PROJETO: MONTEIRO LOBATO VIAJANDO ATRAVÉS DA LEITURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO: MONTEIRO LOBATO VIAJANDO ATRAVÉS DA LEITURA"

Transcrição

1 Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência UFGD/UEMS/PIBID PROJETO: MONTEIRO LOBATO VIAJANDO ATRAVÉS DA LEITURA Leiliane Leite de Oliveira da Silva Elias Aquino Baroni Gisele dos Santos Ortega Silvana Farias Jaqueline Tolvay Rufino Resumo: O presente artigo tem o objetivo de apresentar resultados do projeto desenvolvido pelo subprojeto PIBID Pedagogia/ EaD desenvolvido em Miranda\MS e realçar a importância da leitura e da escrita. Foram desenvolvidas atividades para despertar o gosto e desejo pela leitura e escrita, com o intuito de sensibilizar os alunos quanto a valorização e a importância da nossa literatura, estimulando a leitura dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, além de conhecer as obras de Monteiro Lobato. Trata-se de uma atividade com caráter interdisciplinar. Como atividade principal realizou-se um teatro com a participação de todos os alunos com o intuito de desenvolver nos mesmos o interesse pela leitura. A leitura também possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e até de nós mesmos. Por essas e outras razões, acaba ampliando as referências do leitor, modulando sua maneira de pensar e agir, além de aprimorar seu raciocínio. Para as crianças, sobretudo, é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social. Palavras-chave: Leitura, Escrita, Literatura.

2 1. Introdução O ato de ler vem sendo cada vez mais comprometido pela diversidade de mídias disponíveis no mercado tais como computadores, videogames, TVs, tablets e estão ao alcance de nossos alunos com uma grande frequência e isso vem fazendo que eles se afastem cada vez mais da leitura. A falta de incentivo por parte do núcleo familiar é outro fator que causa o desinteresse pela leitura, a consequência desses fatores é a marcante dificuldade apresentada pela maioria dos alunos em fase de aprendizado, apresentam erros ortográficos, dificuldade de compreensão, um vocabulário precário, reduzido e informal, poucas produções significativas, conhecimentos reduzidos aos conteúdos escolares. A leitura é uma das formas pela qual se pode obter conhecimento das mais diversificadas áreas auxiliando então, a argumentação e vocabulário para a elaboração de um texto escrito. A instituição escolar é sem dúvida um dos maiores incentivadores da leitura na vida de uma criança, pois ela tem uma parcela de responsabilidade enorme, neste sentido, através da escola a criança cria o hábito de ler, portanto como resultado irão crescer compreendendo que a leitura enriquece o conhecimento e mostra a grande relevância que ela exerce na vida das pessoas. Acredita-se que o ser humano tenha uma grande necessidade de adquirir ao longo de sua vida uma boa bagagem de leitura, pois, a prática da leitura produz conhecimento, produz um potencial crítico, para então criar questionamentos e duvidas, com isso dominar os saberes e expor suas opiniões sem medo, e acima de tudo possibilita interpretar o mundo. Este projeto visa contribuir com os alunos do 3ºano do ensino fundamental da Escola Estadual Caetano Pinto, proporcionando inúmeras possibilidades para que os mesmos possam, através de sua criatividade, recontar a partir dos seus pontos de vista histórias que lhes foram contadas através de discurso oral ou escrito. A comunicação é uma parte indispensável do ser humano. Desde pequenos procuramos desenvolver nossa comunicação, seja de modo verbal ou não verbal. A instituição escolar deve oferecer condições para que a criança possa aprimorar seus conhecimentos sobre sua língua materna, bem como, das técnicas do ato de comunicação.

