Medicações de Emergências. Prof.º Enfº Diógenes Trevizan Especialista em Docência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Medicações de Emergências. Prof.º Enfº Diógenes Trevizan Especialista em Docência"

Transcrição

1 Medicações de Emergências Prof.º Enfº Diógenes Trevizan Especialista em Docência

2 Dopamina A Dopamina atua como neurotransmissor nos sistemas nervosos central e periférico, induzindo a efeitos hemodinâmicos. Apresenta início e cessação de seus efeitos praticamente imediatos, sua meia vida é de 2 minutos. Eliminado por via Renal.

3 Indicação Paciente oligoanúricos não hipovolêmicos, nos quais o aumento de fluxo sanguíneo renal resultará em aumento de diurese; Hipotensão refratária a volume; Pacientes com choque cardiogênico associado ou não a IAM; Pacientes com Bradicardia sintomática. Diluído em soro glicosado, ele aumenta a pressão arterial e frequência cardíaca, sendo usado pós sucesso nas manobras de RCP. Aumenta pressão arterial e a frequência cardíaca.

4 Efeitos Colaterais Pela ação vasoconstritora, a dopamina pode promover aumento da pressão capilar pulmonar e da pressão arterial pulmonar, agravando a hipoxemia. Provoca aumento do consumo de oxigênio pelo miocárdio e eleva a pressão diastólica final ventricular; Sintomas como náusea, vômito, taquicardia, arritmias ventriculares, angina e acentuação da hipoxemia.

5 Dosagem A diluição padrão é de cinco ampolas de dopamina em 200 ml de SF 0,9% ou SG; A dopamina é disponível na forma de Cloridrato de dopamina em ampolas de 50 e 200 mg da droga. Deve ser usada sempre diluída e a dose administrada de acordo com efeito desejado e indicado para cada paciente.

6 CUIDADOS DE ENFERMAGEM Conhecer a ação farmacológica relacionada com a dose; Deve ser utilizada somente para uso intravenoso, preferencialmente via central; Caso seja instalada em via periférica, máximo 12 hs atentar para que não haja extravasamento tecidual, porque poderá provocar intensa vasoconstrição local com necrose tecidual.

7 CUIDADOS DE ENFERMAGEM Utilizar a droga sempre em Bomba de Infusão; Controle Rigoroso de parâmetros hemodinâmicos e circulatórios.

8 Efeitos Colaterais

9 Dobutamina Atua sobre o Débito Cardíaco, com resposta hemodinâmica. O início da ação intravenosa é de 1 a 10 minutos, seu pico de ação ocorre entre 10 a 20 minutos. A excreção é renal e o metabolismo é hepático.

10 Indicação Para aumentar a contratilidade miocárdica; Melhora a Função Ventricular e o desempenho Cardíaco nos pacientes com ICC ou Choque Cardiogênico.

11 Dosagem O medicamento é disponível na forma de Hidrocloridrato de Dobutamina, em ampola de 20 ml com 250mg da droga. Dilui-se uma ampola em 230 ml de solução.

12 Cuidados Não infundir na mesma via intravenosa quando estiver recebendo Furosemida, Heparina e Penicilina; Não Administrar com Solução alcalina ( Bicarbonato de sódio); Conhecer a ação farmacológica relacionada com a dose; Deve ser utilizada somente para uso intravenoso em Acesso Venoso Central.

13 Cuidados Caso seja instalada em Acesso Venoso Periférico, atentar para que não haja extravasamento tecidual, porque poderá provocar intensa vasoconstrição local com necrose tecidual; Utilizar sempre a Droga em Bomba de Infusão; Controle Rigoroso de parâmetros hemodinâmicos e circulatórios.

14 Aumento da Frequência Cardíaca; Elevação da Pressão Arterial; Febre; Cefaléia; Náusea; Sudorese; Flebite; Dispnéia. Efeitos Colaterais

15 Noradrenalina A Noradrenalina é um potente vasoconstritor visceral e renal, tem ação sobre a rede vascular (sistêmica e pulmonar). Degradação é hepática e excreção é renal.

16 Indicação Elevação da Pressão Arterial de pacientes sépticos, hipotensos e que não respondem a administração de volume e outras drogas vasoativas.

17 Dosagem Cada ampola contem (4 mg / 4 ml ampola); Noradrenalina 4 ampolas+234 ml de SF 0,9%; Tempo de meia vida de 3 minutos; Via de administração intravenosa em Acesso Venoso Central.

18 Cuidados Conhecer a ação farmacológica relacionada com a dose; Deve ser utilizada somente para uso intravenoso, Acesso Venoso Central; Caso seja instalada em via periférica, atentar para que não haja extravasamento tecidual, porque poderá provocar intensa vasoconstrição local com necrose tecidual; Nunca administrar em bolus; Avaliar perfusão extremidade: Evitar solução alcalina;

19 Cuidados Controle Rigoroso de parâmetros hemodinâmicos e circulatórios; Utilizar sempre a Bomba de Infusão.

20 Efeitos Colaterais Tremores; Ansiedade; Náuseas; Hemorragia Cerebral; Aumento de Consumo de O2; Insuficiência Renal; Isquemia de extremidades ou visceral;

21 Efeitos Colaterais Necrose de Pele ( quando ouver estravasamento); Dispnéia.

22 Adrenalina / Epinefrina A epinefrina é um medicamento com efeito antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco.

23 Indicações Alergias Graves; Sangramentos; Situação de PCR; FV/TV sem pulso AESP ou Assistolia;

24 Especificações Cloridrato de epinefrina; Ampola 1 mg/ml Dose; Via intravenosa/subcutaneo/pulmonar; Não há estabilidade; Tempo de administração em PCR 3 a 5 minutos.

