Programa de Treinamentos Google AdWords para Agências



Documentos relacionados
Guia para iniciantes no Adwords. Edição para iniciantes


Criação e Configuração de Campanhas. Tiago Flores Dias

Curso Google Adwords. Rua Helena, 170, Cj. 64 Vila Olímpia CEP São Paulo/SP Tel: (11)

Guia do Estudante. Versão 1.2b

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental.

Como Anunciar seu Negócio no Adwords e Atrair 100 Novos Clientes - Garantido. Tiago Tessmann

Curso de GOOGLE ADWORDS

Como usar o Google para estudar seu mercado online

COMO FICAR NAS PRIMEIRAS POSIÇÕES DO GOOGLE E PAGAR MENOS QUE O CONCORRENTE.

O Link Patrocinado é um dos serviços pago oferecido pela ferramenta de busca do Google.

Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio

Glossário. atfmarketing. de termos do Google AdWords. Agência Especializada em Web e Marketing

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias

Google AdWords. Alavancando Negócios com o Google AdWords

Planejamento e Estratégia. Tiago Flores Dias

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Eleita em 2014 pela ACSP a agência de marketing digital com maior índice de clientes satisfeitos. A maior agência de marketing para PMEs do Brasil


Geração de leads com o Google Adwords. Um guia detalhado para criar uma campanha efetiva

Visite o hotsite do livro:

Transformando tecnologia em resultados para o seu negócio.

PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL. Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online

GERENCIAMENTO DE CAMPANHAS. 1. ROI 2. Google Adwords 3. Rede de Display 4. Remarketing 5. SEO

Proposta Revista MARES DE MINAS

Glossário. Anúncios no Facebook

em outros seus anúncios

E-books. Introdução ao Google Adwords. Sebrae. Como funciona o Google Adwords. Benefícios da Ferramenta. Índice de qualidade. Formatos de anúncios

MÍDIA DE PERFORMANCE Prof. Guilherme Gomide

Proposta de Consultoria: Google Adwords

O usuário entra no seu site, um cookie vai marcar esse usuário. Um cookie é uma arquivo que fica dentro do

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

Webinar: Como criar Landing Pages efetivas

APRESENTAÇÃO DO VERDADEIRO MARKETING DIGITAL. Agência de Marketing Digital GERAÇÃO INTERATIVA

NINJAPPC NINJAPPC TREINAMENTO INTENSIVO EM ADWORDS. CONSTRUINDO UM MUNDO MELHOR POR MEIO DA INTERNET:

Como atrair novos clientes

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V

acebook Analytics Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados através das métricas adequadas.

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS

O que são Links Patrocinados? Anuncie nos maiores sites do mundo

MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO

Comunidade de Suporte e Feedback

Por que o display importa. A Rede de Display do Google. A Rede de Display do Google.Por que o display importa.

Guia de boas práticas


Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012

SOBRE A TOOLSYSTEMS. ToolSystems Sistemas Fone: (47)

Gerencie relacionamentos

Introdução ao AdWords

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC.

Proposta de Consultoria: Google Adwords

dynam PROPOSTA OFICIAL PARA PPC (Links Patrocinados) publicidadeonline AGÊNCIA SEARCH ENGINE MARKETING Marketing de Busca

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado.

Planejamento. Mídias Sociais. Links Patrocinados. Gerenciamento de Mala Direta

assessoria de imprensa marketing de conteúdo

Manual Sistema de Reservas Pullmantur

Manual de Acesso Mobile

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

30 Dicas de SEO para E-commerce. por Diego Ivo, CEO da Conversion

3 Dicas MATADORAS Para Escrever s Que VENDEM Imóveis

Guia de Criação de Infoprodutos

Manual de configuração do sistema


- Versão 1.0 Página 1

*Todos os direitos reservados.

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

SEO Search Engine Optimization. Thiago Bacchin Fevereiro, 2013

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

MARKETING DE CONTEÚDO E MARKETING

PROPOSTA COMERCIAL LINKS PATROCINADOS

a evolução do marketing digital.

1. Introdução ao Google AdWords

Agenda. 1 Absoluto Web Marketing. - quem somos

GOOGLE FOTÓGRAFOS. Sites e sistemas para fotógrafos Por Evandro Rocha

Parabéns! Você acaba de adquirir uma loja virtual pronto para seu uso!

INTERNET. Como vender mais. Capítulo 1. pela. Aprenda a atingir o potencial máximo de sua loja online

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio?

