Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 1 de 11 Responsável Técnico: Ana Lucia Silva Taveira Gerência de Saúde, Segurança e Fertilizantes. Público-alvo: Empregados próprios e prestadores de serviços das unidades da Vale Fertilizantes. Necessidade de Treinamento: (X) Sim Palavras-chave: reconhecimento, sanção, consequência. ( ) Não 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes e critérios gerais para gerenciar os reconhecimentos e sanções na Vale Fertilizantes, possibilitando a uniformidade e transparência nas decisões e tem como premissas: - garantir a integridade física, mental e social das pessoas através do reforço de práticas consagradas em Saúde, Segurança e adotadas pela empresa; - desenvolver uma abordagem educativa, que tenha como foco identificar comportamentos seguros ou de risco, reconhecer práticas seguras e modificar os comportamentos de risco; - alinhar as ações da Organização com relação a reconhecimentos e sanções. 2. APLICAÇÃO Aplica-se a todas as unidades da Vale Fertilizantes e prestadores de serviços que estejam desempenhando suas atividades dentro das instalações da Vale Fertilizantes. 3. REFERÊNCIAS PGS 3209-82-04 - Avaliação do atendimento a performance das contratadas PGS 3209-31-04 - Análise e gerenciamento de risco 4. DEFINIÇÕES Reconhecimento: ato de reconhecer, por escrito ou verbal, os comportamentos seguros e/ou a gestão preventiva em Saúde, Segurança e, que seja uma superação a um padrão estabelecido pela empresa, praticada pelos empregados, empresas contratadas, gerência, unidade operacional, áreas de apoio ou negócio da Vale Fertilizantes, resultando na redução/controle de riscos. Sanção: ato de reconhecer condutas pessoais, praticadas por empregados ou prestadoras de serviço, que levam a situações de risco em Saúde ou Segurança, estabelecendo uma sanção ao infrator. Infrator: empregado próprio, ou empresa prestadora de serviço, que descumprir um dos itens considerados como válido para a sanção.
Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 2 de 11 5. DESCRIÇÃO E RESPONSABILIDADES 5.1 RECONHECIMENTO O fluxo do reconhecimento seguirá o abaixo: Serão consideradas ações e atitudes passíveis de reconhecimento, de dentro do escopo dessa Política, àquelas que conduzam a um resultado acima do estabelecido em metas ou desempenhos definidos pela Vale Fertilizantes. Assim, deve-se considerar, para fins de reconhecimento, a superação aos padrões normalmente estabelecidos pela Organização em Saúde, Segurança e, que obrigatoriamente conduza a uma melhoria do ambiente de trabalho ou a redução de um risco, conforme critérios definidos no PGS-3209-31-04. Todo o processo de reconhecimento precisa ser registrado, visando a comprovação da conformidade e transparência. A validação ocorre através do Comitê Gestor, a ser definido no item 5.3, a seguir. O registro e arquivamento das evidências dos reconhecimentos individual, supervisão, contratada e gerência área são de responsabilidade do Comitê Gestor Local e da Gerência de Saúde, Segurança e local. Os demais casos são de responsabilidade do Comitê Gestor Vale Fertilizantes e da Gerência de Saúde, Segurança e da Vale Fertilizantes. Empregados que tenham recebido algum tipo de sanção, prevista no item 5.2 deste procedimento, nos últimos 12 meses, não poderão participar do processo de reconhecimento.
Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 3 de 11 O reconhecimento será aplicado às seguintes categorias, com os critérios a seguir definidos:
Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 4 de 11
Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 5 de 11 Para o reconhecimento de empresas contratadas, no que se refere a sua política de saúde, segurança e meio ambiente, as unidades operacionais e áreas de apoio devem seguir o estabelecido no PGS 3209-82-04 (Avaliação do atendimento a performance das contratadas), sendo pré-requisito para participação desta avaliação, e eventual premiação, a observância das demais obrigações contratuais, que será avaliada e informada pela área de Suprimentos ao Comitê. Esse reconhecimento é anual, no âmbito da unidade/ processo/projeto. As áreas de processo e projeto, consideradas aqui como corporativas da Vale Fertilizantes, são elegíveis ao reconhecimento, desde que atendam a todos os itens anteriormente especificados, separados da unidade operacional. A contabilização dos dados para o reconhecimento trimestral é o resultado acumulado do trimestre. A contabilização dos dados para o reconhecimento anual é o resultado acumulado do ano ou dos últimos 12 meses, conforme especificado anteriormente. As formas de reconhecimento, bem como sua periodicidade, são: - Individual: Mensalmente: Painel de Reconhecimento mensal promovido pela Gerência de Área no qual o(s) empregado(s) será(ão) reconhecido(s); Trimestralmente: Evento trimestral promovido pela Gerência da Unidade/Processo/Projeto no qual o melhor empregado, dentre os reconhecidos no individual mensal, será reconhecido, utilizando o mesmo Anualmente: Evento anual promovido pela Gerência da Unidade/Processo/Projeto no qual o melhor empregado, dentre os reconhecidos no individual trimestral, será reconhecido, utilizando o mesmo
Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 6 de 11 OBS: Não podem ser utilizadas, como forma de reconhecimento, recompensas financeiras. Para o reconhecimento trimestral e anual deverá ser feito em evento na Unidade, como por exemplo, almoço ou café da manhã, com a entrega de um troféu ou diploma ao empregado e a presença da sua família. Além disso, haverá divulgação dos Reconhecidos nos meios de comunicação internos e externos locais. - Supervisor: Mensalmente: Painel de Reconhecimento mensal promovido pela Gerência de Área no qual o(s) supervisor(s) será (ão) reconhecido (s): Trimestralmente: Evento trimestral promovido pela Gerência da Unidade/Processo/Projeto no qual o melhor supervisor, dentre os reconhecidos no individual mensal será reconhecido, utilizando o mesmo Anualmente: Evento anual promovido pela Gerência da Unidade/Processo/Projeto no qual o melhor supervisor, dentre os reconhecidos no individual trimestral, será reconhecido, utilizando o mesmo OBS: Não podem ser utilizadas, como forma de reconhecimento, recompensas financeiras. Para o reconhecimento trimestral e anual deverá ser feito em evento na Unidade, como por exemplo, almoço ou café da manhã, com a entrega de um troféu ou diploma ao supervisor e a presença da sua família. Além disso, haverá divulgação dos Reconhecidos nos meios de comunicação internos e externos locais. - Gerência de Áreas: Mensalmente: Painel de Reconhecimento mensal promovido pela Gerência da Unidade/Processo/Projeto no qual a Gerência de Área será reconhecida; Trimestralmente: Evento trimestral promovido pela Gerência da Unidade/Processo/Projeto no qual a melhor Gerência de Área, dentre as reconhecidas no mensal, será reconhecida, utilizando o mesmo Anualmente: Evento anual promovido pela Gerência da Unidade/Projeto/Processo no qual a melhor área, dentre as reconhecidas na gerência de área mensal, será reconhecida, utilizando o mesmo OBS: Não podem ser utilizadas, como forma de reconhecimento, recompensas financeiras. Para o reconhecimento trimestral e anual deverá ser feito em evento na Unidade, como por exemplo, almoço ou café da manhã, com a entrega de um troféu ou diploma ao gerente de área e a presença da sua família. Além disso, haverá divulgação dos Reconhecidos nos meios de comunicação internos e externos locais. - Unidades/Processos/Projetos/Diretorias: Evento anual promovido pela Diretoria no qual os melhores serão reconhecidos e as melhorias de cada Unidade serão apresentadas pelos Gerentes de Unidade/Processos/Projeto. OBS: Não podem ser utilizadas, como forma de reconhecimento, recompensas financeiras. Para o reconhecimento anual deverá ser feito em evento único, com a presença de toda a liderança da Vale Fertilizantes, a entrega de um troféu aos vencedores dessa categoria - Contratadas:
Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 7 de 11 Evento anual promovido pela Gerência Unidade/Processo/Projeto no qual a melhor contratada será reconhecida. OBS: Não podem ser utilizadas, como forma de reconhecimento, recompensas financeiras. Para o reconhecimento deverá ser utilizado o mesmo evento dos demais reconhecimentos na Unidade, com a entrega de um troféu ou diploma à contratada. No primeiro ano de implantação do Reconhecimento, os indicadores serão zerados em 01/01. Portanto, não se contabilizará o histórico do ano anterior. Aqueles indicadores que são contabilizados no acumulado 12 meses, no primeiro ano do Reconhecimento, atingirão essa situação no mês de dezembro. Desta forma, para os reconhecimentos mensais e trimestrais, valerá o resultado acumulado de janeiro até a data em questão. Situação que ocorrerá apenas no primeiro ano de implantação do Reconhecimento. 5.2 SANÇÃO Os atos considerados passíveis de sanção, definidos em seguida, seguirá o fluxo abaixo: O descumprimento a itens específicos da legislação de Saúde e Segurança e regras da Vale Fertilizantes, por empregados ou contratadas, são considerados como fonte para a definição dos processos passíveis de sanção. No quadro 5.2.1, a seguir, são explícitos pela Vale Fertilizantes os comportamentos e atos indesejáveis passíveis de sanção, na forma definida nesse procedimento, agrupados de acordo com o seu grau de criticidade para o desencadeamento de um acidente com lesão dentro das instalações da Vale Fertilizantes:
Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 8 de 11 Quadro 5.2.1 Comportamentos e atos passíveis de sanções nas instalações da Vale Fertilizantes Como essa Política tem o foco educativo, os critérios utilizados para aplicação de processos de sanção, considerando a primeira sanção ou reincidências, seguirão o abaixo: Quadro 5.2.2 - Sanções com reincidências na mesma criticidade Criticidade Empregados próprios B Primeira ocorrência Reincidência Advertência escrita Suspensão de 1 dia 2ª. Reincidência Avaliação do Comitê A Primeira ocorrência Reincidência Suspensão de 1 dia Demissão
Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 9 de 11 Quadro 5.2.3 Sanções com reincidências em criticidade diferente O processo de demissão será na modalidade adequada à infração cometida, que será averiguada e avaliada pelo RH e Jurídica. O período de validade de uma sanção, visando contabilizar exclusivamente para reincidências, é de 12 meses corridos. Após esse período, as sanções anteriores perdem a sua validade exclusivamente para os processos de reincidência. Porém, deverão ser preservados todos os registros que geraram situações de risco conforme estabelecidas no quadro 5.2.1. A sanção será aplicada pela liderança imediata do infrator, em caso de empregados. Casos envolvendo empregados de empresas contratadas serão informados aos Prepostos destas Empresas, que definirão a medida a adotar com seus respectivos empregados. O Comitê Gestor, descrito no item 5.3, abaixo, validará os casos onde especificada a sua atuação, no caso de sanção aplicada a empregado. O Comitê Gestor não atua na validação ou definição de sanção a contatados, sendo de responsabilidade da contratada atuar na garantia das condições e atos seguros para o seu bom desempenho de segurança e saúde, de acordo com os critérios definidos pela Vale Fertilizantes em suas instalações. Caso um prestador de serviço adote posturas previstas no quadro 5.2.1 anterior, o gestor do contrato notificará a contratada, solicitando o envio formalizado (por email ou correspondência) da ação a ser adotada. Para aplicação de sanções, deverão ser gerados registros que comprovem o descumprimento dos critérios definidos no quadro 5.2.1, sendo válidos depoimentos assinados, fotos, inspeções, auditorias. Não podem ser aplicadas sanções provenientes de Diálogos Comportamentais. 