25 Efeitos Colaterais Taquicardia; Sudorese; Náusea; Vômito; Tontura; Tremor; Cefaléia.

26 Nipride É indicado para estimular o débito cardíaco e para reduzir as necessidades de oxigênio do miocárdio na insuficiência cardíaca secundária ao infarto agudo do miocárdio bem como na doença valvular mitral e aórtica e na cardiomiopatia, incluindo tratamento intra e pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca.

27 Contra Indicação É contra-indicado para pacientes que sofrem de hipertensão compensatória, por exemplo, nos pacientes com 'shunt' arteriovenoso ou estenose da aorta; no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva aguda, associada com resistência vascular periférica reduzida e para produzir hipotensão nas cirurgias em pacientes com inadequado fluxo sangüíneo cerebral.

28 Cuidados Nipride não é adequado para injeção EV direta, devendo ser diluído, adicionalmente, em solução estéril de glicose a 5%, antes da infusão. O nitroprussiato de sódio pode provocar rápida queda da pressão sanguínea. Requer cuidados contínuos.

29 Cuidados Nipride A solução para infusão, levemente marrom, deve ser protegida da luz (utilizar a capa protetora que acompanha a embalagem de Nipride)e usada imediatamente.

30 Efeitos Adversos Com redução demasiadamente rápida da pressão arterial, podem ocorrer os seguintes sintomas: náuseas, vômitos, sudorese, cefaléia, vertigem, palpitações, apreensão, tremores musculares, desconforto retroesternal e dor abdominal.

31 Tridil Nitroglicerina é indicado para tratamento de hipertensão pré-operatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à nitroglicerina sublingual e beta-bloqueadores e para indução de hipotensão intra-operatória.

32 Efeito Colateral A hipotensão tem ocorrência infrequente, mas em alguns pacientes poderá ser grave o suficiente para impedir a continuidade da terapia.

33 Gluconato de Cálcio 10% Ação sobre o miocárdio (produz aumento da excitabilidade e da força de contração do coração). Melhora a contratilidade do coração Dosagem e administração: 5 a 10ml, EV. Efeitos colaterais: distúrbio da condução; irritabilidade ventricular.

34 Bicarbonato de sódio Ação: alcalinização (eleva o ph sanguíneo). Para combater os radicais ácidos nas musculaturas que são carregados pela corrente sanguínea. A acidose metabólica que pode ocorrer durante a parada cardíaca diminui a contratilidade miocárdica; deve ser corrigida. A acidose acompanha os estados de hipoperfusãoe é uma das causas de manutenção da parada cardíaca e da fibrilação.

35 Isoproterenol Aumenta o débito cardíaco pelo aumento da frequência ventricular. Estimula a contratilidade cardíaca. É indicado quando há constrição periférica e hipotensão, consequentes a um debito cardíaco baixo. É usado por via endovenosa (2mg/500ml de soro glicosado a 5%). Observar se não há aparecimento de taquicardia durante a infusão. O Isoproterenolé um agente adrenérgico, pois: -Aumenta o debito cardíaco; -Aumenta o ritmo cardíaco; -Aumenta a contratilidade cardíaca, aumenta também a pressão arterial sanguínea; -Dilata os sistemas arterial e venoso periférico e, promove melhor perfusão ao nível dos tecidos. O uso do Isoproterenolé preconizado até que: -Diminua a vaso constrição periférica; -Aumente ou estabilize a pressão sanguínea; -Haja fluxo urinário constante e eficaz. Há interrupção da referida droga quando: -O ritmo cardíaco se eleve até bpm; -Há aparecimento de alguma arritmia.

36 Atropina: usada para aumentar a frequência cardíaca Lidocaína: no tratamento de arritmias ventriculares, especialmente na taquicardia ventricular e fibrilaçao ventricular

37 Sulfato de Magnésio

38 Fentanil; Dormonid; Propofol; Fenobarbital; Etomidato; Quetamina; Succinilcolina; Rocuronio Flumazenil Pesquisa

DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS. Profª EnfªLuzia Bonfim.

DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS. Profª EnfªLuzia Bonfim. DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS Profª EnfªLuzia Bonfim. DROGAS VASODILATADORAS São agentes úteis no controle da cardiopatia isquêmica aguda, HAS, Insuficiência Cardíaca e outras situações que exigem

Leia mais

Comumente empregadas nos pacientes graves, as drogas vasoativas são de uso corriqueiro nas unidades de terapia intensiva e o conhecimento exato da

Comumente empregadas nos pacientes graves, as drogas vasoativas são de uso corriqueiro nas unidades de terapia intensiva e o conhecimento exato da Comumente empregadas nos pacientes graves, as drogas vasoativas são de uso corriqueiro nas unidades de terapia intensiva e o conhecimento exato da farmacocinética e farmacodinâmica é de vital importância

Leia mais

PROTOCOLO MÉDICO PADRONIZAÇÃO DO USO DE DROGAS VASOATIVAS

PROTOCOLO MÉDICO PADRONIZAÇÃO DO USO DE DROGAS VASOATIVAS Página: 1 de 15 1. Objetivo: Padronizar a indicação de drogas vasoativas, assim como a dosagem e diluição, pois suas ações determinam mudanças drásticas tanto em parâmetros hemodinâmicos podendo gerar

Leia mais

FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA FARMACOCINÉTICA CONCEITOS PRELIMINARES EVENTOS ADVERSOS DE MEDICAMENTOS EAM. Ação do medicamento na molécula alvo;

FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA FARMACOCINÉTICA CONCEITOS PRELIMINARES EVENTOS ADVERSOS DE MEDICAMENTOS EAM. Ação do medicamento na molécula alvo; CONCEITOS PRELIMINARES Remédio; Medicamentos; Medicação; Fármaco; Droga; Eventos Adversos de Medicamentos (EAM). EVENTOS ADVERSOS DE MEDICAMENTOS EAM Associado ou não à um dano ao paciente. É o caminho

