Técnicas de Trabalho de Pesquisa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnicas de Trabalho de Pesquisa"

Transcrição

1

2 Técnicas de Trabalho de Pesquisa Como se faz uma pesquisa? Como se faz um resumo? Trabalhar em grupo, porquê? Como se trabalha em grupo? Como se forma um grupo?

3 Como se faz uma pesquisa? Num trabalho de pesquisa é muito importante a recolha e o tratamento da informação. Como se deve proceder: seleccionar os documentos; indicar a bibliografia; recolher a informação; redigir um texto.

4 Seleccionar os documentos Livros: ver no índice o assunto que interessa e anotar as páginas p onde se encontra; Revistas/Jornais procurar no sumário (índice)( os temas e as páginas onde estão desenvolvidos; Internet utilizar um bom motor de busca (google( google), anotar/guardar os endereços das páginas p visitadas sobre o tema;

5 Bibliografia consultada Livros: - nome do autor; - data e nome; - nome da editora; - as páginas p onde se encontrou o assunto; Ex: : DOMINGUES, Helena (1999). O Mistério da Vida.. Lisboa: Edições Asa, p.47 Internet: - para além m do endereço o deve indicar-se a data em que se visitou a página; p Ex: (18/09/2006)

6 Recolha de informação Deve: fazer uma primeira leitura do texto; sublinhar os conceitos principais; fazer uma nova leitura a fim de compreender o texto na sua globalidade.

7 Deve: Para redigir um texto reconstruir o texto usando frases próprias prias a partir dos conceitos principais que previamente sublinhou; respeitar sempre as ideias do autor; não ultrapassar um quarto do texto inicial; transcrever apenas as passagens que considere mais importantes; fazer pequenos comentários ao longo do texto que se vai elaborando.

8 Deve: Um resumo bem feito ser BREVE - só contém m as ideias principais (os pormenores não interessam); ser RIGOROSO e CLARO - exprime as ideias fundamentais do texto de uma forma lógica e clara e respeita o pensamento do autor; usar LINGUAGEM PESSOAL - não se copiam frases do texto; exprimem-se as ideias principais por palavras novas.

9 Como se faz um resumo? Deve: ler globalmente o texto que se pretende resumir, sublinhando as palavras que nos parecem mais importantes; reler o texto e procurar o significado das palavras desconhecidas no dicionário; seleccionar as palavras-chave e as expressões que contêm as ideias principais; (continua...)

10 (continua...) Como se faz um resumo? Deve: confirmar as ideias principais fazendo perguntas sobre o assunto do texto (as respostas às s perguntas, devem conter as ideias principais); experimentar dizer e registar essas ideias, com palavras próprias prias (pessoais), de forma a compreendê-las e a fixá-las melhor; organizar frases e ligá-las las de forma a obter um sentido completo (respeitar a ordem pela qual os factos surgem no texto).

11 O que não se deve fazer num resumo repetições; usar transcrições do texto original; registar as descrições.

12 O que se deve fazer num resumo transformar o discurso directo em discurso indirecto; verificar a pontuação introdução de parágrafos; verificar a ortografia, a acentuação gráfica e a translineação.

13 Trabalho de grupo PARTILHA DE INFORMAÇÃO SOCIALIZAÇÃO PRODUÇÃO DE TEXTOS Enciclopédias Interacção com a comunidade Brochuras Dicionários Atitudes/Valores Bibliografia Internet Responsabilidade Artigos de Jornal Livros/Revistas Auto e hetero AVALIAÇÃO Textos diversos Mapas/Tabelas SABER: LER, FALAR E OUVIR Inquéritos SABER LER Técnicas de escrita SABER ESCREVER

14 Trabalho em grupo Condições necessárias para o sucesso do trabalho em grupo: ESCOLHER OS COLEGAS RELAÇÕES HUMANAS MÉTODO DE TRABALHO

15 Escolher os colegas O número n de elementos ideal é 3; nunca ultrapassar os 5. -Todos os elementos escolhidos deverão: ESTAR MOTIVADOS: tentar dar o seu melhor, descobrir novos pontos de interesse; desenvolver a criatividade. SER RESPONSÁVEIS: saber dividir tarefas; assumir os compromissos; merecer confiança. a.

