PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6"

Transcrição

1 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6 1. OBJETIVO Orientar a condução dos processos de de forma a garantir a uniformidade e eficiência dos procedimentos, ferramentas e técnicas utilizadas, assim como a perfeita distribuição das informações. 2. RESPONSÁVEIS Engenharia [RJ] Diretor de Construção [Local] Gerente de Obras Central de Planejamento e Gerenciamento de Obras [RJ] Coordenador de Planejamento Empreendimento Gerenciado [Local] 3. PROCEDIMENTOS O PO de Gerenciamento de Obras é composto pelos seguintes procedimentos: Acompanhamento de Desenvolvimento de Projetos Executivos; Fiscalização e Acompanhamento da Obra; Fiscalização e Acompanhamento de Suprimentos; Acompanhamento do Avanço Físico da Obra; Controle de Contratos e Documentação Fiscal e Legal; Controle da Qualidade dos Serviços e Materiais Empregados; Análise de Orçamentos Modificativos / Extra Contratual; Avaliação de Riscos e Procedimentos de Segurança e Higiene do Trabalho; Elaboração de Relatórios Gerenciais; Supervisão da Elaboração de Manuais do Proprietário e do Síndico; Vistoria das Unidades não Comercializadas / Estoque.

2 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 2 de Acompanhamento de Desenvolvimento de Projetos Executivos Trata-se do processo de realização de Reuniões de Coordenação e Desenvolvimento dos Projetos Executivos, abordando além das questões projetuais do produto, as questões relativas a construtibilidade e de uso e manutenção. 3.2 Fiscalização e Acompanhamento da Obra Inicialmente, deve-se analisar todas as informações e documentos fornecidos pelo Contrato de Construção tais como, cronogramas físicos, cronograma de suprimentos, cronograma físico financeiro e dados gerais do Contrato. Paralelamente, deve-se providenciar ART de atividade de gerenciamento da Empresa junto ao CREA. Com estes elementos têm-se uma visão global do escopo e como a Contratada pretende realizar a obra. Desta forma deve ser realizada uma reunião inicial entre a Gerenciadora e a Construtora para o estabelecimento da rotina operacional entre as Empresas, abordando-se os seguintes tópicos básicos: Plano Operacional de Canteiro de Obras; Rotinas de Trabalho Construtora / Gerenciadora; Procedimentos de Suprimentos / Contratações; Validação Cronograma de Obras e Medições; Datas de Medição; Prazos de Pagamento / Depósitos; Seguro da Obra / Vistoria de Vizinhança; Para o acompanhamento da obra, deve-se estabelecer rotina de visitas a obra para a realização da fiscalização dos serviços. Esta fiscalização basicamente deve avaliar quatro aspectos: - Qualidade dos Serviços; - Desenvolvimento / Prazos dos Serviços / Evolução Física; - Avaliação da implementação dos Recursos Financeiros na Obra; - Segurança no trabalho. Todos os itens definidos no Contrato de Gerenciamento serão fiscalizados, documentados e relatados às partes interessadas.

3 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 3 de Fiscalização e Acompanhamento de Suprimentos A Gerenciadora deve realizar a análise e validação do cronograma de suprimentos para os trabalhos na obra. Dependendo do estabelecido em Contrato, a Gerenciadora participará ou não da avaliação das cotações de suprimentos feito pela Construtora. Se as aquisições forem realizadas em nome da Contratante / Incorporadora, deverá ser validada um padrão de minuta contratual para a atividade de suprimentos a ser utilizada na obra. Para validação da compra, deve-se verificar o escopo do suprimento em análise, e a sua compatibilização com os projetos, memoriais de especificação, cláusulas contratuais e custos previstos no orçamento. 3.4 Acompanhamento do Avanço Físico da Obra Esse processo visa acompanhar o avanço físico mensal da obra cruzando as informações do cronograma físico com o cronograma financeiro definido em contrato e o andamento real da obra. Os desvios detectados serão informados às partes interessadas na intenção de viabilizar soluções para que o projeto retorne ao alinhamento original e / ou seja, feito um replanejamento de atividades visando o ajuste dos principais marcos de prazos do projeto. 3.5 Controle de Contratos e Documentação Fiscal e Legal Análise e Liberação de Contratos Após a escolha de um determinado fornecedor, a minuta do Contrato, dos principais fornecedores em nome do Incorporador, é remetida a Gerenciadora para liberação da contratação. Controle dos Contratos em nome dos Contratantes e Prestações de Contas Obra por Empreitada: A Gerenciadora realiza mensalmente uma análise do relatório de prestação de contas da Construtora relativo ao mês anterior e o cronograma físico financeiro do Contrato, avaliando a evolução de gastos incorridos no mês. Noventa dias antes do término da obra, a gerenciadora promove um inventário de saldos em todos os Contratos, Ordens de Compras, e de serviços da obra, para a avaliação e totalização de despesas a vencer até a conclusão da obra, desde que o valor acumulado da prestação de contas não tenha superado o valor do Cronograma Físico Financeiro. Caso isto venha ocorrer esta atividade deverá ser antecipada.