Leia mais

Drogas Vasoativas. Drogas Vasoativas. ticos. Agentes Simpatomiméticos. ticos. ricos, São substâncias que apresentam efeitos vasculares periféricos,

Drogas Vasoativas. Drogas Vasoativas. ticos. Agentes Simpatomiméticos. ticos. ricos, São substâncias que apresentam efeitos vasculares periféricos, Drogas Vasoativas Drogas Vasoativas São substâncias que apresentam efeitos vasculares periféricos, ricos, pulmonares ou cardíacos, acos, sejam eles diretos ou indiretos. Na maioria das vezes, é necessário

Leia mais

DROGAS VASOATIVAS. ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO I FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa DANIELE REZENDE

DROGAS VASOATIVAS. ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO I FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa DANIELE REZENDE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO I FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa DANIELE REZENDE Introdução Drogas vasoativas é a denominação dada aos medicamentos que têm a propriedade de atuar no endotélio vascular

Leia mais

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR Conceito de PCR : interrupção súbita da atividade mecânica cardíaca. É a falência cardio-pulmonar aguda que torna insuficiente o fluxo sangüíneo para manter a função cerebral.

Leia mais

Choque hipovolêmico: Classificação

Choque hipovolêmico: Classificação CHOQUE HIPOVOLÊMICO Choque hipovolêmico: Classificação Hemorrágico Não-hemorrágico Perdas externas Redistribuição intersticial Choque hipovolêmico: Hipovolemia Fisiopatologia Redução de pré-carga Redução

Leia mais

INIBINA. cloridrato de isoxsuprina

INIBINA. cloridrato de isoxsuprina INIBINA cloridrato de isoxsuprina APRESENTAÇÕES Solução injetável 10 mg/2 ml. Caixa com 5 e com 25 ampolas de 2 ml. USO INJETÁVEL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada ampola de 2 mlcontém: Cloridrato de isoxsuprina...10

Leia mais

Seminário ME3: Choque. Orientador: Gabriel MN Guimarães

Seminário ME3: Choque. Orientador: Gabriel MN Guimarães Seminário ME3: Choque Orientador: Gabriel MN Guimarães Definição de choque Definições de choque Tema polêmico. Choque circulatório vs choque não circulatório: Hipoglicemia, hipoinsulinemia, intoxicações,

Leia mais

MODELO DE BULA. Solução injetável USO ADULTO E PEDIÁTRICO

MODELO DE BULA. Solução injetável USO ADULTO E PEDIÁTRICO MODELO DE BULA Dopabane cloridrato de dopamina Solução injetável IV Forma farmacêutica e apresentação Solução injetável: Embalagem com 10 ampolas de 10 ml. Composição USO ADULTO E PEDIÁTRICO Cada ml da

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

Pressão Arterial. Pré-carga. Pós-carga. Volume Sistólico. Resistência Vascular Sistêmica

Pressão Arterial. Pré-carga. Pós-carga. Volume Sistólico. Resistência Vascular Sistêmica MV MSc. André Martins Gimenes Doutorando FMVZ-USP andremgimenes@usp.br Substâncias que apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos, diretos ou indiretos, atuando em pequenas doses

Leia mais

Cloridrato de Dopamina

Cloridrato de Dopamina Cloridrato de Dopamina Hipolabor Farmacêutica Ltda. Solução Injetável 5mg/mL 1 cloridrato de dopamina Medicamento Genérico Lei 9.787, de 1999 NOME GENÉRICO: cloridrato de dopamina FORMA FARMACÊUTICA: Solução

Leia mais

Histórico de Revisão / Versões

Histórico de Revisão / Versões 1 de 16 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial F.A.A.C; M.C.V; S.R.P.T 1 Objetivo: Padronizar a indicação de drogas vasoativas, assim como a dosagem e

Leia mais

Medicações do Sistema Cardiovascular. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente

Medicações do Sistema Cardiovascular. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Medicações do Sistema Cardiovascular Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Dislipidemia Aterosclerose é o acúmulo de gordura nas paredes das artérias que irá diminuir o fluxo sanguíneo para

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO

1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO Página: 1/8 1. INTRODUÇÃO O choque é uma condição comum em unidades de terapia intensiva (UTI), afetando cerca de um terço dos pacientes. O suporte hemodinâmico precoce e adequado é essencial para evitar

Leia mais

DOPABANE. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 5 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A.

DOPABANE. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 5 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A. DOPABANE Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 5 mg/ml MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09 Dopabane cloridrato de dopamina APRESENTAÇÃO Solução injetável contendo 5 mg de cloridrato de dopamina em cada

Leia mais

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATORIO - CORAÇÃO, - VASOS SANGUINEOS - SANGUE 1 DROGAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - ANTIARRÍTMICOS - VASODILATADORES - CARDIOTÔNICOS - ANTI-HIPERTENSIVOS

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. 2. OBJETIVO Os objetivos desse protocolo são:

1. INTRODUÇÃO. 2. OBJETIVO Os objetivos desse protocolo são: Página: 1/5 1. INTRODUÇÃO A anticoagulação é um procedimento frequente em unidades de terapia intensiva e sua utilização implica em riscos para o paciente. Assim, é importante que esse procedimento seja

Leia mais

USO DE ANESTÉSICOS LOCAIS EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES. COMO SELECIONAR UMA BASE ANESTÉSICA?