5.3 COMITÊ GESTOR A Política de Consequência será gerida pelo Comitê Gestor Local e Fertilizantes. O Comitê Gestor Local será constituído nas unidades, sendo formado pelo Gerente da Unidade e pelos seus Gerentes de Área. A participação de outros convidados fica à critério do Gerente da Unidade. O líder do Comitê é o Gerente da Unidade. As áreas de processo e projetos podem fazer parte do Comitê Local, ou constituir o seu próprio comitê, seguindo as diretrizes aqui estabelecidas. O Comitê local reunir-se-á:
Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 10 de 11 - para reconhecimento: trimestral. Quando houver anualmente o reconhecimento de empresas contratadas, o Comitê consultará a Gerência de Suprimentos, previamente a reunião de validação, conforme registrado no item 5.1. - para sanção: quando demandado, sendo obrigatória a participação do representante local da área jurídica e do Recursos Humanos. O Comitê Fertilizantes será formado pela Diretoria da Fertilizantes e pela Gerência de Saúde, Segurança e da Vale Fertilizantes. O líder é o Diretor Presidente. O Comitê Fertilizantes reunir-se-á: - para reconhecimento: anual. - para sanção: quando demandado, sendo obrigatória a participação da gerência jurídica e de Recursos Humanos. 5.3.1 Líder do Comitê Gestor Local Garantir a formação e reunião do Comitê Gestor conforme descrito no item 5.3 Conduzir as reuniões do Comitê Gestor Realizar os eventos de Reconhecimento na Unidade/Processos/Projetos Definir critérios para desempate de decisões Garantir a comunicação formal dessa Política a todos os empregados e empresas contratadas 5.3.2 Líder do Comitê Gestor Fertilizantes Garantir a formação e reunião do Comitê Gestor conforme descrito no item 5.3 Conduzir as reuniões do Comitê Gestor Realizar os eventos de Reconhecimento na Fertilizantes Definir critérios para desempate de decisões Comunicar formalmente essa Política aos Comitês Locais Manter essa Política atualizada 5.3.3 Gerência de SSMA Fertilizantes Treinar a liderança da Fertilizantes (Diretores e Gerentes de Unidade/Processos e Projetos) nesse procedimento Contabilizar os indicadores de reconhecimento para avaliação do Comitê Gestor Fertilizantes 5.3.4 Gerência de Área de SSMA Contabilizar os indicadores de reconhecimento para avaliação do Comitê Gestor Local 5.3.5 Suprimentos Anexar essa Política a todos os contratos vigentes na Vale Fertilizantes, dando conhecimento às Empresas Contratadas e buscando as respectivas chancelas destas. 5.3.6 Gestor de Contrato Manter a contratada informada dessa Política e garantir a sua aplicação conforme estabelecido, informando ao Comitê o andamento de notificações por atos de risco praticados pelos empregados da Contratada.
Nº: PGS-3209-51-01 Pág.: 11 de 11 5.4 RESULTADOS ESPERADOS Ter os processos de Reconhecimento de boas práticas e Sanção de riscos, seguindo critérios previamente definidos e com transparência. Potencializar as superações e prevenir comportamentos e atos indesejados. 5.5 MATRIZ DE INDICADORES -------- 6 REGISTROS Tipo Indexação Identificação Coleta Acesso Arquivamento Armazenamento Manutenção Tempo Mínimo Retenção Disposição Ata das Reuniões dos Comitês Gestores Ordem crescente de data Ata de Reunião Líder do Comitê Controlado Email / pasta e ou arquivo Gerente da Unidade/ processo/ projeto Eletrônico e/ou papel 2 anos Descarte Registro de Reconhecimento Ordem crescente de data Informações extraídas do sistema Senior Segurança, Saúde e Meio Ambiente Livre Email / pasta e ou arquivo SSMA Eletrônico e/ou papel 2 anos Descarte Registro de Sanção Ordem crescente de data Depoimentos, fotos, registros de inspeções, etc Segurança, Saúde e Meio Ambiente Controlado Email / pasta e ou arquivo SSMA Eletrônico e/ou papel 20 anos Descarte 7 ANEXOS -------- 8 ELABORADORES DIRETORIA NOME MATRÍCULA GESMA Ana Lucia Taveira 801808