TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS
|
|
|
- Mônica Almeida Terra
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS Lucas Santana da Cunha [email protected] Universidade Estadual de Londrina 24 de abril de 2017
2 É o que está sendo medido em uma população, como por exemplo: peso, altura, intensão de voto, idade, etc. Podem ser classificadas como: Qualitativas Quantitativas
3 Qualitativas Tipos de variáveis Quando forem medidas por atributos e não números. Classificadas como: Nominais: sexo, estado civil, intensão de voto, etc. Ordinais: escolaridade, colocação, etc.
4 Quantitativas Tipos de variáveis São medidas numéricas. Classificadas como: Contínuas: Podem assumir infinitos valores em um intervalo, como por exemplo, altura, peso, etc. Discretas: Assumem valores pontuais, como por exemplo, número de filhos, número de votos, etc.
5 Exemplo 1 Classifique as seguintes variáveis: Cor do cabelo. Numero de ações negociadas. Salários. Sexo. Nível de Escolaridade. Número de desempregados. Taxa de juros.
6 e gráficos Tipos de variáveis A apresentação de dados estatísticos tem que ser feito de forma organizada, propiciando uma ideia inicial mais satisfatória, facilitando assim as tomadas de decisões. Os dados estatísticos podem ser organizados em:
7 Tipos de variáveis Em geral, uma tabela se compõe dos seguintes elementos: Título: índica a natureza do fato estudado, as variáveis escolhidas na análise do fato, o local e época. Cabeçalho: é a parte superior da tabela, apresentando as variáveis envolvidas e indicando as respostas. Corpo: Refere-se a respostas das variáveis indicadas no cabeçalho. Coluna indicadora: mostra a natureza do conteúdo de cada linha.
8 Tipos de variáveis Total: É optativo, mas quando utilizado deve aparecer em destaque, separado por linha. Traços horizontais: Separam o cabeçalho e o total, quando houver. Traços verticais: Só aparecem dentro da tabela, caso apareça aos lados, a tabela se torna um quadro. Fonte: Indica a fonte responsável pelo fornecimento dos dados.
9 Observação: Nenhuma cela deve ficar em branco Hífen indica que o valor numérico é nulo
10 Séries Tipos de variáveis Série estatística corresponde a um conjunto de dados estatísticos, em geral apresentados em tabela e organizado em função de três elementos: época, local e categoria.
11 Temporais ou Cronológica Variável é o tempo, permanecendo fixos o local e a categoria. Tabela 1: Número de clientes cadastrados em uma empresa no período de 2001 a Ano Clientes Fonte: Dados fictícios.
12 Geográficas Tipos de variáveis Variável é o local, permanecendo fixo o tempo e a categoria. Tabela 2: Número de clientes de uma empresa segundo a região que se situa a empresa. Região Clientes Norte 304 Sul 211 Leste 408 Oeste 605 Centro-Oeste 257 Total 1785 Fonte: Dados fictícios.
13 Categórica Tipos de variáveis Variável é o atributo, permanecendo fixo o tempo e o local. Tabela 3: Número de reclamações no SAC de uma empresa segundo sexo. Sexo Clientes Masculino 67 Feminino 46 Total 113 Fonte: Dados fictícios.
14 Compostas ou mistas Combinação de dois ou mais elementos. Tabela 4: Número de funcionários de uma empresa de acordo com sexo e região de residência. Sexo Região Masculino Feminino Total Norte Sul Oeste Total Fonte: Dados fictícios.
15 Tipos de variáveis O gráfico estatístico tem o objetivo de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo. Os principais tipos de gráficos são:
16 Gráfico de Barras Tipos de variáveis Utilizado para representar séries geográficas e variáveis qualitativas nominais: Figura 1: Preferência por time de futebol dos alunos do curso de estatística econômica do ano de 2017.
17 Gráfico de Colunas Utilizado para representar séries temporais e variáveis qualitativas ordinais: Figura 2: Escolaridade do pai dos alunos da disciplina estatística econômica do ano de 2017.