USO DE ANESTÉSICOS LOCAIS EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES. COMO SELECIONAR UMA BASE ANESTÉSICA? USO DE ANESTÉSICOS LOCAIS EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES. COMO SELECIONAR UMA BASE ANESTÉSICA? HISTÓRICO Niemen (1860): isolamento da cocaína Carl Koller (1884): uso como anestésico local

Leia mais

Emergência Intra-Hospitalar II. Prof Enfermeiro Diogo Jacintho

Emergência Intra-Hospitalar II. Prof Enfermeiro Diogo Jacintho Emergência Intra-Hospitalar II Prof Enfermeiro Diogo Jacintho O Eletrocardiograma ou ECG é o registro gráfico da atividade elétrica do coração em um aparelho chamado eletrocardiográfico. O Ciclo Cardíaco

Leia mais

Philipe Barbosa Assunção

Philipe Barbosa Assunção Drogas Vasoativas Philipe Barbosa Assunção Introdução Substância que apresenta efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos, sejam diretos ou indiretos, atuando em pequenas doses com respostas

Leia mais

CONCEITO FALHA CIRCULATÓRIA HIPOPERFUSÃO HIPÓXIA

CONCEITO FALHA CIRCULATÓRIA HIPOPERFUSÃO HIPÓXIA Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues CONCEITO FALHA CIRCULATÓRIA HIPOPERFUSÃO HIPÓXIA 1 FISIOPATOLOGIA MORTE CELULAR 2 MECANISMOS COMPENSATÓRIOS AUMENTO DA ATIVIDADE SIMPÁTICA 3 COMPENSAÇÃO RESPIRATÓRIA

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EMENTA Principais riscos na utilização dos fármacos no atendimento a emergência e urgências neonatais e pediátricas. Prof. Adriano AF. OBJETIVO DA AULA Conhecer aspectos inerentes a farmacologia das drogas

Leia mais

Terapia Intravenosa. Enf a Maria Luiza Pereira. Comissão de Terapia Intravenosa

Terapia Intravenosa. Enf a Maria Luiza Pereira. Comissão de Terapia Intravenosa Terapia Intravenosa na Cardiologia Enf a Maria Luiza Pereira Comissão de Terapia Intravenosa Trajetória da Terapia Intravenosa 1832 - Uso de solução salina IV em pacientes portadores de cólera (Thomas

Leia mais

PRINCIPAIS FÁRMACOS VASOATIVOS UTILIZADOS EM UTI E EMERGÊNCIA

PRINCIPAIS FÁRMACOS VASOATIVOS UTILIZADOS EM UTI E EMERGÊNCIA PRINCIPAIS FÁRMACOS VASOATIVOS UTILIZADOS EM UTI E EMERGÊNCIA Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc Enfermeiro Intensivista, especialista, mestre, doutorando. Docente da fensg/upe. Diretor do curso de enfermagem

Leia mais

FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA FARMACOCINÉTICA CONCEITOS PRELIMINARES EVENTOS ADVERSOS DE MEDICAMENTOS EAM. Ação do medicamento na molécula alvo;

FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA FARMACOCINÉTICA CONCEITOS PRELIMINARES EVENTOS ADVERSOS DE MEDICAMENTOS EAM. Ação do medicamento na molécula alvo; CONCEITOS PRELIMINARES Remédio; Medicamentos; Medicação; Fármaco; Droga; Eventos Adversos de Medicamentos (EAM). EVENTOS ADVERSOS DE MEDICAMENTOS EAM Associado ou não à um dano ao paciente. FARMACOCINÉTICA

Leia mais

Efortil. cloridrato de etilefrina 10 mg/ml. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder à sua leitura antes de utilizar o medicamento.

Efortil. cloridrato de etilefrina 10 mg/ml. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder à sua leitura antes de utilizar o medicamento. Efortil cloridrato de etilefrina 10 mg/ml Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder à sua leitura antes de utilizar o medicamento. Forma farmacêutica e apresentação Solução injetável: embalagem

Leia mais

Suporte Avançado de Vida Prof. Marcos Wesley

Suporte Avançado de Vida Prof. Marcos Wesley Suporte Avançado de Vida Prof. Marcos Wesley marcoswesley@gmail.com 1 1- AOCP - 2013 - IBC Enfermeiro - Durante a Reanimação Cárdio-Pulmonar (RCP), as ventilações realizadas em paciente com via aérea avançada

Leia mais

Introdução ao Protocolo

Introdução ao Protocolo Programa Einstein de Cardiologia Protocolo Gerenciado de Insuficiência Cardíaca Introdução ao Protocolo Conforme dados da American Heart Association, o risco de um americano com 40 anos de idade ou mais

Leia mais

Processo de colapso circulatório ocorrendo uma perfusão tecidual inadequada. Complicação de uma doença que desencadeou, sempre grave, se não

Processo de colapso circulatório ocorrendo uma perfusão tecidual inadequada. Complicação de uma doença que desencadeou, sempre grave, se não CHOQUE Processo de colapso circulatório ocorrendo uma perfusão tecidual inadequada. Complicação de uma doença que desencadeou, sempre grave, se não revertida, resultará em lesão tecidual irreversível e

Leia mais

Síndromes Coronarianas Agudas. Mariana Pereira Ribeiro

Síndromes Coronarianas Agudas. Mariana Pereira Ribeiro Síndromes Coronarianas Agudas Mariana Pereira Ribeiro O que é uma SCA? Conjunto de sintomas clínicos compatíveis com isquemia aguda do miocárdio. Manifesta-se principalmente como uma dor torácica devido

Leia mais

Urgência e Emergência

Urgência e Emergência Urgência e Emergência CHOQUE Choque Um estado de extrema gravidade que coloca em risco a vida do paciente. Dica: Em TODOS os tipos de choques ocorre a queda da pressão arterial e, consequentemente, um

Leia mais

MINOTON. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 24 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A.

