para fabricar pontes fixas de 3 unidades até o segundo prémolar. Lee e Wilson [19] investigaram a resistência à fratura de coroas totais em porcelana aluminizada sobre núcleos coronários com diferentes módulos de elasticidade. A carga necessária para a fratura mostrou-se mais elevada quanto maior fosse o valor de módulo de elasticidade do núcleo. Concluíram que seria apropriado recomendar a utilização de núcleos coronários com alto módulo de elasticidade em dentes que receberiam restaurações de cerâmica pura.

5 19 O Brien [1] após uma revisão dos principais mecanismos de reforço para porcelanas dentais concluiu que todos os novos sistemas de cerâmicas reforçadas, encontrados no mercado são confiáveis para coroas em dentes anteriores, mas podem não apresentar sucesso para coroas totais em dentes posteriores e pontes fixas. Salientou também que a cimentação da restauração utilizando a técnica de adesão à dentina é um fator significante para o sucesso final deste tipo de procedimento, pois reduz concentrações de tensões na coroa cerâmica. Tinschert et al. [20] avaliaram vários sistemas cerâmicos através de ensaio de resistência flexural, e concluíram que apenas In-Ceram Alumina, Vitadur Alpha (Vita), Zirconia (TZP) e IPS-Empress 2 apresentaram valores mais elevados, sendo estas cerâmicas as mais confiáveis para aplicação odontológica. Drummond et al. [21] avaliaram a resistência flexural de seis sistemas cerâmicos através de carregamento estático e cíclico, dos quais quatro grupos eram formados por cerâmica reforçada por leucita, um grupo por cerâmica feldspática de baixa fusão e o outro por uma cerâmica experimental reforçada por dissilicato de lítio. Apesar dos valores dos sistemas cerâmicos reforçados serem superiores aos da porcelana feldspática, os autores afirmaram que estes materiais, na cavidade oral, podem ser susceptíveis à fadiga por ciclagem resultando em uma diminuição significante da longevidade das restaurações de cerâmica pura. Gorman et al. [22] afirmaram que os benefícios dos sistemas de cerâmica fundida injetada por pressão, quando comparados aos métodos tradicionais de sinterização são a diminuição de porosidade, o aumento da resistência flexural e uma excelente adaptação marginal no elemento dental. Cattell et al. [23] desenvolveram uma formulação experimental de cerâmica reforçada com partículas menores de leucita (1-2µm) para ser fundida e injetada por pressão. Foram realizados ensaios de resistência flexural, e as cerâmicas experimentais tiveram valores maiores (122,8 ± 24,1 MPa) quando comparados aos obtidos pela cerâmica Empress (104,0 ± 23,3 MPa). Os autores concluíram desta forma, que a inclusão de partículas menores de leucita na matriz vítrea, associada a uma distribuição mais homogênea das mesmas, produziu microtrincas mínimas e um aumento significante da resistência flexural.

6 20 Kelly et al. [4] relataram as perspectivas das cerâmicas utilizadas para restaurações odontológicas. Os autores determinaram as tensões geradas nas cerâmicas por ensaios de flexão. Os resultados variaram de acordo com o tipo de processamento dos corpos de prova e a metodologia utilizada indicando que as condições de superfície, assim como o processo de fabricação da cerâmica influenciam nos resultados finais. Portanto, devido a estas variáveis, não se deve atribuir valores absolutos de resistência flexural às cerâmicas. Pfeiffer [24] realizou ensaios de flexão em 20 corpos de prova, sendo 10 deles confeccionados convencionalmente com óxido de alumínio cerâmico do sistema In- Ceram, e os outros 10 corpos de prova utilizando o sistema de Flemming-Ceram, onde um vidro é infiltrado no óxido de alumínio cerâmico. O autor concluiu que apesar do sistema Flemming-Ceram ter revelado valores de flexão inferiores ao In-Ceram convencional, o mesmo apresentava valores maiores que o de referência da ISO 6872, que não deve ser menor que 100 MPa. Num trabalho de verificação de resistência flexural em cerâmicas prensadas de zircônia, Lee [25] variou os valores de pressão/temperatura para a sinterização do pó cerâmico. Tais variações não mostraram diferenças significativas. Mitchell et al [26] determinaram a resistência flexural de três sistemas cerâmicos pelo ensaio de quatro pontos a uma velocidade de 0.01 in/min. Dois grupos (P e C) eram formados por cerâmica feldspática e um terceiro grupo (V), formado por cerâmica aluminizada. Os corpos de provas com dimensões de 3x3x30mm foram armazenados por sete dias a 22 o C a uma umidade relativa de 50%. Os autores encontraram os seguintes valores para resistência flexural das cerâmicas: grupo V = MPa, grupo P = MPa e grupo C = MPa. Inúmeros trabalhos têm sido realizados por diversos autores com o objetivo de determinar a força exata de mastigação. De acordo com Anusavice [13], a força mastigatória pode variar de um individuo para outro dependendo de sua raça, sexo ou idade, além de variar de uma área da boca à outra. Na região dos molares, a variação pode se dar de 400 a 890 N, na região dos pré-molares de 222 a 445 N, e nos dentes anteriores a força de mastigação pode variar de 89 a 334 N. Imanishi [27] avaliou a distribuição de tensões em um primeiro molar inferior com coras totalmente cerâmicas confeccionados por Dicor, Empress, In-Ceram e Empress 2 através do método de elementos finitos. Primeiramente, os autores simularam um força

7 21 mastigatória de 600N aplicada verticalmente na coroa, depois variaram os vetores de força em três pontos, um horizontalmente, outro num ângulo de 45 o e o último aplicado verticalmente, sendo cada vetor com uma carga de 225N. Os autores concluíram que há concentração de tensões na região oclusal e nas áreas de contatos das coroas totalmente cerâmicas posteriores e que a carga 600N, aplicada numa direção horizontal constitui um fator crítico Princípios de preparos e cimentação para coroas totalmente cerâmicas Alguns princípios de preparação cavitária no dente que receberá uma prótese devem ser considerados com o intuito de garantir o sucesso do tratamento restaurador. Tais princípios visam, principalmente, o restabelecimento funcional e estético do elemento dental, preservando o máximo de tecido dentário, sem com isso, interferir nas propriedades mecânicas da restauração e no seu desempenho funcional Preservação da estrutura dentária Com o desenvolvimento das coroas de jaqueta em porcelana iniciado por Charles Henry Land, houve uma mudança nas diretrizes dos preparos dentários, onde os mesmos deveriam, a partir de então, preservar estrutura dentária para que pudesse haver retenção das coroas de jaqueta [28,29,30,31]. Portanto, atualmente preconiza-se que a restauração protética, além de substituir as estruturas dentárias perdidas, deve resguardar o tecido dentinário remanescente. Sempre que possível deve-se manter as superfícies do dente que permaneceram intactas e sadias, preservando, desta maneira, a vitalidade dental.