18 Gráfico de Colunas Múltiplas Utilizado para representar séries conjugadas: Figura 3: Plano de carreira por sexo dos alunos da disciplina estatística econômica do ano de 2017.
19 Gráfico de Setores ou Pizza Utilizado para representar variáveis qualitativas nominais. Figura 4: Cidade natal dos alunos da disciplina estatística econômica do ano de 2017.
20 Gráfico de Linhas Tipos de variáveis Utilizado para ressaltar tendências temporais. Figura 5: Taxa de câmbio mensal do ano de 2014 e primeiro semestre de 2015.
21 Gráfico de Dispersão Utilizado para ressaltar a relação de duas variáveis. Figura 6: Gráfico de dispersão do peso em função da altura dos alunos do curso de estatística econômica do ano de 2015.
22 Tabela para dados qualitativos Tabela para dados quantitativos Uma maneira de sintetizar os dados é através de distribuição de frequências; Uma distribuição de frequências é um sumário tabular de dados que mostra a frequência (o número) de observações em cada uma dos diversos intervalos ou categorias. Considera-se como cabeçalho da tabela a frequência absoluta (n i ), a frequência relativa (f i ). Também pode conter na tabela a frequência acumulada (F i ), a porcentagem (p i ) que cada observação ocorre e a porcentagem acumulada (P i ).
23 Qualitativa nominal Tabela para dados qualitativos Tabela para dados quantitativos Tabela 5: da quantidade de estabelecimentos por setor de uma cidade hipotética. Setor Frequência Frequência Frequência absoluta (n i ) relativa (f i ) Acumulada (F i ) Comércio 300 0, Industria 180 0, Serviços 120 0, TOTAL
24 Qualitativa ordinal Tipos de variáveis Tabela para dados qualitativos Tabela para dados quantitativos Tabela 6: Distribuição dos empregados da seção de orçamentos de uma empresa segundo o grau de instrução. Grau de Frequência Frequência instrução absoluta (n i ) relativa (f i ) Porcentagem(p i )(%) Fundamental 12 0, ,33 Médio 18 0, ,00 Superior 6 0, ,67 TOTAL
25 Tabela para dados qualitativos Tabela para dados quantitativos Exemplo 2 Trinta pessoas foram consultadas sobre sua cor favorita. Suas respostas foram: Vermelho Azul Azul Roxo Preto Preto Azul Marrom Vermelho Azul Amarelo Azul Verde Amarelo Preto Amarelo Azul Verde Azul Verde Azul Preto Preto Azul Azul Azul Laranja Vermelho Verde Vermelho Construa uma tabela de distribuição de frequências para os dados.
26 Quantitativa discreta Tabela para dados qualitativos Tabela para dados quantitativos Tabela 7: do numero de filhos das famílias de um bairro de uma cidade qualquer. n o de crianças Frequência Frequência absoluta (n i ) relativa (f i ) Porcentagem(%) 0 5 0, , , , , , , , ,0333 3,33 TOTAL 30 1, ,00
27 Tabela para dados qualitativos Tabela para dados quantitativos Figura 7: Histograma do numero de filhos das famílias de um bairro de uma cidade qualquer.
28 Tabela para dados qualitativos Tabela para dados quantitativos Exemplo 3 Construa uma tabela de distribuição de frequências completa para a variável n o de irmãos dos alunos de ciências econômicas do ano de Faça o histograma.
29 Quantitativa contínua Tabela para dados qualitativos Tabela para dados quantitativos Tabela 8: dos pesos da população de um bairro pequeno de General Salgado-SP. Peso (kg) Frequência Frequência absoluta (n i ) relativa (f i ) Porcentagem(%) ,0175 1, ,0351 3, ,0702 7, , , , , , , , , , , ,0877 8, ,0702 7, ,0526 5,26 TOTAL 171 1,
30 Tabela para dados qualitativos Tabela para dados quantitativos Figura 8: dos pesos da população de um bairro pequeno de General Salgado-SP.