3 Acredita-se também que o hábito da leitura é fundamental para a prática de produção de texto e para aquisição de conhecimento, um dos fatores no fracasso nas produções de texto deve-se justamente ao fato de haver pouca leitura por parte dos alunos. Sendo assim, o propósito deste projeto é, acima de tudo incentivar o aluno a leitura e a escrita em todas as suas vertentes e criando condições para que tais hábitos se desenvolvam de modo eficiente e produtivo ao longo de sua vida. Conhecer um autor importante da nossa literatura: Monteiro Lobato; ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer da leitura. 2. Desenvolvimento O projeto foi idealizado e criado pela equipe do PIBID Pedagogia EaD e a supervisão do mesmo. Sua principal finalidade foi trabalhar a leitura. O projeto foi desenvolvido com atividades de leitura, roda de conversas e com apresentação de um teatro encenando uma obra de Monteiro Lobato, para a execução do projeto tivemos a participação de todos os acadêmicos integrantes do PIBID de Pedagogia do Polo da EaD da cidade de Miranda/MS e para a apresentação do teatro contamos com a ajuda de um estagiário de pedagogia de outra instituição. O projeto foi desenvolvido em etapas, que gradativamente foi despertando o interesse pela leitura dos alunos. Para a realização do projeto tivemos como referência obras do autor Monteiro Lobato e obras infantis de vários outros autores brasileiros com livros bem criativos e ilustrados que despertam a atenção e interesse das crianças. A primeira etapa foi desenvolvida da seguinte forma: nos fantasiamos conforme os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, levamos para a sala de aula um caixa surpresa cheia de livros, entramos na sala ao som da música Sítio do Pica Pau Amarelo de Gilberto Gil, os alunos estavam divididos em grupos, nos dividimos e fomos em cada grupo contar um pouco da biografia de cada um dos personagens do sítio, após essa roda de conversa nos apresentamos e falamos aos alunos sobre a importância da leitura e o quanto ela é significante em nossa vida. Em um segundo momento foi apresentado na Escola Estadual Caetano Pinto, pelos alunos do Curso de Pedagogia da UFGD, inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, com a supervisão da professora Claudenice Albuquerque um teatro chamado A pílula Falante de Monteiro Lobato. O teatro foi apresentado para todos os alunos da escola do período matutino.

4 Os objetivos eram: Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores; Promover na comunidade escolar, o envolvimento de educadores, educandos e funcionários para a construção e desenvolvimento de ações que proporcionem o resgate da leitura pelo prazer de ler. Desenvolver uma prática pedagógica que motive os alunos ao hábito de leitura, proporcionando momentos agradáveis e provocando o gosto pela diversidade textual; Intensificar na escola interesse pela leitura tornando uma prática prazerosa e constante; Sensibilizar os alunos através do contato com a leitura de obras diversas, motivando-os para a descoberta da importância da leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades. Reconhecer a importância da leitura para todas as áreas do conhecimento. Monteiro Lobato ( ) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Picapau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois, a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social. Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

5 3. Conclusão Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais os alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, Tv, smartphones, entre outros são grandes ferramentas, porém, os alunos não estão usando de forma correta, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo também é um dos fatos que veem tirando a leitura dos alunos. Têm ocasionado pouco interesse pela leitura e por consequência dificuldades marcantes no desempenho dos nossos educandos: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldades de compreensão, erros ortográficos, e conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar de forma direcionada e em conjunto, ações que possam intensificar o gosto pela leitura, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber, cada vez mais, que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois, a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social. Assim disseminando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

6 4. Agradecimentos Gostaríamos de agradecer à CAPES, pela rica oportunidade de estarmos desenvolvendo esse projeto que tem servido para nosso crescimento além de confirmar em nós o interesse pela docência. A todos do subprojeto PIBID Pedagogia EaD/UFGD, por tudo que vivenciamos e aprendemos, especialmente os alunos que nos ensina na prática o ato de educar. E a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram, apoiaram e fizeram parte da nossa caminhada e do nosso processo formativo. 5. Referências FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 47. ed. São Paulo: Cortez, KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria & prática. 10. ed. Campinas: SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PROJETO: SOU LETRANDO.