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Combinamos a nossa experiência em todas as vertentes do marketing digital

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico

MARKETING DIGITAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PARAÍBA JOÃO PESSOA 28/JUL

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL

O JáCotei é um Comparador de Preços que auxilia os e-consumidores na busca de

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais

MINI-CURSO MÉTRICAS DO MARKETING

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

Sumário. Vipexpress Plataforma web para intermediação de vendas online entre usuários

Um olhar além do ROI para sua campanha online

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O

Portal FENAM e Ambientes 2.0 Plano de comunicação digital 2010/2011

Transcrição:

Programa de Treinamentos Google AdWords para Agências Módulo 2 de 3 Vicente Carrari Janeiro de 2009

Ao final do treinamento você saberá... Como entregar resultados ainda melhores para seus clientes; Criar uma lista efetiva de palavras-chave; Usar as principais ferramentas do AdWords; Gerar relatórios efetivos para a mensuração de desempenho das campanhas. Como usar o AdWords Editor. Google Confidential and Proprietary

Agenda 1 Relembrando 2 3 4 5 Estruturando sua Campanha Analisando & Otimizando Sua Campanha Ferramentas do AdWords Bônus: AdWords Editor Google Confidential and Proprietary

1. Relembrando Estrutura da Conta A Importância do Índice de Qualidade O Que é uma Otimização Como Otimizar Problemas Comuns da Conta Google Confidential and Proprietary

1. Relembrando & Otimizando Estrutura da Conta A Importância do Índice de Qualidade O Que é uma Otimização Como Otimizar Problemas Comuns da Conta Google Confidential and Proprietary

Relembrando a Estrutura da Conta GRUPO DE ANÚNCIOS ANÚNCIO PALAVRA-CHAVE CAMPANHA ANÚNCIO PALAVRA-CHAVE GRUPO DE ANÚNCIOS ANÚNCIO PALAVRA-CHAVE MCC CONTA DO ADWORDS PALAVRA-CHAVE ANÚNCIO PALAVRA-CHAVE CAMPANHA GRUPO DE ANÚNCIOS ANÚNCIO ANÚNCIO Organização de clientes Orçamento total Informações de faturamento Login e senha CPCs máximos Correspondência de palavra-chave CPCs (opcional) URLs (opcional) Orçamentos diários Datas de veiculação Segmentação geográfica Segmentação por idioma Preferências de distribuição

Estrutura Ideal de uma Conta CAMPANHA (Categoria de produto) GRUPOS DE ANÚNCIOS (Produto) Torradeira Liquidificador Ventilador Notebook Impressora Webcam Dica: use a própria estrutura do próprio site como referência!

1. Relembrando Estrutura da Conta A Importância do Índice de Qualidade O Que é uma Otimização Como Otimizar Problemas Comuns da Conta Google Confidential and Proprietary

Índice de Qualidade? O que é o Índice de qualidade da palavra-chave? Cada palavra-chave possui um Índice de qualidade baseado em sua performance na sua conta, no texto de anúncio e na página de destino associados a ela e em outros fatores.? Como as palavras-chave conseguem uma boa performance? Se o anúncio é exibido e clicado, a palavra-chave que ativou aquele anúncio acumula um bom histórico. Quanto mais cliques um anúncio recebe, mais relevante aquela palavra-chave se torna. A palavra-chave terá então um melhor Índice de qualidade.

A Relevância Melhor Índice de qualidade Relevância = Melhor posicionamento Lances mínimos mais baixos Tráfego qualificado Melhores chances de conversão Melhores resultados de forma geral

1. Relembrando Estrutura da Conta A Importância do Índice de Qualidade O Que é uma Otimização Como Otimizar Google Confidential and Proprietary

O Que é uma Otimização? É um conjunto de técnicas aplicadas à conta do AdWords com o objetivo de ajudar você a atingir suas metas de publicidade.

1. Relembrando Estrutura da Conta A Importância do Índice de Qualidade O Que é uma Otimização Como Otimizar Problemas Comuns da Conta Google Confidential and Proprietary

Como Otimizar? Rede de Pesquisa Pesquisa do Google Rede de Conteúdo

Grupos de anúncios: o conceito Qual anúncio funciona melhor com qual grupo de palavras-chave? Grupos de anúncios permitem criar textos mais relevantes para cada conjunto de palavras-chave. Por que criar Grupos de anúncios? Ter anúncios mais relevantes e específicos, que resultam em mais cliques qualificados e em menor custo por aquisição. Facilitar o gerenciamento e a expansão da campanha. Melhorar a segmentação contextual na rede de conteúdo.

