TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL Cadastros 1) Cadastro > Empresa 2) Cadastro > Contador 3) Documentações > Sócios Plano de Contas 4) Cadastro > Plano de Contas > Plano de Contas Contábil 5) Relatório > Plano de Contas Referencial 6) Cadastro > Planos > Plano de Demonstração de Resultado Apurando o Balanço 7) Lançamentos > Apurar Gerando a ECD 8) Interface > Exportações > Exportar Sped Contabil Importando e Validando a ECD Assinando a ECD Visualizando Relatórios na ECD
A partir da versão 3.363 do Contábil SQL, seguem as instruções para a geração do arquivo para ECD. Cadastros 1) Cadastro > Empresa, na aba 1 - Dados Cadastrais, efetuar a configuração do código de município. Digitar código do Município Na aba 2, efetuar os devidos preenchimentos abaixo: 1) Não informar caracteres como traço, barra. 2) Efetuar preenchimento: Natureza Jurídica, CNAE e o Plano Referencial para Receita Federal 3) Deixar em Regime de Apuração Anual. Mês Inicio Exercício: Sempre deixar como mês de Inicio 1 4) Deverá estar preenchido as informações do registro da Junta Comercial e/ou Cartório.
Na aba 4 efetuar o preenchimento dos titulares e do contador Efetuar o preenchimento do responsável pela empresa e vincular o contador cadastrado. Na sequencia gravar. Gravar as devidas alterações Após gravar, ir em Opções > Selecione empresa e na sequência selecione a empresa no mês 12/2015 para que assuma as alterações efetuadas no cadastro. Selecione a empresa e o mês e clicar ok 2) Cadastro > Contadores: Deverá ser conferido para os devidos ajustes e gravar:
2) No nº CRC é preenchido como ex.: 1SP1234561 3) Numero Sequencial e Data são as informações da Certidão de Regularidade do CRC que deverá ser emitida e informada neste cadastro para utilizar em todas as empresas. 1) Preencher os dados de endereço 3) Documentações > Sócios: Efetuar o cadastro dos sócios Efetuar o cadastro dos sócios. Caso já tenha efetuado esse cadastro para a geração da ECF do ano anterior, somente efetuar a devida conferencia de dados. Plano de Contas 4) Cadastro > Planos > Plano de Contas Contábil: Efetuar o De Para do Plano Referencial, SOMENTE nas contas analíticas A, e preferencialmente em TODAS AS CONTAS.
Somente em Contas analíticas ATENÇÃO Caso já tenha efetuado essa correlação do Plano Referencial no ano anterior em virtude da entrega do ECF, não será necessário efetuar novamente. O Plano Referencial é o mesmo! Preencher para cada tipo de Plano Referencial as Contas Analíticas. Caso utilize o mesmo Plano de Contas para empresas de Lucro Presumido e Lucro Real poderá efetuar as configurações dentro das contas uma única vez. As contas do grupo Patrimônio Líquido, deverão estar com a Natureza da Conta como PATRIMONIO LIQUIDO. Caso esteja como PASSIVO, TODAS AS CONTAS ANALITICAS E SINTETICAS desse grupo deverão ser alteradas com a natureza correta.
5) Relatório > Plano > Plano de Contas: Após finalizar a correlação, poderá efetuar a conferencia através das contas relacionadas em um Relatório, caso esqueça de efetuar a referencia de alguma conta, deverá selecionar em 12/2015 para a impressão do mesmo. Deixar nesse modelo de relatório.
HITECNET INFORMÁTICA 55 13 3797-7400 0800-164474 Contas Referenciadas 6) Cadastro > Planos > Plano de Demonstração de Resultado, deverá ser efetuado a configuração dos grupos.
Apurando o Balanço 7) Lançamentos > Apurar: Deverá ser efetuado a apuração após os ajustes efetuados. Gerando a ECD 8) Interface > Exportações > Exportar Sped Contábil: Para efetuar a geração do arquivo para interface selecione a opção a partir de 01/2015. Selecionar corretamente se é registrado na Junta ou Cartório. Efetuar o devido preenchimento das informações. Atentese ao numero do Livro Diário, para que seja dado a devida sequencia numérica. Após clique em processar.
Sugestão: Crie uma pasta para a geração de todos os arquivos do sped como na tela de exemplo. Caso precise retificar, ou recuperar na ECF 2015 ficará fácil a identificação. Importando e Validando a ECD A versão a ser utilizada deverá ser a 3.3.6 para a importação Importando a ECD Selecione a pasta onde foi gerado o arquivo no Sistema Contabil.
Durante a validação aparecerá essa mensagem onde é apenas a analise da estrutura do arquivo. Clique no Sim. Avisos não Impedem a entrega, mas poderão ser verificados e ajustados. Para efetuar a verificação das advertências, clique em exibir e você poderá verificar e corrigir no Sistema Contabil e efetuar novamente o processo do interface. Assinando a ECD No momento da importação, caso não tenha erros e tenha ajustado as advertências que existirem, o ECD irá direto para a assinatura com o arquivo digital.
Para a devida assinatura deverá ser o E-CPF do responsável pela empresa e o E-CPF do Contador responsável pela escrituração. Inserir um de cada vez para efetuar a assinatura. Não é permitido a utilização do E-CNPJ para a entrega da ECD. Após a seleção dos certificados, já poderá transmitir a ECD.
ATENÇÃO: Para 2015, não será necessário o pagamento da DARE para JUCESP, onde não há mais o requerimento para a assinatura. O recibo de entrega é o comprovante de registro, de acordo com o Decreto nº 8.683/2016 Visualizando Relatórios na ECD Para visualizar os relatórios, no ECD, clique em Escrituração > Visualizações > e selecione os relatórios que deseja efetuar as conferencias. Selecione em visualizar
Demonstrará o relatório em tela.