Escola Superior de Educação de Coimbra Sequência de Tarefas Tópico: Organização e tratamento de dados Objectivos: Recolher dados a partir da criatividade e organização mental do aluno; Classificar dados segundo diferentes atributos; Compor e decompor números; Representar dados em diagramas de Venn e de Carroll; Construir gráficos de pontos; Ler, explorar, interpretar e analisar a informação apresentada em diagramas; Organizar dados em tabelas de frequências absolutas e representá-los através de pictogramas e gráfico de barras; Capacidades Transversais: Raciocínio matemático Raciocínios: lógico, numérico, algébrico e visual. Comunicação matemática Interpretar informação e ideias matemáticas apresentadas de diversas formas; Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas; Expressar ideias e processos matemáticos, utilizar linguagem e vocabulário próprios; Verbalizar raciocínios; Sistematizar algumas relações numéricas subjacentes; Discutir resultados, processos e ideias matemáticos. Resolução de problemas Conexões matemáticas.
Tarefa 1: 1. Dar um conjunto de círculos para pintar numa folha A4. Indicar as cores e o número de cores que os alunos devem utilizar. 2. Solicitar aos alunos a justificação do modo como pintaram e a representação, por uma expressão numérica, da quantidade de círculos pintados, diferenciados por cores. 3. Pedir aos alunos que se agrupem segundo um atributo das suas representações (ex: ter pintado 2 círculos amarelos). Repetir para outros atributos, por exemplo, 3 círculos azuis, só ter 3 cores, etc.). Classificar os dados segundo diferentes atributos. 4. Representar em diagrama de Carrol a classificação segundo um atributo. 5. Representar em diagrama de Venn as classificações anteriores, utilizando diferentes materiais manipulativos (Ex: blocos lógicos e outros). Cartões para pintar
Tarefa 2: 1. Desenha no rectângulo adequado as figuras desenhadas em baixo. Triângulos Triângulos Cinzentos Figuras cinzentas - Explica como pensaste para colocar as figuras em cada uma das regiões assinaladas. - Porque é que os triângulos cinzentos estão no rectângulo menor? - Há alguma figura que não tenhas desenhado? Porquê? 2. Utilização dos blocos lógicos para os alunos escolher um critério de organização das peças usando os arcos a seguir: - Os alunos comunicam à turma, para cada diagrama, como organizaram as peças dos blocos lógicos.
Tarefa 3: Efectuar o levantamento do número de crianças que bebe leite, em cada dia da semana, através da construção de uma tabela. (Sugestão: Construção conjunta de uma tabela a afixar na sala de aula onde se regista diariamente o número de pacotes de leite distribuídos) Primeiro e segundo ano: fazer, durante uma semana, a recolha da informação relativa á turma; Terceiro e quarto ano: consultar os mapas da escola relativos a uma semana. Questões a colocar: Com base na tabela, diz: Quantos pacotes de leite se beberam durante a semana? Qual foi o dia em que se bebeu mais leite? E menos? Quantos pacotes de leite se beberam na 2ª Feira? E na 6ª Feira? Quantos pacotes de leite se beberam nos dois dias juntos? Qual a diferença entre o número de pacotes de leite do dia em que se bebeu mais e o dia em que se bebeu menos? Com os dados recolhidos, construir um gráfico de pontos. 20 15 10 5 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª Quantos pacotes de leite se beberam durante toda a semana? Dá um título ao gráfico.
Tarefa 4: Pediu-se a 20 alunos de uma turma que elegessem, dentro deste grupo (leão, pato, cavalo, rã e papagaio) e as respostas foram as seguintes: Leão Pato Cavalo Rã Papagaio 7 Completa a tabela indicando os respectivos números. Houve animais que foram eleitos em igual número? Quais? Qual foi o animal que teve mais votos? E o que teve menos? Quantos votos teve a mais o leão do que o papagaio? Pictograma Número de votos Os animais preferidos Tipo de animais Neste pictograma está representada a mesma informação da tabela. Concordas? Com os dados recolhidos, constrói gora o gráfico de barras e dá-lhe um título a teu gosto.
Tarefa 5: De entre estes cinco frutos, escolhe o teu preferido e coloca o cartão num pictograma. Com toda a informação recolhida na turma, constrói uma tabela. Quantos meninos escolheram cada um dos frutos? Qual o fruto preferido? Há frutos com igual preferência? Quantos alunos responderam ao inquérito? Quantos alunos tem a turma? Nesse dia faltou alguém na turma? Agrupar, numa circunferência, os alunos por preferências de fruto e determinar o sector que ocupa, numa primeira abordagem ao gráfico circular. Sugestão: Se a turma tiver poucos alunos, poderá cada um escolher dois frutos. Poderá assim fazer conexões com a ideia de dobro.
Quadro a preencher pelos professores depois de analisada a sequência de tarefas. Tarefas Objectivos Material Sugestões para exploração 1 2 3 4 5 Reflexão acerca da sequência de tarefas construída. Referências: ESEC (2009). Análise de dados. Coimbra: PFCM, http://ndsim.esec.pt/pagina/fcmat/pagina.php?id=1 http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_npmeb/home.htm