4 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 4 de 6 Obra por Administração: A Gerenciadora realiza um controle de saldos de Contrato, através dos lançamentos das NF s a débito, em um conta corrente de cada Contrato. As liberações de pagamentos de NF s deverão ser realizadas pelogerente, após as verificações dos dados da coleta de preços e saldos contratuais. Após a liberação dogerente, o Contas a Pagar faz novamente as verificações das NF s versus coletas e saldos de Contratos. Controle de Providências de Habite-se Seis meses antes do prazo de conclusão das obras, inicia-se o processo de controle e obtenção de certidões para a vistoria de Habite-se, com base nas solicitações do Alvará de obras e concessionárias de serviços públicos. 3.6 Controle da Qualidade dos Serviços e Materiais Empregados Todos os serviços prestados e materiais adquiridos devem ser avaliados e qualificados conforme os dados de Contrato, Memoriais de Especificação e Projetos. As atividades de Controle de Qualidade devem seguir a rotina de trabalho da Construtora, subsidiada pela Gerenciadora que possui também um Sistema de Qualidade que agrega todos os procedimentos para esta atividade. Devem ser realizados na obra ensaios de conformidade e desempenho dos principais materiais e componentes do Projeto, avaliando-se os resultados com os preceitos das Normas Brasileiras e/ou Internacionais. 3.7 Análise de Orçamentos Modificativos / Extra Contratual Podem ocorrer no projeto, alterações de escopo do produto, mudança de Legislação e/ou melhorias, que concorrerão para a edição de orçamentos modificativos em função das alterações. Cabe a Gerenciadora a análise e qualificação da solicitação através de documentos específicos para a validação ou não do orçamento apresentado. 3.8 Avaliação de Riscos e Procedimentos de Segurança e Higiene do Trabalho Esse processo visa garantir que todas as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e todos os procedimentos internos e boas práticas adotadas pela Brookfield Incorporações S/A sejam observadas, seguidas e disseminadas entre todos os funcionários que participam da construção, seja essa mão de obra direta, indireta ou de terceiros.

5 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 5 de Elaboração de Relatórios Gerenciais Os Relatórios Gerencias são elaborados pelo e são compostos das seguintes informações: Responsável Gerente Geral de Obras Documento Dados do Empreendimento Comentários do Físico da Obra Progresso da Obra Serviços Executados no Mês Qualidade da Execução Status do Projeto Cronograma de Contratações Após a análise do Gerente Geral de Obras, o Relatório é liberado para distribuição. A distribuição deste Relatório é realizada através de correspondência específica para os Incorporadores. A periodicidade do Relatório de Gerenciamento da Obra é mensal Supervisão da Elaboração dos Manuais de Síndico e Proprietários Cabe a Construtora apresentar uma minuta dos Manuais do Síndico e dos Proprietários, para análise da Gerenciadora. A Gerenciadora deve realizar uma análise destas minutas com base na NBR 14037, avaliando as informações e recomendações descritas, bem como os prazos de garantia e procedimentos de assistências técnicas às unidades / clientes Vistoria das Unidades não Comercializadas / Estoque No período determinado pela Construtora, ao término das obras, deverão ser realizadas vistorias nas unidades em estoque, ficando a Gerenciadora responsável pelo recebimento de tais unidades em nome da Incorporadora. Nesta vistoria são verificadas a qualidade final do produto, e possíveis vícios aparentes que, caso ocorram, são assinalados de imediato em termo próprio de vistoria para o pronto atendimento por parte da Construtora, para o efetivo recebimento do imóvel.

