Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP"

Transcrição

1 Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 04 O Sistema de Informação da Empresa (SI) Prof. Dr. César Augusto Biancolino

2 Estrutura Tecnológica do SI Passaremos a materializar a TI no âmbito dos SI s e vice-versa. Nota-se que esta simbiose de recursos (de TI) e objetivos (do SI) é extremamente forte a ponto de não existir a menor probabilidade de as empresas, que já se utilizam de recursos de TI, deixarem de utilizá-los em condições normais de operação. Na atual era da informação, se os SI s são vitais para as empresas, a TI é vital para os SI s. A seguir, analisamos com mais profundidade como são constituídas essas estruturas.

3 Arquitetura Interna do SI Como já visto, é fato que as empresas necessitam operacionalizar seus processos de negócio a partir da constituição de seu SI, o qual, por sua vez, somente poderá cumprir com sua missão se estiver muito bem fundamentado em termos da TI que está aplicada sobre ele. Em outras palavras, no moderno contexto tecnológico e de competitividade em que operam as empresas, a TI sustenta o SI, que, por sua vez, sustenta os ciclos de negócio no formato de seus processos de negócio.

4 Arquitetura Interna do SI De forma sintética, os componentes que fazem parte da arquitetura do SI são: Banco de Dados, Data Warehouse, Sistemas Aplicativos, Redes de Comunicação e Portais web. Ainda que seja possível selecionar os principais componentes tecnológicos do SI, é importante frisar que, no âmbito da TI existem milhares de ferramentas e aplicativos que possuem finalidades específicas para cada tipo de necessidade e, com certeza, em todas as empresas que são usuárias de TI, elas estão presentes.

5 Dispositivos de Entrada - Interface

6 Base de Dados

7 Base de Dados (SGBD)

8 Banco de Dados (Data Base) O Banco de dados pode ser descrito a partir da junção de três componentes específicos: armazenamento em disco, sistema gerenciador do Banco de dados e ferramentas de interação com o usuário. Na parte mais profunda do Banco de dados, estão os discos rígidos (hardware), nos quais, além dos dados fisicamente registrados, encontram-se gravados os índices, dados estatísticos e o dicionário de dados. Todas essas estruturas são utilizadas pelo Sistema Gerenciador do Banco de Dados (SGBD) software que está um nível acima.

9 Banco de Dados

10 Data Warehouse Conceitualmente muito próximo ao Banco de dados, encontrase o Data Warehouse. O Warehousing pode ser definido como um método utilizado para prover a recuperação, integração e armazenamento de dados a partir de fontes de dados primárias (autônomas) homogêneas ou heterogêneas. Dessa forma, os dados recolhidos dessas diversas fontes são armazenados em um grande depósito de dados chamado de Data Warehouse que, por definição, sumariza os dados em dimensões (cubos), disponibilizando-os para consultas e análises por meio de aplicações OLAP (On-Line Analytical Processing) e sistemas de suporte à decisão.

11 Data Warehouse

12 Data Warehouse Dessa maneira, para efeito prático, podemos dizer que os dados armazenados no DW são constituídos por uma série de visões específicas do Banco de Dados, construídas ao longo do tempo. Após sua criação e primeira carga, o DW passa a sofrer sucessivas cargas incrementais que refletem o ambiente operacional da empresa ao longo do tempo, tornando-o um repositório de dados para os sistemas de apoio à decisão.

13 Data Warehouse O DW existe para que as empresas e, mais especificamente, os gestores do negócio possam extrair informações de alto valor agregado a partir dos subsistemas de informações componentes do SI, dessa forma, os subsistemas armazenam suas informações históricas no Banco de dados que, por sua vez, são copiadas para o DW de acordo com a modelagem dimensional adotada para cada caso.

14 Comunicação de Dados e Redes Com a constante evolução da TI, cada vez mais nota-se o estabelecimento de um processo de virtualização da infraestrutura operacional dos SI s. Ainda que sempre se necessite de dispositivos de entrada, objetos de processamento de dados e dispositivos de saída, nada nos garante (e cada vez mais teremos dúvidas sobre esse fato) que essas três peças tecnológicas constituintes do SI estejam fisicamente próximas entre si. Nesse tipo de análise, a questão é muito menos geográfica do que parece, na verdade quase não importa em que local do planeta Terra estejam os dispositivos de entrada, o SGBD, o servidor de aplicativos e os dispositivos de saída: o que importa de verdade é como se estabelece a comunicação entre os mesmos em termos de eficiência e eficácia operacional.

