CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá
AULA 02 Raciocínio Lógico
O que é Raciocínio Lógico? É um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema. Um raciocínio lógico requer consciência e capacidade de organização do pensamento.
Porque tenho que aprender isso? Para começar, você só precisa ter Paciência e Disciplina. Esses são requisitos fundamentais. Muitos alegam que não conseguem aprender lógica, mas um simples diagnóstico mostra que a maioria dos que iniciam seus estudos nesse assunto, o fazem buscando respostas prontas, pois pensam que irão aprender raciocínio lógico por meio de questões resolvidas.
Porque tenho que aprender isso? Pense apenas no seguinte: se uma questão de raciocínio lógico já está respondida, não haverá aprendizado... Na verdade, nem sequer se tem uma questão de raciocínio propriamente dita, pois alguém já raciocinou antes de você; tarefa da qual você se verá totalmente dispensado
Preguiça Nosso cérebro é extremamente poderoso, mas também é bastante preguiçoso...
Desafio Se lançarmos um desafio ao cérebro, ele jamais irá parar de trabalhar sobre o problema, analisando milhões de alternativas e realizando milhões de cálculos, até que consiga solucioná-lo. Porém, se a solução é apresentada ao cérebro, ele imediatamente para de trabalhar na questão, passando a fazer uma simples leitura do raciocínio alheio.
Desafio É como correr uma maratona na garupa de alguém: a brisa suave e agradável no rosto seria como uma ilusão de aprendizado. Não se permita enganar dessa forma! Encare-se como uma pessoa séria e capaz de atingir seus objetivos, desde que se predisponha a pagar o preço. Acredite, você pode!
Incendiar a Criatividade
Incendiar a Criatividade DESLIGUE-SE SEMPRE QUE POSSÍVEL Off computador e televisão e on cair na rua! A vida acontece lá fora, certo? Quando a mente empaca, na verdade, está gritando por liberdade. Leve-a para dar uma volta no parque, ao cinema ou para caminhar sem rumo, apenas observando de olhos atentos à vida ao seu redor. Estar aberta a novas experiências é fundamental para exercitar nosso cérebro preguiçoso e fazê-lo enxergar além da nossa rotina. Computador e celular são ferramentas indispensáveis para o trabalho, eu sei, mas não devem NUNCA serem as únicas. Quando der tela preta aí já sabe, encontre cor e luz no mundo e nas pessoas.
Incendiar a Criatividade FAÇA A MESMA MANEIRAS COISA DE OUTRAS O cérebro é um bicho preguiçoso pacas. Para economizar energia e trabalhar com mais eficiência ele assume e normaliza nosso comportamento e percepção das coisas. Pena que essa eficiência assassina a criatividade Quer fazer a massa cinzenta malhar forte? Faça a mesma coisa de outras maneiras. Como? Escute novas músicas, converse com estranhos, mude o caminho para chegar em casa, almoce cada vez num lugar diferente, vista roupas fora da sua zona de conforto, coloque-se no lugar dos outros na hora de uma discussão (essa dica vale pra vida também), encontre novas maneiras de preparar seu prato favorito e faça, uma vez por semana, algo que nunca fez antes!
Incendiar a Criatividade FAÇA MAIS DO QUE TE FAZ FELIZ A matemática parece óbvia mas pouca gente coloca em prática. Quando ficamos presas numa rotina pesada e sem brechas para descanso, nosso ânimo e criatividade escorrem rapidinho para o ralo. Não é só porque você passa 12 horas por dia, ou mais, na função de resolver pepinos que vai se tornar uma expert no assunto. Pelo contrário, sua mente vai secar mais do que a água da Cantareira e daquele chão nada brotará. É importante você reservar algumas horas do seu dia para fazer coisas que te deixem feliz e realizada. Seja uma atividade física, um almoço tranquilo e saudável, a leitura de um bom livro ou aquele happy hour com os amigos. Esse escape é fundamental para oxigenar as ideias e fazer a mente percorrer novas sinapses e caminhos. É quando nos divertimos que as melhores ideias surgem, já reparou?