8 Retenção A retenção mecânica diminui a possibilidade de deslocamento da prótese ao longo de seu eixo de inserção. Este deslocamento relaciona-se com o desenho geométrico do preparo dentário no qual será introduzida uma restauração. Para se obter uma retenção adequada da restauração no dente, as paredes do preparo devem ser as mais paralelas possíveis entre si, com uma ligeira conicidade média de 10 entre as paredes opostas, obtida através da utilização de brocas específicas para o preparo cavitário. Em 1923, Prothero [3] afirmou que a convergência das paredes axiais deveria estar entre 2 o e 5 o e mais de 30 anos se passaram até que se preconizassem uma modificação nestas angulações. Em 1955, Jorgensen [32] testou a retenção de coroas com várias convergências oclusais no preparo, encontrando maiores valores retentivos para as angulações de 5 o. Wilson e Chan [33] relataram que a máxima retenção de uma restauração acontecia quando a convergência oclusal se encontrava entre 6 o e 12 o. De acordo com os autores, o preparo deve ser planejado de modo que mantenha a estabilidade da prótese frente a forças oblíquas, evitando qualquer movimentação da restauração protética quando submetida a forças de mastigação. Quanto maior for a superfície de preparo, maior será a retenção proporcionada à prótese. A altura ocluso-gengival é um fator importante para a retenção à medida que um preparo mais longo terá mais superfície de dente, portanto, melhor retenção. Logo, em preparos curtos ou com pouca altura de dente deve-se diminuir a conicidade da parede dentária preparada, deixando-a o mais paralela possível. [34] Entretanto, estudos sobre a geometria da margem cervical, ângulo de convergência das paredes axiais e profundidade dos preparos tem sido considerados contraditórios por diversos autores. [35,36].

9 Estabilidade estrutural O preparo do dente a ser restaurado deve ser realizado de forma que a prótese possa ter uma espessura suficiente de material para resistir às forças oclusais, sem que ocorra uma deformação ou fratura da mesma. Logo, reduções axiais e oclusais insuficientes determinarão uma prótese com paredes finas e sujeita à falhas. Contudo, restaurações com contornos exagerados e que não reproduzam a forma original do dente poderão causar futuros problemas aos tecidos periodontais, indicando que o planejamento cuidadoso do preparo do dente a ser realizado proporciona maiores chances de sucesso ao tratamento restaurador [34]. A espessura de desgaste na região cervical diverge na literatura, embora, nunca deva ser menor que 1 mm, para impedir que a futura coroa tenha um sobrecontorno, ou então, que a espessura da porcelana na região cervical torne-se muito fina, podendo ocorrer fratura, sendo que em ambas as situações há um prejuízo na estética [37]. Finalmente, as paredes do preparo devem ser lisas, assim como os ângulos internos arredondados, objetivando minimizar possíveis concentrações de tensões que poderiam ocasionar trincas na restauração [38] Integridade das margens do preparo A falta de integridade das margens do preparo é um dos principais motivos relacionados ao insucesso de um tratamento restaurador. As margens do preparo devem se localizar, sempre que possível, em regiões onde se possa realizar um acabamento ideal à restauração e onde o paciente possa manter boa higienização, visando impedir eventuais infiltrações na restauração, o que poderia provocar recidivas de cáries. Peutzfeldt e Asmussen [39] em uma investigação para determinar se a combinação de propriedades físicas refratárias da porcelana poderia aumentar a exatidão marginal de restaurações inlays, demonstraram que porcelanas fabricadas com o sistema

10 24 de propriedades combinadas Fortune apresentam menos fendas marginais do que outros sistemas não combinados Polyvest ou Vita produzindo melhor adaptação clínica das restaurações com conseqüente menor camada do agente de união. Kern et al. [40] relataram que para se manter uma boa integridade marginal, é prudente que o preparo dentário para as restaurações em porcelana tenha, a nível cervical, um bordo de 1 a 2 mm não biselado. Em um estudo clínico visando mensurar o desgaste de vários tipos de agentes adesivos em sistemas de restaurações inlays de cerâmica e de resina, Donovan e Cho [41] concluíram que os espaços interfaciais denominados gaps variaram consideravelmente para todos os sistemas investigados, sendo que os gaps com dimensões de 100µm a 150µm propiciaram uma maior infiltração marginal aumentando a probabilidade de cáries reincidentes. Prakki e Carvalho [42] estudaram as características e as considerações clínicas dos cimentos resinosos e observaram que a integridade marginal é influenciada pelo tamanho e forma do espaço entre a restauração e seu agente cimentante, assim como pela viscosidade do cimento utilizado, sendo que espaços superiores a 100µm acarretam de 3 a 14% de perda na qualidade de adesão Cimentação da restauração O tipo de cimentação utilizada para reter a restauração influencia na sua estabilidade e conseqüente desempenho funcional. A cimentação através de um sistema de condicionamento ácido e adesão química entre a restauração e a dentina minimiza o risco de deslocamento da prótese. O material empregado como agente cimentante deve possuir uma grande adesividade à estrutura dental e ao material restaurador, proporcionando resistência às tensões de tração, compressão e cisalhamento. O condicionamento ácido da dentina e a utilização de um cimento resinoso de baixa viscosidade promovem a retenção da restauração pela polimerização das porções do cimento que penetram nas irregularidades formadas pelo ataque ácido [43].