MINOTON. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 24 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A. MINOTON Solução Injetável 24 mg/ml MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09 MINOTON aminofilina APRESENTAÇÃO Solução Injetável. Embalagem contendo 100 ampolas com 10 ml de solução injetável na concentração de

Leia mais

hemitartarato de norepinefrina

hemitartarato de norepinefrina hemitartarato de norepinefrina Novafarma Indústria Farmacêutica Ltda. Solução injetável 8 mg / 4mL Página 1 de 6 hemitartarato de norepinefrina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

ATENDIMENTO A PCR. Prof. Fernando Ramos -Msc 1

ATENDIMENTO A PCR. Prof. Fernando Ramos -Msc 1 ATENDIMENTO A PCR Prof. Fernando Ramos -Msc 1 HISTÓRICO Primeira reanimação - bíblia Trotar sobre um cavalo com a vítima debruçada sobre este, rolar a vítima sobre um barril 1899 - Prevost e Batelli introduziram

Leia mais

aminofilina Solução injetável 24mg/mL

aminofilina Solução injetável 24mg/mL aminofilina Solução injetável 24mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE aminofilina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Solução injetável 24mg/mL Embalagem contendo 50 ampolas

Leia mais

Programa de Residência Médica em Pediatria - HMIB. CHOQUES Andersen O. R. Fernandes

Programa de Residência Médica em Pediatria - HMIB. CHOQUES Andersen O. R. Fernandes Programa de Residência Médica em Pediatria - HMIB CHOQUES Andersen O. R. Fernandes O que é choque? INSUFICIÊNCIA CIRCULATÓRIA Febre Infecção Dispneia Dor Trauma Demanda Oferta Suporte inotrópico/vasoativo

Leia mais

Disciplina: Clínica Médica de Pequenos Animais

Disciplina: Clínica Médica de Pequenos Animais Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG Departamento de Medicina Veterinária Maria Clorinda Soares Fioravanti (clorinda@vet.ufg.br) Disciplina: Clínica Médica de Pequenos Animais Choque Definição O que

Leia mais

ARRITMIAS CARDÍACAS. Dr. Vinício Elia Soares

ARRITMIAS CARDÍACAS. Dr. Vinício Elia Soares ARRITMIAS CARDÍACAS Dr. Vinício Elia Soares Arritmias cardíacas classificações freqüência cardíaca sítio anatômico mecanismo fisiopatológico da gênese ocorrência em surtos duração do evento 1 CONDIÇÕES

Leia mais

Prova de Esforço. Ana Mota

Prova de Esforço. Ana Mota Prova de Esforço Ana Mota INTRODUÇÃO O exercício físico é umas das situações de stress ao qual o ser humano pode ser exposto. A prova de esforço em crianças e adolescentes difere em alguns aspetos das

Leia mais

PACIENTE GRAVE IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO TREINAMENTO

PACIENTE GRAVE IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO TREINAMENTO TREINAMENTO A maioria das PCRs intra-hospitalares são evitáveis (~ 85%) Até 70% são secundárias a insuficiência respiratória ou deterioração neurológica. Porque as PCRs não são evitadas? Atraso diagnóstico

Leia mais

CONDUTAS NO IAM COM INSTABILIDADE ELÉTRICA. Sérgio Luiz Zimmermann

CONDUTAS NO IAM COM INSTABILIDADE ELÉTRICA. Sérgio Luiz Zimmermann CONDUTAS NO IAM COM INSTABILIDADE ELÉTRICA Sérgio Luiz Zimmermann Mecanismos das Arritmias Necrose e isquemia teciduais Ativação do sistema nervoso autônomo Distúrbios eletrolíticos ticos Distúrbios ácido

Leia mais

INIBINA. cloridrato de isoxsuprina

INIBINA. cloridrato de isoxsuprina INIBINA cloridrato de isoxsuprina APRESENTAÇÕES Comprimidos de 10 mg. Caixa com 20 e 30 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: cloridrato de isoxsuprina...10 mg Excipientes

Leia mais

Aminofilina. Hipolabor Farmacêutica Ltda. Solução Injetável. 24mg/ml

Aminofilina. Hipolabor Farmacêutica Ltda. Solução Injetável. 24mg/ml Aminofilina Hipolabor Farmacêutica Ltda. Solução Injetável 24mg/ml 1 aminofilina Medicamento genérico Lei 9.787, de 1999 NOME GENÉRICO: aminofilina FORMA FARMACÊUTICA: Solução Injetável APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Uso de medicamentos em situações de urgência de enfermagem. Farmácia de urgência.

Uso de medicamentos em situações de urgência de enfermagem. Farmácia de urgência. Uso de medicamentos em situações de urgência de. Farmácia de urgência. anacgcabral@esenfc.pt Urgência todas as situações clínicas de instalação súbita, desde as não graves até às graves, com risco de estabelecimento

Leia mais

Desequilíbrio Hidroeletrolítico. Prof.º Enfº. Esp. Diógenes Trevizan

Desequilíbrio Hidroeletrolítico. Prof.º Enfº. Esp. Diógenes Trevizan Desequilíbrio Hidroeletrolítico Prof.º Enfº. Esp. Diógenes Trevizan Muitos pacientes que dão entrada na unidade de atendimento de urgência podem ter o equilíbrio hidroeletrolítico comprometido em função

Leia mais

INIBINA. Apsen Farmacêutica S.A. Comprimidos 10 mg

INIBINA. Apsen Farmacêutica S.A. Comprimidos 10 mg INIBINA Apsen Farmacêutica S.A. Comprimidos 10 mg INIBINA cloridrato de isoxsuprina APRESENTAÇÕES Comprimidos de 10 mg. Caixa com 20 e 30 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém:

Leia mais

Adrenalina. Vasoactivo. Apresentação: ampolas de 1 mg/1 ml (1 mg/ml) Dose de indução: 0,5-1 mg

Adrenalina. Vasoactivo. Apresentação: ampolas de 1 mg/1 ml (1 mg/ml) Dose de indução: 0,5-1 mg Adrenalina Vasoactivo Apresentação: ampolas de 1 mg/1 ml (1 mg/ml) Dose de indução: 0,5-1 mg Dose de manutenção: 0,04-0,4 µg/kg/min (administração via CVC) Preparação: 5 mg em 50 ml de SF ou Dx 5% SF (100

