Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta"

Transcrição

1 Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração Luiz Gonzaga

2 Português/Jhonatta Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

3 Poesia e letra de música. Rimas. Conotação e denotação. Variação linguística. Substantivo. Adjetivo. Artigo. Acentuação. TÓPICOS DO CONTEÚDO Esta é a relação do que vamos estudar no segundo bimestre.

4 Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO TÓPICOS DO CONTEÚDO Continue desenvolvendo o hábito de estudar com seu dicionário em mãos, consultando-o quando for Texto poético. necessário. Refaça exercícios Conotação e Denotação. sempre que tiver dúvidas sobre um Variação Linguística. tópico. Continue trabalhando para Substantivo. organizar cada vez melhor seu Adjetivo. caderno, já que é uma importante Artigo fonte para consulta! Acentuação. Além deste material, fazem parte do seu acervo de consulta o livro paradidático, o livro didático e o caderno onde você faz registros e atividades. Não se esqueça de consultar, também, todas as fichas distribuídas e/ou postadas no blog do Jhon ao longo do bimestre.

5 Parte I Língua Portuguesa sotaque (s.m.) é aquilo que na sua boca vira poesia quando você fala. é dar roupa nova para palavras velhas. é quando o seu erre mais puxado me invade os ouvidos e faz o coração se encantar. é me deixar bobo falando porta, verde e sorte. é quando eu brinco imitando o seu jeitinho de falar. é quando a cultura se expressa pela sua voz. (João Doederlein) Neste bimestre, vamos ver como o Brasil se expressa em versos, cada região do seu jeitinho!

6 Texto 1 Clique no link abaixo para ter acesso ao texto 1 deste Estudo Dirigido. São João de Outrora

7 Questão 1: Para iniciar as atividades, em uma folha A3, construa um mapa conceitual definindo o gênero poema. Poema Use sua criatividade para DECORAR o mapa com elementos. Deixe-o bem interessante!

8 Questão 2: Construa também um mapa para definir o gênero letra de música. Letra de música Aqui, também é livre o uso de recursos para decorar seu mapa!

9 Questão 3: OFICINA DE ARTE 1 - Em uma folha A3, vamos transcrever a estrofe da música da qual mais gostamos e construir uma arte gráfica em volta dela, usando lápis de cor, canetinhas e tudo o que possa deixar nosso quadro bem bonito. O importante é expressar no papel a emoção que o trecho escolhido nos causar. Questão 4: Agora, com palavras, explique a temática abordada no texto 1. Questão 5: O texto 1 está escrito em prosa? Explique sua resposta. Questão 6: Comente um pouco a relação entre o título e os versos do texto 1. Questão 7: Retire do texto 1 três exemplos de substantivos. Questão 8: Diga porque as palavras que você escolheu podem ser consideradas substantivos. Não se esqueça de usar o dicionário sempre que uma palavra lhe parecer muito estranha!

10 Questão 9: Que elementos do texto 1 nos permitem perceber que se trata de uma música inspirada na cultura nordestina? Questão 10: Você acha importante conhecermos as tradições culturais de outras regiões do nosso país? Construa um comentário usando entre 5 e 10 linhas sobre isso. Questão 11: Retire do texto um exemplo de palavra graficamente acentuada por ser monossílabo átono. Não se esqueça de usar o dicionário sempre que uma palavra lhe parecer muito estranha!

11 Texto 2 Clique no link para acessar esta letra de música. Você também pode assistir ao clipe da música nesta página. Trevo (Tu) Questão 12: O verso Tu é trevo de quatro folhas não está escrito de acordo com a regra gramatical. Devemos considerar isso um erro? Explique sua resposta. Questão 13: OFICINA DE ARTE 2: Assim como fizemos com o texto 1, vamos escolher um trecho da música Trevo para ilustrar. Numa folha A3, construa um quadro bem bonito, deixando que seus sentimentos inspirem a sua arte. Não se esqueça: poesia é a manifestação do sentimento por meio da arte em qualquer linguagem. Vá ao seu caderno e releia o conceito de licença poética antes de responder à questão 12.