PROJETO: SOU LETRANDO. PROJETO: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Mário Vieira Marques (CIEP) São Luiz Gonzaga, 2016 1.TEMA Projeto de Leitura: Sou Letrando. 2.PROBLEMA

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DESENVOLVENDO ATIVIDADES COM GÊNEROS TEXTUAIS PELO PIBID- SUBPROJETO LITERATURA INFANTO JUVENIL

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DESENVOLVENDO ATIVIDADES COM GÊNEROS TEXTUAIS PELO PIBID- SUBPROJETO LITERATURA INFANTO JUVENIL SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DESENVOLVENDO ATIVIDADES COM GÊNEROS TEXTUAIS PELO PIBID- SUBPROJETO LITERATURA INFANTO JUVENIL Autores: IARA RODRIGUES DE AGUIAR, MARIA DILMA ALVES RODRIGUES DE SOUZA, ANALICE RODRIGUES,,,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO RELEITURA DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO RELEITURA DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 1 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO RELEITURA DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 2013 2 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR RELEITURA DO CONTO

Leia mais

CRIANÇAS E LEITURA: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE FORMAÇÃO LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

CRIANÇAS E LEITURA: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE FORMAÇÃO LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 CRIANÇAS E LEITURA: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE FORMAÇÃO LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Cristiana Rodrigues da Silva Estudante de Pedagogia Centro Universitário Leonardo da Vinci/rcristiana33@gmail.com

Leia mais

CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: INCENTIVAR A LEITURA ALIADA À INFORMÁTICA EM BUSCA DE RESULTADO

CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: INCENTIVAR A LEITURA ALIADA À INFORMÁTICA EM BUSCA DE RESULTADO 1 PROJETO DE LEITURA CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: INCENTIVAR A LEITURA ALIADA À INFORMÁTICA EM BUSCA DE RESULTADO 2 ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ EDSON DOMINGOS DOS SANTOS CONTANDO HISTÓRIA NO SÉCULO

Leia mais

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil...

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... CAMPOS DE JÚLIO

Leia mais

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES-ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR / UFPI Fhernanda de Araújo Silva Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí E-mail:

Leia mais

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa RESUMO A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul andrezafreitasmendes@hotmail.com Este trabalho

Leia mais

O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS.

O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. Diná Mendes de Souza Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS; Professora da Rede Básica de Ensino

Leia mais

Monteiro Lobato e Sítio do Picapau Amarelo nas práticas pedagógicas de alfabetização.

Monteiro Lobato e Sítio do Picapau Amarelo nas práticas pedagógicas de alfabetização. Monteiro Lobato e Sítio do Picapau Amarelo nas práticas pedagógicas de alfabetização. A Literatura Infantil corresponde a um importante instrumento de construção de aprendizagem, tanto no que se refere

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

Palavras-chave: Didática de ensino de leitura; Leitura; Interdisciplinaridade;

Palavras-chave: Didática de ensino de leitura; Leitura; Interdisciplinaridade; 00177 A DIDÁTICA E A PRÁTICA DE LEITURA DO CIRCUITO DO LIVRO : UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR Autora: Maria Aparecida de Castro - Instituto Federal de Goiás; NEPEINTER. Coautora: Letícia Maria Damaceno

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI. PROJETO Leitura para ser feita em casa

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI. PROJETO Leitura para ser feita em casa ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI PROJETO Leitura para ser feita em casa... aprender não é um ato findo. Aprender é um exercício constante de renovação.... Paulo Freire ANGÉLICA MS ABRIL/MAIO

Leia mais

Biblioteca Ativa. Resumo. Metas CETEC. Objetivo/Metas. Cadastrado em: 16/01/2019

Biblioteca Ativa. Resumo. Metas CETEC. Objetivo/Metas. Cadastrado em: 16/01/2019 Biblioteca Ativa Cadastrado em: 16/01/2019 Unidade: Etec Dr DEMÉTRIO AZEVEDO JÚNIOR Responsável: LUIZ HENRIQUE SANTOS FERRAZ Início do projeto: 01/02/2019 Término do projeto: 31/12/2019 Tipo de projeto:

Leia mais

Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão

Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Daiane Cristina da Silva Rosana Aparecida Rodrigues da Silva Realização: Foco

