2012 Health Management Future COM O PATROCÍNIO DE
O grupo BIAL tem como missão desenvolver, encontrar e fornecer novas soluções terapêuticas na área da Saúde. Fundado em 1924, ao longo dos anos BIAL conquistou uma posição de liderança no sector farmacêutico nacional e é hoje um grupo farmacêutico internacional. Ao serviço da sua Saúde é o lema da empresa que assume como eixos estratégicos de desenvolvimento a inovação, a internacionalização e a qualidade. A procura de novas soluções terapêuticas constitui a grande aposta de BIAL que desenvolve os seus projetos nos seus Centros de Investigação e Desenvolvimento Trofa e Bilbau -, nas áreas do sistema nervoso central, cardiovascular e imunoterapia alérgica, procurando dar resposta às necessidades de saúde, atuais e futuras, da população. Acreditamos que ao investigar, desenvolver e disponibilizar os melhores medicamentos estamos a contribuir para uma Vida com mais saúde. BIAL canaliza para I&D mais de 20% da sua faturação anual. Nos últimos anos patenteamos vários novos medicamentos a nível mundial, entre os quais um antiepiléptico, o primeiro medicamento de patente nacional, comercializado já em vários países europeus. Com uma equipa de mais de 100 investigadores, temos em pipeline novos medicamentos que perspetivamos lançar no mercado mundial nos próximos anos. Atualmente os produtos BIAL são comercializados em mais de 50 países da Europa, América, África e Ásia. Em Espanha, um dos maiores mercados farmacêuticos do mundo, está concentrada a produção de vacinas e a investigação no campo da imunoterapia alérgica. BIAL tem também empresas em Itália, Suíça, Angola, Costa do Marfim, Moçambique e Panamá. Paralelamente BIAL tem-se distinguido pelo apoio a inúmeras atividades de âmbito médico e científico, nomeadamente através das acções da Fundação BIAL em que se destaca a atribuição do Prémio BIAL, um dos maiores prémios da Europa na área da saúde, e a atribuição de Bolsas de Investigação Científica. BIAL assume o conhecimento e a formação como motor para o desenvolvimento. Na era da globalização em que vivemos tornase crucial assumir a formação como um investimento contínuo, diversificado e multidisciplinar. Para além da componente técnica e científica, a realidade atual da Saúde e da Medicina torna imprescindíveis programas de desenvolvimento e formação de competências comportamentais e de gestão. É neste âmbito que surge este programa de formação destinado a médicos, na certeza que constituirá uma ferramenta de extrema utilidade para enfrentar os novos desafios que o mercado nos está a colocar. Acreditamos que ao investigar, desenvolver e disponibilizar os melhores medicamentos estamos a contribuir para uma Vida com mais saúde. Acreditamos também que com este programa estamos a construir conhecimento, contribuindo assim para a melhoria dos cuidados de saúde.
2012 Health Management Future A Gestão de Serviços de Saúde é cada vez mais uma área com abordagem holística, beneficiando em simultâneo da participação do mundo académico e da área empresarial. Está em permanente actualização e necessita igualmente dos contributos dos diversos profissionais de saúde, para além de um bom domínio dos temas de gestão de organizações, em geral, e de empresas em particular. Luís Maurício [Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia] Renovamos este ano a parceria com a Católica-Lisbon, com o apoio incondicional dos Laboratórios BIAL, na sequência da iniciativa, bem sucedida, levada a cabo o ano passado, em que abordamos os novos desafios da Gestão na Saúde. Assumimos agora o tratamento de um tema, também, actual, não tratado a nível da formação pré graduada nas nossas Faculdades e que constitui um instrumento fundamental da gestão de sucesso: a Liderança. Exercer a liderança é uma tarefa diária da nossa actividade clínica perante os nossos colaboradores médicos e não médicos independentemente do estrato hierárquico em que nos encontremos. Estou convicto de que esta formação ministrada numa Escola de excelência nos será muito útil. Exercer a liderança pressupõe o conhecimento de nós próprios mas também o manuseamento de competências que nos permitam sentir os que nos rodeiam, levando-os com naturalidade, a seguir as nossas ideias e projectos porque...isso mesmo: reconhecem-nos como líderes. Estou convicto de que esta formação ministrada numa Escola de excelência nos será muito útil, proporcionando-nos um conjunto de saberes práticos indispensáveis ao sucesso do nosso interrelacionamento. Espero que ela corresponda às vossas expectativas!
COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA Luís Caeiro Coordenador do Saber Liderar Programa de Desenvolvimento em Liderança e do PARH Programa Avançado em Gestão de Recursos Humanos na Católica Lisbon School of Business & Economics, onde é Professor Associado Convidado e responsável pela leccionação de Gestão de Recursos Humanos, de Liderança e Motivação. Foi director geral de uma empresa de consultoria. Gestor de empresas. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DESTINATÁRIOS Nesta iniciativa, que congrega médicos de reumatologia, pretende-se partilhar conhecimentos e proporcionar guidelines de desenvolvimento em gestão e skills de liderança. O Health Management Future destina-se a um grupo de médicos reumatologistas, não superior a 35 participantes em cada edição. Developing individual competences estrutura do programa módulos Duração docente horário 1 e 2 de Junho Liderança de Equipas 16 h Luís Caeiro 9h-13h 15H-19H LOCAL DE REALIZAÇÃO: Instalações da Católica Lisbon School of Business & Economics. NÚMERO DE PARTICIPANTES: 35 Participantes
Conteúdo Programático LIDERANÇA DE EQUIPAS Chefiar, gerir e liderar: diferenças e complementaridades As chefias são cada vez mais responsabilizadas pela gestão das suas equipas, cabendo-lhes um papel fundamental na motivação e alinhamento das pessoas. Os novos desafios que se colocam hoje em contextos de trabalho, ambientes mais competitivos, a necessidade de se responder com maior rapidez, qualidade e prontidão, fazem da liderança das equipas um factor determinante do sucesso. Este programa analisa os factores pessoais e os factores objectivos que determinam a eficácia da liderança e utiliza um conjunto de boas práticas para melhorar a eficácia e a motivação das equipas. O novo papel dos líderes num mundo em mudança O software mental dos portugueses e seu impacto na eficácia das equipas Conhecer-se a Si próprio e conhecer os outros; as dimensões cognitiva e emocional da liderança Perfil de inteligência Emocional Saber utilizar as competências de liderança que produzem adesão Definir objectivos e alinhar as pessoas Tomar decisões individuais e em equipa Gerir os desempenhos Dar feedback, reconhecer e motivar, em tempos de crise Apoiar e desenvolver os colaboradores Utilizar os estilos de liderança de acordo com as pessoas e as situações Construir relações de confiança; liderança inspiracional Uma síntese de boas práticas em liderança de equipas
INFORMAÇÕES BIAL Portela & Ca. S.A. Rua Cidade de Rabat, 41B 1500-159 Lisboa TEL: +351 217 704 010 Dra. Carmen Proença carmen.proenca@bial.com LOCAL DE REALIZAÇÃO Instalações da Católica-Lisbon School of Business & Economics, Campus da Universidade Católica Portuguesa, Palma de Cima, 1649-023 Lisboa www.bial.com A Melhor Escola Portuguesa nos rankings do Financial Times das Top European Business Schools e da Formação de Executivos. Acreditada pelas três instituições de referência mundial na avaliação das Escolas de Gestão.