Fonte: http://brasil247.com/pt/247/seudinheiro/63017/entrevist%c3%aas-traduzido.htm "Entrevistês" traduzido Foto: Shutterstock O QUE OS RECRUTADORES REALMENTE QUEREM SABER COM QUATRO DAS PERGUNTAS MAIS COMUNS EM ENTREVISTAS DE EMPREGO 05 de Junho de 2012 às 11:02 Luciane Macedo _247 - Você está à procura de emprego e foi chamado para uma entrevista. Sente-se seguro porque se preparou bem para falar de sua experiência profissional, suas habilidades e talentos, sua personalidade e até mesmo dos seus pontos fracos. Mas, para sair-se bem na entrevista, é preciso entender o que o recrutador realmente quer saber, que tipo de informação ele está buscando quando pede para que você fale sobre si mesmo ou quando pergunta como você se vê daqui cinco anos. Perguntas aparentemente inócuas não servem simplesmente para quebrar o gelo, ao contrário, são peças fundamentais para que o recrutador avalie se você é o candidato mais apto à vaga oferecida. O Daily Muse, da rede colaborativa de blogs da Forbes, "traduziu" o "entrevistês" em quatro das solicitações ou perguntas mais comuns. Aos que ficam inibidos ou ansiosos durante uma entrevista de emprego, com tendência a se retrair ou se perder durante uma resposta, a sugestão é praticar
em voz alta pelo menos uma vez, gravando a fala no seu laptop ou celular. Você soa interessante ou está divagando? Consegue passar as informações mais importantes? Fale um pouco sobre você Tradução: por que você é o candidato ideal para esta vaga? O recrutador já viu seu currículo e sua carta de apresentação, então ele não quer ouvir o seu histórico profissional tudo outra vez, nem saber em que cidade você cresceu ou que adora correr aos finais de semana. O que o recrutador procura é uma resposta certeira, que seja concisa e vá direto ao ponto, que o mantenha interessado na conversa e diga por que você é o candidato ideal para a vaga. Ao mesmo tempo em que a pergunta oferece uma boa oportunidade para você falar sobre si mesmo em termos mais amplos, é mais importante que você inclua na resposta fatos marcantes que o situem como o candidato certo para a vaga em questão. Pense em duas ou três conquistas ou experiências profissionais específicas que você quer enfatizar para o recrutador no momento da entrevista. Como você explicaria a missão da nossa empresa? Tradução: você pode representar bem a nossa empresa? Todos os candidatos vão visitar o site da empresa na internet e decorar as informações encontradas nas páginas "sobre nós" ou "nossa missão". Então, quando faz esta pergunta, o recrutador não quer saber, necessariamente, se você entende ou não a missão da empresa, mas, sim, se você se importa e se identifica o suficiente com ela. O recrutador está à procura do candidato que, entre todos os outros, consegue efetivamente discutir o trabalho da empresa e seu impacto. Então, além de pesquisar, pense em maneiras concretas sobre como o trabalho da empresa se relaciona com suas paixões e experiências, e insira estas informações na sua resposta. Comece com uma frase que mostre que você entende a missão da empresa, usando um ou dois conceitos-chaves que você viu no site. Deste ponto em diante, seja mais pessoal. "A missão da empresa me atrai pessoalmente porque"... "Eu realmente acredito na abordagem da empresa porque"... Prossiga com um ou dois exemplos pessoais. Se está sendo entrevistado para uma vaga na área de saúde, por exemplo, mencione uma corrida beneficente de que participou por uma causa ligada ao setor, indica o Daily Muse. Onde você se vê daqui cinco anos? Tradução: você se importa com o trabalho da nossa empresa? Contratar alguém é um investimento, e os recrutadores (como seria de se esperar) acreditam que o candidato genuinamente interessado no trabalho da empresa será a melhor contratação. O que o recrutador realmente quer saber é se a vaga oferecida e a empresa fazem parte dos seus planos de carreira ou se você vai cair fora assim que conseguir seu "verdadeiro" emprego dos sonhos.
Se a posição oferecida está mesmo nos seus objetivos profissionais, então diga isso ao recrutador e dê mais detalhes. Se está se candidatando a uma vaga de executivo de contas em uma agência de publicidade e seu objetivo é ser um supervisor de contas, conte ao recrutador. Entre em detalhes como, por exemplo, com que tipo de clientes você espera trabalhar. A resposta vai soar mais genuína, em vez de ensaiada, e vai mostrar ao recrutador se a empresa será realmente um bom lugar para você trabalhar. Se a vaga oferecida não é necessariamente a porta de entrada para as suas aspirações profissionais, seja sincero. Mas não deixe de fazer a conexão entre o que a vaga vai exigir de você (presente) e seus objetivos (futuro). Não há problema em dizer que você não tem certeza sobre seu futuro profissional. Mas deixe claro para o recrutador que você vê a experiência que vai ganhar como uma peça importante para ajudá-lo a decidir seus futuros caminhos profissionais ou que está entusiasmado com as habilidades que vai adquirir se conquistar a vaga. Você tem alguma pergunta? Tradução: você está prestando atenção? É fácil ir para uma entrevista com uma lista de perguntas sobre o cargo. A parte difícil, o que o recrutador realmente quer ver, é se você consegue se sair bem participando da conversa com assuntos relevantes que ainda não tenham sido abordados no curso da entrevista. Assuntos como exigências da vaga, cultura da empresa ou com quem você vai trabalhar ficaram de fora? É o momento de fazer estas perguntas. Você também pode se adiantar e preparar algumas perguntas menos tradicionais antes da entrevista, sugere o Daily Muse, ou, ainda, dirigir perguntas ao próprio recrutador. Do que você mais gosta no seu dia-a-dia de trabalho? O que mais lhe atraiu para vir trabalhar aqui? Quais são os desafios estratégicos para a empresa, hoje, na sua opinião? Lembre-se que não há respostas "certas" para uma entrevista de emprego ou que sirvam para todos os tipos de vagas. Mas saber o que recrutador realmente quer extrair de você será meio caminho andado para convencê-lo de que você é o melhor candidato à vaga. Clique nas imagens para ampliá-las.