1.1 Geração do Modelo 37... 4 Seleção de Encargos nas aplicações IPSS envolvidas... 7 1.1.1 Modelo37 em WinUTE... 7 1.1.1.1 Parâmetros... 7 1.1.1.2 Manutenção Códigos e Tipo Recibos Gerais... 8 1.1.1.3 Geração do Ficheiro... 9 1.1.2 Modelo 37 em WinGTE... 9 1.1.2.1 Parâmetros... 9 1.1.2.2 Manutenção Artigos... 10 1.1.2.3 Geração do Ficheiro... 10 1.1.3 Modelo 37 em WinGSO... 10 1.1.3.1 Parâmetros... 10 1.1.3.2 Manutenção Atividades, Valores Extra e Tipo Recibos Gerais... 11 1.1.3.3 Geração do Ficheiro... 12 1.1.4 Modelo37 em WinGCS... 12 1.1.4.1 Parâmetros... 12 1.1.4.2 Manutenção de Artigos... 12 1.1.4.3 Manutenção de Acordos... 13 1.1.4.4 Recibos de Utentes (Fatura/Recibo) e Faturas clínicas de utentes... 13 1.1.4.5 Geração de Faturas SAP... 14 1.1.4.6 Geração de Faturas Internamento... 14 1.1.4.7 Geração de Faturas UCC... 14 1.1.4.8 Notas de Crédito... 14 1.1.4.9 Manutenção de Notas de Débito... 14 1.1.4.10 Manutenção de Faturas Livres... 14
1. A declaração modelo n.º 37 destina-se a declarar entre outras situações as despesas de saúde dedutíveis à coleta na parte não comparticipada. Devem ainda ser declaradas neste modelo as situações em que haja lugar a quaisquer pagamentos aos beneficiários com inobservância das condições previstas no n.º 3 do art. 27.º, n.º 1 do art. 86.º e n.º 3 do art. 87.º do Código do IRS e, ainda, dos artigos. 16.º, 17.º e 21.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF). Esta declaração deve ser entregue pelas associações mutualistas, as instituições sem fins lucrativos que tenham por objeto a prestação de cuidados de saúde e as demais entidades que possam comparticipar em despesas de saúde. Deve ter-se em atenção os seguintes pontos: O modelo 37 deverá ser entregue, todos os anos, até ao final do mês de Fevereiro; No formulário normal a instituição deverá preencher o cabeçalho (do quadro 1 ao quadro 5) com os seus dados (alguns deles já são guardados nos dados da instituição) e os restantes quadros com os dados sobre as verbas recebidas dos utentes; No preenchimento do modelo, as instituições Mutualistas e sem Fins Lucrativos, devem preencher sempre a coluna 8 do quadro 6 com o código 13 (Despesas de saúde dedutíveis à coleta, na parte da despesa não comparticipada, sendo qualquer alteração da responsabilidade do utilizador); O ficheiro a criar deverá ser lido pela aplicação das finanças destinada ao Modelo; O quadro 7 não deverá ser preenchido (Apenas se altera caso a aplicação tenha a funcionalidade de manutenção de incumprimentos por parte de utentes).
A janela a seguir apresentada, estará disponível no menu Utilitários nas aplicações,, e, será a partir desta janela que se retiram os dados necessários para a geração do XML. Para a geração do ficheiro é obrigatório que sejam introduzidos os seguintes dados: Ano (Ano Atual -1) NIF do Técnico Oficial de Contas Tipo de Declaração (Primeira ou Substituição) É possível gerar o ficheiro a partir de qualquer uma das aplicações (todas as aplicações estarão ligadas entre si), a aplicação passará a ter ligação com as aplicações, e, enquanto que as aplicações e passarão a ter ligação com a. Na aplicação nas linhas se é um Encargo ou não., antes de proceder à criação do ficheiro XML do ano de 2011, deverá indicar primeiro Através do botão (apenas visível na aplicação ) abre a janela para selecionar a instituição à qual pretende alterar os dados.
A partir da janela a seguir apresentada, o utilizador pode decidir, para cada linha de um documento pago pelo utente, se é uma despesa de saúde ou não. Por defeito são filtradas/apresentadas as linhas de movimentos que não têm código de modelo37 definido. O utilizador poderá através da linha de filtragem da grelha consultar a informação que achar conveniente. Através do botão poderá carregar a grelha com todas as Instituições associadas as Ligações ativas. A partir dessa grelha poderá escolher quais as Instituições que pretende recolher os dados tal como o exemplo abaixo apresentado. Após escolha das Instituições estas são carregadas para grelha principal, com o somatório dos valores correspondente a cada NIF, de um determinado Ano.