Incendiar a Criatividade DÊ OUVIDOS A CRIANÇA ESCONDIDA EM VOCÊ Pelo menos uma vez por dia pergunte-se: Se eu pudesse fazer algo exatamente do jeito que acho certo ou desejo como isso seria? Conforme crescemos nosso lado infantil, aquele que olha o mundo como se fosse a primeira vez, vai sendo deposto pela necessidade do mundo adulto em analisar e controlar cada aspecto da vida. De repente, surpresas tornam-se desagradáveis e a simples ideia de não saber o que fazer em determinada situação nos apavora e congela. Isso acontece porque nosso impulso primordial, nosso instinto e criatividade vão sendo tolhidos em prol do coletivo, do lucro, do business. A frivolidade perde espaço para o resultado. O desconhecido deixa de ser um mundo de sonhos a ser descoberto dentro do armário.
Incendiar a Criatividade DÊ OUVIDOS A CRIANÇA ESCONDIDA EM VOCÊ Na próxima vez que você se sentir sufocado pelo mundo faça algo que te animava enquanto criança. Permita-se sonhar grande e não coloque limites para sua imaginação, por mais absurda que a solução pareça. Leia também esse texto sobre como pensar como uma criança e se manter criativo, é muito bom.
Incendiar a Criatividade ANOTE TUDO, NÃO PERCA NADA Quantas vezes você estava andando por aí (ou assistindo a um filme, ouvindo uma música e até batendo um papo cabeça com aquele amigo especial) e uma frase especial, uma ideia bacana, um conceito diferente de vida apareceu do nada? A gente costuma não dar muita atenção à essas coisas, dando um valor momentâneo ao evento mas deixando cair no esquecimento logo depois São nessas horas que os pequenos milagres acontecem.
Incendiar a Criatividade ANOTE TUDO, NÃO PERCA NADA Tenha o hábito de carregar um caderno de anotações na bolsa ou, se preferir, baixe um app de Notas bacanudo pro seu celular (eu uso o Keep para Google/Android). Para quê? Para nunca mais deixar esses flashes de inspiração e criatividade passarem batido. Crie o hábito de anotar tudo. De coisas reais e tangíveis à devaneios e sentimentos. Esse seu caderninho (real ou virtual) será seu pequeno poço de milagres toda vez que você se sentir empacado. Leia-o como quem lê seu livro mais querido, trate-o com respeito e cuidado. Ele vai te salvar quando você menos esperar!
Incendiar a Criatividade ANOTE TUDO, NÃO PERCA NADA E aí? Está se sentindo mais desperto? ACORDA AÍ! Enquanto você dorme e baba, outros escalam o paredão da vida criativa a todo vapor. Perde tempo não!
PERDIDO NA UNIFEI Lições do filme Perdido em Marte que servem para a disciplina e para seus dias na UNIFEI.
PERDIDO NA UNIFEI
PERDIDO NA UNIFEI
PERDIDO NA UNIFEI
PERDIDO NA UNIFEI
PERDIDO NA UNIFEI
PERDIDO NA UNIFEI
Problema Um problema simples do poder de cálculo que o seu cérebro possui é quando você vai atravessar a rua, e percebe que um carro se aproxima. Numa fração de segundo, você é capaz de tomar a decisão entre as seguintes opções disponíveis: a) atravessar tranquilamente, pois o carro não o alcançará; b) atravessar correndo, para evitar que o carro o alcance; c) esperar o carro passar, para depois atravessar.
Acredite Acredite, o seu cérebro calculou tudo para você: a velocidade do carro; a sua velocidade para atravessar a rua; a distância entre o carro e você, a largura da rua, enfim, tudo... Mas ele lhe poupou de analisar todo o complicado cálculo que fez, e limitou-se a apresentar o resultado de modo simples: 1. Vá tranquilo, 2. Corra, 3. Espere.
Tenha Paciência Estude todos os conceitos primeiro, baseando-se apenas nos exemplos solucionados para a assimilação dos conceitos. Deixe os exercícios para a segunda leitura: releia um capítulo de cada vez e tente responder a bateria de questões propostas.
Escreva Tenha o costume de estudar escrevendo. Faça uma leitura prévia, se possível, em voz alta. A seguir, faça anotações dos pontos que julgar importantes. Faça resumos periodicamente. Isto ajudará (e muito!) na memorização dos conteúdos.
Tenha disciplina Estude todos os dias, nem que sejam apenas 30 minutos, e não abandone um capítulo enquanto não tiver pelo menos 70% de aproveitamento nas questões propostas. Busque ajuda nas maiores dificuldades.
