DICAS TEF - GETWAY AUTOMACAO PIN PAD Bloqueado Mensagem de erro no visor do Pinpad Motivo do erro e como proceder: O aparelho sofreu queda ou batida brusca, uma tentativa de violação ou ocorreu uma variação na energia elétrica. Está bloqueado. Se for Pin pad Alugado Contate o seu representante da Ingresso Rápido e solicite a troca do aparelho (Obs. A Getway não aluga Pin Pads) Se o Pin Pad for da própria loja ligue no fabricante e solicite um orçamento de reparo. O que fazer para evitar esse tipo de Bloqueio Aparafusar o PinPad na base do Balcão do Caixa e ter uma rede elétrica estável com No-break. 7 Reinicialização do Serviço SITEF Após todo esse trabalho de instalação e configuração, é necessário fazer uma reinicialização do serviço SITEF. Para reiniciar o serviço do SITEF, será necessário abrir a tela de serviços do Windows. Execute:
services.msc Localizar o serviço Sitef Solução Inteligente e clicar em reiniciar o serviço. Pronto!!! Ou utilize a ferramenta MANUTENCAO SITEF - com ícone na área de trabalho. Carga, Envio e Visualização de Tabelas A CARGA DE TABELA é um aplicativo que faz o acesso às administradoras, capturando a tabela de bins e configurações do cliente cadastradas nas administradores. Estando com o serviço do SITEF e suas administradoras ativados no servidor, vamos fazer a CARGA DE TABELAS das Administradoras.
Podemos acessar a carga de tabelas pelo menu Iniciar / Sitef Menu Principal / Carga de Tabelas ou acessando pelo ícone criado na lição 7. Primeiramente faremos a carga de tabelas da Cielo. Clique sobre a Bandeira Cielo e clique em Carga (2x). Selecione a empresa (lembrando que mono loja é 00000000), e clique em Enviar. Após clicar em Enviar, observar a linha de Status onde você poderá acompanhar o andamento da carga e também verificar possíveis erros de comunicação que podem ser (aqui vamos mostrar os já conhecidos):
TO Tente novamente Refaça todo processo acima novamente e caso ocorra novamente, verifique a porta de comunicação (configuração da comunicação do módulo Cielo) e se existe o link da internet (está funcionando?). Para enviar carga de tabelas da Redecard proceder: Selecione a empresa (lembrando que mono loja é 00000000), e clique em Enviar.
Após clicar em Enviar, observar a linha de Status onde você poderá acompanhar o andamento da carga e também verificar possíveis erros de comunicação que podem ser (aqui vamos mostrar os já conhecidos): Serviço indisponível quer dizer que não existe o link (internet) ou a porta de configuração está errada (configuração da comunicação do módulo Redecard).
Para enviar carga de tabelas para os PIN PADs, proceder: Esse procedimento deve ser realizado SEMPRE e SEQUENCIALMENTE APÓS a Carga de Tabelas de qualquer administradora ou APÓS QUALQUER MANUTENÇÃO NA CONFIGURAÇÃO DE QUALQUER ADMINISTRADORA. Clicar em EMPRESA, e selecionar a empresa desejada.
Após feita a seleção da empresa, confirmar o Desejo de configurar a carga nos pinpads para a empresa selecionada. Ao finalizar a carga será dada a mensagem de Configuração da empresa selecionada e será concluída a operação.
Atenção. A carga somente será realizada quando houver uma transação de qualquer cartão (a primeira transação). Para visualizar a carga de tabelas, vá ao Iniciar/Programas/STEF menu principal/visualizador de tabelas, como mostra a tela acima. No visualizador, você pode selecionar a administradora que deseja ver as tabelas. Clicando duas vezes sobre o sinal +.
No exemplo acima, podemos verificar as tabelas da Cielo, abrindo o código da empresa e clicando em Produtos. Na tela acima, podemos, também, verificar se um determinado BIN (6 primeiros dígitos do cartão) de cartão está disponível na tabela.
No exemplo acima, podemos visualizar as tabelas da REDECARD (nova denominação da empresa: REDE). Na tela acima, podemos fazer a consulta de determinado BIN da administradora, para ver se o cartão está disponível para o estabelecimento. -------------------------- 9 Controle Geral do SITEF Neste módulo, iremos analisar a tela de controle do SITEF.