12 Texto 2 Questão 14: Retire do texto 2 alguns exemplos de uso de linguagem Clique no link para CONOTATIVA. acessar esta letra de Questão 15: Reescreva as expressões destacadas na questão anterior música. Você também usando linguagem DENOTATIVA. pode assistir ao clipe da Questão 16: Destaque os adjetivos que se relacionam com a palavra música nesta página. CONVERSA no texto. Questão 17: Agora, pense e responda: que função exercem os adjetivos em relação aos substantivos? Trevo (Tu) A denotação é o uso da palavra do jeitinho que ela aparece no dicionário. Já a conotação é um uso criativo da palavra, uma figura, uma forma artística de expressão.

13 Texto 3 clique no link para ler a letra desse funk divertido. Se quiser, também poderá ouvir a música. Sem postura Questão 18: Cite 3 características que fazem de Sem postura um texto poético. Questão 19: Retire do texto expressões que mostram uma variedade linguística tipicamente carioca. Questão 20. O eu lírico se vê como o único capaz de ensinar a menina a dançar. Que versos do texto comprovam esta afirmação? Questão 21: Agora que você leu o texto, explique o seu título.

14 Questão 22: Vamos sistematizar o que aprendemos? A revisão será feita como aula invertida. Para isso, construa um mapa com os principais pontos do bimestre, a partir dos links para estudo, das páginas do livro didático, dos vídeos deste ED e de suas anotações, usando a estrutura ao lado. Depois, compartilhe seu trabalho com os colegas! RESUMO DO BIMESTRE

15 Parte II Produção textual

16 Questão 23: Neste bimestre, vimos como o Brasil se expressa em versos e canções. A proposta de hoje é que você se inspire em uma das imagens do slide seguinte para escrever um texto poético. Pode ser uma letra de música ou um poema.

17 Rio das Ostras, RJ

18 Seu texto deverá conter rimas. Lembre-se de que o principal num texto poético é expressar o que você sente, como você vê e entende o mundo do seu jeito! O número de estrofes é livre, mas precisa escrever entre 15 e 20 versos. Use, em algum momento do texto, linguagem CONOTATIVA.

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.

Leia mais

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 7º Ano 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma. Gabriel García Márquez Prova Redações: R1 + R2 +

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. 1º Bimestre 2018 Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO. 1º Bimestre 2018 Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CONTEÚDO DO BIMESTRE Mistério: suspense policial e sobrenatural Revisão: pronomes Conto Carta do leitor Estratégias de construção do humor Função determinante dos pronomes Posicionamento: A carta do leitor.

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 4 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA Nome: Nº 9º Data: / /2015 Professores: Belisa, Natália e Willian Nota: A - Introdução Neste ano, sua média final foi inferior a 6,0, o que revela

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro DE PRODUÇÃO TEXTUAL. CADERNO Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Gênero poesia: leitura e prazer

Gênero poesia: leitura e prazer Poesia Gênero poesia: leitura e prazer Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos, e processos. Ler, de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA DÉBORA PATRÍCIA CORRÊA SCAFURA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA ACROBATA DA DOR Cruz e Sousa

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna,

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, ALFABETIZAÇÃO 1. ANO PÁGINA 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos

Leia mais

2º Bimestre 2018 História / Maria Beatriz Leão CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE.

2º Bimestre 2018 História / Maria Beatriz Leão CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. CONTEÚDO DO BIMESTRE Renascimento Reformas Protestantes Idade Moderna Grandes Navegações Contrarreforma História / Maria Beatriz Queridos alunos, Ao longo deste bimestre, estamos tratando das Reformas

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/10 Victor Geografia Atividades das páginas 83 e 84. Livro Poliedro para 07/10 07/10 02/10 Valéria Ciências 74, 75 e 76 (07/10).