6 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 6 de 6 4. CONTROLE DE REGISTROS DA QUALIDADE Os registros da qualidade gerados por este processo são controlados da seguinte forma: Identificação Relatório Gerencial Contrato da Obra Local do Arquivo Secretaria da Engenharia Secretaria da Engenharia / Central de Planejamento Tipo de Arquivo e Proteção Tempo de Retenção Descarte Pasta Até o término da obra Arquivo Morto Armário Até o término da obra Arquivo Morto Aprovado por: Gui Alexandre 07 / 10 / 2009 Nome/ Visto Data

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DO PLANEJAMENTO PL 02 MEDIÇÕES NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS: MEDIÇÕES REVISADO E

Leia mais

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP Arquiteta e Urbanista formada pela PUC PR, com especialização em Gerenciamento de Obras pela UFTPR e cursando Gestão Estratégica na UFPR. Possui certificação PMP Atua no mercado

Leia mais

ANEXO 3 TERMO DE REFERÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA

ANEXO 3 TERMO DE REFERÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA ANEXO 3 TERMO DE REFERÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. ESCOPO 3. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 4. PRAZOS 5. APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS 6. CRITÉRIO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE PROJETOS E OBRAS PÚBLICAS - SOP Nº 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal De Obras e Serviços Urbanos.

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE PROJETOS E OBRAS PÚBLICAS - SOP Nº 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal De Obras e Serviços Urbanos. INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE PROJETOS E OBRAS PÚBLICAS - SOP Nº 002/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PARA O CONTROLE DA EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. Versão:

Leia mais

Elaborado por: JULIERMES WESLEY 09/12/15. Revisado/Aprovado por: AMANDA BRITO 14/01/15 DATA REV. ITENS REVISADOS ALTERAÇÃO REALIZADA

Elaborado por: JULIERMES WESLEY 09/12/15. Revisado/Aprovado por: AMANDA BRITO 14/01/15 DATA REV. ITENS REVISADOS ALTERAÇÃO REALIZADA PO-10-02-03 00 PÁGINA 1 DE 6 SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES GERAIS 2. DETALHAMENTO 3. REGISTROS DA QUALIDADE Elaborado por: JULIERMES WESLEY 09/12/15 Revisado/Aprovado por: AMANDA BRITO 14/01/15 HISTÓRICO DAS

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 1. OBJETIVO Orientar a condução dos processos de Coordenação e controle de obras, executadas pela Brookfield Incorporações S/A, de forma a garantir

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

LIVRO DE REGISTRO DATA BOOK

LIVRO DE REGISTRO DATA BOOK Folha 1 de 7 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por A 20/06/2014 Emissão inicial Danilo Narciso Junior Sumário 0. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 1. REFERÊNCIA NORMATIVA... 2 1.1. Documentos

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA-TR

TERMO DE REFERENCIA-TR TERMO DE REFERENCIA-TR Página 1 de 8 Termo de Referência 1. OBJETO Contratação de empresa de arquitetura/engenharia (CONTRATADA) especializada em gerenciamento e acompanhamento técnico para obra de manutenção

Leia mais

TERMINOLOGIA, DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS BÁSICOS

TERMINOLOGIA, DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS BÁSICOS TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de serviços de consultoria individual para coordenação do programa Desenvolvimento de um Modelo de Negócios Sustentável para a Melhoria de Micro, Pequenas e Médias Empresas

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Benedito publica:

Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1401 Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Carta Cotação - Contratação dos serviços de Elaboração do Projeto Básico, visando o gerenciamento completo do Sistema

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE FISCAIS DE CONTRATOS

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE FISCAIS DE CONTRATOS FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE FISCAIS DE CONTRATOS 1 DGCC Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros (PROAF) Assessoria Secretaria Coord. Geral de Contabilidade (COGC) Sub. Coord. de Contabilidade (SCCONT) Coord.

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE SUPRIMENTOS SP 03 CADASTRO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Kênia Natália de Paulo

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO RIO Nº 43378 DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) Dispõe sobre a estrutura organizacional da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S.A. - RIOSAÚDE. O PREFEITO DA CIDADE DO

Leia mais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Lançamento Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Processo de Projeto para

Leia mais

CONTRATO DE GERENCIAMENTO DE OBRA. Por este instrumento particular de construção de obra, de um lado:

CONTRATO DE GERENCIAMENTO DE OBRA. Por este instrumento particular de construção de obra, de um lado: CONTRATO DE GERENCIAMENTO DE OBRA Por este instrumento particular de construção de obra, de um lado: LUITEX MÁQUINAS E FERRAMENTAS LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 51.051.811/0001-52, estabelecida

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 012/2014. Desenvolvimento, produção e realização da 19ª Festa do Imigrante.