Carregando no botão é criado o ficheiro XML. Para isso, deverá existir na pasta da aplicação, com o nome Modelo 37, dentro desta pasta existe uma outra com o nome Schema contendo os schemas de validação do ficheiro XML. É nesta pasta que é guardado por defeito o ficheiro XML criado. Se por exemplo tivermos utentes ou sócios sem NIF, surge a seguinte mensagem de aviso ao utilizador de que alguns dados não puderam ser calculados/enviados. Assim será indicado o número/código, nome do utente ou Sócio, NIF e o documento que contém a informação errada. Depois de seguidos todos os passos anteriormente descritos poderá imprimir a grelha, mas é necessário inserir o código das finanças na janela principal.
Em todos os locais onde recebemos pagamentos de utentes, sócios ou outros, devemos indicar, se se justificar, se entra para o Modelo 37. Tal como acontece nas Ligações de outras aplicações, em passará a existir um separador Saúde com a parametrização de ligação para a aplicação, indicando se faz ligação ou não, o nome do servidor, utilizador e password. Procedendo à validação através do botão de ligação. Para aceder a esta opção deverá entrar em parâmetros da instituição no menu utilitários.
É possível parametrizar se o Código deve ser incluído no Modelo 37, para aceder a esta opção deverá entrar no menu Tabelas -> Códigos, tendo acesso à tabela a seguir apresentada. É possível parametrizar se o Tipo Recibos Gerais deve ser incluído no Modelo 37, abrindo o menu Recibos Gerais -> Tipo de Recibos Gerais.
Para a criação do ficheiro devem ser lidos todos os valores que foram parametrizados para o modelo 37, que estão nos Recibos e nos Recibos Gerais: Recibos Gerais (Pagos) Incluir o valor dos Recibos Gerais que são do Tipo de Recibos Gerais que foram parametrizados para entrarem no Modelo 37; Recibos (Pagos) Incluir o valor das Linhas Recibos (Códigos) que foram parametrizadas para entrarem no Modelo 37 Se no pagamento dos recibos for utilizado Saldo de Utente este valor não será considerado. Será feita a conta proporcional em percentagem às linhas pagas. Tal como acontece em os pagamentos Parciais. com Tal como acontece nas aplicações de, e com ligações entre eles, passará a existir um separador Saúde com a parametrização de ligação para a, indicando se faz ligação ou não, o nome do servidor, utilizador e password. Procedendo à validação através do botão de ligação. Para aceder a esta opção deverá entrar em parâmetros da instituição no menu utilitários.
É possível parametrizar se o artigo deve ser incluído no Modelo 37, para aceder a esta opção deverá entrar no menu Faturação -> Tabelas -> Artigos, tendo acesso à tabela a seguir apresentada. Para a criação do ficheiro devem ser lidos todos os valores que foram parametrizados para o modelo 37 que estão nas Facturas, Notas de Crédito e Notas de Débito pagas. No caso de pagamento parcial o valor do artigo que entra como encargo, calcula-se por exemplo: Artigo A (Encargo Modelo 37) 120 Artigo B 75 Cálculo proporcional Artigo A (120*100/195) = 61.5% Artigo B (75*100/195) = 38.5% Pagamento parcial de 150 Para efeitos da declaração vai Artigo A 92.25 (61.5% de 150 ). Tal como acontece nas ligações de outras aplicações, em passará a existir um separador Saúde com a parametrização de ligação para a, indicando se faz ligação ou não, o nome do servidor, utilizador e password. Procedendo à validação através do botão de ligação. Para aceder a esta opção deverá entrar em parâmetros da instituição no menu utilitários.
É possível parametrizar se as atividades devem ser incluídas no Modelo 37, para aceder a esta opção deverá entrar no menu Tabelas -> Atividades, tendo acesso à tabela a seguir apresentada. É possível parametrizar se os Valores Extra devem ser incluídos no Modelo 37, para aceder a esta opção deverá entrar no menu Tabelas -> Valores Extra, tendo acesso à tabela a seguir apresentada. É possível parametrizar se o Tipo Recibos Gerais deve ser incluídos no Modelo 37, para aceder a esta opção deverá entrar no menu Movimentos -> Recibos Gerais -> Tipo Recibos Gerais, tendo acesso à tabela a seguir apresentada.