16 Relações Humanas Regras importantes: escutar os outros; ter autodomínio; ser tolerante; corrigir sem ofender; oferecer elogios; usar o bom humor.

17 Método de Trabalho Para que o trabalho resulte é necessário ORGANIZAÇÃO. DEFINIR OBJECTIVOS DISTRIBUIR TAREFAS ESTABELECER REGRAS

18 Definir Objectivos Com objectivos claros, comuns e precisos, os membros do grupo cooperam, permanecem unidos e resistem aos obstáculos. Em menos tempo e com menor esforço, o, produzem melhores resultados.

19 Distribuir Tarefas Os elementos do grupo devem discutir e decidir por consenso a divisão do trabalho. Todos os participantes são chamados a cooperar de modo activo, empenhado e responsável, para atingir objectivos comuns.

20 Estabelecer Regras Os elementos do grupo devem estabelecer entre si um acordo mínimo m sobre o modo de funcionar e os prazos a cumprir. A existência de regras claras e aceites por todos, sós vem facilitar a coesão do grupo, o trabalho e as relações humanas. Não se deve tolerar a fuga às s regras mínimas m estabelecidas por consenso.

21 GRUPO Definição de Grupo Conjunto de pessoas que têm uma meta a atingir,, põem-se de acordo sobre o modo de se organizarem,, sobre os meios que utilizam e o papel ou responsabilidades de cada um.

22 Conjunto de Pessoas Este conjunto não deve ultrapassar as 5 pessoas (o ideal seria 3-4) 3 para que cada um possa ser a mesma pessoa, com a sua personalidade, riqueza e originalidade.

23 Meta a Atingir As metas a atingir podem ser muito diversas, dependem do empenho e da motivação dos grupos e dos meios de que estes dispõem.

24 Acordo É necessário querer a mesma coisa e o acordo será tanto melhor quanto mais participarem todos nas leis do grupo.

25 Organização Esta deve ser equilibrada e estar ao serviço do grupo: demasiada organização sufoca o grupo, mas a desorganização, em que cada um faz o que lhe apetece, impede que exista um verdadeiro grupo.

26 Meios a utilizar Devem ser meios concretos, simples, que favoreçam am o atingir da meta.

27 Responsabilidades de cada um A distribuição de tarefas é muito importante. Cada elemento do grupo deve ter uma tarefa a cumprir e esta deve ser adequada às s capacidades de cada um.

28 No entanto, no grupo, o mais importante é o NÓS!

Literacia da Informação. Como fazer um trabalho?

Literacia da Informação. Como fazer um trabalho? Literacia da Informação Como fazer um trabalho? Índice 1.ª Etapa Qual é o tema do meu trabalho?.... 3 2.ª Etapa- Onde procurar a informação?.. 5 3.ª Etapa- Seleção da Informação.. 6 4.ª Etapa- Recolha

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/2010 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/ º Ano

PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/ º Ano ÁREA CURRICULAR DE ESTUDO ACOMPANHADO PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/2010 8º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

Como Fazer? Que preciso? COMO DESCOBRIR UM LIVRO SOBRE UM ASSUNTO. - Podes procurar uns livros sobre um assunto de diversas maneiras:

Como Fazer? Que preciso? COMO DESCOBRIR UM LIVRO SOBRE UM ASSUNTO. - Podes procurar uns livros sobre um assunto de diversas maneiras: COMO DESCOBRIR UM LIVRO SOBRE UM ASSUNTO Na biblioteca há muitos livros. Para não te perderes e conseguires encontrar o que precisas sobre um assunto, deves saber como estão arrumados e como podes fazer

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e

Leia mais

COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO

COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO 1-IDENTIFICAR COM CLAREZA O TEMA DO TRABALHO Responder às questões: * Qual é o tema do trabalho? * A que questões gostaria de responder com este trabalho? 2- PESQUISAR

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano A 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano A 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano A 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS BIBLIOTECA ESCOLAR

ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS BIBLIOTECA ESCOLAR Literacia da Informação 14-04-2009 1 Índice Indice 2 O que é a Literacia da Informação? 3 Qual a importância da Literacia da Informação? 4 Diversidade

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e

Leia mais

Escola Básica da Senhora da Hora. 5º ano Sequência Didáctica Língua Portuguesa Ano lectivo 2011/2012. Tipologia Textual - O Texto Poético.