CARTA CONVITE Nº 012/2014. Desenvolvimento, produção e realização da 19ª Festa do Imigrante. São Paulo, 20 de fevereiro de 2014. CARTA CONVITE Nº 012/2014 Desenvolvimento, produção e realização da 19ª Festa do Imigrante. A, Organização Social gestora do Museu da Imigração, de acordo com seu Regulamento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS E ALMOXARIFADO IT. 26 03 1 / 6 1. OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais e almoxarifado nas dependências do Crea GO e controle dos s. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 02 Gestão

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO DO ESCOPO

PLANO DE GERENCIAMENTO DO ESCOPO SE PES 00 Folha de 9 Revisão Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por 0 5/03/06 Emissão Inicial RBO LVM 3/03/06 Revisão Geral FFM LVM 9/03/06 Revisão de Formatação FFM LVM 3 08/04/06 Revisão de Formatação

Leia mais

CONTRATO Nº 041/09 EMPREITADA GLOBAL COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA

CONTRATO Nº 041/09 EMPREITADA GLOBAL COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA CONTRATO Nº 041/09 EMPREITADA GLOBAL COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA CONTRATANTE: Município de Nova Alvorada, pessoa jurídica de direito público, com sede administrativa na Av. Vicente Guerra,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS E ALMOXARIFADO IT. 26 06 1 / 6 1.OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais e almoxarifado nas dependências do Crea GO e controle dos veículos. 2.DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 02

Leia mais

O R Ç A M E N T O E PLANEJAMENTO DE OBRAS

O R Ç A M E N T O E PLANEJAMENTO DE OBRAS O R Ç A M E N T O E PLANEJAMENTO DE OBRAS SERVIÇOS Nossos serviços são compostos de módulos flexíveis que podem ser combinados atendendo às necessidades específicas de cada cliente/empreendimento que permitem

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Contratação de empresa especializada na prestação de serviços consultoria técnica para implementação do E-social, abrangendo capacitação e consultoria nos sistemas TOTVS RM - Módulo Segurança e Saúde Ocupacional.

Leia mais

PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO PARA PLANEJAMENTO DE REDE

PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO PARA PLANEJAMENTO DE REDE PLANEJAMENTO DE REDE PO-10-03 01 PÁGINA 1 DE 8 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE 3. DETALHAMENTO 4. REGISTROS DA QUALIDADE Elaborado/Revisado por: Planejamento (UBIRAJARA LIMA) 16/08/18

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO Autarquia Municipal Lei de criação Nº792 de CNPJ: /

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO Autarquia Municipal Lei de criação Nº792 de CNPJ: / TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Aquisição de materiais hidráulicos e de construção, para manutenção em redes de esgoto e construção de anéis de concreto (PV s), a serem utilizados na localidade de São Mateus

Leia mais

CARTA CONVITE 016/2015 II - TERMO DE REFERÊNCIA

CARTA CONVITE 016/2015 II - TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇO NACIONAL DEAPRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS CARTA CONVITE 016/2015 ANEXO II - TERMO DE REFERÊNCIA Termo de Referência para Contratação de Empresa Especializada paraa Construção

Leia mais

Licitações e Gestão de Contratos Administrativos

Licitações e Gestão de Contratos Administrativos Licitações e Gestão de Contratos Administrativos Por: José Luiz Lima Abreu 1 A RESPONSABILIDADE DO GESTOR NA EXECUÇÃO CONTRATUAL LEI 8.666 Art. 67 A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE COMPRAS DIRETAS / (Conforme Artigo 6º, Incisos I e II do RLC

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA N 01/2016/Departamento de Engenharia PROJETO DE URBANISMO DA ÁREA DO PARQUE DO PRESIDENTES

TERMO DE REFERÊNCIA N 01/2016/Departamento de Engenharia PROJETO DE URBANISMO DA ÁREA DO PARQUE DO PRESIDENTES TERMO DE REFERÊNCIA N 01/2016/Departamento de Engenharia PROJETO DE URBANISMO DA ÁREA DO PARQUE DO PRESIDENTES 1. OBJETIVO O presente Termo de Referência tem como objetivo a Contratação de pessoa jurídica

Leia mais

TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA

TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA www.trconstrucao.eng.br Somos uma empresa de consultoria que atua no segmento de orçamento e planejamento para a construção civil. Atuamos no mercado de incorporação, arquitetura,

Leia mais

Gerenciamento da Integração. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento da Integração. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento da Integração Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Incluir processos e atividades para identificar, definir combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETIVOS

TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETIVOS TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETIVOS Destinam-se as Especificações Técnicas presentes, orientar e apresentar dados técnicos contratação de empresa especializada para execução do projeto de exaustão/ventilação

Leia mais

AULA 11 GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES

AULA 11 GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES AULA 11 GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES Gerenciamento de Aquisições O objetivo do gerenciamento das aquisições é obter os materiais, os equipamentos e os serviços externos ao projeto de acordo com os parâmetros

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade no Setor Público

Sistema de Gestão da Qualidade no Setor Público Sistema de Gestão da Qualidade no Setor Público SGQ no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP ENQUALAB 2013 São Paulo-SP, 29/08/13 CPT Atribuições (dentre outras) Coordenar e desenvolver estudos

Leia mais

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 1. OBJETIVO 1.1. Determinar diretrizes e responsabilidades nos processos de aquisição de bens, serviços e/ou materiais indiretos e/ou diretos utilizados pela Rodobens Comunicação Empresarial. 1.2. Assegurar

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO Administração Nacional Sesc Pantanal TERMO DE REFERÊNCIA

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO Administração Nacional Sesc Pantanal TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETIVOS Destinam-se as Especificações Técnicas presentes, orientar e apresentar dados técnicos para execução da obra de reforma das instalações do restaurante de visitantes do

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

REGULAMENTO PARA COMPRAS

REGULAMENTO PARA COMPRAS REGULAMENTO PARA COMPRAS CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para compras e contratação de obras e serviços e aquisição de bens com

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI 1. INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo o acompanhamento da execução de uma obra de edifício de múltiplos pavimentos (mais de 04 pavimentos) com estrutura em concreto armado moldado no local e vedações

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias)

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) AGENDA 1 2 3 Apresentação Palestrante Informações necessárias no projeto Sistemas Prediais: Especialidades 4

Leia mais

ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO

ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO Natália Taís Batista 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO ESTE TRABALHO FOI SELECIONADO COMO NA EDIÇÃO

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS IT. 26 08 1 / 6 1. OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais nas dependências do Crea GO e controle dos s. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IT. 28 Patrimônio. IT.27 Arquivo Geral e Correspondências

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO UNIDADE SANTO AMARO. Teste, Ajuste e Balanceamento do Sistema de Ar Condicionado dos Setores Administrativo e Odontológico

MEMORIAL DESCRITIVO UNIDADE SANTO AMARO. Teste, Ajuste e Balanceamento do Sistema de Ar Condicionado dos Setores Administrativo e Odontológico MEMORIAL DESCRITIVO UNIDADE SANTO AMARO 01/08 ÍNDICE Página 002 1. Generalidades 003 2. Objetivos 006 3. Descrição dos Serviços 006 4. Prazo 006 5. Finalização 007 6. Contato / Dúvidas 008 02/08 1. GENERALIDADES

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE MOÇAMBIQUE EM AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

A EXPERIÊNCIA DE MOÇAMBIQUE EM AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS A EXPERIÊNCIA DE MOÇAMBIQUE EM AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO Art. 228 Constituição da República O controlo da legalidade dos actos administrativos e da aplicação das

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS IT. 26 09 1 / 6 1. OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais nas dependências do Crea GO e controle dos s. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IT. 28 Patrimônio. IT.27 Arquivo Geral e Correspondências

Leia mais

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE INSPEÇÃO, MEDIÇÃO E ENSAIOS DO LABORATÓRIO DE RADIOMETRIA AMBIENTAL PO-LRA

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE INSPEÇÃO, MEDIÇÃO E ENSAIOS DO LABORATÓRIO DE RADIOMETRIA AMBIENTAL PO-LRA 1 Objetivo Este procedimento estabelece métodos para controle e calibração de equipamentos de inspeção, medição e ensaios. 2 Campo de Aplicação Aplica-se ao Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro

Leia mais

MATRIZ DE MACRO-ATIVIDADES DE ACE (PMO rev3)

MATRIZ DE MACRO-ATIVIDADES DE ACE (PMO rev3) PROCEDIMENTOS DE ATIVIDADES DE ANÁLISE CRÍTICA DE ESCOPO 1 REUNIÃO DE KICK-OFF- Análise dos Requerimentos do Empreendimento pelo CLIENTE Requisito Termos de Confidencialidade Requisito Recebimento de Documentação

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação rev 06 28/09/2016 Aprovado por PAG 1 / 5 PROCEDIMENTO PARA SUSPENSÃO, CANCELAMENTO, EXTENSÃO E REDUÇÃO DO ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO 1 Objeto Este procedimento tem por objetivo

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento TERMO DE REFERÊNCIA REFORMA DE RESERVATÓRIO METÁLICO Visando à necessidade da manutenção da qualidade dos serviços prestados a população do município de Itaguara-MG e a preservação do bem público segue:

Leia mais

Especialidade em Ativos

Especialidade em Ativos Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica Metrologia é a Ciência da Medida Uma reputação de qualidade é um dos bens de mais alto valor de uma empresa. A grande importância de uma alta

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das Inspetorias.

