PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTO DA QUALIDADE"

Transcrição

1 Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual da Qualidade 3. RESPONSABILIDADE / AUTORIDADE Responsável Ação Gerenciar o planejamento e desenvolvimento dos projetos; Realizar a análise crítica e verificações; Manter contato com os projetistas para realizar as correções 3.1 Setor de projetos apontadas durante as análises e verificações; Cadastrar na Ficha de Controle de Projeto; 3.2 Engenheiro / Responsável da Obra 3.3 Diretor de Engenharia e Novos Negócios Manter atualizadas as fichas de Controle de Projeto; Controlar a distribuição dos projetos na obra; Realizar o as biult de todos os projetos próximo ao término da obra. Atualização mensal do Cronograma físico Realizar o acompanhamento de coordenação e controle de desenvolvimento de projetos; Dirigir o planejamento e desenvolvimento dos projetos; Aprovar as analises críticas; Acompanhamento do cronograma de Obra 4. DESCRIÇÃO 4.1 Planejamento do projeto Após a Viabilidade Técnica e Econômica serão definidas as diretrizes gerais para a elaboração do projeto, bem como os prazos para o desenvolvimento dos mesmos. O gerente de projetos realiza o planejamento dos projetos. As atividades de planejamento de projeto são: Acompanhamento de Estudo Preliminar de Arquitetura; Análise crítica e aprovação do Estudo Preliminar de Arquitetura; Acompanhamento do Anteprojeto de Arquitetura; Análise crítica e aprovação do Anteprojeto de Arquitetura; Acompanhamento do Projeto Legal;

2 Pág.: 2 de 6 Análise crítica e aprovação do Projeto Legal; Acompanhamento do Projeto Executivo; Análise crítica e aprovação do Projeto Executivo; Acompanhamento do anteprojeto Estruturas; Acompanhamento do anteprojeto Fundações; Acompanhamento do anteprojeto - Sistemas Prediais; Análise crítica e aprovação dos Anteprojetos de Estruturas, Fundações e Sistemas Prediais; Acompanhamento dos Projetos de Estruturas, Fundações e Sistemas Prediais; Programação das reuniões de Coordenação de Projeto. O planejamento do Projeto é acompanhado pelo Diretor de Novos Negócios, sendo as etapas de desenvolvimento do projeto analisadas criticamente. Quaisquer desvios são analisados e medidas necessárias são tomadas para sua correção (contato com projetistas, alterações de prazos etc); No início e no decorrer do desenvolvimento de cada projeto a Diretoria repassa todas as informações necessárias (diretrizes de projetos) para os respectivos projetistas contratados. Esse repasse é feito em reuniões e essas informações são registradas em atas de reunião ou através do . Essas diretrizes podem ser, entre outras: Dados do terreno; Informações já definidas no processo de incorporação; Requisitos legais e regulamentações de concessionárias; Definições preliminares sobre o sistema construtivo e padrões que serão adotados; Normas técnicas; Características do desempenho pretendido e condicionantes técnicas; Ações corretivas decorrentes de projetos anteriores; Solicitações específicas do cliente. O Diretor de Novos Negócios periodicamente realiza reuniões com a equipe da engenharia e projetos para verificar o andamento das atividades de planejamento e desenvolvimento dos projetos, informa prazos e todos os dados de entrada necessários para elaboração dos mesmos. 4.2 Desenvolvimento e Coordenação de Projetos O gerente de projetos entra em contato com os projetistas e informa as necessidades para desenvolvimento dos projetos. Um estudo preliminar do projeto é solicitado para o projetista. Após o estudo preliminar, é elaborado o projeto executivo e solicitados os projetos complementares, quando necessário.

3 Pág.: 3 de 6 Ao longo do desenvolvimento dos projetos, caso necessário, é realizada reuniões de coordenação com os projetistas responsáveis pelo projeto, as quais são registradas em atas de reuniões. Quando do recebimento dos projetos são realizada as verificações e análises críticas dos mesmos. Essas análises são registradas no próprio projeto, com alterações destacadas e enviadas para o projetista. 4.3 Recebimento e Análise Crítica de Projetos Os projetos e demais documentos técnicos dos escritórios de projetos contratados são recebidos pelos Engenheiros Civis, seja em meio físico ou em meio eletrônico. As análises dos projetos e demais documentos devem considerar: Clareza das informações; Detalhamento suficiente; Adequação do projeto; Compatibilidade do projeto executivo; Compatibilidade entre as diversas atividades técnicas (hidráulica, elétrica, estrutura, arquitetura etc); Necessidades de alterações ou adaptações; Outros aspectos julgados necessários. A análise crítica considera as incompatibilidades entre os projetos, eliminando ou minimizando os conflitos entre os mesmos, simplificando a execução, otimizando a utilização de materiais e da mão-de-obra e posterior manutenção. A compatibilização é realizada no software ARCHICAD. Vale ressaltar que a análise crítica é feita tanto para os projetos contratados quanto para os projetos realizados pelo setor de projetos da Cicon. As análises realizadas são registradas no próprio projeto, em atas de reunião ou . Depois de elaborados todos os projetos, estes são analisados pelo gerente de projeto, e as modificações são registradas no próprio projeto (planta comentada) ou que são enviados para os projetistas envolvidos. Todos os projetos são cadastrados na Lista de Controle de Projetos, que é anexo deste procedimento. Realizadas as modificações e sendo todos os projetos compatibilizados e aprovados, estes são liberados para envio de cópias e execução da obra. 4.4 Controle de Distribuição de Projetos O Engenheiro / responsável da obra tem acesso aos projetos em meio físico e eletrônico, por meio de arquivo em formato PDF enviados pela equipe de projetos quando solicitado.