Escola Básica da Senhora da Hora. 5º ano Sequência Didáctica Língua Portuguesa Ano lectivo 2011/2012. Tipologia Textual - O Texto Poético. Escola Básica da Senhora da Hora 5º ano Sequência Didáctica Língua Portuguesa Ano lectivo 2011/2012 ipologia extual - O exto Poético explícito da língua Compreensão do oral Leitura Escrita Expressão oral

Leia mais

Definição da tarefa Descobrir, hierarquizar, objectivar, determinar, esquematizar, calendarizar

Definição da tarefa Descobrir, hierarquizar, objectivar, determinar, esquematizar, calendarizar Escola Secundária de Avelar Brotero Modelo de Literacia da Informação BIBLIOTECA ESCOLAR/Mod elo de Literacia da Informação: MLI_00_bibabrotero_ capa BIBLIOTECA ESCOLAR/Modelo de Literacia da Informação:

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS COMPETÊNCIAS GERAIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS COMPETÊNCIAS GERAIS 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6.º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e

Leia mais

Competências em Literacia da Informação. Saber usar a informação de forma eficaz Como fazer um resumo

Competências em Literacia da Informação. Saber usar a informação de forma eficaz Como fazer um resumo Competências em Literacia da Informação Saber usar a informação de forma eficaz Como fazer um resumo Ana Isabel Roxo 2012 Estudar um tema Principais dificuldades: Saber como planear a realização da tarefa

Leia mais

C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A. Ano/Turma. Projeto Os Sentidos da Leitura

C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A. Ano/Turma. Projeto Os Sentidos da Leitura C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A Projeto Os Sentidos da Leitura Ano/Turma AEFGA Projeto Os Sentidos da Leitura Círculos de Leitura A ideia subjacente aos CL é organizar a aula de modo a ter pequenos

Leia mais

TÉCNICA S. para um estudo eficaz

TÉCNICA S. para um estudo eficaz TÉCNICA S para um estudo eficaz Planeamento e organização do estudo O aluno capaz de estabelecer horários adequados e de organizar os seus estudos obterá melhores resultados escolares, terá tempo para

Leia mais

Tarefas de escrita. Planificação Redacção Revisão

Tarefas de escrita. Planificação Redacção Revisão MANUAL C Actividades de outros domínios Leitura de slogans para: - identificar slogans; - identificar a intenção comunicativa.(p. 12-14) Identificar os tipos de frases usados. (p.13) Leitura de um anúncio

Leia mais

Planificação Trimestral de Língua Portuguesa. 3º ano. Ano letivo 2011/2012-3º período

Planificação Trimestral de Língua Portuguesa. 3º ano. Ano letivo 2011/2012-3º período Planificação Trimestral de Língua Portuguesa 3º ano Ano letivo 2011/2012-3º período Tema Tópicos/subtópicos Competências Tarefas /atividades Avaliação Compreensão Oral: -Compreensão de discursos orais

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação.

Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação. Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação. PLANIFICAR o trabalho LOCALIZAR a melhor informação USAR com eficácia a informação AUTO-AVALIAR o trabalho PLANIFICAR: 1ª parte, o que pretendo?

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Guião de pesquisa de. informação

Guião de pesquisa de. informação Volume 2 LITERACIA DE INFORMAÇÃO Guião de pesquisa de informação PLUS 1 Guião de pesquisa de informação. Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação. PLANIFICAR o trabalho LOCALIZAR

Leia mais

Antes de iniciares, lembra-te que um trabalho não é:

Antes de iniciares, lembra-te que um trabalho não é: Como posso fazer um trabalho com qualidade? Antes de iniciares, lembra-te que um trabalho não é: Copiar textos de um livro ou da Internet; Apresentar fotocópias de um livro ou texto retirado da Internet;