Nesta tela, podemos ver a data e hora da ativação dos roteadores (Redecard, Cielo, etc.) e também se eles estão ativos, ou seja, conectados e prontos para fazer as transações. Podemos, também, verificar se as versões dos módulos estão de acordo com a última versão solicitada pelas administradoras. Por meio do botão AJUDA podemos verificar a versão do módulo SITEF e dados do licenciamento (Empresa responsável e validade). Em aplicativos, podemos reiniciar apenas um módulo. Exemplo: RedeCard, Cielo, etc. O botão SEGURANÇA não deve ser ativado, pois se trata de uma configuração específica para cliente que não usam VPN. ---------------------------- Você está aqui: Home / 11 Transações de cartões do Sitef 11 Transações de cartões do Sitef Nessa lição, vamos conhecer as opções de analise das transações feitas pelas administradoras como CIELO e REDECARD. Inicialmente temos que verificar se o ícone de acesso ao relatório de cartões está no desktop. Caso contrário, pode ser criado de duas maneiras, monoloja ou multilojas. Para o monoloja, utilizaremos o executável criado anteriormente na instalação do Sitef, sendo acessado pelo aplicativo SitefRel.EXE, localizado na pasta C:\Sitef\aplic.win. Já no Multilojas, utilizaremos o executável SitefRelEmp.EXE, localizado na mesma pasta. TRANSAÇÕES:
Na tela acima, podemos fazer a seleção dos tipos de transações que queremos localizar e listar, como defaut o sistema já traz todas as transações com exceção das transações inválidas. Após a seleção, é só selecionar a data e clicar no botão listar.
Nessa tela, podemos visualizar as transações da data selecionada. É importante verificar o estado da transação, onde mostrará se a transação foi efetuada, cancelada ou negada pelo administrador, por algum motivo. Podemos selecionar alguns itens para facilitar a verificação das transações como: Empresa: no caso de multilojas, podemos selecionar a loja na qual queremos ver as transações, ou todas as lojas. PDV: podemos verificar as transações de um determinado caixa. Produto: podemos selecionar uma determinada administradora, ou cartão. Número do cartão: podemos selecionar, ainda, um determinado número de BIN É importante frisar que quando a transação é aprovada pela administradora deve-se observar o campo NSU HOST, que é o código de liberação da transação pela administradora. Esse código também é utilizado para o cancelamento de uma transação na frente de loja (número do documento). O relatório de cartões, pode, somente, ser verificado diariamente, não permitindo períodos e, também, com um Log de visualização de, no máximo, 40 dias. MANUTENÇÃO DE PENDÊNCIAS:
A manutenção de pendências é um ítem que deve ser verificado diariamente, pois, cada administradora, tem um período para realizar, ou cancelar, uma transação pendente. Antes de efetuar uma transação pendente, ou, cancelar, deve-se verificar o que ocorreu na frente de lojas, com o cartão, pois, se numa transação efetuada local e na frente de loja o determinado cartão foi, também, passado no POS, essa transação será duplicada, ou seja, será debitado duas vezes do cliente. Caso utilize o cancelamento sem a previa verificação na frente de loja, o cancelamento indevido de uma transação TEF poderá ocorrer. Antes de efetuar uma transação pendente deve-se verificar o período em que ocorreu essa
transação, pois, cada administradora, tem o seu prazo para concluir esse procedimento, normalmente, as transações devem ser resolvidas em até 24 horas. Daí a necessidade de rodar a manutenção dependências diariamente. Com a confirmação da transação EFETUADA LOCAL, será efetuado, junto a administradora do cartão. Após a confirmação é importante verificar no relatório de transações o estado dessa transação que deverá estar como: EFETUADO.LOCAL (efet.loc). Antes de efetuar o cancelamento de uma transação pendente, deve-se verificar o que ocorreu com esta transação, pois, caso seja feito o cancelamento a loja NÃO RECEBERÁ o valor da transação. Ao confirmar o CANCELAMENTO LOCAL, a transação será desfeita. Após a confirmação é importante verificar no relatório de transações o estado dessa transação que deverá estar como: CANCELADO LOCAL (canc.loc). CONFIGURAÇÃO DE CAMPOS:
É possível configurar campos na impressão do relatório de transações. Em algumas situações, o relatório do Sitef irá pedir alguns campos obrigatórios para a impressão, nesse caso, deverá ser usada esta opção de configurar campos e incluir o campo solicitado. Após a configuração de qualquer campo, deve-se clicar em encerrar e listar novamente o relatório. MODO DE IMPRESSÃO: Há duas maneiras de imprimir um relatório, sendo direto pela impressora, ou, pela criação de um arquivo de impressão. Ao criar um arquivo, deve-se verificar, ao final da impressão, o caminho e o nome do arquivo gerado na tela abaixo.