Como criar Grupos de anúncios? Cursos graduação Cursos graduacao Vestibular SP Vestibular são paulo Vestibulares SP Vestibulares sao paulo Graduação administração Graduacao administracao Graduação jornalismo Graduacao jornalismo Graduação medicina Graduacao medicina Vestibular administração Vestibular administracao Vestibular jornalismo Vestibular medicina Vestibulares administração Vestibulares administracao Vestibulares jornalismo Vestibulares medicina 1 Grupo de anúncios Vestibular em SP Faça Já Sua Inscrição para o Vestibular 2008! Vestibulares.com Cursos graduação Cursos graduacao Vestibular SP Vestibular são paulo Vestibulares SP Vestibulares sao paulo Graduação administração Graduacao administracao Graduação jornalismo Graduacao jornalismo Graduação medicina Graduacao medicina Vestibular administração Vestibular administracao Vestibular jornalismo Vestibular medicina Vestibulares administração Vestibulares administracao Vestibulares jornalismo Vestibulares medicina Grupo de anúncios muito genérico.

Como criar Grupos de anúncios? Cursos graduação Cursos graduacao Vestibular SP Vestibular são paulo Vestibulares SP Vestibulares sao paulo Graduação administração Graduacao administracao Graduação jornalismo Graduacao jornalismo Graduação medicina Graduacao medicina Vestibular administração Vestibular administracao Vestibular jornalismo Vestibular medicina Vestibulares administração Vestibulares administracao Vestibulares jornalismo Vestibulares medicina 2 Grupos de anúncios Vestibular em SP Faça Já Sua Inscrição para o Vestibular 2008! Vestibulares.com Cursos graduação Cursos graduacao Vestibular SP Vestibular são paulo Vestibulares SP Vestibulares sao paulo Vestibular em SP Administração, Jornalismo e Medicina. Inscreva-se Já! Vestibulares.com Graduação administração Graduacao administracao Graduação jornalismo Graduacao jornalismo Graduação medicina Graduacao medicina Vestibular administração Vestibular administracao Vestibular jornalismo Vestibular medicina Vestibulares administração Vestibulares administracao Vestibulares jornalismo Vestibulares medicina Grupos de anúncios mais segmentados, mas que ainda representam mais de um tema.

Como criar Grupos de anúncios? Cursos graduação Cursos graduacao Vestibular SP Vestibular são paulo Vestibulares SP Vestibulares sao paulo Graduação administração Graduacao administracao Graduação jornalismo Graduacao jornalismo Graduação medicina Graduacao medicina Vestibular administração Vestibular administracao Vestibular jornalismo Vestibular medicina Vestibulares administração Vestibulares administracao Vestibulares jornalismo Vestibulares medicina 4 Grupos de anúncios Vestibular em SP Faça Já Sua Inscrição para o Vestibular 2008! Vestibulares.com Cursos graduação Cursos graduacao Vestibular SP Vestibular são paulo Vestibulares SP Vestibulares sao paulo Vestibular em SP Administração, Jornalismo e Medicina. Inscreva-se Já! Vestibulares.com Graduação jornalismo Graduacao jornalismo Vestibular jornalismo Vestibulares jornalismo Vestibular em SP Administração, Jornalismo e Medicina. Inscreva-se Já! Vestibulares.com Graduação administração Graduacao administracao Vestibular administração Vestibular administracao Vestibulares administração Vestibulares administracao Vestibular em SP Administração, Jornalismo e Medicina. Inscreva-se Já! Vestibulares.com Graduação medicina Graduacao medicina Vestibular medicina Vestibulares medicina Palavras-chave bem divididas, mas anúncios de texto pouco específicos.

Como criar Grupos de anúncios? Cursos graduação Cursos graduacao Vestibular SP Vestibular são paulo Vestibulares SP Vestibulares sao paulo Graduação administração Graduacao administracao Graduação jornalismo Graduacao jornalismo Graduação medicina Graduacao medicina Vestibular administração Vestibular administracao Vestibular jornalismo Vestibular medicina Vestibulares administração Vestibulares administracao Vestibulares jornalismo Vestibulares medicina 4 Grupos de anúncios Vestibular em SP Faça Já Sua Inscrição para o Vestibular 2008! Vestibulares.com Cursos graduação Cursos graduacao Vestibular SP Vestibular são paulo Vestibulares SP Vestibulares sao paulo Vestibular Jornalismo Seja um Jornalista de Sucesso! Aprenda com Quem Entende. Vestibulares.com Graduação jornalismo Graduacao jornalismo Vestibular jornalismo Vestibulares jornalismo Vestibular Administração Especializações em Finanças Marketing e RH. Inscreva-se! Vestibulares.com Graduação administração Graduacao administracao Vestibular administração Vestibular administracao Vestibulares administração Vestibulares administracao Vestibular Medicina Realize Seu Sonho e se Torne Médico. Inscrições Abertas! Vestibulares.com Graduação medicina Graduacao medicina Vestibular medicina Vestibulares medicina A estrutura ideal: palavras-chave e Grupos de anúncios altamente segmentados.