Para a criação do ficheiro devem ser lidos todos os valores que foram parametrizados ir para o modelo 37 que estão nas Recibos de Atividade, Recibos Gerais e Pagamentos de Quotas com Valor Extra preenchidos como pagos. Recibos de Atividade (Pagos): Incluir o valor das Linhas dos Recibos (Atividade) que foram parametrizadas para entrarem no Modelo 37; Recibos Gerais (Pagos): Incluir o valor dos Recibos Gerais (Pagos) que são do Tipo Recibos Gerais que foram parametrizados para entrarem no Modelo 37; Pagamentos Quotas com Valor Extra preenchido: Incluir valor do valor Extra dos Pagamentos que foram parametrizados para entrarem no Modelo 37. Na parametrização da aplicação podemos fazer as seguintes operações: Se Temos ligação às aplicações e e não há ligação a, é possível parametrizar a Ligação a GTE para gerar o modelo 37. Se não temos nenhuma ligação, é possível parametrizar a Ligação a para gerar o modelo 37 e os quadros relativos às ligações e ficam bloqueados. Se existe apenas o módulo de Prescrição eletrónica, então mantém-se o Comportamento (nos parâmetros não é possível aceder às ligações). É possível parametrizar se o artigo deve ser incluído no Modelo 37, para aceder a esta opção deverá entrar no menu Stocks -> Artigos -> Manutenção -> Novo, tendo acesso à tabela a seguir apresentada.
É possível parametrizar, ao nível das linhas, se o serviço deve ser incluído no Modelo 37. Para aceder a esta opção deverá entrar no menu Tabelas -> Entidades -> acordos -> Alterar, tendo acesso à tabela a seguir apresentada. Quando adicionamos um novo serviço, por defeito está marcado para ser incluído no Modelo 37. Ao gravar um recibo de utente o código do modelo 37 é preenchido de acordo com as seguintes regras: Linhas de artigos Assumem o código do modelo 37 definido para o artigo. Linhas de tratamentos/consultas
Sempre que for possível identificar o código de tratamento/consulta o código do modelo37 assume o código definido para esse tratamento/consulta nos acordos. Caso contrário se for uma linha referente a taxas moderadoras de tratamentos ou taxas moderadoras de consultas o código assumido é o 13. Quando é uma linha referente a consultas ou tratamentos tentamos fazer a correspondência da designação da consulta/tratamento com alguma descrição existente no acordo. Se encontrar alguma correspondência assume o primeiro código de modelo 37 encontrado senão não é guardado nenhum código e será da responsabilidade do utilizador definir um código se assim o desejar, usando a opção de preparação de dados. Ao gravar uma fatura para um utente o código de encargo será o definido ou parametrizado para o artigo ou para o tratamento/consulta (acordo). Se não for uma fatura de utente não é preenchido o código do modelo 37. Ao gravar uma fatura para um utente o código de encargo será o definido ou parametrizado para o artigo ou para o tratamento/consulta (acordo). Se não for uma factura de utente não é preenchido o código do modelo 37. Ao gravar uma fatura para um utente só é possível gerar facturas de utentes do tipo apoio social e Outros Consumos. Para as facturas de outros consumos o código do modelo 37 assumido será o parametrizado para o artigo. Para facturas de apoio social não é preenchido o código do modelo 37. Será da responsabilidade do utilizador definir o código do encargo na janela de preparação de dados. Quando não for factura de utente o código do modelo 37 não é preenchido. Quando é uma nota de crédito de um utente a informação do código do modelo 37 apenas é carregada para as linhas livres. Por defeito o código do modelo 37 não é preenchido e é da responsabilidade do utilizador definir qual o código que deve atribuir a essa linha através da opção de preparação de dados. Ao gravar uma nota de debito do utente o código do modelo 37 é o parametrizado para o artigo. Se não é uma nota de débito do utente o código do modelo 37 não é preenchido. Ao gravar uma fatura livre para o utente o código do Modelo 37 é o parametrizado para o artigo. Se não é uma factura livre para o utente o código do modelo 37 não é preenchido.