Receita de Geleia de Morango Caseira A receita de hoje já é esperada por alguns leitores aqui do 2N4S, pois postamos a prévia no Instagram e também na Fan Page do blog há algumas semanas. Hoje vai finalmente ao ar a Receita de Geleia de Morango Caseira. Essa receita é muito fácil e depois que você faz a primeira vez, simplesmente se pergunta eternamente como já ousou comprar geleia de morango industrializada, pois o resultado é simplesmente incrível. Essa geleia fica tão boa que nós fizemos três vezes em menos de quatro dias, tudo para aproveitar a promoção de morango que tinha aqui no Rio e para fazer estoque de geleia para os próximos meses, pois é simplesmente uma heresia não ter estoque de uma geleia tão deliciosa como essa (modéstia a parte, mas quem fizer essa receita de geleia de morango verá como ela fica gostosa e infinitamente melhor do que qualquer outra geleia adquirida em supermercados). Vamos à receita?
1) 2) 3) 4) 1,400kg de morangos maduros; 2 boas pitadas de sal; 4 ½ xícaras de açúcar refinado; 4 ½ colheres de sopa suco de limão (ou ½ limão) Antes de tudo, lave todos os morangos, remova as folhas e qualquer vestígio de amassado. Corte-os ao meio e então o item principal da receita já está pronto e podemos começar
Em uma panela grande, coloque os morangos, o suco do limão, o sal e o açúcar. Com um amassador de batatas amasse os morangos gentilmente para que o suco saia. Em fogo alto comece a mexer a mistura o tempo todo e de forma calma. Quando o açúcar derreter e a geleia começar levemente a ferver, amasse novamente os morangos de forma gentil. Você pode amassar quantas vezes achar necessário, pois tudo depende do estilo de geleia que você prefere: com alguns morangos inteiros, como se fosse um purê e assim por diante, ou seja, vai do gosto de cada um. Nós sempre preferimos um meio termo e amassamos o suficiente para a geleia ficar uniforme, porém com alguns pedaços de morango mais inteiros. Após 8-10 minutos da panela no fogo, a sua geleia começará a
ferver de forma mais intensa e mostramos na imagem acima. Neste sempre com uma espátula e a dica alterne entre fogo médio e baixo pois é importante você se sentir geleia, ou seja, sem sentir medo todo formará essa espuma, como momento é importante mexer de ouro é: dose sem medo e quando sentir necessidade, confortável enquanto faz a de que ela vaze pelo fogão No ponto de fervura e quando a geleia começar a subir, ela estará líquida, como na imagem acima.
Com uma colher comece a remover a espuma com delicadeza e com cuidado para não remover muito líquido, pois o objetivo é apenas a remoção da espuma mesmo. Dica: coloque a espuma numa tigelinha, pois ela virará uma ótima calda para sorvete desperdício zero.
Após remover a espuma da superfície, continue mexendo a geleia até que você sentirá que ela está pesada e com textura de geleia, como na imagem abaixo:
Assim como o detalhe de amassar o morango, a textura da geleia vai do gosto de cada um: pode ser normal, ou mais densa, nós preferimos a textura normal, mas vai do gosto de cada um. O ponto normal de geleia é aquele que você tirará a espátula (ou colher) da panela e cairá gostas pesadas e lentas. Outra dica interessante é colocar um prato no freezer (ou vários pratos) antes de começar a geleia e quando você quiser testar se o ponto está bom, tire o prato do freezer, coloque um pouco de geleia no centro e coloque por dois minutos no freezer novamente, após esse tempo, retire o prato e passe o dedo no meio da geleia que foi aplicada ali, o ponto perfeito é quando a geleia não se espalha novamente após essa remoção
O resultado é uma geleia de morango perfeita para comer com torradas e até mesmo pura hahaha.
Para armazenar o ideal são recipientes de vidro e esterilizados. A esterilização é feita com o vidro e a tampa dentro de uma panela com água e fervidos por 10 minutos porém os vidros destampados, ok? De qualquer forma, futuramente faremos um post especial sobre isso. Informações sobre quantidade: Rendimento: aproximadamente três potes de geleia de 250g cada um.