15 Comunicação de Dados e Redes As redes de computadores são classificadas de acordo com a dimensão geográfica que ocupam e todas elas permitem a interação entre si.

16 Redes LAN / MAN / WAN

17 Desenho de Processos como base para o SI Ao interpretarmos uma organização empresarial como constituída por uma reunião ordenada de departamentos, atividades, responsabilidades, competências, pessoas e procedimentos, é fato que o ciclo de produção de bens e serviços será completado a partir da contribuição de vários desses departamentos, cada qual especializado em determinado conjunto de conhecimentos, atividades e responsabilidades específicas. À sequência lógica dessas atividades intra e/ou interdepartamentais que possuem um resultado predefinido sujeito à avaliação por métricas de controle, dá-se o nome de processo.

18 Desenho de Processos como base para o SI Assim, da mesma forma que um conjunto de atividades forma um processo, um um conjunto de processos forma um macroprocesso, por exemplo, tem-se a atividade realizar o setup (programação) das máquinas de usinagem que faz parte do processo de usinagem de matériaprima o qual é constituinte do macroprocesso denominado manufatura.

19 Desenho de Processos como base para o SI Nesse sentido, os processos de negócio da empresa sempre devem ser exaustivamente estudados e avaliados antes de se desenhar o SI como uma estrutura integrada, pela qual transitarão dados e informações de forma ordenada relacionadas às atividades constituintes de cada uma dessas sequências lógicas (ou processos) da empresa.

20 3 Desenho de Processos como base para o SI Idealmente, quando se implementa um SI pela primeira vez (esses casos são típicos em novas empresas), muito antes de se pensar no SI em si ou na TI que será empregada na construção desse SI, faz-se necessário conhecer com profundidade todas as atividades, processos e macroprocessos dessa organização.

21 Desenho de Processos como base para o SI Assim, quer seja desenhando-se processos de negócio em novas empresas, quer seja realizando-se reengenharias em empresas que já possuem processos de negócio consolidados, dificilmente o conjunto de atividades e processos das empresas (mesmo os redesenhados) será coberto integralmente pelas soluções de TI oferecidas pelos fabricantes de software. O motivo é simples: cada empresa é um sistema diferenciado dos demais e necessita de um conjunto específico de informações, muitas vezes obtidas em diferentes pontos dos processos semelhantes entre si.

22 3 Desenho de Processos como base para o SI Como os fabricantes de software, via de regra, sempre oferecem pacotes ou produtos predefinidos, é natural que mais ou menos necessidades informacionais específicas de cada empresa em particular fiquem de fora das soluções de software oferecidas pelo mercado. A esses pontos de não aderência entre o que necessita a empresa e o que oferece o software adquirido pela empresa dá-se o tradicional nome de gap (do inglês fenda, brecha, fissura ), ao passo que as aderências e atendimentos informacionais proporcionados pelo software são normalmente descritos pelo termo fit (do inglês ajustado, adaptado, encaixado ).

23 3 Desenho de Processos como base para o SI

24 3 Desenho de Processos como base para o SI

25 3 Desenho de Processos como base para o SI

26 Sistemas Aplicativos Em nosso contexto, os sistemas aplicativos são aqueles que transformam dados em informações de alto valor agregado ao negócio. Os sistemas aplicativos utilizam-se largamente tanto do Banco de dados e do Data Warehouse quanto das redes de comunicações e dos portais web. Para efeitos práticos, pode-se segregar os sistemas aplicativos em dois tipos distintos: os sistemas transacionais e os sistemas especialistas.

27 Sistemas Aplicativos (Transacional) Para o correto entendimento da essência do sistema transacional da empresa, é necessário observar que ao seu centro sempre estará o (Sub)sistema de Informação Contábil (SIC). Dessa maneira, o SIC é o verdadeiro agente consolidador quando se trata de registrar as transações de caráter monetário. Dessa forma, se é verdade que o sistema transacional tem ao seu centro o SIC, também é verdade que o SIC sempre estará interligado aos demais subsistemas transacionais que tratam de estruturar as operações contidas nos ciclos de negócio da empresa.