4 Pág.: 4 de 6 Todas as cópias que enviadas para obra têm a inscrição CÓPIA PARA EXECUÇÃO, juntamente com a Lista de Controle de Projetos revisada. Nele constará a coluna Projeto, sendo registradas siglas do tipo de projeto, sendo estrutural (EST), elétrico (ELE), executivo (EXE), hidro sanitário (HID), incêndio (INC), arquitetônico executivo (ARE), elevadores (ELEV), dentre outros. Há nele também a descrição do projeto, o nº da prancha, nº da revisão, nº de cópias distribuídas para a obra, a data da revisão e a data de distribuição. Caso a obra necessite de mais cópias, este deverá ser solicitado via . Não será necessária a troca do projeto arquivado na sala do engenheiro com data de distribuição anterior à atual. Neste caso, o que prevalece é a data da revisão. As cópias distribuídas para pré-análise nas obras e para efeito de orçamentos têm a inscrição CÓPIA NÃO EXECUTIVA. As cópias obsoletas são retiradas das obras e substituídas pelas revisadas pelo setor de projetos e as obsoletas serão arquivadas em pasta física. Após finalizar os serviços de instalação elétrica, hidráulica e gás, os Engenheiros Civis são responsáveis por executar o as built dos projetos para confecção do Manual do Proprietário. Ao término da obra as cópias controladas de projetos poderão ser destruídas. 4.5 Controle de Alterações e Modificações de Projetos As alterações de projetos serão solicitadas através de s e ou atas de reuniões. Estas deverão vir com número, data e descrições das alterações efetuadas em plantas. Após os projetos serem alterados, serão impressos e verificados, demarcado o número da revisão no projeto, conferindo com a lista de controle de projetos. Os projetos alterados serão encaminhados às obras juntamente com a lista de controle de controle de projetos. 4.6 Controle de Modificações de Projetos solicitados pelos clientes Todas as modificações de projetos solicitadas pelos clientes serão encaminhadas ao Departamento de Engenharia e Projetos para serem avaliadas quanto à viabilidade da mudança. Caso seja viável, as mudanças serão encaminhadas ao engenheiro da obra para levantamento dos custos. O parecer e os custos envolvidos serão registrados no formulário de Modificação de Projeto. A obra solicitará aprovação do orçamento ao cliente. Sendo aprovado, o cliente assinará o formulário de Modificação de Projetos e a obra encaminhará ao setor de projetos e para o setor financeiro gerar o boleto. O setor de projetos registrará na lista de controle de projetos e encaminhará ao Engenheiro / Responsável da obra para execução.

5 Pág.: 5 de Validação dos Projetos Os projetos são considerados validados quando o produto resultante é capaz de atender os requisitos para uso pretendido. As validações são realizadas a partir de simulações no computador ou construção de unidade tipo. 4.8 Controle de Registros Identificação Armazenamento Proteção Recuperação Tempo de Retenção Descarte Cartas, fax e cópias de , Ata de Reunião / Pasta Pasta / Backup Por Obra 6 anos após o término da Obra Não há Lista de Controle de Projetos (Escritório) Lista de Controle de Projetos (Obra) Modificação de Projeto (com projetos do cliente) Computador C12 / Disco ( C ) / CICON / Pasta do empreendimento Backup Por Obra Sala do Engenheiro Pasta Por data Computador C12 / Disco ( C ) / CICON / Pasta do empreendimento / Projeto Executivo / Modificações de clientes Backup Por Obra 6 anos após o término da Obra Até a próxima Atualização 6 anos após o término da Obra Não há Lixo Não há 4.9 Cronograma A obra será responsável pela atualização do cronograma físico, devendo os mesmos serem enviados para o setor de projetos com cópia para o departamento financeiro e departamento de qualidade para acompanhamento dos indicadores. 5 HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão Data de Emissão Motivo da Revisão 00 28/04/2011 Emissão inicial /12/ /01/ /05/ /08/ /04/2013 Revisão geral do texto para melhorar a adequação das atividades à realidade da empresa. Revisão das responsabilidades e do texto em geral para melhorar a adequação das atividades à realidade da empresa. Inserção do item 4.6 Controle de Modificações de Projetos solicitados pelos clientes. Revisão geral do texto Controle de Modificações de Projetos solicitados pelos clientes. Inserção do destino final das cópias controladas de projetos em obra. Alteração do armazenamento da lista de controle de projetos na obra.