11 25 As coroas estéticas totalmente cerâmicas e as próteses livres de metal devem ser fixadas no elemento dental com cimentos resinosos autopolimerizáveis ou de dupla polimerização. A utilização desses tipos de cimento deve-se ao fato da espessura da restauração limitar a penetração da luz, e com isso, interferir na completa polimerização dos cimentos resinosos do tipo fotopolimerizáveis. Krejci et al. [44] compararam, através de testes mecânicos como carregamento oclusal, ciclagem térmica, abrasão e degradação química, a adaptação marginal de cerâmicas inlays e demonstraram que os testes causaram uma deterioração marginal das cerâmicas independente da técnica de fabricação usada, reafirmando a necessidade da utilização de adesivos dentinários para selamento da restauração. Kato [45] avaliou a presença, localização e extensão de gaps interfaciais de contração em cerâmicas inlays cimentadas com diversas resinas compostas em cavidades dentárias. A espessura do filme de cimento foi de 200µm e os resultados obtidos revelaram a ausência de gaps marginais, porém gaps de contração ocorreram por toda interface dentina-cimento variando de 1.6 a 7.1 µm, não ocorrendo na interface cimento-cerâmica. Cho et al. [46] avaliando a variação de design dos preparos cavitários relatou que a influência do filme de agentes cimentantes resinosos na interface do material restaurador e do dente, e concluíram que, levando em conta propriedades físicas e clínicas de agentes cimentantes resinosos, a espessura do cimento na ordem 100 µm permite uma ótima performance. Mou et al [47] afirmaram, baseados em estudos de resistência de cimentos adesivos que uma cimentação entre 50 a 100 µm tem sido considerada aceitável. Sedimentam ainda que uma angulação de paredes axiais ideal é a que margeia os 10 o de convergência. Rosentritt et al. [48] sugeriram que a interface de cimento resinoso não deve exceder 100 µm. Além disso, uma camada muito espessa de cimento resinoso abaixo da restauração poderia reduzir o suporte dentário levando a fratura da cerâmica.

12 Configurações de terminações cervicais em preparos dentários para coroas totalmente cerâmicas. As restaurações cerâmicas, principalmente aquelas introduzidas no segmento posterior da boca, requerem alguns procedimentos para garantir sua longevidade. Uma prótese somente irá durar no meio bucal se suas margens estiverem perfeitamente adaptadas ao preparo, isto é, adaptadas à linha de contorno marginal do preparo. Logo, dentre os procedimentos relativos à técnica de preparação do dente que receberá uma futura restauração, pode-se relacionar os tipos de terminações cervicais ou limites cervicais do preparo dental como de fundamental importância. Todo limite cervical deve ser preparado em tecido dentário, preferencialmente em esmalte, e deve ser uniforme e liso [37] Terminação cervical em ombro ou degrau Neste tipo de término, representado na Figura 1, a parede axial do preparo dental deve formar um ângulo de 90 com a parede cervical, proporcionando uma linha nítida e definida nesta região. O degrau formado por esta angulação permite uma boa espessura do material restaurador, diminuindo os riscos de fratura e melhorando a estética devido ao espaço aumentado. O desgaste desta região deve ser de 1,5 a 2,5 mm para coroas totalmente cerâmicas, o que propicia um adequado volume de material e geometria que, normalmente, não ocasionam deformações permanentes, o que significa em termos clínicos, fratura da coroa [49,50].

13 27 Figura 1 - Terminação cervical em ombro [49] Terminação cervical em ombro arredondado Este tipo de terminação cervical é similar à anterior (ombro reto), também formando um plano cervical de 90 o com o plano axial, porém arredondado nas junções das paredes cervicais com as paredes axiais, ou seja, arredondado na linha entre as duas paredes perpendiculares. Tal arredondamento visa minimizar concentrações de tensões nesta região que poderiam ocorrer devido à existência de ângulos vivos. O desgaste deve ser realizado com uma espessura de 1,5 mm a 2,5 mm para as coroas totalmente cerâmicas [49].

14 Terminação cervical em chanfro Figura 2 - Terminação cervical em chanfro [49]. Neste tipo de término, visualizado em detalhes na figura 2, as paredes axiais são preparadas com suas terminações em forma de meia-lua até a região cervical. Este tipo de preparo fornece uma linha terminal bem definida facilitando a visualização dos contornos da restauração, além de permitir uma espessura de material restaurador suficiente para resistir às cargas oclusais, dada a distribuição uniforme de esforços. O desgaste deve ser feito com espessura de 1,5 mm a 2,5 mm para coroas totalmente cerâmicas. Tal preparo tem sido largamente empregado na maioria das coroas totais, tanto metalo-cerâmicas como totalmente metálicas ou totalmente cerâmicas [49,50]. A ocorrência de tensões relacionadas à terminação cervical de coroas totalmente cerâmicas foi investigada por Goodacre et al. [51]. Os autores mensuraram as tensões originadas por carregamentos em coroas totalmente cerâmicas cimentadas em prémolares com terminações do preparo em chanfro, em ombro e em ombro arredondado. Os resultados demonstraram que as terminações em chanfro eram significativamente menos resistentes que as demais. Os autores afirmaram ainda, que nenhum estudo

15 29 científico comprova que a terminação cervical em chanfro é melhor do que os outros tipos de terminações cervicais. Entretanto, Edelhoff et al. [52] concluíram, em seus estudos, que coroas totalmente cerâmicas em dentes anteriores naturais cimentadas com agentes resinosos não apresentavam diferenças significativas quanto às terminações cervicais em ombro, ombro arredondado ou chanfro. Concluíram, portanto, que as terminações tanto em ombro como em chanfro podem ser recomendadas para coroas totais de cerâmica pura. Goodacre et al. [51] após um estudo sobre preparos dentários para coroas totais, concluíram que a seleção do tipo de terminação cervical para coroas totalmente cerâmicas deveria ser feita pela preferência pessoal do profissional e pela condição específica de cada caso. Também concluíram que tanto o ombro quanto o chanfro podem ser utilizados em coroas totais metal free Método de elementos finitos A industria aeroespacial, com o objetivo de simplificar soluções complexas, desenvolveu a teoria dos elementos finitos na década de 50 [53]. Segundo Kitoh et al. [53] o método de elementos finitos foi teorizado por Turner et al. [54] e, desde então, vem sendo aplicado na análise de várias situações presentes na engenharia, particularmente em transferência de calor e mecânica dos sólidos e fluidos. Porém, de acordo com Huebner e Thornton [55], este método foi utilizado pela primeira vez em 1960 por Clough em um estudo sobre problemas de elasticidade plana. A partir do trabalho de Clough, este método foi utilizado extensivamente para análise de tensões lineares, deflexão e vibração em diversas áreas da engenharia. Na verdade, não se sabe ao certo de quem foi à autoria do método de elementos finitos, nem a data precisa em que surgiu. Contudo, matemáticos, físicos e engenheiros vêm trabalhando extensivamente na evolução deste método desde o início de sua elaboração.