Leia mais

Biblioteca Ativa. Resumo. Metas CETEC. Objetivo/Metas. Cadastrado em: 16/01/2019

Biblioteca Ativa. Resumo. Metas CETEC. Objetivo/Metas. Cadastrado em: 16/01/2019 Biblioteca Ativa Cadastrado em: 16/01/2019 Unidade: Etec Dr DEMÉTRIO AZEVEDO JÚNIOR Responsável: TANIA CRISTINA FRIGIERI Início do projeto: 04/02/2019 Término do projeto: 31/12/2019 Tipo de projeto: HAEO

Leia mais

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO:

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I- TURMA: 3º

Leia mais

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA:

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ENSINO RELIGIOSO, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA 2º ANO LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: A Avaliação

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

As descobertas da primeira infância

As descobertas da primeira infância As descobertas da primeira infância Uma característica natural dos seres humanos é o prazer pela descoberta. Ao nos depararmos com o novo, imediatamente sentimos o desejo de nos apropriarmos da novidade,

Leia mais

ENCONTRO FAMÍLIA x ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL

ENCONTRO FAMÍLIA x ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL ENCONTRO FAMÍLIA x ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL O MUNDO MUDOU? O mundo mudou. As gerações de crianças mudaram com o mundo. Comparados as gerações adultas, são decididamente digitais e tecnológicas. Relacionam-se

Leia mais

Palavras-chave: Crônicas. Escrita. Leitura. Olimpíada de Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Crônicas. Escrita. Leitura. Olimpíada de Língua Portuguesa. A ESCRITA DE GÊNERO CRÔNICA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA* Francisca Cleidiana da Costa Barros Aluna Graduando do Curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Bolsista

Leia mais

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana).

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana). Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates). Os verdadeiros analfabetos

Leia mais

REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL

REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL Cássia de Souza Gonçalves (UEMS/ PIBID) 1 Orientadora: Elma Luzia Scarabelli 2 Adriana Marques Pereira (UEMS/ PIBID) 3 Flávio

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR: LEITURA NA SALA DE AULA

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR: LEITURA NA SALA DE AULA TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR: LEITURA NA SALA DE AULA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: LETRAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS AUTOR(ES):

Leia mais

A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos

A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos Cássia Borges Dias, Maria das Graças Mota Mourão, Rita Tavares de Mello Resumo O estudo tem

Leia mais

E.E. TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA 2015 REPÚBLICA FEDERATIVA DO LIVRO 2º ANO

E.E. TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA 2015 REPÚBLICA FEDERATIVA DO LIVRO 2º ANO E.E. TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA 2015 REPÚBLICA FEDERATIVA DO LIVRO 2º ANO ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA-2015 Um livro tem asas longas e leves,

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO DE LIMA PAES PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CONSTRUINDO GRÁFICOS DE SETORES E RECEITAS

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO DE LIMA PAES PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CONSTRUINDO GRÁFICOS DE SETORES E RECEITAS ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO DE LIMA PAES PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CONSTRUINDO GRÁFICOS DE SETORES E RECEITAS NOVA ANDRADINA- MS 2014 INTRODUÇÃO É preciso que a educação

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão Mostra de Projetos 2011 Os Pés do Pavão Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria Municipal de Educação,

Leia mais

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática.

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática. Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro Relicler Pardim GOUVEIA 1 ; Stefane dos Santos REZENDE 2 ; Elizeu Antônio dos SANTOS 3 ; Braulio Sousa CARRIJO 4 ; Marineide Faustino

Leia mais

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, campus

Leia mais

Projetos I semestre GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil

Projetos I semestre GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil Usando a literatura como apoio, os grupos 1/2 e A/B adotaram o livro O Sapo Curioso para nortear o Projeto. O objetivo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE. Márcia Valéria Fontele Rocha 1 ; Viviane de Oliveira de Carvalho 2 ; Emly Lima Araújo 3 1 Autora; Instituto Federal de Educação,