Leia mais

COLÉGIO ARNALDO 2014

COLÉGIO ARNALDO 2014 COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Construção de frases Unidade 2 Convite Unidade 3 Tirinha

Leia mais

Disciplina: Química 9º Ano Recuperação 1º Semestre ROTEIRO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO

Disciplina: Química 9º Ano Recuperação 1º Semestre ROTEIRO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO Disciplina: Química 9º Ano Recuperação 1º Semestre Professora: Leyza Buarque 001EP/17B 1º Bimestre Estados físicos da matéria e suas características; Mudanças de estado físico; Curvas de aquecimento e

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE PROCESSUAL 3ºANO PRÓ: MARCELI CAMPOS DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que se sinta confortável

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE PROCESSUAL 5ºANO PRÓ: WELMA GONÇALVES DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que se sinta

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL Oralização de frases / LÍNGUA PORTUGUESA: 76 a 78 da Gramática / CIÊNCIAS: Estudo sobre Um bom cardápio através de conversa e observação de imagens/

Leia mais

CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/2018 2º ANO

CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/2018 2º ANO 2º ANO Língua Portuguesa: Gramática: UNIDADES 1 A 6: Alfabeto; Ordem alfabética; Sílaba; Vogais e Consoantes Encontro Consonantal. Português Linguagens: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Cap. 1 Brincando na rua Cap.

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

Planejamento (Poesia) Poesia: Leilão de Jardim. Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção textual.

Planejamento (Poesia) Poesia: Leilão de Jardim. Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção textual. Planejamento (Poesia) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin Poesia: Leilão de Jardim Competências Objetivo Geral Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção

Leia mais

Tópicos Especiais da. Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado

Tópicos Especiais da. Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado 1º Bimestre 2017 Geografia/João Victor CONTEÚDO DO BIMESTRE EIXO 1: O processo de Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado Tópicos Especiais da Globalização Eixo 3: Globalização e Meio

Leia mais

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo.

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. Análise linguística formação do modo imperativo. Identificar e compreender a formação do modo imperativo do verbo.

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/12 Luciana Português Revisão de: advérbio, preposição e anúncio e classificados 03/12 Luciana Português Recuperação- Capítulos

Leia mais

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? Introdução O seguinte planejamento de aula foi desenvolvido inicialmente para a cadeira de Metodologia e Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa do curso de Licenciatura em Letras

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 9º ANO 1 BIM

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 9º ANO 1 BIM ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 9º ANO 1 BIM Nome: Nº 9º ano EF Data: / /2016 Professores: Gladstone / Samuel 1º Bimestre A - Introdução Leia, atentamente, este roteiro, pois ele resgata conteúdos essenciais

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- EDUCAÇÃO INFANTIL - MINAS GERAIS

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- EDUCAÇÃO INFANTIL - MINAS GERAIS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- INFANTIL - MINAS GERAIS 1 PLANEJAMENTO DA SEGUNDA PARTE DO MÓDULO I - DEZEMBRO DE 2017 DATA IMPORTANTE: Prezado Formador Local, O prazo máximo para a EXECUÇÃO

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar APICE 4 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa [4 a Etapa] Você está recebendo o APICE (Atividade

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS Sugestões de atividades Unidade 8 Literatura 9 PORTUGUÊS 1 Português Poesia: Não-coisa O que o poeta quer dizer no discurso não cabe e se o diz é pra saber o que ainda não sabe. Uma fruta uma flor um odor

Leia mais

Gêneros Textuais. E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais?

Gêneros Textuais. E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais? Gêneros Textuais E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais? Para começar, vamos observar as imagens abaixo, reproduções de uma receita, uma manchete de

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Professoras: Aline Costa Disciplina: Redação Turmas: 7º A e 7º B. POESIAS, POEMAS... Sarau! Paradidático: Adolescente Poesia de Sylvia Orthof

Professoras: Aline Costa Disciplina: Redação Turmas: 7º A e 7º B. POESIAS, POEMAS... Sarau! Paradidático: Adolescente Poesia de Sylvia Orthof Professoras: Aline Costa Disciplina: Redação Turmas: 7º A e 7º B POESIAS, POEMAS... Sarau! Paradidático: Adolescente Poesia de Sylvia Orthof POEMA Vamos entender primeiro o que é POEMA. É um texto que

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome: Conteúdo da prova: Sinônimos Substantivos comuns / próprios Adjetivos / locuções adjetivas Ordem alfabética Leia, leia

Leia mais

9º Ano Ensino Fundamental

9º Ano Ensino Fundamental 9º Ano Ensino Fundamental II Bimestre / 2019 Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividades: Mapa Conceitual de países Africanos. Assistir filme O menino que descobriu Conteúdo: África. Objetivos:

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1. Período: MAIO/2019

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1. Período: MAIO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CALENDÁRIO DE