6 Pág.: 6 de /05/ /09/ /02/ /03/2015 Alteração do item 4.3 (Recebimento e Análise Crítica) e 4.4 (Controle e distribuição de projetos) Alteração de toda a tabela de controle de registros. Alteração do item 3.2 ( Setor de projeto) Alteração do item 3.3 ( Setor de projeto) Inserção do item 4.9 ( Cronograma) Alteração do item 3.1 ( Setor de projeto) Alteração do item 4.1 (Planejamento de projeto) Alteração do item 4.4 ( Controle de distribuição de projetos) Alteração do item 4.6 (Controle de Modificações de Projetos solicitados pelos clientes) Alteração do item 4.5 (Controle de Alterações e Modificações de Projetos) Verificação projeto com controle de projetos. 6 ANEXOS Lista de Controle de Projetos Modificação de Projeto Elaborado / revisado por: Aprovado para uso: Cezar Espínola _18_ /_03_/_2015_ Data Assinatura _18 /_03/ 2015 Data

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

SUMÁRIO GPE-NI /12/2020. Diretrizes Gerais para Elaboração de Projetos Através da Metodologia BIM. Gerência de Projetos de Engenharia - GPE

SUMÁRIO GPE-NI /12/2020. Diretrizes Gerais para Elaboração de Projetos Através da Metodologia BIM. Gerência de Projetos de Engenharia - GPE SUMÁRIO OBJETIVO... 2 APLICAÇÃO... 2 DEFINIÇÕES... 2 RESPONSABILIDADES... 3 Elaboração e Alteração... 3 Revisão e Aprovação... 3 Distribuição... 4 Acesso... 4 Uso... 4 Armazenamento e Disponibilização...

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 5 1. OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo definir os critérios aplicáveis para calibração / verificação de equipamentos de medição utilizados na empresa, cujas medições impactam na qualidade

Leia mais

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR )

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR ) FASES CHECKLIST PROJETOS E SERVIÇOS DE ARQUITETURA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: EMPRESA (nome, endereço, tel./fax, e-mail): PROJETISTA (nome, CREA): LOCAL DE IMPLANTAÇÃO (endereço completo): 1. FASE A CONCEPÇÃO

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO PQFEAC 01 Folha 1, de 12

Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO PQFEAC 01 Folha 1, de 12 Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO PQFEAC 01 Folha 1, de 12 EMISSÃO E CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS Nome Data Visto Elaborado por Rejane Duarte Aprovado por Eloi Dalla Vecchia 20.03.16 Data

Leia mais

1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para elaboração e controle dos documentos e registros do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para elaboração e controle dos documentos e registros do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Sistema de Gestão da Qualidade SUPERINTENDÊNCIA DE VAPT VUPT E ATENDIMENTO AO PÚBLICO PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS Responsável: Juliana Maria Gomes de Almeida Alves Cópia Controlada

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO - Procedimento Operacional

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO - Procedimento Operacional 1. OBJETIVO Descrever as atividades e procedimentos para criação, identificação, organização, codificação, emissão e registros de documentos da empresa no âmbito do Sistema de Gestão. 2. RESPONSÁVEIS Diretoria;

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Cronograma físico financeiro para o desenvolvimento de projetos executivos para construção do prédio da Biblioteca Central, no Campus Morro do Cruzeiro em Ouro Preto DISCIPLINAS DE PROJETOS 1ª REUNIÃO

Leia mais

Elaborado por: JULIERMES WESLEY 09/12/15. Revisado/Aprovado por: AMANDA BRITO 14/01/15 DATA REV. ITENS REVISADOS ALTERAÇÃO REALIZADA

Elaborado por: JULIERMES WESLEY 09/12/15. Revisado/Aprovado por: AMANDA BRITO 14/01/15 DATA REV. ITENS REVISADOS ALTERAÇÃO REALIZADA PO-10-02-03 00 PÁGINA 1 DE 6 SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES GERAIS 2. DETALHAMENTO 3. REGISTROS DA QUALIDADE Elaborado por: JULIERMES WESLEY 09/12/15 Revisado/Aprovado por: AMANDA BRITO 14/01/15 HISTÓRICO DAS

Leia mais

PROCESSO. Processos Orientados aos Associados devem obedecer à codificação PAXX onde XX

PROCESSO. Processos Orientados aos Associados devem obedecer à codificação PAXX onde XX CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS Página: 1/6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes orientadoras e manter sistemática para elaboração, controle, acesso, alteração, aprovação e padronização dos documentos