Lista de Palavras-chave Uma boa lista de palavras-chave deve manter o equilíbrio entre relevância e abrangência Garantir tráfego qualificado Garantir volume de cliques

Tamanho das Palavras-chave alugar apartamento 4 dormitórios 2 suítes com garagem são paulo Você procuraria por esse termo? Uma lista menor de palavras-chave pode trazer mais cliques do que uma lista demasiadamente longa.

Tamanho das Palavras-chave Average Global Search Phrase Length 7 word phrases 6 word phrases 1% 3% 5 word phrases 8% % of people searching with various search phrase lengths 1 word phrases 11% 4 word phrases 17% 3 word phrase 2 word phrases % 27% 28% 0% 10% 20% 30% 40% SOURCE: ONESTAT.COM FEB 2007 66% das buscas usam entre 1 e 3 palavras Quanto mais maduro o mercado, mais longas são as frases de busca.

Correspondências das Palavras-chave Exemplo: chocolates finos Ampla: chocolates finos Frase: chocolates finos Correspondência padrão: o anúncio aparece em buscas que contenham as palavras em qualquer ordem (e sinônimos). chocolates finos chocolates e bombons finos chocolates finos online bombons finos Exata: [chocolates finos] O anúncio aparece somente quando o termo exato for buscado nada antes, entre ou depois. chocolates finos chocolates finos online chocolate fino O anúncio aparece quando os termos são buscados na mesma ordem. chocolates finos chocolates e bombons finos chocolates finos online bombons finos Negativa: -baratos Impede que o anúncio seja exibido em consultas que contenham esse termo. chocolates finos chocolates finos baratos

Correspondência Expandida Chocolates finos Bombons finos O sistema do Google AdWords exibe automaticamente os anúncios em pesquisas que são altamente relevantes para as suas palavraschave, como sinônimos, plurais e frases relacionadas. Se vários usuários clicarem no anúncio, o sistema continuará a exibi-lo para aquela variação. Se poucos usuários clicarem no anúncio, o sistema deixará de exibi-lo para aquela variação.

Observações sobre Palavras-chave O Que Você Pode Considerar Plurais chocolate chocolates Variações de Acentuação locação locacao locaçao O Que Você Não Precisa Considerar Maiúsculas e minúsculas Hotel = hotel Hifens On line = on-line

Criação e Otimização dos Textos de Anúncios Teste Vários Textos Seja Objetivo Escreva textos atraentes, que incentivem os usuários a visitar o site Teste diferentes linguagens, mensagens, tipos de oferta e páginas de destino, se possível. Organize sua campanha Crie Grupos de anúncios bem segmentados. Use palavras-chave no texto e teste diferentes páginas de destino. Não seja repetitivo. Dê destaque para os diferenciais do seu cliente e use as palavras-chave no texto do anúncio. Chame a atenção dos usuários Use frases de ação, pensando sempre em que público você está tentando atingir Seja persuasivo e informativo

Pense como um usuário O que o seu consumidor quer ver depois de uma busca? Procure colocar palavras-chave no título do anúncio. Destaque os diferenciais do seu cliente. Perfumes Femininos Marcas Famosas, Produtos Originais. Veja as Ofertas! www.perfumes.com Perfumes Femininos Frete Grátis p/ SP. Confira a Promoção do Dia dos Namorados! www.loja.com.br/perfumesfemininos

Ferramenta Keyword Insertion Como funciona? Sistema substitui o termo entre { } pela palavra-chave pesquisada. Se a palavra pesquisada superar o limite de caracteres, o sistema mostrará a frase padrão. televisão plasma televisão lcd oferta Televisão lcd sony bravia Televisão Plasma A Marca que Você Procura no Modelo que Você Quer! www.tvplasma.com.br Televisão Lcd Oferta A Marca que Você Procura no Modelo que Você Quer! www.tvplasma.com.br {KeyWord:Televisões LCD} A Marca que Você Procura no Modelo que Você Quer! www.tvplasma.com.br Televisões LCD A Marca que Você Procura no Modelo que Você Quer! www.tvplasma.com.br Tutorial de uso Keyword Insertion: http://adwords.google.com/support/bin/answer.py?answer=74996&hl=pt_br