28 Sistemas Aplicativos (Transacional)

29 Sistemas Aplicativos (Transacional) Mesmo sumarizando-se as informações transacionais desse tipo de sistema por meio de relatórios mais sintéticos e consolidados, observa-se que o grande benefício dos sistemas transacionais é proporcionar controle aos gestores da empresa, já que 100% das movimentações e transações ocorridas ali ficam disponibilizadas na forma de informações aos usuários que delas necessitem. Observa-se que os sistemas transacionais gravam suas informações em tabelas que ficam localizadas no Banco de dados, sendo que cada fabricante desse tipo de software predetermina as funcionalidades que o sistema irá possuir. Uma má aquisição desse tipo de sistema pode limitar de forma sensível a obtenção de informação a respeito dos processos de negócio da empresa, tornando-a menos competitiva quando comparada a outras empresas que possuem ótimos sistemas transacionais.

30 Sistemas Aplicativos (Especialistas) Sistemas Especialistas são aplicativos de TI concebidos e desenvolvidos para suportar determinadas etapas dos processos de negócio da empresa, sempre focadas em soluções específicas e particulares a determinado Sistema de Informação da organização. Neste contexto, há desde sistemas direcionados ao controle de chamadas telefônicas, passando por sistemas capazes de acompanhar o trâmite de processos nas varas judiciais (as quais disponibilizam essas informações na internet) até sistemas de aplicação científica pura, utilizados nos departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Assim, os sistemas especialistas podem ou não estar integrados ao sistema transacional, de acordo com a necessidade ou não de utilizar informações advindas dessa base de dados para alcançar seus objetivos.

31 Sistemas Aplicativos (Especialistas)

32 Service Oriented Architecture (SOA) Apesar de a indústria oferecer aos gestores das organizações soluções cada vez mais completas e eficientes no âmbito da TI, o resultado da aquisição, implementação e manutenção de uma grande quantidade de aplicativos e das respectivas soluções tecnológicas marginais têm causado sérias dificuldades de integração e gestão da TI. De fato, gerir o processo de obtenção de informações, desde a coleta de dados, passando pelo respectivo armazenamento, processamento até a produção de entregáveis na forma de relatórios operacionais e gerenciais, é uma atribuição não trivial, já que, no âmbito da TI, a integração de diferentes fornecedores, soluções e tecnologias em prol da obtenção da informação certa, na hora certa, é um processo intrinsecamente complexo.

33 Service Oriented Architecture (SOA) Para auxiliar as empresas a organizarem a integração das várias soluções de TI que fazem parte de seu SI, cada vez mais as empresas passam a adotar uma arquitetura diferenciada para atender os seus processos de negócio sob o ponto de vista informacional; do acesso a aplicativos e recursos de TI, os usuários passam a acessar serviços informacionais, fato este que se torna possível a partir da adoção da Arquitetura Orientada a Serviços SOA.

34 Service Oriented Architecture (SOA)

35 SOA Fundamentos Eficiência nos processos de relacionamento com o mercado e com a produção reduzem os custos de transação. Essas eficiências aumentam a habilidade das corporações em externar suas atividades secundárias, e, em decorrência, aumentam o foco no negócio e vantagens por meio de economia de escala. O mercado digital tem melhorado sua eficiência de forma ampla, por meio da aplicação de TI. A comoditização de produtos (homogeneização de produtos e de interfaces) possibilita a melhoria da interoperabilidade e da eficiência de produtos. A palavra substitui o termo operação em conjunto.

36 SOA Características O valor competitivo do SOA pode ser expresso por meio das seguintes características: Melhor retorno sobre o investimento de valores investidos em projetos de TI; Redução do custo do projeto; Apresentação de resultados em períodos mais curtos de tempo; Capacidade de responder de forma mais ágil e flexível a exigências do negócio; Mais foco na descrição dos problemas do negócio.

37 7 Portais WEB A quinta camada tecnológica da TI aplicada aos SI s da empresas são os portais web. Os portais web são dispositivos capazes de proporcionar a interação do SI com terceiros residentes além do sistema empresa, isto é, por meio dos portais web, é possível que outros sistemas ou pessoas se comuniquem com o SI da empresa, abastecendo-o de dados compatíveis com as operações dela. Exemplos clássicos são os portais oferecidos aos consumidores pelas lojas virtuais que desenvolvem o comércio eletrônico ou os portais de empresas que realizam cotações eletrônicas com seus fornecedores; em ambos os casos, não se faz necessário que as pessoas ou as empresas estejam fisicamente em contato para que as transações comerciais tenham efeito.