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE DOCUMENTOS APROVAÇÃO: PÁGINA : 1/7 CONTROLE DE REVISÕES: Revisão Data Itens modificados Observações 01 18.06.2007 6.4 Utilização apenas de pastas, excluindo-se fichários. 01 18.06.2007 ANEXO 01 Coluna Fichários retirada

Leia mais

Procedimento para Empréstimo de Documentos para as Empresas Projetistas. Controle de Revisão P-ER/SE-1. Título do Documento: Folha 1 de 12

Procedimento para Empréstimo de Documentos para as Empresas Projetistas. Controle de Revisão P-ER/SE-1. Título do Documento: Folha 1 de 12 Título do Documento: Procedimento para Empréstimo de Documentos para as Empresas Projetistas Controle de Revisão P-ER/SE-1 Nº Documento Folha 1 de 12 Revisão Data Item Descrição das Alterações a 05/12/2005

Leia mais

PROCESSO GERENCIAR CADASTRO IMOBILIÁRIO

PROCESSO GERENCIAR CADASTRO IMOBILIÁRIO PROCESSO GERENCIAR CADASTRO IMOBILIÁRIO PROCESSO: Ficha Técnica Elaboração Colaboração Aprovação Coordenação Genilda Candida Alves/SEOPI/SINV/DEA/DIAP/SESCDN Viviane Duarte de Almeida/NESP/DIAP/SESCDN

Leia mais

Nota: CÓPIA CONTROLADA (Documento impresso não é controlado) Página 1 de 8

Nota: CÓPIA CONTROLADA (Documento impresso não é controlado) Página 1 de 8 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE 3. DETALHAMENTO 4. REGISTROS DA QUALIDADE HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES DATA REV. ITENS REVISADOS ALTERAÇÃO REALIZADA 19/12/11 00 Elaboração Inicial Nota:

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE SUPRIMENTOS SP 01 GESTÃO DO SETOR DE SUPRIMENTOS NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Kênia Natália de Paulo Ferreira

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO Título: ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (PD&I) REVISÃO: 00 PÁGINA: 1 / 6 Data: 01/03/16 Período de vigência: 04 anos SUMÁRIO 1. Objetivo 2. Campo de Aplicação

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das Inspetorias.

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das Inspetorias. CONTROLE ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL DAS INSPETORIAS IT. 25 12 1/7 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IT. 01 Processo administrativo

Leia mais

Padronização de Documentos de Uso do Laboratório de Arquitetura e Engenharia

Padronização de Documentos de Uso do Laboratório de Arquitetura e Engenharia PROCEDIMENTO DE SISTEMA PS 4.2.3/2 1/8 1. OBJETIVO Padronizar todos os documentos de uso do, de forma a aumentar a eficiência da execução dos projetos, otimizar o tempo dos profissionais envolvidos e também

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A FORNECEDORES E CLIENTES EXTERNOS REVISÃO. PÁGINA 1 de 5

PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A FORNECEDORES E CLIENTES EXTERNOS REVISÃO. PÁGINA 1 de 5 PÁGINA 1 de 5 1. OBJETIVO: Estabelecer a sistemática de trabalho adotada para garantir que os serviços realizados nas instalações dos e estejam conforme os padrões de qualidade definidos pela TRUFER, garantindo

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PG-CQMA-0901 Revisão 15 Data 21/09/2018 Título IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE DA AMOSTRA Classificação Ostensivo n o de páginas 04

Leia mais

ANÁLISE DE RISCO DA TAREFA

ANÁLISE DE RISCO DA TAREFA Folha 1 de 6 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por Sumário A 28/06/2010 Emissão inicial para comentários Regina Nunes 00 16/11/2010 Revisão e aprovação André Rodrigues GEQSM 01 27/11/2018 Adequação

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PG-CQMA-0301 Revisão 10 Data 17/09/2018 Título SERVIÇOS EXECUTADOS PELOS LABORATÓRIOS DO CQMA Classificação OSTENSIVO n o de páginas

Leia mais

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6 1. OBJETIVO Orientar a condução dos processos de de forma a garantir a uniformidade e eficiência dos procedimentos, ferramentas e técnicas utilizadas,

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO RIO Nº 43378 DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) Dispõe sobre a estrutura organizacional da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S.A. - RIOSAÚDE. O PREFEITO DA CIDADE DO

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias)

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) AGENDA 1 2 3 Apresentação Palestrante Informações necessárias no projeto Sistemas Prediais: Especialidades 4

Leia mais

Primeira Edição: 20/08/2010 Página 1 de 10 Revisão 01 POP.ADM.001 PROCEDIMENTO ELABORAÇÃO E CONTROLE DE DOCUMENTOS

Primeira Edição: 20/08/2010 Página 1 de 10 Revisão 01 POP.ADM.001 PROCEDIMENTO ELABORAÇÃO E CONTROLE DE DOCUMENTOS Página 1 de 10 REGISTRO DE ALTERAÇÕES REV. DATA ALTERAÇÃO EFETUADA 00 20/08/2010 Emissão do Documento 01 08/11/2011 Alteração logomarca e revisão do procedimento Claudiane Freire de Oliveira Coordenador

Leia mais

LOCAL DE ARMAZENAMENTO

LOCAL DE ARMAZENAMENTO PÁGINA 1 de 6 1. OBJETIVO: Este documento define a sistemática utilizada para realizar cópias de segurança (backup) dos Sistemas Informatizados, antivírus, e manutenção corretiva dos computadores da TRUFER.