31 Tabela para dados qualitativos Tabela para dados quantitativos Construção da tabela para dados quantitativos contínuos Qual o número de classes a ser usado e amplitude de cada classe? Não existindo um critério rígido para estabelecer o número de classes (k), sugere-se não utilizar mais de 15 classes, dado por: k (n), ou k (n) 1, ou k 1 + 3, 3log(n). Calcular a amplitude total dos dados: A t = n o do maior n o do menor = x max x min. A amplitude das classes (a c ), pode ser feito dividindo-se a amplitude total pelo número de classes: a c = A t k.
32 Tabela para dados qualitativos Tabela para dados quantitativos Exemplo 4 Considere os seguintes dados de peso (kg), em rol: Construa uma tabela de distribuição de frequências utilizando k (n). Faça o histograma.
TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS
TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: [email protected] http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 26 de março de 2018 Londrina 1 / 32 Definição Tipos de variáveis Definição
RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha Universidade Estadual de Londrina. 24 de abril de 2017
RESUMO DE DADOS Lucas Santana da Cunha [email protected] http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de abril de 2017 e gráficos Apresentação de dados A apresentação de dados estatísticos
RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha 03 de maio de Universidade Estadual de Londrina
RESUMO DE DADOS [email protected] http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 03 de maio de 2017 e gráficos A apresentação de dados estatísticos tem que ser feito de forma organizada,
Análise Descritiva de Dados
Análise Descritiva de Dados 1 Estatística estatística descritiva estatística inferencial 2 Estatística descritiva Envolve técnicas que permitem representar, mensurar e analisar um conjunto de dados 3 Estatística
Tipos de variáveis e amostragem
Tipos de variáveis e amostragem probabiĺıstica Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: [email protected] http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 28 de março de 2018 Londrina 1 / 19 Definição Tipos de variáveis
MEDIDAS DE POSIÇÃO. Lucas Santana da Cunha Universidade Estadual de Londrina. 26 de abril de 2017
MEDIDAS DE POSIÇÃO Lucas Santana da Cunha [email protected] http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 26 de abril de 2017 Introdução Medidas de posição São utilizadas para sintetizar,
Medidas de Centralidade
Medidas de Centralidade Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: [email protected] http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 28 de março de 2018 Londrina 1 / 26 Medidas de centralidade São utilizadas para sintetizar,
6EMA Lucas Santana da Cunha 17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina
ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-1000 [email protected] http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 17 e 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia
TIPOS DE VARIÁVEIS E AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA
TIPOS DE VARIÁVEIS E AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA [email protected] http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 26 de abril de 2017 É o que está sendo medido em uma população, como por
1 Estatística Descritiva
1 Estatística Descritiva A estatística descritiva é parte da estatística que lida com a organização, resumo e apresentação de dados. Esta é feita por meio de: Tabelas; Gráficos; Medidas Descritivas (média,
ESTATÍSTICA- I 3- POPULAÇÃO E AMOSTRA Variáveis A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo:
ESTATÍSTICA- I 1- INTRODUÇÃO -A Estatística é a parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na
Negócios II - Estatística -- Séries Estatísticas Slide 1 de 34
Séries Estatísticas Introdução à Tabelas Estatísticas Definição de Séries Estatísticas Distribuição de Frequências Dados brutos dados em rol Limite de classes Amplitude total Número de classes amplitude
Estatística Descritiva
Estatística Descritiva 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos
ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 1 RESUMO DE DADOS
RESUMO DE DADOS 1 TIPOS DE VARIÁVEIS Em estatística, uma variável é um atributo mensurável que tipicamente varia entre indivíduos de uma população. As variáveis podem ser classificadas em quantitativas
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística 1 Introdução Definição: Estatística é um conjunto de conceitos e métodos científicos para coleta, organização, descrição, análise
Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017
Bioestatística Prof.Letícia Garcia Polac Universidade Federal de Uberlândia UFU-MG 28 de agosto de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Conceitos Básicos de Estatística 3 Introdução Introdução A Estatística é a
ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA 2EMA010
ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA 2EMA010 Prof.: Tiago V. F. Santana [email protected] sala 07 www.uel.br/pessoal/tiagodesantana Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística TVFS (UEL)
TABELAS ESTATÍSTICAS Em geral, uma tabela estatística deve apresentar a seguinte estrutura: Título; Corpo; Rodapé.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA TABELAS E GRÁFICOS Departamento de Estatística Luiz Medeiros TABELAS ESTATÍSTICAS Em geral, uma tabela estatística deve apresentar a seguinte estrutura: Título; Corpo; Rodapé.
