PROJETO QUARTA LITERÁRIA * Francisca Wládia de Medeiros Inocêncio ** Leni Oliveira da Silva Este artigo pretende socializar o Projeto Quarta Literária, desenvolvido no Centro Educacional do Projeto SESC LER de alfabetização e escolarização de jovens e adultos, em Quixeramobim/Ceará. Iniciando com a apresentação do Projeto Quarta Literária que tem a intenção educativa, de revisitar a história do lugar de origem e incentivar os alunos pelo gosto da leitura e expressão oral, que é rica de conhecimentos historicamente construídos, pois os modos de falar das pessoas iletradas ou pouco escolarizados, são a expressão mais forte de toda bagagem cultural presentes em suas experiências de vida. Podemos encontrar adultos poucos escolarizados que detêm uma excepcional expressão oral e são grandes líderes, contadores de histórias, repentistas, entre outros. Assim haverá uma combinação entre ouvir, contar e recontar, pontos importantes para a construção de uma aprendizagem prazerosa e participativa. Como conclusão o presente trabalho relata os resultados alcançados no decorrer do projeto. Palavras-chave: jovem; adulto; leitura; expressão oral; cultura * Pedagoga, Especialista em Coordenação Pedagógica. Coordenadora Estadual do Projeto SESC LER CE. ** Graduada em letras. Orientado Pedagógica do Projeto SESC LER no município de Quixeramobim CE. Ouvir e contar histórias é uma atividade indispensável nas salas de Educação de Jovens e Adultos e que contribui de forma positiva para a formação de leitores das camadas populares analfabetos e alfabetizados, pois possibilita a prática da fala, a perda da vergonha em expor, estimulando a auto-estima, que é por vezes muito baixa, pois trazem consigo o estigma de que são incapazes, tal como a sociedade os rotula. Nesse sentido a palavra é mais que um instrumento de expressão é instrumento de libertação e de interação. Pensando no valor e no poder de transformação que a mesma tem, nos fez construir um projeto que estimulasse a leitura e a expressão oral dos educandos. Partindo desse contexto a Biblioteca Antonio Conselheiro, do Centro Educacional SESC LER Quixeramobim, sentiu a necessidade de ampliar seu trabalho de estimulo a leitura nas turmas de Educação de Jovens e Adultos, a partir do projeto
2 intitulado Quarta Literária, desenvolvido semanalmente com temáticas diversificadas, tais como: o estudo da vida e obra de diferentes personalidades locais, regionais e nacionais, exploração da história de pessoas ilustres que fizeram a história do município, leitura de obras do acervo da biblioteca e contações de histórias, à luz do pensamento do Paulo Freire, quando nos diz: Um excelente trabalho, numa área popular, sobretudo camponesa, que poderia ser desenvolvido por bibliotecárias, documentalistas, educadores, historiadores seria, por exemplo, o do levantamento da história da área através de entrevistas gravadas, em que as mais velhas e os mais velhos habitantes da área, como testemunhos presentes, fossem fixando os momentos fundamentais da sua história comum. Dentro de algum tempo se teria um acervo de estórias que, no fundo, fariam parte da História viva da área. (Freire, 2008, p. 33) Nessa perspectiva o Projeto Quarta Literária possibilita aos educandos jovens e adultos, conhecer os fatos marcantes da nossa história por meio da leitura da biografia de pessoas ilustres, ampliação do vocabulário a partir do acesso ao acervo literário da biblioteca por meio das contações de história realizadas pelos educadores, proporcionando a todos momentos de interesse, gosto pela leitura, instigando os educandos a buscar novas informações em outras fontes de leitura e desenvolvendo o hábito de freqüentar a biblioteca e percebê-la como um espaço de inserção cultural. O Projeto Quarta Literária estimula a participação de forma efetiva dos nossos jovens e adultos nos momentos de rodas de leitura, rodas de conversas, onde os conhecimentos prévios dos educandos são valorizados, levando-os a perceberem-se como sujeitos da história na sociedade em que vivem, tornando-se partícipes do desenvolvimento cultural. A Quarta Literária acontece tanto no interior da biblioteca como nos arredores do Centro Educacional, possibilitando uma extensão das práticas de biblioteca a todos os espaços físicos da unidade, oportunizando aos educandos momentos riquíssimos de aprendizagem da leitura, desenvolvimento da oralidade e ampliação do repertório cultural, pois percebemos a cultura como a capacidade do individuo de pensar, acumular conhecimentos e transmiti-los as novas gerações.
3 O referido projeto tem sido uma ferramenta utilizada pelo grupo de educadores em parceria com a biblioteca no ensino da linguagem oral e escrita, contribuindo com a diversidade de práticas de leitura e escrita no ambiente escolar, favorecendo aos jovens e adultos uma interação com o autor e o texto, na construção de um sentido. Os resultados vão aparecendo continuamente e são os mais notórios e satisfatórios possíveis. Isto porque muito dos nossos alunos compartilham suas experiências de leitor, resgatando as histórias e a cultura dos seus antepassados, bem como ampliam seu vocabulário e se interessam em enriquecer a eficácia de sua expressão oral. Outro fator relevante presente nas rodas de leitura, é que os alunos começam a perceber a importância que a leitura tem na vida de cada pessoa e se apropriam desse hábito, como uma atividade indispensável em sua vida escolar, como também em suas outras atividades presente em seu cotidiano. O hábito de visitação à biblioteca tem sido um marco primordial, pois fazê-los sair da sua zona de conforto e irem à busca de um livro de sua preferência, mesmo que em algumas vezes não domine com autonomia a cultura letrada, é indiscutivelmente uma mudança de postura radical na vida desses adultos. E em termos políticos, buscamos dar ênfase à luta cultural por uma nova subjetividade, como também oportunizar aos adultos a navegação sem bússola para o desconhecido. A participação é unânime, aliás, as rodas de leitura estão se constituindo em um rico espaço de valorização pessoal, onde no momento todos são sábios e podem participar ativamente deste momento democrático. Referências bibliográficas BUSSATO, Cléo. Contar e encantar: Pequenos segredos da narrativa. Petropólis, RJ: Vozes, 2003. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49ª Ed. São Paulo, Cortez, 2008. Proposta Pedagógica do SESC LER. Rio de Janeiro, 1999.
4 Revista Nova Escola. Editora Abril, novembro, 2009. P. 74-76 Anexos Quarta Literária SESC LER Quixeramobim
5 Reportagem Quarta Literária Revista Nova Escola (Novembro/2009)