RESUMO DE MOVIMENTO: No resumo de movimento, é utilizado para o fechamento da movimentação de cartões da loja. Esse relatório traz a movimentação dos cartões separados por administradoras e tipos de cartões, ou seja, débito e crédito, facilitando, assim, o trabalho do fechamento. CONFIGURAÇÃO DE TCP/IP:
possível acessar o relatório de cartões de uma retaguarda, configurando o IP do Sitef no ítem configura TCP/IP. É Para acessar o relatório remotamente, deve-se, antes, compartilhar a pasta do Sitef e criar o ícone na retaguarda, buscando no servidor TEF através da pasta\sitef\aplic.win (Sitefrel.exe, ou, Sitefrelemp.exe). REGISTROS INVÁLIDOS: Como
default(padrão), o relatório de transações não traz os registros inválidos. SELEÇÃO DE LOGS: Os Logs são gerados de acordo com o tipo de instalação do Sitef, ou seja, o Log único é para instalação de um Sitef Monoloja. O Log por empresa é para instalação do Sitef Multiloja. Não se deve alterar esse campo. 12 Relatórios de transações SOFTWAY Nessa lição, vamos conhecer as opções de analise das transações feitas pela administradora SOFTWAY. Na tela abaixo, podemos visualizar as transações dos cartões SOFTWAY. É importante verificar o estado da transação, onde mostrará se a transação foi efetuada, cancelada ou negada pela administradora. Podemos selecionar alguns itens para facilitar a verificação das transações como: Empresa: no caso de multilojas, podemos selecionar a loja na qual queremos ver as transações, ou todas as lojas. PDV: podemos verificar as transações de um determinado caixa. Produto: podemos selecionar uma determinada administradora, ou cartão. Número do cartão: podemos selecionar, ainda, um determinado número de BIN. É importante lembrar, como na lição anterior Relatório de Cartões - que quando a transação é aprovada pela administradora deve-se observar o campo NSU HOST, que é o código de liberação da transação pela administradora. Esse código também é utilizado para o cancelamento de uma transação na frente de loja (número do documento).
O relatório de cartões, pode, somente, ser verificado diariamente, não permitindo períodos e, também, com um Log de visualização de, no máximo, 40 dias. Na tela abaixo, temos a lista de algumas transações SOFTWAY. Inclusive, existe uma transação cancelada através da manutenção de pendências, que veremos a seguir.
Há duas maneiras de imprimir um relatório, sendo direto pela impressora, ou, pela criação de um arquivo de impressão. Ao criar um arquivo, deve-se verificar, ao final da impressão, o caminho e o nome do arquivo gerado na tela abaixo. Note que também poderá ser classificado por empresa, no caso de Multilojas.
MANUTENÇÃO DE PENDÊNCIAS: Como na lição anterior - Relatório de Cartões a manutenção de pendências é fundamental para o controle da loja. Esse é um ítem que deve ser verificado DIARIAMENTE, pois, cada administradora, tem um período para realizar, ou cancelar, uma transação pendente. Antes de efetuar uma transação pendente, ou, cancelar, deve-se verificar o que ocorreu na frente de loja, com o cartão, pois, se numa transação efetuada local e na frente de loja o determinado cartão foi, também, passado no POS, essa transação será duplicada, ou seja, será debitada duas vezes do cliente. Caso utilize o cancelamento sem a previa verificação na frente de loja, o cancelamento indevido de uma transação TEF poderá ocorrer e a loja ficará sem receber o valor. Além do que já foi informado, deve-se verificar o período em que ocorreu essa transação, pois, cada administradora, tem o seu prazo para concluir esse procedimento, normalmente, as transações devem ser resolvidas em até 24 horas. Daí a necessidade de rodar a manutenção dependências diariamente. Com a confirmação da transação EFETUADA LOCAL, será efetuado, junto a administradora do cartão. Após a confirmação é importante verificar no relatório de transações o estado dessa transação que deverá estar como: EFETUADO.LOCAL (efet.loc).