Leia mais

CRONOGRAMA 1º TRIMESTRE

CRONOGRAMA 1º TRIMESTRE Professor (a): Elisângela Mendonça Disciplina: INFORMÁTICA Ano: 3º Periféricos de Entrada e Periféricos de Saída 301/302/303/304 19/03/2018: 302 23/03/2018:301/303/304 de Prova 14/05/2018 a 22/05/2018

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos Professor

Plano de Trabalho com Projetos Professor PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos Professor 1. Identificação Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

introdução Essas dicas funcionam pra mim, mais, o mais importante e você descobrir, o que realmente funciona pra você. Vamos lá então..

introdução Essas dicas funcionam pra mim, mais, o mais importante e você descobrir, o que realmente funciona pra você. Vamos lá então.. 1 Sumário 1º Defina o Tema e a palavra chave que será trabalhada.... 4 2º Planejamento (estrutura do texto)... 7 Algumas dicas:... 9 1 quebre seu texto em pedaços.... 9 2 De atenção ao numero de... 9 3º

Leia mais

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros.

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros. Projeto de Leitura Título: A Família de Marília Autor: Andrea Viviana Taubman Ilustrações: Cláudia Scatamacchia Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A professora solicita um trabalho

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução... 2 Objetivos... 2 Possibilidades de Trabalho... 3

SUMÁRIO. Introdução... 2 Objetivos... 2 Possibilidades de Trabalho... 3 SUMÁRIO Introdução............................................ 2 Objetivos............................................. 2 Possibilidades de Trabalho........................... 3 Conhecimento Religioso

Leia mais

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE PROCESSUAL 2ºANO PRÓ: Natali Queiroz DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que se sinta confortável

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA:

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA: ENSINO LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO TURMAS: ABCDE ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA LUCIANA DE CARVALHO CHRIST Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA Ismália Alphonsus de Guimaraens

Leia mais

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos do

Leia mais

Semanário de Língua Portuguesa Professor Cláudio Ferreira. 6 ano A 3º BIMESTRE

Semanário de Língua Portuguesa Professor Cláudio Ferreira. 6 ano A 3º BIMESTRE Semanário de Língua Portuguesa Professor Cláudio Ferreira 6 ano A 3º BIMESTRE Período: 03 a 07/08 Atividade de boas-vindas; Revisão acentuação gráfica (vem, vêm, tem, têm); Pronomes Relativos pp 146-148.

Leia mais

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 2018

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 2018 TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 2018 1 Trabalho de História: Título do trabalho: A festa do Bumba meu boi Data da entrega: 28/05/2018 Material a ser realizado o trabalho: Papel almaço Valor: 3,0 pontos

Leia mais

Planificação Longo Prazo

Planificação Longo Prazo DEPARTAMENTO LÍNGUAS ANO LETIVO 2017 / 2018 DISCIPLINA PORTUGUÊS ANO 6.ºANO Planificação Longo Prazo Fluência de leitura: palavras e textos. Texto de características narrativas. Texto de enciclopédia e

Leia mais

Caminho das pedras. Organização Convide os participantes a formar pequenos grupos. Materiais Barbante, lã colorida, cartões e tesoura.

Caminho das pedras. Organização Convide os participantes a formar pequenos grupos. Materiais Barbante, lã colorida, cartões e tesoura. Ofici3 cin3 Caminho das pedras Objetivos Desenvolver sequências didáticas que disseminem uma prática sociointeracionista do ensino da leitura e da escrita. Conhecer a metodologia da sequência didática

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Ano letivo de 2016 / 2017 GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino regular Português - 6.º Ano Unidades de Ensino / Conteúdos Nº Aulas Previstas (45 min) Unidades Abordadas: Unidade

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1. Período: MAIO/2019

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1. Período: MAIO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CALENDÁRIO DE

Leia mais

Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano

Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano 1º ao 4º Bimestre Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 1º ao 4º Bimestre CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 1º

Leia mais

Leia a reportagem a seguir (São Paulo, sábado, 2 de outubro de 2010)

Leia a reportagem a seguir (São Paulo, sábado, 2 de outubro de 2010) Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Interpretação de texto

