Vanguardas Históricas I
As transformações do início do século XX e as vanguardas históricas Os avanços da ciência realizados a partir do século XIX mudaram a percepção da realidade e conduziram, no campo das artes, ao surgimento de movimentos de vanguarda, que rompiam com os modelos estéticos tradicionais.
A linguagem da arte, sobretudo a das artes visuais, sofreu uma mudança brutal, um rompimento com os padrões naturalistas. Para os artistas dos movimentos de vanguarda, a interpretação do mundo não podia ser literal. Consideramos vanguardas históricas os movimentos artísticos que surgiram na Europa no início do século XX: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Abstracionismo, Dadaísmo e Surrealismo.
O Expressionismo surgiu na Alemanha no início do século XX. A obra O grito, do norueguês Edvard Munch (1863-1944), foi precursora desse movimento. Pintada em tons sombrios e com formas distorcidas, ela destaca os aspectos emocionais do homem. O grito, 1893.
Para os expressionistas, a realidade já não era essencial; o que interessava era retratar os sentimentos mais inquietantes do homem, preocupado com os períodos de recessão e guerra que marcaram a primeira metade do século XX.
Dois importantes grupos representam o Expressionismo alemão: Die Brücke ( A Ponte ), fundado em 1905 por estudantes de arquitetura e jovens artistas em Dresden; teve como líder o artista alemão Ernst Ludwig Kirchner (1880-1938);
Der Blaue Reiter ( O Cavaleiro Azul ), grupo de Munique fundado em 1911, do qual fizeram parte o alemão Franz Marc (1880-1916) e o russo Wassily Kandinsky (1866-1914).
As obras do Die Brücke, mais sombrias e com distorções de formas e cores, aproximam-se do estilo de Edvard Munch. Já o Der Blaue Reiter pinta telas mais coloridas que retratam temas metafísicos e formas abstratas.
Franz Marc
Em 1905, foi realizado o Salão de Outono de Paris, com obras de pintores que abandonaram o realismo e passaram a usar mais a imaginação e as cores. O crítico Louis Vauxcelles chamou esses pintores de fauves ( feras, em português). Foi quando surgiu o Fauvismo, movimento caracterizado pela exploração intensa da cor e representado por artistas como Henri Matisse (1869-1954), André Derain (1880-1954) e Maurice Vlaminck (1876-1958)
Restaurante de Merly-le-Roi, 1905, de Maurice Valminck Óleo sobre tela, 60x81,5 cm. Museu d Orsay, Paris, França
O Cubismo foi outro importante movimento de vanguarda que nasceu das experiências de Pablo Picasso (1881-1973) e Georges Braque (1882-1963). O estilo cubista inaugurou historicamente a arte moderna com a exibição, em 1907, da tela Les demoiselles d Avignon, de Picasso.
O movimento cubista inspirou-se no trabalho do pintor francês Paul Cézanne (1893-1906), que dividia as figuras de suas obras em planos de cor e formas geométricas. O termo cubismo refere-se à necessidade desses artistas de representar o mundo a partir da geometrização.
O cubismo teve duas fases: cubismo analítico: (1908-1912), em que os artistas misturam diversos elementos de uma mesma figura ou esta com outras imagens. Considerando vários ângulos de visão de um mesmo objeto, eles desconstroem as figuras, dificultando sua identificação e abandonando, assim, um único ponto de vista.
Cubismo sintético: (1912-1914), em que as cores adquirem maior contraste e os planos se simplificam para tornar o tema mais claro. Inicia-se a técnica da colagem, pela qual diversos materiais são agregados à pintura. Além de Braque e Picasso, Juan Gris (1887-1927) e Fernand Léger (1881-1955) criam obras baseadas no Cubismo sintético.
As vanguardas artísticas foram resultado das profundas transformações sociais e culturais ocorridas a partir do final do século XIX. Os movimentos de vanguarda, sobretudo o Expressionismo, influenciaram também a literatura, o teatro, a dança e o cinema.
Em 1919, na Alemanha, foi lançado o primeiro filme expressionista, O gabinete do dr. Caligari, dirigido por Robert Wiene (1880-1938). Narra a história de um jovem sonâmbulo que comete assassinatos a mando de outra pessoa e retrata o sentimento de dor e descrença da sociedade alemã no momento em que o país passa por uma guerra. http://www.youtube.com/watch?v=m8bb21jj7di
Nos filmes produzidos depois desse, a influência do Expressionismo foi tão forte que a integração entre os efeitos de luz, os atores, os cenários, a maquiagem e os figurinos passava a impressão de que uma pintura expressionista havia adquirido vida e começado a se mover.