16 30 Figura 3 - Modelo a ser processado. Tal metodologia baseia-se na confecção de um modelo matemático que representa geometricamente o objeto a ser analisado, como exemplificado na Figura 3.

17 31 elemento nó Figura 4 - Colocação da malha. Este modelo é subdividido em um determinado número de células denominadas elementos (como o exemplo da Figura 4), que podem se apresentar em formato triangular linear ou quadrático, dependendo da geometria do modelo e do tipo de análise que será realizada [56].

18 32 Figura 5 - Visualização dos nós. Cada elemento é definido por um número determinado de pontos denominados nós (Figuras 4 e 5). Em um modelo bidimensional, os nós são localizados através de um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, nos eixos X e Y, interligando os respectivos elementos.

19 33 FORÇA R E S T R I Ç Õ E S Figura 6 - Imposição das condições de contorno. O conjunto resultante é denominado malha. Atribuem-se aos elementos da malha, propriedades iguais às dos materiais que esses representam no modelo físico real, para posteriormente conferir as mesmas condições de vínculo e carregamento que se desejam estudar no modelo físico real [57]. Este passo pode ser identificado na Figura 6.

20 34 Figura 7 - Representação gráfica das tensões. Os resultados são fornecidos pelo programa através de uma representação gráfica colorida onde se visualiza as áreas mais submetidas às tensões, comparando-as com uma escala de cor. Observa-se esta etapa no exemplo da Figura 7. Após a obtenção dos resultados, os mesmos são comparados com os limites admissíveis do projeto. Pode-se, então, sintetizar a análise por elementos finitos em três passos: préprocessamento, processamento propriamente dito e pós-processamento [58]. O pré-processamento é a etapa onde se prepara o problema que será solucionado. Nesta etapa, modela-se o fenômeno a ser estudado com simplificações que venham a facilitar a análise sem, contudo, influenciar negativamente nos resultados. A seguir, escolhe-se os elementos que constituirão a malha. Logo, o modelo é discretizado, ou seja, subdividido em um número equivalente de elementos finitos, os quais podem ser

21 35 triângulos ou quadriláteros para modelos bi-dimensionais ou tetraedros e hexaedros para modelos tri-dimensionais. Os elementos são interligados por nós, que podem ser internos ou externos. Os deslocamentos destes nós são as incógnitas do problema. A partir deste ponto, introduz-se as condições de contorno do problema, que se caracterizam como as restrições dadas ao modelo, assim como o carregamento a ser aplicado. Finalmente, introduz-se no programa as propriedades elásticas dos materiais envolvidos nas simulações. A etapa do processamento propriamente dito ou módulo de solução, depende da configuração da etapa anterior. A solução baseia-se num algoritmo numérico que objetiva solucionar eficientemente uma equação diferencial com todas as condições impostas ao modelo na primeira etapa. Em certos casos, como na deformação de corpos elásticos, os deslocamentos nodais são as variáveis em estudo para a solução. Muitas vezes, entretanto, outras variáveis como tensões e deformações, devem ser calculadas. Em geral, tensões e deformações são proporcionais às derivadas dos deslocamentos. Finalmente, no pós-processamento, tem-se uma perfeita visualização dos resultados, os quais apresentam ferramentas para procurar, mostrar e conseguir novos cálculos para a análise [59]. Atualmente, o método dos elementos finitos tem sido utilizado na análise de estruturas referentes à cavidade oral, principalmente devido a fato de tal metodologia ser capaz de reproduzir com mais eficácia a fisiologia da mastigação. Diante da recente demanda de novos materiais utilizados na odontologia, este método tem sido bastante útil na avaliação do comportamento mecânico tanto dos materiais restauradores como das estruturas dentárias quando submetidas à esforços funcionais. Apesar das análises numéricas com modelos tri-dimensionais descreverem com mais exatidão o estado de tensões da estrutura, os modelos bi-dimensionais são preferencialmente adotados pelos autores. Tal fato justifica-se pela complexidade das estruturas da cavidade oral, o que dificulta a modelagem precisa dos componentes envolvidos na simulação [60]. Mori et al. [61] estudaram pelo método dos elementos finitos a distribuição de tensões internas geradas sob carga axial de 30 kgf. aplicada em três pontos em um dente natural hígido e em um dente restaurado. Os resultados indicaram maior acúmulo de tensões na metade vestibular tanto no dente hígido quanto no dente restaurado, sendo que as tensões foram mais intensas no ponto de aplicação das cargas nos dois modelos.

22 36 No dente restaurado, as tensões foram maiores devido ao maior módulo de elasticidade dos materiais restauradores, demonstrando que existem diferenças na distribuição das tensões no dente e na base óssea dos dois modelos. Tanaka et al. [62] analisaram as tensões em um incisivo central superior e um primeiro molar inferior sob carga obliqua utilizando o método dos elementos finitos. Os resultados sugeriram que o carregamento oblíquo no dente estirou a superfície de esmalte próxima à junção esmalte-cemento causando deformação plástica nesta região. Imanishi et al. [27] avaliaram a distribuição de tensões em coroas posteriores de cerâmica pura através do método de elementos finitos. As cerâmicas avaliadas foram de camada simples Dicor e Empress e de camada dupla In-Ceram e Empress 2. Foram simuladas a máxima força de mordida (600 N aplicados verticalmente sobre as coroas), e a força de mastigação (225 N aplicados verticalmente, com angulação de 45 o e horizontalmente nas coroas). Os autores concluíram que a resistência das áreas de contato oclusais são importantes para a integridade das coroas cerâmicas posteriores.

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

Classificação dos Núcleos

Classificação dos Núcleos OBJETIVO Núcleos Permitir que o dente obtenha características biomecânicas suficientes para ser retentor de uma prótese parcial fixa. Classificação dos Núcleos Núcleos de Preenchimento Núcleos Fundidos

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

Marcação dos contatos: Ajuste interno e dos contornos proximais: Carbono líquido ou Base leve silicone e carbono Accufilm;

Marcação dos contatos: Ajuste interno e dos contornos proximais: Carbono líquido ou Base leve silicone e carbono Accufilm; DEFINIÇÃO AJUSTES E CIMENTAÇÃO Desgaste e polimento necessários para o correto assentamento da peça protética sobre o preparo, garantindo o vedamento marginal e um adequado equilíbrio de contatos proximais

Leia mais

27/05/2014. Dentística I. Classe III. Classe I. Classe V. Terapêutica ou protética; Simples, composta ou complexa.