Leia mais

ASMAPEN (aminofilina)

ASMAPEN (aminofilina) ASMAPEN (aminofilina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Solução Injetável 24mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: ASMAPEN aminofilina APRESENTAÇÃO Solução Injetável Embalagem contendo

Leia mais

Glypressin acetato de terlipressina. Laboratórios Ferring. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Glypressin acetato de terlipressina

Glypressin acetato de terlipressina. Laboratórios Ferring. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Glypressin acetato de terlipressina Glypressin acetato de terlipressina Laboratórios Ferring IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Glypressin acetato de terlipressina APRESENTAÇÕES Glypressin : Solução injetável de 1 mg de acetato de terlipressina

Leia mais

PROTOCOLO DE MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR DE ORGÃOS

PROTOCOLO DE MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR DE ORGÃOS Data de 1. Definições: Procedimento que detalha o manejo de pacientes com morte encefálica, com potencial para doação de órgãos 2. Objetivos Traçar as diretrizes para manutenção do potencial doador de

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Abcd. Cardizem cloridrato de diltiazem

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Abcd. Cardizem cloridrato de diltiazem IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Abcd Cardizem cloridrato de diltiazem FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimido de 30 mg: embalagem com 20 e 50 comprimidos. Comprimido de 60 mg: embalagem com 20 e 50

Leia mais

Componente Curricular: Enfermagem Médica Profª Mônica I. Wingert Módulo III Turma 301E CHOQUE Significado de Choque: Francês choc: parada

Componente Curricular: Enfermagem Médica Profª Mônica I. Wingert Módulo III Turma 301E CHOQUE Significado de Choque: Francês choc: parada Componente Curricular: Enfermagem Médica Profª Mônica I. Wingert Módulo III Turma 301E CHOQUE Significado de Choque: Francês choc: parada de Choque Síndrome caracterizada por uma incapacidade do sistema

Leia mais

PROTOCOLO MÉDICO INSUFICIÊNCIA CARDÍACA NA UNIDADE DE EMERGÊNCIA. Área: Médica Versão: 1ª

PROTOCOLO MÉDICO INSUFICIÊNCIA CARDÍACA NA UNIDADE DE EMERGÊNCIA. Área: Médica Versão: 1ª Página: 1 de 11 1. DIAGNÓSTICO: Critérios de Framingham para diagnóstico de IC: 1.1 Maiores: -Dispnéia paroxicística noturna -Estase jugular -Estertores crepitantes na ausculta pulmonar -Cardiomegalia

Leia mais

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Prof. Adélia Dalva

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Prof. Adélia Dalva URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Prof. Adélia Dalva 1. O tratamento emergencial da hipovolemia grave, em uma unidade de pronto atendimento, causada por choque hemorrágico, compreende as seguintes condutas terapêuticas,

Leia mais

Fenilefrin. Cloridrato de fenilefrina. Solução Injetável 10 mg/ml. Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE

Fenilefrin. Cloridrato de fenilefrina. Solução Injetável 10 mg/ml. Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Fenilefrin Cloridrato de fenilefrina Solução Injetável 10 mg/ml Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: FENILEFRIN cloridrato de fenilefrina FORMA

Leia mais

DISTÚRBIOS DO SÓDIO E DO POTÁSSIO

DISTÚRBIOS DO SÓDIO E DO POTÁSSIO DISTÚRBIOS DO SÓDIO E DO POTÁSSIO HIPONATREMIA Dosagem de sódio ( Na ) sérico < 130mEq/L Oferta hídrica aumentada; Baixa oferta de sódio; Redistribuição osmótica de água ( p.ex. hiperglicemia); Excreção

Leia mais

OBJETIVOS Ao final da aula os participantes terão de. Definir:

OBJETIVOS Ao final da aula os participantes terão de. Definir: Estado de Choque OBJETIVOS Ao final da aula os participantes terão de Definir: Estado de Choque; Classificação do Estado de Choque; Sinais e sintomas; Choque compensado / descompensado; Conduta no tratamento

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Medopa 200 mg/5 ml solução para perfusão Cloridrato de dopamina

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Medopa 200 mg/5 ml solução para perfusão Cloridrato de dopamina Folheto informativo: Informação para o utilizador Medopa 200 mg/5 ml solução para perfusão Cloridrato de dopamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002

ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002 ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002 ESTADO DE CHOQUE CONCEITO CAUSAS TIPOS DE CHOQUE SINAIS & SINTOMAS GERAIS DO CHOQUE ESTADO DE CHOQUE CONCEITO CONCEITO FALÊNCIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO INCAPACIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONCURSO PÚBLICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONCURSO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONCURSO PÚBLICO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO DIA - 20/12/2009 CARGO: INTENSIVISTA ADULTO C O N C U R S O P Ú B L I C O - H U A C / 2 0 0 9 Comissão de

Leia mais

6/1/2014. Farmacologia- definições FARMACOLOGIA DAS DROGAS VASOATIVAS E VASODILATADORAS DROGAS VASOATIVAS DROGAS VASOATIVAS. DC = Vol.

6/1/2014. Farmacologia- definições FARMACOLOGIA DAS DROGAS VASOATIVAS E VASODILATADORAS DROGAS VASOATIVAS DROGAS VASOATIVAS. DC = Vol. Farmacologia- definições FARMACOLOGIA DAS DROGAS VASOATIVAS E VASODILATADORAS Lilian Caram Petrus, MV, Msc Equipe Pet Cor de Cardiologia Doutoranda FMVZ-USP Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR L- Noradrenalina Braun 1 mg/ml solução injectável Bitartarato de noradrenalina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.