Conceitos Iniciais 1. Conceito de Estatística É uma técnica científica, uma metodologia adotada para se trabalhar com dados, com elementos de pesquisa. Um processo estatístico constitui se nas seguintes
Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições
Estatística Aplicada à Educação. Prof. Bertolo
Estatística Aplicada à Educação Prof. Bertolo Variáveis. P.47 Seja o fenômeno sexo, haveria, pois, dois resultados possíveis: masculino ou feminino. O fenômeno total de filhos também possui um número determinado:
Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos
Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos ACH2021 Tratamento e Análise de Dados e Informações Marcelo de Souza Lauretto [email protected] www.each.usp.br/lauretto *Parte do conteúdo baseada
Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números?
Estatística Disciplina de Estatística 2012/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa E-mail: [email protected] 1 Introdução Quem nunca ouviu a palavra estatística
Estatística. 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências.
Estatística 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências Renata Souza Técnicas de Estatística Descritiva técnicas para extrair informações
Variáveis estatísticas ou variáveis: Os atributos (modalidades) ou magnitudes (valores) que se observam nos indivíduos de uma população.
CPAR - UFMS A Estatística: é a ciência que estuda, mediante métodos quantitativos, as populações que se obtém com síntese da observação de unidades estatísticas (Ibarrola et. Al, 2006). População: qualquer
Estatística Descritiva: organização dos dados. 1 - Distribuição de frequências
Universidade Estadual de Alagoas UNEAL. Campus II Santana do Ipanema. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estatística aplicada à educação. Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Estatística Descritiva:
Apresentação gráfica de séries estatísticas
15 R E S U M O 04 Apresentação gráfica de séries estatísticas 4.1 INTRODUÇÃO Além da apresentação tabular, outra forma de se resumir e apresentar dados estatísticos são por meio de gráficos. A principal
um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de
Estatística Básica O que é Estatística? um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de Aplicações em quase
Número de erros de impressão durante 50 dias
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1) Contou-se o número de erros de impressão da primeira página de um jornal durante 50 dias, obtendo-se os resultados abaixo: 8 11 8 12 14 13 11 14 14 15 6 10 14 19 6 12 7 5 8 8 10
Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz
Estatística Aplicada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Descritiva A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados
Bioestatística. Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva. Ciências biológicas a USP ESALQ. Estatística
Bioestatística Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva Ciências biológicas a USP ESALQ LR Nakamura Estatística ESALQ 1 / 67 Estatística e o método científico Circularidade do método
Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos
ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos CONCEITOS BÁSICOS Variável
Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno
Unidade I ESTATÍSTICA Profa. Ana Carolina Bueno Estatística Interpretar processos em que há variabilidade. Estatísticas indica qualquer coleção de dados quantitativos, ou ainda, ramo da matemática que
AT = Maior valor Menor valor
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA TABELAS E GRÁFICOS Departamento de Estatística Luiz Medeiros DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA Quando se estuda uma massa de dados é de frequente interesse resumir as informações
Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA
Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA O que é estatística? É conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos,
Estatística Aplicada
Estatística Aplicada Gráficos e Análise Exploratória de Dados Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS E GRÁFICOS Tratamento e apresentação
Adilson Cunha Rusteiko