Leia mais

HABILIDADES DE LEITURA

HABILIDADES DE LEITURA HABILIDADES DE LEITURA Coordenadora do subprojeto de Pedagogia: SERNAJOTO, Adriana Bolsista Supervisora: STIIRMER, Lilian D. Bolsistas ID: MACHJEWSKI, Miriam J. Ramos; SILVA, Elizete M. Vite da; SCHNEIDER,

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

Atividades de orientação em docência: desafios e oportunidades

Atividades de orientação em docência: desafios e oportunidades Atividades de orientação em docência: desafios e oportunidades Jessica Moreira Lopes Cardoso 1 (IC)*, Ângela Maria Barbosa Pires 2 (PG) jessicacardoso22@outlook.com 1 Creche Municipal Colandy Godoy de

Leia mais

O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP

O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP Isaias Pereira de Araújo (1); Fabio Martinho da Silva (2); Eliene da Silva(3) (1) Secretaria de

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância De 24 e 26 de agosto de 2016 APRESENTAÇÃO Nos dias 24 e 26 de agosto de 2016, a rede municipal

Leia mais

APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ. Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis

APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ. Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ Público Alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB.

FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB. FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB. Giusepp Cassimiro da Silva¹. ¹Professor Supervisor do PIBID/CAPES/UEPB

Leia mais

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano Cientista Mirim No curso Cientista Mirim, os alunos têm a oportunidade de conhecer o método científico, participando ativamente de todas as fases envolvidas nesse processo. O curso é composto por dois

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID COMPUTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID COMPUTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID COMPUTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA

Leia mais

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS * Marilene Batista da Silva 1 (IC), Veralucia de Melo Martins da Mata 2 (PQ) 1 Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás

Leia mais

Secretaria de Educação do Estado Prêmio Mestres da Educação Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto. Maria José Almeida Silva

Secretaria de Educação do Estado Prêmio Mestres da Educação Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto. Maria José Almeida Silva GOVERNO DA PARAÍBA Secretaria de Educação do Estado Prêmio Mestres da Educação Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto Maria José Almeida Silva Projeto Biblioteca Ambulante II: propiciando

Leia mais

Palavras-chave: Ludicidade. Histórias. Pedagogia social. Crianças.

Palavras-chave: Ludicidade. Histórias. Pedagogia social. Crianças. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ACESSO PARA A CULTURA EM ESPAÇOS INVISIBILIZADOS. Resumo: Ariane da Silva Dias Machado/UFF i Jackeline Barboza Ayres Affonso/UFF ii Thais da Silva Aires/UFF iii Somos

Leia mais

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia INTRODUÇÃO O projeto foi organizado por acreditarmos que o papel da escola e sua função

Leia mais

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO O PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES BEZERRA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA

PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA Carliene Alves Gomes Universidade Estadual da Paraíba Carliene.leninha@hotmail.com Gessimara Carneiro Ferreira Universidade Estadual da Paraíba gessimaracarneiro@hotmail.com

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Melissa Carla Streck Bundt Silandra Badch Rosa Pedagogia/ULBRA Cachoeira do Sul melissa.streck@hotmail.com RESUMO Este

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA INFÂNCIA. Palavras-chave: Leitura na infância. Prática docente. Estágio Supervisionado.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA INFÂNCIA. Palavras-chave: Leitura na infância. Prática docente. Estágio Supervisionado. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA INFÂNCIA Marcela de Souza Santana 1 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro marcelasouzasantana@yahoo.com.br Escutas dos/as professores/as da infância. Painel Resumo: O

Leia mais

Juliana Francielle Fernandes dos Anjos¹; Almerinda Maria dos Reis Vieira²; Graci Marlene Pavan³

Juliana Francielle Fernandes dos Anjos¹; Almerinda Maria dos Reis Vieira²; Graci Marlene Pavan³ TRABALHANDO HISTÓRIAS INFANTIS PARA O INCENTIVO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE DOURADOS/MS Juliana Francielle Fernandes dos Anjos¹;

Leia mais

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI Rafael Hahn 1 Elizandra Aguiar da Rosa 2 Catiane Paniz 3 Resumo: Este trabalho visa relatar brevemente o que é o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de

Leia mais

Palavras-chave: Formação docente. ensino de História. metodologia. técnica de seminário.

