Cinesiologia Aula 2
Graus de Liberdades de Movimentos São classificados pelo número de planos nos quais se movem os segmentos ou com o número de eixos primários que possuem Um grau de liberdade (uniaxial) Cotovelo Interfalangiana Dois graus de liberdade (biaxial) Rádio cárpica Três graus de liberdade (triaxial) Quadril Ombro
Formas de Movimentos Movimentos Acíclicos: Ato motor cujo objetivo pode alcançado com uma única fase principal. Salto em altura, extensão, mortais e ginásticos, lançamentos e arremessos. Movimento Cíclico: Se constituem de muitos ciclos independente com uma mesma estrutura básica. Caminhar, Correr, Nadar, Remar, Pedalar.
Terminologia Básica dos Movimentos nas articulações Flexão: Movimento de inclinação que resulta em diminuição do ângulo da articulação pela aproximação dos ossos. Extensão: Movimento de alongamento que resulta em aumento do ângulo da articulação pela separação dos ossos. Abdução: Movimento lateral afastado da linha média do tronco Adução: Movimento feito medialmente em direção a linha média do tronco. Circundução: Movimento circular de membro (conjunto de movimentos) Rotação Externa (lateral): Movimento rotacional em trono do eixo longitudinal de um osso, afastando da linha média do corpo. Rotação Interna (medial): Movimentação rotacional em torno do eixo longitudinal de um osso em direção à linha média do corpo.
Terminologia Básica dos Movimentos Movimentos de Flexão e Extensão
Terminologia Básica dos Movimentos Flexão e Extensão, Abdução e Adução
Terminologia Básica dos Movimentos Rotação Interna e Externa
Movimentos específicos Articulação do tornozelo e pé Eversão: Virar a planta do pé para fora ou lateralmente, no plano frontal. Inversão: Virar a planta do pé para dentro ou medialmente, no plano frontal. Flexão Dorsal (dorsiflexão): Movimento de extensão do tornozelo, que resulta em o pé e/ou dedos moverem-se na direção da tíbia. Flexão Plantar: Movimento de extensão do tornozelo que resulta em o pé e/ou dedos afastarem-se da corpo.
Movimentos específicos Articulação Radio-ulnar PRONAÇÃO: girar internamente o rádio no plano transverso, de modo que ele fique diagonal em relação à ulna, resultando na posição do antebraço de palma da mão voltada para baixo. SUPINAÇÃO: girar externamente o rádio no plano transverso, de modo que ele fique paralelo à ulna, resultando na posição do antebraço de palma da mão para cima.
Movimentos específicos Articulação do Quadril BÁSCULA POSTERIOR/RETROVERSÃO/ MOVTO CONTRAMUTAÇÃO( encaixe do quadril): Posição da pelve na qual o plano vertical através das espinhas ântero-superiores é posterior ao plano vertical através da sínfise púbica. BÁSCULA ANTERIOR/ANTEROVERSÃO/ MOVTO DE MUTAÇÃO(desencaixe do quadril): Posição da pelve na qual o plano vertical através das espinhas ântero-superiores é anterior ao plano vertical através da sínfise púbica.
Movimentos específicos Cintura Escapular e Ombro ELEVAÇÃO: movimento superior da cintura escapular no plano frontal. Ex: encolher os ombros. ABDUÇÃO HORIZONTAL (extensão horizontal): movimento de afastamento do úmero, no plano horizontal, em relação à linha média do corpo. ADUÇÃO HORIZONTAL (flexão horizontal): movimento do úmero no plano horizontal em direção à linha média do corpo. PROTRAÇÃO(abdução da escápula): movimento para frente da cintura escapular no plano horizontal, afastando-se da coluna vertebral. RETRAÇÃO (adução da escápula): movimento para trás da cintura escapular no plano horizontal em direção à coluna vertebral. ROTAÇÃO PARA BAIXO (interna): movimento rotacional da escápula no plano frontal com o ângulo inferior da escápula movendo-se medialmente e para baixo. ROTAÇÃO PARA CIMA (externa): movimento rotatório da escápula no plano frontal com o ângulo inferior da escápula, movendo-se lateralmente e para cima.