27/05/2014. Dentística I. Classe III. Classe I. Classe V. Terapêutica ou protética; Simples, composta ou complexa. Mauro A Dall Agnol UNOCHAPECÓ mauroccs@gmail.com Classe I Classe II Classe III Classe IV Classe V Classe I Classe II Classe III Classe IV Classe V Dentística I Terapêutica ou protética; Simples, composta

Leia mais

SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS

SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS Dr. Alex Antônio Maciel de Oliveira Especialista em Implantodontia Consultor científico do Sistema Friccional de Implantes Kopp Contato: alexamaciel@hotmail.com Nos

Leia mais

Aprovados sem restrições para cavidades oclusais. Diamond

Aprovados sem restrições para cavidades oclusais. Diamond Grandio SO Heavy Grandio SO Heavy Aprovados sem restrições para cavidades oclusais Com o lançamento do compósito compactável, a VOCO introduziu no mercado um material de restauração semelhante ao dente

Leia mais

Cimentos para cimentação

Cimentos para cimentação Curso de Auxiliar em Saude Bucal - ASB Faculdade de Odontologia - UPF Requisitos de um agente cimentante ideal Cimentos para cimentação Ser adesivo; Ser insolúvel no meio bucal; Permitir bom selamento

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 21. Quanto ao mecanismo de fratura de um dente, podemos considerar como principal fator determinante:

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 21. Quanto ao mecanismo de fratura de um dente, podemos considerar como principal fator determinante: 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PRÓTESE DENTÁRIA 21. Quanto ao mecanismo de fratura de um dente, podemos considerar como principal fator determinante: a) Tratamento endodôntico. b) Perda da estrutura

Leia mais

Figura 1-1. Entrada de ar tipo NACA. 1

Figura 1-1. Entrada de ar tipo NACA. 1 1 Introdução Diversos sistemas de uma aeronave, tais como motor, ar-condicionado, ventilação e turbinas auxiliares, necessitam captar ar externo para operar. Esta captura é feita através da instalação

Leia mais

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Em um dente íntegro, suas imagens são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Estudamos as imagens das estruturas anatômicas, suas

Leia mais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais LEI DE OHM Conceitos fundamentais Ao adquirir energia cinética suficiente, um elétron se transforma em um elétron livre e se desloca até colidir com um átomo. Com a colisão, ele perde parte ou toda energia

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

Tutora: Tathiane Lenzi Prof. José Carlos P. Imparato

Tutora: Tathiane Lenzi Prof. José Carlos P. Imparato Tutora: Tathiane Lenzi Prof. José Carlos P. Imparato ... vedar... obliterar... isolar do meio externo SELANTE É: Barreira Física Os selantes oclusais são reconhecidos como uma medida efetiva na PREVENÇÃO

Leia mais

CURSO EXTENSIVO DE ENCERAMENTO E CERÂMICA

CURSO EXTENSIVO DE ENCERAMENTO E CERÂMICA Dr. Dario Adolfi Dr. Ivan Ronald Huanca Duração: 6 meses/módulos de 2 dias. Datas: 11 e 12 de março de 2010 8 e 9 de abril de 2010 13 e 14 de maio de 2010 17 e 18 de junho de 2010 15 e 16 de julho de 2010

Leia mais

Resultados e Discussões 95

Resultados e Discussões 95 Resultados e Discussões 95 É interessante observar, que a ordem de profundidade máxima não obedece à ordem de dureza Shore A. A definição de dureza é exatamente a dificuldade de se penetrar na superfície

Leia mais

ODONTOLOGIA ESTÉTICA

ODONTOLOGIA ESTÉTICA ODONTOLOGIA ESTÉTICA O sorriso enaltece os dentes que podem assim como outros elementos da face denunciar a idade cronológica do ser humano por meio de desgastes ou mesmo pela alteração da cor. Nesse contexto,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMPUTER AIDED ENGINEERING - CAE FABIANO RAMOS DOS SANTOS SERGIO DA COSTA FERREIRA

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Forjamento: O forjamento, um processo de conformação mecânica em que o material é deformado por martelamentoou prensagem, é empregado para a fabricação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

Lentes de contato dental: construindo um protocolo previsível

Lentes de contato dental: construindo um protocolo previsível Lentes de contato dental: construindo um protocolo previsível Weider Silva Especialista em Dentística. Especialista em Prótese. Especialista em Implantodontia. Professor do Curso de Especialização de Dentística

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

DUREZA DE CORPOS SINTERIZADOS Por Domingos T. A. Figueira Filho

DUREZA DE CORPOS SINTERIZADOS Por Domingos T. A. Figueira Filho DUREZA DE CORPOS SINTERIZADOS Por Domingos T. A. Figueira Filho 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Como os corpos sinterizados são compostos de regiões sólidas e poros, os valores de macrodureza determinados pelos

Leia mais

Reações a altas temperaturas. Diagrama de Equilíbrio

Reações a altas temperaturas. Diagrama de Equilíbrio Reações a altas temperaturas Diagrama de Equilíbrio Propriedades de um corpo cerâmico Determinadas pelas propriedades de cada fase presente e pelo modo com que essas fases (incluindo a porosidade) estão

Leia mais

TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais

TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais Carlos Mauricio Lepienski Laboratório de Propriedades Nanomecânicas Universidade Federal do Paraná Aulas 7 1º sem.