Leia mais

A escrita que faz a diferença

A escrita que faz a diferença A escrita que faz a diferença Inclua a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em seu planejamento de ensino A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA JOSE LUCIELTO CANTO MACARIO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I brasileiros: O soneto a seguir é de Cláudio Manoel

Leia mais

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Anexo 5 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo 5 Trabalhando com textos na Alfabetização (Marlene Carvalho, 2005) Muitas professoras

Leia mais

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO Por Paula Quintão Por... Paula Quintão Escritora, publicitária, montanhista-viajante, mestre em Ciência da Informação, paraquedista, professora, mãe da

Leia mais

ORIENTAÇÕES PROJETO MOLLA ANO 06 A 08 DE AGOSTO Tema: A multimodalidade da linguagem. Equipe: Peça teatral (estilo esquete)

ORIENTAÇÕES PROJETO MOLLA ANO 06 A 08 DE AGOSTO Tema: A multimodalidade da linguagem. Equipe: Peça teatral (estilo esquete) ORIENTAÇÕES PROJETO MOLLA 2018 6 ANO 06 A 08 DE AGOSTO Tema: A multimodalidade da linguagem Paradidático de apoio: O menino do dedo verde, de Maurice Druon. Equipe: Peça teatral (estilo esquete) A equipe

Leia mais

Regionalização do Brasil; População; Urbanização 5,0

Regionalização do Brasil; População; Urbanização 5,0 Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Geografia Bruna Roteiro de estudos RE/I 2º/2016 24/06/16 Tema Valor da atividade Regionalização

Leia mais

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/ / 202 / 203

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/ / 202 / 203 201 / 202 / 203 Interpretação de texto; Interpretação, características, conceitos e produção de: Texto Enigmático Unidade 1 - Capítulo 1 Elementos coesivos: escrita textual, paragrafação, letra maiúscula

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL 210 do livro / INGLÊS: Revisão oral e explanação no quadro das págs. 24 e 25(In the classroom) e responder a pág. 31 do livro / LÍNGUA PORTUGUESA:

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL ORAÇÃO DO DIA: Credo / CANÇÃO DO DIA: Bom dia! / 299 do livro de História e Geografia / INGLÊS: Houve leitura do paradidático Bob, the frog / LÍNGUA

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

ESCOLA BÁSICA FREI JOÃO DE VILA DO CONDE

ESCOLA BÁSICA FREI JOÃO DE VILA DO CONDE Período Unidade 0 Reencontros Síntese da Planificação da Disciplina de Português-6.º Ano 2017/2018 Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania.

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania. MicroLigue - o jogo das associações - Manual do Professor Autores: Roseane de Souza, M. Marta Carvalhal e M. Ligia C. Carvalhal. Ilustração: Daniela C. Velázquez. Orientação e Supervisão : M. Ligia C.

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

2º Bimestre 2018 Português/ Nathalia CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Figuras de linguagem.

2º Bimestre 2018 Português/ Nathalia CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Figuras de linguagem. Português/ Nathalia CONTEÚDO DO BIMESTRE Figuras de linguagem Período composto por subordinação Poema Pontuação VALOR SEMÂNTICO, SINTÁTICO E MORFOLÓGICO Orações substantivas Crônica argumentativa Orações

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

FICHA DO SOE (SOE SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL)

FICHA DO SOE (SOE SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL) FICHA DO SOE (SOE SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL) ESTA FICHA DEVE SER PREENCHIDA A MÃO E EM LETRA CURSIVA, PELO CANDIDATO À MATRÍCULA. Use caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Para um melhor

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA II UNIDADE PROCESSUAL Prof.ª: Tamires 4º ANO

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA II UNIDADE PROCESSUAL Prof.ª: Tamires 4º ANO ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA II UNIDADE PROCESSUAL Prof.ª: Tamires 4º ANO ATIVIDADES DATAS ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Atividades de casa e de classe Durante a unidade Pontualidade; Participação;

Leia mais

Estudo Dirigido 2017

Estudo Dirigido 2017 Estudo Dirigido 2017 CONTEÚDO DO BIMESTRE União Ibérica Expansão Territorial América Portuguesa Invasões Holandesas Tráfico Negreiro As Missões Jesuíticas ESTUDO DIRIGIDO História/ Maria Goretti CRITÉRIOS