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender e construir

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ano Letivo 2013-2014 Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Áreas

Leia mais

Guião de pesquisa Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação

Guião de pesquisa Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação Guião de pesquisa Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação Agrupamento de Escolas de Quinta da Lomba Escola Básica 2,3 de Quinta da Lomba Biblioteca Escolar PLANIFICAR o trabalho

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano B 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano B 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano B 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais

Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais Curso de Educação Formação Instalação e Operação de Sistemas Informáticos Saída Profissional Operador de Informática Nível de Qualificação: 2 Tipo: 2 CRITÉRIOS

Leia mais

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 8º ANO A Ano Letivo: 2012/2013 Introdução /Metas Consigna-se no Despacho n.º 5306/2012, de 18 de abril de 2012, que o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas

Leia mais

Como estudar a partir de textos?

Como estudar a partir de textos? Como estudar a partir de textos? Existem vários tipos de textos informativos: Estruturas-tipo dos textos informativos Conteúdos É um tipo de texto que fornece informações Descrição específicas sobre qualidades

Leia mais

2º ano Planificação do 1º período Português

2º ano Planificação do 1º período Português Unidade 1 - Setembro 2º ano Planificação do 1º período Português Domínio Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Leitura 1. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Conhecer

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

Como fazer um trabalho escrito

Como fazer um trabalho escrito Como fazer um trabalho escrito 1.Escolha do tema 1.1. Proposto pelo professor 1.2. Escolhido pelo aluno. Fatores a considerar Capacidade individual não deve escolher tarefas superiores às suas capacidades;

Leia mais

É escolher um tema, clarificá-lo nos seus diversos aspectos, e tomar uma posição sobre o assunto. Não é necessariamente inventar algo.

É escolher um tema, clarificá-lo nos seus diversos aspectos, e tomar uma posição sobre o assunto. Não é necessariamente inventar algo. Elaborar um trabalho de pesquisa 1 É escolher um tema, clarificá-lo nos seus diversos aspectos, e tomar uma posição sobre o assunto. Não é necessariamente inventar algo. 2 1º - ESCOLHER o tema 2º - PROCURAR

Leia mais

Trabalho escrito de Educação Física

Trabalho escrito de Educação Física Trabalho escrito de Tema: Dança - O que é dançar? Subtema: Escolha de uma dança tradicional: - Nome da dança; - Enquadramento histórico e local da dança; - Descrição da coreografia; Data de entrega do

Leia mais

Literacia da Informação

Literacia da Informação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ST.ANTÓNIO ESCOLA BÁSICA DE 2º/3º CICLO E SECUNDÁRIA DE ST. ANTÓNIO Sessão de formação sobre Literacia da Informação É fácil encontrar Informação na Internet Motores de busca

Leia mais

Passos práticos: definir o objectivo do projecto identificar o tipo de projecto descrever o objectivo e procurar o tipo de teste indicado na tabela

Passos práticos: definir o objectivo do projecto identificar o tipo de projecto descrever o objectivo e procurar o tipo de teste indicado na tabela Passos práticos: definir o objectivo do projecto identificar o tipo de projecto descrever o objectivo e procurar o tipo de teste indicado na tabela definir o objectivo do teste descrever o objectivo e

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 3º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Inglês

Leia mais

Universidade Veiga de Almeida Algoritmos e Linguagem I

Universidade Veiga de Almeida Algoritmos e Linguagem I Aula 2 Conteúdo: 3. Etapas na solução de problemas 4. Algoritmos estruturados 3. Etapas na solução de problemas Podemos definir problema como sendo uma questão que foge a uma determinada regra, ou um desvio

Leia mais

As Metas Curriculares de Português, para o 2º Ciclo, apresentam quatro características essenciais:

As Metas Curriculares de Português, para o 2º Ciclo, apresentam quatro características essenciais: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS _5º ANO_A Ano Letivo: 20/207. Introdução / Metas Curriculares Na disciplina de Português o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares cuja definição

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 2º Ano Oralidade O2 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Respeitar o princípio de cortesia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASCAIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASCAIS EB de Cascais EB/JI Branquinho da Fonseca EB n.º1 Aldeia de Juso EB/JI Areia-Guincho JI da Torre AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASCAIS Escola Básica de Cascais Turma de Percursos Curriculares Alternativos