Leia mais

Os caracteres de escrita

Os caracteres de escrita III. Caracteres de Escrita Os caracteres de escrita ou letras técnicas são utilizadas em desenhos técnicos pelo simples fato de proporcionarem maior uniformidade e tornarem mais fácil a leitura. Se uma

Leia mais

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio Forjamento Conceitos Iniciais Forjamento é o processo de conformação através do qual se obtém a forma desejada da peça por martelamento ou aplicação gradativa de uma pressão. Forjamento a quente Forjamento

Leia mais

MODELAGEM BIOCAD DE PRÓTESE DENTÁRIA IMPLANTO-MUCO-SUPORTADA EM MANDÍBULA

MODELAGEM BIOCAD DE PRÓTESE DENTÁRIA IMPLANTO-MUCO-SUPORTADA EM MANDÍBULA MODELAGEM BIOCAD DE PRÓTESE DENTÁRIA IMPLANTO-MUCO-SUPORTADA EM MANDÍBULA Alexandre B. Travassos 1 ; Jorge V. L. da Silva 1 ; Mônica N. Pigozzo 2 1 - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer -

Leia mais

UERJ CRR FAT Disciplina ENSAIOS DE MATERIAIS A. Marinho Jr

UERJ CRR FAT Disciplina ENSAIOS DE MATERIAIS A. Marinho Jr Tópico 05 ENSAIOS MECÂNICOS - DUREZA Parte A - Dureza Brinell Introdução A dureza de um material é uma propriedade difícil de definir, que tem diversos significados dependendo da experiência da pessoa

Leia mais

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT 1 - Objetivos: Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais características técnicas dos capacitores convencionais do tipo imerso em

Leia mais

As peças a serem usinadas podem ter as

As peças a serem usinadas podem ter as A U A UL LA Fresagem As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas

Leia mais

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas A UU L AL A Cotagens especiais Você já aprendeu a interpretar cotas básicas e cotas de alguns tipos de elementos em desenhos técnicos de modelos variados. Mas, há alguns casos especiais de cotagem que

Leia mais

Dentes Alemães Classic A Solução Perfeita 4x4

Dentes Alemães Classic A Solução Perfeita 4x4 Dentes Alemães Classic A Solução Perfeita 4x4 Carta Molde Informação de Produto Magister Dentes anteriores Classic Magister Dentes anteriores com 4 camadas Os dentes Magister apresentam estética semelhante

Leia mais

FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar

FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha 1 1 Introdução

Leia mais

RELAÇÃO DO TEMPO DE SINTERIZAÇÃO NA DENSIFICAÇÃO E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM CÉLULAS À COMBUSTÍVEL. Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior

RELAÇÃO DO TEMPO DE SINTERIZAÇÃO NA DENSIFICAÇÃO E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM CÉLULAS À COMBUSTÍVEL. Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior RELAÇÃO DO TEMPO DE SINTERIZAÇÃO NA DENSIFICAÇÃO E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM CÉLULAS À COMBUSTÍVEL Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior INTRODUÇÃO Célula à combustível é um material eletroquimico em

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais

Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua

Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua Rubenei Novais Souza Petrobras S/A Rio de Janeiro - Brasil RESUMO: O trabalho apresenta uma verificação expedita realizada em uma

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS 1) Numa célula eletroquímica a solução tem que ser um eletrólito, mas os eletrodos

Leia mais

Adper Easy One. Adesivo Autocondicionante. Um adesivo Um frasco. Muitas vantagens

Adper Easy One. Adesivo Autocondicionante. Um adesivo Um frasco. Muitas vantagens Adper Easy One Adesivo Autocondicionante Um adesivo Um frasco Muitas vantagens Um adesivo. Uma camada. Uma única etapa. Rápido! PRATICIDADE EM UM FRASCO Com o Adper Easy One, você precisa de apenas um

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DISTRIBUIÇÃO ETD - 07 CRUZETA DE CONCRETO ARMADO PARA REDES DE DISTRIBUIÇÃO ESPECIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO EMISSÃO: julho/2003 REVISÃO: setembro/08 FOLHA : 1 / 6 FURAÇÃO DA CRUZETA

Leia mais

Introdução a Prótese Fixa Princípios Biomecânicos Aplicados a Prótese Dentária (Atualizado com Imagens)

Introdução a Prótese Fixa Princípios Biomecânicos Aplicados a Prótese Dentária (Atualizado com Imagens) Introdução a Prótese Fixa Princípios Biomecânicos Aplicados a Prótese Dentária (Atualizado com Imagens) Prótese é a ciência e arte que proporciona substitutos adequados para as porções coronárias de um

Leia mais

Clinical Update Publicação de Atualização Profissional da Dentsply Brasil

Clinical Update Publicação de Atualização Profissional da Dentsply Brasil Enforce - Sistema Multiuso de Cimentação Adesiva, com Flúor Desde que foi lançado no Brasil, o sistema de cimentação adesiva Enforce com Flúor passou a fazer parte do dia-adia dos profissionais que realizam

Leia mais

Protemp TM 4. Material Provisório à Base de Bisacril. Restauração provisória. qualidade. com a 3M ESPE

Protemp TM 4. Material Provisório à Base de Bisacril. Restauração provisória. qualidade. com a 3M ESPE Protemp TM 4 Material Provisório à Base de Bisacril Restauração provisória com a qualidade 3M ESPE Protemp TM 4 Com 40 anos de experiência em materiais provisórios e amplo conhecimento em produtos com

Leia mais

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 148 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 CONCLUSÕES A partir dos resultados apresentados e analisados anteriormente, foi possível chegar às conclusões abordadas neste item. A adição tanto de cinza volante, como

Leia mais

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Este processo é empregado para produzir peças de diferentes tamanhos e formas, constituído de materiais variados (ferrosos

Leia mais

Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais

Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais 3.1 O ensaio de tração e compressão A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa

Leia mais

Processo de Forjamento

Processo de Forjamento Processo de Forjamento Histórico A conformação foi o primeiro método para a obtenção de formas úteis. Fabricação artesanal de espadas por martelamento (forjamento). Histórico Observava-se que as lâminas

Leia mais

CONCEITOS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

CONCEITOS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho CONCEITOS Materiais e Processos de Produção ESTRUTURA DA MATÉRIA ÁTOMOS PRÓTONS NÊUTRONS ELÉTRONS MOLÉCULAS ESTADOS DA MATÉRIA TIPO DE LIGAÇÃO ESTRUTURA (ARRANJO) IÔNICA COVALENTE METÁLICA CRISTALINO AMORFO

Leia mais

ÁREA DE ENSAIOS ALVENARIA ESTRUTURAL RELATÓRIO DE ENSAIO N O 36555

ÁREA DE ENSAIOS ALVENARIA ESTRUTURAL RELATÓRIO DE ENSAIO N O 36555 LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL ENDEREÇO: Cidade Universitária Camobi, Santa Maria (RS) CEP 97105 900 TELEFONE: (55) 3220 8608 (Fax) Direção 3220 8313 Secretaria E-MAIL: lmcc@ct.ufsm.br 1/5

Leia mais

Nós acreditamos. Conheça o seu novo laboratório!

Nós acreditamos. Conheça o seu novo laboratório! Nós acreditamos. Conheça o seu novo laboratório! Bons profissionais procuram bons parceiros e fornecedores. Trabalhar com profissionais diferenciados, prestando serviços de alta qualidade é a nossa prioridade.