Leia mais

Data Versão/Revisões Descrição Autor 06/06/ Proposta inicial F.A.A.C; M.C.V, S.R.P.T

Data Versão/Revisões Descrição Autor 06/06/ Proposta inicial F.A.A.C; M.C.V, S.R.P.T UTIPrCL06 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial F.A.A.C; M.C.V, S.R.P.T 1 Objetivo Fornecer um sistema seguro de administração de heparina por

Leia mais

Estratificação de risco cardiovascular no perioperatório

Estratificação de risco cardiovascular no perioperatório Estratificação de risco cardiovascular no perioperatório André P. Schmidt, MD, PhD, TSA/SBA Co-responsável pelo CET do Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Leia mais

Reconhecimento do ritmo cardíaco sinusal. Profa Dra Rita de Cassia Gengo e Silva Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - EEUSP

Reconhecimento do ritmo cardíaco sinusal. Profa Dra Rita de Cassia Gengo e Silva Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - EEUSP Reconhecimento do ritmo cardíaco sinusal Profa Dra Rita de Cassia Gengo e Silva Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - EEUSP Objetivos da aula Ao final da aula, o estudante deverá ser capaz de Descrever

Leia mais

PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA. Profª Enfª Luzia Bonfim

PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA. Profª Enfª Luzia Bonfim PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA Profª Enfª Luzia Bonfim PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA Interrupção súbita da respiração e da atividade mecânica ventricular útil e suficiente, o que acarreta a inconsciência, ausência

Leia mais

Transplante renal intervivos (Doador)

Transplante renal intervivos (Doador) Título: ANESTESIA PARA TRANSPLANTE RENAL REVISÃO DATA 00 10/2015 ELABORADO POR: AVALIADO POR: CÓDIGO POP.HUB-DM- PÁGINA 4/4 HOMOLOGADO POR: Luís Cláudio de Araújo Ladeira Gabriel Magalhães Nunes Guimarães

Leia mais

Problemas Endócrinos. Prof.º Enf.º Esp. Diógenes Trevizan

Problemas Endócrinos. Prof.º Enf.º Esp. Diógenes Trevizan Problemas Endócrinos Prof.º Enf.º Esp. Diógenes Trevizan Pâncreas Produz um hormônio chamado insulina que é fundamental para a manutenção da vida. As células alfa são células endócrinas nas ilhotas de

Leia mais

Curso de capacitação em interpretação de Eletrocardiograma (ECG) Prof Dr Pedro Marcos Carneiro da Cunha Filho

Curso de capacitação em interpretação de Eletrocardiograma (ECG) Prof Dr Pedro Marcos Carneiro da Cunha Filho Curso de capacitação em interpretação de Eletrocardiograma (ECG) Prof Dr Pedro Marcos Carneiro da Cunha Filho Anatomia cardíaca Coração Anatomia cardíaca Coração Coração Coração Nó Sinoatrial Coração elétrico

Leia mais

Disfunções do Sistema Cardíaco. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Disfunções do Sistema Cardíaco. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Disfunções do Sistema Cardíaco Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho ARRITIMIAS CARDÍACAS Arritimias mais Frequentes Taquicardia > 100 bpm Bradicardia > 60 bpm Fibrilação Flutter Atrial > 300 bpm Assistolia

Leia mais

Bicarbonato de Sódio Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense LTDA Solução Injetável 84mg/mL e 100mg/mL

Bicarbonato de Sódio Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense LTDA Solução Injetável 84mg/mL e 100mg/mL Bicarbonato de Sódio Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense LTDA Solução Injetável 84mg/mL e 100mg/mL IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO BICARBONATO DE SÓDIO A 8,4% e 10% APRESENTAÇÃO Bicarbonato de

Leia mais

CLORIDRATO DE DOBUTAMINA

CLORIDRATO DE DOBUTAMINA CLORIDRATO DE DOBUTAMINA Blau Farmacêutica S.A. Solução injetável 12,5 mg/ml cloridrato de dobutamina Medicamento Genérico Lei n 9.787, de 1999 MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09 APRESENTAÇÃO Solução injetável

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RCP PEDIÁTRICA ENFA. MA. AMANDA ROSSI MARQUES-CAMARGO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RCP PEDIÁTRICA ENFA. MA. AMANDA ROSSI MARQUES-CAMARGO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RCP PEDIÁTRICA ENFA. MA. AMANDA ROSSI MARQUES-CAMARGO ETIOLOGIA Adulto Criança PCR súbita e de origem cardíaca; PCR resulta de insuficiência respiratória e choque O reconhecimento

Leia mais

DOBUTREX. cloridrato de dobutamina. Antibióticos do Brasil Ltda. Solução Injetável. 250 mg/20 ml

DOBUTREX. cloridrato de dobutamina. Antibióticos do Brasil Ltda. Solução Injetável. 250 mg/20 ml DOBUTREX cloridrato de dobutamina Antibióticos do Brasil Ltda Solução Injetável 250 mg/20 ml DOBUTREX cloridrato de dobutamina I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DOBUTREX Nome genérico: cloridrato de dobutamina

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Simdax 2,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão levossimendano Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

Taquiarritmias na Sala de Urgência

Taquiarritmias na Sala de Urgência Taquiarritmias na Sala de Urgência Autores e Afiliação: João Reynaldo Abbud Chierice. Médico residente da divisão de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica - FMRP - USP; Maria Lícia Ribeiro Cury

Leia mais

O que é Alivpress. Antes de tomar Alivpress. Como tomar Alivpress. Possíveis reações adversas Alivpress

O que é Alivpress. Antes de tomar Alivpress. Como tomar Alivpress. Possíveis reações adversas Alivpress O que é Alivpress Alivpress é indicado como medicamento de primeira escolha no tratamento da hipertensão (pressão alta) e angina de peito (dor no peito, por doença do coração) devido à isquemia miocárdica