Leia mais

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I Aula 6 Projeto - Etapas Cristóvão C. C. Cordeiro Inserção no contexto de produção Objetivos de produção a serem alcançados; O projeto do produto e do processo O projeto

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DO PLANEJAMENTO PL 02 MEDIÇÕES NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS: MEDIÇÕES REVISADO E

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS PO. 01 12 1 / 11 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para elaboração e controle dos documentos e registros do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia COMO SOLICITAR UM PROJETO? Para solicitações de projetos de arquitetura e engenharia,

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE ALTERAÇÕES: ÚLTIMA(s) ALTERACÃO(s) REV: DATA: Alteração geral do documento 01 12/02/2018 ANALISE CRÍTICA E APROVAÇÃO: ANALISADO CRITICAMENTE E APROVADO POR: DATA: 02/02/2018

Leia mais

PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO PARA PLANEJAMENTO DE REDE

PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO PARA PLANEJAMENTO DE REDE PLANEJAMENTO DE REDE PO-10-03 01 PÁGINA 1 DE 8 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE 3. DETALHAMENTO 4. REGISTROS DA QUALIDADE Elaborado/Revisado por: Planejamento (UBIRAJARA LIMA) 16/08/18

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para identificação de não-conformidades, assim como a implantação de ação corretiva e ação preventiva, a fim de eliminar as causas das não-conformidades

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS Folha 1 de 6 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por Sumário A 30/08/2010 Emissão inicial para comentários Cássio Tirado 00 16/11/2010 Revisão e aprovação André Rodrigues GEQSM 01 27/11/2018 Adequação

Leia mais

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores ESCOPO Este questionário de auto-avaliação tem como objetivo proporcionar um conhecimento geral do fornecedor,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: CONTROLE DE DOCUMENTOS DA QUALIDADE Código: ILMD-SGQ-POP.003 Revisão/Ano: 00/2018 Classificação SIGDA:

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: CONTROLE DE DOCUMENTOS DA QUALIDADE Código: ILMD-SGQ-POP.003 Revisão/Ano: 00/2018 Classificação SIGDA: PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: CONTROLE DE DOCUMENTOS DA QUALIDADE Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFÊRENCIAS NORMATIVAS

Leia mais

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP Arquiteta e Urbanista formada pela PUC PR, com especialização em Gerenciamento de Obras pela UFTPR e cursando Gestão Estratégica na UFPR. Possui certificação PMP Atua no mercado

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

Plano de Gerenciamento de Configuração

Plano de Gerenciamento de Configuração Plano de Gerenciamento de Configuração Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 0.1 29/11/2016 Deborah Araujo Denis Ferreira Ezio Mendonça - Plano de gerenciamento de Configuração Página

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE SUPRIMENTOS SP 03 CADASTRO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Kênia Natália de Paulo

Leia mais

Documentos Necessários para Solicitações e Aprovações Junto ao SAMAE:

Documentos Necessários para Solicitações e Aprovações Junto ao SAMAE: Documentos Necessários para Solicitações e Aprovações Junto ao SAMAE: 1. Aprovação Projeto Hidrossanitário Predial: 01 cópia (frente e verso) do IU (informações urbanísticas) fornecido pela Prefeitura

Leia mais

TÍTULO: Nº: Rev.: MANUAL DO SGI - M-SGI (ver item relacionado ao Processo SAF).

TÍTULO: Nº: Rev.: MANUAL DO SGI - M-SGI (ver item relacionado ao Processo SAF). 1. OBJETIVO O objetivo deste procedimento é estabelecer a metodologia para o processo de Aquisição e Gestão de Fornecedores do SGI da Empresa. A sistemática aqui descrita contempla: A sistemática de qualificação

Leia mais

[ 1 ] ARQUITETO SUSTENTÁVEL Passo a passo para criar projetos de casas sustentáveis em Steel Frame e Container

[ 1 ] ARQUITETO SUSTENTÁVEL Passo a passo para criar projetos de casas sustentáveis em Steel Frame e Container [ 1 ] [ 2 ] Este e-book tem como objetivo explicar de forma direta e dinâmica com uma linguagem simples o passo a passo de como elaborar projetos de casas sustentáveis utilizando como forma construtiva