Leia mais

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO - 1ºAno e 2ºAno de escolaridade Domínios Competências Avaliação Sabe escutar para reproduzir pequenas mensagens e para

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE LÌNGUA PORTUGUESA UNIDADE DE FORMAÇÃO: 14 TEXTOS NARRATIVOS / DESCRITIVOS

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE LÌNGUA PORTUGUESA UNIDADE DE FORMAÇÃO: 14 TEXTOS NARRATIVOS / DESCRITIVOS PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE LÌNGUA PORTUGUESA UNIDADE DE FORMAÇÃO: 14 TEXTOS NARRATIVOS / DESCRITIVOS SUB-UNIDADE/ MÓDULO Textos narrativos / descritivos Literatura de viagens/aventuras CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

Leia mais

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo Escola Básica e Secundária À Beira Douro Planificação de Língua Portuguesa 6º ano Ano lectivo 2010-2011 COMPETÊNCIAS Alargamento da compreensão a géneros formais e públicos do oral. Criação de autonomia

Leia mais

Educação / Expressão Expressões Artísticas Artísticas. Físicomotoras

Educação / Expressão Expressões Artísticas Artísticas. Físicomotoras Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Estudo do Meio - O meu passado mais longínquo. À Descoberta dos Outros e das Instituições - O passado

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO COMPREENSÃO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º Ciclo PORTUGUÊS 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

KIT CICLO PEDAGÓGICO ESTUDO DO MEIO. Propostas de investigação sobre o ambiente natural. Pedro Reis ISBN 978-111-11-2499-1

KIT CICLO PEDAGÓGICO ESTUDO DO MEIO. Propostas de investigação sobre o ambiente natural. Pedro Reis ISBN 978-111-11-2499-1 1. o CICLO KIT PEDAGÓGICO Pedro Reis ESTUDO DO MEIO 2 Propostas de investigação sobre o ambiente natural ISBN 978-111-11-2499-1 9 781111 124991 Introdução Num mundo caracterizado por uma exploração descontrolada

Leia mais

DISCIPLINA DE ÁREA PROJECTO

DISCIPLINA DE ÁREA PROJECTO DISCIPLINA DE ÁREA PROJECTO 3º Ciclo TEMA Metodologia de trabalho projecto Trabalho em grupo e trabalho individual Nome: Nº Turma: Metodologia de Trabalho Projecto Trabalho de projecto é uma metodologia

Leia mais

Planificação dos vários módulos de formação ETAPA OBJECTIVOS CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS ESTRATÉGIAS RECURSOS TEMPO AVALIAÇÃO.

Planificação dos vários módulos de formação ETAPA OBJECTIVOS CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS ESTRATÉGIAS RECURSOS TEMPO AVALIAÇÃO. Planificação dos vários módulos de formação ETAPA OBJECTIVOS CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS ESTRATÉGIAS RECURSOS TEMPO AVALIAÇÃO sabe Identificar o define a tarefa define os conceitos - chave avalia os conhecimentos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre Domínios Oralidade Compreensão do Oral Respeitar regras da interação discursiva.

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Português

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Português 1.º Período Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Português Oralidade Compreensão do Oral Respeitar regras da interação discursiva. Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Disciplina: português /Ano de escolaridade: 2º Ano Página 1 de 16 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares 1. Oralidade Leitura e Escrita Compreensão e expressão Informação

Leia mais

Como começar? De que vou tratar? Qual o tema? Mesmo que o tema seja geral, procura dividi-lo em Subtemas. Aves? Peixes? Mamíferos? Repteis?

