LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Língua Portuguesa / Ensino Médio Professora Carla Data: / / 2017. Um novo com a tradição de sempre! Aluno(a): QUESTÃO 1 No quadrinho ao lado, observamos um problema de comunicação entre os personagens. Assinale a alternativa que apresenta o elemento da comunicação que levou a esse problema. a) Canal. b) Código. c) Referente. d) Mensagem. e) Emissor. QUESTÃO 2 Leia a tira abaixo. A linguagem presente nos quadrinhos COUTINHO, Laerte. Striptiras 3. Porto Alegre L&PM, 2008. p. 39. a) usa predominantemente elementos não verbais para a produção do sentido. b) caracteriza-se pelo registro formal da língua, típico das conversas cotidianas. c) tem seu sentido construído pela mescla de elementos oriundos da informática e das histórias infantis. d) usa inadequadamente termos estrangeiros que não são utilizados nem compreendidos no uso cotidiano. QUESTÃO 3 Considere a imagem a seguir.
(Adaptado: http://olharcriativo.wordpress.com/2012/01/11/soloans-sinceros-e-criativos/) A fim de propor uma campanha publicitária às avessas, a charge emprega os seguintes recursos, exceto: a) exige a leitura de texto verbal e não verbal para ser perfeitamente compreendida. b) menciona uma qualidade atribuída à marca por meio da publicidade oficial. c) associa contextos diferentes em cada período: o bíblico, no primeiro e o contemporâneo, no segundo. d) usa maçã como um símbolo de erro cometido por Adão e Eva e também pelo consumidor. e) utiliza pagar caro em sentido conotativo no primeiro período e denotativo no segundo quando fica subentendido. QUESTÃO 4 Leia o texto. Cuidado com as palavras disse: Uma moça se preparou toda para ir ao ensaio de uma escola de samba. Chegando lá, um rapaz suado pede para dançar e, para não arrumar confusão, ela aceita. Mas o rapaz suava tanto que ela já não estava suportando mais. Assim, ela foi se afastando e Você sua, hein!!! Ele puxou-a, lascou um beijo e respondeu: Também vô sê seu, princesa!!! (www.mundodaspiadas.com/arquivo/2006-2-1.html. Adaptado) a) Tendo como base a frase da moça, explique o que ela quis dizer e o que o rapaz entendeu. b) Explique, do ponto de vista fonológico, o que gerou a interpretação do rapaz.
QUESTÃO 5 Leia a charge. a) As personagens são vítimas de preconceitos e os expressam em suas falas. Explique quais são eles. b) Reescreva as falas das personagens, valendo-se da norma padrão da Língua Portuguesa. QUESTÃO 6 Leia o texto e responda à questão. Rondó de Efeito para todas as combinações possíveis Olhei para ela com toda a força, Disse que ela era boa, Que ela era gostosa, Que ela era bonita pra burro: Não fez efeito. Virei pirata: Dei em cima de todas as maneiras, Utilizei o bonde, o automóvel, o passeio a pé, Falei de macumba, ofereci pó À toa: não fez efeito. Então banquei o sentimental:
Fiquei com olheiras, Ajoelhei, Chorei, Me rasguei todo, Fiz versinhos, Cantei as modinhas mais tristes do repertório do Nozinho. Escrevi cartinhas e pra acertar a mão, li Elvira a Morta Virgem (Romance primoroso e por tal forma comovente que ninguém pode lê-lo sem derramar copiosas lágrimas ) Perdi meu tempo: não fez efeito. Meu Deus que mulher durinha! Foi um buraco na minha vida. Mas eu mato ela na cabeça: Vou lhe mandar uma caixinha de Minorativas, Pastilhas purgativas: É impossível que não faça efeito. (Bandeira, Manuel. Estrela da vida inteira. São Paulo: Nova Fronteira, 2007) Sobre a primeira e segunda estrofes, só não é correto afirmar que a) o grau de coloquialidade é demonstrado pelo emprego de expressões como gostosa, bonita pra burro e dei em cima. b) os esforços do eu poético para conquistar a jovem são marcados pelas expressões Utilizei o bonde, o automóvel, o passeio a pé. c) os termos macumba e pó denotam alguns dos recursos de que o eu poético se utilizou em vão para angariar o afeto da amada. d) a expressão não fez efeito, proveniente do vocabulário médico, é de uso exclusivo da linguagem técnica. e) o eu poético recorre a qualificativos de ordem ética ( boa ), sexual ( gostosa ) e física ( bonita ) para atrair o interesse da jovem. QUESTÃO 7 Utilize o texto abaixo para responder à questão. Considerando-se os elementos visuais e textuais, é correto afirmar que a charge (http://amarildocharge.wordpress.com/2011/05/03/morte-de-osama-bin-laden/, acesso em 03/05/2011.) QUESTÃO 8 a) propõe que o terrorismo, após a morte de Osama Bin Laden, tornou-se obsoleto (ultrapassado). b) sugere que a morte de Osama Bin Laden foi inócua (inútil) no combate ao terrorismo. c) explicita que a ação norte-americana contra terroristas teve propósitos eleitoreiros. d) demonstra que o assassinato de Osama Bin Laden dirimiu (anulou; suprimiu) o poder de rebeldes orientais. e) expõe o recrudescimento (intensidade; aumento) do governo norte- -americano na investida contra terroristas. Você pode dar um rolê de bike, lapidar o estilo a bordo de um skate, curtir o sol tropical, levar sua gata para surfar. Considerando-se a variedade linguística que se pretendeu reproduzir nessa frase, é correto afirmar que a expressão proveniente de variedade diversa é a) dar um rolê de bike. b) lapidar o estilo. c) a bordo de um skate. d) curtir o sol tropical. e) levar sua gata para surfar.
LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio / Professora Carla - Data: / / 2017. GABARITO QUESTÃO 01 B QUESTÃO 02 C QUESTÃO 03 B QUESTÃO 04 a) A moça quis dizer que o rapaz estava bastante suado. O rapaz, por sua vez, entendeu que ela estava interessada nele. b) O mal-entendido tem a ver com o uso de diferentes variedades linguísticas. A moça usa a norma culta para se expressar e o rapaz usa a norma coloquial para interpretá-la. É por isso que o rapaz interpreta Você como Vou ser (Vô sê). QUESTÃO 05 a) Para os personagens, as palavras podem ter maior ou melhor valor, reproduzindo o preconceito linguístico segundo o qual somente a linguagem formal é válida. b) Para prender os ricos, a polícia cria (elabora, desenvolve) nomes sofisticados, não é? - Conosco, usa operação tapa na orelha mesmo! QUESTÃO 06 D QUESTÃO 07 B QUESTÃO 08 B