Leia mais

XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO

XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO COMPARAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TIJOLO DE SOLO-CIMENTO INCORPORADO COM RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PROVENIENTES DE CATAGUASES - MG E O RESÍDUO DE BORRA DE TINTA PROVENIENTE DAS INDÚSTRIAS PERTENCENTES

Leia mais

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas A cobertura conhecida como shingle é uma manta asfáltica composta por elementos descontínuos. A telha possui, na composição, camadas à base

Leia mais

SISTEMAS ÓPTICOS. Fabricação de Fibras Ópticas

SISTEMAS ÓPTICOS. Fabricação de Fibras Ópticas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus São José Área de Telecomunicações Curso Superior Tecnológico

Leia mais

Soldagem de manutenção II

Soldagem de manutenção II A UU L AL A Soldagem de manutenção II A recuperação de falhas por soldagem inclui o conhecimento dos materiais a serem recuperados e o conhecimento dos materiais e equipamentos de soldagem, bem como o

Leia mais

3. Como são classificadas as diversas técnicas de prototipagem rápida?

3. Como são classificadas as diversas técnicas de prototipagem rápida? PROTOTIPAGEM RÁPIDA 1. Introdução Fabricação de protótipos em curto espaço de tempo (horas ou dias contra dias ou meses anteriormente necessários) Protótipo: - modelo em escala real de peças ou produtos

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA 1 Forjamento Ferreiro - Uma das profissões mais antigas do mundo. Hoje em dia, o martelo e a bigorna foram substituídos por máquinas e matrizes

Leia mais

Ensaio de impacto. Os veículos brasileiros têm, em geral, suspensão

Ensaio de impacto. Os veículos brasileiros têm, em geral, suspensão A UU L AL A Ensaio de impacto Os veículos brasileiros têm, em geral, suspensão mais reforçada do que a dos similares europeus. Não é à toa. As condições de nossas estradas e ruas requerem esse reforço,

Leia mais

Prótese Parcial Removível

Prótese Parcial Removível Prótese Parcial Removível Objetivo: Reabilitar arcos parcialmente desdentados, devolvendo as funções estética, fonética e mastigatória, podendo ser removida tanto pelo profissional como pelo paciente,

Leia mais

Ensaio de fadiga. Em condições normais de uso, os produtos. Nossa aula. Quando começa a fadiga

Ensaio de fadiga. Em condições normais de uso, os produtos. Nossa aula. Quando começa a fadiga A U A UL LA Ensaio de fadiga Introdução Nossa aula Em condições normais de uso, os produtos devem sofrer esforços abaixo do limite de proporcionalidade, ou limite elástico, que corresponde à tensão máxima

Leia mais

6 Construção de Cenários

6 Construção de Cenários 6 Construção de Cenários Neste capítulo será mostrada a metodologia utilizada para mensuração dos parâmetros estocásticos (ou incertos) e construção dos cenários com respectivas probabilidades de ocorrência.

Leia mais

Retificação: conceitos e equipamentos

Retificação: conceitos e equipamentos Retificação: conceitos e equipamentos A UU L AL A Até a aula anterior, você estudou várias operações de usinagem executadas em fresadora, furadeira, torno, entre outras. A partir desta aula, vamos estudar

Leia mais

UNIVERSIDADE SANTA. Objetivo Metodologia Introdução. Método Experimental Resultados Experimentais Conclusão Grupo de Trabalho

UNIVERSIDADE SANTA. Objetivo Metodologia Introdução. Método Experimental Resultados Experimentais Conclusão Grupo de Trabalho UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA ENGENHARIA MECÂNICA INDUSTRIAL Análise dos Parâmetros que Influenciaram a Falha dos Parafusos Calibrados Aço1045 A do Acoplamento de Engrenagem da Mesa Giratória ria do Laminador

Leia mais

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 João Carmo Vendramim 2 Marco Antonio Manz 3 Thomas Heiliger 4 RESUMO O tratamento térmico de ligas ferrosas de média e alta liga já utiliza há muitos anos a tecnologia

Leia mais

Quando tratamos das propriedades de um material transformado, segundo muitos pesquisadores, estas dependem de uma reciclagem bem sucedida. Para que isto ocorra, os flocos de PET deverão satisfazer determinados

Leia mais

Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade I - Tensão. Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng. http://profmarcelino.webnode.

Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade I - Tensão. Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng. http://profmarcelino.webnode. Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade I - Tensão Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng. http://profmarcelino.webnode.com/blog/ Referência Bibliográfica Hibbeler, R. C. Resistência de materiais.

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a pratica clinica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

2 Materiais e Métodos

2 Materiais e Métodos 1 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE VIGAS REFORÇADAS POR ACRÉSCIMO DE CONCRETO À FACE COMPRIMIDA EM FUNÇÃO DA TAXA DE ARMADURA LONGITUDINAL TRACIONADA PRÉ-EXISTENTE Elias Rodrigues LIAH; Andréa Prado Abreu REIS

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra A U A UL LA Corte e dobra Introdução Nesta aula, você vai ter uma visão geral de como são os processos de fabricação por conformação, por meio de estampos de corte e dobra. Inicialmente, veremos os princípios

Leia mais

1 ÂNGULOS DENTE DE SERRA CIRCULAR

1 ÂNGULOS DENTE DE SERRA CIRCULAR 1 ÂNGULOS DENTE DE SERRA CIRCULAR α (alpha)...- ÂNGULO LIVRE, EVITA O ATRITO TANGENCIAL (COSTAS DO DENTE) β (beta)...- ÂNGULO DE CUNHA, DEFINE A RESISTÊNCIA DO DENTE γ (gamma)...- ÂNGULO DE ATAQUE OU SAÍDA,

Leia mais

Figura 7.20 - Vista frontal dos vórtices da Figura 7.18. Vedovoto et al. (2006).