Janeiro, 2015 Estatística , A Estatística Estatística: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação
APRESENTAÇÃO DE DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS 1
APRESENTAÇÃO DE DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS 1 A. Tabelas Para que seja possível conhecer onde ocorre a maior incidência ou prevalência de determinadas doenças e o momento em que elas ocorrem, podem-se
Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Guidugli
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições de incerteza,
CURSO DE ESTATÍSTICA STICA DESCRITIVA Adriano Mendonça Souza Departamento de Estatística - UFSM -
CURSO DE ESTATÍSTICA STICA DESCRITIVA Adriano Mendonça Souza Departamento de Estatística - UFSM - A imaginação é mais importante que o conhecimento Albert Einstein Estatística stica?!? Conjunto de técnicas
Departamento de Estatística
Laboratório de Ciências - Aula 3 Departamento de Estatística 7 de Janeiro de 2014 Introdução Suponha que dispomos de um conjunto de dados, por exemplo, número de gols (ou número de impedimentos, chutes
Cap 1 - Bioestatística Cap V Princípios de estatística
Estatística Geral (Tabelas e frequencias) Item: Tabulação de dados (cronograma) Cap 1 - Bioestatística Cap V Princípios de estatística Profº: Glauco Vieira de Oliveira ICET/CUA/UFMT Estruturação Cabeçalho
Distribuição de Frequência de Variáveis Qualitativas e Quantitativas Discretas (Tabelas e Gráficos)
Distribuição de Frequência de Variáveis Qualitativas e Quantitativas Discretas (Tabelas e Gráficos) Prof. Gilberto Rodrigues Liska UNIPAMPA 10 de Agosto de 2017 Material de Apoio e-mail: [email protected]
Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes
Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes 1 Estatística População Características Técnicas de amostragem Amostra Análise descritiva Conclusões sobre as características da
CAD. 8 SETOR A AULAS 45-48
CAD. 8 SETOR A AULAS 45-48 48 ESTATÍSTICA STICA Prof. Suzart ESTATÍSTICA Elabora métodos para coleta, organização, descrição, análise e intepretação de dados. Experimentos não-determinísticos. Determinação
Princípios de Bioestatística
Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Princípios de Bioestatística Aula 2 Análise Descritiva de Dados: Tabelas e Gráficos Estudando a Distribuição
Estatística Descritiva: organização dos dados 1 SÉRIES ESTATÍSTICAS
Universidade Estadual de Alagoas UNEAL Campus II Santana do Ipanema Curso: Zootecnia. Disciplina: Estatística Básica. Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Estatística Descritiva: organização
Estatística Aplicada
Estatística Aplicada Medidas Descritivas Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada ESTATÍSTICA DESCRITIVA Classificação de variáveis QuaLitativas (categóricas) Descrevem
Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva
Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva [email protected] Análise Exploratória dos Dados Com o advento da informática o mundo encheu-se de dados. Dados de funcionários, clientes,
Estatística Descritiva: organização dos dados. 1 - Distribuição de frequências
Universidade Estadual de Alagoas UNEAL. Campus II Santana do Ipanema. Curso: Zootecnia. Disciplina: Estatística Básica. Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Estatística Descritiva: organização
RANILDO LOPES. Estatística
RANILDO LOPES Estatística 1 A Estatística é um ramos da Matemática que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar determinados conjuntos de dados. A
DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO PERÍODO: ª LISTA DE EXERCÍCIOS
DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO PERÍODO: 2012.2 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Classifique as seguintes variáveis (Nominal, Ordinal, Discreta e Continua): a) Número de ações vendidas diariamente
Curso de Estatística para Engenheiros
Curso de Estatística para Engenheiros Representação Gráficas das Séries e Distribuição de Freqüências 1 Objetivos do Capítulo: Observar as diferentes maneiras de resumir e apresentar os dados coletados;
ESTATÍSTICA. Aula 1 Introdução, Tipos de Variáveis, Tipos de Dados e Tabela de Frequência. Fernando Arbache