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das Inspetorias. CONTROLE ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL DAS INSPETORIAS IT. 25 12 1/7 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IT. 01 Processo administrativo

Leia mais

CONTRATO Nº 015/11 EMPREITADA GLOBAL COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA

CONTRATO Nº 015/11 EMPREITADA GLOBAL COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA CONTRATO Nº 015/11 EMPREITADA GLOBAL COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA CONTRATANTE: Município de Nova Alvorada, pessoa jurídica de direito público, com sede administrativa na Av. Vicente Guerra,

Leia mais

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Política: Ambiental e de SST A empresa possui uma Política Ambiental e de SST? A Política é apropriada a natureza, escala, impactos ambientais e perigos e riscos das suas atividades,

Leia mais

Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP

Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP CGIMP Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP Tem por objetivo acompanhar o andamento das obras e garantir o fluxo de recursos para que o serviço não sofra interrupções

Leia mais

Eng.º Ricardo Toscani Bairro Novo S.A.

Eng.º Ricardo Toscani Bairro Novo S.A. Eng.º Ricardo Toscani Bairro Novo S.A. Economia Mundial (PIB 2010) Economia Mundial (Taxa de Desemprego) Economia Mundial e Brasileira 2,0 % Economia Brasileira (Empregos Formais) Fonte: MTE Economia Brasileira

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho ÁREA DE CONTABILIDADE IT. 30 00 1 / 5 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para a realização das atividades de contabilização das receitas / despesas e controle da execução orçamentária. 2. DOCUMENTOS DE

Leia mais

NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS. Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP

NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS. Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP 1 DOWNLOAD: www.ibape-sp.org.br 2 ABNT NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil

Leia mais

Sumário. 1. Documentos necessários para autorizar a imobiliária locar seu imóvel: Da Autorização... 2

Sumário. 1. Documentos necessários para autorizar a imobiliária locar seu imóvel: Da Autorização... 2 Sumário 1. Documentos necessários para autorizar a imobiliária locar seu imóvel:... 2 2. Da Autorização... 2 3. Do Contrato de Administração de Locação... 2 4. Do controle dos boletos de condomínio...

Leia mais

Ciclo de vida de um Projeto

Ciclo de vida de um Projeto Ciclo de vida de um Projeto Construção e montagem substancialmente pronta Fase 4 100% completo Finalização das principais contratações Fase 3 Autorização de inicio Fase 2 Fase 1 Fase 1: Viabilidade Formulação

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO O objetivo do presente documento é a contratação de empresa para fornecimento de Serviços de Manutenção de Impressoras e no-breaks para atender ao Edital de Chamamento

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE LICITAÇÃO, DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE 1ª Versão 2 ÍNDICE 1

Leia mais

POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC

POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC Aprovado em 28 de Janeiro de 2014 Atualizado em 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 30 de Julho de 2015 Atualizado em 30 de outubro de 2015

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Patricio Ferreira de Almeida Neto, Asp Of

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Patricio Ferreira de Almeida Neto, Asp Of INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO Patricio Ferreira de Almeida Neto, Asp Of São José dos Campos, 16/11/2017 FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final de Estágio

Leia mais

Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e

Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e 28/09/2015 ABES/DF CREA DF. Politica Ambiental da Caesb Diretrizes 1.

Leia mais

Gestão Financeira (Tesouraria)

Gestão Financeira (Tesouraria) Soluções Gestão Financeira (Tesouraria) Contas a Receber - Cobrança Registro de contrato de prestação de serviços com condições de cobrança; Controle de reajuste contratuais com periodicidade, índices

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENAÇÃO DE APOIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO 1. OBJETO PROJETO BÁSICO 1 - O presente

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENAÇÃO DE APOIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO 1. OBJETO PROJETO BÁSICO 1 - O presente PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENAÇÃO DE APOIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO 1. OBJETO PROJETO BÁSICO 1 - O presente projeto básico visa à contratação de empresa para

Leia mais

Regulamento de Compras :

Regulamento de Compras : Capítulo I: das Disposições Gerais Regulamento de Compras : Artigo 1º. O presente Regulamento estabelece normas para a contratação de obras e serviços e compras, no âmbito da Associação Fundo de Incentivo

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS Nº PE-ADM-001 Fl. 1/11 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B C D E F G H J K 03/05/04 15/09/04 23/06/06 30/10/06 23/11/07 22/02/08 30/10/09 30/07/10

Leia mais

Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes

Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes ANDIFES ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes SÚMÁRIO 1. OBJETIVO 4 2. APLICAÇÃO 4 3.