Antes de efetuar o cancelamento de uma transação pendente, deve-se verificar o que ocorreu com esta transação, pois, caso seja feito o cancelamento, a loja NÃO RECEBERÁ o valor da transação. Ao confirmar o CANCELAMENTO LOCAL, a transação será desfeita. Após a confirmação é importante verificar no relatório de transações o estado dessa transação que deverá estar como: CANCELADO LOCAL (canc.loc). Tabela de códigos de respostas e mensagens do SiTef Código Mensagem apresentada Resposta no terminal Descrição 00 "Transação OK" Aprovada, Transação executada 03 "03 Estab. Inválido" Estabelecimento Comercial Inválido 06 "06 Refaça Transação" Erro 09 "09" Transação em Andamento (somente para trans. de Consulta de Status de Trans.) 12 "12 Trans. Inválida" Transação Inválida 13 "13 Valor Inválido" Valor de Transação Invalido 14 "14 Probl. Cartão" Cartão Inválido 15 "15 Probl. Cartão" Instituição não Cancelada 19 "19 Refaça Transação" Refaça a Transação 20 "20 Refaça Transação" Resposta Inválida 25 "25 Refaça Transação" Registro não Encontrado 30 "30 Refaça Transação" Erro de Formato 31 "31 Probl. Cartão" Instituição Não Pertence à Rede 38 "38 Probl. Cartão" Excedido Número de Tentativas do PIN 39 "39 Conta Inválida" Número da Conta Inválido 41 "41 Probl. Cartão" Cartão Extraviado 43 "43 Probl. Cartão" Cartão Roubado
51 "51 Excede Limite" Saldo Insuficiente 52 "52 Probl. Cartão" Conta Corrente Não Cadastrada 54 "54 Probl. Cartão" Não Autorizado - Cartão Vencido 55 "55 Senha Inválida" Senha Incorreta 56 "56 Probl. Cartão" Cartão Sem Registro 57 "57 Probl. Cartão" Transação Não Permitida a esse Cliente 58 "58 Term. Inválido" 59 "59 Conta Inválida" Conta Irregular 60 "60 Ligue cartão" Entrar em Contato com a Instituição 61 "61 Excede Limite" Excedido Limite de Saque 65 "65 Excede Limite" Excedido Frequencia de Saque 76 "76 Prob. Cartão" Cartão Bloqueado 77 "77 Refaça Transação" Pendente de Confirmação (somente para trans. de Consulta de Status de Trans.) 78 "78 Refaça Transação" Transação Cancelada (somente para trans. de Consulta de Status de Trans.) 79 "79 Probl. Banco" Transação Não Permitida Neste Ciclo 80 "80" Transação não existe (somente para trans. de Consulta de Status de Trans.) 82 "82" Chave de Criptografia Inválida 83 "83 Refaça Transação" Time-out 84 "84 Refaça Transação" Log-On (terminal não aberto) 85 "85 Refaça Transação" Problema Rede Local 86 "86" Transação Desfeita 88 "88 Refaça Transação" 89 "89" 90 "90 Refaça Transação" Fechamento Contábil 91 "91 Refaça Transação" Instituição Temporariamente Fora de Operação 96 "96" Mal funcionamento do sistema ff "M7 IPTE Inválido" Código IPTE Inválido ff "M8 Term. Inválido" ff "M9 Refaça Transação" Data Inválida ff "N0 Refaça Transação" MAC Inválido ff "N1 Refaça Transação" Dados Inválidos ff "N2 Refaça Transação" Código de Processamento Inválido ff "N3 Trans. Cancelada" Transação já Cancelado ff "N4 Pag. Inválida" Empresa Credora Inválida ff "N5 C.B. Inválida" Código de Barras Inválido ff "N9 Refaça Transação" NSU Repetido ff "Serviço indisp" Quando ocorre time-out com a comunicação com o host ff "Abrir Terminal" Ocorre quando o terminal efetua a compra sem abrir o terminal ff "Não existe configurador" O usuário não configurou o Sitef (Configurador do Sitef) ff "Cartão inválido" O usuário passou um cartão de uma instituição financeira, que não está config. ff "Dados Inválidos" Quando a trans. é de cancelamento, o valor ou número do cartão foi digit. errado ff "Doc não existe" Quando a trans. é de cancelamento, e o número do documento não foi encontrado ff "Versão incorreta" Incompatibilidade de versão do software Sitef com o do terminal ff "Trn indefinida" O usuário submeteu uma transação não suportada pela instituição financeira ff "Tamanho inválido" O tamanho dos dados enviados pelo terminal maior que o tamanho do campo ISO ff "Dados inconsistente" Os dados enviados pelo terminal estão inconsistente com definição do campo ISO ff "Senha inválida" Quando o terminal envia uma senha nula (tamanho = 0)
Márcio Alcântara Unidade Bela Vista de Goias w w w. g e t w a y a u t o m a c a o. c o m.b r GETWAY AUTOMAÇÃO COMERCIAL Rua Cel. João Camilo, 1031 Centro CEP 75240-000 Bela Vista de Goias - GO Cel. (62) 8403-9290 (64) 8145-3890 Tel.: (19) 3794-8200 (Matriz)