ESTATÍSTICA Aula 1 Introdução, Tipos de Variáveis, Tipos de Dados e Tabela de Frequência Fernando Arbache 2 INTRODUÇÃO A Estatística engloba os conceitos de organização, descrição, análise e interpretação
ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2 Estatística Descritiva O que fazer com as observações que coletamos? Primeira etapa da análise: Resumo dos dados: organizar, descrever e resumir os dados coletados Estatística
Método Estatístico Tabelas e Gráficos. Prof.: Joni Fusinato
Método Estatístico Tabelas e Gráficos Prof.: Joni Fusinato [email protected] [email protected] 1 Método Estatístico Técnica que visa estruturar e organizar as etapas que devem ser estabelecidas
TABELAS DE DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS
TABELAS DE DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS É o primeiro passo para resumir numericamente uma variável!! Tabela de Frequências Simples construção: contar o n o de vezes que um valor se repete Exemplos: Tabela
Bioestatística UNESP. Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP
Bioestatística UNESP Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP Perguntas iniciais para reflexão I - O que é Estatística? II - Com que tipo de informação (dados)
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA I 1º SEMESTRE DE 2015 Docente: Anderson H.R. Ferreira 1º LISTA DE EXERCÍCIOS
1 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA I 1º SEMESTRE DE 2015 Docente: Anderson H.R. Ferreira 1º LISTA DE EXERCÍCIOS Instruções: Tenha sempre em mãos uma Calculadora Científica, pois a mesma será utilizada exaustivamente
Medidas Separatrizes
Medidas Separatrizes Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: [email protected] http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 04 de abril de 2018 Londrina 1 / 16 Introdução Medidas Separatrizes Para entender bem uma
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PROFESSORAS: GRAZIELLE JENSKE e CRISTIANE BONATTI
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PROFESSORAS: GRAZIELLE JENSKE e CRISTIANE BONATTI Séries Estatísticas Os resultados estatísticos são apresentados
DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TURMA: Informática de Gestão
Aula # 04 DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TURMA: Informática de Gestão Escala de Medidas de Variáveis. Frequência absoluta e relativa de dados quantitativos. Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA
ONALDO CHAVES ESTATÍSTICA BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: 1 Estatística Aplicada Autores: Larson e Farber Editora: Pearson 4ª edição 2009 2 Estatística para Ciências Humanas Autor: Levin, Fox e Ford Editora: Pearson
Lista de exercicios 1 Prof.: Marcus Guimaraes Disciplina: Introdução a Estatística Econômica
Lista de exercicios 1 Prof.: Marcus Guimaraes Disciplina: Introdução a Estatística Econômica 1) Quer se estudar o numero de erros de impressão de um livro. Para isso escolheu-se uma amostra de 50 paginas,
3. Análise Descritiva (ou Análise Exploratória)
Disciplina: 221171 3. Análise Descritiva (ou Análise Exploratória) Resumindo a informação Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 1 Análise Descritiva Objetivo: Sintetizar uma série
Resumo de Dados. Tipos de Variáveis
Resumo de Dados Tipos de Variáveis Exemplo 2.1 Um pesquisador está interessado em fazer um levantamento sobre alguns aspectos socioeconômicos dos empregados da seção de orçamentos da Companhia MB. Usando
1ª Lista de Estatística Básica. Professor: Alessandro Monteiro
01. O que é estatística? 02. Quais que elementos que compõe uma tabela estatística? 03. Uma tabela estatística pode ser fechada, ou seja, ser delimitada nos extremos? Justifique. 04. Quais os tipos de
SS714 - Bioestatística
SS714 - Bioestatística Silvia Shimakura [email protected] Página da disciplina: http://www.leg.ufpr.br/doku.php/disciplinas:ss714 ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Estatística Descritiva
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Estatística Descritiva Professora Renata Alcarde Sermarini Piracicaba março 2017 Renata Alcarde Sermarini Estatística Geral 13 de
Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos.
