Sistemas de Armazenagem de Materiais
Características e conceitos para utilização de Sistemas de armazenagem de materiais Objetivos Destacar a importância do lay-out out, dos equipamentos de armazenagem de materiais e de sistemas de armazenamento na cadeia logística.
INTRODUÇÃO BÁSICA Cadeia de abastecimento(supply Chain) É a integração de empresas e organização, através das quais ocorre o fluxo de materiais. Logística: É o processo que integra, coordena e controla o fluxo físico de materiais e de informações, para atender as necessidades dos clientes. Cadeia de valor: É caracterizado pelos valores que percorrem a cadeia de abastecimento e o valor agregado em cada etapa, desde o momento do pagamento das matérias primas até o recebimento pela venda dos produtos acabados ou serviços.
Necessidades da logística: A logística normalmente não agrega valor ao produto, mas agrega à estratégia de fazer com que esse chegue ao local desejado, podendo ser avaliada através de parâmetros intangíveis. (Disponibilidade x vendas perdidas x baixo nível de serviço) Com a hiper-competitividade, a logística é fator preponderante na competência conquista e a manutenção do mercado. LOGÍSTICA é a garantia de um futuro prospero.
Objetivo final da logística: Podemos afirmar que: O principal objetivo da logística é disponibilizar os produtos (cada ítem do pedido) e, entregá-los na qualidade e quantidade certa, no momento e local exato, exigidos pelo cliente.
A logística como diferencial competitivo: Viabiliza execuções mais rápidas e constantes; Possibilita a redução de estoques nas diversas etapas da cadeia; Possibilita a redução dos custos; Disponibiliza corretamente os produtos (tempo, lugar); Viabiliza a competitividade no mercado atual; Dá suporte para o estabelecimento de um melhor nível de serviço ao cliente.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DA CADEIA LOGÍSTICA Suprimentos Lay-out Fluxo Velocidade Controle e acessibilidade Armazenagem Cadeia Logística Gerenciamento e controle Quantidade Armazenada Custo operacional Distribuição E Transporte
A ARMAZENAGEM NA LOGÍSTICA IMPORTÂNCIA: Absorve atrasos ou problemas com qualidade no fornecimento; Absorve lote mínimo de fornecimento; Estoque de segurança; Absorve efeitos da sazonalidade; Evita perdas devidas a especulação conjuntural; Absorve estoque excedente de processo; Estoque de componentes para diminuir lead time; Garante o abastecimento, absorvendo flutuações e problemas de processos ou qualidade de produtos.
A ARMAZENAGEM NA LOGÍSTICA Atividades da Área: Absorve lotes mínimos de fornecimento; Recebimento em geral; Estocagem (pulmão) controle de fluxo ; Provê serviços auxiliares (unidades de carga, montagens, etc.); Estocagem para seleção picking (supermercado); Processamento de pedidos; Consolidação do pedido e embalagem para transporte; Pré montagem de cargas separação e consolidação; Expedição.
Organização do Layout-1 Aspectos Importantes: Popularidade os artigos que apresentam um maior número de transações de entrada e saída devem ficar armazenados em locais por forma a minimizar as distâncias a percorrer Similaridade produtos recebidos e/ou enviados em conjunto devem ser armazenados juntos Ex: armazenar as partes de um motor próximas umas das outras movimentação lenta movimentação média entrada saída Movimentação rápida Tamanho os produtos devem ser armazenados em espaços apropriados para o seu tamanho o sistema deve ser projectado para se ajustar às necessidades Ex: racks de altura regulável
Organização do Layout-2 Utilização do espaço uma excessiva otimização do espaço pode conduzir à degradação das condições de acesso; corredores de acesso devem ser largos e as infra-estruturas de armazenamento acessíveis de ambos os lado Características dos produtos Perecíveis: podem requerer ambiente controlado (refrigeração); Forma irregular: necessitam de armazenamento em espaço livre; Materiais perigosos (inflamáveis, ácidos); Segurança contra roubo de artigos de valor; Incompatibilidades (ambiente refrigerado partilhado)
Organização do Layout-3 Aspectos a ter em conta na recepção e expedição de artigos: Frequência de recepção e embarque de encomendas Número de veículos Horários de chegada Horários de carga e descarga Volume por linha de produto Volume por meio de transporte As operações de recepção/expedição devem ser projectadas para estimativas de pico de carga do ano de projecto.
Organização do Layout-4 Um armazém ideal: É aquele em que se diminuem as distâncias percorridas no seu interior e em que se facilita o acesso de veículos às zonas próprias para produtos/materiais de maior uso Segundo Harmom, a configuração de um layout de armazém ideal deveria apresentar uma forma circular. Mas... Esse ideal opõe-se às configurações mais frequentes que os armazéns apresentam e que privilegiam fluxo : em linha reta (tipo straight- through); em forma de U (Harmom, 1993) in Logística, de Crespo de Carvalho, J. M. movimentação lenta movimentação média movimentação alta movimentação alta movimentação média movimentação lenta
Organização do Layout-5 Modelos de fluxo de materiais: Quando o layout de instalação do armazém o permite, a zona de entrega e expedição de material podem ser na mesma área, efectuando um fluxo de materiais em U, ou em áreas diferentes, num fluxo em L ou I. Modelos de fluxo U, L e I
Organização do Layout-6 Recepção e Expedição na mesma área: maior flexibilidade na utilização da zona de carga e descarga promovendo a capacidade de canais cruzados; facilita a consolidação da função de supervisão para as duas operações; Recepção e Expedição em áreas afastadas: a separação pode melhorar a segurança ; causar a redução drástica do congestionamento interno e externo; produzir aredução considerável do tempo de deslocação; adaptação mais apropriada à pratica do cross-docking ; adaptação mais apropriada às instalações fabris
ESCOLHA DE EQUIPAMENTO PARA ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS Aspectos Físicos Densidade X Seletividade X Freqüência Custo Armazenagem X Financeiro