Como começar? De que vou tratar? Qual o tema? Mesmo que o tema seja geral, procura dividi-lo em Subtemas. Aves? Peixes? Mamíferos? Repteis? BE Martim de Freitas, maio 2012 Como começar? De que vou tratar? Qual o tema? Ex: Animais Mesmo que o tema seja geral, procura dividi-lo em Subtemas Que classe? Aves? Peixes? Mamíferos? Repteis? Ex. Aves:

Leia mais

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de Língua Portuguesa do 1ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 1º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 Ano letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora Oralidade Oralidade Oralidade - Respeitar as regras

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018)

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação incidirá no desempenho

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 4º Ano de Escolaridade 1 PORTUGUÊS Manual adotado: Trampolim 4 Editora: Porto Editora Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimento (s). -Utilizar técnicas

Leia mais

A disciplina de Língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver nos alunos um conjunto de capacidades ao nível da

A disciplina de Língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver nos alunos um conjunto de capacidades ao nível da DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 9º ANO A Ano Letivo: 202/203 Introdução / Metas Consigna-se no Despacho n.º 530/202, de 8 de abril de 202, que o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares

Leia mais

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente. mpliar

Leia mais

sugestões para planos de sessão e exercícios

sugestões para planos de sessão e exercícios Parte II sugestões para planos de sessão e exercícios 315 316 317 318 319 320 Tema: Papéis sociais, paradigmas e estereótipos em Igualdade de oportunidades Exercício 1 Objectivo: Identificar estereótipos

Leia mais

Conhecimento Explícito da Língua. Escrita EXPRESSÃO ORAL. Compreensão do Oral. Leitura. Elaborado por: Filomena Lemos

Conhecimento Explícito da Língua. Escrita EXPRESSÃO ORAL. Compreensão do Oral. Leitura. Elaborado por: Filomena Lemos EXPRESSÃO ORAL Conhecimento Explícito da Língua Compreensão do Oral Elaborado por: Filomena Lemos 18-06 - 2010 1 APRESENTAÇÃO 1. Nome da Sequência: Um escritor na escola 2. Contexto/projecto: Visita à

Leia mais

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO-1.º CICLO ANO LETIVO 2015 / 2016 Disciplina: Português 1.º Ano Introdução: A avaliação incide sobre as aprendizagens e capacidades definidas

Leia mais

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA 1ºAno e 2ºAno de escolaridade Domínios Competências Sabe escutar para reproduzir pequenas mensagens

Leia mais

Metodologia de Avaliação

Metodologia de Avaliação Metodologia de Avaliação Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) Professor Humberto Santos Ano-Lectivo 27/8 Escola Secundária de Achada Grande Praia/Cabo Verde Com o objectivo de responsabilizar

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Critérios de Avaliação 1º Ciclo Departamento Curricular do 1º Ciclo Critérios 1º Ciclo Setembro de 2015 1º Ano de escolaridade Todas as componentes do currículo serão avaliadas com 80% para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento

Leia mais

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ano Letivo 2013-2014 Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Áreas

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (3.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Como apresentar uma Dissertação

Como apresentar uma Dissertação Ana Leitão Mestre em Língua e Cultura Portuguesa Como apresentar uma Dissertação Modelos e práticas de uso Estruturação dos conteúdos Atenda aos critérios previstos no regulamento da instituição e departamento

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS* 4º Ano de escolaridade Domínios Descritores de desempenho Meses ORALIDADE COMPREENSÃO DO ORAL Escutar

Leia mais

LITERACIA DA INFORMAÇÃO

LITERACIA DA INFORMAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA DA FEIRA LITERACIA DA INFORMAÇÃO Como organizar um trabalho de pesquisa? Na organização de um trabalho deves ter em conta os aspectos apontados pelo professor como o número

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR COMO REDIGIR UM LABORATÓRIO CIENTÍFICO O relatório é a forma utilizada, quer para registar as diversas fases de um trabalho laboratorial ou experimental, quer para permitir

Leia mais

MÉTODOS DE ESTUDO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

MÉTODOS DE ESTUDO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO MÉTODOS DE ESTUDO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 1. INTRODUÇÃO Os alunos não sabem estudar - é uma frase que ouvimos com frequência. De facto, ao longo da escolaridade, nem sempre são transmitidas

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO Este guia pretende servir de orientação das normas de elaboração/orientação dos trabalhos. Trata-se de apresentar um modelo de uniformização das regras para a elaboração de trabalhos escritos. Para preparar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano PORTUGUÊS 1.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ Subdomínio ORALIDADE LEITURA E ESCRITA Metas a atingir Meses do Ano S O N D J F M A M J Respeitar regras da interação

