Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa
Aula 3 Tema 3.2 Estilos de Interação: sistema de menus, linhas de comando, linguagem natural.
Estilo de Interação: Sistema de menus
Estilo de Interação: Sistema de menus É o modelo de interação mais genérico. Incorpora barras de menu, barras de navegação, botões de seleção e de opção. Deve apresentar uma organização razoável para facilitar as tarefas dos usuários. Menus são organizados em uma estrutura hierárquica. O menu em si, sugere uma certa ordem para as opções disponíveis.
Estilo de Interação: Sistema de menus
Estilo de Interação: Sistema de menus Sistemas de menus utilizam uma lógica de busca em árvore. Sequência linear Sequência em árvore: largura deveria ser priorizada em relação à profundidade.
Estilo de Interação: Sistema de menus Pense em como os sistemas de menu podem ser sofisticados com múltiplas entradas e saídas, é o que encontramos em alguns websites de revistas online e sites de vendas, por exemplo.
Estilo de Interação: Sistema de menus Um sistema de menus embora pareça muito limitador da criatividade do designer da interface, pode ser apresentado de outras formas, com componentes gráficos e lúdicos.
Sistema de menus: desvantagens Pode ser lento para usuários mais experientes (acostumados a digitar comandos rapidamente). Se o menu for mal projetado, extenso ou complexo demais, pode confundir o usuário.
Sistema de menus: vantagens Minimiza esforço de digitação. Conduz as ações do usuário o que limita as possibilidades de erro e pode ser mais produtivo.
Estilo de interação: Linha de comando
Estilo de interação: Linha de comando Usuário deve digitar os comandos que realizam as ações no aplicativo. Usuário tem que conhecer os comandos.
Estilo de interação: Linha de comando DOS: precursor do Windows COBOL: linguagem de programação de mainframes
Linha de comando: desvantagens Mais difícil de aprender. É um caminho mais técnico para a interação do usuário com o sistema.
Linha de comando: vantagens Enorme flexibilidade para o usuário. Restringe a possibilidade de erros do usuário, uma vez que exige conhecimento prévio sobre o sistema. Expressividade para encorajar a criatividade.
Estilo de Interação: Linguagem natural
Estilo de Interação: Linguagem natural Visa permitir que o usuário se expresse usando seu próprio idioma, como se estivesse conversando com outra pessoa. É um antigo sonho dos designers de interação de sistemas interativos
Estilo de Interação: Linguagem natural O matemático e um dos pais da computação Alan Turing, criou o famoso Teste de Turing, destinado a testar se uma máquina poderia se passar por um ser humano, sem ser reconhecida como máquina. O cinema explorou esse tema inúmeras vezes, como no filme 2001, Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick.
Linguagem natural: vantagens Acessível a usuários casuais. É um antigo sonho dos designers de interação de sistemas interativos.
Linguagem natural: desvantagens Se estiver no formato escrito, requer mais tempo de digitação do que outros estilos de interação. Se estiver no formato oral, também pode tomar mais tempo ou ser pouco prático. É considerado não confiável com a tecnologia hoje disponível.
Pontos de atenção - 1 Para alguns autores, o uso de planilhas de cálculo e editores de texto são exemplos de estilo de interação do tipo de manipulação direta. Muitos ambientes combinam diferentes estilos de interação (por exemplo, a ferramenta de projetos, CAD é uma mistura de menus e ambiente gráfico). A área de video-games é um grande laboratório para o desenvolvimento de novos estilos de interação.
Pontos de atenção - 2 A manipulação direta é exemplo de como a IHC pode ser controversa: muito se discute sobre os efeitos psicológicos de se submeter crianças a jogos agitados e violentos. Alguns modelos de interação combinam melhor com certas aplicações (exemplo: jogos -> manipulação direta, sistemas comerciais -> menus, etc).
Pontos de atenção - 3 Tanto o sistema de menu, quanto o preenchimento de formulários são tentativas de tornar a interação mais simples, organizada e fácil de memorizar, tornando as ações dos usuários mais confiáveis. São estilos próximos. Sistemas de menus bem semelhantes ajudam a explicar porque os produtos Microsoft fazem tanto sucesso comercial, enquanto outros atraem menos o interesse (sistema Linux dependente de linha de comando).
Não há um estilo de interação mehor do que outro, em termos absolutos. Depende da aplicação e do perfil do usuário!
Quadro-síntese dos estilos de interação
Saiba Mais Saiba mais sobre o assunto abordado nesta aula.
Saiba Mais Reveja o material da disciplina. Procure na Internet mais informações sobre Estilos de Interação em IHC. http://books.google.com => Linguagem natural e computadores
Dúvidas? Acesse o Fórum de dúvidas da sua disciplina e encaminhe sua dúvida para o professor tutor
Obrigado! Prof. Dr. Ronaldo Barbosa