Leia mais

Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 2

Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 2 MÓDULO 9 Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 2 Miryam Pelosi e Liliana Passerino 26/02/2014 slide 1 de 18 UNIDADE 2 CONHECENDO A PRANCHA DE COMUNICAÇÃO E O PORTAL ARASAAC Nessa unidade vamos conhecer

Leia mais

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO Programação 1º- ao5º-ano INTRODUÇÃO Ser leitor-escritor competente nos dias de hoje é uma das condições básicas para uma participação social efetiva. Assim, cabe à escola rever seus currículos e estar

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

Queridos(as) alunos(as),

Queridos(as) alunos(as), Nome: Professora: 2º Ano: 2015 Queridos(as) alunos(as), Na nossa última semana de aula, assistimos ao filme UP! Altas Aventuras. Você deve ter gostado muito, não é? No filme, vimos que o Russel, que é

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. Oriente Médio. CONTEÚDO Primeira Etapa. 4º Bimestre 2018 Geografia/João Victor. Aspectos Físicos. Conflitos e Formação Territorial

ESTUDO DIRIGIDO. Oriente Médio. CONTEÚDO Primeira Etapa. 4º Bimestre 2018 Geografia/João Victor. Aspectos Físicos. Conflitos e Formação Territorial Geografia/João Victor CONTEÚDO Primeira Etapa Aspectos Físicos Conflitos e Formação Territorial Oriente Médio População Economia e Política Geografia/João Victor Aspectos Físicos Localização; A questão

Leia mais

Bons Estudos!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203

Bons Estudos!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203 201/202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Gramática: Unidades 14 a 16; (Páginas 130 a 153). Akpalô: Unidade 3 - capítulo 7 e 8 letra de música e descrição de personagens. (Páginas 173 a 223);

Leia mais

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL Aula 14 Presencial LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL A linguagem é a forma que usamos para nos comunicar uns com os outros. Temos a linguagem oral, escrita e visual, por exemplo, mas todas estas seguem padrões

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR 1. IDENTIFICAÇÃO Roteiro de Planos de aula 10 Escola: Curso: Ensino Médio Disciplina: Química Carga horária: Série: 3 Ano: Professor (a): 2. Objetivo geral Discutir metais, sociedade e ambiente. 3. Objetivos

Leia mais

ÁREA LÍNGUA PORTUGUESA. Só abra este caderno quando for autorizado pelo fiscal. Leia atentamente as instruções abaixo.

ÁREA LÍNGUA PORTUGUESA. Só abra este caderno quando for autorizado pelo fiscal. Leia atentamente as instruções abaixo. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DO CARGO DE PROFESSOR DE NÍVEL III ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO ÁREA LÍNGUA PORTUGUESA PROVA DISCURSIVA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Só abra este caderno quando

Leia mais

História / Maria Beatriz CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Europa Moderna

História / Maria Beatriz CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Europa Moderna CONTEÚDO DO BIMESTRE Crise do século XIV (revisão) Organização política (fortalecimento do poder dos reis) Europa Moderna Organização social Renascimento Queridos alunos, Ao longo deste bimestre, estamos

Leia mais

Escola Básica da Senhora da Hora. 5º ano Sequência Didáctica Língua Portuguesa Ano lectivo 2011/2012. Tipologia Textual - O Texto Poético.

Escola Básica da Senhora da Hora. 5º ano Sequência Didáctica Língua Portuguesa Ano lectivo 2011/2012. Tipologia Textual - O Texto Poético. Escola Básica da Senhora da Hora 5º ano Sequência Didáctica Língua Portuguesa Ano lectivo 2011/2012 ipologia extual - O exto Poético explícito da língua Compreensão do oral Leitura Escrita Expressão oral

Leia mais

Significação das palavras

Significação das palavras PORTUGUÊS Significação das palavras Coerência X Coesão Na maioria das vezes, sentimo-nos despreparados quando estamos diante de uma folha de papel em branco no propósito de fazer uma redação, não é mesmo?

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO

INSTRUMENTO AVALIATIVO INSTRUMENTO AVALIATIVO 6º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Ciências Geografia Português Filosofia Inglês Redação Arte

Leia mais