Palíndromes Uma cadeia de caracteres é chamada de palíndrome pura se a sequência de caracteres da esquerda para a direita é igual à sequência de caracteres da direita para a esquerda (uma outra definição é que o primeiro caractere da cadeia deve ser igual ao último caractere, o segundo caractere seja igual ao penúltimo caractere, o terceiro caractere seja igual ao antepenúltimo caractere, e assim por diante). Por exemplo, as cadeias de caracteres MIM, AXXA e ANANAGANANA são palíndromes puras.
Palíndromes Uma outra definição de palíndrome utiliza comparações entre caracteres, considerando que os caracteres são ordenados crescentemente de A até Z, ou seja, A < B < C <... < Z. Uma cadeia de caracteres é chamada de palíndrome quebrada se a sequência de resultados da comparação entre o primeiro e o segundo caracteres é igual ao resultado da comparação entre o último e o penúltimo caractere, e o resultado da comparação entre o segundo e o terceiro caracteres é igual ao resultado da comparação entre o penúltimo e o antepenúltimo caracteres, e assim por diante.
Palíndromes Por exemplo, as cadeias MIN e ASSOCFUUS são palíndromes quebradas. Obviamente, toda cadeia que é palíndrome pura é também palíndrome quebrada. 1. Qual das seguintes cadeias é palíndrome quebrada: (A) TODOS (B) AZULMARINHO (C) NAOMARQUEAQUI (D) PROGRAMAR (E) FIM
Palíndromes 2. Considere as seguintes cadeias: (i) BIT (ii) AAAEAEAEAAA (iii) SUBINOONIBUS (iv) TIPOERROTUDO (v) ERAREHUMANO Qual das seguintes afirmações é correta? (A) (i) e (ii) são palíndromes puras. (B) (iv) e (v) são palíndromes quebradas (C) (ii) não é palíndrome pura. (D) (iii) é palíndrome pura e (iv) é palíndrome quebrada. (E) (v) é palíndrome quebrada.
Roland Garros No torneio de Roland Garros, um dos mais tradicionais torneios de tênis do mundo, realizado em Paris, participam 128 tenistas. Em cada partida, participam dois jogadores, sendo que o vencedor passa para a próxima fase, e o perdedor é eliminado do torneio. A cada rodada, os tenistas que ainda continuam no torneio participam de exatamente uma partida.
Roland Garros 3. Qual o número total de partidas deste torneio? (A) 64 (B) 65 (C) 127 (D) 128 (E) nenhuma das acima
Roland Garros 4. Quantas rodadas durante o torneio? (A) 8 (B) 9 (C) 10 (D) 16 (E) nenhuma das acima existem, no total,
Cavalo O jogo de xadrez, além de ser um jogo que exige bastante raciocínio, é uma ótima fonte de quebra-cabeças. Esta tarefa trata de um destes quebra-cabeças, envolvendo os movimentos de uma de suas peças, o cavalo. Os movimentos do cavalo são ditos em L, pois ele sempre deve andar duas
Cavalo casas em uma direção e uma casa na direção perpendicular. A figura anterior ilustra os possíveis movimentos do cavalo, onde o caractere C indica a posição inicial e o caractere representa as possíveis posições finais. É importante notar que o cavalo é a única peça que pode saltar sobre outras peças do xadrez. Note ainda que na representação que usamos não distinguimos casas brancas de casas pretas no tabuleiro.
Cavalo Usando os movimentos do cavalo, você deve determinar qual o número mínimo de movimentos do cavalo para ir de uma casa Início até uma casa Final, sendo proibido que o cavalo pare sobre algumas casas especificadas durante a sequência de movimentos. São fornecidas várias configurações do tabuleiro (8 por 8 casas), com as casas marcadas com os seguintes valores: - I: início - F: Final - X: proibido.
Cavalo Exemplo: Número mínimo de movimentos: 4
Cavalo 5. Número mínimo de movimentos: (A) 3 (B) 4 (C) 5 (D) 6 (E) Impossível
Cavalo 6. Número mínimo de movimentos: (A) 5 (B) 6 (C) 7 (D) 8 (E) Impossível
Cavalo 7. Número mínimo de movimentos: (A) 5 (B) 6 (C) 7 (D) 8 (E) Impossível
Cavalo 8. Número mínimo de movimentos: (A) 5 (B) 7 (C) 9 (D) 11 (E) Impossível
http://olimpiada.ic.unicamp.br/passadas Para treinar sua cabeça.