Leia mais

Gabinete do Vereador Rodrigo Farah

Gabinete do Vereador Rodrigo Farah Lei n.º 2.963/2012 Ementa: Determina a realização periódica de inspeções em edificações no âmbito do Município de Niterói e dá outras providências. Art. 1º Ficam dispostas, nos termos desta Lei, regras

Leia mais

PUC GOIÁS DEPARTAMENTO E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO 1

PUC GOIÁS DEPARTAMENTO E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO 1 PUC GOIÁS DEPARTAMENTO E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO 1 Conceitos e Definições Cronograma das obras Documento em que se registram,

Leia mais

Aprovado por: Leonardo Neri Data: 04/12/2017

Aprovado por: Leonardo Neri Data: 04/12/2017 SUMÁRIO 0. Histórico da Alteração e Distribuição 1. Objetivo 2. Aplicação 3. Glossário 4. Descrição das Etapas 4.1. 4.2. Definição dos processos de comunicação interna Meios de Comunicação Interna 4.2.1.

Leia mais

Manual de Procedimentos Internos do PPGMCS

Manual de Procedimentos Internos do PPGMCS Pró-Reitoria de Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Manual de Procedimentos Internos do PPGMCS Montes Claros, MG 16/10/2018 Versão preliminar Índice de Procedimentos Convocação

Leia mais

Os critérios deste procedimento aplicam-se aos Compradores, Diretoria e Balança da TRUFER. 3. IMPACTOS AMBIENTAIS:

Os critérios deste procedimento aplicam-se aos Compradores, Diretoria e Balança da TRUFER. 3. IMPACTOS AMBIENTAIS: PÁGINA 1 de 6 1. OBJETIVO: Estabelecer a sistemática de trabalho adotada para garantir que a compra de sucata seja realizada conforme os padrões da Trufer, garantindo adequada proteção ao meio ambiente.

Leia mais

FUNDAÇÃO CELPE DE SEGURIDADE SOCIAL - CELPOS CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva

FUNDAÇÃO CELPE DE SEGURIDADE SOCIAL - CELPOS CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva 1/9 ELABORADO CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO APROVADO Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO EDIÇÃO DATA ALTERAÇÕES EM RELAÇÃO

Leia mais

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC Aprovado em 28 de Janeiro de 2014 Atualizado em 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 30 de Julho de 2015 Atualizado em 30 de outubro de 2015 Atualizado em 18 de dezembro

Leia mais

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional 1 de 5 Glossário de Siglas e Termos

Leia mais

Kit substituição / 6Santander

Kit substituição / 6Santander Kit substituição 6Santander / Neste kit você encontra todas as orientações para o processo de substituição de garantia, de maneira ágil e fácil. 1ª ETAPA SOLICITAÇÃO DE VISTORIA 1) Envie a documentação

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL Gestão documental

PROCEDIMENTO GERAL Gestão documental Página 1 de 6 I ÂMBITO Aplicável ao ciclo de vida dos documentos desde a sua entrada/criação na ESEP, até ao fim do seu ciclo de vida na ESEP incluindo o ato de eliminação. Engloba a atribuição de cotas

Leia mais

RQT ENG-01 Controle de Projeto

RQT ENG-01 Controle de Projeto Rev: E Pg 1 de 9 1. Objetivo Estabelecer a sistemática de desenvolvimento do produto, visando assegurar que este seja capaz de atender os requisitos para a aplicação especificada, e satisfaça as expectativas

Leia mais

REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ

REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ O presente regulamento visa estabelecer normas, procedimentos de funcionamento e atividades atribuídas à Gerência de Serviços, conforme estabelecido no Capítulo

Leia mais

GUIA DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS

GUIA DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS GUIA DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS A Flexsys Sistemas oferece a seus clientes, através dos contratos de implantação e manutenção mensal, serviços de assessoria, treinamento, suporte técnico e personalização

Leia mais

REVISÕES C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO. Rev. TE Descrição Por Ver. Apr. Aut. Data

REVISÕES C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO. Rev. TE Descrição Por Ver. Apr. Aut. Data 1/ REVISÕES TE: TIPO EMISSÃO A - PRELIMINAR B - PARA APROVAÇÃO C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO E - PARA CONSTRUÇÃO F - CONFORME COMPRADO G - CONFORME CONSTRUÍDO H - CANCELADO Rev. TE Descrição Por

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS PO. 01 04 1 / 10 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para elaboração e controle dos documentos e registros do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

Controlo de Documentos e Registos

Controlo de Documentos e Registos Controlo de e Registos 1. Objetivo Definir a metodologia para controlar os documentos do Sistema de Gestão da e os registos gerados, incluindo documentos de origem externa 2. Âmbito Este procedimento aplica-se

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE SERVIÇO PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO SERVIÇO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO PARA CONSTRUÇÕES, AMPLIAÇÕES E/OU REFORMAS

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre REGULAMENTO DA 15ª MOSTRA DE PESQUISA,

Leia mais

Coordenação de Projetos. Antonio Pedro Alves de Carvalho

Coordenação de Projetos. Antonio Pedro Alves de Carvalho Coordenação de Projetos Antonio Pedro Alves de Carvalho Projetos: Definição Atividade responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas

Leia mais

PROC. 04 ANÁLISE CRÍTICA

PROC. 04 ANÁLISE CRÍTICA 1 de 7 ANÁLISE CRÍTICA MACROPROCESSO GESTÃO DE PROCESSOS PROCESSO ANÁLISE CRÍTICA ANÁLISE CRÍTICA 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 4.1 DEFINIÇÕES...