Ferramenta de Keyword Insertion Quando não utilizar o Keyword Insertion: Se o grupo for específico, o anúncio já será focado para as suas palavras. Anúncios estáticos possuem melhor análise e trabalho de otimização, além de visual correto, sem termos errados. O keyword Insertion poderá fazer com que os seus anúncios utilizem o mesmo título que o dos concorrentes ou pareçam iguais. Keyword: mp3 players MP3 Players Compare Prices on Portable Audio Read Reviews & Shop at Pricegrabber www.pricegrabber.com.au Mp3 player Get your digital music to go. Plus, get free delivery on orders $50+ www.staples.com.au Mp3 Players Cheap Prices on MP3 Players. You want it, we got it! Bizrate.com Sandisk MP3 Player 256MB Red, 35% Off, Includes FM Buy it Now Free Shipping www.amazon.com

A Importância da Página de Destino Um usuário leva 8 segundos para decidir se continuará na página ou não. * Até 50% dos usuários decidem se ficam ou não em um olhar. * Os usuários se questionam: Estou no local certo? Este site tem o que eu estava procurando ver? Devo ler ou clicar imediatamente? * De acordo com MarketingSherpa s Landing Page Handbook: How to Increase Conversions, Fevereiro de 05.

A Importância da Página de Destino camera digital Camera Digital Camera Digital. Pesquise no Buscapé. Busca especializada em preços. www.buscape.com.br vs * De acordo com MarketingSherpa s Landing Page Handbook: How to Increase Conversions, Fevereiro de 05.

1. Relembrando Estrutura da Conta A Importância do Índice de Qualidade O Que é uma Otimização Como Otimizar Problemas Comuns da Conta Google Confidential and Proprietary

Problema: Anúncio Não Mostrado Causa: Orçamento diário não cobre Solução: Visualizar orçamento diário aumentar valor Causa: Anúncio com aprovação pendente Solução: Solicitar aprovação para a equipe Causa: Palavra-chave inativa Solução: Melhorar texto de anúncio, reestruturar em Grupos, cortar palavra Causa: Segmentação por estados Solução: Adicionar segmentação para país e utilizar palavras-chave relacionadas à localização

Problema: Orçamento Não Atingido Causa: Lista de palavras-chave muito fechada Solução: Expandir lista de palavras Causa: Grande quantidade de palavras inativas Solução: Trabalhar para aumentar CTR Causa: Baixa relevância, constatado por CTR fraca Solução: Reorganizar campanha em Grupos de anúncios mais focados para receber mais cliques relevantes Causa: Algumas campanhas gastam a verba e outras não Solução: Fazer repasse de budget para campanhas que estão entregando mais

2. Estruturando Sua Campanha Google Confidential and Proprietary

Estruturando sua conta Vamos começar com um exemplo: NikeFutebol.com 1º: Análise do site, buscando identificar orientação para a estrutura. 2º: Ver o que é realmente relevante e esboçar a estrutura da campanha. Atletas? Times? Produtos? Fotos? Vídeos? Geral?...

Estruturando sua conta Estrutura 1 Atletas Produtos Times Futebol Marca

Estruturando sua conta Estrutura 1 Futebol Marca Atletas Times Chuteira Camisas Mercurial T90 Nike Zoom 10R NikePro

3. Analisando & Otimizando Sua Campanha Google Confidential and Proprietary

4. Ferramentas do AdWords Visualizar Orçamento Recomendado Diagnóstico de Anúncios Anúncios Reprovados Ferramenta de Palavras-chave Estimador de Tráfego Acompanhamento de Conversões Google Confidential and Proprietary

5. Bônus: AdWords Editor O download do AdWords Editor pode ser feito a partir da guia Ferramentas, dentro de sua conta do AdWords. Google Confidential and Proprietary

Appendix Google Confidential and Proprietary

O que é o acompanhamento de conversões? É uma ferramenta gratuita para ajudar você a medir o retorno da sua campanha de publicidade. Uma conversão ocorre sempre que alguém clica em um anúncio do AdWords e realiza uma determinada ação. Exemplos de conversões: Compras Contatos Cadastros

Como a ferramenta funciona? Anunciante insere o código na página de conversão Usuário clica no anúncio Google insere um cookie Usuário chega à página de conversão Sistema registra uma conversão

Na prática Bombons de chocolate Feitos com o Mais Fino Chocolate Belga. Surpreenda o Seu Amor! Chocolates.com.br 50 cliques 10 compras Taxa de conversão: R$ 25,00 10 / 50 = 20% Custo por conversão: 25 / 10 = R$ 2,50