Palavras-chave: Formação docente. ensino de História. metodologia. técnica de seminário. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

RELAÇÃO ESCOLA E UNIVERSIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO LER & EDUCAR

RELAÇÃO ESCOLA E UNIVERSIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO LER & EDUCAR 1 RELAÇÃO ESCOLA E UNIVERSIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO LER & EDUCAR Educação, Linguagem e Memória Mariza Cardoso da Cunha Rosângela Comim Sartori Sonia Horacio Laureano Fazemos parte do projeto

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2013/2014 PROPOSTA

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2013/2014 PROPOSTA PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2013/2014 PROPOSTA DOMÍNIOS DO PE ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS RECURSOS Comemoração do Mês internacional das bibliotecas escolares

Leia mais

Acadêmica Pedagogia. ULBRA Cachoeira do Sul. ² Mestre em Educação. ULBRA Cachoeira do Sul.

Acadêmica Pedagogia. ULBRA Cachoeira do Sul. ² Mestre em Educação. ULBRA Cachoeira do Sul. A ÉTICA NAS RELAÇÕES HUMANAS Autora: Jéssica Suyan R. de Vargas¹ Co-autora: Nanci Felix Veloso² RESUMO Este trabalho cuja temática refere-se à ética nas relações humanas, foi desenvolvido com uma turma

Leia mais

Atividades para o Projeto Proclamação da República

Atividades para o Projeto Proclamação da República Atividades para o Projeto Proclamação da República Propor Desenhos para colorir e colagens (Educação Infantil); Produções textuais com os alunos (Individuais ou coletivas); Confecções de Lembrancinhas

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO DE LETRAS/PORTUGUÊS Gêneros textuais como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa INTRODUÇÃO De acordo com os objetivos do programa, conforme portaria 096/2013 Capes, essa proposta de

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Ana Caroline de Oliveira Campos Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES. anecarolinne16@hotmail.com

Leia mais

A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO PNAIC

A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO PNAIC A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO PNAIC Valdilene Maria Ferreira; Lidiane da Costa Galdino; Maria Betânia Barbosa Sousa Maria de Fátima Medeiros Pereira. Universidade Estadual Vale do Acaraú - uva

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹ Aline Serra de Jesus Graduanda em Pedagogia Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: antoniojose1@hotmail.com Tyciana Vasconcelos

Leia mais

Muito Prazer, meu nome é livro. Adamantina São Paulo 2014

Muito Prazer, meu nome é livro. Adamantina São Paulo 2014 Muito Prazer, meu nome é livro. Adamantina São Paulo 2014 Muito Prazer, meu nome é livro. Ana Claudia Tebaldi Ana Paula Tarifa Elizabeth Mitico Morita Sakata Siomara A. L. Marinho FACULDADES ADAMANTINENSES

Leia mais

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva Professor(es) Apresentador(es): Sandra Mara De Jesus Miquelini Fernandes Realização: Foco do Projeto Utilização dos contos de fada e de brincadeiras

Leia mais

PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA ATRAVES DO RACIOCÍNIO LÓGICO

PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA ATRAVES DO RACIOCÍNIO LÓGICO ISSN 2316-7785 PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA ATRAVES DO RACIOCÍNIO LÓGICO Ana Paula Uflacker Toja anapaulatoja@hotmail.com Eliane Aimi Rigon elianea_rigon@hotmail.com Vanius do Carmo Pinto

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FACULDADE DO NORTE GOIANO OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Objetivos do curso O Curso de Graduação em Enfermagem tem por objetivo formar bacharel em enfermagem (enfermeiro) capaz de influenciar na construção

Leia mais

Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos

Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos Apresentação: O ato de ler não visa só a formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã, como leitor. Desde pequena, a criança

Leia mais

O DESPERTAR DO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA LITERATURA

O DESPERTAR DO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA LITERATURA O DESPERTAR DO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA LITERATURA Bolsista ID: SANGUANINI,Aline, GUZATTI, Jaqueline de Lúcia Supervisora: DALBETO, Angela Maria Coordenadora do Subprojeto Pedagogia: SAMPAIO,Raquel