Leia mais

Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7

Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7 Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 2. OBJETIVO Descrever o procedimento interno para o

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO ANEXO XIII - TERMO DE REFERÊNCIA APOIO OPERACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PREDIAIS E ORÇAMENTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

GERIR CRECHE HISTÓRICO. Data Revisão Descrição Elaborado por: Aprovado por:

GERIR CRECHE HISTÓRICO. Data Revisão Descrição Elaborado por: Aprovado por: Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz GERIR CRECHE HISTÓRICO Data Revisão Descrição Elaborado por: Aprovado por: 00 Emissão Inicial 10/03/2012 01 Alteração do Formato Ângela Maria Ribeiro Ângela

Leia mais

EDITAL REGRAS PARA A DISCIPLINA TCC ORIENTAÇÃO

EDITAL REGRAS PARA A DISCIPLINA TCC ORIENTAÇÃO EDITAL REGRAS PARA A DISCIPLINA TCC ORIENTAÇÃO Para o pleno funcionamento da disciplina TCC ORIENTAÇÃO e a articulação necessária entre professores orientadores, Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM

Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM ANEXO E METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS E PROPOSTAS DE PADRONIZAÇÃO DA DTI Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM Objetivo Estabelecer uma Metodologia

Leia mais

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC Aprovado em 28 de Janeiro de 2014 Atualizado em 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 30 de Julho de 2015 Atualizado em 30 de outubro de 2015 Atualizado em 18 de dezembro

Leia mais

POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC

POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC Aprovado em 28 de Janeiro de 2014 Atualizado em 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 30 de Julho de 2015 Atualizado em 30 de outubro de 2015

Leia mais

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação.

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação. Estágio Curricular O estágio curricular, não obrigatório e obrigatório, é oferecido aos alunos como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa facilitar a futura

Leia mais

2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO

2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ARQUITETURA, PLANILHA DE ORÇAMENTO, PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS, RELATÓRIO TÉCNICO E DEMAIS DOCUMENTOS PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER

Leia mais

Instrução Normativa Nº 04 - SLTI/MPOG (de 12 de novembro de 2010)(Autor Leonardo Correa de Sa Santos)

Instrução Normativa Nº 04 - SLTI/MPOG (de 12 de novembro de 2010)(Autor Leonardo Correa de Sa Santos) Para fins de interpretação deste trabalho, devem ser consideradas as seguintes definições: 1. Matriz de responsabilidades R.A.C.I Ferramenta utilizada para atribuição de responsabilidades dentro de um

Leia mais

CL 05 INSPEÇÃO FINAL E ENTREGA DE CHAVES CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CL 05 INSPEÇÃO FINAL E ENTREGA DE CHAVES CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE ATENDIMENTO A CLIENTES E VENDAS CL 05 INSPEÇÃO FINAL E ENTREGA DE CHAVES NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: Katherym

Leia mais

MANUAL DE PROCESSOS INF03 - ACOMPANHAR PROJETO DE OBRA

MANUAL DE PROCESSOS INF03 - ACOMPANHAR PROJETO DE OBRA MANUAL DE PROCESSOS INF03 - ACOMPANHAR PROJETO DE OBRA SUMÁRIO GLOSSÁRIO (SIGLAS, SIGNIFICADOS)... Erro! Indicador não definido. I. OBJETIVO DO PROCESSO... 5 II. ÁREAS ENVOLVIDAS... 5 III. DESCRIÇÃO DAS

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ

Sistema de Gestão da Qualidade ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ 01/06 1. RESULTADOS DAS AUDITORIAS 1.1 - AUDITORIA INTERNA PARCIAL 12 e 13/12/2005 As seguintes não conformidades foram emitidas: - Caixa postal utilizada para liberação de projetos está mantendo disponível

Leia mais

Política Organizacional para Desenvolvimento e Manutenção de Software e Serviços

Política Organizacional para Desenvolvimento e Manutenção de Software e Serviços A Coordenadoria de Sistemas de Informação (CSI) do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA define neste documento sua Política Organizacional para Desenvolvimento de Software. 1

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DO PLANEJAMENTO PL 03 LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS: LOCAÇÃO