Figura 7.20 - Vista frontal dos vórtices da Figura 7.18. Vedovoto et al. (2006). 87 Figura 7.20 - Vista frontal dos vórtices da Figura 7.18. Vedovoto et al. (2006). Figura 7.21 - Resultado qualitativo de vórtices de ponta de asa obtidos por Craft et al. (2006). 88 A visualização do

Leia mais

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP Restauração Indireta em Dente Posterior Associando Adesivo e Compósito com Nanopartículas Mario Fernando de Góes Cristiana Azevedo Vinicius Di Hipólito Luís Roberto Martins Cláudio Bragoto Curso de Extensão

Leia mais

Facear Concreto Estrutural I

Facear Concreto Estrutural I 1. ASSUNTOS DA AULA Durabilidade das estruturas, estádios e domínios. 2. CONCEITOS As estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de modo que, quando utilizadas conforme as condições ambientais

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 21. Segundo Bonachela, os polígonos importantes a serem avaliados na condição de estabilidade da PPR são:

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 21. Segundo Bonachela, os polígonos importantes a serem avaliados na condição de estabilidade da PPR são: 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROTESE DENTÁRIA 21. Segundo Bonachela, os polígonos importantes a serem avaliados na condição de estabilidade da PPR são: a) Polígonos de Roy e de Kent. b) Polígono

Leia mais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO Atualmente, no Brasil, são produzidos cerca de 20 milhões de m3 de concreto/ano em Centrais de Concreto, denominadas Empresas de Serviços de Concretagem. Uma economia de

Leia mais

Corte Linear. Faca. ROSSI tecnologia gráfica ltda

Corte Linear. Faca. ROSSI tecnologia gráfica ltda Corte Linear Uma das variáveis menos controladas pelos gráficos, na impressão ofsete em folhas, é o corte linear ou refile que antecede a impressão. Na realidade, esta operação não deveria existir para

Leia mais

Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II. Dosagem de concreto. Prof.ª: Rebeca Bastos Silva

Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II. Dosagem de concreto. Prof.ª: Rebeca Bastos Silva Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II Dosagem de concreto Prof.ª: Rebeca Bastos Silva Histórico - Egípcios e os etruscos empregava argamassa na construção

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

UNIDADE 4 - ESTRUTURA CRISTALINA

UNIDADE 4 - ESTRUTURA CRISTALINA UNIDADE 4 - ESTRUTURA CRISTALINA 4.1. INTRODUÇÃO Em geral, todos os metais, grande parte dos cerâmicos e certos polímeros cristalizam-se quando se solidificam. Os átomos se arranjam em uma estrutura tridimensional

Leia mais

Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny

Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny Junior, Byl F.R.C. (1), Lima, Eder C. (1), Oliveira,Janes C.A.O. (2), 1 Acadêmicos de Engenharia Civil, Universidade Católica

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E SUAS APLICAÇÕES

DESENHO TÉCNICO E SUAS APLICAÇÕES DESENHO TÉCNICO E SUAS APLICAÇÕES CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NOME: FELIPE VESCOVI ORIENTADOR: FABIO REDIN DO NASCIMENTO CARAZINHO, DEZEMBRO DE 2011. DESENHO TÉCNICO E SUAS APLICAÇÕES PALAVRA CHAVES:

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Ensaio de tração: cálculo da tensão

Ensaio de tração: cálculo da tensão Ensaio de tração: cálculo da tensão A UU L AL A Você com certeza já andou de elevador, já observou uma carga sendo elevada por um guindaste ou viu, na sua empresa, uma ponte rolante transportando grandes

Leia mais

MANUAL DE ENGENHARIA

MANUAL DE ENGENHARIA 02.04.2007 1/6 1. OBJETIVO Esta especificação padroniza as dimensões e estabelece as condições gerais e específicas mínimas exigíveis para o fornecimento das cruzetas de concreto armado destinadas ao suporte

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais

1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais 1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais 1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais A mais nova geração do 1919 siawood clássico estabelece novos padrões no lixamento

Leia mais

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA 58 FUNDIÇÃO e SERVIÇOS NOV. 2012 PLANEJAMENTO DA MANUFATURA Otimizando o planejamento de fundidos em uma linha de montagem de motores (II) O texto dá continuidade à análise do uso da simulação na otimização

Leia mais

4. Programa Experimental

4. Programa Experimental 4. Programa Experimental Para a determinação das propriedades de deformabilidade e resistência dos arenitos em estudo a serem utilizados no modelo numérico, foram executados ensaios de compressão simples

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Analisando-se a imagem de um dente íntegro, todas as suas partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos sua escala de radiopacidade e posição

Leia mais

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Materiais Dentários. Professora: Patrícia Cé

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Materiais Dentários. Professora: Patrícia Cé Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Materiais Dentários Professora: Patrícia Cé Introdução AULA II Materiais de Moldagem Alginato Polissulfeto Poliéter Silicone de condensação

Leia mais

PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES E O CÁLCULO DA ÁREA DE TRIÂN- GULOS: EXEMPLOS SIGNIFICATIVOS

PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES E O CÁLCULO DA ÁREA DE TRIÂN- GULOS: EXEMPLOS SIGNIFICATIVOS A RTIGO PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES E O CÁLCULO DA ÁREA DE TRIÂN- GULOS: EXEMPLOS SIGNIFICATIVOS Fábio Marson Ferreira e Walter Spinelli Professores do Colégio Móbile, São Paulo Recentemente nos desafiamos

Leia mais

VÁLVULAS. Válvulas de Regulagem São destinadas especificamente para controlar o fluxo, podendo por isso trabalhar em qualquer posição de fechamento.

VÁLVULAS. Válvulas de Regulagem São destinadas especificamente para controlar o fluxo, podendo por isso trabalhar em qualquer posição de fechamento. VÁLVULAS São dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulação. São acessórios muito importantes nos sistemas de condução, e por isso devem merecer o maior cuidado

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 CARGO E UNIDADES: Odontólogo (Unidade Móvel) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas. I N S T R

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

Catálogo de Gaxetas, Raspadores e Guias

Catálogo de Gaxetas, Raspadores e Guias Catálogo de Gaxetas, Raspadores e Guias CIAGN 1021 (2011) AGN Vedações Hidráulica, Pneumática e Serviços Ltda. Índice página 1. Introdução 3 2. Compostos das Gaxetas 3 3. Dimensões das Gaxetas 3 3.1 Gaxeta

Leia mais

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( )

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( ) Física 0 Duas partículas A e, de massa m, executam movimentos circulares uniormes sobre o plano x (x e representam eixos perpendiculares) com equações horárias dadas por xa ( t ) = a+acos ( ωt ), ( t )

Leia mais

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2.1. Generalidades As vantagens de utilização de sistemas construtivos em aço são associadas à: redução do tempo de construção, racionalização no uso de

Leia mais