Leia mais

4. Unidade Fiscalizadora: Serviço Social da Indústria - Departamento Regional Pará, Serviço de Engenharia SENGE / Logística.

4. Unidade Fiscalizadora: Serviço Social da Indústria - Departamento Regional Pará, Serviço de Engenharia SENGE / Logística. /TR 013/2019. Belém, 07 de Fevereiro de 2019. I) DEFINIÇÕES PRELIMINARES: 1. Objeto: Aquisição de Disciplinadores Metálicos para atendimento dos Eventos do /PA, conforme as especificações técnicas descritas

Leia mais

TÍTULO: Nº: Rev.: MANUAL DO SGI - M-SGI (ver item relacionado ao Processo SAF).

TÍTULO: Nº: Rev.: MANUAL DO SGI - M-SGI (ver item relacionado ao Processo SAF). 1. OBJETIVO O objetivo deste procedimento é estabelecer a metodologia para o processo de Aquisição e Gestão de Fornecedores do SGI da Empresa. A sistemática aqui descrita contempla: A sistemática de qualificação

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO Administração Nacional Sesc Pantanal TERMO DE REFERÊNCIA

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO Administração Nacional Sesc Pantanal TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETIVOS Destinam-se as Especificações Técnicas presentes, orientar e apresentar dados técnicos para execução da conclusão da obra de reforma do bloco administrativo do Hotel Sesc

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho INSPETORIAS IT. 47 00 1 / 8 1 - OBJETIVO Estabelecer diretrizes para procedimentos referentes a manutenção das instalações das Inspetorias do Crea-GO. 2 - DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Lei n 8.666 de 21 de

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA COMISSÃO DE LICITAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 017/2013 TOMADA DE PREÇO Nº 001/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA Apresentamos a seguir a descrição e metodologia a ser aplicada nos serviços que integram o

Leia mais

4. Unidade Fiscalizadora: Serviço Social da Indústria - Departamento Regional Pará, Serviço de Engenharia SENGE / Logística.

4. Unidade Fiscalizadora: Serviço Social da Indústria - Departamento Regional Pará, Serviço de Engenharia SENGE / Logística. /TR 012/2019. Belém, 07 de Fevereiro de 2019. I) DEFINIÇÕES PRELIMINARES: 1. Objeto: Aquisição de Pórtico em Estrutura Metálica para atendimento dos Eventos do /PA, conforme as especificações técnicas

Leia mais

CONTRATO Nº 026/10 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DE MÃO DE OBRA

CONTRATO Nº 026/10 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DE MÃO DE OBRA CONTRATO Nº 026/10 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DE MÃO DE OBRA CONTRATANTE: Município de Nova Alvorada, pessoa jurídica de direito público, com sede administrativa na Av. Vicente Guerra, 1429,

Leia mais

NORMA DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES HRCGD. NR HRCGD nº Pág: 01 Data de Emissão: Revisão nº:

NORMA DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES HRCGD. NR HRCGD nº Pág: 01 Data de Emissão: Revisão nº: 1. OBJETIVO A presente norma tem o objetivo de estabelecer diretrizes para aquisição de bens e serviços ao Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados HRCGD, e demais projetos do Grupo GAMP no Estado

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO Administração Nacional Sesc Pantanal TERMO DE REFERÊNCIA

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO Administração Nacional Sesc Pantanal TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETIVOS Contratação de empresa de engenharia, especializada em execução de projetos de sistema de proteção contra descarga atmosférica (SPDA) para o Centro de Atividades de Poconé.

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO PROCESSOS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Nº Fl. 1/16 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 07/11/17 Emissão Inicial JMn ACR NDF SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Propriedade

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Gerenciamento de integração de Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Interação dos processos de gerenciamento de s Interação dos processos de gerenciamento de s Mapeamento grupos de

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para procedimentos referentes a manutenção das instalações das Inspetorias do Crea-GO.