TABELAS E GRÁFICOS TABELAS Uma tabela (ou planilha) é um arranjo sistemático de dados dispostos em colunas e linhas para fins de comparação e comunicação. Nas linhas da tabela estão apresentadas as variáveis
Escala de Medidas de Variáveis. Tabelas de Frequência. Frequência absoluta e relativa de dados quantitativos.
Aula # 04 Escala de Medidas de Variáveis. Tabelas de Frequência. Frequência absoluta e relativa de dados quantitativos. Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga Professor Titular Engenheiro em Telecomunicações
INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES
INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES DESCRIÇÃO DOS DADOS CONTÍNUOS Trazem informações que expressam a tendência central e a dispersão dos dados. Tendência Central: Média ( x ), Mediana ( Md ),
Princípios de Bioestatística Estatística Descritiva/Exploratória
1/31 Princípios de Bioestatística Estatística Descritiva/Exploratória Enrico A. Colosimo/UFMG http://www.est.ufmg.br/ enricoc/ Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/31 Descrição de Dados Variável: característica
SINTETIZANDO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS
SINTETIZANDO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Cronograma Dados qualitativos 1 Dados qualitativos 2 3 Para sintetizarmos as informações
CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística
20 Sidia M. Callegari-Jacques
1 Organização de dados quantitativos Uma contribuição importante da estatística no manejo das informações foi a criação de procedimentos para a organização e o resumo de grandes quantidades de dados. A
Rede Juris. Professora: Márcia Gonçalves
Rede Juris Professora: Márcia Gonçalves ESTATÍSTICA A palavra estatística significa análise de dados. Como ciência surgiu milênios antes de Cristo, sendo, no início, uma simples compilação de números.
Medidas de Centralidade
Medidas de Centralidade Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: [email protected] http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 11 de abril de 2018 Londrina 1 / 26 São utilizadas para sintetizar, em um único número,
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE ESTATÍSTICA APRESENTAÇÃO DOS DADOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE ESTATÍSTICA APRESENTAÇÃO DOS DADOS Vimos nas últimas aulas que, ao fazer uma pesquisa estatística, precisamos
12/06/14. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Analítica (Inferência estatística/estatística indutiva)
Estatística Analítica (Inferência estatística/estatística indutiva) 2 Método quantitativo utilizado apenas para descrever os dados, mostrando seus subtipos, sua distribuição, freqüência, média etc. 3 1
Estatística e Probabilidade Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Semestre 2012/2
Estatística e Probabilidade Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Semestre 2012/2 Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa E-mail: [email protected] 1 Introdução Quem nunca ouviu a palavra estatística
EXERCÍCIOS SEÇÃO 1 - ESTATÍSTICA 1
EXERCÍCIOS SEÇÃO 1 - ESTATÍSTICA 1 1. População ou universo é: a) Um conjunto de pessoas; b) Um conjunto de elementos quaisquer c) Um conjunto de pessoas com uma característica comum; d) Um conjunto de
MEDIDAS SEPARATRIZES
MEDIDAS SEPARATRIZES Lucas Santana da Cunha email: [email protected] Universidade Estadual de Londrina 08 de maio de 2017 Para entender bem uma distribuição, pode-se conhecer valores acima ou abaixo dos quais
Genética Quantitativa. Recursos Computacionais. Estatística. no Processo da Pesquisa. Desenvolvimento Avícola. Nutrição Manejo. Modelos Estatísticos
Genética Quantitativa Recursos Computacionais Estatística no Processo da Pesquisa Desenvolvimento Avícola Modelos Estatísticos Nutrição Manejo Genética Quantitativa Definição do Problema Planejamento da
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem.
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. 2) Indique as fases principais do método estatístico. 3) Suponha
Casado 20 0,556 55,56 Solteiro 16 0,444 44,44 Total 36 1, ,00. Freqüência n i
Capítulo 2 Problema 1. (a) (b) (c) (d) (e) (f) (g) razão ordinal razão intervalar razão nominal intervalar Problema 2. (a) (b) (c) Estado Freqüência Proporção Porcentagem Civil ni fi 1 fi Casado 2,556