38 Portais WEB

39 Referências BIANCOLINO, C. A., GIL, A. L., BORGES, T. N. Sistemas de Informações Contábeis - Uma abordagem gerencial. São Paulo: Saraiva, 2010.

40 Dúvidas?

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 07 O Sistema de Informação da Empresa Parte 3 (SI) Prof. Joshua

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 06 O Sistema de Informação da Empresa Parte 2 (SI) Prof. Dr. Joshua

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP EAC 548 Sistemas de Informações Contábeis Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 05 O Sistema de Informação da Empresa Parte 1 (SI) Prof. Dr. Joshua

Leia mais

OUTROS TRABALHOS EM:

OUTROS TRABALHOS EM: OUTROS TRABALHOS EM: www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Produção Industrial Disciplina: Tecnologia da Informação Aplicada à Produção Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 5: O Armazenamento

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 10 Customer Relationship Management (CRM) Prof. Dr. César Augusto

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 09 Customer Relationship Management (CRM) Prof. Dr. Joshua Onome

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba Inteligência de Negócios Fatec Indaiatuba Prof. Piva Compreender as definições e conceitos básicos do Data Warehouse (DW) Entender as arquiteturas do DW Descrever os processos utilizados no desenvolvimento

Leia mais

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com Introdução Um sistema de apoio à decisão (SAD) auxilia o processo de decisão gerencial,

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 03 O Sistema de Informação Contábil (SIC) Prof. Dr. César Augusto

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP EAC 0548 Sistemas de Informações Contábeis AULA 11 Business Intelligence

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP EAC 0548 Sistemas de Informações Contábeis AULA 08 ERP Prof. Dr. Joshua

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP EAC 548 Sistemas de Informações Contábeis Prof. Dr. César Augusto Biancolino

Leia mais

Aula 16. Tópicos Especiais II Banco de Dados. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 16. Tópicos Especiais II Banco de Dados. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 16 Aula 16 Tópicos Especiais II Banco de Dados Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Sistemas de Arquivos O computador tem facilitado bastante a vida dos seres

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 10 Supply Chain Management (SCM) Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Leia mais

RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS EM DATA WAREHOUSE. Denilson Sell 2001

RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS EM DATA WAREHOUSE. Denilson Sell 2001 Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística Sistemas de Informação RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução.

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução. Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução evandro@usp.br Motivação Extenso uso de Banco de Dados (BD) no cotidiano Bancos, serviços, comércio em geral (comércio eletrônico) Web e seus serviços

Leia mais

Tomo 7 - CRM (Customer Relationship Management)

Tomo 7 - CRM (Customer Relationship Management) Departamento de Contabilidade e Atuária Disciplina: EAC 0548 - Sistemas de Informações Contábeis Prof. Dr. César Augusto Biancolino (2018) Material de uso exclusivo para alunos matriculados na disciplina

Leia mais

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Matéria Introdutória Banco de Dados Motivação Necessidade de armazenar grandes quantidades de dados Necessidade de acessar as informações de maneira eficiente e segura Evolução histórica: desenvolvimento

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP EAC 0548 Sistemas de Informações Contábeis AULA 09 Business Intelligence

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (cont.) Unidade 3 - Tipos de Sistemas de apoio às decisões 1 Ética e TI Fraudes; Crimes eletrônicos; Ameaças

Leia mais

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial Prof. Esp. Adriano Rissi ERP ERP, é uma acrônimo em Inglês que significa Enterprise Resource Planning, que em português significa; Planejamento dos Recursos

Leia mais

Inteligência do Negócio

Inteligência do Negócio Inteligência do Negócio DENISE NEVES 2017 PROFA.DENISE@HOTMAIL.COM Inteligência do Negócio Objetivo Primeiro Bimestre Apresentar ao aluno as etapas de projeto de Business Intelligence. Introdução a Inteligência

Leia mais

Infra Estrutura Hardware e Software

Infra Estrutura Hardware e Software Infra Estrutura Hardware e Software CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 08 Customer Relationship Management (CRM) Prof. Dr. César Augusto

Leia mais

Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura

Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Visão do Mercado Crescimento explosivo do uso da tecnologia de data warehousing

Leia mais

Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? Descreva uma empresa do ponto de vista sistêmico.

Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? Descreva uma empresa do ponto de vista sistêmico. RESPOSTAS DAS QUESTÕES PARA DISCUSSÃO DA AULA 2 Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? 1. Os sistemas abertos possuem interação direta com o ambiente onde se encontra (ambiente externo) e

Leia mais

Motivação e Conceitos Básicos

Motivação e Conceitos Básicos Motivação e Conceitos Básicos Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Data Warehousing Engloba arquiteturas, algoritmos e ferramentas

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer Parte 2 ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer P alguns conceitos básicos. A primeira definição é relativa aos conceitos de dados e informação. Dados são fatos em

Leia mais

Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Informação

Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Informação Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Informação Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 SUMÁRIO : 1. TECNOLOGIAS PARA DATA

Leia mais

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Fonte: Riley, J. Seeing Standards: a visualization of the metadata universe. USA: Indiana University Libraries, 2009-2010. Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Compilação, tradução

Leia mais

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri OLAP: Fonte: Arquitetura Vaisman, A., Zimányi,

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES INTRODUÇÃO Prof. Ms.Fulvio Cristofoli www.fulviocristofoli.com.br fulviocristofoli@uol.com.br Conceitos O QUE É UM DADO? MATÉRIA PRIMA? Fluxo de fatos brutos Elemento ou quantidade

Leia mais

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Arquiteturas para SGBD Laboratório de Bases de Dados Arquitetura Centralizada Terminal responsável pela exibição dos resultados sem capacidade de processamento Computador central (mainframe) responsável

Leia mais

Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing e

Leia mais

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) Pós-graduação em Negócios em Mídias Digitais

Leia mais

Bancos de Dados IV. Data Warehouse Conceitos. Rogério Costa

Bancos de Dados IV. Data Warehouse Conceitos. Rogério Costa Bancos de Dados IV Data Warehouse Conceitos Rogério Costa rogcosta@inf.puc-rio.br 1 Data Warehouse - O que é? Conjunto de dados orientados por assunto, integrado, variável com o tempo e nãovolátil Orientado

Leia mais

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini Banco de Dados Introdução Profa. Flávia Cristina Bernardini * Slides Baseados no material elaborado pelos professores Eduardo R. Hruschka, Cristina D. A. Ciferri e Elaine Parros Machado Motivação Operações

Leia mais

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características Aula 5 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características A necessidade dos SAD surgiu em decorrência de diversos fatores: Competição cada vez maior entre as organizações;

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

RH e Folha de Pagamento Soluções que agregam valor ao seu negócio. People Knowledge Technology

RH e Folha de Pagamento Soluções que agregam valor ao seu negócio. People Knowledge Technology RH e Folha de Pagamento Soluções que agregam valor ao seu negócio People Knowledge Technology Nós Trabalhamos para o seu Sucesso Há duas décadas a Datamace se dedica ao desenvolvimento de soluções integradas

Leia mais

Banco de Dados. Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação. Professor: Thiago Silva Prates

Banco de Dados. Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação. Professor: Thiago Silva Prates Banco de Dados Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Professor: Thiago Silva Prates Banco de dados Banco de dados é uma coleção de dados organizada; Fornece aos seus usuários informações

Leia mais

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Arquitetura Típica usuário usuário... usuário

Leia mais

Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura

Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Visão do Mercado Crescimento explosivo do uso da tecnologia de data warehousing

Leia mais

Sistemas de Informação na Produção

Sistemas de Informação na Produção Sistemas de Informação na Produção Conceitos de Software. Tipos existentes. Gerenciamento de Dados. Redes de computadores. Agenda Tipos de Software Banco de Dados Navegadores Gerenciamento de Dados Redes

Leia mais

Tecnologia de Informação em SI s Hardware

Tecnologia de Informação em SI s Hardware Tecnologia de Informação em SI s Prof. Dr. Mauricio Pitangueira INF 404 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Brien, 2012 Infraestrutura de TI: hardware Componentes da infraestrutura de TI Introdução - O Ambiente Competitivo

Leia mais

Aula 02. Evandro Deliberal

Aula 02. Evandro Deliberal Aula 02 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Data Warehouse; Ambiente de Data Warehouse; Processos e ferramentas envolvidas; Arquiteturas de DW; Granularidade;

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Conceitos Básicos. Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri

Conceitos Básicos. Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Conceitos Básicos Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Data Warehousing Engloba arquiteturas, algoritmos e ferramentas que possibilitam