Leia mais

Tema: Brainstormig 1 Helder Melim

Tema: Brainstormig 1 Helder Melim Tema: Brainstormig 1 O que é o Brainstorming Brainstorming é uma boa forma de pensar colaborativamente e encontrar um bom caminho para a resolução dum problema, duma necessidade, para a realização dum

Leia mais

Novo Programa de Português do Ensino Básico SD4_ANOS1/2. Vamos ao circo!... 1.º ano

Novo Programa de Português do Ensino Básico SD4_ANOS1/2. Vamos ao circo!... 1.º ano Vamos ao circo!... 1.º ano 1 Apresentação 1. Nome da sequência: Vamos ao circo 2. Ano de escolaridade: final do 1.º ano; início do 2.º ano 3. Duração estimada: 1 semana 4. Competências: (Cf. Roteiro) 5.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO. José Carlos Morais 2011

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO. José Carlos Morais 2011 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO Componentes 1. Capa 2. Índice 3. Introdução teórica 4. Objectivos 5. Material 6. Metodologia 7. Resultados 8. Discussão dos Resultados 9. Conclusões

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

Decision Mapping. Análise, Diagnóstico e Planejamento Estratégico. Exemplo Exercício. Metodologia de. Parte 1 A. Atualizado em: Março / 2009

Decision Mapping. Análise, Diagnóstico e Planejamento Estratégico. Exemplo Exercício. Metodologia de. Parte 1 A. Atualizado em: Março / 2009 Metodologia de Análise, Diagnóstico e Planejamento Estratégico Decision Mapping Parte 1 A Exemplo Exercício Atualizado em: Março / 2009 www.criaviva.com.br decisionmap1a mar-09 - Pág. 1 O Objetivo desta

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 2º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Português Turmas: 2º ano Professores: todos os docentes do 2º

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 9º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 9º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 9º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagens Instrumentos Frequência

Leia mais

Planificação Semanal

Planificação Semanal Planificação Semanal Local de estágio: EB nº31 do Lumiar Professora Cooperante: Cecília Mergulhão Turma: 3º ano C Coordenadora de Estágio: Mestre Maria de Fátima Santos Discente: Maria de Fátima Ferreira

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cadaval Departamento Línguas 1 Planificação Anual Língua Escola Portuguesa Básica dos 6º 2º e Ano 3ª Ciclos ida Ano lectivo 2009/2010 Planificação Anual Língua Portuguesa

Leia mais

4º ANO DE ESCOLARIDADE

4º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá 2015/2016

Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2015/2016 Avaliação no 1.º ciclo Componentes do Currículo (Decreto-Lei n.º 91/2013) Português Matemática Estudo do Meio Expressões Artísticas e Físico -Motoras Apoio ao Estudo Oferta

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/ ºano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/ ºano Específicos e transversais à disciplina AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD. 000 DGEstE/DSRN Ano Letivo 2018/ 2019 1ºciclo Critérios de 1ºano O1 1. Respeitar regras da interação discursiva.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL / TRIMESTRAL / MENSAL 3.º ANO Ano Letivo /2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL / TRIMESTRAL / MENSAL 3.º ANO Ano Letivo /2017 NOTA: As planificações foram elaboradas de acordo com o Programa do Ensino Básico, atendendo às Novas Metas Curriculares. De acordo com a especificidade de cada turma (ritmo e evolução de aprendizagem)

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes Domínios Comunicação Oral (oralidade) Comunicação escrita (Leitura e escrita) Iniciação à Educação Literária PLANO CURRICULAR - 2º Ano PORTUGUÊS Descritores de Desempenho Respeitar regras de interação

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade 1º Período 1/13 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Ano Lectivo

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

ESTRATÉGIAS DE LEITURA ESTRATÉGIAS DE LEITURA 1 LEITURA E SUAS TÉCNICAS Molina (1992) apud Medeiros (2011) propõe que a leitura siga os seguintes passos: Visão geral do capítulo. Questionamento despertado pelo texto. Estudo

Leia mais