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para procedimentos referentes a manutenção das instalações das Inspetorias do Crea-GO. MANUTENÇÃO, CONSERVAÇÃO E PATRIMÔNIO DAS INSPETORIAS IT. 47 01 1 / 8 1 - OBJETIVO Estabelecer diretrizes para procedimentos referentes a manutenção das instalações das Inspetorias do Crea-GO. 2 - DOCUMENTOS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONFECÇÃO DE MOBILIÁRIO PARA DIVERSOS AMBIENTES DO HOTEL SESC PORTO CERCADO

TERMO DE REFERÊNCIA CONFECÇÃO DE MOBILIÁRIO PARA DIVERSOS AMBIENTES DO HOTEL SESC PORTO CERCADO TERMO DE REFERÊNCIA CONFECÇÃO DE MOBILIÁRIO PARA DIVERSOS AMBIENTES DO HOTEL SESC PORTO CERCADO 1. OBJETIVOS Destinam-se as especificações técnicas presentes, orientar e apresentar dados técnicos para

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS IT. 26 10 1 / 6 1. OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais nas dependências do Crea GO e controle dos s. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IT.28 Patrimônio. IT.27 Arquivo Geral e Correspondências

Leia mais

COORDENAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS TERMO DE REFERÊNCIA

COORDENAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS TERMO DE REFERÊNCIA COORDENAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE TREINAMENTO E MANUAIS PARA USO DO SISTEMA STRATEC, LICENCIADO PARA O SEST SENAT POR MEIO DO PROCESSO 00551/2014. 1. DO OBJETO 1.1. Contratação

Leia mais

... para que crianças e adolescentes tenham vida em plenitude! REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. Pastoral do Menor Sorocaba/ SP

... para que crianças e adolescentes tenham vida em plenitude! REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. Pastoral do Menor Sorocaba/ SP ... para que crianças e adolescentes tenham vida em plenitude! REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Pastoral do Menor Sorocaba/ SP REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CAPI TULO

Leia mais

Equipagem Hospitalar: Planejamento, Implantação e Gestão Tecnológica

Equipagem Hospitalar: Planejamento, Implantação e Gestão Tecnológica Introdução Equipagem Hospitalar: Planejamento, Implantação e Gestão Tecnológica A equipagem hospitalar pode representar 50% do custo para implantação de novos empreendimentos em saúde. Além disto, sua

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE LOCAL: Eletrodata Engenharia PROCESSO: Obra Reforma do pavimento térreo do bloco C2 do Hospital Universitário da Universidade Federal do

Leia mais

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR )

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR ) FASES CHECKLIST PROJETOS E SERVIÇOS DE ARQUITETURA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: EMPRESA (nome, endereço, tel./fax, e-mail): PROJETISTA (nome, CREA): LOCAL DE IMPLANTAÇÃO (endereço completo): 1. FASE A CONCEPÇÃO

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

AUDITORIAS DA QUALIDADE

AUDITORIAS DA QUALIDADE 1. OBJETIVO Este procedimento visa determinar de que forma são planejadas e executadas as auditorias internas do sistema integrado de gestão da qualidade, para determinar a conformidade com as disposições

Leia mais

ANEXO IIII MEMORIAL ESTRUTURAL

ANEXO IIII MEMORIAL ESTRUTURAL ANEXO IIII MEMORIAL ESTRUTURAL Hospital Luxemburgo Instalação dos Elevadores e reforma dos halls de acesso BELO HORIZONTE SETEMBRO 2018 1 SUMÁRIO 1. LOCAL DA OBRA... 2 8. CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO...

Leia mais

ROTEIRO PARA ENTREGA DAS CHAVES DO IMÓVEL

ROTEIRO PARA ENTREGA DAS CHAVES DO IMÓVEL Créditos: Freepik ROTEIRO PARA DO IMÓVEL INTRODUÇÃO Para construtoras e incorporadoras, a entrega de um empreendimento aos usuários e representantes legais é o resultado de um longo processo, que iniciou

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Altera a /IFTM nº 01, de 13 de Pág.1/7 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 03 DE 03 DE ABRIL DE 2012 Altera a /IFTM nº 01, de 13 de O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO,

Leia mais

Apresentação da Disciplina. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Apresentação do Professor. Apresentação da Disciplina (Continuação)

Apresentação da Disciplina. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Apresentação do Professor. Apresentação da Disciplina (Continuação) Apresentação da Disciplina Componente Curricular: Planejamento e Controle de Projetos Carga horária: 80 horas Competências: Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Identificar

Leia mais