Leia mais

Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Gerenciamento Eletrônico de Documentos Gerenciamento Eletrônico de Documentos Os softwares de gerenciamento eletrônico de documentos, conhecidos como GEDs, trazem importantes benefícios para as empresas, como: Agilidade na busca de documentos

Leia mais

Data da revisão ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Elaborar Termo de Abertura

Data da revisão ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Elaborar Termo de Abertura Versão 01 - Página 1/7 PROCESSO: Processo de Elaboração e Aprovação de PROCEDIMENTO: Procedimento para Elaboração e Aprovação do Termo de ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Objetivo estratégico: 9. Excelência na

Leia mais

O Presidente do Conselho Diretor do Campus Abaetetuba, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA):

O Presidente do Conselho Diretor do Campus Abaetetuba, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA): RESOLUÇÃO Nº 002/ DO DO IFPA- REGULAMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS PADRÕES PARA A SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO, DIÁRIAS E PASSAGENS PARA A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS DIDÁTICOS, CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS. Regulamenta

Leia mais

REGULAMENTO DA 14ª MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE: Práticas e Interações

REGULAMENTO DA 14ª MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE: Práticas e Interações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Câmpus Porto Alegre REGULAMENTO DA 14ª MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE:

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho INSPETORIAS IT. 47 00 1 / 8 1 - OBJETIVO Estabelecer diretrizes para procedimentos referentes a manutenção das instalações das Inspetorias do Crea-GO. 2 - DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Lei n 8.666 de 21 de

Leia mais

Secretaria de Cultura e Arte Gestão (48) /

Secretaria de Cultura e Arte Gestão (48) / EDITAL 004/2019 PRÓ-CÊNICAS 2019 APOIO ÀS PRODUÇÕES CÊNICAS A - SeCArte torna pública a abertura de inscrições com vistas à seleção de dois projetos de produções cênicas, para serem apoiados financeiramente.

Leia mais

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS Antonio Pedro Alves de Carvalho Imagem: omnistudio.com.br Qualidades de uma solução arquitetônica: Funcionalidade Economia Beleza Flexibilidade Expansibilidade

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para procedimentos referentes a manutenção das instalações das Inspetorias do Crea-GO.

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para procedimentos referentes a manutenção das instalações das Inspetorias do Crea-GO. MANUTENÇÃO, CONSERVAÇÃO E PATRIMÔNIO DAS INSPETORIAS IT. 47 01 1 / 8 1 - OBJETIVO Estabelecer diretrizes para procedimentos referentes a manutenção das instalações das Inspetorias do Crea-GO. 2 - DOCUMENTOS

Leia mais

PROCEDIMENTO DO SISTEMA ELABORAÇÃO E CONTROLE DE DOCUMENTOS DO SISTEMA DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DO SISTEMA ELABORAÇÃO E CONTROLE DE DOCUMENTOS DO SISTEMA DA QUALIDADE 1 de 7 : Situação Data Alteração 0.0 18.08.2010 Versão inicial 0.1 20.10.2010 Formatação do documento 0.2 28.06.2012 Inserção do acesso ao site do laboratório de apoio Álvaro. 0.3 01.04.2013 Inserção no

Leia mais

Prof. Arq. Altamir Fonseca

Prof. Arq. Altamir Fonseca Prof. Arq. Altamir Fonseca Introdução O que é um Projeto Arquitetônico? conjunto de passos normativos, voltados para o planejamento formal de um edifício qualquer, regulamentado por um conjunto de normas

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.6 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.6 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO MÓDULO VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 DEFINIÇÕES... 3 2.1 PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE S... 3 3 MEMORIA DE CÁLCULO DO... 4 4 DA OBRA/SERVIÇOS... 4 5 NORMAS, ESTUDOS, LEGISLAÇÕES E ELEMENTOS A SEREM

Leia mais

Modelo de documentação Universidade de Brasília

Modelo de documentação Universidade de Brasília 1 OBJETIVO Assegurar o bom andamento de um projeto e desenvolvimento, conforme diretrizes regais de qualidade. 2 DEFINIÇÕES 2.1 WBS Work Breakdown Structure. Com base na técnica de decomposição que se

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. Beneficiamento de Produtos de Origem Animal (desossa, embalagem e refrigeração). Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento:

Leia mais

I SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO DO COLÉGIO TÉCNICO DE FLORIANO

I SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO DO COLÉGIO TÉCNICO DE FLORIANO RESUMO DAS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS CIENTÍFICOS E PARA A MOSTRA DE SOFTWARES ENVIO DE TRABALHO: Os trabalhos serão recebidos apenas por formulário online através do site oficial do evento: https://doity.com.br/sti/artigos.

Leia mais

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos:

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: 11/05/18 1- FLUXO DE ESTÁGIO Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: A) ENCAMINHAMENTO PARA OS ESTÁGIOS. A.1- A busca pelo estágio é de responsabilidade do aluno. Caso seja

Leia mais