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Acadêmica: Anilésia P. Boni Orientador: Oscar Dalfovo 1999/2-02

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Acadêmica: Anilésia P. Boni Orientador: Oscar Dalfovo 1999/2-02 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS BASEADO EM DATA WAREHOUSE

Leia mais

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria Aula 9 Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das

Leia mais

Mapa Mental de Data Warehouse Definições e Características

Mapa Mental de Data Warehouse Definições e Características Mapa Mental de Data Warehouse Definições e Características Um data warehouse (ou armazém de dados, ou depósito de dados no Brasil) é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

GTIP Gestão da Tecnologia da Informação na Produção. Tecnologia da Informação Para a Gestão da Cadeia de Suprimentos

GTIP Gestão da Tecnologia da Informação na Produção. Tecnologia da Informação Para a Gestão da Cadeia de Suprimentos GTIP Gestão da Tecnologia da Informação na Produção Tecnologia da Informação Para a Gestão da Cadeia de Suprimentos 1 Aula 08 1. Objetivo; 2. Tecnologia da Informação na Gestão da Cadeia de Suprimentos

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

Treinamento em Alfresco Open Source Enterprise Content Management ( ECM ) - GED Gestão Eletrônica de Documentos

Treinamento em Alfresco Open Source Enterprise Content Management ( ECM ) - GED Gestão Eletrônica de Documentos Treinamento em Alfresco Open Source Enterprise Content Management ( ECM ) - GED Gestão Eletrônica de Documentos Sobre o treinamento Curso destinado há para quem precisa conhecer o fundamental do produto

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução às Redes de Computadores www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Com os computadores conectados através da Internet a informação é disseminada

Leia mais

Unidade II SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Daniel Arthur Gennari Junior

Unidade II SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Daniel Arthur Gennari Junior Unidade II SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Daniel Arthur Gennari Junior Sobre esta aula Desafios gerenciais Recursos de um sistema de Desafios gerenciais Êxito e fracasso em tecnologia da Informação Empresas

Leia mais

Sistemas de Informação. Administração e Finanças. Componentes de Sistemas de Informação. Componentes de Sistemas de Informação.

Sistemas de Informação. Administração e Finanças. Componentes de Sistemas de Informação. Componentes de Sistemas de Informação. Administração e Finanças Sistemas de Uniban Notas de Aula Fundamentos de Sistemas de Prof. Amorim Material complementar às aulas presenciais: complemente com as anotações manuscritas e consulta à bibliografia

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Agenda da Aula. Arquitetura de Software e Padrões Arquiteturais. Elementos de um Padrão. Arquitetura de Software. Arquitetura de Software

Agenda da Aula. Arquitetura de Software e Padrões Arquiteturais. Elementos de um Padrão. Arquitetura de Software. Arquitetura de Software Reuso de Software Aula 04 Agenda da Aula Arquitetura de Software e Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo reuso.software@gmail.com 14 Março 2012 Arquitetura de Software Padrões arquiteturais

Leia mais

Alcides Pamplona

Alcides Pamplona Alcides Pamplona alcides.pamplona@gmail.com Objetivos Gerais Capacitar o aluno a compreender os paradigmas dos Bancos de Dados Distribuídos, visando sua aplicação na análise e projeto de bancos de dados

Leia mais

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Email: Site: marcelosantos@outlook.com www.marcelohsantos.com.br TECNOLOGIA EM JOGOS

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

Informática e as Organizações

Informática e as Organizações Informática e as Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Tecnologia da Informação - TI A TI e seus emergentes recursos evoluíram muito nesses últimos 45 anos, Inovou na formação das pessoas e na gestão

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 03

Evandro Deliberal     Aula 03 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 03 Agenda Estrutura de Banco de Dados e Infra Estrutura Infraestrutura X Estrutura

Leia mais

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Definição de Banco de Dados De uma forma genérica, um banco de dados é definido como uma coleção de dados relacionados. Os dados são

Leia mais

NÍVEL SUPERIOR NÍVEL SUPERIOR

NÍVEL SUPERIOR NÍVEL SUPERIOR CIA. DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DA BAHIA - PRODEB ESTADO DA BAHIA A N E X O I - D O S R E Q U I S I T O S E C O M P E T Ê N C I A S D O S E M P R E G O S E D I T A L D E P R O C E S S O S E L

Leia mais

Introdução às Bases de Dados

Introdução às Bases de Dados O Sistema de Base de Dados através do SGBD permite controlar de forma centralizada os dados armazenados. Base de Dados Ficheiro 1 Ficheiro 2 Ficheiro 3 Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) Prog.1

Leia mais

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Arquitetura Típica usuário usuário... usuário

Leia mais

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães.