Leia mais

INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO. Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico

INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO. Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico 1. Importância do protocolo Elevada prevalência Elevada taxa de morbidade Elevada taxa de mortalidade

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 360486 Durante a perfusão com hemodiluição um dos efeitos é a diluição das proteínas do plasma, que permite a passagem da água para o interstício. Além disso, há reabsorção da água nas extremidades

Leia mais

Etilefril (cloridrato de etilefrina)

Etilefril (cloridrato de etilefrina) Etilefril (cloridrato de etilefrina) União Química Farmacêutica Nacional S.A. solução injetável 10 mg/ml Etilefril cloridrato de etilefrina Solução injetável IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

cloridrato de protamina

cloridrato de protamina Protamina 1000 cloridrato de protamina APRESENTAÇÕES Solução Injetável 10 mg/ml - embalagem contendo 25 ampolas de 5 ml. USO INJETÁVEL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada ml contém 10 mg de cloridrato de protamina

Leia mais

Abordagem da sepse na emergência Rodrigo Antonio Brandão Neto

Abordagem da sepse na emergência Rodrigo Antonio Brandão Neto Abordagem da sepse na emergência Rodrigo Antonio Brandão Neto Perguntas as serem respondidas Esse paciente tem choque? Quais os critérios de sepse? Qual abordagem inicial ao choque neste paciente? Quais

Leia mais

PROEX PENTOXIFILINA PROEX PENTOXIFILINA

PROEX PENTOXIFILINA PROEX PENTOXIFILINA Uso Veterinário Terapia Vascular FÓRMULA: Cada comprimido revestido de contém: Pentoxifilina...50,0 mg Excipiente q.s.p...40,0 mg Cada comprimido revestido de 00 MG contém: Pentoxifilina...00,0 mg Excipiente

Leia mais

Dobutamina Genthon 12,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão.

Dobutamina Genthon 12,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão. Resumo das características do medicamento 1.NOME DO MEDICAMENTO Dobutamina Genthon 12,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão. 2.COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ampola de 20 ml de concentrado

Leia mais

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Cuidando do cliente com agravos respiratórios em urgência e emergência Introdução Em atenção às urgências, a insuficiência

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Abcd. Cardizem CD cloridrato de diltiazem

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Abcd. Cardizem CD cloridrato de diltiazem IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Abcd Cardizem CD cloridrato de diltiazem FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Cápsula de liberação prolongada de 180 mg: embalagem com 16 cápsulas. Cápsula de liberação prolongada

Leia mais

1. O QUE É CLORETO DE SÓDIO PROAMP 0,9%, solução injectável E PARA QUE É UTILIZADO?

1. O QUE É CLORETO DE SÓDIO PROAMP 0,9%, solução injectável E PARA QUE É UTILIZADO? Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou Farmacêutico. Este

Leia mais

Noções de Neonatologia. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan

Noções de Neonatologia. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan Noções de Neonatologia Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan ATENDIMENTO AO RN NA SALA DE PARTO O atendimento ao RN, logo após o nascimento, pode ser realizado na própria sala de parto, em local adequado, seja

Leia mais

CLORETO DE SÓDIO 0,9% Solução Injetável 9,0 mg/ml. Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE

CLORETO DE SÓDIO 0,9% Solução Injetável 9,0 mg/ml. Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE CLORETO DE SÓDIO 0,9% Solução Injetável 9,0 mg/ml Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloreto de sódio 0,9% APRESENTAÇÕES Solução injetável:

Leia mais

Síncopes. Neurologia - FEPAR. Dr. Carlos Caron

Síncopes. Neurologia - FEPAR. Dr. Carlos Caron Síncopes Neurologia - FEPAR Dr. Carlos Caron Definição Perda súbita e breve da consciência e do tônus postural, com recuperação total e espontânea doquadro. Epidemiologia Estudo Framingham: Em 17 anos,

Leia mais

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Asma Brônquica Profº. Enfº Diógenes Trevizan Conceito: Doença caracterizada por ataques agudos e recorrentes de dispnéia, tosse e expectoração tipo mucóide. A falta de ar ( dispnéia) ocorre devido ao edema

Leia mais

Bicarbonato de Sódio Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense LTDA Solução Injetável 84mg/mL e 100mg/mL

Bicarbonato de Sódio Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense LTDA Solução Injetável 84mg/mL e 100mg/mL Bicarbonato de Sódio Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense LTDA Solução Injetável 84mg/mL e 100mg/mL IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO BICARBONATO DE SÓDIO A 8,4% e 10% APRESENTAÇÃO Bicarbonato de

Leia mais

Formas farmacêuticas e apresentações Comprimidos. Embalagens com 20 comprimidos de 5 mg ou 10 mg.

Formas farmacêuticas e apresentações Comprimidos. Embalagens com 20 comprimidos de 5 mg ou 10 mg. VISKEN pindolol Formas farmacêuticas e apresentações Comprimidos. Embalagens com 20 comprimidos de 5 mg ou 10 mg. USO ADULTO Composição Cada comprimido de 5 ou 10 mg contém, respectivamente, 5 ou 10 mg

Leia mais

10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP. Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal

10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP. Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal 10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal Tratamento Clínico Roberto Gomes Jr. Médico assistente do serviço

Leia mais

GTN é um vasodilatador (medicamento que dilata os vasos sanguíneos)"

GTN é um vasodilatador (medicamento que dilata os vasos sanguíneos) Folheto informativo: Informação para o utilizador Gtn 5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Nitroglicerina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade DESCRITOR: Página:! 1/! 1. INTRODUÇÃO Estima-se que anualmente são realizadas cercas de 240 milhões de procedimentos cirúrgicos em todo mundo, sendo que a taxa de mortalidade para pacientes com menos de

Leia mais