Leia mais

Ler além da sala de aula. Prof.ª Marcia Regina Malfatti Pedro Emeief Carlos Drummond de Andrade

Ler além da sala de aula. Prof.ª Marcia Regina Malfatti Pedro Emeief Carlos Drummond de Andrade Ler além da sala de aula Prof.ª Marcia Regina Malfatti Pedro Emeief Carlos Drummond de Andrade Nossa conversa de hoje... Para que serve o Livro e a Leitura Ampliando e Aprendendo Organizando Ideias, superando

Leia mais

PLANO DE PROMOÇAO DA LEITURA

PLANO DE PROMOÇAO DA LEITURA PLANO DE PROMOÇAO DA LEITURA 2016-17 1.Apresentação do plano 2. Objetivos gerais 3. Orientações 4. Objetivos específicos 5. Atividades 6. Avaliação 7. Aneos A leitura um bem essencial Para viver com autonomia,

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES.

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)-GT08 RESUMO Este trabalho foi realizado com

Leia mais

PROJETO CRIA + PENSA E FAZ

PROJETO CRIA + PENSA E FAZ PROJETO CRIA + PENSA E FAZ ANO LETIVO 2018/2019 Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O projeto CRIA + PENSA E FAZ, procura acrescentar, de forma criativa, à vida escolar das

Leia mais

VITOR HUGO BITTENCOURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA RESPONSABILIDADE SOCIAL

VITOR HUGO BITTENCOURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA RESPONSABILIDADE SOCIAL VITOR HUGO BITTENCOURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA RESPONSABILIDADE SOCIAL Porto Alegre 2013 VITOR HUGO BITTENCOPURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA

Leia mais

Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL

Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL Aluna: Iara Escandiel Colussi Data: 12/06/2015 Introdução Este projeto apresenta algumas situações de dificuldade

Leia mais

MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO

MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO 1 MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO Nair Alves Tavares Franciele Sanmartin Kasper Andreza Freitas Nanci Félix Veloso PIBID/Pedagogia/ Ulbra Cachoeira do Sul e-mail:nairtavares12@gmail.com, RESUMO O trabalho

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 Dayane Cavalcante dos Santos Graduada em pedagogia/ Universidade

Leia mais

LEITURA NA ESCOLA RESUMO

LEITURA NA ESCOLA RESUMO LEITURA NA ESCOLA Adriana Sernajoto Eliane Martinelli Diana Constantini RESUMO Com o objetivo de familiarizar as crianças com os livros e estimular o interesse pela leitura, buscando cativá-los e atrai-los,

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

LITERATURA, PROMOÇÃO DA LEITURA E INTERAÇÃO

LITERATURA, PROMOÇÃO DA LEITURA E INTERAÇÃO LITERATURA, PROMOÇÃO DA LEITURA E INTERAÇÃO Vânia Pelentier Zoleti - Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak Vania_zoleti@hotmail.com Co-autoria- Cleverson Lucas dos Santos cleverson.lucas@gmail.com

Leia mais

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS 22 Eixo: Práticas do Ensino Fundamental I- Alfabetização e Letramento PEREIRA, Flávia Carolina 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Ao considerar a importância da literatura no processo

Leia mais

VALORIZAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

VALORIZAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO VALORIZAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Angela Cardoso Brollo 1 Liane Nair Much 2 Resumo: Este relato objetiva retratar experiências subjacentes ao Projeto de Leitura

Leia mais

Biblioteca Escolar: estratégias para torná-la mais atraente

Biblioteca Escolar: estratégias para torná-la mais atraente Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Biblioteca Escolar: estratégias para torná-la mais atraente Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira (UEFS) - carmo@uefs.br Isabel Cristina Nascimento Santana (UEFS) - icns@uefs.br

Leia mais

Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII

Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII Professor(es) Apresentador(es): Arlete Ajudarte Realização: Foco do Projeto A Sala de Leitura do Programa Ensino Integral deve ter, como principal foco,