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães. Data Warehouse ETL Rodrigo Leite Durães rodrigo_l_d@yahoo.com.br Introdução Um dos desafios da implantação de um DW é a integração dos dados de fontes heterogêneas e complexas, padronizando informações,

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari Fonte: Rodrigues, 2009 Aula 1- Conceitos Por que usar um SIG? Um mapa representa os elementos da superfície

Leia mais

SI03 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES I

SI03 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES I 1 2 1. Entender a importância do Sistema de Informações Gerenciais (SIG); 2. Conhecer os conceitos básicos de tecnologia, sistema e sistemas de informação; 3. Conhecer a classificação dos sistemas de informação.

Leia mais

Aula 7 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 7 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos Aula 7 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing e

Leia mais

Bancos de Dados Distribuídos

Bancos de Dados Distribuídos Bancos de Dados Distribuídos O que é Sistema Gerenciador de Banco de Dados? Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) é usado como sendo um sistema que permite o gerenciamento dos sistemas de bancos

Leia mais

Matéria: Sistema Computacional - SC. Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto

Matéria: Sistema Computacional - SC. Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto Matéria: Sistema Computacional - SC Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto SISTEMA OPERACIONAL E TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL (S.O.). Por mais complexo que possa parecer,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais

1. Conceitos de Bancos de Dados

1. Conceitos de Bancos de Dados Bancos de Dados 1. Conceitos de Bancos de Dados 1 Bancos de Dados na Vida Cotidiana BD e sistemas de informação baseados em BD são cada vez mais essenciais para a vida moderna Quase todas as nossas atividades

Leia mais

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP EAC 0548 Sistemas de Informações Contábeis AULA 06 ERP Enterprise Resources

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:25. Centro de Ciências Exatas e Naturais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:25. Centro de Ciências Exatas e Naturais 7// 9:5 Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso: 6 Sistemas de Informação (Noturno) Currículo: / ADM.96.-7 Funções Empresariais I Ementa: Introdução à administração. Conceitos de Organização e Administração.

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.4 Tecnologia da Informação (TI) 1 Atividade SI é muito importante para especialistas. Como gestor pode ajudar na definição de um sistema empresarial? observar

Leia mais

Prof. Claudio SIBC, TI e SGBD PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Prof. Claudio SIBC, TI e SGBD PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Claudio SIBC, TI e SGBD PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Revisão Dado é diferente de é diferente de conhecimento Sistemas podem ser: Simples e Complexos; Abertos e Fechados; Estáveis e Dinâmicos;

Leia mais

5 Infraestrutura de TI

5 Infraestrutura de TI Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Ex: grandes mainframes, servidores, computadores pessoais, laptops e dispositivos móveis. 1 2

Leia mais

APLICANDO A INTEGRAÇÃO DE PORTAIS EDUCACIONAIS COM APLICAÇÕES MÓVEIS ATRAVÉS DA INFRAESTRUTURA SAAS-RD.

APLICANDO A INTEGRAÇÃO DE PORTAIS EDUCACIONAIS COM APLICAÇÕES MÓVEIS ATRAVÉS DA INFRAESTRUTURA SAAS-RD. APLICANDO A INTEGRAÇÃO DE PORTAIS EDUCACIONAIS COM APLICAÇÕES MÓVEIS ATRAVÉS DA INFRAESTRUTURA SAAS-RD. Álvaro Álvares de Carvalho Cesar Sobrinho Centro Universitário - CESMAC Apresentador Leonardo Melo

Leia mais

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos

Leia mais

Aula 02. Evandro Deliberal

Aula 02. Evandro Deliberal Aula 02 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Visão Geral de Redes Arquitetura do Oracle Net Configuração Básica do Oracle Net do Lado Servidor Configuração

Leia mais

Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho, redundância, proteção de dados

Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho, redundância, proteção de dados Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Gerência de Dispositivos Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 Páginas 10 à 17 1 DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 JÁ COMENTADO AGORA VAMOS AOS DETALHES

Leia mais