Leia mais

SEGREDANDO HISTÓRIAS

SEGREDANDO HISTÓRIAS SEGREDANDO HISTÓRIAS LISBÔA, T.W.¹, GIL, J. DA S.², MATTIE, M.³, BAIERLE, M. I. 4, SCHUSTER, T. 5 ¹Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Venâncio Aires 2 Instituto

Leia mais

PROJETO MÃOS QUE FALAM DE LIBRAS: PELA ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO

PROJETO MÃOS QUE FALAM DE LIBRAS: PELA ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência UFGD/UEMS/PIBID PROJETO MÃOS QUE FALAM DE LIBRAS: PELA ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO Lidiane de Jesus Borges Vargas lidianevargas18@hotmail.com

Leia mais

CURSO MASTER EM METACOGNIÇÃO APRENDER A APRENDER

CURSO MASTER EM METACOGNIÇÃO APRENDER A APRENDER CURSO MASTER EM METACOGNIÇÃO APRENDER A APRENDER OBJETIVOS: A palavra meta vem do grego e quer dizer acima de alguma coisa, além. Cognição é sinônimo de pensamento, compreensão, aprendizado. Trata-se do

Leia mais

JOGOS TEATRAIS COMO ESTÍMULO A LEITURA LITERÁRIA: RELATO DAS VIVÊNCIAS DO PIBID COM A OBRA ROMEU & JULIETA

JOGOS TEATRAIS COMO ESTÍMULO A LEITURA LITERÁRIA: RELATO DAS VIVÊNCIAS DO PIBID COM A OBRA ROMEU & JULIETA JOGOS TEATRAIS COMO ESTÍMULO A LEITURA LITERÁRIA: RELATO DAS VIVÊNCIAS DO PIBID COM A OBRA ROMEU & JULIETA Viviane Maria Almeida Rocha Universidade Federal de Campina Grande. viviane_almeidarocha@hotmail.com

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL GONÇALVES, Raquel Pereira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá raquelpg.letras@gmail.com MOURA,

Leia mais

Jornal América em Ação- Um projeto para um saber interdisciplinar

Jornal América em Ação- Um projeto para um saber interdisciplinar Jornal América em Ação- Um projeto para um saber interdisciplinar O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência que está sendo desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental América:

Leia mais

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA.

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Dagma Ramos SILVA; Camila Caroline FERREIRA; Maria Bárbara

Leia mais

Uma Nova Descoberta: Estágio Supervisionado

Uma Nova Descoberta: Estágio Supervisionado Uma Nova Descoberta: Estágio Supervisionado Paula Patrícia Moreira de Freitas 1 (IC), Vera Lúcia Paes 2 * 1 Acadêmica do 6º período do Curso de Pedagogia da UEG/Câmpus Pires do Rio 2 Docente Esp. Do Curso

Leia mais

Educação Não-Formal: Qual a sua importância?

Educação Não-Formal: Qual a sua importância? ISNN 1517-6770 Educação Não-Formal: Qual a sua importância? Gabrielle Rabello Quadra 1,2 & Sthefane D ávila 2,3 1 Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Universidade Federal de Juiz de Fora 2 Museu de

Leia mais

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA Fernanda Rabelo PRAZERES, Renato ROCHA, Virgínia Mara Próspero da CUNHA Universidade de Taubaté Mestrado Profissional

Leia mais

PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE

PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE ANGELINA M. A. SANDRIM DOS SANTOS GRACE KELLY ALVES BREJÃO PATRÍCIA PEREIRA BREJÃO CARVALHO QUILME

Leia mais

REINAÇÕES DE NARIZINHO E OS GÊNEROS TEXTUAIS

REINAÇÕES DE NARIZINHO E OS GÊNEROS TEXTUAIS REINAÇÕES DE NARIZINHO E OS GÊNEROS TEXTUAIS Bibiana Febrônia Mesquita FERREIRA, Bruna Fleuri Castro ARAÚJO, Dulcéria TARTUCI, Maria Marta Lopes FLORES, Reila Terezinha Silva LUZ. Departamento de Educação

Leia mais